sábado, 17 de dezembro de 2016

O sábado foi dado a Adão e Eva? Ou será que foi para o judeu?

Olá irmão Jah, se o irmão usar somente a Bíblia, mas eliminar a razão, estará certo em suas alegações. Mas se porém, fizer uso da capacidade racional que Deus lhe deu e seguir as ferramentas propostas por Martinho Lutero (Bíblia E Razão). Verá que a nossa mente também serve para entender as IMPLICAÇÕES de certos textos, como por exemplo: Jesus diz que o sábado foi feito por causa do homem (Marcos 2:27) remetendo à Criação. Daí o irmão alega que necessitaria de uma ordem pra Adão guardar algo que foi feito por causa dele e para ele? Usando o raciocínio, a cabeça, a caixola, a razão: Sendo que Deus não deu ordem para Adão e Eva fazerem uso da água no gênesis, será que não beberam dela? O que a Bíblia mostra é igualmente Deus separando as águas e montando todo o planeta que estes habitariam, agora veja, Deus faz as plantas, os animais, a água e também o SÁBADO por causa do homem, mas o homem fez uso de tudo, menos do sábado ABENÇOADO e SANTIFICADO no gênesis? A razão nos diz que é obvio, que se todas estas coisas foram criadas em benefício do homem, o homem fez uso de todas estas coisas. E o mandamento nos diz que temos que descansar no sábado porque deus criou todas as coisas no Éden e AO SÉTIMO DIA descansou (Êxodo 20:11). Mais claro que isto, irmão, impossível. Jesus, bem como o mandamento, liga o sábado desde o Éden, ao sétimo dia que foi abençoado e santificado. Então o sábado não é um recurso cerimonial criado no contexto do pecado! Mas sim um dia de guarda que provêm da Criação e que antecede a entrada do pecado e por conseguinte, o cerimonialismo. O sétimo dia existe no calendário desde quando irmão? Desde o gênesis! O sábado foi abençoado e santificado desde quando irmão? Desde o gênesis! O sábado foi feito para o homem desde quando irmão? Desde o gênesis! O homem usa as coisas dadas a ele no Gênesis, desde quando? A resposta é obvia, irmão, desde o Gênesis, ainda que não leiamos algo como "e Adão descansou no sábado criado em favor dele", assim como não lemos "e Adão bebeu da água que Deus criara para ele". Estas razões irmãos são mais válidas do que o chamado ARGUMENTO DO SILÊNCIO. Este sim, irmão, não tem validade perante as Escrituras. Por exemplo, dizer que Abraão não guardou o sábado, vai contra as escrituras que diz: "Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis." Gênesis 26:5 Não tendo uma lista especificando estes vários preceitos, estatutos e leis, não há como se alegar de que o sábado não estivesse incluído. Veja que a Bíblia é FAVORÁVEL à ideia de que o sábado tenha sido usado como dia de descanso por Adão e se não o fosse, problema algum haveria, porque Deus descansou, inaugurando o sábado como dia de descanso, esta é a idéia bíblica quando ela se repete em "E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia." (Hebreus 4:4). O sábado foi instituído e inaugurado no Gênesis com o próprio Deus dando EXEMPLO do descanso. E por que digo que é exemplo? Usando novamente o raciocínio, irmão, baseado na informação de Isaías 40:28, onde é dito que Deus não se cansa nem se fadiga. Sendo que o sábado foi feito por causa DO HOMEM, não de Deus e sendo que Adão era o único homem existente para receber o sábado, então, obvio que Adão era o ser humano que fazia uso do sábado no Gênesis, óbvio que foi para ele e sua esposa que o sábado foi feito! Então nos tornamos cientes de que o sábado foi feito PARA O HOMEM! Quando? Lá em Israel? No monte? Não irmão! Os eventos do estabelecimento do sábado, suia feitoria, foi lá no Gênesis! E lembra de Abraão, que guardava preceitos, estatutos e as leis de Deus? Olha o que é EXIGIDO dos seus descendentes: "Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá. E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam. Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?" (Êxodo 16:26-28)

Que leis, irmão? Ora, as de Abraão! Que são as leis imediatamente antecedente! Leis dadas a Abraão e que também serviam aos seus filhos.

Esta exigência, irmão, foi feita antes do sinai, o que prova que o sábado antecede à lei escrita, que já era uma lei, existente, e que não fazia tão somente parte daquele conjunto de leis que incluem o cerimonialismo entregues ao povo! As Escrituras, irmão, têm que ser estudada assim! O claro assim diz o Senhor afirma que o sábado foi feito no Gênesis e por causa do homem e que fez parte da lei de Deus que já existia antes do Sinai, cuja guarda foi exigida dos descendentes de Abraão imediatamente após a libertação do Egito. Então não há como se alegar de que Adão, Abraão e seus descendentes não tenham guardado algo que JÁ HAVIA SIDO DADO! E o importante, no final das contas, não é se guardaram ou não, mas quando o sábado foi dado! Sendo que foi dado no Éden, como Cristo afirma que foi feito por causa do homem e como lemos no mandamento que diz que o sábado é o sétimo dia da criação e conforme vemos o sábado ser abençoado e santificado na criação , então OBVIO, de que o sábado já havia sido dado muito antes do Sinai. Agora, se vamos rejeitar este dia feito, para nós, ou não, aí é de cada um. Porém alegar de que não devemos guardar o sábado porque não temos certeza se Adão ou Abraão guardaram, é um argumento totalmente inválido, porque nenhuma doutrina deve ser observada só porque um patriarca guardou ou não! Se formos tomar PELO EXEMPLO, a Bíblia ensina que devemos tomar como exemplo A DEUS e A CRISTO! No que a Bíblia mostra justamente Deus dando exemplo de descanso, lá no Gênesis. Pelo exemplo dos descendentes de Abraão (o que não tem validade) vemos o povo recém liberto guardando o sábado (sob exigência de Deus, agora sim tem validade). E vemos Cristo, guardando o sábado, como todo homem que fazia parte do povo de Deus (Lucas 4:16). Leia também a recomendação de Cristo em Mateus 24:20. Então a alegação de que sábado é coisa de judeu, mandamento só para judeu, que é puramente cerimonial é uma alegação totalmente furada. Acompanhe também:
http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2016/09/o-sabado-no-genesis-seria-cerimonial.html

Quando Moisés escreve sobre o sábado da criação, é claro que estava mostrando aos leitores a origem daquele dia a que estavam guardando, de modo que os detalhes do mandamento fundamenta a observância e o porque da guarda do sábado.

A resposta nas Escrituras: Por que Deus criou o sábado no gênesis? Para responder esta pergunta, façamos a pergunta reversa: Por que o povo guardava o sábado? "Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou." Êxodo 20:11 O povo guardava o sábado porque Deus criou no gênesis, logo, Deus criou o sábado no gênesis para que o povo pudesse guardá-lo! É lógica reversa simples, irmão. Um abraço.

2 comentários:

  1. Novamente a mesma história, o sábado foi dado para o homem! Nós não conseguimos trabalhar sem parar não é verdade? Então um dia de descanso se faz necessário, mas, em qual dia vc começa a trabalhar? Qual dia será o seu sexto dia para que vc descanse no sétimo? Não há ordem explícita de que Deus deu para Adão guardar o sábado e nem aos outros patriarcas, a ordem de guarda o sábado vem no Egito! Não existe essa lei do silêncio, o que existe para explicar as leis é o mitzvot bnai Noah. Para se entender a história de um povo é preciso estudar sua cultura a fundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, irmão Alex, por que todos os personagens Bíblicos bem como as pessoas de Israel, sempre guardavam o sábado no sétimo dia?

      Leia Gênesis 2:1-3, Êxodo 16:26, Êxodo 31:15;

      É Deus quem coloca o sábado no sétimo dia, sendo Ele quem define de que o sábado deve ser guardado no sétimo dia.

      Deus deu a luz, fez a separação das águas, deu os animais, as plantas e o sábado tudo para o homem! Não foi, irmão, para uma criatura em outro mundo, nem foi para si mesmo para que pudesse descansar (leia Isaías 40:28).

      Cristo diz que o sábado foi feito POR CAUSA DO HOMEM.

      A criação foi dada, irmão!

      Não vemos a Bíblia dizer que Adão bebeu água, ou que o ser humano deve beber água, porque isto é obvio, irmão! Deus criou todas as coisas para benefício do homem, para atender as necessidades do homem.

      E o sábado atende à necessidade de descanso e comunhão e para isto Deus elegeu um dia para o encontro semanal Dele, pessoalmente com a criação, onde ninugém trabalha mas ficam todos perante Deus, compartilhando de sua presença e companhia.

      No Éden, irmão, o homem conversava com Deus "face-a-face" (leia Gênesis 3:8)

      Tudo feito na criação, inclusive o sábado do sétimo dia, foi feito para us do homem.

      E o Gênesis irmão, foi escrito por Moisés, na mesma ocasião em que escreveu os demais livros!

      E o pentateuco é completo e nos fala da guarda do sábado. Então não importa, irmão, se Moisés explicou sobre o sábado no Gênesis ou no êxodo. É ensino passado pelo mesmo profeta e falta de tudo, desde a criação.

      A separação em livros e versículos, fomos nós quem fizemos irmão. O trabalho de Moisés foi nos explicar e ensinar acerca das coisas concernentes a Deus e ao homem, inclusive o sábado instituído na criação.

      Um abraço.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.