sábado, 28 de outubro de 2017

Alma - um ser vivo! Ou um ser morto?

Os textos, irmão, fazem referência também e principalmente acerca da relação dos mortos com Deus:

"Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?" Salmos 6:5
"Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio." Salmos 115:17

Eles não recebem de antemão a recompensa:

"Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento." Eclesiastes 9:5

O mundo dos mortos, irmão, é a sepultura, onde "o sol não bate", é o mundo contrário ao dos vivos, que vivem debaixo do sol, ali não se faz planos, não se tem amor, nem ódio, não há lembranças nem de Deus, habitam no silêncio e já não tem a companhia de suas próprias memórias.

Os mortos vão à sepultura e não saem de lá:

"Assim como a nuvem se desfaz e passa, assim aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir." Jó 7:9

"Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a esma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego, e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade." Eclesiastes 3:19

"Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó. Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra?" Eclesiastes 3:20,21

Nem sobem nem descem, irmão, ficam entregues ao esquecimento.

Outras retóricas:

"Mostrarás, tu, maravilhas aos mortos, ou os mortos se levantarão e te louvarão? (Selá.)" Salmos 88:10

"Será anunciada a tua benignidade na sepultura, ou a tua fidelidade na perdição? Saber-se-ão as tuas maravilhas nas trevas, e a tua justiça na terra do esquecimento?" Salmos 88:11,12

Sem memórias:

"Morrendo eles, não tornarão a viver; falecendo, não ressuscitarão; por isso os visitaste e destruíste, e apagaste toda a sua memória." Isaías 26:14

Os mortos habitam no pó até a ressurreição:

"Os teus mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho será como o orvalho das ervas, e a terra lançará de si os mortos." Isaías 26:19

A alma não vai nem para o céu nem para um inferno porque não foi destes lugares que as almas vieram. O corpo retorna ao pó, o espírito retorna à Deus e a alma retorna ao estado de inconsciência.

O ser humano não tem uma alma, o ser humano É UMA ALMA:

"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente." Gênesis 2:7

A alma é o próprio homem.

Animais, vivos, também são almas:

E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. Gênesis 1:24

"Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome." Gênesis 2:19

"E com toda a alma vivente, que convosco está, de aves, de gado, e de todo o animal da terra convosco; com todos que saíram da arca, até todo o animal da terra." Gênesis 9:10

Alma sempre representa seres vivos:

"E qualquer homem da casa de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam entre eles, que comer algum sangue, contra aquela alma porei a minha face, e a extirparei do seu povo." Levítico 17:10

"E Esaú tomou suas mulheres, e seus filhos, e suas filhas, e todas as almas de sua casa, e seu gado, e todos os seus animais, e todos os seus bens, que havia adquirido na terra de Canaã; e foi para outra terra apartando-se de Jacó, seu irmão;" Gênesis 36:6

"E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas." Gênesis 9:12

Representa também as emoções e anseios de pessoas VIVAS:

"Quando o Senhor teu Deus dilatar os teus termos, como te disse, e disseres: Comerei carne; porquanto a tua alma tem desejo de comer carne; conforme a todo o desejo da tua alma, comerás carne." Deuteronômio 12:20

Expressões como "a minha alma ou o meu viver louva ao senhor" sempre são aplicadas a pessoas vivas.

Corpo sem vida é apenas um corpo, irmão, um cadáver, mas corpo COM VIDA esta é uma alma:

"E canela, e perfume, e mirra, e incenso, e vinho, e azeite, e flor de farinha, e trigo, e gado, e ovelhas; e cavalos, e carros, e corpos e almas de homens." Apocalipse 18:13

Alma é denotação de vida e não de morte, irmão, se alguém morte, já não é mais uma alma vivente.

"E o fruto do desejo da tua alma foi-se de ti; e todas as coisas gostosas e excelentes se foram de ti, e não mais as acharás." Apocalipse 18:14

"E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom." Gênesis 1:21

"Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro." Êxodo 12:4

"Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne." Gênesis 9:15

Alma é onde há fôlego de vida, se não há fôlego de vida que é o espírito que volta para Deus, não há alma vivente.

A alma não se manifesta na morte, pelo contrário, a alma se manifesta EM VIDA.

"E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra." Gênesis 9:16

"Porém, conforme a todo o desejo da tua alma, matarás e comerás carne, dentro das tuas portas, segundo a bênção do Senhor teu Deus, que te dá em todas as tuas portas; o imundo e o limpo dela comerá, como do corço e do veado;" Deuteronômio 12:15

"Se estiver longe de ti o lugar que o Senhor teu Deus escolher, para ali pôr o seu nome, então matarás das tuas vacas e das tuas ovelhas, que o Senhor te tiver dado, como te tenho ordenado; e comerás dentro das tuas portas, conforme a todo o desejo da tua alma." Deuteronômio 12:21

Alma é tudo aquilo que contém vida, que não é objeto, ou simplesmente matéria, que recebe fôlego de vida da parte de Deus.

"A nossa alma está extremamente farta da zombaria daqueles que estão à sua vontade e do desprezo dos soberbos." Salmos 123:4

Assim, alma não tem a ver com morte, mas sim com VIDA.

"O Senhor resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele confiam será punido." Salmos 34:22

Alma é também sinônimo de essência:

"Não apanhes a minha alma com os pecadores, nem a minha vida com os homens sanguinolentos," Salmos 26:9

Até mesmo aqueles à beira da morte, ainda são almas, conquanto conservam ainda em si o fôlego de vida:

"Desde as cidades gemem os homens, e a alma dos feridos exclama, e contudo Deus lho não imputa como loucura." Jó 24:12

"Senhor, livra a minha alma dos lábios mentirosos e da língua enganadora." Salmos 120:2

"Aproxima-te da minha alma, e resgata-a; livra-me por causa dos meus inimigos." Salmos 69:18

"Pois se porá à direita do pobre, para o livrar dos que condenam a sua alma." Salmos 109:3

"Cantai ao Senhor, louvai ao Senhor; pois livrou a alma do necessitado da mão dos malfeitores." Jeremias 20:13

"E saciarei a alma dos sacerdotes com gordura, e o meu povo se fartará dos meus bens, diz o Senhor." Jeremias 31:14

"Senhor, até quando verás isto? Resgata a minha alma das suas assolações, e a minha predileta dos leões." Salmos 35:17

"Dizia eu: Senhor, tem piedade de mim; sara a minha alma, porque pequei contra ti." Salmos 41:4

"A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta." Provérbios 13:4

"E a sua alma se vai chegando à cova, e a sua vida aos que trazem a morte." Jó 33:22

"A nossa alma escapou, como um pássaro do laço dos passarinheiros; o laço quebrou-se, e nós escapamos." Salmos 124:7

A alma, irmão tenta sempre escapar da morte porque sabe que a morte representa o seu fim.

"Na multidão dos meus pensamentos dentro de mim, as tuas consolações recrearam a minha alma." Salmos 94:19

E há pelo menos o dobro ou triplo ou quádruplo destes versos bíblicos falando acerca da alma, irmão.

Um abraço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.