quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Colaboradores do CACP e sua metodologia de "pesquisa"



Comecemos:


A primeira coisa que notamos é que a suposta frase que Sergio Baeta, colaborador do CACP sob pseudônimo de Baeta Bomber, atribui à Ellen White não se encontra na dita página.

A segunda coisa que notamos é que a menção a estrelas e outros mundos está na página 84 e ali não há menção sobre as estrelas e estes milhões de mundos serem habitados.

Aqui temos dois exemplos importantes do tipo de erro mais comum de se encontrar no meio apologético brasileiro, especialmente naquilo que é produzido pelo CACP em parceria com seus colaboradores:

Primeiro, a falta de pesquisa de fato na fonte primária e o cuidado na transcrição da citação da forma como se encontra na fonte, o que é regra acadêmica. Se o colaborador do CACP houvesse lido realmente a obra, não teria errado a página, nem a transcrição da citação, de modo que tal frase é de fabricação dele próprio, Baeta.

Segundo, o chamado "analfabetismo funcional" que consiste em se ler um texto e não conseguir entender o que leu.

A palavra "habitado", caso o colaborador quisesse acrescentá-la, deveria ter sido posta (entre colchetes) na primeira frase  atribuída ao Dr. Rodrigo Silva, assim ficando: 

"Existe um árvore da vida para cada planeta [habitado]" (Rodrigo Silva)

E este trecho "do nosso sistema solar" não deveria existir ali, porque não consta na fala do Dr. Rodrigo Silva:


A página 84 do livro intitulado "Santificação", diz em linguagem poética que AS ESTRELAS poderiam elevar cânticos, junto aos MILHÕES DE MUNDOS, de honra, louvor e glória ao Criador.

Esta é a citação:

"Ele poderia ordenar às hostes estelares lá dos céus, aos milhões de mundos do alto, que elevassem um cântico de honra e louvor, e glória ao Criador." (Ellen G. White)

https://egwwritings.org/?ref=pt_Sa.84.2&para=1737.368

Bem sabemos que estrelas não louvam, de fato, como os seres humanos (o que deveria ser óbvio), igualmente aos planetas e corpos celestes que não possuem consciência em si mesmos para que possam realizar tal feito.

Assim, temos uma perfeita demonstração acerca da confiabilidade das "pesquisas" do CACP e suas afirmações. Citações alteradas com trechos inexistentes anexados, extrema falha na interpretação, total desconhecimento do contexto imediato e amplo da obra e "precária indicação/não indicação" da fonte.

No próprio contexto, pouco antes do tomado trecho, Rodrigo Silva nos diz que "há planetas habitados" não todos e definitivamente não há fala alguma sobre nosso sistema solar, ou afirmando que estes mundos habitados estão em nosso sistema solar.

Então permanece a pergunta:

Desinformação? Analfabetismo funcional? Ou, ao invés disto, má intenção?
Porventura, poderia ser o caso de todas estas coisas juntas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.