terça-feira, 10 de outubro de 2017

A Nova Aliança é contrária à Antiga?

Olá, irmão Arnaldo, não são acréscimos ao que Jesus trouxe, pelo contrário, tudo que Jesus trouxe são acréscimos ao que Deus antes havia dado na Lei e nos Profetas.

A regra de fé de todo cristão é como vemos na Bíblia, Antigo e Novo Testamento. O Novo Testamento é dado em cima dos alicerces do antigo testamento, o Novo Testamento se interpreta pelo Antigo. O que é justamente o contrário da proposta atual, de se interpretar o antigo testamento que veio antes por meio do Novo, que veio depois. De validar os mandamentos do Antigo Testamento por meio do Novo Testamento.

Constrói-se, então, a parede em cima do telhado e o casco do barco em cima da vela. Cristo construiu todos os seus ensinamentos em cima de Moisés e dos profetas. Praticou todos os seus ensinamentos junto com o que aprendeu no Antigo Testamento. O Novo Testamento não veio para revogar o antigo, mas para renová-lo. A Nova Aliança não remove a Antiga, mas é edificada em cima dela.

Assim como a aliança feita com Noé e Abraão continuou nas Novas Alianças feitas com a sua descendência, assim prossegue até a última. O sacrifício de animais, a circuncisão, o dízimo todos estes foram incluídos na aliança com o Povo de Israel. O que é removido da Antiga Aliança é aquilo que tinha somente o propósito didático de ensinar a salvação por meio de Cristo. Porque a sombra alcança sua realidade, o tipo alcança seu antítipo.

De modo que não há espaço para revogação do ensino das Antigas Escrituras! Todo o novo testamento foi validade pelas antigas Escrituras, os ensinamentos de Cristo, os ensinamentos de Paulo, em tudo se checou nas Antigas Escrituras para ver se as coisas eram de fato assim.

Também o critério da composição do cânon bíblico é de que os novos livros se harmonizassem com tudo que está contido no Antigo Testamento.

A base que se tinha para validar os livros do Novo Testamento era o Antigo Testamento.

Veja que se na composição do cânon, a igreja percebesse de que os livros contradiziam qualquer coisa do antigo testamento, seria sumariamente rejeitado.

Veja que o Antigo Testamento não diz de que o mandamento do sábado seria mudado, de modo que se nos livros avaliados encontrassem algum lugar dizendo de que o domingo e não o sábado deveria então ser guardado, prontamente este livro seria rejeitado.

Cristo foi aceito em primeiro lugar e com isto vieram as Novas Escrituras, justamente porque todo o Antigo Testamento falava Dele e validava seus feitos, por isto a Bíblia diz por incontáveis vezes que Cristo procedeu em vários de seus atos e feitos "cumprindo que havia sido dito nas Escrituras (Antigo Testamento).

Aceitamos que Cristo é o Cordeiro de Deus, porque está no Antigo Testamento, aceitamos que ele pagou nossa dívida ao morrer na cruz, porque estava predito no Antigo Testamento. Acreditamos que a ressurreição de Cristo comprova que Ele é o messias, porque sua ressurreição estava contida no Antigo Testamento.

O cumprir tem o significado de tornar tudo aquilo que foi dito sobre o Emanuel real. A sombra alcança a realidade e a realidade permanece! Por exemplo:

O sacerdócio humano era prefiguração do sacerdócio de Cristo e cumprindo isto, Cristo é eternamente nosso Sumo-sacerdote.

A figura do santuário terrestre se cumpre no santuário celeste, onde Cristo adentrou e tal santuário também permanece.

Cristo se fez o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e Cristo como cordeiro, permanece (Apocalipse 7:10).

A circuncisão, onde se expressava o compromisso de ser fiel à aliança, se cumpre na obediência aos ensinamentos de Cristo e Seus mandamentos, sendo manifestado por meio do ritual do batismo. O batismo não significa apenas a aceitação de Cristo, mas um compromisso eterno de permanência Nele.

Todos os trabalhos, todas as figuras, todas as representações, hoje se cumprem na realidade do santuário celeste e nos trabalhos que Cristo ali realiza.

A lei determinava que o Messias, Ungido, Emanoel, o Cristo, Príncipe da Paz, o Desejado de todas as nações, deveria cumprir em seu ministério real todas estas coisas presentes na lei.

Os simbolismos contidos nas alianças desde Caim e Abel, são sombras que se movimentam conforme a imagem perfeita destes coisas em um futuro ainda um pouco distante. Estes ritos e simbolismos apenas expressavam estes trabalhos que Cristo realizaria em nosso favor.

De modo que o que foi abolido do meio de nós foi a dívida que tínhamos, o qual Jesus pagou, bem como os ritos e cerimônias pois estes já estão se cumprindo em Cristo.

De modo que estes ritos e símbolos eram apenas a sobra destes bens futuros e que já alcançamos, por isto não está mais nas nossas mãos, mas de Cristo, no ministério que agora é celeste.

Paulo nos ensina isto na sua epístola aos Hebreus.

Veja que este ministério de Cristo não vemos, está fora do alcance de nossos olhos e se não tivermos o ensino da doutrina do santuário contido nas Antigas Escrituras, jamais entendendo o trabalho que Cristo realiza hoje em nosso favor.

João Batista associou Cristo ao cordeiro, porque havia aprendido isto na lei, por meio do sacrifício de animais e as profecias. Paulo associou Cristo ao sumo sacerdócio, porque havia aprendido isto na lei, por meio dos trabalhos dos sacerdotes e do sumo-sacerdote.

Paulo ligou o santuário terrestre ao celeste, porque isto estava contido na lei, que ensinava que o santuário terrestre era uma cópia, uma maquete, representativa do santuário celeste:

"Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou." Hebreus 8:5

Os ensinos modernos nas igrejas, hoje, visam cegar o cristão para o entendimento destas coisas. A invalidação das escrituras e a rebeldia contra a lei de Deus e seu estudo é o que colocou as igrejas neste estado de confusão onde se tem dezenas de milhares de denominações, coisas que não ocorre em nenhuma outra forma de religião, dita não cristã.

Os doze apóstolos foram colocados sobre o fundamento das doze tribos de israel, o Novo Testamento foi colocado sobre os fundamentos do Antigo Testamento. A salvação por meio do sacrifício de Cristo e Seu  sacerdócio, foram colocados como cumprimento das coisas prevista na Antiga Aliança que apresentava o ministério de Cristo e o plano da salvação por meio de sombras, enquanto que a Nova Aliança mostra a concretização de todas estas coias.

E tais coisas se concretizam, para se tornar em realidade neste nosso tempo. As coisas que foram antes escritas apenas falam das coisas que se cumpriria neste tempo! As profecias, os símbolos e rituais, a guarda da lei de Deus escrita no coração e na mente.

Assim o Novo Testamento é a mesma coisa do antigo testamento, só que em seu cumprimento, a diferença entre a Antiga e a Nova Aliança é que antes a aliança com Deus se firmava em símbolos e rituais, enquanto que hoje se firma em sua ralidade, em seu cumprimento.

As mudanças que houveram na lei é em relação ao sacerdócio, antes exercido por Melquisedeque, pelos levitas e demais sacerdotes terrenos e que hoje é exercido pela pessoa de Jesus.

A lei era adaptada a fim de ser possível realizá-la por um sacerdócio humano, mas o sacerdócio de Cristo rompe muitas destas limitações e assim, adequações são naturalmente feitas na lei, para que a sombra se adéque à sua realidade, como por exemplo o sacrifício de cordeiros que eram feitos todos os dias para que pudesse ser feito individualmente com cada israelita a cada vez que pecassem enquanto que nesta Nova Aliança o sacrifício é oferecido uma única vez por todas, mediante a Cruz. Tinha-se vários sacerdotes para atenderem todo aquele povo, mas hoje temos UM que realiza todos os trabalhos por nós.

Cristo assumiu a função de juiz derivada do sumo-sacerdócio e a função de intercessor derivado do sacerdócio e de advogado como nosso mediador. Assim, tudo, tudo mesmo previsto nos ritos e símbolos contidos na lei, encontram sua realidade em Cristo e seu ministério celeste.

Isto está perfeitamente descrito na Bíblia, irmão, não há dissociação entre a Antiga e a Nova Aliança, a Nova Aliança é realização da Antiga, a realidade para a qual aquelas sombras apontavam e hoje esta realidade faz parte presente em nosso meio como a sobre se fazia pressente em meio ao povo de Israel.

Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.