terça-feira, 31 de outubro de 2017

A lei moral que Deus implantou no homem

Não irmão Daniel, quando dizemos leis estamos nos referindo aos conceitos morais de Deus que foram implantados no homem na sua criação no Éden, o qual impedia o ser humano de pecar. A repulsa natural que temos quanto ao matar, adulterar, o desonrar pai e mãe era plena nos dias de Adão e Eva, o pecado é quem quebrou esta lei internamente implantada no homem a fim de fazer com que o homem fosse a semelhança de deus também em sua conduta.

E a lei nunca foi colocada no homem para dar vida, quem dá vida ao homem é o fôlego de vida dado por Deus. A lei serve tão somente para combater o pecado, porém, uma vez que o homem peca, esta lei é quebrada, o homem se torna pecador e passa a agir em contrário à lei que Deus implantou no homem.

Agora o pecado está no homem, que se tornou pecador, o qual a lei condena! É neste sentido que a lei se tornou inimiga e a nossa condenação. Porque assim como Deus, a lei é santa, justa e boa, como é o caráter deste mesmo Deus que colocou esta lei no homem.

O que salvará então o homem do pecado, uma fez que infringida a lei, ela perde sua eficácia e o homem não consegue mais controlar os seus impulsos?

A resposta é uma única, restaurar o homem à condição de perfeição com que Adão e Eva foram criados, sabendo agora das consequências do pecado e assim nunca mais escolherão pecar. Eliminar satanás e seus anjos para que não contaminem novamente a humanidade, fazendo do homem uma nova criatura agora "vacinada contra o pecado" digamos assim.

O problema é que Deus não pode pura e simplesmente fazer isto, porque a cláusula suma da lei é que o preço de todo pecado é a morte! Assim a humanidade teria que sofrer o mesmo destino preparado à satanás e os anjos que com ele se rebelaram contra Deus.

Então houve uma dívida que precisava ser paga para que Deus pudesse restaurar a humanidade. Esta dívida, porém, só poderia ser paga pelo fiador que é aquele de onde provêm aquela lei que é o próprio Deus. Em contrapartida, Deus não poderia obrigar todos os homens, agora pecadores, a se tornarem novamente santos, rejeitar o pecado e então voltar a viver eternamente.

Por isto além da dívida paga é necessário aceitar esta salvação concedida por Deus por meio da pessoa de Cristo.

Em que situação estamos algora?

Ora, a situação em que Cristo pagou a nossa dívida e agora Deus pode nos incorporar novamente à família eterna celestial.

Ao cristão que aceitou a cristo foi dado o passo de escolha, saindo do grupo de satanás e se tornando um morador do céu, peregrino nesta terra.

O que Deus prepara então é a transformação moral do cristão em nova criatura, implantando novamente todas aquelas leis que antes atuavam de forma plena no homem recém criado no Éden:

"Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo." Jeremias 31:33

Assim não pelo esforço próprio, mas pela capacitação do Espírito, vamos nos tornando cada vez mais semelhante a Cristo que veio com a natureza moral de Adão antes da queda, sem falhas, sem pecado. É esta natureza a que estamos destinados. O homem, porém, só alcançara a perfeição de caráter após a vinda de Cristo, quando o homem então será livrado desta carne que puxa o homem para  o pecador, a fim de receber um novo corpo glorificado, sem mácula e sem traço de imperfeição, então voltaremos a ser como o homem Adão recém saído das mãos de Deus.

E assim a lei retorna ao interior do homem e o acompanha por toa a sua vida durante a eternidade, como era para ter sido desde o princípio.

Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.