domingo, 22 de outubro de 2017

Quem ressuscitou "primícias"?

Uhum, irmão viana, e Jesus seria também o primeiro ser criado, já que a Bíblia diz que Ele é o primogênito da criação, não é isto?

Esse negócio de ressuscitar com corpo glorificado, está contido no verso, ou é invenção extra-bíblica? A batata, o tomate e a cenoura, que eram entregue no templo tinham seu corpo glorificado?

"Das primícias das vossas massas dareis ao Senhor oferta alçada nas vossas gerações." Números 15:21

"E, se fizeres ao Senhor oferta de alimentos das primícias, oferecerás como oferta de alimentos das tuas primícias de espigas verdes, tostadas ao fogo; isto é, do grão trilhado de espigas verdes cheias." Levítico 2:14

Veja este verso:

"E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;
E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos." Mateus 27:51-53

Um irmão pentecostal me garantiu de que estas pessoas ressuscitaram no momento da morte de Cristo, no rasgar do véu e que saíram dos sepulcros assim que Cristo ressuscitou. Analise então esta incoerência em afirmar de que Moisés não poderia ter ressuscitado antes de Cristo pois senão ele seria as primícias, ao passo que ensinam de que um monte de almas puderam ressuscitar antes de Cristo.

"Por isso diz:Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens." Efésios 4:8

Primícias tem sentido de "principal", "prioridade", "o mais importante", "a melhor parte", "primazia". Por isto está escrito "primícias" e não tão somente "primeiro".

E a palavra primícias não tem relação alguma com corpo glorificado ou não. "Lázaro dorme", disse Jesus, "mas vou despertá-lo", o estado da morte é o mesmo para todo mundo.

E Cristo, irmão, já havia se transfigurado e se mostrou em Sua glória no monte da transfiguração. Jesus possuía tal capacidade e poderia fazer isto a qualquer momento segundo Sua vontade.

Não dá para retirar da palavra "primícias" a tese de que se refere à "ressurreição + glorificação", tal procedimento se trata de inferência ao texto, sem nenhuma base.

A glorificação de Cristo também não é mencionada nestas passagens, todo o texto se dirige à ressurreição. Paulo, em suas cartas, é que vai falar acerca da glorificação.

Assim primícias não significa "o primeiro a ressuscitar" assim como primogênito não significa "o primeiro a ser criado". Ambas as expressões tratam do privilégio natural de Cristo, sendo a primeira expressão por conta de ser o AUTOR DA CRIAÇÃO e a segunda por ser o AUTOR DA RESSURREIÇÃO.

Assim Cristo não ressuscitou primeiro, Cristo ressuscitou "primícias", o mais importante dentre os mortos,porque da ressurreição de Cristo depende o privilégio dado a todos os demais. Todos os que ressuscitaram antes, o foram por meio de um "cheque pré-datado", ainda sem fundo e que só veio a ser compensado na Cruz o que foi um dos motivos da demanda entre Miguel e Satanás relatado no livro de Judas, porque Moisés foi o primeiro a ressuscitar e ser levado ao céu, antes mesmo de tal direito haver sido conquistado na cruz. Cristo podia levar profetas vivo para o paraíso, poderia glorificá-los e também podia ressuscitar os mortos e até mesmo fazer as três coisas juntas, como foi no caso de Moisés. De modo que Cristo fez uma compra fiada no sacrifício Dele mesmo, porvir.

As primeiras ressurreições, assim como as demais, foram fiadas na cruz, segundo o sacrifício que haveria de vir e que, de fato veio, pagando assim a dívida que tínhamos para com a lei. Assim, do mesmo modo que Cristo poderia levar alguém vivo e glorificá-lo, poderia, também, ressuscitar algum morto e levá-lo igualmente ao céu em um corpo glorificado.

Por que que a glorificação nunca foi termo para definir quem é as primícias e nem mesmo a ressurreição, nem  a junção de ambas. Mas Cristo é as primícias dos que dormem porque a Sua ressurreição é a mais importante. De modo que ainda que Cristo fosse o último a ressuscitar em corpo glorificado Ele seria as primícias, porque da ressurreição Dele procede a ressurreição de todos os demais.

Em suma, a palavra que mais se adaptaria a estes conceitos, correspondendo então ao significado de primícias, seria a palavra "privilegiado", derivado de Sua própria importância (absoluta) no contexto da salvação.

Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.