domingo, 5 de janeiro de 2014

Resposta a Paulo Cadi - Acerca da ressurreição de Moisés



Em resposta ao comentário: http://mcapologetico.blogspot.com/2013/12/mais-uma-baboseira-de-ellen-white.html?showComment=1388880482747#c3625878176193140429


Amigo Paulo Cadi, então vamos deixar que impere a autoridade das escrituras:

"O oponente não mostrou um texto sequer que afirme positivamente que Enoque foi trasladado para o céu."

a) Peço então ao amigo para mostrar um texto sequer na Bíblia que afirme de que Enoque desencarnou e foi para o céu, como crê a cristandade moderna.

"a ressurreição dos mortos para a vida eterna foi GERADA na cruz através do sofrimento do Filho de Deus"

b) Proponho mais um desafio ao amigo de mostrar um texto na Bíblia que afirme de que nenhuma pessoa subiu ao céu para viver lá eternamente, antes de Cristo.

"As declarações positivas de Hebreus 11:13 e Hebreus 11:39-40, não deixam margem para dúvidas de que antes de Cristo ninguém ascendeu ao céu"

c) Se isto é verdade, por que então a cristandade moderna crê de que quando o justo morre, vai para o paraíso?

"afirma que ninguém subiu ao céu a não ser aquele que de lá desceu"

d) Então para onde foi o Elias de (2 Reis 2:11)?

e) E se as pessoas sobem ao céu como almas desencarnadas, por que Elias não desencarnou antes de ir para o céu?

f) Por que Jesus também subiu em corpo para o céu?

g) Por fim, sendo que Jesus e Elias subiram ao céu em corpo, por que deveríamos assumir de que Moisés e Enoque tenham subido sem os corpos sendo que:

1) A Bíblia não diz coisa alguma sobre isto;
2) Os exemplos explícitos que temos, são de pessoas que subiram para o céu em seus corpos.
3) Duas pessoas subiram com seus corpos, sem haver impedimento.

As suas supostas provas, amigo Paulo Cadi tem se mostrado deveras contraditórias com a Bíblia Sagrada, ou seja, não se harmonizam com os exemplos claros que já temos.

A interpretação de Ellen White, de que Moisés tenha ressuscitado ao modelo de Jesus, que é o modelo pelo qual todos ressuscitarão, parece mais harmônica. Bem como a interpretação de que Enoque tenha sido também arrebatado, uma vez que, assim como a Bíblia não menciona a ressurreição de Moisés, também não menciona a morte de Enoque. Dois pesos e duas medidas hein amigo Paulo Cadi? Pois convém crer de que Enoque tenha morrido mesmo sem a Escrituras nos revelar tal coisa, mas também convém descrer de que Moisés tenha ressuscitado já que as escrituras não revelam tal coisa, explícitamente.

Sabemos que alguns cristãos dizem que Enoque morreu, apenas para justificar de que não tenha subido ao céu arrebatado em corpo como Elias e Jesus.

A Biblia Mostra Miguel vindo buscar o corpo de Moisés, mas não mostra-o vindo buscar o espírito desencarnado de Enoque!

Então há sim motivos para se crer de que Moisés tenha sido levado para o céu com seu corpo, mas não há indícios para crer de que Enoque tenha morrido antes de ser tomado por Deus.

O único que a Bíblia revela que morreu de fato antes de ser levado foi Moisés! Mas a própria bíblia esclarece de que Deus não esqueceu-se do seu corpo.

Já em relação a Enoque não há nada de explícito na Bíblia sobre Deus ter dado a ele também o fardo da morte. Ou de tê-lo feito morrer para então levar seu espírito desencarnado.

Sendo que Deus não precisa separar a alma do corpo para levar uma pessoa ao céu, e que a Bíblia não demonstra explicitamente nenhum caso sequer deste tipo, por que então a cristandade moderna insiste em dizer de que quando a Bíblia não revela explicitamente que uma pessoa tenha ido em corpo ao céu, signifique automaticamente que tenha ido em espírito?

Estas são regras tolas criadas por alguns da comunidade cristã para defender a crença provinda da filosofia grega acerca da imortalidade da alma.

A Bíblia não apresenta espíritos desencarnados sendo levados ao céu, mas sim pessoas ressuscitando e sendo levadas em corpo para o céu.

Mostre-nos amigo Paulo Cadi, uma única passagem que diga de que Deus tenha levado algum espírito desencarnado para o céu!?

Isto não existe!

A cristandade crê de que Moisés tenha aparecido em espírito, baseado no pressuposto de que quando a pessoa morre, a alma desencarnada vai para o céu.

O silêncio as escrituras não significa um apoio à filosofias extra bíblicas. Ao contrário, quando há um silêncio sobre determinado assunto, devemos assumir que o ocorrido seja algo ensinado pela própria Bíblia.

É clara a doutrina da ressurreição na Bíblia, sendo esta, incontestável.

Então quando uma pessoa morre e volta à vida, devemos assumir de que tenha ocorrido a ressurreição, que é bíblica.

E seria muito estranho que aparecesse para Jesus, de um lado Elias com seu corpo e do outro, Moisés sem corpo, como uma alma desencarnada.

Os imortalistas da alma, não tem como refutar de que estão Jesus e Elias no céu em seus corpos, além daqueles que Jesus ressuscitou consigo (Mt 27:51-53).

Portanto a vivência no paraíso com nossos corpos é Bíblica, mas quanto a espíritos desencarnados vivendo entre estes, já tenho minhas dúvidas!

Os imortalistas da alma como o amigo Paulo Cadi, criaram esta regra absurda de que, quando a bíblia não relata que alguém tenha subido ao céu com seus corpos, significa que tenham subido ao céu em espírito, justamente porque não há um único exemplo na Bíblia sobre tal coisa.

Ora o mais correto é assumir de que, se a bíblia não relata que tenham subido em espírito, então devemos adotar o exemplo explícito e comum das escrituras que é a ressurreição!

Esta é a regra burra do amigo Paulo Cadi:

- Quando a Bíblia não diz que alguém foi ressuscitado, significa que subiu ao céu desencarnado (segundo minha crença na doutrina grega da imortalidade da alma).

É claro que não vamos nos guiar por esta regra burra, mas sim por doutrinas verdadeiramente bíblicas, como a da ressurreição.

Então para os cristãos que fazem únicamente da Bíblia sua regra de fé e de prática, é muito mais fácil crer de que Enoque e Moisés tenham seguido os exemplos ou de Elias ou de Jesus.

No caso de Enoque é bastante coerente crer de que tenha seguido o exemplo de Elias, enquanto que Moisés tenha seguido o exemplo de Jesus.

Então veja como o doutrinariamento adventista faz todo o sentido, pois utiliza-se de exemplos EXPLÍCITOS da própria bíblia a fim de explicar o destino dado a Enoque e Moisés, pelo que lemos nas escrituras.

O que ocorre é que os imortalistas da alma querem criar exemplos de aparições de espíritos desencarnados onde não existem, apenas para apoiarem suas crenças, que são ignoradas pelas escrituras, no sentido de não ensinar explicitamente as doutrinas dantescas acerca da condição dos mortos.

O que lemos na Bíblia são termos como: Dormem, dormem no pó da terra, do pó vieram e ao pó retornarão, jazem no esquecimento, não tem mais lembraças, não tem consciência do que ocorre debaixo do sol, seu amor, seu ódio já pereceram, não louvam a Deus, não se tem lembranças de coisa alguma.

Então é claro que para Moisés estar ali diante de Jesus, juntamente com Elias teria sim, que, necessariamente ter sido ressuscitado, porque a bíblia não apresenta outra doutrina para explicar de como uma pessoa depois de morta possa retornar à vida.

Então, quando colocamos a doutrina grega imortalista da alma de lado, a conclusão se torna óbvia, de que Moisés ressuscitou!

Aquele texto de Judas então que fala sobre a disputa do corpo de Moisés se torna irrelevante, porque assumimos que a única possibilidade possível para Moisés estar ali, é de que, com certeza, haveria sido ressuscitado, uma vez que não há como se voltar à vida senão pela ressurreição.

A crença da imortalidade da alma, não existe na Bíblia, pode procurar desde o Gênesis até o apocalipse, que não se verá um profeta sequer ensinando acerca desta doutrina que é complexa e bastante extensa.

Esta crença é passada de geração após geração por meio de padres e pastores. Como o é também acerca da tradição da pascoa semanal.

A Bíblia não ensina de que a páscoa tenha se tornado semanal, bem como não ensina de que a alma desencarnada sai para fora do corpo indo para o céu ou o inferno, com uma breve parada pelo purgatório. Também não apresenta o domingo, mas sim o sábado.

E também não apresenta pessoas que sobem como almas desencarnadas para o céu, mas sim pessoas que passaram pela ressurreição, subindo em seus corpos.

Então, quando se deixa de lado, os ensinos de homens e se faz unicamente das palavras contidas na bíblia a única regra de fé, todas estas doutrinas extra-bíblicas caem por terra.

As religiões atuais, se sentem plenamente confortáveis assentadas em seus conjuntos de doutrinas tradicionais, tratando de abolir ou ingorar as palavras do Antigo Testamento, para que suas interpretações possam fazer sentido.

Mas quando se dá a devida atenção e a devida importância à Bíblia como um todo, logo surgem as dúvidas e os questionamentos por parte de membros destas mesmas religiões.

A Igreja Adventista, ensina a Bíblia como um todo e dá um interpretação que se harmoniza tanto com o antigo como o novo testamento.

Uma pessoa, então, que deixa suas crenças imortalistas e calvinistas de lado, irá compartilhar do mesmo pensamento adventistas e chegar às mesmas conclusões naturalmente.

São estes tipos de doutrinas que nublam o natural entendimento das escrituras e que tem permitido gerar milhares de religiões, cada uma pregando a Bíblia ao seu modo.

Mas basta se limpar das doutrinas tradicionais do domingo, imortalidade da alma, tormento eterno, dupla predestinação calvinista e aceitar as verdadeiras doutrinas tais como, sábado, morte como um sono no pó da terra aguardando a ressurreição, graça ampla com oportunidade de salvação para todos, e a aniquilação do pecado no lago de fogo, que não haverá mais aparentes contradições na Bíblia.

112 comentários:

  1. Segundo o sr. Adventista:

    "A Biblia Mostra Miguel vindo buscar o corpo de Moisés, mas não mostra-o vindo buscar o espírito desencarnado de Enoque!

    O único que a Bíblia revela que morreu de fato antes de ser levado foi Moisés! Mas a própria bíblia esclarece de que Deus não esqueceu-se do seu corpo. "

    -Duas afirmativas completamente infundadas sobre Moisés.

    E, aceitar essas ideologias por meio da fé somente (sem buscar o seu fundamento), e ainda querer sustentar a sua suposta veracidade fazendo uma mudança "drástica" no sentido do texto, para arrancar dele uma informação que não existe, é uma total falta de bom senso. Pois muitos acabam sendo convencidos por essas DETURPAÇÕES, e as têm como "regra de fé". E não são poucos os que dão crédito a essas falsificações. Simplesmente porque só vêem pelos "olhos da fé", e não da razão.

    -Primeiro que, Judas v-9 não diz absolutamente nada sobre a ressurreição de Moisés; mas somente de uma "contenta" entre o Arcanjo e o Satã.
    -E, em segundo lugar, o autor deste minúsculo Livro retirou esta informação de escritos ditos apócrifos que falam desta disputa pelo corpo de Moisés e de sua suposta "ascensão"; mas isto não passa de "contos". E não há nenhum fundo de verdade nisto.

    A história de Moisés termina com sua morte e sepultamento em Deuteronômio 34:5-6: "Assim, morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, segundo a palavra do SENHOR. Este o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte a Bete-Peor; e ninguém, até hoje sabe, o lugar da sua sepultura".

    -O que passar disso, são meras especulações.

    ResponderExcluir
  2. Conforme Eclesiastes 12:7, o que volta para DEUS por ocasião da morte, é aquilo que ele soprou no homem originalmente na criação; que é a parte intelectual (a sede da razão, a consciência); ou seja, é algo vivo que Ele havia criado e assoprado no homem e que é parte do próprio Criador. Então, mesmo que não há atividade humana após a morte, no entanto, o Nischimáth, que é traduzido em nossas Bíblias por "Alento de Vida" e que volta para o Criador, mesmo que permaneça inerte, inconsciente, creio que é reservado vivo junto à fonte da vida, que é DEUS.

    Agora, vejam uma parte intrigante da resposta de um Teólogo Adventista a um defensor da visão Judaica sobre este mesmo assunto, retirado do "Adventismo em foco", sob o título: "Entendendo o Neshamá e o Ruach".

    Diz o comentarista Adventista:

    " Estas informações que o Autor trouxe apenas fortaleceu minha fé no entendimento da Bíblia conforme o adventismo. Por qual razão? A Bíblia realmente ensina que o corpo volta ao pó, o espírito (Ruach, folego da vida), volta para Deus e a ALMA MORRE. (visto que não há alma, sem corpo e Ruach). Mas sempre ficava a dúvida: PORQUE AS ESCRITURAS DIZEM que o folêgo da vida dos humanos sobem ao Céu e dos animais não sobem? Com esta explicação sobre a diferença entre Nephesh (Vida simples) e Neshamá (Intelecto humano) o quebra cabeças está montado. O Neshamá é preservado para a ressurreição (obviamente que o adventismo sabe disso, mas sua teologia não se aplica a explicar esta questão para os leigos – simplesmente é dito que a alma morre e o ser humano volta a existir no dia da Ressurreição)."

    -Observem que no finalzinho do seu comentário, ele admite que os "mestres" e a teologia adventista, digamos, não se dão ao trabalho de elucidar estes fatos aos "leigos", da maneira como deveria, é óbvio. Ou seja, nesse sentido é vedado aos crentes, que ele chama de "leigos", informações importantíssimas que certamente os levariam a um outro entendimento sobre o "pós morte".

    Mas, a pergunta é: porque então os estudiosos Adventistas que são pagos para ensinar, negam informações tão importantes, mas que foi muito bém explicada pelo autor do post no Orkut sobre o significado das palavras originais?
    Talvez, por falta de conhecimento, já que ele admitiu que "sempre ficava uma dúvida", mas que, deu por satisfeito porque a dúvida foi sanada com o esclarecido da outra pessoa.

    E, buscando na minha memória, realmente eu nunca ouvi da boca de nenhum Teólogo Adventista, a expressão: Neschamá ou Nischimáth que é uma palavra que possui um significado bem diferente de Ruach (espírito) e Nephesh (Alma).

    Portanto, a teologia Adventista, só resume a pregação sobre a constituição da vida humana, como sendo de "espírito" (fôlego ou respiração) + o Pó da terra, e "ponto final".

    ResponderExcluir
  3. Olá boa noite! Em minha opinião o principal verso que defende a ressurreição de Moisés, além de Jd 9, é Rm 5:14"No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir"(Rm 5:14).
    Vemos aí que Moisés é figura de Cristo e Adão é anti figura (vs.15-19). E o que pode significar a expressão" a morte reinou desde Adão até Moisés" a não ser a ressurreição deste???
    Sem sombra de dúvidas Moisés é a maior de todas as figuras do Messias. Vejam as semelhanças:
    O período que antecede o nascimento de Moisés,desde a peregrinação de Abraão, período esse citado em Gn15:13 e o período intertestamentário são de quatrocentos anos.
    Quando ambos nasceram foi proclamado pelo poder político da época uma ordem para matar os neonatos – Ex1:22 e Mt2:16;
    Ambos ficaram quarenta dias em jejum, fora da presença dos demais – Ex34:28 e Mt4:2;
    Ambos são pessoas mansas – Cristo não há dúvida quanto a isso, quanto a Moisés – Nm12:3;
    Ambos ressuscitaram – Cristo: Mc16:6, At2:32, 5:30, 13:3, etc – Moisés: Rm5:14, Jd7:9.
    Além do mais, de forma alguma poderiam ser espíritos que interagiram com Cristo, pois Ele, Cristo, jamais iria quebrar uma norma criada por Ele mesmo. Vejam Deuteronômio 18:10-14. A consulta aos mortos era proibida.
    Quem souber mais semelhanças entre Cristo e Moisés por gentileza me informe para que eu acrescente aos meus estudos. Obrigado e fiquem com Deus!!!

    ResponderExcluir
  4. O que não falta, são pessoas para distorcer o sentido de um texto aqui, e de outro acolá em prol de suas idéias mirabolantes. É incrível como alguns "vasculham" a Bíblia tentando encontrar alguma coisa que corrobore com as suas ideologias; quando que, a ordem natural deveria ser inversa; ou seja, procurar se adequar ao que está escrito, e NÃO forçar a Bíblia a dizer aquilo que "eu" creio, mediante inserções ou distorções.

    Se em Judas 9 não está sequer implícito o assunto "ressurreição", tampouco em Romanos 5:14, onde a intenção do autor é falar sobre o "regime" da Lei (até a Lei) e do "regime" pós lei. De maneira que, Moisés é citado em virtude de ter sido o Mediador dessa mesma lei no Sinai; logo, o texto está apenas fazendo uma associação direta de Moisés com a Lei, e por conseguinte uma distinção do período que passaram a chamar de "era da graça".

    Porém, além de ser um texto muito controverso, também é um dos principais usado para "fundamentar" o erro do "PECADO ORIGINAL". Além do mais, o sr. W.Frank fez questão de complicar um pouco mais com uma interpretação descabida.

    -Vejam bém, que o próprio texto está afirmando que Adão é "figura" de Cristo (não sei de onde que Paulo tirou esta informação), mas o fato, é que assim é que está escrito. No entanto, o comentarista acima (W.Frank) contradisse o texto, "reinterpretando-o" a seu modo.

    É dessas atitudes que nascem as doutrinas espúrias nas Religiões e/ou suas heresias.

    -Primeiramente, um fator de extrema importância, é que ao procedermos a análise de um texto, além da parte contextual, considerar também as principais palavras nele contidas (Verbo, Advérbio, preposição e etc.), que é o caso dessa passagem. Então, observem que a expressão: "DESDE ADÃO ATÉ MOISÉS..." denota um limite de tempo, que compreende de "Adão até Moisés"; e dá a idéia de "Inclusão". Isto é, INCLUSIVE Moisés faz parte do contexto, que, segundo o autor, durou esse período que ele chama de "Reino da morte". Então, claro está que Moisés não é exceção à regra, mas parte dela (conforme o texto).

    Portando, este verso não serve, em hipótese alguma, para apoiar a crença da suposta "ressurreição" de Moisés. Aliás, não existe esta informação na Bíblia; a não ser em livro apócrifo que fala da ascensão de Moisés. Mas, é só uma imaginação do autor. Um conto.

    O grande problema desses "apologetas" sempre foi a questão do contexto. Uns têm o hábito de "criar" uma doutrina de um VERSO SÓ, e outros simplesmente aceitam porque tal ensino faz parte do Credo da sua Igreja; ou talvez porque não querem ter o trabalho de investigar melhor; ou ainda, porque têm o receio de confrontar a própria fé.

    Sem entrar em detalhes quanto às contradições sobre este assunto da "Transfiguração" em (Mateus, Marcos e Lucas), porque são muitas; mas, basta observar que em Mat. 17:9, consta que o próprio Jesus teria dito aos seus discípulos que aquilo foi somente uma "VISÃO".

    E de acordo com a própria palavra original Grega traduzida como "visão" neste texto, obviamente não sugere que Moisés e Elias tenham aparecido de fato, nem em "espírito" e muito menos de forma real, como querem alguns.

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal:
    É inegável que EGW se equivocou no caso de Moisés. Ela declarou o seguinte:

    “Moisés passou pela morte, mas Cristo desceu e lhe deu vida antes que seu corpo visse a corrupção. P.E- pág. 164, edição 1967

    O que diz a escritura:

    Deut 34:1- Então subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está em frente a Jericó e o SENHOR mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até Dã;

    Deut 34: 5- Assim morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, conforme a palavra do SENHOR.

    Deut 34: 7- 8-Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor.
    E os filhos de Israel prantearam a Moisés TRINTA DIAS, nas campinas de Moabe; e os dias do pranto no luto de Moisés se cumpriram.

    Josué 1: 1-2- E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é MORTO; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.

    Observem que o texto diz bem claro, que Moisés foi pranteado por trinta (30) dias, e o Senhor diz Moisés, está morto, ou é morto!
    Isto contraria frontalmente o que diz Ellen White.... Que no mesmo dia Moisés foi ressuscitado para que seu corpo não visse a corrupção (deterioração, decomposição física)

    E, como entender a aparição de Moisés no monte da transfiguração?

    Mateus 17:1-9, o texto é bem claro, no versiculo 9 ( uma visão) foi uma visão como tantas outras relatadas na escritura sagrada, como exemplo Daniel Cap 8:1-5

    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O povo pranteou depois que Deus avisou sobre a morte de Moisés a Josué (Josue 1:1).

      Excluir
    2. Acho que não é essa a narrativa fiel da história. Essa sua interpretação serve apenas para tentar não contradizer EGW. Alias essa estratégia é muito usada por quem não tem mais argumentos para provar o contrário.

      Excluir
    3. Para alguns, é normal colocar o carro à frente dos Bois; numa atitude estranha (para não dizer desonesta), como o fim de não admitir os erros grotescos dos escritos ditos "inspirados".

      O propósito do contexto de Josué 1:1-2, não é para tratar de aviso da morte de Moisés coisa alguma. Senão, que DEUS está dando uma ordem a Josué para assumir a então função de Moisés (já que ele havia sido ungido em seu lugar tempos antes, e que Moisés havia morrido como Deus ordenara em Deut. 31). Então, DEUS diz a Josué: "levanta-te", isto é, "Anime-se" e faz o povo (Israel) passar o Jordão. Ou seja, está muito claro que isto foi após o luto de 30 dias do cap. 34:8. E Josué assim como todo povo, estava muitíssimo "abatido". Por isso, Deus lhe diz: "Levanta-te". Mais claro que isto, impossível.

      Mas, de acordo com o sr.Adventista, parece que nem Josué (o sucessor de Moisés), sabia que Moisés já estava morto, uma vez que, segundo ele, o mesmo teria sido "avisado". Porém, no mesmo contexto, a partir de Deut. 31:14-16, DEUS já antecipa a notícia da morte de Moisés, e reúne os dois (ele e Josué) na "Tenda da Congregação" para tratar da Nomeação de Josué em seu lugar, uma vez que a sua missão encerrou-se alí.

      No cap. 32 verso 48 diz: "Depois, falou o SENHOR a moisés NAQUELE MESMO DIA, dizendo:
      Vs 49 Sobe a este monte de Abarim, ao monte Nebo...
      Vs 50 E MORRE no monte no qual terás subido..."

      -Entretanto, antes de subir o monte e "morrer", Moisés pronuncia um Cântico a todo o povo (cap. 32); e por último, uma Bênção para cada Tribo de Israel em especial (conforme o cap. 33 de Deut.)

      O que fica muito claro, é que, a ordem de DEUS a Josué para "levantar-se", só foi dada após o pranto e luto da morte de Moisés por 30 dias. É por isso que o povo não saíu daquelas Capinas antes de passar esse período; e também porque, não era mais Moisés, mas sim Josué que iria completar a Missão de passar o Jordão e entrar na terra prometida, conforme a ordem de Deus no mesmo contexto. Mesmo que Moisés já tivesse avistado aquela terra, e implorado a Deus p/ entrar (Deut. 3:23-29), contudo, foi lhe privado, por não ter se santificado perante o SENHOR (por ter se indignado por causa do povo).

      Ou seja, o livro de Josué segue uma ordem natural do mesmo Contexto de Deuteronômio; e distorcer esta ordem mesmo que sutil com o propósito de apoiar ensinos errôneos, equivale a pregar aos outros uma mentira "duplamente".

      O corpo de Moisés, assim como de Adão, Noé e outros, ainda encontra-se no "pó" da terra.

      Excluir
    4. hahaha! Sabe que são vocês mesmos os conhecidos mestres do "achismo", pois levantam varias questões que não conseguem provar biblicamente. Aí recorrem pro achismo.
      Essa questão agora aqui debatida também não passa de puro "achismo" de vocês. É o que eu "acho"...

      Excluir
    5. Essa sua analise Sr Joel eu assino embaixo pois é feita de forma idônea. Livre de interferências religiosas.

      Excluir
    6. É isso aí sr. Papamentira. Para quê complicar o que está tão claro, não é mesmo? Com que propósito ?

      -Vale lembrar ainda que o compromisso firmado pelo Adm. do Blog (como está escrito) é:

      "Desfazer mitos, trazer a verdade à tona. Desmascarar falsas interpretações. Apontar distorções em escritos sinceros.
      Apologética de forma argumentativa, sob a luz da palavra da bíblia. Com apoio de opiniões sinceras."

      Mas... cadê o cumprimento disso ?

      Excluir
    7. Suas afirmativas são conjecturas.

      Acerca dos 30 dias de luto é dito:

      "E os filhos de Israel prantearam a Moisés trinta dias, nas campinas de Moabe; e os dias do pranto no luto de Moisés se cumpriram."

      É tudo que é dito pela Bíblia acerca do luto, seus argumentos são inválidos.

      A Bíblia diz que após os "30 dias de luto", Deus então apareceu a Josué e....

      Será isto mesmo?

      "E sucedeu DEPOIS DA MORTE de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:" (Josué 1:1)

      Não distorça as escrituras.

      Excluir
    8. A título de informação para que o amigo aprenda a se questionar um pouco antes de dizer coisas sem sentido:

      a) Em qual versículo Deus revela ao povo de que Moisés havia morrido?
      Se o amigo não é capaz de apontar tal versículo, então o amigo não pode afirmar de que o povo sabia de que Moisés havia morrido antes Dele comunicar o fato a Josué em Josué 1:1.

      Excluir
    9. Sr Adventista:
      Outra vez lhe digo: Essa sua narrativa da história está adaptada erroneamente para dar credibilidade as interpretações de EGW.
      Como os Israelitas prantearam por trinta dias somente após Deus falar com Josué no verso 2 se de imediato iniciaram-se os preparativos para passarem pelo Jordão e tomarem posse da terra prometida? Veja:

      "Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
      Então Josué deu ordem aos príncipes do povo, dizendo:
      Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque dentro de três dias passareis este Jordão, para que entreis a possuir a terra que vos dá o Senhor vosso Deus, para a possuirdes". Josué 1:9-11
      Agora eu lhe pergunto: Onde está o tal pranto por trinta dias nesse caso? Qual o verso?
      Está mais que claro o livro de Josué segue uma ordem natural dos fatos narrados em Deuteronômio 34.
      Para desespero dos defensores de EGW, não tem como "remendar" esse equívoco da pena inspirada!

      Excluir
    10. Se não consegue responder à pergunta simples que lhe fiz, melhor seria ficar em silêncio.

      Vou repeti-la:

      a) Em qual versículo Deus revela ao SEU povo de que Moisés havia morrido?

      Se não é em Josué 1:1, mostre então onde é! Senão, deixe de dizer "abobrinhas".

      Excluir
    11. Meu caro, você está apenas dissimulando para desviar o foco do assunto do tópico que você mesmo postou, que é o "DISPARATE" da Ressurreição de Moisés.

      Então te pergunto: Onde está a prova Bíblica desta tua afirmação? Consegue mostrar um verso apenas? ou vai continuar distorcendo a Bíblia em prol da tua "profetisa de faz de conta?"

      Veja bém, o que posso fazer, se você, sr. Adventista é adepto da teologia de um "verso só" e ainda não aprendeu ou não quer, pelo menos ter o capricho de analisar todo o Contexto antes de afirmar que estou falando coisas sem sentido ou "abobrinha".

      "Abobrinha", é sem dúvida um bom alimento. O que não posso dizer o mesmo da tua "interpretação" (se é que posso chamá-la disso). Já que não consegue interpretar um simples verso (Jos. 1:1-2), quanto mais o seu contexto mais amplo ?!

      -Porque não experimenta fazer uma análise séria de Deuteronômio e de Números a partir da transgressão Moisés ? Quem sabe, poderá captar alguma coisa e chegar a uma conclusão bém diferente?!

      Mas, volto a frisar: Você continua colocando a carroça à frente dos burros ! Está invertendo o contexto Bíblico para favorecer a "pseudo-profetisa". E ainda tem a coragem de dizer que sou eu que estou "distorcendo as Escrituras?"

      Convenhamos, sr. Adventista !

      Repito: A mensagem de Josué 1:1-2 não se trata de DEUS estar "avisando" da morte de Moisés de forma alguma, meu caro; uma vez que esse assunto já era "caso encerrado" naquele momento. Porque,

      -Primeiro: Moisés já estava morto e sepultado por DEUS (Deut. 34:5-6).
      -Segundo: O povo já tinha pranteado a sua morte, e os 30 dias de luto já haviam se cumprido conforme Deut. 34:8.

      Agora, com relação a tua pergunta (sem sentido):
      "a) Em qual versículo Deus revela ao povo de que Moisés havia morrido?" - Bém, eu disse "sem sentido" porque a resposta a isto você encontra no contexto amplo, e não num versículo em específico (Examine direito).

      Porém, eu te respondo com outra pergunta: Como o povo iria prantear a morte de Moisés, e ainda ficarem 30 dias de luto", se não soubessem que ele houvesse falecido ?

      Como já disse anteriormente, em Josué 1:1-2 a mensagem de Deus é no sentido de ENCORAJAR a Josué para que ele se "animasse", e se levantasse para assumir a missão para a qual fora designado antes mesmo da morte de Moisés, uma vez que Moisés, o seu "Ex-lider", estava morto.

      O problema da "teologia Fraudulenta", é que os seus idealizadores destroem o sentido simples do texto, removendo um verso ou dois da sua posição original no texto, e desta maneira adulteram a "ordem" natural dos acontecimentos na história, para equalizar às suas idéias enganosas. Nesse caso, não respeitam nem mesmo a Cronologia dos fatos.

      E finalmente, se os Adventista ainda continuam insistindo no engodo da "Ressurreição" de Moisés (segundo os óculos de EGW), então é evidente que não querem nada com a verdade.

      Fique na paz.

      Excluir
    12. Sr. Papamentira, infelizmente, eu tenho que concordar com você. É evidente que preferem manter esses "equívocos" doutrinários e ainda criar subterfúgios para maquiar as pseudo-interpretações, do que reconhecer essas falhas e, consequentemente terem que abrir mão do lucro advindo desses escritos espúrios; uma vez que, terão que desconsiderar a suposta "inspiração" de EGW; e o que seria algo alarmante para a Igreja; pois a Instituição estaria se expondo a uma situação tão embaraçosa, que certamente implicaria numa descrença da maioria dos seus membros, seguido de num fracasso geral, o que seria um caos para os "administradores".

      E com que "cara" irão à público expôr os defeitos de "nascença" ?

      Mas, a verdade é que este tipo de artimanha, acaba funcionando; pois, geralmente a maioria das pessoas simples, são de fácil convencimento, e obviamente são levados pela fé somente, porque as Religiões não fazem questão de ensinarem os seus seguidores a "pensar" para não ser "confrontados", é óbvio. Só ensinam-os a ACEITAR.

      Outra coisa, além da conveniência, o orgulho Denominacional também é outra barreira que impede que este dilema seja "sanado". Pois, são o "Povo da Bíblia" (segundo informação), logo, não podem assumir erro algum.

      Paz do altíssimo.

      Excluir
    13. Está tudo muito claro Sr Adventista:
      Antes de Moisés subir o monte para morrer, o povo já sabia que Moisés não voltaria. Leia os capítulos anteriores!

      Agora me diga por que Josué 1 não fala do pranto de 30 dias? Pelo contrario, após o encorajamento de Deus, Josué já inicia os preparativos para em TRÊS DIAS atravessarem o Jordão e tomar posse da terra.
      Ou seria então em trinta e três dias? Não!!
      A bíblia diz que a partir daí Josué assumiria de vez o papel de líder que a ele foi confiado e tomariam posse da terra prometida.
      O pranto de trinta dias já havia passado.

      Excluir
    14. O amigo me trouxe mais um pouco de conversa e não resposta. Se não é capaz de responder à esta simples pergunta, como pretende então ensinar a alguém?

      Responda a pergunta:

      a) Em qual versículo Deus revela ao SEU povo de que Moisés havia morrido?

      Vou complicar um pouco mais a situação do amigo:

      b) Deus tinha por costume se comunicar diretamente ao povo?

      Até agora o amigo demonstrou que não sabe nada de Bíblia, comece a responder a estas duas perguntas e vejamos se seus argumentos subsistem diante de fatos Bíblicos.

      A próxima pregunta será esta:

      c) Há algum verso bíblico que demonstre de que Deus havia se comunicado com Josué, antes de Josué 1:1?

      A Bíblia é clara, quando não se vai além do que está escrito, e não deixa margem para equívocos nem enganos. Responda o que lhe pedi, então veremos se o amigo tem razão.

      Excluir
    15. Sr. Adventista, "complicação" é o que você sempre tem feito; até mesmo sobre assuntos mais simples. Então, uma a complicação a mais não faz diferença.
      A propósito, a quem você está dirigindo estas perguntas confusas? Pois até agora, não citou a pessoa a quem está endereçando os seus "complicados" e desesperados questionamentos... (rs)

      Na verdade, o teu propósito com estas questões, é desviar do assunto principal. Neste teu artigo (Resposta ao Paulo Cadi), você não citou sequer um verso Bíblico que valide a suposta ressurreição de Moisés. Está simplesmente defendendo uma história "lendária".

      Ademais, ainda não reconheceu o teu erro crasso? Ou está com preguiça de examinar todo o texto (os capítulos anteriores como também sugeriu o Papamentira), para captar a essência do Cotexto? Está querendo receber tudo de "mão beijada"?

      O interessante é que, mesmo com a última prova no texto, que dá o "golpe" de misericórdia em tua interpretação falha (que foi o verso 11 de Josué cap. 1 citado pelo Papamentira); onde, após Deus ter dito a Josué: "Levanta-te", então Josué dá uma ordem aos PRÍNCIPES do povo, que se preparassem e "provessem" de alimentos, porque dentro de "3 DIAS" eles passariam o JORDÃO.

      Ué, sr. Adventista ! Quem está certo, você ou texto Bíblico?
      Porque você diz que após Deus ter falado com Josué (Jos. 1:1-2), é que o povo prantearam os 30 dias. Mas, não é isso que está escrito!

      Se quer continuar a contradizer o texto Bíblico, o problema é teu.

      Respostas às tuas perguntas:

      a) Em qual versículo Deus revela ao SEU povo de que Moisés havia morrido? - Resp.: Já lhe foi sugerido buscar a resposta dentro do Contexto. (basta examinar que vai encontrá-la).

      b) Deus tinha por costume se comunicar diretamente ao povo?
      -Resp.: Moisés era a "voz" de DEUS; e Mediador entre ELE e o povo. Agora, se você considerar que Moisés também é parte do povo, então a resposta poderá ser "sim".

      c) Há algum verso bíblico que demonstre de que Deus havia se comunicado com Josué, antes de Josué 1:1?
      -Resp.: A resposta é SIM. (é só fazer uma leitura simples dos capítulos anteriores para encontrar a resposta). Mas, caso tenha dificuldade em encontrar, me avise, que eu lhe mostro no próximo comentário.

      Bém, eu posso não saber nada de Bíblia (como você afirmou), mas pelo menos tenho o interesse em buscar estudar um pouco mais a fundo certos assuntos, para não ensinar coisas erradas, como "alguns" fazem.

      Eu nunca fui adepto da "teologia de um verso só"; por isto busco por respostas.

      Outra coisa, quem vai além do que está escrito, são os Adventistas e a sra. White; que criam "enes" doutrinas que contradizem as Escrituras.

      Ok ?

      Excluir
    16. Sr Adventista:
      Mais uma vez o Sr apela para essa artimanha de "joguinhos" de perguntas "infantis" com o intuito de mudar de assunto, visto que não tem mais pra onde correr.
      Provado está por A+B que sua profetisa falhou nesse caso e sua crença deve ser revista.
      Essas perguntinhas que o Sr fez, que alias já foram respondidas polo Sr Joel, não levam a nada.
      E essa tática de tentar desqualificar seu oponente ao envés de tratar do assunto debatido, apenas prova que sua "munição" acabou!

      EGW foi muito além do que nos foi revelado, e vocês foram na carona!
      Mas não podemos contradizer a bíblia. Pois é aí que as coisas se complicam!
      Uma religião fundada em interpretações particulares de uma "suposta" profetisa pode naufragar facilmente se sua "suposta" inspiração contrapor-se com a infalível palavra de Deus.

      Excluir
    17. Conclusão:

      O amigo não tem como responder, porque sua teoria não é paltada na Bíblia Sagrada.

      E sempre que não conseguem responder a algo, críticos como o amigo, torna a falar de Ellen White.

      E não estou dialogando com o Joel, estou dialogando com o amigo.

      Se o amigo não se sente capaz de resolver sozinho as questões acerca de suas própria crença, não deveria, repito, se aventurar em ensinar alguém alguma coisa.

      Então darei as respostas, já que o amigo não teve capacidade de responder às perguntas:

      a) Não há outro verso bíblico senão o de Josué 1:1 em que a Bíblia demonstre Deus revelando ao seu povo (através de Josué) acerca do paradeiro de Moisés;

      b) O próprio verso de Josué 1:1 já responde esta outra pergunta, pois Deus, de costume, sempre falou ao seu povo através de profetas.

      c) Não há versículo algum que revele de que Deus tenha comunicado sobre a ocorrida morte de Moisés a Josué antes de Josué 1:1.

      O amigo pode então voltar ao blog exadventistas e pregar aquilo que bem entende, fingindo conhecer as escrituras. Mas as respostas estão, aí, poderia ao menos, desta vez, tentar contestá-las, ao invés de desviar o assunto para Ellen White ou para seus achismos acerca dos adventistas.

      Excluir
    18. Não Sr Adventista: Não sou teólogo, mas tenho boas condições de interpretar as escrituras, pois as leio de forma neutra, livre dos "óculos" das religiões. Também não estudo a bíblia sob estímulos profissionais. Apenas estudo para me achegar mais perto de Deus e conhecer mais dEle.

      Se o Sr usas o verso de Josué 1:2 para afirmar que ali Deus estava avisando o povo da morte de Moisés, podemos usar Deut 32 para afirmar que os filhos de Israel já sabiam que Moisés não voltaria do monte Nebo. Deus Já tinha revelado a Moisés que ele (profeta) iria morrer!

      "Depois falou o Senhor a Moisés, naquele mesmo dia, dizendo:
      Sobe ao monte de Abarim, ao monte Nebo, que está na terra de Moabe, defronte de Jericó, e vê a terra de Canaã, que darei aos filhos de Israel por possessão.
      E morre no monte ao qual subirás; e recolhe-te ao teu povo, como Arão teu irmão morreu no monte Hor, e se recolheu ao seu povo.
      Porquanto transgredistes contra mim no meio dos filhos de Israel, às águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim; pois não me santificastes no meio dos filhos de Israel.
      Pelo que verás a terra diante de ti, porém não entrarás nela, na terra que darei aos filhos de Israel. Deuteronômio 32:48-52"

      Depois desta revelação de Deus ao "profeta" Moisés, ele volta falar aos filhos de Israel e os abençoa antes de sua morte Deut 33. Veja! Está ali.

      Já em Josué 1 trata-se do passo seguinte rumo a posse da terra prometida que em TRÊS dias iram tomar posse. Josué 1:11.

      Abraço e paz:

      Excluir
    19. Quero também levantar algumas perguntas:

      1-Qual é o foco da mensagem de Deus a Moisés em Deut 32:48-52?
      R: A morte de Moisés no monte Nebo.

      2- Isso não foi uma revelação de Deus?
      R: Sim, foi uma revelação de Deus e certamente Moisés como mensageiro do Senhor anunciou isso ao seu povo.

      3- Qual o foco da mensagem de Deus a Josué em Josué 1; 1 e 2?
      R: animar o profeta para que assumisse o papel de Profeta e guiasse o povo para atravessar o Jordão e tomar posse da terra prometida.

      4- Josué em algum momento mencionou a morte de Moisés ou sugeriu prantear por 30 dias antes de atravessar o Jordão?
      R: Não,pois isso já havia acontecido. Imediatamente Josué dá uma ordem aos PRÍNCIPES do povo, que se preparassem e "provessem" de alimentos, porque dentro de "3 DIAS" eles passariam o JORDÃO.

      Tudo esclarecido!

      Excluir
    20. Sr. Adventista, lamentavelmente tenho que ser realista ao teu respeito no seguinte aspecto:
      -Qualquer pessoa ("ex" ou não adventista) que entrar no teu Blog, vai perceber dois extremos em relação à tua postura:

      Primeiro: A fraqueza nos teus argumentos, e a velha teimosia em querer defender algo indefensável (nesse caso, algumas teorias anti-Bíblicas da IASD e os delírios teológicos de E.White).

      Segundo: O teu orgulho em não admitir o erro de determinada interpretação sobre quaisquer assuntos Bíblicos (por ex.: este que está em debate). Pois, você não tem mais para onde correr, contudo fica tecendo argumentos completamente alheios ao assunto.

      Ademais, eu assino em baixo o "feliz" comentário do Papamentira. Com um complemento; veja que ele disse que a tua "munição" acabou; mas eu digo que o caro sr. Adventista está completamente "desarmado" ! Só não admite, o que é óbvio.

      Veja só, a vossa pessoa se enroscou no teu próprio questionamento; pois não houve coerência na "tua" resposta à pergunta que você mesmo fez. Sabe o porquê? É porque as tuas perguntas são capciosas; ou talvez você não sabe o que quer; e isto se percebe, em face das tuas respostas um tanto "esquisitas".

      -Observe que você havia me perguntado o seguinte:

      c) Há algum verso bíblico que demonstre de que Deus havia se comunicado com Josué, antes de Josué 1:1?

      -Comunicado o quê? (você não foi específico)

      Então, a minha resposta foi positiva (sim); pois é óbvio que Deus falou com Josué antes do cap. 1:1; pois em Deut. 32:23 diz:
      "Ordenou o SENHOR a Josué, filho de Num, e disse: Sê forte e corajoso, porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que, sob juramento, lhes prometi; e Eu serei contigo."

      Ou seja, lhe forneci uma resposta de acordo com a tua pergunta (p/ pergunta simples, resposta simples). Veja que DEUS comunicou sim com Josué antes de Josué 1:1-2. E obviamente, a minha resposta foi condizente com o que perguntou.
      Entretanto, não vou ficar aqui "rererepetindo" à vossa pessoa, de que o teor de Josué 1:1-2 está tratando de outro assunto. Alí DEUS não está preocupado com a morte de Moisés, que já era águas passadas (mas você não se deu conta); pelo contrário, Deus está falando mais ou menos assim: "acorda Josué" e passe logo esse JORDÃO, porque agora é como você..."

      Excluir
    21. E com todo o respeito, eu (Joel) te diria: "Desperta-te" do sono sr.Adventista", porque o teu raciocínio está bém atrasado !

      E... Muito cuidado ! Se você prolongar demais o teu pranto por Moisés, vai perder a única balsa para a travessia do Rio Jordão. Pois os "30 DIAS" de luto já se passaram, e Josué já está "a postos", pronto para partir (Jos. 1:10-11). (rs)

      Me desculpe sr. Adventista, mas às vezes certas situações nos requer um pouco de humor. E quando somos "irredutíveis", neste caso, acabamos por contribuir para isto.

      Sr. Adventista, eu não tenho teoria própria em relação às Escrituras; pelo contrário, eu procuro entender e mostrar exatamente como está escrito. O grande problema, é que o você parece ter dificuldade em compreender, ou em reconhecer o que está de forma "IMPLÍCITA" ou até explícita no Contexto Bíblico. E, o mais interessante é que, quando é para favorecer a interpretação Adventista, então vale tudo (até mesmo afirmar que Moisés ressuscitou), mesmo que a Bíblia não forneça nenhum "verso" a favor desta Ideologia. Mas, quando o assunto é reconhecer a veracidade pelo Contexto geral, então você fica nesse "lenga lenga" exigindo um "versículo". Que nada mais é, do que (Conveniência e Incoerência, juntos).

      Veja só, fazer acréscimos ao texto, é uma coisa; outra, é captar a essência da mensagem com base em todo Contexto.

      E, de acordo com as demais respostas (às perguntas que vc mesmo fez), sem dúvida, continua equivocado. Além de não vir ao caso; elas estão sem sentido e fora do contexto em discussão?

      Bém, eu não vou dizer que tuas respostas são "inválidas" (como você diz num comentário anterior em relação a mim); mas, digo que este é o teu entendimento; e que infelizmente está distorcendo o que está escrito. E ainda permanece no "escuro".

      Bém, eu percebo que não estou sozinho nesta "empreitada", como se fosse o único e com uma interpretação "impar". Muito pelo contrário, ao que tudo indica, é você que está na "contra-mão" (e não quer sair).

      E finalmente sr. Adventista, se os visitantes do teu Blog fossem somente os que concordam com você (no caso os Adventistas do 7º dia), creio que não faria muito sentido, porque, você não teria ninguém para contra-argumentar e lhe mostrar o outro lado da moeda. Ademais, ver argumentos de outros Adventistas no teu Blog, é a coisa mais rara do mundo. E quando comentam, nunca dizem quase nada. Por que será?

      Fique na paz.

      Excluir
    22. Então o amigo não contestará as respostas que lhe dei!

      Pois bem:

      Sua afirmação:
      "foi uma revelação de Deus e certamente Moisés como mensageiro do Senhor anunciou isso ao seu povo."

      O amigo tem como firmar o que disse em algum versículo da Bíblia onde conste de que Moisés anunciou isto a SEU povo?

      Isto já está ficando repetitivo. Se o amigo não tem como comprovar o que diz através da Bíblia sagrada, não tem porque ocupar o tempo alheio com meras opiniões.

      Estude:

      "Ora, Josué, filho de Num, estava cheio do Espírito de sabedoria, porque Moisés tinha imposto as suas mãos sobre ele. De modo que os israelitas LHE OBEDECERAM e fizeram o que o Senhor tinha ORDENADO A MOISÉS." (Deuteronômio 34:9)

      Então Moisés não havia passado as ordens de Deus ao seu povo!

      [Exegese]

      Esta parte aqui:

      "Sobe ao monte de Abarim, ao monte Nebo, que está na terra de Moabe, defronte de Jericó, e vê a terra de Canaã, que darei aos filhos de Israel por possessão." (Deuteronômio 38:49)

      Foi passada, através de Josué:

      "Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel." (Josué 1:2)

      Isto ocorreu à partir dos eventos de Deuteronômio 34:8-9.

      Assim, Josué não precisou esperar os 30 dias de luto para receber o espírito de sabedoria.

      A Bíblia relata que Josué recebeu tal espírito concorrentemente com o evento do luto dos filhos de Israel ('E') [hermenêutica].

      E os filhos de Israel prantearam a Moisés trinta dias....
      E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria...

      Portanto, a Bíblia NÃO relata de que Josué tenha esperado os 30 dias para receber o espírito de sabedoria.

      E agora? Irá concordar de que boa parte do que o amigo disse, não consta nas escrituras?! Mudará de atitude e começará a estudar a Bíblia de verdade? Se não for este o objetivo do amigo de nada servirá as suas:

      "boas condições de interpretar as escrituras"

      E eu estaria aqui apenas desperdiçando meu tempo com alguém que não pretende mudar de opinião.

      Excluir
    23. Não tenho problema algum para mudar de opinião! Mas para isso preciso de uma explicação fiel dos fatos segundo a narrativa bíblica. Coisa que ainda não percebi.

      Mesmo analisando em separado a narrativa de Deut 34 para depois fazer uma aplicação ao início do capítulo de Josué 1 as coisas não fechariam. Veja que na narrativa do capítula 34 Deus da Espírito de sabedoria a Josué e os filhos de Israel passam a lhe dar ouvidos e segui-lo, após os trinta dias de pranteamento. Após os dias de luto se cumprirem.

      "8-E os filhos de Israel prantearam a Moisés trinta dias, nas campinas de Moabe; e os dias do pranto no luto de Moisés SE CUMPRIRAM.
      9-E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés.
      Deuteronômio 34:8-9"

      Veja que cumpri-se os 30 dias de luto e depois Josué começa liderar o povo.
      O Sr inverteu a ordem dos acontecimentos de Deut 34 com a intenção de provar sua tese. Mas isso não vale Sr Adventista. Isso é ser desleal com a palavra de Deus.

      Já está ficando chato, mas tenho que frisar que mais uma vez prova-se que os argumentos do Sr Adventista estão distorcendo a história bíblica. Isso apenas para dar credito a interpretação de uma certa "profetisa" que nem vou falar o nome pois todos sabem quem é.

      O Sr pode cavar para onde quiser, mas não vai conseguir sair desse buraco que você mesmo se meteu. Se for fiel a narrativa bíblica, terás que reconhecer que certa profetisa falhou.
      A única saída seria o Sr mesmo mudar de opinião!

      Excluir
    24. É por isso, na minha opinião que muitos tem perdido seu encanto por tantas religiões que colocam-se como "ponte" de acesso ao céu e a igreja verdadeira de Jesus, mas que não passam de "comerciantes da fé" criando doutrinas não ensinadas na bíblia, distorcendo textos e manipulando o entendimento dos desavisados.
      Como o amigo Joel já frisou, os argumentos bíblicos para muitos assuntos relacionados as crenças adventistas são fracos e fora de contexto, com particularidades de interpretações de alguém que viveu e a mais de cem anos atrás e não deixou margem para questionamentos de suas "inspiradas" interpretações.
      Aqueles que negligenciam o verdadeiro sentido das mensagens da palavra de Deus para "remendar" ensinos equivocados de alguém que se dizia mensageira do Senhor, estão colocando-se na contra-mão do caminho de Deus deixando de dar ouvidos ao Senhor para seguir criaturas pecadoras sujeitas a falhas. Falhas que sempre estiveram presente nas interpretações dos pioneiros ASD no qual se inclui a Sra White. (marcar a data da volta de Jesus, marcar a data do fechamento da "porta da graça", etc,etc).

      Excluir
    25. Pois então, o amigo continue com esta crendice. Se não pretende largá-la não há motivos para lhe explicar qualquer coisa a mais acerca desta parte das Escrituras.

      Escreva aí na sua bíblia, entre os versos 8 e 9:

      "cumpri-se os 30 dias de luto e depois Josué começa liderar o povo."

      Então explique:

      1) Por que Josué precisaria esperar passar o luto para receber o espírito de sabedoria?

      Pela bíblia o amigo não conseguirá responder tal coisa e mais uma vez terá que vir com seus achismos.

      Excluir
    26. Fatos:

      A Bíblia não relata de que Deus tenha avisado diretamente ao povo sobre a morte de Moisés. Sem esta informação não poderiam iniciar o luto de 30 dias. A Bíblia também não relata de que Deus tenha o costume de falar diretamente ao povo, ao invés de usar algum de seus profetas.

      A Bíblia também não relata de que Moisés tenha dito ao povo aquilo que recebeu em Deuteronômio 32:49; Moisés morreu ali mesmo, logo em seguida àquela revelação;

      Por outro lado:

      Deus fala, acerca da morte de Moisés, a Josué em (Josué 1:2)

      Deus passa a instrução dada a Moisés em (Deuteronômio 32:49) também a Josué em (Josué 1:2)

      O povo obedeceu à ordem dada à Moisés por meio de Josué conforme (Deuteronômio 34:9).

      Então é o amigo quem está equivocado! Corrija-se.

      A pergunta final que lhe faço é esta:

      Quem avisou ao povo sobre a morte de Moises?

      a) Deus (falando diretamente ao povo)?
      b) O próprio Moisés?
      c) Josué?

      A resposta a) seria improvável, e também não consta nas escrituras.
      A resposta b) seria impossível, e também não consta nas escrituras.
      A resposta c) é possível, a maneira normal que Deus geralmente usa (falando ao povo através de um profeta) e consta perfeitamente nas escrituras, veja:

      "Após a morte de Moisés, servo do Senhor, o Senhor disse a Josué, filho de Nun, assistente de Moisés: Meu servo Moisés morreu. Vamos, agora! Passa o Jordão, tu e todo o povo, e entra na terra que dou aos filhos de Israel" (Josué 1:1-2)

      Percebemos então que toda a informação que estamos tratando, tanto sobre a herança da terra prometida como sobre a morte de Moisés, foi passada ao povo através de Josué, segundo Deuteronômio 34:9.

      E o momento em que Josué tomou conhecimento destas coisas, é relatado em Josué 1:1-2.

      Veja amigo papamentiras, que diferente do amigo que não conseguiu apresentar versos que confirmem a sua crença, lhe apresentei diversos versos bíblicos e também não precisei acrescentar nenhuma observação pessoal, apenas deixei a própria Bíblia falar e se explicar.

      Portanto, deixe de lado suas crendices e comece a dar ouvidos apenas à Palavra de Deus.

      Excluir
    27. Não precisa escrever nada! Esta escrito claramente que deus esperou o cumprimento dos Trinta dias de luto.

      1) Por que Josué precisaria esperar passar o luto para receber o espírito de sabedoria?
      R: Essa pergunta sua não muda nada! Josué também estava em LUTO e Deus respeitou isso. Normal. Não acha?

      Excluir
    28. Sr. Papamentira, eu tenho percebido uma coisa bém curiosa em relação à conduta do sr. Adventista, e creio que você também tem percebido isso. É a seguinte questão: quando estamos analisando determinada passagem, ele passa a lhe dirigir certos questionamentos, baseado, não no teu raciocínio exposto no comentário; mas, de acordo com a própria imaginação que ele mesmo está "construindo".

      Ou, me corrija se eu estiver errado.

      Ou seja, a impressão que fica, é que o sr. Adventista lamentavelmente, além de ser um "perito" em distorcer o sentido real do texto Bíblico, também tem o vício de colocar palavras na boca dos outros. Talvez, quem sabe, com o intuito de confundir o pensamento da outra pessoa. Embora, eu não tenha como saber, se ele faz isto de forma proposital ou inconscientemente.

      Além do mais, nem preciso dizer, que estes "Fatos" que ele colocou aí neste último comentário, está repleto de tendenciosidades. Neste caso, a ordem dos fatos apresentada de forma distorcida pelo nosso amigo, bém como a "má fé" em manipular o entendimento correto do texto Bíblico, não só altera o "produto" como também serve para promover e propagar a Mentira.

      Mais um detalhe, o sr. Adventista continua "delirando", porque em Deut. 32:49, não há instrução alguma de DEUS a Moisés, senão, somente a permissão para que Moisés avistasse a terra "tão sonhada" de Canaã, mas que não poderia entrar, por causa da sua "prevaricação". Só; nada mais que isto.

      Só para tentar acalmar os "ânimos" do sr. Adventista e fazê-lo pensar um pouco mais, é importante lembrá-lo, que as circunstâncias da morte de ARÃO, não foi diferente da morte de Moisés. É só observar que em Núm. 20:22-29, o texto diz que o povo presenciou quando Arão subiu o monte c/ Moisés e Eleazar (filho de Arão). E o Verso 28 diz que Arão "Morre", e que Moisés e Eleazar descem do monte e... "ponto". (não consta nenhum aviso da parte de nenhum dos dois ao povo).

      No entanto, abruptamente, o verso 29 diz: "Vendo, pois, toda a Congregação que Arão era MORTO, choraram a Arão 30 DIAS, isto é, toda a casa de Israel".

      Ou seja, o texto afirma que todo o Israel chorou; mas... quem avisou ??
      Como eles sabiam que Arão de fato havia morrido ?

      Bém, eu não examinei a fundo a questão da morte de Arão. Quem sabe, eu esteja equivocado.

      Fiquem na paz.

      Excluir
    29. Sim Joel:
      Esses joguinhos de perguntinhas evasivas do Sr adventista serve apenas para mudar o foco do raciocínio lógico do desenvolvimento da história e tentar confundir os leitores.
      Longe de honestidade ou ética, vejo esse Sr simplesmente como mais um profissional da fé.
      Depois de todo esse malabarismo mental feito e forçação de barra para não contradizer EGW eu pergunto:
      Quem além dos Adventistas mais fanáticos teria essa mesma interpretação do Sr Adventista ao ler os textos analisados?
      Somente aqueles que estão com os óculos Whiteanos para para chegar ao entendimento desse Sr. Mas para defender seus próprios interesses parece que vale tudo mesmo.
      Abraço:

      Excluir
    30. "Não precisa escrever nada! Esta escrito claramente que deus esperou o cumprimento dos Trinta dias de luto."

      Resposta típica! Sendo exatamente assim que pessoas como o amigo têm aprendido a proceder acerca da Bíblia através seus Pastores e gurus.

      "- É assim e pronto!"

      Não é isto?

      Leve suas conjecturas consigo e volte quando tiver capacidade de responder à perguntas.

      Excluir
    31. O verso que prova é esse:

      "E os filhos de Israel prantearam a Moisés trinta dias, nas campinas de Moabe; e os dias do pranto no luto de Moisés se CUMPRIRAM.
      E Josué, filho de Num, foi cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos; assim os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés".
      Deuteronômio 34:8-9

      Quem interpreta a bíblia sou eu mesmo com auxílio do Espírito Santo. Dispenso pastores, gurus e até supostas profetizas.
      Passar bem!

      Excluir
    32. Palavras do Sr Adventista:

      Deus passa a instrução dada a Moisés em (Deuteronômio 32:49) também a Josué em (Josué 1:2)

      Então o Sr Adventista quer supor que foi apenas as instruções de Deus acerca da Morte de Moisés. Provavelmente Deus pediu "segredo" a Moisés. Olha Moisés, não comenta com ninguém o que lhe falei.rsrsrs

      Moisés volta discursar ao o povo e da as bençãos aos filhos de Israel, para só depois subir o monte.

      "Esta, porém, é a bênção com que Moisés, homem de Deus, abençoou os filhos de Israel antes da sua morte". Deuteronômio 33:1-2

      Mas provavelmente Moisés manteve o segredo de sua morte e os filhos de Israel ficaram se perguntando "o que estava acontecendo?".

      "Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas". Amós 3:7

      E qual o papel do profeta? Mensageiro de Deus.
      Mesmo que não esteja descrito na bíblia o anuncio de Moisés ao povo acerca de sua Morte, fica claro pelo tom de despedida em seu último discurso ao povo Deut 33 e pelo próprio papel de profeta que exercia, manter o povo informado acerca da vontade de Deus.

      Essa ideia forçada do Sr Adventista é somente para distorcer a narrativa
      lógica do texto!

      Aí ele me pergunta:
      Cadê o verso que moisés fala ao povo de sua morte?
      Fica subentendido pelo caminhar dos fatos e pelo papel de Moisés junto ao povo. Não teria nenhuma rasão para Moisés esconder o fato de sua morte. No verso 33 claramente Moisés despede-se do povo.

      Já em Josué 1 não existe qualquer dúvida que a história avançou e após o pranto do povo, era hora de seguir em frente. Deus lembra Josué que Moisés estava morto e o anima para cumprir seu papel de novo líder dos filhos de Israel. Imediatamente Josué age:

      "Então Josué deu ordem aos príncipes do povo, dizendo:
      Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque dentro de três dias passareis este Jordão, para que entreis a possuir a terra que vos dá o Senhor vosso Deus, para a possuirdes". Josué 1:10-11

      Essa é a história sem interferência de escritos extra-bíblicos. Sem distorções.

      Excluir
    33. Palavras do Sr. Adventista?

      Pelo que leio aí constam apenas palavras e conjecturas, e que nem são do amigo. Estes mesmos versos e argumentos se encontram na internet!

      O amigo apenas os copiou!

      E quer bancar o estudioso da Bíblia?

      "Então o Sr Adventista quer supor que foi apenas as instruções de Deus acerca da Morte de Moisés. Provavelmente Deus pediu "segredo" a Moisés. Olha Moisés, não comenta com ninguém o que lhe falei.rsrsrs"

      Não amigo papamentiras, Moisés desceu do monte, falou a todos os filhos de Israel, que iria morrer, então revelou acerca da posse da terra prometida e em seguida subiu novamente ao monte, apenas para morrer! Isto está claro na Bíblia, não é isto?

      Esta é uma teoria, que críticos inventaram e que não se trata da real história que a Bíblia nos mostra. Moisés subiu ao monte, recebeu a revelação de Deus e em seguida morreu! Simples assim, nada de descer o monte para avisar o povo, nem consagrar Josué!

      Josué havia sido consagrado antes, ali onde lemos apenas está a repetir um fato ocorrido anteriormente à morte de Moisés, bem como outro fato ocorrido posteriormente à morte de Moisés que é os 30 dias de luto.

      Mas Josué não precisou esperar os 30 dias para ser consagrado, pois havia sido consagrado antes. E recebeu a revelação de que Moisés estava morto imediatamente após a morte de Moisés.

      Também recebeu aquela revelação passada a Moisés e que Moisés não teve tempo de contar ao povo (pelo menos a bíblia não relata isto).

      Moisés recebeu a revelação no monte e morreu no próprio monte.

      Agora leiamos as escrituras, para ver se é realmente como afirma nosso amigo papa mentiras:

      a) Moisés desceu do monte para avisar ao povo? Em seguida subiu novamente ao monte para morrer?

      b) Logo após a morte de Moisés, Deus se apresentou ao povo, falando diretamente a estes e dizendo de que Moisés havia morrido?

      c) Deus apenas se deu ao trabalho de repetir a Josué aquilo que Moisés já haveria revelado, de que morreria e que deveriam iniciar a tomada de posse da terra prometida?

      Não, a bíblia não fala nada disto, nem há versos que digam tal coisa! Como é de costume de alguns dispensacionalistas, criam teorias, para moldar a Bíblia às suas interpretações particulares.

      (...)

      Excluir
    34. Espíritas por exemplo, poderiam dizer de que Moisés apareceu em espírito, revelando ele mesmo ao povo de que haveria morrido.

      E os mesmos dirão de que isto é claro e inequívoco na Bíblia!

      O problema, porém é quando se junta a mania dispensacionalista (não de todos), de criar teorias em cima de versos bíblicos, com a incontível vontade de dentar de que Moisés tenha subido em espírito ao céu após a sua morte (imortalidade da alma).

      Então o corpo de Moisés precisaria mesmo ter apodrecido e continuado em uma tumba que ninguém haveria encontrado!

      Então lemos o testo de Judas que nos revela claramente acerca do corpo de Moisés, ou seja, após a SUA morte, Miguel veio batalhar contra Satanás pelo seu corpo.

      Será que Miguel batalhou pelo corpo de Moisés? Ou será que foi pelos ossos e pelas víceras, de um cadáver à muito putrefato?

      A Bíblia não relata que esta batalha tenha sido após os 30 dias de luto, mas imortalistas, criam conjecturas e interpretações acerca da Bíblia, para mostrar de que tenha sido após a subida de Moisés ao céu (desencarnado).

      Daí criam a teoria de que Satanás pretenderia tomar o corpo de Moisés (encarnando-se nele) para enganar o povo!

      O problema amigo papamentiras, é que nem mesmo o amigo se garante com a teoria que adotou!

      Todas aquelas perguntas que lhe fiz, são respondidas pelos imortalistas da alma, porém através de teorias e não de versos bíblicos.

      Ao invés de se arriscar em comprometer-se apresentando tais teorias, preferiu calar-se ou fugir do assunto!

      Se o amigo ao menos fosse honesto, pelo menos sobre aquilo que crê, não teria vergonha nem receio de contar-nos sobre TODA a teoria dos dispensacionalista, imortalistas da alma, acerca do assunto.

      Mas acontece que nós adventistas não aceitamos teorias que vão contra princípios Bíblicos. Cremos em ressurreição dos mortos porque é Bíblico, e não cremos em almas penadas, espíritos desencarnados, nem em fantasmas que são doutrinas gregas e não Bíblicas.

      Em nenhuma parte da Bíblia se encontra Deus ou os profetas explicando esta doutrina, acerca da imortalidade da alma, que é extensa e complexa.

      O livro de Dante, é o livro que melhor explica esta doutrina que está presente na maiorias das religiões, cristãs e não cristãs.

      (...)

      Excluir
    35. Então, querido amigo papamentiras, como adventistas, não precisamos nos preocupar em harmonizar a Bíblia com a doutrina da imortalidade da alma, nem precisamos nos preocupar em puxar a sardinha à favor desta doutrina, penalizando doutrinas claramente bíblicas como a da ressurreição.

      E distorcer minhas palavras, nem criar um conjunto de argumentos jogando a questão para observações sobre minha pessoa, lhe dará razão naquilo que prega.

      Quando se parte para este tipo de atitude é sinal de que o debatente já se encontra sem condições de responder à altura.

      E o amigo deveria se corrigir desta prática, senão acabará ficando como o amigo joel Santos, que se tornou meu "fã nº1", tornando a minha pessoa o centro de seus comentários.

      Atitude tão comum que já nem damos muita bola para o que estes críticos dizem, nem para a atitude costumeira que tomam, apenas damos uma ou outra instrução e procuramos levar a coisa na esportiva.

      Quando não havia internet era muito pior, porque muitos obreiros tinham que sair às pressas, sob paus e pedras! E ainda hoje aparecem os mais exaltadinhos, querendo tomar satisfações, barrando-os nas saídas após uma de suas pregações! Nem Leandro Quadros tem sido polpado disto.

      Hoje, os de mesma atitude (quando deitados abaixo por argumentos ou pregações), apenas digitam, na internet: rs.. rs.. kk.. kk..

      Zombaria, porém, é até melhor do que pancadaria, já que é o máximo que podem fazer através da internet.

      Mas isto não importa, porque graças a Deus, a extrema maioria dos cristãos são civilizados, corteses, educados e muito tementes a Deus e nos recebem, de braços abertos em seus lares e também nas suas igrejas.

      A primeira coisa que conta então é a atitude!

      O amigo está aqui como um anti-adventista, portanto usará quaisquer argumentos que tiver à mão para contradizer aquilo que lhe digo. Mas serão apenas argumentos, pretextos, conjecturas, especulações e nada de versos bíblicos, o que é e praxe.

      A venda, então, que está em seus olhos tentará convencer a outros de que esteja nos olhos da contraparte! Tentará convencer a outros de que a contraparte faz aquilos que os amigo faz. De que a contra parte age como os amigo age.

      Entretanto, fato é que pessoas como o amigo usam pseudônimos e se camuflam, para fazerem suas pregações anti-adventistas, mas os adventistas se mostram, inclusive na TV, sem medo, para falar contra a crenças de pessoas como o amigo.

      Quem não deve, não teme!

      (...)

      Excluir
    36. O amigo é um frequentador, podemos dizer assíduo do blog exadventistas, onde Editor e mais algum, trabalham em um projeto que visa tirar pessoas do mundo das drogas, muito bom por sinal. Entretanto, alguns como o Editor, isoladamente, se aproveitam da fragilidade de algumas pessoas, para angariar apoio à suas bancadas anti-adventistas, movimento isolado, este, que em outros países e mais recentemente no brasil, tem levado a isto:

      http://www.youtube.com/watch?v=c-XTSKiAxlY

      Este é um vídeo do 171daiasd, que trabalha junto aos do blog Nitroglicerinapura e que dão apoio direto ao Editor e companhia.

      Mas tem vários outros:

      http://www.youtube.com/watch?v=X-bEyPFzhuo

      E a maior parte do ódio se dirige contra a pessoa de Ellen White e seus livros:

      http://www.youtube.com/watch?v=5bQ1Q2aS7Jc

      Entretanto, no fundo, estes não estão lutando contra Ellen White ou nossa igreja, mas sim contra a verdade que pregamos, ao exaltar a Bíblia e a necessidade de fazer dela um padrão de vida, o que fere os interesses de muitos pastores, em suas igrejas e de sectários, com interesses particulares, fora delas.

      http://www.youtube.com/watch?v=-wIBQK6k0VQ

      É triste ver como sectários, tem manipulado cristãos, muitas vezes sinceros a contribuírem para seu movimento de combate à igreja adventista. O pior é que a maior parte destes sectários possuem uma igreja, mas isoladamente, fazem um trabalho excuso à parte, tentando defender seus próprios interesses.

      Estes sectários porém nunca mostram o rosto, sempre se escondem por trás de uma máscara, manipulado outros.

      E mais uma vez não estou dizendo teorias, nem conjecturas, mas mostrando as imagens reais do que está ocorrendo diariamente, mesmo que de forma isolada.

      A verdade é que a IASD tem tirado o rico dinheirinho e a comodidade doutrinária de muitos destes, que tem perdido membros e sido severamente questionados em suas igrejas quanto àquilo que pregam estarem, em boa parte, em desacordo como o que lemos na Palavra de Deus.

      Combater o adventismo não é de interesse de nenhuma religião, mas é de interesse de alguns poucos em particular. Por isto existem estes que atuam de forma oculta em uma bancada anti-adventista.

      Não fazem mais do que seguir a cartilha de grupos como CACP, "blog exadventistas", "blog nitroglicerinapura", dentre outros.

      Dizem ser isto, cristianismo.

      Seguirei porém, a Bíblia, e não confiarei nas palavras de outro se não um verdadeiro profeta da parte de Deus. Na Igreja Adventista do Sétimo Dia tenho tudo que preciso! Doutrinas baseadas únicamente nas Escrituras Sagradas e um profeta confiável. Em matéria de religião estou muito bem servido.

      Excluir
    37. Olá Sr Adventista:
      Sinceramente oque debatemos aqui foi minha própria analise do assunto e não cópia da internet. Uso-a muitas vezes para pesquisas, mas nesse caso os argumentos levantados foi o que entendi dos textos estudados.

      O Sr disse:
      (Não amigo papamentiras, Moisés desceu do monte, falou a todos os filhos de Israel, que iria morrer, então revelou acerca da posse da terra prometida e em seguida subiu novamente ao monte, apenas para morrer! Isto está claro na Bíblia, não é isto?)

      Moisés não estava no monte quando Deus revelou sua morte. Alias Moisés junto com Josué tinha acabado de falar com o povo.

      "E veio Moisés, e falou todas as palavras deste cântico aos ouvidos do povo, ele e Josué, filho de Num.
      E, acabando Moisés de falar todas estas palavras a todo o Israel,
      Disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós, para que as recomendeis a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei.
      Porque esta palavra não vos é vã, antes é a vossa vida; e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra a qual, passando o Jordão, ides a possuir.
      Depois falou o Senhor a Moisés, naquele mesmo dia, dizendo:
      Sobe ao monte de Abarim, ao monte Nebo, que está na terra de Moabe, defronte de Jericó, e vê a terra de Canaã, que darei aos filhos de Israel por possessão.
      E morre no monte ao qual subirás; e recolhe-te ao teu povo, como Arão teu irmão morreu no monte Hor, e se recolheu ao seu povo.
      Porquanto transgredistes contra mim no meio dos filhos de Israel, às águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim; pois não me santificastes no meio dos filhos de Israel.
      Pelo que verás a terra diante de ti, porém não entrarás nela, na terra que darei aos filhos de Israel". Deuteronômio 32:44-52

      Moisés e Josué não estavam em monte nenhum quando Deus lhe da a ordem de subir o monte Nebo ver a terra prometida e depois morrer. Eu fico com a impressão que o Sr quer COMPLICAR as coisas, por isso que disse que o Sr está distorcendo os textos.

      Mas tudo bem! O Sr está fazendo seu trabalho. Como membro de uma organização religiosa, deve defende-la custe o que custar.

      Quanto a perseguição aos adventistas, eu vejo isso como algo normal, visto a tamanha rivalidade religiosa que temos hoje em dia.
      Agora reclamar disso é coisa que não pode, pois os estudos bíblicos Adventistas mesmo ensinam que são a única igreja verdadeira e a igreja Católica é a grande "prostituta" e as demais igrejas que adoram a Deus nos domingos são as "filhas da prostituta".
      Como é que o Sr e seus companheiros querem ser bem vistos pelas demais religiões?

      Excluir
    38. Quanto a imortalidade da alma, eu não estou a defendendo em momento algum. Também não sou contra os adventistas. Apenas discordo de algumas crenças infundadas.

      No livro de Judas 1:9 não consta nenhuma prova da ressurreição de Moisés!
      Deus incumbiu o arcanjo Miguel a sepultar o corpo de moisés para o povo não o idolatrar, por outra parte, satanás queria o contrário, para implantar a idolatria em Israel. É só isso que entendo desse texto.

      Sabe Sr Adventista: Existem mais de 40 mil religiões organizadas no mundo e a fé Cristã está bem espalhada pelo mundo. O que sobra é a luta estre as religiões para conquistar membros uma das outras. Cada uma defendendo sua fé para aumentar o número de fiéis e engordar os cofres da organização. Todas se dizem verdadeiras e provam biblicamente suas doutrinas. Segundo suas interpretações da bíblia é claro.
      Mas o fato é que todas tem algumas falhas e jamais deveriam se dizer a verdadeira igreja de Cristo, pois essa é pura e imaculada. Não é templo, não tem placa, nem é uma instituição religiosa que se diz portadora do caminho da salvação. A igreja de Cristo é o grande grupo de seguidores de Jesus. Quem estudar um pouco a bíblia vai saber disso. Ecclesia!

      O espírito de Profecia é para a igreja e não pera uma única pessoa comercializar esse suposto dom. Eu vejo assim.

      Mas como o Sr fez uma grande salada de frutas misturando vários assuntos para mudar o assunto debatido, me despeço e lhe parabenizo pelo grande profissional da fé que o Sr é.
      Abraço!

      Excluir
    39. Como não? Ouvi estes mesmos argumentos e as mesmas explicações duas semanas atrás de um comentarista chamado Paulo Cadi! Também ouvi estas mesmas coisas do amigo Luciano Sena. Bem como em outros blogs da internet! Então como diz:

      "os argumentos levantados foi o que entendi dos textos estudados."

      O amigo não estudou tais textos para tirar tais argumentos, o amigo copiou-os, não minta.

      Sim amigo papamentiras, Moisés acabara de falar ao povo, mas só DEPOIS de passar seu testamento ao povo é que ocorreram os versos 48-52.

      Então Moisés NÃO pôde ter avisado ao povo sobre sua morte, pois Deus lhe falou acerca da sua morte DEPOIS, quando segundo a ordem de Deus, Moisés subiu ao monte e NÃO MAIS DESCEU! Portanto, Moisés NÃO poderia ter avisado ao povo sobre sua morte!

      "Disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós, para que as recomendeis a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei.
      Porque esta palavra não vos é vã, antes é a vossa vida; e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra a qual, passando o Jordão, ides a possuir.
      >>>>> DEPOIS <<<< falou o Senhor a Moisés, naquele mesmo dia, dizendo:
      Sobe ao monte de Abarim, ao monte Nebo, que está na terra de Moabe, defronte de Jericó, e vê a terra de Canaã, que darei aos filhos de Israel por possessão. >>> E MORRE <<< no monte ao qual subirás; e recolhe-te ao teu povo, como Arão teu irmão morreu no monte Hor, e se recolheu ao seu povo."

      Então a bíblia realmente NÃO relata de que Moisés tenha contado ao povo sobre sua morte!

      Então como o povo ficou sabendo?

      a) Moisés veio em espírito avisar ao povo de que havia morrido?
      b) Moisés supostamente desceu do monte para avisar ao povo de que morreria? Subindo logo em seguida para morrer!?
      c) Depois de Moisés morrer, Deus revelou diretamente ao povo sobre o fato?

      O que consta na Bíblia?

      Se o amigo não me apresentar versos que comprove alguma dentre estas teorias, claro que termos de aceitar o que está relatado na Bíblia, de que Deus comunicou tal fato a Josué.

      E sendo que Deus comunicou tal fato a Josué ENTÃO o povo NÃO poderia ter pranteado a Moisés, antes dos eventos de Josué 1:1.

      Então Josué 1:1 não se dá depois de completar os 30 dias de luto mas sim ANTES!

      E como o verso diz, se dá após a morte de Moisés:

      (...)

      Excluir
    40. "E sucedeu DEPOIS DA MORTE de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:" (Josué 1:1)

      Ali diz: "depois da morte de moisés" e não "depois dos 30 dias de luto", como o amigo pretende adicionar às escrituras, através de argumentos.

      Então lhe faço mais uma pergunta, espero que pelo menos esta o amigo consiga responder:

      a) Mostre na Bíblia algum verso que impeça de que Josué 1:1 tenha ocorrido antes de se completar os 30 dias de luto!

      Percebemos de que antes de Josué 1:1 este luto não poderia nem começar, pois como saberiam de que Moisés haveria morrido?

      Deus não os revelou, tampouco Moisés desceu do monte para avisá-los.

      Assuma sua crença amigo papamentiras, e conte toda a história sobre esta teoria! Diga que Moisés apareceu em espírito, para revelar sobre a sua morte ao povo!

      Então diga de que o Moisés que apareceu no monte da transfiguração era o mesmo espírito desencarnado!

      Este é o ponto controverso pelo qual os dispensacionalistas imortalistas, reivindicam contra a pregação adventista! Pois dizem de que Moisés estava em espírito com Jesus.

      Os adventistas porém dizem que Moisés havia ressuscitado e que assim como Elias, estava ali com seu corpo! Corpo este que foi disputado por Miguel no livro de Judas.

      Daí surgem alguns, desinformados, com argumentos do tipo:

      O corpo de moisés não teria mais serventia porque já estaria em decomposição após os 30 dias! Mas daí então encontram um trecho do livro de Ellen White onde afirma de que o corpo de Moisés não havia visto a corrupção!

      Ou seja! O corpo de Moisés não entrou em decomposição e Miguel estava disputando um corpo, acabado de falecer, pretendendo ressuscitar a Moisés.

      E o porque da conclusão de que Moisés haveria sido realmente ressuscitado?

      Ora, simples! Porque a única possibilidade que a bíblia apresenta para uma pessoa voltar à vida, é de que tenha passado pela ressurreição. Isto porque a Bíblia não apóia a doutrina da imortalidade inerente da alma.

      Então a questão é que este texto de Judas e também as afirmações de Ellen White, contradizem os imortalistas da alma que juram de pés juntos de que Moisés tenha aparecido ali em espírito desencarnado, no monte da transfiguração! Alguns chegam ao cúmulo de também tentar provar de que Elias, também estaria ali em espírito, quando bem lemos na bíblia ele sendo arrebatado em uma carruagem de fogo, e sendo levado vivo com seu corpo ao céu.

      (...)

      Excluir
    41. Então deixe de onda, amigo papamentiras, o amigo não esta aqui para defender a bíblia coisíssima nenhuma, mas sim para defender a sua crença pessoal na imortalidade inerente da alma.

      Fato é que a revelação de Ellen White sobre a incorrupção do corpo de Moisés (que também ocorreu no caso de Jesus) dá um grande apoio aos que descrêem desta doutrina grega que prega de que os mortos, saiam por aí como almas desencarnadas, rumo ao paraíso ou inferno, no caso dos calvinistas, ao purgatório, por parte de alguns católicos, ou que fiquem vagando por aí e se comunicando com os vivos, no caso dos espíritas, ou que mesmo não tendo este costume, possuem até esta capacidade (segundo aqueles que crêem de que a parábola sobre o Rico e Lázaro tenha sido algo literal, ou um ensino sobre a imortalidade da alma), caso de alguns evangélicos.

      E mesmo que Ellen White, houvesse errado na revelação de que o corpo de Moisés não haveria visto a corrupção, isto não impediria de que Moisés houvesse sido ressuscitado!

      O que pessoas como o amigo então querem, é revogar qualquer tipo de apoio ou argumento que falem contra a sua crença imortalista da alma, e que pregue algo que é bíblico, tal qual a ressurreição dos mortos!

      Eu pessoalmente creio na ressurreição, mas descreio totalmente em espíritos desencarnados. Então óbvio que minha conclusão seria de que Moisés haveria sido ressuscitado quando apareceu junto com Jesus e Elias no monte da transfiguração! Não precisaria de Ellen White dizer isto para chegar a tal conclusão.

      A questão é que os livros de Ellen White, pregam de maneira forte contra a doutrina da imortalidade da alma. Também contra o espiritismo e muitas das doutrinas calvinistas, como a dupla-predestinação e o tormento eterno.

      Tais pessoas então alegam de que os adventistas só pregam contra estas doutrinas por causa de Ellen White, vê se pode! Como se tais doutrinas fossem bíblicas!

      Acontece que antes de Ellen White começar a escrever seus livros, a Igreja Adventistas do Sétimo Dia já estava formada, com seu conjunto de Doutrinas Fundamentais. Quaisquer outras doutrinas que apareçam, nós rejeitamos! Porque não fazem parte da Bíblia!

      E como sabemos que não fazem parte da Bíblia? Ora porque os adventistas (provindos do movimento milerita) examinaram exaustivamente a Bíblia e não encontraram nela as doutrinas que os amigos crêem! Por isto abandonaram estas doutrinas, passando a seguir tão somente aquilo que há realmente contido na Bíblia Sagrada.

      É claro que os escritos de Ellen White servem como uma mão na roda, a fim de amparar nossas doutrinas, por isto fizemos dela nossa profetiza oficialmente!

      Coisa que os amigos que crêem em espíritos não fizeram de Calvino e tantos outros defensores da imortalidade da alma.

      (...)

      Excluir
    42. Os amigos se apóiam em tais pessoas para construir muitas de suas doutrinas, mas criticam o fato de termos, como profetisa, alguém que apóia cada uma de nossas doutrinas!

      E quando tal profetiza fala algo contra aquilo que os amigos crêem, aí o "caldo entorna". Logo vem uma chuva de argumentos e especulações a fim de contradizê-la.

      É claro de que o detalhe de que o corpo de Moisés não teria visto a corrupção é algo exclusivo de seus escritos! Que vem de particular revelação! Nem por interpretação bíblica poderíamos dizer tal coisa com absoluta certeza!

      Entretanto, diferente do que os amigos tem tentado enfiar goela abaixo, não há nada escrito na bíblia que impeça esta possibilidade, como bem demonstrei ao amigo através de comentários.

      Então temos que nos atentar aos fatos!

      Pelo que lemos na bíblia, não encontramos nem apoio, nem contradição ao que Ellen White mencionou. A única contradição que há, é em relação às teorias daqueles que crêem na imortalidade da alma e que querem a todo custo tentar provar de que Moisés tenha aparecido em espírito, e não em corpo ressurreto, no monte da transfiguração.

      A Bíblia diz: Três tendas, uma para Jesus, uma para Elias e adivinha! Uma também para Moisés!

      Espírito precisa de tenda para passar a noite?

      E não era o mesmo Pedro (ver relato sobre cristo andando sobre as águas), sendo agora cortês e agindo naturalmente para com um "fantasma"?

      Então nada de espírito desencarnado, mas ressurreição! Qualquer tipo de revelação extra-bíblica que apóie a imortalidade da alma é claramente um engano!

      Quanto à revelações que não contradizem as claras doutrinas bíblicas, pelo contrário, que as apóiam a exemplo da ressurreição, podemos sim dar ouvidos, porque provém de um espírito que fala a verdade.

      Excluir
    43. Acabou de ser postado o seu segundo comentário! Fico feliz com o espírito de mansidão e temperança que o amigo demonstrou ao final!

      Também lhe desejo tudo de bom e considero louvável a sua atitude e as palavras que dirigiu ao final, para minha pessoa e um bom exemplo dentro da comunidade cristã.

      Que Deus lhe abençoe ricamente.

      (Espero que o amigo Joel, que nos esteja lendo, que também tome isto como um exemplo)

      Se não vir o amigo mais nestes blogs da vida, espero encontrá-lo no céu! Que é o mais importante para todos nós.

      Paz do Senhor, irmão!

      Excluir
    44. Se meus estudos chegaram a mesma conclusão que blogueiro A, B, ou C não me importo e nem sou mentiroso por isso Sr Adventista.

      No verso 33 depois do anuncio de sua morte Moisés volta falar com o povo e os da as bençãos. Como o Sr explica se Moisés já estaria no monte? Não entendi!

      Excluir
    45. Também quero reiterar que o Sr se confundiu em ralação ao episódio no monte da transfiguração. Veja o que eu disse sobre o assunto em minha primeira postagem:

      Mateus 17:1-9, o texto é bem claro, no versículo 9 ( uma visão) foi uma visão como tantas outras relatadas na escritura sagrada, como exemplo Daniel Cap 8:1-5

      Não creio em alma desencarnada nem em fantasmas.
      O Sr está querendo polemizar!

      Excluir
    46. Em minha postagem acima entenda Deut 33.
      Nesse capítulo Moisés fala com o povo mais uma vez depois da revelação de sua morte. Da aos filhos de Israel a ultima benção.

      " Esta, porém, é a bênção com que Moisés, homem de Deus, abençoou os filhos de Israel antes da sua morte.
      Disse pois: O Senhor veio de Sinai, e lhes subiu de Seir; resplandeceu desde o monte Parã, e veio com dez milhares de santos; à sua direita havia para eles o fogo da lei". Deuteronômio 33:1-2 E segue o discurso até o verso 29.

      No cap 34 então Moisés finalmente sobe ao monte para morrer. veja:

      " Então subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está em frente a Jericó e o SENHOR mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até Dã; Deuteronômio 34:1"

      Sua narrativa está equivocada!

      Excluir
    47. Sr. Adventista, as pessoas que visitam o teu Blog a mais tempo, e que conhecem a tua postura, já sabem muito bém o tamanho do teu cinismo e hipocrisia. Você nem se dá conta que acabou de fazer acusações levianas ao Papamentiras, praticamente taxando-o de mentiroso, agora vem com essa conversa mole e com os teus falsos elogios ao "espírito" de mansidão dele? Antes de me apontar o dedo, porque não toma esta atitude positiva dele como um exemplo a você também?

      Outra coisa, você disse para eu me "tocar" e não perder o meu tempo postando aqui, porque os meus comentários estão sendo ignorados por vossa pessoa. No entanto, fica fazendo "gracinhas" dizendo que o Joel é teu "fã". Meu caro, eu sou franco em lhe afirmar que nunca fui e jamais serei "fã" de quem quer quer seja que se levanta em defesa de idéias fraudulentas, interpretações "tortas" para tentar tampar o Sol com a peneira.

      E um exemplo clássico do que estou falando, são estes estudos que denominam de "Bíblia Fácil" (estes Vídeos), onde, estas pessoas (alunos) estão sendo instruídas de acordo com a conveniência Adventista, e não conforme a realidade Escriturística.

      Nem preciso ser um Doutor em Teologia para perceber quantas distorções interpretativas sobre as profecias de Daniel (7, 8, 9); principalmente concernente a profecia das 2300 tardes e manhãs. Quanto disparates que estes alunos estão assimilando !? Mal sabem que estão concordando com o erro de 1843/44. Então, não se iluda !

      Ademais, você complica tanto as coisas, que consegue ler algo que sequer está escrito no texto. Quem te disse que Elias subiu ao Céu numa "Carruagem de Fogo?". A minha Bíblia não diz isso. Releia a passagem de II Reis 2:11 para ver se é isto mesmo que está escrito.

      Nem sobre o assunto da "transfiguração", relatada no Evangelhos, onde consta uma explicação óbvia do porquê daquela atitude de Pedro, quando teria sugerido a construção das três Cabanas (Tendas); ou seja, o próprio texto (de Marcos e Lucas) está justificando o "delírio" de Pedro; mas mesmo assim, o "senhor" Adventista não consegue captar o fio da meada, e equivocado, continua fazendo perguntinhas "infantis", do tipo:

      "Espírito precisa de tenda para passar a noite?"

      Além do que, falta-lhe entender de fato o significado de "Visão" no texto.

      Bém, o senhor pode continuar ignorando os meus comentários, mas que você está iludido, isto é inegável !

      Excluir
    48. "No verso 33 depois do anuncio de sua morte Moisés volta falar com o povo e os da as bençãos. Como o Sr explica se Moisés já estaria no monte? Não entendi!"

      Lhe explico!

      Durante todos os comentários lhe perguntei sobre quem teria avisado sobre a morte de Moisés!

      Ex:

      "Quem avisou ao povo sobre a morte de Moises?

      a) Deus (falando diretamente ao povo)?
      b) O próprio Moisés?
      c) Josué?"

      http://novamenteadventistas.blogspot.com/2014/01/resposta-paulo-cadi.html?showComment=1390571277243#c1987738771049489622

      Após ler os comentários de joel Santos, que costumo ignorar, percebi de que foi o primeiro a usar tal capítulo de Deuteronômio 33 para responder a esta questão:

      http://novamenteadventistas.blogspot.com/2014/01/resposta-paulo-cadi.html?showComment=1390231453180#c1291237438310984413

      Apenas ignorei os comentários do amigo joel Santos, bem como tal capítulo 33 de Deuteronômio, não os levando em consideração em todos os meus comentários.

      Em suma:

      Eu estava falando acerca do capítulo 32, enquanto o amigo estava a falar do capítulo 33.


      "Disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós, para que as recomendeis a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei.
      Porque esta palavra não vos é vã, antes é a vossa vida; e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra a qual, passando o Jordão, ides a possuir.
      >>>>> DEPOIS <<<< falou o Senhor a Moisés, naquele mesmo dia, dizendo:
      Sobe ao monte de Abarim, ao monte Nebo, que está na terra de Moabe, defronte de Jericó, e vê a terra de Canaã, que darei aos filhos de Israel por possessão. >>> E MORRE <<< no monte ao qual subirás; e recolhe-te ao teu povo, como Arão teu irmão morreu no monte Hor, e se recolheu ao seu povo." (Deuteronômio 32:46-50)

      http://novamenteadventistas.blogspot.com/2014/01/resposta-paulo-cadi.html?showComment=1390849526851#c4163949563680404590

      Coloque então em mente de que, onde o amigo achou que EU estava falando sobre o capítulo 33, estava na verdade falando sobre o capítulo anterior, Deuteronômio 32.

      (...)

      Excluir
    49. O testamento ao qual me referi, não eram as bênçãos de Moisés em Deuteronômio 33, mas sim o que foi passado aos Filhos de Israel antes, veja, além do capítulo 32 também o capítulo 31.

      Conseguiu captar querido amigo?

      "Porque eu sei que depois da minha morte certamente vos corrompereis, e vos desviareis do caminho que vos ordenei; então este mal vos alcançará nos últimos dias, quando fizerdes mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira com a obra das vossas mãos."

      "Depois foi Moisés, e falou estas palavras a todo o Israel,
      E disse-lhes: Da idade de cento e vinte anos sou eu hoje; já não poderei mais sair e entrar; além disto o Senhor me disse: Não passarás o Jordão."

      Veja mais:

      "E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te; porque com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la."

      Vê aí as respostas para muitas das perguntas que lhe fiz?

      "E disse o Senhor a Moisés: Eis que os teus dias são chegados, para que morras; chama a Josué, e apresentai-vos na tenda da congregação, para que eu lhe dê ordens. Assim foram Moisés e Josué, e se apresentaram na tenda da congregação."

      Em suma:

      Moisés havia dito sobre sua morte muito antes dos capítulos seguintes, 32 e 34, então claro que era necessário de que houvesse uma confirmação de SUA morte.

      Estes versos também mostram de que o povo ficou sabendo acerca da morte de Moisés (cumprimento de sua morte) através de Josué em Josué 1:1.

      Portanto, quando Deus aparece a Josué 1:1 está tratando de revelar sobre a morte de Moisés, confirmando o que havia sido dito muito tempo atrás.

      Então não foi em Deuteronômio 33 que o povo tomou conhecimento de que Moisés iria morrer, este capítulo trata das bênçãos de moisés, obviamente serve, por tabela, como uma confirmação de que Moisés iria morrer, mas não diz de que Moisés tenha dito ao povo sobre sua iminente morte!

      Ou seja, pelo que está explícito na Bíblia, aos olhos do povo, no máximo aquelas seriam as bênção, podemos dizer, de um moribundo, onde não se sabe ao certo QUANDO iria morrer de fato!

      O amigo se perdeu tentando aproveitar o capítulo 33 em sua resposta, enquanto deveria ter usado os capítulos 31 e 32.

      (...)

      Excluir
    50. Após a bênção, claro que o povo ficou apreensivo, esperando apenas a revelação da morte de Moisés (revelação de que Moisés havia morrido).

      Pelo que se lê na Bíblia, Moisés era o único que sabia da morte iminiente, não há como se afirmar de que o povo sabia, com certeza, de que Moisés morreria após subir aquele monte, mesmo diante de tais bênçãos!

      Não houve comoção nem aflição por parte do povo diante da subida de Moisés ao monte, pelo menos não que conste nas Escrituras Sagradas.

      Nada de despedida, nem tentativa de impedi-lo, nem qualquer outra coisa!

      Ou seja, nos últimos versos do capítulo 32 Deus ordena Moisés a subir ao monte para morrer e nos primeiros versos do capítulo 33, é relatado a sua chegada ao monte.

      O capítulo 33 serve como um apêndice e trata exclusivamente sobre a Bênção de Moisés, nada sobre revelação de sua iminente morte.

      Esta bênção poderia ter se dado após a ordem dada a Moisés de subir ao monte e antes de ter subido de fato? Sim! Poderia, sendo o mais provável.

      Mas também poderia ter sido dado muito antes!

      O que estou mostrando ao amigo é que boa parte daquilo que temos certeza, provém de interpretação pessoal e não de algo explícito nas escrituras.

      E construímos toda nossa linha do tempo, e presunções, com base naquilo que vamos interpretando à medida que lemos as escrituras.

      É realmente muito difícil nos atermos tão SOMENTE àquilo que realmente há contido nas escrituras! Na maioria das vezes, nos atemos a algo que julgamos estar implícito ou que julgamos ser de natureza óbvia!

      Então não podemos formatar as escrituras segundo o nosso pensamento! Sola scriptura é só as escrituras mesmos, somente aquilo que está realmente ESCRITO!

      Por causa disto é muito mais fácil contradizer uma teoria ou doutrina de outra pessoa do que defender as suas próprias! Porque sempre encontramos algo que vem de particular interpretação!

      Deixar a Bíblia falar! É difícil, mas é o correto! Complexo é juntar tudo aquilo que temos como fato e montar uma seqüência de fatos inequívoca!

      É isto que o amigo e muitos cristãos tem tentado fazer! Confesso que também tenho tentado!

      Mas quando então entendemos a complexidade que é, remontar um correto entendimento das escrituras, nos recolhemos em nossa humildade e não nos atrevemos a contestar a interpretação de alguém, a menos que haja realmente algum verso explícito que contradiga algo que alguém tenha dito.

      (...)

      Excluir
    51. Achar um verso que diga, portanto, de que Miguel tivesse disputado o corpo de Moisés, após os 30 dias de luto, não é uma tarefa nada fácil.

      O verso utilizado para tal tem sido Josué 1:1 que não podermos garantir de que tenha ocorrido após os tais 30 dias de luto, porque não há escrito na bíblia algo como: "Os eventos de Josué 1:1 ocorreram após os 30 dias de luto".

      Tal conclusão vem de interpretação e cada um pode ter a sua, onde cada um crê de que está certo enquanto o outro está errado!

      Conclusão:

      A única maneira, portanto, de ter a absoluta certeza de que uma interpretação está certa, sobre algo que não está explícito na Bíblia, seria se aparecesse algum profeta, da parte de Deus, dizendo, olha, esta interpretação está certa e aquela, aquela e aquela está errada!

      Pronto! Sempre foi assim que Deus resolveu este tipo de problema em Israel!

      Mas daí então o amigo poderia dizer: "- Ora! Mas vocês atribuem este papel de profeta à Ellen White!"

      Então eu lhe diria: "-Justamente!"

      Então apenas teríamos que ler a revelação do profeta, se não estiver em contradição, em choque com a bíblia (algo que não pode ocorrer em se tratando de verdadeiros profetas), significa que é a interpretação correta!

      Trazendo para o assunto em questão:

      A questão é provar que Ellen White haveria errado em sua revelação, como única forma de refutá-la!

      Em se tratando de comparar interpretações, de pessoas não inspiradas, geralmente se da melhor aquela que é mais plausível. Mas em se tratando de profetas ditos, inspirados, não há meio termo, pois a única maneira é tentar provar de que estariam errados em suas revelações (o que no caso de Ellen White não tem sido nada fácil).

      Excluir
    52. Se Ellen White não tivesse escrito nada sobre o assunto, será que o Sr estaria fazendo toda essa tentativa de provar que os filhos de Israel não sabiam da morte de Moisés?
      A bíblia não é tão difícil assim de entender. O problema é quando alguém complica um pouco indo além do que foi revelado. Pois depois alguns textos precisam reinterpretado para dar suporte a certas afirmações.
      O problema é que Ellen White vai além do que a bíblia revela. E a confirmação de muitos assuntos abordados por ela, fica dependendo da fé em seus escritos.
      Ao longo dos anos os defensores de EGW é que tem tido muito trabalho para defende-la, pois textos polêmicos e declarações estranhas é o que não faltam.
      Até mais Sr Adventista:

      Excluir
    53. Só para esclarecer, tudo que o Sr disse acima desta vez, em nada contradiz a leitura que fiz. Apenas o Sr sugere que os filhos de Israel não sabiam se Moisés tinha mesmo morrido. Apesar de que Deus já havia revelado anteriormente. O Sr diz:


      Em suma:

      "Moisés havia dito sobre sua morte muito antes dos capítulos seguintes, 32 e 34, então claro que era necessário de que houvesse uma confirmação de SUA morte".

      Agora estamos chegando lá!
      Se Deus falou será que seria estar revelado uma confirmação?
      Havia dúvida se Moisés realmente morreria ou voltaria do Monte "jovem" novamente?
      Em Deut 34:1 diz que Moisés fez o que Deus lhe ordenou subindo o monte Nebo para morrer. Foi para não mais voltar! E o Sr mesmo confirma que os filhos de Israel sabiam de sua morte. Por isso o tom de despedida do cap 33.
      O Sr quer uma confirmação desnecessária!

      Finalmente chegamos a um senso comum.


      Excluir
    54. Sim papamentiras, Ellen White revela alguns detalhes que não estão na Bíblia. Porém, não vai além do âmbito Bíblico!

      Por exemplo ao relatar de que o corpo de Moisés não havia visto corrupção utilizou-se de algo que há na própria Bíblia, onde se diz de que Jesus também não passou pela corrupção.

      Outro exemplo, é que ela relata sobre a ressurreição de Moisés, algo que há contido na Bíblia, o próprio Jesus é exemplo, bem como outros personagens!

      Embora Ellen White dê detalhes sobre acontecimentos bíblicos, não cria doutrinas novas. A escritora, por exemplo, revela detalhes acerca dos reis magos que visitaram Jesus e assim prossegue, tratando sempre de questões Bíblicas.

      Ellen White não cria uma fonte de fé à parte da Bíblia. Seus livros tratam basicamente de explicar a Bíblia e únicamente a Bíblia.

      E o papel de Ellen White foi o de sanar dúvidas e divergências acerca das Escrituras Sagradas, em questões doutrinárias!

      E não trazer novas doutrinas.

      É claro que os detalhes apresentados em seus livros vão dar apoio a certas interpretações e contradizer outras.

      A questão é que o amigo não a vê como um profeta inspirado, enquanto que os adventistas sim.

      Então é normal o amigo descrer daquilo que ela disse naquilo que contradiz as crenças do amigo. Também é natural os adventistas crerem, segundo seus escritos, até naquilo que contradiz suas crenças pessoais!

      É aquela questão, você não concorda, mas aceita, pois sabe que é mais provável de que você esteja errado, assumindo-se de que o profeta em questão foi sem dúvida devidamente inspirado.

      E não passa disto, meu amigo, é assim que as coisas são.

      E quanto ao senso comum.

      É isto mesmo meu amigo! Ellen White à parte, não há como se provar explicitamente que eu ou o amigo estejamos errados!

      Tirando nossos conceitos e interpretações pessoais, a bíblia abre uma gama de possibilidades e não podemos engessar as escrituras.

      No final das contas, quanto ao corpo de Moisés ter visto a corrupção ou não, vai depender do partido que cada um defende. Então obvio que os adventistas irão defender de que tal corpo não teria visto corrupção, enquanto que imortalistas por exemplo dirão que sim, e outros com crença semelhante ao amigo também argumentarão que sim.

      Então se a Bíblia não deixa nada explícito é inútil fazer qualquer tipo de especulação. Que cada um então esteja seguro naquilo que crê acerca deste detalhe revelado unicamente por Ellen White.

      Sendo que o amigo relatou não crer em fantasmas, crendo então na ressurreição, então, não há, neste assunto, o que pese contra as crenças pessoais do amigo.

      Encerra-se então esta questão.

      Saúde, irmão.

      Excluir
    55. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    56. Como minha regra de fé é apenas as escrituras, creio que Moisés continua no sono da morte, aguardando sua recompensa.
      No mais, sei que seu trabalho é defender sua instituição e sua profetiza e isso o Sr faz muito bem, mas eu estou neutro nessa e minha analise é somente com a bíblia em mãos.

      Saúde!

      Excluir
    57. Boa tarde irmão Sr. Adventista, e a todos os demais amigos do blog.

      Realmente Sr. Adventista, a bíblia não dá base para a imortalidade inerente da alma, sem sombra de dúvida, tal disputa a respeito do corpo de Moisés de fato ocorreu antes do monte da transfiguração, não seria muito inteligente tentar desmistificar tal relato, assim como muitos tem feito para tentar abonar as suas ideias por que não dizer "religião".

      Portanto a natureza da inspiração jamais poderá ser eliminada pois tais ideologias, pelo contrário a mesma continua a ser sancionada por uma boa crítica textual.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Fiquem com Deus.

      Excluir
    58. Olá Gênes:
      Crês o Sr que Moisés esteve lá no monte da transfiguração?

      Excluir
    59. Eis aí, mais um que não apresenta nenhuma fundamentação Bíblica; no entanto, faz somente uma afirmação em defesa das Ideologias Adventistas, como se fosse uma idéia incontestável !

      Ou, melhor, ele já "pega o Bonde andando" e ainda opina sobre uma tal Imortalidade da Alma. Mas, será, que seria este mesmo, o assunto em discussão, ou ele já embarcou no "bonde" errado (o bonde do sr.Adventista)?

      O sr. Gênes fala sobre "Crítica textual" e da natureza da "inspiração"; mas, de que "inspiração" ele está se referindo ? (E.White?)

      Disse que: "sem sombra de dúvida, tal disputa a respeito do corpo de Moisés de fato ocorreu antes do monte da transfiguração..." Mas, nem um mágico, "honesto", será capaz de realizar esta "proeza". Porém, ele assevera: "Sem sombra de dúvidas!"; logo, subentende-se que ele tem "A" resposta.

      -Vejam bém, que o sr. Gênes acabou de mencionar a importância de uma Crítica textual" (e isto é louvável); entretanto, parece que ainda sequer procedeu uma análise mais séria, para se chegar a uma compreensão de que Judas 9 Contradiz Deuteronômio 34:6. Senão, vejamos: em Deuteronômio (já citado) consta que DEUS teria sepultado Moisés onde diz que... "NINGUÉM" sabia ou sabe até hoje... (nos dias do autor do livro de Deuteronômio) o lugar da sua sepultura.

      - Vale lembrar que a expressão: "NINGUÉM", inclui também os ANJOS; do contrário o texto seria claro e faria referência somente aos humanos e obviamente excluiria os ANJOS. Porém, não é esta a realidade do texto.

      Então, a pergunta é: "Se o próprio DEUS afirmou que NINGUÉM sabia o local da sepultura do Seu servo Moisés; então porque o autor do "livrete" de Judas, deu uma informação que contraria Deut. 34:6? Pois, como poderia alguém (Homem, Anjo ou o Satã) disputar algo que não esteja ao seu alcance, mas, em poder do Todo-Poderoso Criador e fonte da vida ?

      É verdade que, a "Inspiração" (Divina, é óbvio), não poderá ser eliminada ou sobrepujada por ideologias humanas; mas, isso depende a quem está sendo atribuída "tal inspiração". Pois, em Deuteronômio 13, o texto dá a entender claramente, que DEUS dá poderes a "Falsos Profetas" para testar (provar) o Seu povo em relação à obediência ou não à Sua Lei.

      Ou seja, os falsos profetas também profetizam (mesmo misturando a verdade c/ o erro); e inclusive conseguem fazer prodígios, mas isto não é um indicativo de serem "autênticos", e nem mesmo seria uma prova em favor do Verdadeiro Messias como alguns pensam. Mas, ao contrário, tudo isso provém do ETERNO; tanto para o bém, quanto para o Mal. E isto depende da conduta e do conhecimento de cada um.

      Excluir
    60. Olá papamentira:

      Através de sua indagação, percebe-se que não analisou com carinho o meu comentário acima.

      Por outro lado o amigo acredita que os personagens na transfiguração são menções a fantasmas?

      Excluir
    61. Na busca em tentar colocar no texto o que não existe, fica claro a tática que alguns utilizam para abonarem as vossas próprias ideologias.

      O texto de Deuteronômio cap. 34, o autor faz menção apenas a coisas terrenas, portanto qualquer esforço em tentar aplicar um determinado termo do texto em pauta a algo não contido nele se constitui em uma ”Euxegese”.

      Portanto uma boa crítica textual nos levará sem muitos esforços a compreendermos de uma forma cristalina a veracidade do pequeno relato da carta de Judas e comumente a natureza de sua inspiração.

      Gênes Soares.

      Excluir
    62. Gênes: Se você analisar com carinho verás que a bíblia em momento algum disse que eram Moisés e Elias em pessoa e nem em espírito. Se você prestar atenção nas palavras de Jesus sobre o assunto, fica claro que foi apenas uma "visão".

      "E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a VISÃO, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos". Mateus 17:9

      Resumindo: Esse relato não prova nem a existência de fantasmas e nem que Moisés ressuscitou.

      Abraço.

      Excluir
    63. Perceba que Jesus como parte integrante da visão lá se encontrava corporalmente, porém transfigurado num ser resplandecente, contudo sem perder as suas características pessoais.

      Já Lucas é bastante enfático ao dizer que Moisés e Elias apareceram em “GLÓRIA”, Jesus também, pois toda a cena era uma antecipação da glória futura do reino.

      “ ... Moisés e Elias, os quais apareceram em glória e falavam da sua partida, que ele estava para cumprir em Jerusalém”. Lucas 9:30 e31.

      “ Pedro e seus companheiros ... conservando-se acordados, viram a sua glória e os dois varões que com ele estavam”. Lucas 9:32.

      Portanto os três personagens presentes em tal relato são seres glorificados e não fantasmas como muitos erroneamente afirmam e tão pouco meras ilustrações.

      Abraço.

      Excluir
    64. Gênes: Entendo que foi uma "visão" da glória futura do reino de Deus, como você falou. Se Jesus falou que era uma visão, só resta crer assim.

      Excluir
    65. Creio que o amigo esqueceu-se de mencionar a palavrinha" antecipação",

      Elias estava ali com o seu corpo glorificado da mesma forma que Jesus, Moisés esteve ali também com o seu corpo glorificado, pois o arcanjo Miguel ganhou aquela disputa a respeito de seu corpo.

      Tão real era a cena ali no monte que Pedro propôs construir três tendas. "Uma para Ti [para Cristo], outra para Moisés, e outra para Elias." S. Mar. 17:4.
      Portanto a "Visão" proferida por Cristo era de cenas reais, pois ele esteve ali presencialmente conversando com seres reais e não com Espíritos desencarnados como muitos equivocadamente advogam.

      Essas são informações relevantes para podermos entender o que de fato ocorreu naquele cenário, e a conclusão é de que os personagens contidos nele eram "Reais".

      Não seria um caminho muito seguro tentar se prender a algo que o próprio relato esclarece.
      Só gostaria de frisar que Jesus não está duelando consigo próprio ao fazer tal ordenação aos seus discípulos.

      Portanto a fé não é fruto de um único ato isolado, mas sim de um conjunto de ações que confirmam a real veracidade de sua existência.

      Gênes Soares.

      Excluir
    66. Amigo Gênes:
      Entendo sua interpretação, mas se analisamos a bíblia de capa a capa não vamos encontrar nenhuma confirmação da ressurreição de Moisés. Essa ideia é levantada por vocês, mas sem prova bíblica.
      Vamos tentar entender Judas verso 9!

      Por que você acha que Deus mandou Moisés ir a um lugar distante do povo para morrer?

      "E morre no monte ao qual subirás; e recolhe-te ao teu povo, como Arão teu irmão morreu no monte Hor, e se recolheu ao seu povo".
      Deuteronômio 32:50-51

      "Assim morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, conforme a palavra do Senhor.
      E o SEPULTOU num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura". Deuteronômio 34:5-7

      Perceba que claramente Deus quer manter o corpo de Moisés e sua sepultura, longe dos filhos de Israel para evitar a "idolatria".

      "Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda". Judas 1:9

      O Arcanjo Miguel contendeu com satanás a cerca do corpo de Moisés para o SEPULTAR longe dos olhos dos filhos de israel. E é claro que venceu essa disputa.

      Essa interpretação não tendo prova bíblica, força muitos a distorcer outros textos a fim de dar alguma sustentação.
      Porem Judas 1: 9 refere-se ao sepultamento de Moisés. Jamais fala de ressurreição.

      No episódio do monte da transfiguração, é muita forçação de barra dizer que Moisés e Elias estavam ali, tanto corporalmente como espiritualmente, pois Jesus revelou que não passava de uma "visão".

      "E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a VISÃO, até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos". Mateus 17:9

      Aquilo que eles viram não condizia com a realidade atual, mas futura!

      Excluir
    67. Bem amigo papamentira:

      Também compreendo a vossa interpretação, mas como havia dito anteriormente os próprios componentes contidos em tal relato são suficientes para mostra-nos que tal acontecimento se deu de forma Real.

      Agora com relação ao relato de Judas, se o amigo percebesse com carinho veria que tal disputa a respeito do corpo de Moisés não era para poder simplesmente enterra-lo, mas sim para um propósito muito mais importante.

      Todos os que morrem são contados como prisioneiros de Satanás no sentido de estarem na sepultura, retidos, inativos, vencidos. Porém ao lermos Hebreus 2:14 diz que Jesus “pela sua morte aniquilou o que tinha o império da morte, isto é, o diabo.”

      Portanto a disputa não era sobre a sepultura, mas sobre o corpo de Moisés, Satanás reclamava Moisés como seu cativo, porém Miguel também o reclamava para si, e como já sabemos Miguel ganhou tal disputa não simplesmente para enterra-lo, mas sim para poder ressuscita-lo.

      Sabemos que o desejo de Satanás é manter mortos PARA SEMPRE todos os filhos de Deus que dormem.

      Portanto o relato contido nos evangelhos caminha para essa direção e não o contrário como o amigo tem pretendido.

      Portanto tais relatos quando bem analisados mostra-nos uma antecipação de uma realidade já existente.

      Atenciosamente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    68. Gênes:
      Eu não disse que era pela sepultura que lutavam, mas sim pelo corpo. Pois como já afirmei, o Senhor incumbiu ao Arcanjo Miguel a tarefa de sepultar Moisés onde os israelitas não pudessem saber, para assim evitar a "idolatria" da parta deles.
      O Sr forçou muito a barra para tentar dizer o que o texto não diz!
      Para início de conversa, como o Arcanjo Miguel iria reclamar o corpo de Moisés para ressuscita-lo se o penhor dos que dormem nem se quer havia cumprido sua missão? Usar esse texto de hebreus para convencer satanás jamais colaria! O Sr mesmo disse "pela sua morte". Jesus ainda não havia morrido e satanás muito almejava faze-lo fracassar.
      Só falta o Sr dizer que Miguel levou consigo uma cópia da carta aos Hebreus pera pregar a satanás. rsrsrsr... Desculpe a ironia, mas na falta de textos para provar tal teoria, vocês inventam cada argumentos sem fundamento que as vezes não da pra resistir!
      Quanto a transfiguração, o Sr pode falar o que quiser, mas a única prova clara que temos, afirma que era uma visão! O resto é apenas especulação.

      Feliz sábado:

      Excluir
    69. Sr. Papamentira, permita-me dizer algo "curioso" sobre toda essa discussão "infrutífera"; e creio que você percebe o porquê.

      Veja, é inútil argumentar não só sobre este assunto, mas sobre muitos outros, quando os próprios ditos Mestres destes debatedores (Adeptos) é que "repassam" a eles todas essas ideologias "a parte da Bíblia". Eu posso dizer isso, porque já vivenciei essa situação que é uma total "dependência de terceiros".

      Basta você acessar o Site do "Centro White de pesquisas" da IASD para descobrir de onde esses "senhores" retiraram as suas infundadas argumentações; é de lá que "plagiam" tais idéia estranhas; onde o "Doutor" em Teologia Alberto R. Timm, por exemplo, ensina "exatamente" desta maneira. Ou seja, ele como o Chefe Maior ou Coordenador do tal Centro de Pesquisas WHITE, também está "preso" à política da "Associação Geral" dos Estados Unidos, em se tratando das coisas relacionadas às literaturas de Ellen Gold White no Brasil. Bem como, o responsável para transmitir aos Acadêmicos (Alunos em Teologia) essa mesma idéia.

      Logo, fica difícil ou quase impossível querer inculcar nos "subalternos" (membros seguidores), algo, mesmo que seja Bíblico, mas que destôa da "interpretação" tradicional, digo, conveniência da Instituição IASD, por sua dependência à EGW.

      Até porque, qualquer análise Bíblia, por mais simples que seja, é o suficiente para que os escritos ditos "inspirados" desta senhora Norte America, sejam desacreditados uma vez que não resistem um confronto "nem de longe" com a palavra de DEUS.

      E isto é FATO !

      Excluir
    70. Bem se o amigo percebesse veria que apenas expandi o assunto quando fiz menção a sepultura, que pena que sua pessoa não conseguiu visualizar isso.

      Creio que o amigo não está muito lúcido, pois não está dizendo coisa com coisa porque digo isso!

      O Sr. diz que “ o Senhor incumbiu o Arcanjo Miguel de sepultar Moisés”.
      Perdoe-me, mas em nenhum momento a bíblia diz que Miguel sepultou o corpo de Moisés, isso é apenas uma ideologia de vossa parte.

      O texto de Deuteronômio 34 diz apenas que o Senhor o sepultou ali no vale na terra de Moabe.
      Portanto o relato contido em Judas só pode ter ocorrido pós-morte e sepultamento de Moisés.
      Sendo assim a vossa exposição fica totalmente sem sentido.

      “Claro observando que em todo o relato de Deuteronômio 34 á apenas menções a seres humanos abaixo de Deus, e o “NINGUÉM SABER ” o lugar de sua sepultura, diz respeito apenas a eles”. Quem lê entende.

      Justamente por esse motivo o relato de Judas segue-se de forma fidedigna, não conflitando tal relato de Deuteronômio, mostrando-nos que a natureza de sua inspiração provém da mesma fonte.

      Bem já com relação á Hebreus se o amigo fosse um pouco mais cuidadoso veria que a minha ênfase inicial no texto era para CONFIRMAR que satanás contava todos os que morriam como sendo seus prisioneiros.

      Portanto esse império que satanás tinha por ocasião da morte, teve o seu reinado ameaçado em Moisés e posteriormente confirmado em Cristo Jesus, o primeiro o único que mediante a sua ressurreição poderia passar vida aos demais, ele era o “molho movido” era a certeza que tínhamos de uma grande colheita vindoura.

      De fato Cristo não foi o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, mas sim foi o principal o primeiro o único que poderia pagar o preço da desobediência do homem e o único que poderia dar – lhe vida novamente.
      Tanto isso é verdade que antes de Cristo e depois de Moisés dois meninos haviam sido ressuscitados pelos profetas Elias e Eliseu, por isso que o reinado da morte estava sendo abalada desde os tempos de Moisés e em Cristo foi decretada a sua aniquilação futura tanto dela quanto também de seu autor sendo ela a ultima a ser exterminada.

      “lembremo-nos que a mesma ainda se faz presente, justamente devido a graça divina ter sido estendida a raça humana.”

      Portanto o apostolo Paulo diz em Romanos 5:14

      “Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés...”

      Perceba que o apóstolo Paulo mesmo depois do ocorrido no monte da transfiguração quanto também de sua conversão faz essa afirmação, fazendo assim menção tanto a morte quanto a ressurreição de Moisés.

      Portanto o relato contido em Judas e em Romanos são provas concludentes para reafirmar o que Pedro e os demais discípulos presenciaram no monte da transfiguração, Jesus, Moisés e Elias estavam ali de fato COM os seus corpos GLORIFICADOS.

      Portanto foi permitido aos discípulos terem um vislumbre de algo já real, Jesus é um ser divino e logo mais iria tornar isso visível para toda a humanidade, por isso o pedido de Jesus aos discípulos para preservarem tal realidade até o momento de sua ressurreição, e tanto Moisés quanto Elias compartilharam com Jesus acerca dessa REALIDADE, pois ambos assim como Cristo estavam ali pessoalmente com os seus corpos Glorificados.

      Portanto se o amigo pretende se limitar a essa sua ideologia, crê-me que tanto a minha pessoa quanto a qualquer outro Adventista não poderá lhe ajudar, Mas creio que Deus assim o pode.
      Estarei orando por sua pessoa.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    71. Gênes:
      Muito bonita sua explanação. O problema é que o Sr quer apenas enrolar e na hora de provar suas teorias com versos bíblicos, esses não aparecem.
      O Sr diz que Deut 34 não diz nada que o Arcanjo Miguel foi incumbido de sepultar o corpo de Moisés, mas Judas 1:9 deixa isso a entender.

      Agora me diga; Onde em Deut 34 fala que Moisés ressuscitou?

      Ou em Judas 1:9; Onde diz que o Arcanjo Miguel contendia com satanás para ressuscitar Moisés?

      Ou ainda, me dê os versos bíblicos que provam que Moisés e Elias estavam "corporalmente" com Jesus no monte da transfiguração e que Jesus havia se equivocado quando disse aos discípulos que aquilo era uma visão.

      "E, descendo eles do monte, Jesus lhes ordenou, dizendo: A ninguém conteis a (visão), até que o Filho do homem seja ressuscitado dentre os mortos". Mateus 17:9

      Suas doutrinas estão recheadas de teorias que não se pode provar biblicamente. Apesar disso vocês criticam todas as demais religiões de não estarem alicerçados na bíblia.

      Quanto a seu último paragrafo, me desculpe mas em momento algum eu pedi sua ajuda ou a adventista algum.
      Estou aqui apenas expondo mais uma teoria adventista que não tem prova bíblica. E até agora o Sr não apresentou nada que dê sustentação as vossas teorias estranhas.

      Obrigado por orar por mim! Também vou orar para que Deus abra seus olhos.

      Excluir
    72. Existem interpretações e "interpretações". Umas falhas e fracas, outras, além de falhas, são desonestas, por serem "tendenciosas" ao extremo.

      Usar de Romanos 5 para advogar a lenda da ressurreição de Moisés, é um disparate e tanto, porque:

      -Primeiro: O autor desta carta, atribuída a Paulo, não está absolutamente, tratando da morte num sentido literal, mas sim no sentido espiritual ou metafórica; e sequer o texto depõe em favor do equívoco da "ressurreição" de Moisés.

      -Segundo: O autor está contrastando o "Regime da Lei" com o Regime conhecido como:"a era da graça."

      Logo, quando o texto diz: “Entretanto, reinou a morte desde Adão até Moisés...” - Na verdade, o que o autor deste livro está querendo dizer, é que, o REINO da Morte durou até a "vigência da Lei...", ou seja, o que o texto está sugerindo, é que "até" o período anterior à "cruz", predominou o "reino da morte", em virtude do PECADO, e por causa da lei que o apontava. Tanto é, que no verso 13 ele escreveu:
      "Porque ATÉ ao "Regime" da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando NÃO HÁ lei." - Então quando o texto diz: "Moisés", entenda-se ou lê-se: "LEI".

      É importante ressaltar, que a expressão "até", nesse contexto, denota Temporalidade ou "limite de tempo"; isto é, (segundo a visão do escritor), a morte "reinou" durante a "vigência" da Lei, cuja função era apontar o pecado.
      Podemos encontrar esta mesma Ideologia em Gálatas cap. 3, onde no vs 19 diz: (na verdade há uma pergunta)

      "Qual, pois, a razão de ser da lei ?... (aí ele mesmo responde):Foi adicionada por causa das 'transgressões', ATÉ que viesse o DESCENDENTE..." - Vejam novamente a expressão "até".

      Aliás, aqueles que defendem que a Lei de DEUS ainda permanece, mas usa destes escritos em favor de suas idéias particulares, está dando um "tiro" no próprio pé. Pois a proposta do autor da carta aos Romanos, é exatamente afirmar que "em Cristo", a lei perdeu a sua função. Sendo que, tal passagem é "reforçada" por Gál. 3:24 onde diz que a Lei SERVIU de AIO - "Serviu" (Ação passada). Não que eu concorde com isso, mas é exatamente o que está sendo sugerido neste texto.

      De outra maneira, se o texto estivesse falando da morte num sentido literal e asseverando que o seu domínio (Reino) tivesse durado apenas até Moisés, logo, subentende-se que ninguém mais morreria após este período, já que o "Reino" da morte teve o seu fim em Moisés ou na Lei como queiram.

      Conclusão: O uso, bem como a análise de Romanos 5 para apoiar o Mito da ressurreição de Moisés, como todo o respeito, foi um "verdadeiro" FRACASSO. O que ocorre é que, quem se aventura em "testemunhar" em favor de crenças infundadas, acaba mergulhando e se perdendo cada vez mais em suas próprias argumentações "extra-Bíblicas".

      Não importa que os meus comentários estão sendo "ignorados"; o importante é expôr esses CRASSOS erros interpretativos que estão sendo apresentados somente "em prol" da Denominação; para que outros não caiam no mesmo erro de aceitar isso como verdade absoluta; e que aqueles que estão "até o pescoço", que também abram os olhos e examine melhor a Bíblia e liberte-se do engano.

      Excluir
    73. Amigo Joel:
      Seus comentários não estão sendo ignorado por todos. Muitos leem seus posts e apreciam suas explanações acerca das escrituras.
      Apesar de minha fé não ser a mesma que a sua, percebo analises coerentes de sua parte. Sem contar que seu vocabulário é muito rico.
      Continue!

      Excluir
    74. Vejo coerência e lógica nas colocações do Joel! Mesmo discordando em alguns pontos.

      Excluir
    75. Ok amigos. Grato por vossas palavras.

      Excluir
    76. Papamentira:

      Bem pensei que o amigo fosse um pouco mais lúcido, mas se o amigo assim o desejar assim o farei.

      Vejamos em Deuteronômio 34:5 e 6

      “Moisés, o servo do Senhor, morreu ali em Moabe, como O SENHOR dissera. ELE O SEPULTOU em Moabe, no vale que fica diante de Bete-Peor, mas até hoje ninguém sabe onde está o seu túmulo.
      Percebeu? O SENHOR o sepultou e não o ARCANJO MIGUEL.

      Percebeu que a vossa visão não tem fundamento dentro do texto!
      Portanto se o Arcanjo Miguel em Judas 1:9 NÃO ENTERROU O CORPO DE MOISÉS ele esteve ali posteriormente em algum momento com outro propósito, e quando analisamos os evangelhos e o relato de Paulo VEMOS que eles AFIRMAM que de fato Moisés havia ressuscitado.

      Agora quanto a vossa pergunta, perceba que apenas utilizei o vosso próprio método apenas com um diferencial os textos subsequentes que utilizei não entram em conflito com o relato contido em Deuteronômio 34:5 e 6, pelo CONTRÁRIO os mesmos além de não entrarem em conflito esclarece algo subsequente ocorrido com o servo do nosso Deus.

      E já em Judas 1:9 perceba que em paralelo com Deuteronômio 36:5 e 6 nos mostra que tal disputa não era para sepultar, pois o mesmo já havia sido, a disputa ali envolvia algo antagônico, sim totalmente oposto justamente por não concordarem entre si . Portanto tal relato não da base para que o arcanjo Miguel estivesse ali disputando um fantasma ou muito menos para se compactuar com o estado do servo do senhor.

      Pelo contrário quem queria que Moisés permanecesse neste estado era Satanás como está relatado em Hebreus 2:14
      “... derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo,”.
      Portanto Miguel esteve ali para se opor as acusações de satanás que requeria Moisés como sendo seu servo justamente devido ao estado em que ele se encontrava, mas como já sabemos Miguel o repreendeu em nome do Senhor e ganhou aquela disputa tornado a visível ressuscitando o servo do nosso Deus e mostrando ao mesmo tempo para Satanás que seu domínio sobre a morte estava chegando ao fim a sua “astúcia” estava chegando ao fim pois estava sendo desmascarado justamente por suas derrotas, Jesus na cruz mostrou a que ponto ele poderia chegar “tentando” por fim a vida de Jesus, mas Jesus pelo seu sangue mostrou lhes que seu fim já estava decretado tanto ele quanto o seu mecanismo.

      Já com relação ao monte da transfiguração percebo que é a “visão” do amigo que se encontra nebulosa e totalmente limitada. Eis ai uns dos motivos que comprovam tal realidade.
      Primeiramente os demais relatos sobre tal evento quando bem analisados por uma boa crítica textual mostra-nos que as variantes existentes não alteram em momento algum o fato ocorrido, pelo contrario ambas se complementam dando mais veracidade ao mesmo.

      Veja que tanto a ótica de Marcos quanto á de Lucas confirmam que a “visão” relatada em Mateus era de algo puramente visual e não que os mesmos estivessem extasiados.

      Marcos 9:9
      “E, descendo eles do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham (visto) até que o Filho do Homem ressuscitasse dos mortos.”
      Lucas 9:36
      E, tendo soado aquela voz, Jesus foi achado só; e eles calaram-se e, por aqueles dias, não contaram a ninguém nada do que tinham (visto).

      Portanto Jesus era parte ativa de tal ocorrido comprovando assim á literalidade corpórea de tal visão.

      Se o amigo se desprendesse desse espírito ante - adventista, conseguiria visualizar melhor o que realmente a bíblia diz.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    77. O leitor atento perceberá que Paulo em sua epístola aos Romanos trata sobre a pecaminosidade universal dos homens e a graça universal de Deus proporcionando ao pecador um caminho pela qual possa ser perdoado, restaurado a uma vida de perfeição e santidade.
      Resumiria da seguinte forma:
      Pecado - morte / Graça-vida.

      1º - Especialmente em seu capitulo 5,ele inicialmente fala sobre os bons efeitos da justificação pela fé, e a reconciliação com Deus por meio de Jesus Cristo para trazer vida.

      2º- Em seguida ele aborda os efeitos da justificação em contraste com os resultados da queda de Adão.

      Portanto fica claro que o relato de Paulo está se detendo ao pecado universal que gera morte e a graça universal que gera vida, portanto ISSO É A REALIDADE DO TEXTO e cada exemplo por ele citado, se enquadra dentro dessa realidade e não o contrário.

      Pois bem, o verso 13 de fato mostra-nos uma temporalidade de domínio, ou seja, de reinado do (pecado - morte) que de acordo com o verso 14 teve o seu reinado de Adão ATÉ Moisés, portanto durante o período entre Adão e Moisés o “pecado e morte” tiveram o seu reinado. Haja vista que esse período se deu antes mesmo do surgimento da lei, perceba que o paralelismo utilizado é quem especifica o período correspondente do Domínio do “pecado-morte” na qual ele a principio enfatiza.

      Porém por mais que ele DESTAQUE tal período de reinado do (pecado-morte) antes de Moisés e da lei, “e nisto tinha sim um propósito”, ele não limita tal domínio somente a esse período justamente porque o seu foco é mostrar a universalidade do Pecado-morte e ele o expande até a cruz, na qual Cristo vence ambos dando ao homem caído a possibilidade de se erguer novamente.

      Portanto o propósito do destaque do apóstolo era para mostrar uma realidade ocorrida na disputa que teve a respeito do corpo de Moisés, relatada por Judas e confirmada nos evangelhos, à morte tinha sido abalada Moisés havia sido ressuscitado, tanto isso é verdade que dois meninos posteriormente haviam sido ressuscitados.

      Portanto perceba que o foco do apóstolo no final do verso 13 e trazer a realidade apresentada no verso 12 que por sua vez realça um dois eixos temáticos da carta já supracitada, principalmente o que ele já deixa explicito no capítulo 2:12, Ou seja Paulo trata a respeito de algo além da culpabilidade individual, ele mostra que todas as pessoas estão submetidas a morte isso é os resultados da queda de Adão mostra justamente que a morte e a tendência ao pecado, são males que se herdam.

      Excluir
    78. Querido Gênes:

      Sim eu já havia lido esse verso de Deut 34: 6. Mas vamos lembrar que o Senhor (Deus) não trabalha a sós. Como garante que o Arcanjo Miguel não estivesse a auxiliar Deus?
      Outros teólogos dizem que o Arcanjo Miguel estava a "guardar" a sepultura de Moisés. O que também faz sentido.

      A questão é que esse evento grandioso que os vocês tem pregado não tem confirmação bíblica. No mais é só especulações!

      Se Miguel sepultou Moisés ou se apenas guardava o local de sua sepultura, isso em nada confirma uma suposta ressurreição.

      Apesar de Paulo muito ter falado a respeito de Moisés, em momento algum falou de sua ressurreição.

      Portanto insinuar que Paulo tratava da ressurreição de Moisés em Romanos 5, é muita forçação de barra!

      Qualquer leitor atento verá que defender a tese de que Moisés ressuscitou antes de seu corpo entrar em decomposição é (anti bíblico), poi não é isso que a bíblia diz.

      Excluir
    79. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    80. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    81. Bem amigo Papamentira:

      Ao analisarmos o referido texto de Deuteronômio 34, vemos que em nenhum momento o texto coloca ou faz menção a outro ser espiritual a não ser o próprio Deus, o texto diz apenas que o “o Senhor o enterrou ali”.
      Por isso que o relato em si aponta apenas Deus como sendo o autor de tal feitio, vale lembrar que em Judas1:9 há ausência de tal sepultamento por isso que o relato de Deuteronômio deve seguir o seu curso normal de interpretação.
      Portanto a disputa em Judas não envolvia sepultamento como já vimos, mas sim o estado em que o servo do senhor se encontrava e este por fim era de MORTO.

      Perceba que o antagonismo de tal disputa era justamente em prol da VIDA.

      Vemos ainda que tal disputa não se deu de forma Espiritual, mas sim literal apontando nos para uma RESSURREIÇÃO.

      Portanto o Apóstolo Paulo em Romanos queria mostrar tal realidade quando fez tal afirmação e há evidências bíblicas que confirmam a sua citação como por exemplo a ressurreição dos dois meninos feita através dos profetas do Senhor, por isso que A MORTE REINOU de ADÃO até MOISÉS.

      Portanto forçação de barra é o amigo negar a realidade da citação do Apóstolo Paulo que como um bom estudante que era tinha uma visão ampla do assunto que ele mesmo estava a discorrer em sua carta, a morte de fato foi abalada em Moisés, com os meninos e decretada o seu fim em Cristo Jesus.

      Portanto se o amigo prefere ficar preso nessa vossa redundância de pensamento que tem como base uma ótica limitada tanto dos textos quantos de seus contextos principalmente o AMPLO não poderei fazer nada, a não ser lhe-mostrar o vosso equívoco.

      .


      Excluir
    82. Suas teorias estão fundamentadas apenas em "achismos", por isso não pode provar-me nada!
      Não existe um texto se quer para confirmar sua crença, então recorre a textos que nada dizem sobre o fato e torce seu sentido original.

      O Sr está procurando "chifre" em cabeça de cavalo!

      Excluir
    83. Quanto a essa sua declaração:

      "Portanto se o amigo prefere ficar preso nessa vossa redundância de pensamento que tem como base uma ótica limitada tanto dos textos quantos de seus contextos principalmente o AMPLO não poderei fazer nada"

      Olha amigo Gênes, a minha base é a bíblia e somente a bíblia. Não a vejo como sendo limitada. Claro que se for para provar suas teorias ela é muito limitada. Terias que recorrer a escritos extra-bíblicos.

      Ressurreição de Moisés não é assunto bíblico, mas sim extra-bíblico encontrado nos escritos de Ellen White. Mas minha regra de fé é apenas as escrituras.
      Então o Sr me prove biblicamente a morte do Moisés e sua imediata ressurreição (sem achismos) ou então encerramos esse debate.

      Excluir
    84. Bem papamentira, o leitor atento percebera que não é tão difícil de visualizar a vossa ideologia, ou seja, o seu achismo.

      Os textos que o amigo tem me apresentado até o presente momento tanto o de Deuteronômio quanto o de Judas, não abonam a vossa afirmação extra- bíblica, portanto quem enterrou o corpo de Moisés foi o SENHOR as evidencias textuais de ambos os textos confirmam essa verdade, e as mesmas vão de encontro a vossa afirmação que não passam de uma pura falácia.

      Porem o leitor atento conseguirá visualizar que á evidência textual em Judas que apontam para uma ressurreição.
      Portanto eu poderia sintetizar esse assunto da seguinte forma:

      NÃO PROCURO INICIALMENTE A NOMENCLATURA , MAS SIM FATOS QUE COMPROVEM A EXISTÊNCIA MESMA.

      Portanto os FATOS comprovam A RESSURREIÇÃO DE MOISÉS.
      OS FATOS desaprovam MIGUEL ENTERRANDO MOISÉS.
      Portanto MATEUS, MARCOS, LUCAS, ROMANOS E JUDAS comprovam tal ressurreição, ao contrário do amigo que não encontra apoio dos mesmos para poder firmar a vossa IDEOLOGIA.

      Se a ideologia que o amigo apresenta tiver surgido inicialmente em sua própria mente o erro será exclusivamente seu, mas si tiver apresentando a mesma por meio de outra fonte o erro será de ambos.

      Se a vossa regra de fé é exatamente a bíblia mostre-me onde que na mesma apresenta o ARCANJO MIGUEL sepultando o corpo de MOISÉS.

      Respondendo novamente a vossa pergunta.
      Em Deuteronômio 34: 5-6 mostra-nos que Moisés MORREU , e o SENHOR o SEPULTOU em MOABE.

      Em judas 1:9 ocorre uma DISPUTA acerca do corpo de MOISÉS, como já vimos em ambos os textos não há nenhuma apologia a MIGUEL ENTERRANDO o servo de Deus.
      Portanto tal ocorrido por mais que remete ao local onde Moisés havia sido sepultado, isso se deu em um momento posterior a sua morte e sepultamento, e o ANTAGONISMO da disputa envolvia MORTE X VIDA, Moisés estava ali e satanás o requeria como sendo seu, e Miguel como sendo de Deus, Miguel o repreendeu em nome do SENHOR e ganhou a disputa ressuscitando –o trazendo a vida o servo de Deus, e confirmado tanto pelos evangelhos como pelo Apóstolo Paulo.

      Portanto se o amigo não conseguir avançar de forma lúcida dou por encerrado o assunto.

      Excluir
    85. Amigo Gênes:
      O Sr está se mostrando mais um enrolador desonesto aos fatos.
      Minha suposição que Miguel tivesse enterrado a Moisés é apenas uma simples suposição que nada tem a ver com a suposta ressurreição de Moisés! Outro fato que já ressaltei é que Deus poderia sim ter enterrado Moisés e Miguel ficou para "guardar" o corpo de Moisés. Muitos teólogos defendem essa tese.
      Mas me diga que diferença faria isso para levantar uma possibilidade de ressurreição de Moisés?
      O Sr está batendo nessa tecla para tentar desviar a atenção dos leitores para algo fora de questão!
      A questão aqui debatida não é "ideologia" nem o sepultamento do profeta. É a suposta ressurreição de Moisés. Ok?

      Suas palavras:

      "Portanto MATEUS, MARCOS, LUCAS, ROMANOS E JUDAS comprovam tal ressurreição, ao contrário do amigo que não encontra apoio dos mesmos para poder firmar a vossa IDEOLOGIA".

      Eu estou pasmo!!! Ou sua bíblia é diferente da minha! Só pode ser.
      Onde você leu isso? Em seus "achismos"???

      É impressionante a capacidade que o Sr tem em dizer o que a bíblia não diz!

      Nem Mateus, nem Marcos, nem Lucas, muito menos Romanos e ainda menos Judas, fazem qualquer afirmação afirmativa quanto a suposta ressurreição de Moisés.

      Qualquer semi analfabeto percebe que você está forçando os textos a dizer o que não dizem. Alias já foram muito bem explicados pelo sr Joel e por minha pessoa também.

      O fato é que Moisés morreu, foi sepultado, o povo pranteou por trinta dias, Depois dos trinta dias passados Deus lembrou a Josué que Moisés estava "Morto" e portanto deveria preparar o povo para em três dias atravessarem o Jordão rumo a terra prometida. Isso é bíblico e sem "achismos" extra-bíblicos. Deut 34 e Josué 1.

      Excluir
    86. Era como esperava, o amigo não progrediu em nada, pois a vossa visão está turva continua a ignorar as evidências textuais.

      Portanto finalizo aqui com o amigo o assunto, justamente devido a vossa falta de lucidez.
      E nisto sim o leitor ATENTO entenderá o que digo.

      Excluir
    87. Deus mandou Moisés subir o monte Nebo, distante do povo para morrer e sepultou em um lugar onde jamais alguém poderia encontrar.

      "E o sepultou num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura". Deuteronômio 34:6

      Por que a preocupação de Deus para sepultar o corpo de Moisés longe do povo de Israel?

      Se Miguel o ressuscitaria antes de seu corpo entrar em decomposição, por que esconde-lo com tanto zelo?

      R: Deus claramente queria evitar a idolatria do povo, por isso sepultou Moisés num lugar desconhecido e o Arcanjo Miguel guardou (vigiou) o local de sua sepultura.

      Não posso evoluir para o que não está escrito!
      Não posso dizer o que a bíblia não diz!

      Excluir
    88. Bem papamentira que bom que o amigo viu que vossa suposição de que Miguel enterrou Moisés não é sustentado pela bíblia, portanto como já vinha repetindo constantemente que o texto apresenta apenas o SENHOR como sendo o autor de tal feitio.

      Perceba que o texto de Judas não dá base para a vossa afirmação de que Miguel estava ali para proteger o corpo de uma suposta idolatria do povo, o texto caminha em outra direção estava ali para DISPUTAR com satanás o corpo de Moisés, não simplesmente para proteger um mero morto de sua sepultura.

      Portanto há evidência no texto de um julgamento antecipado a respeito da salvação ou perdição de Moisés, o corpo objeto de disputa era para trazer vida o corpo ou deixa-lo no estado em que se encontrava, satanás o tinha como sendo seu de forma definitiva, mas Deus através do Arcanjo Miguel ganhou a disputa não para mantê-lo no mesmo estado em que se encontrava, mas sim para salva-lo ressuscitando-o daquele estado na qual se encontrava.

      Portanto por mais que o texto de Judas faz menção ao corpo de Moisés ele não entra em total consonância com o texto de Deuteronômio.

      Se o amigo entendesse um pouco de crítica textual entenderia o que lhe digo.

      Excluir
    89. Quanto a visão turva, melhor seria o Sr tirar esse seu óculos de marca EGW, pois sua visão da bíblia está tão turva e destorcida que chegas ao ponto de tirar conclusões definitivas de textos que em nada confirmam suas teorias.

      Excluir
    90. Suas palavras:

      "Perceba que o texto de Judas não dá base para a vossa afirmação de que Miguel estava ali para proteger o corpo de uma suposta idolatria do povo"

      Se o Sr faz essa cobrança exigindo confirmação textual de que Miguel estava a guardar a sepultura de Moisés para satanás não usa-lo para induzir o povo a idolatria, o que então dizer dessa sua teoria toda, que em nada se prova, sobre a tal ressurreição de Moisés.
      A bíblia não fala isso e ponto.

      Desculpe-me mas sua "crítica textual" é destorcer o sentido original dos textos afim de dar suporte a interpretações errôneas de Ellen G White.
      É só oque percebi até agora.

      Excluir
    91. Hoje existem mais de 40.000 religiões e todas julgam-se verdadeiras.
      Todas usam a tal "crítica textual" para para caçar argumentos em prol de sua denominação.
      É a arte cuja finalidade deveria ser aproximar o texto tanto quanto possível da sua forma "originária", mas isso acaba sendo, da forma pretendida pelo "autor".

      Assim todas batem no peito e se dizem verdadeiras. Não só fazem isso, mas se acham no direito de criticar as demais.
      E assim o "comercio da fé" se prolifera como erva daninha em solo
      fértil.
      Lamentável!

      Excluir
    92. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    93. Cada vez mais que o amigo escreve, as suas palavras depõem contra você mesmo. A sua visão esta desfocada da realidade apresentada no texto de Judas.

      Vou repetir novamente, o TEXTO de JUDAS 1:9 NÃO está em total CONSONÂNCIA com o texto de DEUTERONÔMIO 34:5-6.

      Em Judas o Arcanjo Miguel participa de uma DISPUTA do corpo de Moisés, portanto a ideia em Judas é mostrar esse debate entre os dois, pois havia algo além de uma mera disputa de um corpo.

      Portanto não misture as ideias centrais das narrativas.

      O relato em Judas não dá vestígio para a afirmação de que ele esteve ali para guardar o corpo de Moisés, ele diz apenas que houve UMA DISPUTA é através da analise desta DISPUTA que encontramos resquício palpáveis em consonância com os evangelhos e Romanos que nos dão a certeza da ressurreição do servo do Senhor.

      Portanto pegando os dados de Judas e Deuteronômio e a similitude do evento vemos que o Senhor não quis que o povo soubesse tanto o lugar da sepultura quanto também da disputa para a ressurreição de seu servo.
      Nada mais que isso.

      Portanto só falta o amigo aceitar essa realidade.

      Excluir
    94. Desculpe Gênes: Disputa para a ressurreição de Moisés? Isso não é bíblico. É apenas "achismo" seu!

      Excluir
    95. A disputa foi pelo "corpo" de Moisés e não vemos nada de referência a uma suposta ressurreição. Se a bíblia não fala é porque tal fato não existe. É apenas invencionisse e achismo!
      O Sr vem insistindo desde o início do debate com esse texto de Judas 1:9 apenas porque não existe nenhuma menção da ressurreição do profeta em parte alguma da bíblia. Aí com sua "critica textual" adaptada, demora-se em adicionar fatos inexistentes ao texto analisado.
      Até porque não lhe resta outra saída.

      Excluir
    96. Bem me perdoe papamentira: mas quem está a enrolar nos achismos é sua própria pessoa.

      Veja a lista deles:

      1º = Miguel enterrou o corpo de Moisés.

      2º = Miguel estava guardando o corpo para que o povo não pudesse adora-lo.

      3º = O povo não soube do corpo para não poder adora-lo.

      Portanto quem está a se enrolar nas invencionices é sua própria pessoa.

      Claro que o amigo não vai ver nada na DISPUTA, pois sua visão continua turva creio que devido ao seu espirito ante- adventista.

      Portanto quem não progrediu em nada foi sua pessoa e creio que não conseguirá faze-lo, pois não tem argumentos bíblicos nem fatos ou vestígios que abonem as vossas mentiras, pois o amigo esta de barriga cheia delas.
      Finalizo, portanto aqui o debate com o amigo justamente porque o mesmo não se mantem lúcido devido a estar empanturrado de achismos infundados sem nenhum resquício bíblico.


      Excluir
    97. 1º = Miguel enterrou o corpo de Moisés.
      R: Já reconheci que a analise mais clara é que o próprio Deus sepultou Moisés.


      2º = Miguel estava guardando o corpo para que o povo não pudesse adora-lo.
      R: Não foi isso que eu disse Sr Gênes! satanás queria profanar a sepultura de Moisés e usa-lo para introduzir a idolatria entre os filhos de Israel.


      3º = O povo não soube do corpo para não poder adora-lo.
      R: O povo não soube do local da sepultura de Moisés, pois Deus assim queria. Leia Deut 32 e 34.
      Já disse que isso são apenas suposições que muitos teólogos levantam fazendo analise conforme a narrativa bíblica e histórica.
      São suposições!

      Diferentemente de alguns que afirmam que Moisés morreu, foi sepultado e que antes de seu corpo iniciasse o processo de decomposição, foi ressuscitado por Miguel e levado ao céu.
      Isso não está na bíblia! Pelo contrário. O que diz a escritura:

      Deut 34:1- Então subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está em frente a Jericó e o SENHOR mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até Dã;

      Deut 34: 5- Assim morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, conforme a palavra do SENHOR.

      Deut 34: 7- 8-Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor.
      E os filhos de Israel prantearam a Moisés TRINTA DIAS, nas campinas de Moabe; e os dias do pranto no luto de Moisés se cumpriram.

      Josué 1: 1-2- E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é MORTO; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.

      Observem que o texto diz bem claro, que Moisés foi pranteado por trinta (30) dias, e o Senhor diz Moisés, está morto, ou é morto!
      Isto contraria frontalmente o que diz o Sr Gênes e os ASD, que no mesmo dia Moisés foi ressuscitado para que seu corpo não visse a corrupção (deterioração, decomposição física)

      Aconselho-te que tire os óculos de "Ellen White" que passarás a ver realidade bíblica dos fatos, livre de destorções extra bíblicas.

      Excluir
  6. Exatamente como eu já havia dito no comentário anterior, que o próprio texto diz ter sido uma "visão". Mas, o Papamentira acrescentou um texto muito importante que é o Josué 1:1; e que sem dúvida, é um texto complementar, que dá o "golpe" de misericórdia nos discursos falaciosos de Ellen White, e dos seus admiradores também.

    E isto, é só mais uma prova que essa escritora Norte Americana quase não conhecia a Bíblia; e acabou se dando mal ao copiar pensamentos alheios como se fosse uma verdade absoluta, mas que não condizem com a realidade da Escritura. Ou o "Anjo assistente" dela falhou, e falhou feio !

    Ademais, o único apôio que ela tem nesse sentido, vem de livros Apócrifos, em que o autor criou uma "historinha" de sua própria imaginação (como uma estória em quadrinhos por exemplo), onde no caso, Moisés é privilegiado entre tantos outros fiéis servos de Deus, com uma suposta ascensão ao Céu. Mas, cadê a prova Bíblica ?!

    A Igreja Católica também inventou uma data da "assunção" de Maria ao Céu (dia 15 de Agosto), e daí ? Em que se baseiam para fazer uma afirmação destas?

    Quem quiser crer em ilusões, é totalmente livre para tal. Mas, tenha o mínimo de bom senso, de não colocar palavras na boca dos profetas.

    ResponderExcluir
  7. Sr. Adventista... Misericórdia SENHOR ! Já ouviu este hino do Marquinhos Maraial? Então...

    Gostaria muito de saber, que "Exegese" é esta? Será aquela "a moda" Adventista, ou é de tua própria autoria, criada de última hora ?

    -É evidente que, o que realmente você apresentando é uma "eisegese" (um entendimento falho), e não EXEGESE. Pois, tenho a impressão que nem mesmo os teus "pastores" irão concordar com essa tua idéia "mirabolante". Não é possível !!

    Bém, para começar, as tuas idéias e respostas estão mais que refutadas - Com testemunhas e tudo mais. E realmente isto está ficando repetitivo, porque quando umas das partes não escuta ou não consegue, ou ainda, não quer entender (para não se comprometer), logo, há a necessidade de repetir a mesma coisa, mais de duas vezes.

    Corrige aí, não existe Deut. 38:9 (Deut. só vai até o 34:12)

    Mas, de qualquer maneira, você está dizendo que no cap. 1:2 Josué dá um aviso de um fato já conhecido pelo povo e "prescrito"? Ou seja, coitado de Josué, sendo ele o "braço direito" de Moisés, porém acabou dando uma mancada; pois, pelo visto o povo sabia bem mais que ele, porque segundo esta tua teoria, sr. Adventista, Josué só deu o tal aviso, 30 dias depois que o povo já havia chorado muitíssimo. Será que Josué estava ausente nestes 30 DIAS quando o povo recebeu a notícia e já tinha pranteado a morte de Moisés?

    VOCÊ DISSE: "A Bíblia relata que Josué recebeu tal espírito concorrentemente com o evento do luto dos filhos de Israel ('E') [hermenêutica]."

    ERRADO, sr. Adventista !! (Não pode haver equívoco maior)!

    Me desculpe, mas eu não sei o que está pior, se é a tua "eisegese", ou isso que você chama de "hermenêutica"..

    Preste bém atenção meu caro, que quando Josué recebeu o ESPÍRITO DE SABEDORIA, Moisés ainda estava vivo (e muito vivo). E não que ele tenha recebido o tal espírito no momento do luto como vc quer fazer crer.

    Afinal, em que momento Josué "foi" (ou ficou) cheio do "espírito de sabedoria"?
    cont..

    ResponderExcluir
  8. Veja dois textos (abaixo): Detalhe: Isto foi após DEUS ordenado a Moisés que subisse ao Monte p/ morrer, no vs 12 cap.27 de Números.

    NÚM. 27:18 diz: "Então, disse o SENHOR a Moisés: Toma para ti Josué, filho de Num, homem em quem há o espírito, e põe a tua mão sobre ele."

    DEUT. 34:9 "E Josué, filho de Num, foi cheio do Espírito de Sabedoria, PORQUANTO moisés tinha posto sobre ele as SUAS MÃOS..."

    Veja o tempo do Verbo "FOI" (pretérito perfeito, ação perfeita passada do verbo SER). Logo, foi a ordem de DEUS e a "imposição" das mãos de Moisés, que fizera com que Josué ficasse cheio do Espírito. Tanto é verdade, que a Versão ARA traduz Deut. 34:9 assim: "...Josué ESTAVA cheio do espírito de Sabedoria...". Ou seja, o autor do texto está "reportando" um fato já CONSUMADO (antes da morte de Moisés é óbvio).

    Ou ainda discorda disso ?!

    Você "Distorce" tanto os textos Bíblicos, sem nenhuma "cerimônia" quando "sutilmente" dá um sentido errôneo para o tempo "Verbal" no texto. O que você fez, foi transportar uma ação concluída no tempo de Moisés VIVO, para 30 dias depois de sua morte. Isto, para "validar" a tua opinião. (Desespero, e desonestidade com a palavra de DEUS). - Além de uma conduta "tendenciosa."

    Isto é querer "ludibriar" a boa fé, e não fazer hermenêutica !

    Eu não tenho nenhuma formação teológica, e nem formação superior, mas isso que você fez não tem nada a ver com uma interpretação condizente com o texto. Passou muito longe da verdade !

    Enfim, que barbaridade sr. Adventista ! Como ainda tem a coragem de sugerir para eu mudar de atitude e estudar a Bíblia "de verdade" !? E concordar com você ?

    Eu estou vendo você se enroscar em apenas 2 versos Bíblicos ! (Deut. 34:8-9). Eu creio que não se faz Exegese ou Hermenêutica, isolando somente "Dois Versos" de um Contexto Bíblico tão amplo; pois, fatalmente chegará a um entendimento falho.

    Infelizmente, está fora de cogitação eu concordar com esta tua exposição dos textos Bíblicos. Não é nada pessoal sr. Adventista. Mas, é pelo fato de que a tua interpretação é totalmente sem nexo e fora de contexto. Desculpe a minha franqueza, mas esta é uma realidade evidente.

    Outra coisa, você não está irredutível somente em relação a mim, pois o Papamentira parece concordar comigo neste caso. Aliás, ele tem feito uma ótima explanação sobre esse assunto.

    Mas... Fazer o quê ? Pense nisso.

    Fique na paz, e tenha um bom Shabat.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joel, está perdendo seu tempo, não estou lendo seus comentários. Esperava que o amigo se tocasse, mas parece que a coisa é tão séria, que o amigo não percebe quando está sendo ignorado, ou não deseja perceber.

      Há cerca de um mês que não tenho respondido à vossa pessoa, deveria ter notado.

      Excluir
    2. É claro, pois quando não se tem argumentos solidificados pela Bíblia, e muito menos humildade para reconhecer o erro e aprender com ele, então, a última alternativa, é a "fuga".

      De qualquer maneira, fica aí uma pequena mostra de como tratar as coisas relacionadas à assuntos Bíblicos, procedendo uma análise simples e honesta da palavra de DEUS; tanto de minha parte quanto da parte do Papamentira. E não esta tua exposição com distorções sem precedentes, com o intuito de legitimar as doutrinas fraudulentas da tal "profetisa" do oportunismo.

      Ademais, eu não estou perdendo o meu tempo, uma vez que ao tecer esses comentários utilizo a Bíblia para fazê-lo, que ao meu ver, é um procedimento que equivale a um estudo Bíblico. Mas, infelizmente não posso dizer o mesmo ao teu respeito, com essas idéias "extra-Bíblicas".

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Joel, realmente não está perdendo seu tempo. Por quê? Porque as pessoas que entram neste blog leem os comentários e certamente tiram alguma conclusão, seja das respostas ou mesmo das ausências delas.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. deuteronomio 29:29 " as coisas encobertas pertecem a Deus " e 1 corintios 4:6 " nao ultrapasse o que esta escrito " resolve esta questao, no livro de josue 1 diz Deus. meu servo moises é morto. no mais a palavra de Deus nao diz mais nada sobre moises, muito menos que ele ressucitou. quando se escreve um artigo ou um livro que seja sobre assuntos que a biblia nao diz , tem que ser ter a humildade e a responsabilidade de colocar a seguinte palavra " teoria " e nao afirmar categoricamente coisas que a palavra nao sustenta, assim como no caso de jo capitulo 1 onde pessoas ja saem dizendo que ali fala de vida em outros planetas. um bom versiculo para que fica seduzido por estas teorias pregadas como verdade e o seguinte efesios 4:14 nao sejam criancas na fe levados por todo vento doutrinario.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.