quinta-feira, 24 de maio de 2012

Anime é coisa do diabo?

O anime é uma forma de expressão artística e de forma alguma fora criado pelo maligno, porém as idéias expressas nesta forma de desenho é que devem ser levadas em conta.

Não há outro critério senão a observação minuciosa de cada obra para se determinar se o conteúdo contém algo proveitoso ou não. Devido a serem estruturalmente desenhos feitos por japoneses, procuram manifestar coisas da cultura japonesa, portanto é uma fonte importante de conhecimento da cultura e crença dos nossos amigos do oriente.

O que notamos e que nos tem chamado mais atenção é a menção de características bíblicas difundidas junto as histórias dos animes e isto vem ocorrendo com mais frequência, uma vez que o cristianismo hoje tem tido bastante influencia quanto aos autores das obras, que sem um conhecimento mais profundo, as vezes não manipulam certos conteúdos bíblicos com responsabilidade.
Muitos se assustaram ao ver no horário de almoço um desenho famoso chamado Dragon Ball Z que atraía a atenção das crianças e especialmente dos garotos. Neste anime há um personagem chamado Satan, referido como Mr. Satan, um homem ardiloso, mentiroso e invejoso. Enganados em certo episódio do anime, a humanidade é representada reverenciando este personagem, que na verdade, não fez coisa alguma, a não ser ficar com todo o crédito que era de outros. No tom de comédia passada pelo anime, a idéia que nos vem a cabeça seria algo como "que povo burro!".

Portanto o que devemos verificar não é se existem certos personagens repudiáveis, mas sim, a imagem que o anime passa desse dito personagem! No caso do anime em questão o personagem Mr. Satan, não passa de um personagem cômico com caráter bem definido e portanto não passa a idéia de que Satan seja algo bom ou confiável, pelo contrário, faz uma caricatura de menosprezo daquele que nós cristãos conhecemos bem o caráter.

Em contrapartida existem animes que são perigosos e poderíamos dizer que, por fazerem apologia a certos "demônios", poderíamos dizer que são satânicos, porém até nestes animes os demônios apresentam uma imagem distorcida, mas o maior perigo é quando demônios fazem parte da classe dos "bonzinhos".
Não citarei o nome de uma obra para não difundi-la, porém nesta obra, os demônios são tratados como serviçais da humanidade e apresentam um caráter frio e até impiedoso, em contrapartida, apresentam um caráter de fidelidade à raça humana e o pior é que colocam anjos como sendo os "malzinhos". Este é justamente um dos pontos mais perigosos. Pois esta tática de trocar o mal pelo bom tem atraído muitas pessoas para o espiritismo em nossa vida real. Assim percebemos que as idéias que tal anime adotou é semelhante às idéias difundidas por práticas relacionada à espíritos. Portanto podemos ver que ao invés de influência bíblica, o que impera são idéias espíritas.

Felizmente existem certos animes que além de entreter, possui algo de útil a nos mostrar, um bom exemplo é o anime intitulado Trigun. Onde um pacifista mal compreendido viaja pelo mundo a procura de um lugar pacífico para viver e cumprir uma missão. Nunca um anime retratou tão bem a importância que devemos dar a vida humana. Neste anime o cristianismo também é abordado de uma maneira bastante realista e devido a sutiliza desta abordagem poderíamos até dizer que o cristianismo é "citado" através do testemunho de um dos personagens.

Porém há também animes que embora utilizem termos bíblicos e até nomes para designar personagens ou elementos, nada tem de difusão das ideias bíblicas e usam certas terminologias bíblicas apenas para retratar certas características de personagens ou elementos e que não procuram passar conteúdo bíblico algum. Um bom exemplo é o anime intitulado One Piece que é uma excelente fonte de informação crítica sobre política, sociedade e liberdade. Um exemplo das terminologias é a chamada "fruta do diabo" que é um nome dado à frutas marítimas que concedem poderes extraordinários a humanos, um clara alusão à "maçã" do jardim do Éden que prometia dar poderes extraordinários a Adão e Eva. Existe uma penalidade para os que comem deste fruto, uma delas é que a pessoa não conseguirá nadar e como o anime se passa na maior parte das vezes no mar, afogamento é sempre o maior risco das pessoas que comem deste fruto. Também há um boato no próprio anime de que quem comesse da fruta, não poderia entrar no céu.

Sodoma e Gomorra é um nome dado a certos animais que aparecem no anime, porém as histórias não passam perspectiva alguma sobre estas cidades, percebemos então que certos nomes e terminologias parecem terem sido empregadas sem propósito algum, apenas para, talvez parecer familiar aos acostumados com as histórias bíblicas. Existe até uma parte que menciona a arca de Noé.

Além destes, é claro, como em todas as áreas de entretenimento, existem os animes violentos, sensuais e de conteúdo pobre, que como de costume devemos deixar onde estão, nas prateleiras das locadoras, ou naquele canal que não estamos vendo no momento.

De tudo isto podemos imaginar como seria bom se decidissem retratar todas as histórias bíblicas com a fantástica habilidade que os japoneses tem de prender a atenção de nossos jovens. Que numa tarde de almoço ouvíssemos as crianças falarem sobre o quão Jesus é poderosos, mais até que os Cavaleiros do Zodíaco (outro anime das antigas). Ficamos na expectativa de que Deus influencie cada vez mais nossos amigos orientais e que um dia produzam frutos no Senhor.

(Sr. Adventista)

70 comentários:

  1. cavaleiros do zodiaco é demoniaco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cavaleiros do zodíaco é mitológico. Engloba vários ensinamentos, sobretudo da cultura grega.

      O problema é assimilar os ensinamentos de tal obra e adotá-los como verdade.

      Portanto não é um anime indicado para crianças ou um publico jovem, porque o que há de ensinamento ali não é algo que deva ser visto como ensinamento, nem aprendido.

      Para aqueles que já conhecem a verdade acerca da vida e da morte, do bem e do mal, sobre o único e verdadeiro Deus e seus ensinamentos, trata-se apenas de mais uma obra interessante.

      As pessoas quando assistem histórias como estas, devem estar consciente de que embora atrativa, a história não é mais que isto, uma história e que não corresponde à realidade.

      O melhor é que não se assista a Desenhos animados deste tipo, mas se a pessoa for assistir, que pelo menos tenha a cautela de não aceitar tudo que vê, desenvolvendo um bom senso crítico, a fim de não se permitir ser influenciado por aquilo que há de ver.

      Se é algo demoníaco, depende da forma como é usado! Se for usado de forma a pregar o que é apresentado ali como uma verdade, então trata-se sim de algo demoníaco!

      E mesmo que nos cuidemos ainda haverá de sermos influenciados, citarei como exemplo um episódio que os jovens sobretudo os garotos gostavam muito de assistir, onde um personagem chamado Goku, pede para os telespectadores de casa levantarem as mãos, para ajudá-lo a vencer o mal.

      Em verdade, mesmo sabendo que era tão somente um desenho, muitos levantaram a mão! Daí já vemos o poder de convencimento que há neste tipo de obra artística.

      Deste modo, Cavaleiros do Zodíaco não é algo demoníaco, mas sim mitológico!

      Mas então me pergunte se na mitologia grega existem coisas demoníacas, então lhe direi que sim!

      Portanto embora tenha sido apenas mais uma anime e que não se proponha a necessariamente fazer a obra de satanás, utiliza conceitos que provém de uma cultura onde muitas das doutrinas são sim demoníacas.

      A má notícia é que tais doutrinas não estão tão somente em obras como os Cavaleiros do Zodíaco, mas também em filmes, seriados, novelas, teatros e vários outros meios de entretenimento.

      Portanto, não devemos simplesmente taxar quaisquer obras de demoníacas, mas devemos ter cautela sobre aquilo que assistimos e usar nosso senso crítico a fim de ter a capaciade de reconhecer e rejeitar aquilo que é mal.

      Infelizmente, neste mundo de hoje, poucas obras há que possamos dizer que são confiáveis. A precipitação de rotular as coisas de demoníaca então deve ser deixada de lado, em seu lugar deve ser adotado um profundo estudo da bílbia, então, baseados nas Escrituras Sagradas, poderemo dizer: Isto, e isto, e isto aqui contido nesta obra é demoníaco! Porque muitas pessoas chamam algo de demoníaco mas não sabem ao certo o porque de ser demoníaco.

      Estudando a Bíblia, você estará bem munido para identificar algo de fato demoníaco quando lhe for mostrado. Então meu amigo não existem regras, mas apenas uma ÚNICA certeza:

      Se queremos nos proteger da influência de coisas demoníacas, o único caminho é conhecer à fundo a Bíblia e as suas verdades.

      Excluir
    2. Eu tenho 16 anos,
      sou evangelico, graças a deus.
      Eu assisto CDZ desde a minha infancia, tem um filme dos CDZ que é muito demoniaco, mas eu não assisto, e tem a saga de hades que fala do imperador do inferno.
      No decorrer do anime tem muitas falas horriveis como inferno, ou demonio, mas quando passa eu coloco em mudo.
      Eu dedicava minha vida todoa a esse desenho, mas agora é só um passa tempo, só assisto nas férias.
      Mas será que devo continuar assistindo

      Excluir
    3. A Bíblia nos diz:

      "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filipenses 4:8)

      Veja que a Bíblia também fala de inferno, demônios e muitas coisas horríveis, em verdade não são estas coisas que nos prejudicam. Pelo contrário, devemos ter em mente de que estamos em uma batalha real, ao estilo CDZ mesmo, entre o bem e o mal.

      Lembre-se de que segundo Apocalipse 12:7 houve uma batalha no céu (Apocalipse 20:2).

      E esta batalha, com inferno e tudo mais tornará a acontecer, em um evento final onde o pecado será vencido definitivamente. (Apocalipse 20:14)

      Esta batalha é apresentada por enigmas e somente com um estudo profundo da Bíblia podemos interpretá-los.

      O que ocorre com CDZ?

      Este anime trata de uma batalha entre as forças do bem e as forças do mal, segundo uma visão grega (mitologia grega).

      Portanto, se o amigo não compreender a Bíblia e o que ela nos apresenta, o amigo pode acabar se confundindo e adotando uma visão grega acerca do assunto. No mais, é um anime que também apresenta coisas boas.

      Comece a ler a Bíblia e a entender a verdade acerca do grande conflito entre o bem e o mal:

      http://vimeo.com/11539498

      Esta dúvida do amigo, talvez seja a voz do Espírito Santo tentando direcionar a atenção do amigo para outra coisa. Experimente, se aprofundar mais no conhecimento das histórias da Bíblia Sagrada que falam de um conflito real.

      Faça um propósito com Deus, de ao invés de assistir aos Cavaleiros do Zodíaco, tire um tempo de suas férias para ler a bíblia e procurar saber mais sobre o conflito universal entre as forças do bem e as forças do mal.

      Este contato maior com a Palavra de Deus e com a voz do Espírito Santo lhe ajudará a decidir se deve ou não deixar de lado este desenho dos Cavaleiros do Zodíaco.

      Acredite, para qualquer dúvida que o amigo tiver, sobre estas questões, a resposta está na Bíblia (2 Timóteo 3:16).

      Excluir
    4. Se tiver problemas com o site do Vimeo, acesse no youtube:

      http://www.youtube.com/watch?v=PuVRVk4TiUY

      Excluir
    5. Sou fã de cavaleiros e vim parar sem querer aqui enquanto via o que as pessoas pensavam de CDZ em relação à bíblia, por curiosidade.

      Cavaleiros tem algumas relações interessantes com cristianismo, até pelas palavras escolhidas pelo autor. Título original (Saint Seiya), o Grande Mestre (kyouko, ou "papa") e o Santuário, no sentido de ser o local dos "santos", já que os cavaleiros são considerados sagrados e "milagreiros". Além disso, tem o forte maniqueísmo (mas isso está presente toda história envolvendo super-heróis).

      Longe de negar o bem contra o mal, eu leio CDZ pensando nos motivos de cada saga. CDZ é baseado em mitologia grega, mas não é nem um pouco fiel a ela. Os mitos são mais uma fonte de inspiração superficial para o autor, e a trama envolve mais uma espécie de atrito entre os humanos, que se tornaram corruptos, e os deuses, que querem puni-los. A ética dos cavaleiros é uma ética samurai. Todo aquele processo de apresentar-se para o adversário e só depois iniciar a luta, de vingar o mestre... são elementos presentes na cultura dos samurais.

      Na saga de Poseidon - Poseidon, vendo a corrupção dos homens, decide simplesmente matar todos os humanos (algo como "a madeira está infestada de cupins, vamos exterminá-los"). E os cavaleiros, é lógico, eram contra isso.

      Na saga de Hades - Hades quer criar um mundo de mortos (ou seja, expansão territorial), pois assim os humanos não poderão mais cometer erros. Os cavaleiros, além de serem contra, criticam o modo como os humanos são julgados no submundo. Athena defende que todos os humanos, independente de seus erros, merecem um descanso eterno. Um dos cavaleiros, Shun, tem uma visão que lembra a de Rousseau, de que os homens vão sendo corrompidos pela própria vida, durante a luta pela sobrevivência.

      Essa forma de criar o conflito maniqueísta seria mais do autor do que grega de fato. A religião grega passa muito longe disso. A história de CDZ sugere uma mudança de comportamento dos homens, a exemplo do milionário Julian Solo. No começo, um sujeito estava interessado apenas no benefício próprio. Depois de passar pela saga de Poseidon, "possuído" pelo deus Poseidon, apesar não recordar-se dos acontecimentos, resolve dedicar a vida e a riqueza para ajudar as vítimas dos males que ele mesmo (ou o outro dentro dele) causou. Isso depois de uma guerreira do exército de Poseidon (ou seja, uma do "lado do mal"), sacrificar-se para salvá-lo. Um dos generais de Poseidon também resolve acompanhá-lo, levando consigo sua flauta para consolar as vítimas.

      Há de considerar que a série tenha reforçado mais esse caráter maniqueísta no começo, até esse "mal" ganhar corpo e ideia. Também tem o fato de o anime não ser a história original, mas uma adaptação da mesma. O mangá difere bastante do anime, e os produtores da animadora procuram reforçar a luta do bem e do mal na história. O filme de Lúcifer, tão criticado, foi obra da animadora, a Toei, e não do autor (ele provavelmente não estava se importando muito com o que estavam fazendo com CDZ).

      Certa vez eu li um trabalho analisando o filme de Lúcifer, e foi uma análise bem interessante, pois a pesquisadora entrevistou crianças que liam o filme como "o herói pode matar o vilão porque o vilão é mau". O curioso é que isso contrário ao que estou dizendo, de que, em CDZ, os homens não podem simplesmente ser mortos ou brutalizados apenas porque cometem erros. Se fosse para definir o "mal" para mim em CDZ, seria esse tipo de violência.

      Minha sugestão é: veja CDZ original, o mangá, e não o anime. Ele traz muitas boas lições.

      Excluir
    6. Obrigado por nos trazer estas informações, o conhecimento é sempre o melhor meio pelo qual nos basear para julgar as coisas deste mundo.

      Que Deus lhe abençoe.

      Excluir
  2. Olá! Eu sou nova por aqui, tenho 12 anos e sou cristã. Comecei a gostar de animes a pouco tempo, mas eu só assisto anime tipo shoujo (animes para meninas). Um dos animes que estou assistindo se chama Sakura Card Captors, nesse anime, Sakura usa magia, vinda das cartas Clow. As cartas Clow foram criadas pelo Mago Clow, e minha mãe sempre diz que magos e feiticeiros não são de Deus, além disso no anime, a mãe de Sakura faleceu quando ela era menor, a mãe dela aparece as vezes no anime, porém em espiríto. Sempre quando eu termino de assistir esse anime, fico com a consciência pesada pois minha mãe fala que isso é errado. Apesar do anime ter feitiçaria e algumas vezes aparecerem a presença de espíritos, eu acho o anime meio "fofo". Enfim, é errado assistir esse anime?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda,

      Devemos ter em mente de que o amime é apenas mais uma forma de entretenimento e como todo entretenimento tem sua hora e lugar. Antes de analisar este anime especificamente, entenda de que precisamos ter plena consciência de em que lugar iremos colocar esta forma de entretenimento em nossas vidas. E me refiro ao quesito sobre:

      O que é mais importante?

      Nesta questão temos:

      Deus,
      A família,
      A igreja e nossos irmãos e amigos,
      Trabalhos ou estudos,
      Entretenimento.

      Lembre-se que devemos também alimentar a nossa mente com coisas boas e para isto precisamos dedicar um tempo para nos alimentarmos intelectualmente, assim como precisamos dedicar tempo para nos alimentar fisicamente e também espiritualmente.

      Trabalhar ou ajudar na casa também é algo importante, pois o trabalho é o principal meio, dado por Deus, para que pudéssemos nos manter.

      E tempos por fim que separar um tempo para fazermos atividades físicas e para o convívio social.

      Somente então é que entram os entretenimentos.

      Se você então perceber de que o anime esta sendo colocado acima destas coisas que lhe falei então a amiga poderá saber de que assistir a esse anime sim, é errado, não pelo conteúdo, mas porque está sendo colocado no lugar errado, acima das coisas que devem vir antes.

      E isto vale para qualquer forma de entretenimento, incluindo jogos e uso da internet.

      Seguir estas coisas é importante, pois serve para o nosso bem estar e a harmonia em nossa vida.

      Se tudo estiver OK e a amiga estiver realmente colocando esta forma de entretenimento no devido lugar, então passaremos ao passo seguinte e que tem a ver diretamente com o seu conteúdo:

      Já vou mandar direto uma pergunta que responderá a sua pergunta:

      Este anime tem interferido na harmonia da sua casa e na relação entre você e sua família?

      Se sim, você deve se lembrar daquelas prioridades que lhe passei e na ordem em que elas aparecem.

      Gerenciar aquilo que vemos e ouvimos, não é algo fácil e depende de muita sabedoria e também de conhecimento. Até que alcancemos esta sabedoria e este conhecimento, convém não arriscarmos.

      Na dúvida, escolhamos um outro anime ou outra forma de entretenimento, pelo menos até que estejamos intelectualmente mais seguros e um pouco mais sábios.

      Se quiser ter mais sabedoria, leia a Palavra de Deus, a Bíblia, quem anda com Deus, este já encontrou o princípio da sabedoria (o que é o caso da amiga, que é uma cristã).

      E, neste quesito, façamos uso das recomendações de Paulo, apóstolo de Jesus, que disse:

      "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas." (Filipenses 4:8)

      Que Deus lhe abençôe e lhe engrandeça em conhecimento e sabedoria.

      Um feliz ano novo e que a paz de Cristo esteja sempre contigo.

      Excluir
    2. Muito obrigada! Me ajudou muito!
      Que Deus lhe abençoe grandemente.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dicas:

      Você não precisa terminar de assistir um anime só porque começou.

      E se algo no anime está te angustiando, você pode interromper e começar a assistir outros animes ou outra forma de entretenimento.

      Depois, veja se vale a pena terminar de assistir aquele anime.

      Esta dica já foi seguida por mim, bem como alguns de meus amigos. E no final das contas, você acaba desenvolvendo um melhor senso crítico para com todo tipo de obra.

      Assim, com este senso crítico você desenvolverá um hábito saudável e que não é muito comum hoje, que é o de ter em sua lista de entretenimento, uma lista de obras que você começou mas não terminou de ler ou de assistir porque percebeu que não valia a pena.

      E isto é perfeitamente normal e um tipo de lista comum no currículo de pessoas altamente críticas!

      Assim, não precisamos terminar de assistir, agora, algo que nos está angustiando! Podemos procurar por outra coisas e se no final ainda lembrarmos daquela obra, sobre a qual tínhamos dúvida, estaremos com a vantagem de ter um maior grau de maturidade e de crítica.

      Assim, na dúvida, pause, e deixe a responsabilidade da decisão para sua própria pessoa, no amanhã, quando estará mais madura, crítica e experiente! Este amanhã pode ser dias, semanas, meses, ou você pode se esquecer e passar até anos, quem sabe...

      Enquanto isto, aproveite outras obras e que estão de acordo com o seu gosto, e use como critério de busca este verso seguinte, e assim, você não se arrependerá:

      "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas." (Filipenses 4:8)

      Deus quer que, em tudo que assistimos, nos sintamos plenamente confortáveis, inclusive em nossa consciência.

      Excluir
  4. Oi eu sou líder de um conjunto de adolescentes e estou querendo saber como devo conversa com eles sobre esse assunto de Anime porque tenho certa dificuldade para conversa sobre esse assunto como posso mostra para ele que tem certa coisas que não são licitas para Igreja ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, irmão Wesley,

      O caminho mais correto é mostrar, inicialmente, de que há coisas que não convém, usando versos como estes:

      "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas NEM TODAS AS COISAS EDIFICAM." (1 Coríntios 10:23)

      E que não devemos nos deixar dominar por coisa alguma, ainda que seja um anime:

      "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu NÃO ME DEIXAREI DOMINAR POR NENHUMA." (1 Coríntios 6:12)

      A presentando como princípio cristão para seleção de conteúdo, quer de filmes, novelas, jogos e até mesmo animes o seguinte verso:

      "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filipenses 4:8)

      E advertir de que mesmo em se tratando de histórias fictícias, aparentemente inocentes por se tratarem de desenhos, os animes podem repetir os mesmos perigos que enfrentamos na questão de filmes e séries como: pornografia e erotismo, excesso de violência, apelo a temas demoníacos e enredos com maldades sem limites!

      E que podem se constituir em portas de entrada para o mal em nossas mentes!

      E mostrar de que um anime influencia a quem assiste tanto quanto um filme ou uma série bem elaborada.

      Excluir
    2. Se o irmão tiver dúvidas, até mesmo quanto a uma obra específica, avise-me. Tenho intenção de começar uma série de artigos pesquisando algumas obras em específico tanto de animes, quanto filmes, séries, canais de youtube, dentre outros que tem muito influenciado os jovens nos dias de hoje.

      Um abraço ao querido irmão,

      Que Deus lhe abençoe.

      Excluir
  5. Olá meu nome é vitória tenho 12 anos, sou adventista do sétimo dia. ....bem sou batizada...É esses dia comecei assistir um anime chamado naruto. ..o anime era cheio de fetisaria e o personagem naruto possuia um demônio dento de si...até que um dia passei a me incomodar com este anime é parei de assisti. ...pois eu senti uma certa culpa que não estava certo de eu assisti aquilo, pedi perdão a Deus é voltei a minha rotina de sempre ....eu tenho uma dúvida? ??..tem algum anime evangélico que eu possa assistir sem problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã Vitoria Pereira,

      Os animes provêm da cultura japonesa onde o cristianismo não é muito utilizado na construção deste tipo de obra, mas há alguns animes bíblicos curta metragem e até algumas séries de vários capítulos como o "Superbook". Porém o que percebo é que a maioria destes mesmo tratando de histórias bíblicas fogem um pouco da realidade segundo o que lemos na Bíblia.

      Porém, como o Naruto que é uma jornada de vários episódios a perder de vista ainda não existe um anime evangélico deste tipo. O que você encontra, no geral, são animes que fazem certa referência a temas Bíblicos como One Piece, mas que não tem nada a ver com as histórias ali contidas. E sempre tem algo duvidoso, como "frutas do diabo" dentre outros, então nenhum destes animes até os aparentemente mais ingênuos é inteiramente seguro.

      Portanto os animes em geral devem ser classificados na categoria de obras seculares, e mesmos os poucos animes que tratam realmente de histórias bíblicas não devem ser usadas como alimento espiritual, mas tão somente como forma de entretenimento.

      Mas há animes não evangélicos que pelo que pude notar não tem problema em assistir a exemplo da série de "O pequeno príncipe" e "honey honey" são bem antigos, e bem tranquilo de se assistir, mas foge muito do estilo frenético dos animes atuais e por conta disto este estilo inocente de anime não tem feito mais muito sucesso e portanto você quase não os encontra mais este tipo de anime sendo produzido.

      Há mixes antigos de animes com cartoons, como Thunder Cats, He-man, Mas mesmos estes possuem uma "feiticeira", um mago, um esqueleto ambulante, ou até mesmo uma múmia demoníaca que evoca os "antigos espíritos do mal" e isto era passado com toda naturalidade nas manhãs de desenhos da TV destinadas a crianças e jovens.

      Há obras que trazem bons ensinamentos como Trigun e Kingdom, mas mesmo estes possuem cenas de tiros, guerras e pancadarias o que é marca registrada de obras em desenhos atualmente.

      Então os animes estão emparelhados com os demais tipos de obras seculares, como filmes e séries e tem coisa aproveitável, mas também tem muita coisa estranha. E nisto encontramos a mesma dificuldade de se procurar um bom filme ou série, que tenha um ritmo mais de ação, porém sem muita apelação à violência e coisas estranhas.

      (...)

      Excluir
    2. Então animes, em geral, definitivamente não são produzidos como que tendo destino ao público evangélico,sendo construídos essencialmente como forma de entretenimento para o mundo secular. Então normalmente haverá algum tipo de problema e muitas vezes você só descobre o problema quando já o está assistindo, quando não, depois de assisti-lo e meditar um pouco sobre a proposta de tal anime, onde então o estrago já foi feito.

      Então, desenho seguro mesmo e evangélico, ainda que não seja anime e que se pode assistir sem problemas hoje, infelizmente, só mesmo os desenhos da Tia Cecéu!

      Sem ser de cunho evangélico, e que são mais seguros, existem alguns como "hamtaro".

      Porém, em geral, entrar no mundo dos animes, assim como demais entretenimentos neste mundo é correr alguns riscos o que exige extrema cautela.

      E estendo à irmã e demais leitores, o comentário que fiz logo ali acima:

      "Se o irmão tiver dúvidas, até mesmo quanto a uma obra específica, avise-me. Tenho intenção de começar uma série de artigos pesquisando algumas obras em específico tanto de animes, quanto filmes, séries, canais de youtube, dentre outros que tem muito influenciado os jovens nos dias de hoje."

      http://novamenteadventistas.blogspot.com/2012/05/anime-e-coisa-do-diabo.html?showComment=1440368276218#c7515664310080063559

      Que Deus te abençoe.

      Excluir
  6. vi alguns animes que hj parei de ver pq me toquei que era do mal One piece por exemplo que depois da intro aparecia 666 embaixo hj apaguei todos os episodios por causa disso entao começei assistir outros que era engraçados e nao vi nada de mal K-ON por exemplo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão Walace, Parabéns ao irmão, pela decisão de selecionar melhor as obras com que o irmão tem tido contato.

      A questão do 666 é algo que já caiu em desuso. De tão desgastado, ainda que tal número aparecesse em diversos lugares não significaria coisa alguma, porque o importante é estudarmos as profecias Bíblicas e entendermos suas implicações. Este 666 que aparentemente tem aparecido em "tudo que é lugar" é algo que tem sido bastante banalizado no meio dado à teorias da conspiração e mensagens subliminares e se um deles estiver certo, significaria que todo o resto, e que é muita coisa, não passaria de mera especulação.

      Estou examinando este anime "One Piece" em especial e percebo que tem mensagens positivas, mas também, pontos negativos, como toda obra destinada ao publico secular.

      Ademais, a marca da Besta já tem sido identificada por alguns teólogos como uma questão de adoração a Deus.

      Segundo estes teólogos, um poder surgirá para enganar a cristandade e levá-la a render homenagens a um poder que se levantará contra Deus.

      Trará um breve período de paz onde os homens acreditarão estar agradando a Deus, enquanto desfazem as obras que Ele (Deus) construiu ao longo dos anos da história da humanidade.

      Para entender melhor este assunto acompanhe os estudos das profecias Bíblicas, de forma fácil e bem explicativa em:

      http://novotempo.com/bibliafacil/

      Obrigado pela contribuição, fique firme.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Eu Assistia Naruto assisti o classico ate o shippuden mas parei de assistir Naruto(unico anime que assistia)Por Culpa. Obs:o nome dele é Naruto Uzumaki.Naruto é uma cidade do japão e Uzumaki fontes termicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um abraço irmão Lucas Felipe. É bom saber que tem havido muitos cristãos que tem desenvolvido senso crítico também em matéria de anime e que estão compartilhando de sua decisão/experiência conosco.

      Deus lhe abençoe.

      Excluir
    2. uzumaki quer dizer redemoinho, nao gosto de naruto mas admiro a historia.

      Excluir
  10. porque voce trata os japoneses como inimigos?
    todo o conteudo podre?
    voce ja viu kuroko no basket? haikyuu? shokugeki no souma?
    os japoneses nao sao nossos inimigos, que e nosso inimigo é satanas!
    o que desvia a mente de nos jovens nao sao somente desenhos, ontem mesmo escutei uma musica de um banda chamada UDR666 e nao consigo tirar o refrao de minha cabeça, esta é uma banda brasileira, o nome da musica é *todos shora*.
    conteudo com demonios, bruxos, feiticeiros, sao atrativos para pessoas que nao tem conhecimento como adolecentes.
    Nao ouse falar mau de ONE PIECE, essa é uma das melhores obras que eu ja vi e com historias muito semelhante as do mundo real!
    O Luffy é um dos personagens mais puros, ingenuos, e inocentes de todos que eu ja vi!.
    animes são para o eb=nternerimento de quem gosta, quem nao gosta nao veja, nao comente e nao critique, voce deveria tratar bandas que enfluenciam o satanismo, anticristismo e o ocultismo (como UDR666), descutir sobre desenhos é uma perda de tempo!
    reveja seus conceitos sobre animes, com eles aprendi milhares de coisas que nao aprendi indo ao culto de minha igreja, conheco alguns cristaos que veem animes, como um amigo meu que adora ONE PIECE, porque nao fala sobre as novelas da rede globo, os funks que levam a sexualidade aos ouvidos das criancas!
    animes foram feitos para as pessoas que gostam de historias nao para quem critica. hoje estou vivo por causa de um anime chamado HIGHSCHOOL DXD, antes de descobrir ele estava a beira do suicidio com um grande odio no coraçao. estou vivo hoje por causa deles.

    ResponderExcluir
  11. porque voce trata os japoneses como inimigos?
    todo o conteudo podre?
    voce ja viu kuroko no basket? haikyuu? shokugeki no souma?
    os japoneses nao sao nossos inimigos, que e nosso inimigo é satanas!
    o que desvia a mente de nos jovens nao sao somente desenhos, ontem mesmo escutei uma musica de um banda chamada UDR666 e nao consigo tirar o refrao de minha cabeça, esta é uma banda brasileira, o nome da musica é *todos shora*.
    conteudo com demonios, bruxos, feiticeiros, sao atrativos para pessoas que nao tem conhecimento como adolecentes.
    Nao ouse falar mau de ONE PIECE, essa é uma das melhores obras que eu ja vi e com historias muito semelhante as do mundo real!
    O Luffy é um dos personagens mais puros, ingenuos, e inocentes de todos que eu ja vi!.
    animes são para o eb=nternerimento de quem gosta, quem nao gosta nao veja, nao comente e nao critique, voce deveria tratar bandas que enfluenciam o satanismo, anticristismo e o ocultismo (como UDR666), descutir sobre desenhos é uma perda de tempo!
    reveja seus conceitos sobre animes, com eles aprendi milhares de coisas que nao aprendi indo ao culto de minha igreja, conheco alguns cristaos que veem animes, como um amigo meu que adora ONE PIECE, porque nao fala sobre as novelas da rede globo, os funks que levam a sexualidade aos ouvidos das criancas!
    animes foram feitos para as pessoas que gostam de historias nao para quem critica. hoje estou vivo por causa de um anime chamado HIGHSCHOOL DXD, antes de descobrir ele estava a beira do suicidio com um grande odio no coraçao. estou vivo hoje por causa deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, galera!
      Hoje eu vou esclarecer uma coisa que eu sei que muita gente já deve ter se perguntando ou que ainda se pergunta: "Afinal, anime é do demônio ou não?"
      QUE FIQUE CLARO: NÃO ESTOU DESRESPEITANDO NENHUM CRISTÃO, TENHO TOTAL REPEITO POR VOCÊS(até porque eu também sou cristã). VOU APENAS EXPRESSAR MINHA OPINIÃO AQUI.
      Bem, do meu ponto de vista, isso não tem nada a ver. Anime é uma forma de diversão.
      Alguns cristãos dizem que animes tem influência do encardido porque traz mensagens que só contém satanismo, bruxaria, vingança, ódio, pornografia e outras coisas do gênero. Mas me respondam, QUE AUDIÊNCIA UM ANIME TERIA SE NÃO TIVESSE UM VILÃO, UM MOCINHO, UMA BOA LUTA, ALGUNS DEMÔNIOS OU ALGUMAS CENAS SEXY??? Nenhuma, não tanto pelas cenas sexy, mas eu não consigo imaginar um anime sem um vilão, um mocinho e uma boa luta. Não teria graça alguma!
      Olha, quanto as cenas sexy, eu acho que isso vai da opinião de cada um. Quem quiser assistir um Ecchi, Hentai, Seinen, etc. assiste e pronto! Se você gosta e quer assistir o problema é seu, se não quiser, o problema não vai deixar de ser seu! Gosto é que nem bunda, cada um tem a sua! (A mesma coisa vale para animes com demônios)
      Cristãos, eu entendo que Deus nos disse que temos que pregar a palavra pelo mundo. Mas falar que anime é uma coisa demoníaca já é demais! ANIME É APENAS UM DESENHO ANIMADO EM ESTILO MANGÁ! (Querendo ou não, isso é verdade, anime é desenho.) Animes foram feitos para divertir o público infantil, adolescente e adulto também. Eu não acho que isso tenha influência do encardido. E como eu já disse, se alguém quiser ver um anime com demônios, com cenas de sexo ou baixarias o problema é da pessoa que fez essa escolha! Deus nos deu o livre arbítrio, ou seja, nós podemos escolher o que nós queremos fazer. Se eu escolhi assistir Hentai, o problema vai ser meu. Eu entendo que vocês só querem nos alertar, mas entendam, há muitas pessoas que não creem em Deus e outros que creem, mas assistem só por diversão, sinto muito lhes dizer, mas vocês têm que respeitar.
      Eu, Lanii-Chan, sou cristã, conheço vários ateus que respeitam o fato de mim ser cristã e eu também respeito a decisão deles, afinal, se eles escolheram ser assim, o problema não é meu. E um desses meus amigos ateus uma vez me perguntou: "Se nós ateus respeitamos os cristãos, por que eles não respeitam o fato de sermos ateus?" ... Eu refleti um pouco sobre aquilo que ele havia perguntado. E, sinceramente, não soube respondê-lo. Como eu já disse, eu sei que Deus nos mandou pregar a palavra pelo mundo, mas se a pessoa não quiser escutar a palavra, nós não podemos fazer nada. A dívida dela vai ser com Deus e não com nenhum cristão. Afinal, nós tentamos.
      Pra você que é cristão eu vou deixar um recado: no mundo em que vivemos, é cada um por si e Deus por todos. Se você está fazendo sua parte, você será salvo, se você não estiver fazendo, bem, você já sabe ... Reflita sobre isso: "Eu não posso tomar um remédio pra outra pessoa ficar boa." ... Pra quem não entendeu, se você peca, peça perdão pelos seus pecados. Se você ver uma pessoa pecando ao seu lado, ore para que ela melhore, mas, lembre-se, se essa pessoa quiser ser salva, ela mesma terá que pedir perdão para Deus.
      Eu não queria começar esse "blá-blá-blá" sobre religião, pois eu sei que a maioria do público do blog é ateu, e sei que existem muitos ateus ignorantes. E sei também que religião é meio que tipo um tabu, mas foi necessário falar um pouco sobre isso aqui. Enfim, eu acredito que quase ninguém chegou a terminar de ler o post, mas pra vocês que chegaram a terminar, muito obrigado! Aos que acharam que e errei alguma coisa, que eu falei besteira, só digo uma coisa, essa é a minha opinião!
      Até a próxima, galera!


      ela disse bem dito e esta certicima!
      nao julgues para que nao seja julgado(acho que isso esta na biblia)

      Excluir
    2. Fala, galera!
      Hoje eu vou esclarecer uma coisa que eu sei que muita gente já deve ter se perguntando ou que ainda se pergunta: "Afinal, anime é do demônio ou não?"
      QUE FIQUE CLARO: NÃO ESTOU DESRESPEITANDO NENHUM CRISTÃO, TENHO TOTAL REPEITO POR VOCÊS(até porque eu também sou cristã). VOU APENAS EXPRESSAR MINHA OPINIÃO AQUI.
      Bem, do meu ponto de vista, isso não tem nada a ver. Anime é uma forma de diversão.
      Alguns cristãos dizem que animes tem influência do encardido porque traz mensagens que só contém satanismo, bruxaria, vingança, ódio, pornografia e outras coisas do gênero. Mas me respondam, QUE AUDIÊNCIA UM ANIME TERIA SE NÃO TIVESSE UM VILÃO, UM MOCINHO, UMA BOA LUTA, ALGUNS DEMÔNIOS OU ALGUMAS CENAS SEXY??? Nenhuma, não tanto pelas cenas sexy, mas eu não consigo imaginar um anime sem um vilão, um mocinho e uma boa luta. Não teria graça alguma!
      Olha, quanto as cenas sexy, eu acho que isso vai da opinião de cada um. Quem quiser assistir um Ecchi, Hentai, Seinen, etc. assiste e pronto! Se você gosta e quer assistir o problema é seu, se não quiser, o problema não vai deixar de ser seu! Gosto é que nem bunda, cada um tem a sua! (A mesma coisa vale para animes com demônios)
      Cristãos, eu entendo que Deus nos disse que temos que pregar a palavra pelo mundo. Mas falar que anime é uma coisa demoníaca já é demais! ANIME É APENAS UM DESENHO ANIMADO EM ESTILO MANGÁ! (Querendo ou não, isso é verdade, anime é desenho.) Animes foram feitos para divertir o público infantil, adolescente e adulto também. Eu não acho que isso tenha influência do encardido. E como eu já disse, se alguém quiser ver um anime com demônios, com cenas de sexo ou baixarias o problema é da pessoa que fez essa escolha! Deus nos deu o livre arbítrio, ou seja, nós podemos escolher o que nós queremos fazer. Se eu escolhi assistir Hentai, o problema vai ser meu. Eu entendo que vocês só querem nos alertar, mas entendam, há muitas pessoas que não creem em Deus e outros que creem, mas assistem só por diversão, sinto muito lhes dizer, mas vocês têm que respeitar.
      Eu, Lanii-Chan, sou cristã, conheço vários ateus que respeitam o fato de mim ser cristã e eu também respeito a decisão deles, afinal, se eles escolheram ser assim, o problema não é meu. E um desses meus amigos ateus uma vez me perguntou: "Se nós ateus respeitamos os cristãos, por que eles não respeitam o fato de sermos ateus?" ... Eu refleti um pouco sobre aquilo que ele havia perguntado. E, sinceramente, não soube respondê-lo. Como eu já disse, eu sei que Deus nos mandou pregar a palavra pelo mundo, mas se a pessoa não quiser escutar a palavra, nós não podemos fazer nada. A dívida dela vai ser com Deus e não com nenhum cristão. Afinal, nós tentamos.
      Pra você que é cristão eu vou deixar um recado: no mundo em que vivemos, é cada um por si e Deus por todos. Se você está fazendo sua parte, você será salvo, se você não estiver fazendo, bem, você já sabe ... Reflita sobre isso: "Eu não posso tomar um remédio pra outra pessoa ficar boa." ... Pra quem não entendeu, se você peca, peça perdão pelos seus pecados. Se você ver uma pessoa pecando ao seu lado, ore para que ela melhore, mas, lembre-se, se essa pessoa quiser ser salva, ela mesma terá que pedir perdão para Deus.
      Eu não queria começar esse "blá-blá-blá" sobre religião, pois eu sei que a maioria do público do blog é ateu, e sei que existem muitos ateus ignorantes. E sei também que religião é meio que tipo um tabu, mas foi necessário falar um pouco sobre isso aqui. Enfim, eu acredito que quase ninguém chegou a terminar de ler o post, mas pra vocês que chegaram a terminar, muito obrigado! Aos que acharam que e errei alguma coisa, que eu falei besteira, só digo uma coisa, essa é a minha opinião!
      Até a próxima, galera!


      ela disse bem dito e esta certicima!
      nao julgues para que nao seja julgado(acho que isso esta na biblia)

      Excluir
    3. Olá, irmão Gustavo, reavalie as coisas que o amigo leu no artigo e nos comentários.

      Um abraço.

      Excluir
  12. Eu n acredito que vc seja um verdadeiro adventista e esteja em comunhão com Deus se não vc detectaria o comnteúdo e as mensagens destes desenhos,fico muito triste que alguns jovens possam acreditar no que vc está falando!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã, defendo que nenhum cristão deveria hoje assistir televisão. Eu mesmo há mais de 10 anos não tenho uma televisão para mim. Entretanto, não condeno quem assiste e faz uso de filmes, novelas, seriados e que contém os mesmos perigos dos animes.

      Todos estes entretenimentos são seculares e não há diferenciação entre um e outro, o que muda é a forma como o conteúdo é apresentado, se por captação de imagens ou desenho.

      Passando em frente a uma televisão eu vi o conteúdo que há nas novelas, então diria que nenhum cristão deveria mais assistir novelas.

      O mesmo quando notei uma série passando na tv, com vampiros, lobisomens e estas outras coisas esquisitas.

      Então nada de séries.

      Também vi uma página de revista em quadrinhos: o mesmo assunto, então nada de revistas em quadrinhos.

      E assim prossegue com desenhos animados e toda forma audiovisual existente no mundo secular.

      Uns porém dizem, mas ainda há algumas coisas boas na televisão, nos desenhos e nos quadrinhos.

      É o mesmo que ocorre em questão de animes.

      Alguns dizem mas eu nunca vi um anime bom!

      Eu porém digo, nunca vi uma novela boa!

      Mas reconheço que há coisas bosa dentro das novelas, assim como há coisas boas dentro de animes. E que há também muita coisa ruim dentro das novelas, assim como há muitas cosas ruins dentro de animes. E que no escopo geral é melhor não assistir novela assim como no escopo geral é melhor não assistir os animes.

      E assistir aquilo que a TV mostra não é o correto! O melhor é selecionar o conteúdo.

      O PONTO EM QUESTÃO:

      Novelas, filmes, séries, quadrinhos são coisas do diabo?

      Uma novela, um filme, um quadrinho, um anime ou vários destes podem ser do diabo por conter ideologias implantadas, mas não podemos generalizar.

      Boa parte é simples fruto de cultura, crença, gosto e coisas tidas como comuns no meio secular.

      E digo comuns, não normais.

      E boa parte é fruto mesmo do gosto de quem assiste, ou seja, a televisão dá ao telespectador aquilo que ele deseja ver. Mas muitos são os quem escolhem, nas locadoras, ou no plano de TV, aquilo que vai assistir.

      Se o público soubesse selecionar as obras que pretende assistir e o gosto popular em geral fosse mais aproximado à ética bíblica, teríamos obras muito melhores e seguras do que as que temos atualmente.

      A coisa indo como está creio que em 10 anos não deveríamos nem passar em frente a uma televisão.

      Mas como temos ainda o livre arbítrio, a consciência e a capacidade de escolhermo aquilo que vamos assistir, e principalmente hoje, OS MEIOS, então que selecionemos melhor estas obras.

      E tudo começa mudando o nosso gosto pessoal.

      Releia o artigo e leia também os comentários, querida irmã.

      Um abraço.

      Excluir
  13. O que conta para um cristão não é "Na minha opinião" e sim o que está na bíblia, se vai por opinião própria e não pelos altos padrões bíblicos é melhor sair da religião, pois a fé sem obras esta morta!

    ResponderExcluir
  14. Eu n sou muito fã de CDZ,mais assisto muito naruto,então:Naruto e do capeta?

    ResponderExcluir
  15. Eu n sou muito fã de CDZ,mais assisto muito naruto,então:Naruto e do capeta?

    ResponderExcluir
  16. Então,eu tenho me preocupado muito com as coisas que eu venho assistindo ultimamente (eu gosto muito de séries de zumbi, lobisomens e vampiros), foi por isso que eu vim parar aqui. E pelos comentários, cheguei à uma conclusão. Se eu colocar as séries somente como entretenimento,no seu devido lugar(em último lugar) e também não deixar que ela influencie nada na minha vida, não tem problema nenhum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão, os animes que devem ser deixados em último lugar são aqueles que não fazem mal para a nossa mente. Quando não se permite que certas séries e desenhos sejam vistos por crianças e adolescentes é por um bom motivo. Mas aquilo que faz mal para a mente de uma criança têm feito mal também para a mente de Jovens e adulto embora de forma menos danosa.

      A diferença é que o jovem e adulto então tem a liberdade de fazer suas escolhas. E toda escolha traz consequências boas ou ruins.

      A saúde de nosso corpo, nossa mente e nossa espiritualidade, depende daquilo que assimilamos. Assim, há obras boas que hão de fazer bem e obras que hão de fazer mal.

      Deste modo até os bons animes e séries, além de serem colocados no devido lugar, devem ser usado com moderação. Quanto ao que é mal, não tem jeito, tem que se cortar, pois o mal está aí para nos influenciar e o principal problema do mal é que ele realmente nos influencia.

      Deste modo, em tudo que vemos, lemos e ouvimos, somos influenciados, ou para o bem ou para o mal. Por isto o apóstolo Paulo nos faz a seguinte recomendação:

      "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." (Filipenses 4:8)

      Assim devemos evitar obras que hão de nos influenciar negativamente, contrariando os efeitos que as boas obras devem nos trazer:

      "...amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." Gálatas 5:22

      Se uma obra não produz frutos nem para o bem nem para o mal, servindo apenas de passatempo, não nos é proibido assistir. Mas se produzem efeito contrário, irmão, pode ter certeza, vai nos prejudicar de alguma forma.

      Porque é o próprio cérebro quem define o que irá fazer com uma informação assimilada, se irá guardar ou não. Neste âmbito, somos agentes totalmente passivos.

      É também o próprio cérebro que separa e usa estas informações, interligado-as com outras informações para construir aquilo que chamamos de "mente".

      Então, tudo aquilo que lemos, vemos ou ouvimos, haverá de nos influenciar de alguma forma.

      Espero que estas informações lhe ajude irmão, um abraço.

      Excluir
  17. Opa, meu nome é Pedro e estou precisando de conselhos sobre o anime One Piece.
    A um tempo atrás eu comecei a assistir o anime Naruto e percebi que no anime existe muitos demônios dentro dos personagens (de a cordo com a história do anime). Enfim, desisti de assistir pq me intrigava muito as expressões do anime. E foi aí que eu encontrei o one piece q me parece muito melhor q o Naruto.
    a pergunta q eu quero fazer é:
    Existe algum problema no One piece no qual eu tenho q deixar de assisti-lo?
    (O que me intriga no One Piece é o fato de que os personagens adultos bebem cerveja, mas isso é típico dos personagens( que são piratas)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmão Pedro,

      A bebida está presente culturalmente em várias formas de entretenimento. A Bíblia também relata, em seu contexto histórico, a questão da bebida alcoólica e seu uso, nos ensinando porém a não adotarmos este costume.

      O perigo da bebida alcoólica em propagandas ou nas várias formas de entretenimento é nos influenciar a beber. Quando alguma obra faz apologia ao uso de álcool (uma defesa do seu uso) isto torna tanto a obra quanto o seu autor questionáveis. Não sendo este o caso, e não sendo tal obra baseada em tal costume, fica a critério de cada pessoa decidir por assistir ou não obras que contenham cena de uso de bebida aloólica, desde que, repito, tal obra não faça defesa à tal costume.

      Mas tenhamos em mente que tudo que assistimos haverá de nos influenciar de alguma forma, mesmo que inconsciente, então, tenhamos cuidado.

      Porfim, One Piece não é recomendável para pessoas menores de 14 anos, pois, embora seja um desenhos, o conteúdo se mostra destinado mais ao público adulto, até pela carga emocional contida no enredo.

      Um abraço.

      Excluir
    2. Pedro, se você for assistir qualquer anime com essa linha de pensamente, onde está o certo e o errado, te digo para não assistir nenhum. Vejo One Piece, leio o mangá e gosto muito, e sim a varias referencias a bebida, sexo e violência(bem logico para um Battle Shounen).

      Excluir
  18. Não ligo se anime é do mau porque não é vcs que sabem e também quem criou eles são seres humanos igual a nós.

    ResponderExcluir
  19. E pra terminar eu digo que Deus é a pessoa mais maravilhosa desse universo tá então para de falar coisa com coisa

    ResponderExcluir
  20. One Piece é o anime que mas gosto e sou muito fã não fale mau de One Piece

    ResponderExcluir
  21. One Piece é o anime que mas gosto e sou muito fã não fale mau de One Piece

    ResponderExcluir
  22. E pra terminar eu digo que Deus é a pessoa mais maravilhosa desse universo tá então para de falar coisa com coisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã Maria, Leia novamente o artigo e também os comentários. Um abraço.

      Excluir
  23. oie, meu nome e vitória e tenho 13 anos sou batizada na igreja adeventista já faz um ano. bem eu tenho duvida em relação a assitir os animes...não sei se pode não sei se não pode a questão é estou muito confusa, assistia naruto dez de pequena e até hoje assisto e não sei se posso ou não e meio confuso porque o anime cotém coisas boas e também coisas ruims como por exemplo ele ensina que nunca devemos desisitir de algo que queremos e também tem o lado dele sécular que são demonios que vivem dentro dos personagens bem já faz um bom tempo que eu não tó assistindo o anime então não sei se devo ou não.

    esses dias encontrei um outro anime e ele se chama "Ao haru ride" e um anime de romance e drama também, eu assisti e achei muito interessante a história e não achei nada demais ou alguma coisa errada nesse anime será que devo assisti-lo ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá irmã Vitória.

      Tenho percebido que muitas pessoas cristãs tem abandonado o anime Naruto antes de terminar. Realmente contém bons exemplo como o de não desistir mas percebo que, no demais, não tem caído muito bem quando o estômago, de quem assiste, não é totalmente secular digamos assim. E isto já nos diz alguma coisa. E realmente percebemos que é bastante esquisito então é um anime que vale a pena abandonarmos.

      Quanto a "Ao haru ride", não tenho conhecimento desta obra, mas a sinopse mostra que é um anime destinado à meninas e que trata de uma jovem que no colegial decide se comportar como uma jovem "vulgar" ou "mais descolada" a fim de ter mais popularidade com suas amigas e acaba encontrando um jovem de tempos antigos, quando era uma jovem simples e não vulgar. Então pode ser um anime que mostre de que a escolha que ela fez foi correta, ou então de que não foi incorreta.

      O problema é que não sabemos o final e até fica chato se soubermos, então é um anime arriscado. Mas, parece que o final é "fofo", como tem sido descrito por aí.

      Devemos tomar cuidado com o tal "se descolado", mas a primeira impressão é de que não parece ser um enredo voltado a isto, mas sim a romance mesmo, como a irmã assim definiu.

      Então, se for assistir, já fique com as anteninhas de alerta em pé acerca deste "se tornar descolada".

      À primeira vista é somente esta objeção, no que me parece um anime bem mais ameno do que o do Naruto.

      Ademais, Naruto é um anime para acima de 16 anos enquanto que os romances de mangás, todos eles, até mesmo os mais inocentes, são para 14 acima, embora sejam ambos exibidos para o público infanto-juvenil.

      Qualquer coisa, assista pelo menos um capítulo com sua mãe e sonde a reação dela. Se ela "pirar" pode ter certeza de que o anime não é bom, instinto de mãe geralmente nunca falha nestas questões. Se fizer careta ou "mais ou menos", aí você decide se vai assistir ou não. Instinto de mãe foi colocado ali por alguma razão e Deus é o ser mais Sábio que existe em todo o universo.

      Excluir
    2. muito obrigada irmã que Deus te abençoe.

      Excluir
  24. Respostas
    1. Olá Felipe,

      One Piece apresenta bastante violência, sobretudo, de ordem psicológica, crueldade mesmo. Por outro lado, é uma anime onde os protagonistas lutam contra esta maldade. Há também, pelo menos dois capítulos objetáveis envolvendo sensualidade/sexualidade. As personagens femininas também, atualmente, receberam um caráter de maior sensualidade na forma de seu desenho. Nâo parece à primeira vista um anime que apele para a vulgaridade, mas, ainda assim, há estes detalhes a serem observados.

      Quanto às histórias e a ética, digamos assim, do anime, este apresenta histórias muito boas. Assisti, por exemplo, um episódio, que conta a história de um dos personagens, ainda criança e que ficou preso em uma ilha, sem ter muito o que comer. Assim, demonstra ser uma anime de onde se pode tirar boas lições.

      A carga emocional do anime sugere um público de 16 anos e não menos que 14 anos. Não é um anime totalmente seguro, mas creio que passa nos quesitos mínimos de não explorar ou apoiar a maldade, embora a mostre de maneira até muito realista.

      Por fim, é um anime crítico, traz noções políticas, éticas e de relações humanas, no que é bastante construtivo neste aspecto.

      De modo que a principal objeção é quanto à idade apropriada para assistir o anime e a carga emocional contida nas próprias histórias do anime, além daqueles dois episódios que lhe mencionei.

      Então a pergunta é: Eu já poderia assistir este anime?

      Dependerá da maturidade do irmão. Na dúvida, peça uma sugestão ao seu pai ou alguém da família, como o anime é destinado ao público masculino, a análise ficaria um pouco comprometida se fosse avaliada por alguém do sexo feminino.

      Eis o episódio que mencionei:

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/06/o-que-nossos-jovens-andam-vendo-o-mar.html

      Um abraço.

      Excluir
    2. acho que você deve assistir aquilo que quer, não aquilo que as pessoas vem falar para vc que é de Deus ou não

      Excluir
  25. af mds, serio, acredito em Deus, sou católica de coração,antes da religião, aprendi a amar a Deus primeiro..
    so que assim, anime ensina mais q esses texto q vc faz para falar q é do demônio ou não. Serio, nossa tenho dó do seu filho(a) que bem dizer n vai poder ver uma coisa pq os pais falam que é ou n é para assistir. ANIME NÃO É COISA DO DIABO,SE N CONHECE POR FAVOR VC NÃO JULGA. EU AMO SER FÃ DE ANIMES,NÃO CONSIGO FICAR UM DIA SEM VER UM,CHORO,RIO,GRITO QUANDO ASSISTO E TENHO APRENDIDO MUITO COM ELES, BEM MAIS DO Q QUALQUER UM SER QUE VENHA FALAR Q ANIMES SÃO COISA DO DEMO, AI ME POLPE, PARA DE PERDE TEMPO COM ISSO, VAI FALAR DAQUELA VELHAS QUE VÃO A IGREJA E NA SAIDA DE LA TA FALANDO MAL DO OUTRO, VAI LA FALAR DAQUELE QUE SE DIZ SER CRISTÃO MAIS TEM INVEJA, OU DAQUELA Q DIZ SER EVANGÉLICA MAIS VAI FALAR QUE A COLEGA TA COM POMBA-GIRA SO PQ É BONITA. NINGUÉM FALA DO QUE DEVE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, irmã, leia novamente o artigo e também os comentários.

      Um abraço.

      Excluir
    2. SÓ sei que as pessoas falam muito. (Minha religião não tem essa de Irmã) e ler oq? Vc criticar,falar que é do demônio? PARA passar mais raiva com pessoas que só sabem falar, sério, td para vocês são do demônio, eu fui em muitas igrejas,tudo eram do demônio, agr oq eles faziam se era do era de Deus? Serio eu respeito do Muito, mais agora as pessoas falar que tudo é do diabo, já é de mais. Deveria falar de algo que temos certeza agr de um anime? Ah já é de mais. Sei que tem violências, mais tão normal no mundo de hj. E fora isso, nas novelas não tem? Nós filmes não tem? Nas séries não tem? Dentro das religiões não tem? Então tudo isso vcs não fazem pq é do diabo? Falar mal do vizinho é oq? Invejar ele é oq? CRITICAR OQ O OUTRO GOSTA SENDO ERRADO OU NÃO É OQ? ACHA Q TÁ CERTO FALAR OQ É E OQ NÃO É DO DIABO? QUANTÔ MAIS UMA VEJO ESSAS COISAS * MAIS TENHO NOJO DE ESSES ASSUNTOS SOBRE RELIGIÃO, SOBRE GOSTO, SOBRE ESCOLHAS. VC N QUER VER TD BEM. MAIS AGR TENTAR FAZER CABEÇAS DE OUTROS JÁ É DE MAIS . EU VOU CONTINUAR N IMPORTA OQ FALEM. MEUS FILHAS TBM VÃO ASSISTIR.

      Excluir
    3. O brasileiro tem o péssimo habito da preguiça de ler e um falso senso de onisciência que os levam a crer de que possam entender todo um assunto por meio de uma opinião pessoal e que possam assimilar todo conteúdo de um artigo tão somente lendo o título e tirando suas próprias conclusões.

      Não é este, porém, um método sábio. De modo que insisto que leia, de fato, todo o artigo e também os comentários, irmã.

      Um abraço.

      Excluir
  26. Cara, eu tenho um assunto a te informar. Eu não quero ser grosso, mas já coisas que devem ser pesquisadas antes de ditas. O assunto é o empirismo.
    Como dito no texto, animes que fazem demônios detém bons atraem pessoas para o "espiritismo". Mas, como um bom esctitor informado, você sabe o que é a filosofia chamada de espiritismo?
    Espiritismo, antes de tudo, seu ideal é o bem. Não é uma religião, pois não possui dogmas, mas é uma filosofia, um ponto de vista. Na religião, já os espiritos bons e os maus. Os bons são o que vocês chamam de anjos, e os maus, demônios. Nós adoramos a Deus e a Jesus em especial. Nos centros, passamos horas rezando. Os pecados não são dogmas, mas sim vistos de uma forma diferente. Você pode pecar, matar alguém, mas terá contigo espiritos malignos durante a vida e só morrer, irá ao inferno.
    Em centros, nunca matamos animais nem fazemos qualquer coisa de errado. O que pode acontecer é algum pecador criar um centro comessas regras malignas e primordiais.
    Rezamos todos os dias, acreditamos que se fizermos o bem, receberemos o bem. E alguém nos dizer o mal, não faremos nada, afinal, estaríamos sendo tão animais quanto opressor.
    Na religião padrão, na qual ja pertenci, as pessoas ao morrer, ou vão para o céu, ou vão para o inferno. Na minha religião o mesmo, porém, ao atingirmos um nível elevado de luz, nos e dado a chance de reincarnar e ajudar aos que estão evoluindo na terra. E uma pessoa vai ao inferno, após pegar até o último suspiro e a redimir a Deus, ele o salvará, porém, antes, todos pecados tem que serem pagos.
    Para saber o que posso ou não fazer, eu olho em sites evangélicos os dogmas. Afinal, ambas religiões tem a mesma visão sobre o lado do bem.
    E mais, os líderes da religião espirita não ganham nada, nem um centavo. Eles tiram seus sábados para ajudarnos outros. Obviamente, ha aqueles líderes que, praticam o mal, mas deles Jesus nos tirará das garras.
    Enfim, pesquise no Google sobre a religião. Nao peço que mude de religião, apenas que não diga merdas sobre coisas que são boas e que não tem conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em algumas partes, meu corretor fez merda :/

      Excluir
    2. Olá irmão Projeto Penta, no bairro onde cresci, um dos grupos de pessoas com quem tinha mais contato eram espíritas. Convivi com espíritas no trabalho e meus primeiros estudos Bíblicos foi com um espírita, tenho muitos amigos espíritas e no lugar onde estou hoje, compartilho da companhia irmãos vizinhos espíritas que frequentam um centro à duas quadras no lugar onde estou neste momento.

      Não tenho dúvidas da sinceridade dos irmãos espíritas, assim como não tenho de católicos e convivo com eles como sempre convivi.

      Porém, irmão, a Bíblia tem uma opinião diferente acerca da consulta a mortos. Como o irmão já deve saber, a Bíblia não admite a hipótese de um ser humano vivo se comunicar com um ser humano morto.

      Assim, para a Bíblia, o mundo espiritual que interage com este mundo, digamos assim, não é composto por pessoas humanas, mas apenas anjos.

      Então, a divergência se dá no campo das ideias e não na índole.

      E o espiritismo a que me referi, se trata do espiritismo oriental, presentes em religiões como o budismo, que igualmente creem em reencarnação, dentre outras coisas.

      Assim, o problema é em relação a crenças, por exemplo, a Bíblia prega a ressurreição ao invés da reencarnação.

      O espiritismo kardecista ensina de que ressurreição e reencarnação seriam a mesma coisa, mas não é bem assim que a Bíblia ensina.

      E no conflito cósmico entre o bem e o mal, não há divisão em religiões, mas apenas entre o lado do bem e o lado do mal. Tando dentro da igreja como fora dela, envolvendo todo o mundo e cada pessoa independente da crença que professe.

      Agora, o irmão precisa estudar a Bíblia a fim de analisar se a linha espírita que o irmão segue é de Deus ou não! Porque não temos discernimento para saber identificar, uma vez que os anjos maus são superiores a nós em inteligência e capacidade, podendo nos enganar facilmente, fazendo inclusive o bem.

      Leia "2 Coríntios 11:14" e "Mateus 24:24".

      Percebe o problema, irmão? Podemos estar em um caminho que nos foi apresentado como sendo certo, que parece certo, temos a certeza de estar certo mas Deus então aparece e nos diz, não vá por aí:

      "Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte." Provérbios 16:25

      Então, como fazemos para não sermos enganados? A resposta é estudando a Bíblia, irmão.

      Tem um vídeo muito interessante, não é muito longo, mas nos dá um panorama geral acerca do conflito cósmico entre o bem e o mal e como tudo começou:

      https://www.youtube.com/watch?v=iZzUtcczytg

      Um programa que eu gosto muito, e que é assistido por um grande número de irmãos espíritas e também de praticamente todas as religiões, é um programa de estudos da Bíblia baseado em responder, ao vivo, perguntas que os irmãos vão fazendo e que se tem que responder usando nada mais do que a Bíblia Sagrada, é um dos meus favoritos:

      https://www.youtube.com/user/NaMiradaVerdadeNT/videos

      Um abraço.

      Excluir
  27. Gostei muito do seu blog,eu assisto vários animes, principalmente o anime one piece que é o meu preferido, e msm assistindo animes eu frequento a igreja , leio a Bíblia e oro todos os dias,entao por isso eu sei que assistir animes não é pecado, pq se fossem pecado eles me afastariam de deus e isso não acontece (tenho 17 anos)

    ResponderExcluir
  28. Gostei muito do seu blog,eu assisto vários animes, principalmente o anime one piece que é o meu preferido, e msm assistindo animes eu frequento a igreja , leio a Bíblia e oro todos os dias,entao por isso eu sei que assistir animes não é pecado, pq se fossem pecado eles me afastariam de deus e isso não acontece (tenho 17 anos)

    ResponderExcluir
  29. Em 1Coríntios cap.8 Paulo fala a respeito dos alimentos sacrificados a idolos e que as pessoas que deixavam de comer carne pq achava q éra sacrificada a idolos eram consideradas imaturas por ele, o importante era saber que aqueles deuses n existiam isso n se aplica aos animes tbm ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A proposito gostei mto desse site🙏

      Excluir
    2. Olá, irmão Allan, é uma satisfação dialogar contigo. Dê uma lida na resposta que escrevi para uma irmã a algum tempo atrás, creio que ajudará o irmão a analisar os animes e as demais obras de entretenimento de uma forma mais saudável:

      http://novamenteadventistas.blogspot.com/2012/05/anime-e-coisa-do-diabo.html?showComment=1388626950977#c8589518266533490433

      É importante termos bom gosto também na hora de escolher o que vamos assistir.

      Esteja com Cristo, que Ele te guarde, irmão.

      Excluir
    3. ok obrigado pela resposta, eu sou adventista também e quase toda a minha família também é, tenho parentes(adventistas) que gostam de series e filmes como os da Marvel e eles que são da igreja a mais tempo que eu falam que eu tenho que ter maturidade espiritual para poder assistir esses filmes e não ficar achando mensagens subliminares ou então achar que são "do mal", o mais importante é saber discernir oque é real e oque não é, oque eu vou tirar de bom pra a minha vida e oque eu não vou tirar, você concorda com eles ?

      Excluir
    4. e também é uma satisfação dialogar com vc

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.