quarta-feira, 1 de novembro de 2017

O uso do sábado

Olá, irmão Daniel, o irmão não me apresentou o texto que mostra que Adão e Eva bebiam água no Éden. Assim como a água foi dada, o sábado também foi dado:

"E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem..." Marcos 2:27

A água, a terra, o ar, o sol, todos estes foram criados não apenas para o homem mas também os animais e as plantas, mas o sábado foi feito exclusivamente POR CAUSA DO HOMEM.

Sendo que o sábado é o único item feito especialmente para o homem, por que deveríamos crer de que Adão e Eva fizeram uso de todas as coisas menos os sábado que Deus deu a eles para que descansem?

Tão inegável é o princípio de cessação do trabalho para um dia de comunhão com Deus, a família e a igreja que até mesmo os que são contrários à lei, separam um dia na semana para descanso de suas atividades, estar com a família, participar de atividades com a igreja e conversar com Deus.

O sábado é necessário à socialização do ser humano, também para o descanso do corpo e da mente, assim como o jejum.

Descanso do labor, descanso das preocupações, assim descansamos de nossas obras assim como Deus descansou das suas, gozando de tais obras e aproveitando aquilo que produzimos em conjunto com as boas coisas deste mundo que Deus fez para nós.

Sábado é o dia de aproveitarmos as boas coisas deste mundo e a melhor delas é Jesus Cristo, por meio do qual todas as coisas foram criadas:

"Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." João 1:3

Também para adquirir conhecimento de procedência da sabedoria divina, assim o próprio Deus é que nos ensina no sábado acerca das coisas além deste mundo:

"Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência." Colossenses 2:2,3

Quem rejeita o sábado, rejeita a obra do Pai, não o reconhecendo como criador de todas as coisas, porque o sábado nos fala de Sua obra criadora e nos remete aos eventos da criação e assim sabemos porque Cristo é nosso Senhor.

O sábado é uma homenagem ao poder criador de Deus através de Cristo, dia em que a revelação de Deus, o Cristo (João 14:9), se faz presente entre a humanidade como Emanuel (Deus convosco).

"E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim." Gênesis 3:8

Sábado é dia de receber a Majestade entre nós, porém os eventos do pecado levaram Cristo a fazer tal sacrifício que terá que viver entre nós, agora, eternamente, assim é dito acerca do tempo que passaremos com Cristo após a ressurreição:

"E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor." Isaías 66:23

Fazendo o uso da árvore da vida de mês em mês e nos reunindo aos sábados para adorar ao Criador.

O mandamento diz que o sábado é o dia dedicado ao Senhor nosso Deus, neste dia deixamos de nos dedicar ao mundo para nos dedicarmos ao Criador deste mundo, para que soubéssemos que o mais importante de tudo é Deus e que todas as coisas foram criadas para o bem e felicidade do homem, para que pudessem viver com alegria ao lado de Deus fazendo parte da família celestial.

Dentre estas coisas feitas para o bem e felicidade do homem está o sábado abençoado e santificado no Éden, dado na mesma semana onde foram dadas as demais coisas vindas das mãos de Deus.

Adoração é uma necessidade humana e a adoração em conjunto é algo próprio do ser humano que é um ser social. Um dia é necessário para que um cristão tenha resguardado na lei de Deus o direito de se dedicar inteiramente ao Senhor, adorando-o e rendendo louvores junto àqueles que possuem a mesma vontade.

Creio, irmão, que se cristãos não desejam guardar o sábado do Senhor, pelo menos não deveriam tratar de abolir o mandamento, para que os que desejassem atender ao convite do Senhor tivessem garantido o seu dia de descanso e santificação e que foi dado à toda humanidade no Éden fazendo dele, o sábado, um direito inalienável.

Devido ao sábado, todo homem tem direito a descanso, inclusive os que trabalham servindo a outros e Deus marcou como ponto de encontro o sétimo dia da Criação. Nada mais apropriado segundo o Deus que considera o 7 como número da perfeição. Assim Deus estabeleceu uma semana de sete dias e bom seria nos lembrarmos em cada dia da semana, as coisas que Deus fez para nós naquele dia da criação e no sábado, nos lembraríamos Daquele que foi o criador de todas estas coisas.

Entretanto, hoje, aquilo que foi feito exclusivamente para benefício do homem, dado como um presente para descanso do corpo, da mente, paz de espírito, regozijo com a família, os irmãos e o Deus que nos criou, tem sido o benefício criado e dado ao homem mais rejeitado.

O sábado, irmão, nos fala de nossa relação com Deus, com os irmãos, direcionando nossa atenção de volta aquilo que é mais importante do que as obras neste mundo, Deus e os irmãos com os quais podemos nos relacionar.

Que bom seria se a humanidade houvesse mantido o costume de todos os irmãos se reunirem no sábado para adorar a Deus, como Cristo e os apóstolos faziam. Este domingo, irmão, não tem o mesmo gosto, porque não nos lembra o real motivo para comemorarmos o sábados.

A ressurreição e a obra de redenção e libertação, fazem parte das várias homenagens rendidas a Cristo, mas tal homenagem deveria ter sido colocado no sábado, dia do Senhor, memorial perene de homenagens ao nosso Criador.

Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.