segunda-feira, 24 de junho de 2013

Usando parte da Bíblia para negar a trindade no todo

Um argumento muito comum que se houve é a de que a Trindade seria uma doutrina não presente da bíblia, por não se mostrar, no Antigo Testamento, com a mesma veemência contida no Novo Testamento.

Devemos ter em mente primeiramente de que a Bíblia é uma coisa só, esta separação entre Antigo e Novo testamento existe tanto quanto o termo utilizado para se definir as três pessoas da divindade, a Trindade.

Alguns por rejeitarem a Cristo, aceitam apenas o que está contido no Antigo Testamento. Justificando que a Bíblia como um todo é falsa, porque ao se dividir o antigo e o novo testamento estes  não se mostram idênticos, mas será!?

Façamos o seguinte, já que se dividiu a bíblia em Antigo e Novo testamento, dividamos o Antigo Testamento em Livros e tomemos como base tão somente o primeiro livro, o de Gênesis.

Observem:

"No princípio criou Deus os céus e a terra" (Gênesis 1:1)

Sabemos que o nome Deus é plural, portanto, literalmente poderia ser traduzido por:

"No princípio criou Deuses os céus e a terra"

Leia agora os versos seguintes de gênesis sabendo que a palavra Deus por ser no plural equivaleria a Deuses. Ali no gênesis não há revelação sobre o Deus UNO qualitativamente. Não haveria portanto qualquer coisa que indicasse que Deus fosse uma única pessoa, ou seja, um Deus UNO qualitativa e quantitativamente, muito pelo contrário.

 Isto se complica ainda mais quando Deus dialoga, pois utiliza a primeira pessoa do plural, 'Nós'.

Assim tomando por base SOMENTE o Gênesis, o próprio nome 'Deus' que é plural e a forma como dialoga na criação nos informa que eram mais de uma pessoa presente ali e o contexto demonstra que as pessoas com quem havia tal diálogo possuíam a mesma capacidade criadora.

Diremos então que os livros que se seguem depois de Gênesis são falsos porque contradizem o que está escrito no primeiro livro?

Inicialmente a bíblia relata a criação indicando que haviam mais de uma Divindade envolvida, para então nos livros seguintes revelar que não eram vários deuses mas um só.

Mas qualquer estudioso percebe que não há contradição alguma, mas apenas que Deus revelou inicialmente em Gênesis que Deus é plural quantitativamente para nos livros seguintes revelar que é singular qualitativamente.

Acontece que no Gênesis os criadores se revelam como companheiros e o fato de uma das divindades dizer 'Façamos o homem', 'Eis que o homem se tornou como um de nós', 'desçamos ali e confundamos suas linguas', claramente demostra que Deus está revelando que não há diferença hierárquica nem de poder nem de capacidade entre estas Pessoas.

Nisto reconhecemos o Deus TRIUNO, onde Deus quantitativamente são três pessoas mas qualitativamente é único.

Depois de Gênesis nos livros que se seguem, Deus é sempre colocado como UNO contraposto apenas com a questão de quem é o Deus verdadeiro e quem são os deuses falsos (qualidade).

Há um só Deuses!

Não nos parece agora tão estranho perceber que no original em hebraico seja assim, no plural! A Bíblia, em Gênesis nos revela que, Deus verdadeiro, é somente aquele que participou da criação, ou seja, inclui apenas aqueles que estavam presentes na pluralidade do nome Deus na criação de nosso mundo, sendo que além destes não haviam outros.

Fato semelhante ao que encontramos em gênesis também encontramos em outro livro:

"Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por NÓS? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim." (Isaías 6:8)

A menos que Deus dialogue com suas próprias qualidades, ou creia que pelo fato de ser onisciente, onipresente e onipotente precise se referir a si mesmo no plural, está claro que Deus sempre nos apresentou um plural de pessoas igualmente Divinas e presentes na criação e restante da história presente na Bíblia. Mesmo assim isto não encobriria o fato de haverem 3 pessoas incluídas na tarefa de salvação da humanidade.

Diria o profeta: - Nós quem meu Senhor!? Quem mais está contigo a ponto de perguntar, quem há de ir por NÓS?

Que diremos então do profeta Moisés que escreveu os cinco primeiros livros, incluindo o Gênesis!?

Mais plausível é pensar que chamavam a Deus em plural porque reconheciam que Deus era plural, simples assim! E que posteriormente é que decidiram renegar esta verdade, para propósitos egoístas.

Deus não precisa da humanidade, porque possui pessoas com quem se relacionar e amar. Nós é que temos a mania de querer moldar o caráter e a essência de Deus ao invés de pesquisar a fundo para ver o que a Bíblia tem para nos mostrar.

Se antes imaginávamos, como os gregos, na existência de um Deus que precisaria do amor e do louvor da humanidade, em um mundo que seria apenas de solidão, hoje não temos mais motivos para acreditar nisto, pois Deus nunca foi solitário. Deus quer sim nosso amor e louvor, mas não porque precise, mas sim porque é um Deus que gosta de cultivar o imenso amor que tem dentro de si e reparti-lo com toda a sua criação.

Pai, Filho e Espírito Santo, a Bíblia não termina sem antes nos revelar cada uma destas pessoas de forma clara e inequívoca. Acreditar porém, isto já é com cada um.

13 comentários:

  1. Já morreram pessoas neste século pelo incumprimento do sábado? Desde que essa lei de matar deixou de existir Deus nunca mais matou. Muito bem, diz o sr.adventista, Deus também não mata os criminosos culpados de homicídio mas nem por isso eles deixam de ser pecadores. Muito bem, respondo eu,mas vai um passo enorme entre a não adoração no sábado e tirar uma vida.Posso não adorar no sábado mas conversar com Deus todas as noites.Muito bem, diz o sr.adventista,no dia da ressurreição nós veremos(conversa fictícia entre mim e o sr. adventista).

    ResponderExcluir
  2. Acho que era para pôr isto num outro artigo. Enganei-me, sr.adventista.

    ResponderExcluir
  3. Especulação, é só o que resta para aqueles que se "mete" a falar sobre um assunto que não entende absolutamente NADA; mas que, é apenas um incansável repetidor teimoso. Ou seja, esse é um "fiel" propagador de tudo aquilo que os seus líderes "acham" que sabe. Isto é, da forma como recebe, também repassa; porque muitas das vezes, mesmo na sua sinceridade, "acha" que tudo que houve dos "mestres", é a mais pura verdade.

    E consequentemente, tende a aumentar o número dos enganados. É como um siclo vicioso.

    Os trinitarianos não sabem mais o falar para defender sua tolices:

    ""Nisto reconhecemos o Deus TRIUNO, onde Deus quantitativamente são três pessoas mas qualitativamente é único.""

    -Qual o sentido ou coerência nesta declaração ? R. NADA.

    Quanto mais os trinitarianos (Idólatras) tentam filosofar no intuito de defender essa Ideologia "IDOLÁTRICA de "deuses" (Trindade), mais acabam entrando em contradição com suas próprias idéias. E além de se afundarem cada vez mais em suas falácias, ainda "arrasta" consigo alguns outros "pobres" incautos e desavisados.

    -Pergunta: Porque então os Adventistas não questionam com os tradutores da Bíblia (SBB) que a tradução de Gên. 1:1 está errada ?! Isto é, que deveria ser: No princípio CRIOU "Deuses"?

    -Será que até os tradutores da SBB são semi-analfabetos de tal nível ?

    -Neste caso, porque a poderosa IASD não traduz uma Bíblia desta maneira ?
    -Se a tradução está errada, qual é o impedimento para que seja traduzido da forma correta?? Não seria uma questão de honra ?

    Ou tudo não passa de especulações baratas ?

    ResponderExcluir
  4. Sr.adventista, estive aqui a ler Génesis, na parte que fala de Noé. Porque é que entraram animais impuros dentro da arca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque são tão importantes quanto os animais puros. Devemos ter em mente que Deus não criou os animais com a intenção de servirem como comida. A dieta original dada à Adão e Eva era composta apenas de vegetais.

      Os animais impuros possuem hoje um papel importante, o porco por exemplo se alimenta das sobras alimentares que o homem deixa para trás, até mesmo quando inicia a entra em um estágio de decomposição. Embora possa ser considerado um animal onívoro, ou seja que se alimente de qualquer coias comestível, este animal ainda mantêm uma preferência por vegetais.

      Um outro exemplo é o urubu, que faz a limpeza das carnes em estágio inicial de decomposição, além das baratas que fazem uma mini-limpeza das impurezas orgâncias deixadas em cantos no ambiente.

      Além dos ratos e outros animais, grandes e pequenos, que se alimentam de materiais e resíduos que o homem deixa para trás.

      Após o pecado cometido por Adão e Eva, Deus não pôde mais atuar diretamente junto à humanidade, colocou então parte desta responsabilidade nos animais.

      Além de haverem os animais que fazem uma limpeza do ambiente, há aqueles que cuidam de fazer o controle populacional, com as serpentes que fazem o devido controle principalmente da população de pequenos roedores. Mas há os animais de grande porte que fazem o controle de herbívoros de grande porte, como no caso do leão.

      Sem a atuação deste animais executando as tarefas que Deus lhes incumbiu, haveria um desequilíbrio na falna e na flora, gafanhotos poderiam arrazar imensas áreas, bem como roedores se não houvesse o devido controle de sua população.

      Portanto todos os animais, tanto puros quanto impuros tem um papel importante na sustentação da natureza, o que permite prolongar a possibilidade de sobrevida do homem nesta terra, até que Deus volte, reforme tudo e tome novamente as rédeas deste mundo e de tudo que haverá nele.

      Na Nova Terra não comeremos carne, nem o leão. O leão pastará com o cordeiro e o homem voltará a se alimentar apenas de vegetais. Os animais chegarão até uma quantidade de equilíbrio e então cessarão de se multiplicar. Não precisarão mais fazer o controle populacional, nem lutar ou disputar pela sobrevivência.

      Não haverá fome, nem medo, nem coisa alguma que atemorize os animais, eles se sentirão seguros juntos do homem e nos serão por companhia. No máximo disputaremos alguma maçã mais madura com algum macaquinho, mas também seremos tão amáveis e gentis que cuidaremos destes animaizinhos.

      Excluir
    2. Que giro...Então os animais fazem a limpeza do ambiente e o controle populacional devido ao pecado de Adão e Eva?

      Excluir
    3. Sim, não somente os animais, mas também as plantas e o próprio ambiente sofreu modificações, para se adaptar ao novo mundo onde hoje há o pecado e a morte, únicamente pelo bem do homem, a fim de prolongar a sobrevida do homem e também da própria natureza.

      Excluir
  5. .Sr. Joel, com seiscentos anos Noé não tinha netos. Surpreendente, uma vez que tinha três filhos. Nasceram-lhes filhos somente após o dilúvio.
    .O Faraó reparou que Sarai era muito bonita e rodeou-a de favores assim como a Abrão. Este mentiu quanto ao facto de Sarai ser sua mulher mas é o Faraó quem sofre os castigos do Senhor.
    .Se uma mulher de noventa anos não pode gerar filhos e um homem de cem também tem dificuldade em gerar significa que já são idosos. Mas Abraão ainda viveu mais 75 anos.
    .As duas irmãs, Raquel e Lia, competiam por seu marido. Se a poligamia fosse um costume ordenado por Deus, o ciúme entre estas não existiria.Mas Deus nunca condenou a poligamia. Construiu um amplo leque de regras entre as quais não há uma única referência à poligamia.
    .Deus torna as mulheres ou fecundas ou estéreis.
    .Moisés faz feitiçarias obedecendo a instruções do Senhor:lançou uma mão-cheia de cinzas para o ar e os homens e animais egípcios cobriram-se de úlceras.
    .600 mil homens partiram a pé do Egito. Como é que Moisés se fazia ouvir perante tanta gente?
    .O Senhor permite a escravatura de hebreus entre o seu povo.
    Se o Joel escavar muito a fundo poderá encontrar uma grande sabedoria, senso de justiça, misericórdia noutras passagens mas que dizer sobre estas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sra. Maria Gonçalves. Veja bém, talvez pudesse ser surpreendente se fossem acontecimentos de nossos dias; quando no máximo a idade ultrapassa os 100 anos, sendo que nem vale muito a pena; dado ao cansaço e também as doenças. Mas como naquela época se vivia muito tempo, então 600 anos não representava muito assim; tanto é, que ele (Noé) viveu 950 anos.
      Por outro lado, não há informações a respeito da época em que os filhos de Noé "tomaram" para sim suas esposas. Ou talvez quem sabe, o ETERNO em sua Onisciência e Soberania, estivesse poupando o único Justo daquele contexto (NOÉ) para que os seus Netos não nascessem num período tão tenebroso como aquele, e também não se contaminassem com as perversidades dos "Anti-diluvianos" (é só uma conjectura).

      No caso de Abraão, não foi uma mentira, mas apenas uma omissão. Isto porque, Sara além de esposa, era também sua irmã por parte de Pai (Gên.20).

      Veja que em Gênesis cap. 20 houve um fato semelhante quando Abraão "peregrinavam" pela terra de "Gerar" em que Sara foi mais uma vez "cobiçada" pelo Rei Abimeleque. Observe:

      No Vs 2 Abraão disse ao Rei que Sara era sua irmã; e o Rei mandou buscá-la para ele.
      No Vs 3 DEUS ameaça o Rei de morte (porque ela era casada).

      -Agora veja a declaração de Abraão se justificando depois do susto do Rei:
      Gên. 20:12 "Por outro lado, ela [SARA], de fato, é também MINHA IRMÃ, filha do de meu PAI e não de minha MÃE; e veio a ser minha mulher.

      Veja também que no verso "13" está claro que já era um acordo entre eles (Abraão e Sara), que ela (Sara) sempre dissesse que era sua irmã.
      Logo, não foi uma Mentira. Mas, uma espécie de "Porto Seguro" para eles; já que de fato eles eram irmãos por parte de Pai.

      Portanto Deus castigou Faraó, porque certamente ele possuíu a mulher do Seu Servo Abraão. O mesmo não ocorreu com Abimeleque; por isso ele foi poupado.

      -LEIA todo o capítulo 20 pra você entender melhor.

      cont...

      Excluir
    2. No caso de Abraão e Sara já em idade já avançada gerarem Isaque, em uma época sem nenhuma ajuda da Ciência tecnológica; obviamente entra em ação a Soberania de Deus. E para Ele nada é impossível !
      Mas, hoje sabemos ser possível pela tecnologia uma mulher se engravidar e ter filhos em idade considerada avançada.

      Em relação a Poligamia na história Judaica, realmente é um assunto complexo e polêmico. Parece que DEUS nem ordenou, nem proibiu; mas permitiu. Vemos exemplos claros como os de Davi e Salomão. Ambos tiveram várias mulheres. E o interessante é que o próprio DEUS teria dito a Davi que, ELE lhe daria mais e mais mulheres... Ou seja, falando sobre o Adultério de Davi, em outra palavras, ELE preferiria a Poligamia, do que os "PECADOS" de Davi por e/ou com Bateseba.

      No caso de Moisés e a sexta praga, você chama de feitiçaria; mas eu vejo como sendo a Soberania de Deus em ação. Até porque Moisés era apenas um mediador que executava exatamente aquilo que DEUS lhe ordenava.
      Por outro lado, vemos até os Magos do Egito (os Grandes) sendo atingidos pelas pragas, e se mostrando frágeis diante de Moisés.

      Ou seja, é o ETERNO tentando fazer Faraó compreender, que mesmo com sua suposta grandeza, ele não era nada diante do ETERNO Todo-Poderoso. O DEUS único e Absoluto, o qual Moisés representava.

      Paz do Eterno.

      Excluir
  6. As histórias da bíblia até podem ser verdadeiras mas não são inspiradas pelo ETERNO. Aí vemos o ser humano ser descrito com todos os seus defeitos e algumas virtudes.Moisés foi um homicida e ainda bem que esta parte menos boa dele foi narrada. Para o escritor de então possivelmente a morte de três mil homens foi um grande exemplo. Para nós, agora, foi uma chacina.Para mim, se calhar, não para o Joel.
    Moisés foi um grande líder, um visionário, mas um homem empedernido.Deus coloca muitos milagres nessa travessia do deserto para o povo a puder suportar e assim concluir o seu objetivo. Milagres a mais, histórias da carochinha. Não acredito em nada disso.O senhor Joel especula aparentando uma certeza inabalável.Fazer o quê? O senhor acredita realmente num ETERNO preocupado com um santuário cheio de riquezas? Aquelas instruções todas sobre o santuário levar os querubins, os cetins, os linhos, as medidas certas, parece-lhe de Deus? Ou de um esquizofrénico psicopata que ouvia vozes no monte SINAI e não demonstrou ponta de piedade pela morte dos filhos de seu irmão quando foram fulminados por Deus ao acenderem fogo estranho? Deus não tinha mesmo compaixão mas era o ETERNO em toda a sua soberania, não era? É a este Eterno que o Joel dedica as suas orações? Ou estuda apenas?

    ResponderExcluir
  7. Vejamos as evidências aqui no salmo 54.O poema é de David segundo consta. Sim senhor, estamos aqui perante uma choraminguice. Deus só pode estar do lado de David para lhe fazer justiça, ou seja,exterminar todos os que se lhe opõem,os soberbos e os tiranos.Em troca desse «favor» David fará sacrifícios e louvará o SENHOR porque Ele demonstra uma extrema bondade.Bondade unilateral, claro. Deus está-se borrifando para os inimigos de David e faz-lhe a vontade.Uns são filhos e outros são enteados. Deus criou todos os povos mas só um é que pode vencer todas as batalhas. O sr. Joel há-de dizer que David era o representante do povo escolhido e nada mais normal do que Deus protegê-lo dos outros que eram ímpios.Se não fosse assim, Deus não seria adorado e viveríamos ainda em idolatria. Porque agora, realmente, estamos todos em uníssono. Todos os sábados o povo sai para as sinagogas.

    ResponderExcluir
  8. No salmo 55, David tem o desplante de dizer:«levantam a mão contra os próprios amigos...» como se ele também não tivesse um dia atraiçoado. Deus terá necessariamente que os precipitar no abismo da morte para satisfazer os desejos de vingança deste homem tão temente a Deus. Bem percebemos como era a triste visão que os monarcas tinham de Deus. E a sua influência sobre o povo.Qual era a visão dos profetas? Possivelmente a mesma com algumas variantes. Alguns destes clamavam pela justiça e compaixão em relação aos desfavorecidos mas todos os povos estranhos eram seus inimigos. Casamentos com estas gentes nem pensar. Lá vinha a ideia da idolatria. E idolatria significava a derrota nas batalhas, a escravidão,o sofrimento, a morte nas suas piores facetas.E o ciclo de pensamentos deste tipo reproduziu-se através de vários séculos em que a imagem de Deus não mudou. Até que chegou Jesus...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.