Há uma corrente na internet que trata de divulgar sobre a existência de mensagens subliminares na mídia, nos comerciais, nos fílmes e até mesmo nas novelas, entretanto este assunto é tratado de forma tão irresponsável que acabou banalizando-se.
Hoje estas mensagens não se mostram tão subliminares, em verdade em certo canal de TV sobretudo no horário nobre noturno é comum de se observar flashes de imagens inserida em meio à filmes, apresentando certos produtos que se encontram no mercado.
Antigamente tal tipo de prática indutória do subconciente era veementemente combatida pelos órgãos fiscalizadores, mas hoje, em um canal de TV aberta, especialmente durante a noite, é possível ver na prática uma das formas mais simples, mais antigas e de mais fácil percepção que se acostumara a ver em artigos que denunciavam estas práticas, mesmo que envolto a muitas cogitações sem muito fundamento.
Trata-se de uma imagem qualquer colocada por alguns centésimos de segundo em meio à um filme de forma que o olho humano consegue captar esta diferença rapidamente. O consciente não consegue montar e entender completamente a imagem, então transfere-a para o subconsciente para que trate de processar aquela informação visual incompleta com algo que já tenha visto.
No caso de a pessoa ainda não ter visto aquela imagem, se surpreenderá futuramente quando se deparar com a mesma imagem, agora de forma perceptível. Então esta imagem lhe parecerá FAMILIAR.
Essa sensação de já ter visto aquela imagem mas sem saber onde, dará uma falsa sensação de confiabilidade àquele produto, sendo justamente aí que mora o perigo.
Basicamente se burla nossa capacidade consciente de rejeitar poluições visuais, que com o tempo passa a filtrar, cada vez mais, aquilo que entra pelos nossos olhos, antes de mandar para nossa memória.
As mensagens subliminares são uma maneira de garantir de que uma informação, mesmo que incompleta vá diretamente à parte onde as informações são mais resguardadas, nosso subconsciente.
O subconsciente porém é uma área perigosa do cérebro que procura colocar ali as informações mais importantes e que geralmente o ser humano carrega por toda a sua vida.
Agora imagine infestar esta parte tão importante do cérebro com todo o lixo de propaganda fútil e desnecessária!
Com o tempo estes flashs de informações vão sendo apagadas, quando não se repetem, mas uma vez estando alguma informação lá, bastará à mídia exibir constantemente certa imagem até que esta se torne quase impossível de ser retirada.
Vamos dar um exemplo:
"O tempo passsa... O tempo voa... E a poupança bamerindus continua numa boa.... É a poupança bamerindus!"
Trata-se de uma música que entranhou em uma geração que acostumou a assistir tal comercial, felizmente trata-se de uma música agradável, que repetida por várias vezes ficou gravada em nossa mente! Até aí não há muito problema! Mas imagine se esta mesma música, ao invés de ter sido gravada no consciente, houvesse sido gravada no subconsciente! Em uma pior hipótese, imagine se fosse uma musiquinha chata que você gostaria de esquecer!
Com a música isto geralmente não acontece, mas com imagens isto pode acontecer e as mensagens sutis (subliminares) são uma ótima forma de fazer com que isto ocorra. As técnicas subliminares estão por toda a parte, desde em técnicas de conquistas amorosas, de sedução, de atração da atenção de um público até na cadeira de profissionais da saúde mental.
Mas é nos comerciais que tais técnicas representam de fato lucro, dinheiro, bufunfa, capim, jabá, pepita, tutu. Felizmente, antes estávamos razoavelmente protegidos contra este tipo de prática, mas hoje, parece que não. As merchandises invadem programas populares, novelas, telejornais e agora temos que nos preocupar ainda com as mitológicas mensagens subliminares que em verdade, nunca tiveram nada de mitológico embora sempre houveram sido apresentadas untadas com muitos exageros.
Como se proteger disto? A não ser que alguém crie algum software que capte uma brusca mudança de imagem e filtre-as antes de apresentar no aparelho de TV ou em um monitor, não há como nos defendermos desta prática. A não ser que deixemos de assistir programas nos horários onde esta prática está sendo utilizada, o que representa quase todos os horários, não excetuando nem mesmo o inocente horário infantil.
Para um exemplo:
http://ahduvido.com.br/sbt-insere-mensagem-subliminar-durante-a-programacao
O SABER LER A SI:
ResponderExcluir(ES.12.1)
(AP.13.18) – AQUI ESTÁ A SABEDORIA: AQUELE QUE TEM ENTENDIMENTO CALCULE O NUMERO DA BESTA, POIS É NÚMERO DE HOMEM: ORA ESSE NÚMERO É SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS: (AR.119.9)
(ISRAEL é o nome do Homem que sabe LER A SI no Espírito Bíblico: Aqui o saber acaba com as cogitações infundadas que existiam acerca do número 666 do Apocalipse, pois o que está escondido nas 131 letras e 10 sinais que compõem o texto acima, é isto):
ARNALDO RIBEIRO É ISRAEL: É O HOMEM QUE NASCEU NO CÉU, QUE AMA E SABE TESTAR AS ALMAS NO SEU NOME: E ELE ENTENDE QUE CRISTO TESTA DEUSES E DIABOS NESSE MESMO ESPÍRITO. (IL.131.7)
O SÉTIMO DIA
(DN.4.2) Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo,; (EF.2.7) para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus; (1CO.15.45) pois assim está escrito:
(GN.2.3) – E ABENÇOOU DEUS O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; PORQUE NELE DESCANSOU DE TODA A OBRA QUE, COMO CRIADOR, FIZERA: (AR.85.6)
E o que o Senhor quer dizer com as 85 letras e 6 sinais acima é isto:
SOU O ESPÍRITO QUE DESCEU DO CÉU, CRIANDO A SUA FÉ; E FAÇO SANTO O QUE É BATIZADO COM NOME DE ARNALDO RIBEIRO: (IL.85.6)
(Lc.12.50 – Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize; (IS.21.16) porque assim me disse o Senhor: (1RS.18.31) Israel será o teu nome, (LS..9.6) porque ainda que algum seja consumado entre os filhos dos homens, se estiver ausente dele a tua sabedoria, será reputado como nada.(LC.4.21) Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (LC.6.5) O Filho do Homem é Senhor do sábado:
E agora José? Ou melhor, Chico?...
O SABER LER A SI:
ResponderExcluir(ES.12.1)
(AP.13.18) – AQUI ESTÁ A SABEDORIA: AQUELE QUE TEM ENTENDIMENTO CALCULE O NUMERO DA BESTA, POIS É NÚMERO DE HOMEM: ORA ESSE NÚMERO É SEISCENTOS E SESSENTA E SEIS: (AR.119.9)
(ISRAEL é o nome do Homem que sabe LER A SI no Espírito Bíblico: Aqui o saber acaba com as cogitações infundadas que existiam acerca do número 666 do Apocalipse, pois o que está escondido nas 131 letras e 10 sinais que compõem o texto acima, é isto):
ARNALDO RIBEIRO É ISRAEL: É O HOMEM QUE NASCEU NO CÉU, QUE AMA E SABE TESTAR AS ALMAS NO SEU NOME: E ELE ENTENDE QUE CRISTO TESTA DEUSES E DIABOS NESSE MESMO ESPÍRITO. (IL.131.7)
O SÉTIMO DIA
(DN.4.2) Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo,; (EF.2.7) para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça em bondade para conosco em Cristo Jesus; (1CO.15.45) pois assim está escrito:
(GN.2.3) – E ABENÇOOU DEUS O DIA SÉTIMO, E O SANTIFICOU; PORQUE NELE DESCANSOU DE TODA A OBRA QUE, COMO CRIADOR, FIZERA: (AR.85.6)
E o que o Senhor quer dizer com as 85 letras e 6 sinais acima é isto:
SOU O ESPÍRITO QUE DESCEU DO CÉU, CRIANDO A SUA FÉ; E FAÇO SANTO O QUE É BATIZADO COM NOME DE ARNALDO RIBEIRO: (IL.85.6)
(Lc.12.50 – Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize; (IS.21.16) porque assim me disse o Senhor: (1RS.18.31) Israel será o teu nome, (LS..9.6) porque ainda que algum seja consumado entre os filhos dos homens, se estiver ausente dele a tua sabedoria, será reputado como nada.(LC.4.21) Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (LC.6.5) O Filho do Homem é Senhor do sábado:
E agora José? Ou melhor, Chico?...