quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Buscando a santidade


"Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." (1 Coríntios 2:14)

Existem dois mundos apresentados na bíblia, o carnal e o espiritual. Em cada verso bíblico há uma informação carnal, que serve para nossa compreensão mental, mas também há informações espirituais que servem para a compreensão das coisas relacionadas a Deus.

Quando lemos a bíblia apenas em nossa compreensão carnal, torna-se difícil compreender e aceitar o que a bíblia nos apresenta. Mas quando usamos de discernimento espiritual as coisas se tornam mais claras.

Quando olhamos para a história de personagens como Davi e Jacó, não conseguimos perceber o porque destas pessoas, mesmo tendo sido apresentada pela bíblia como pessoas muito erradas e propensas ao mau puderam ter agrado diante dos olhos de Deus.

Mas quando entendemos o modo como Deus avalia o homem diante do pecado, percebemos que o vínculo que estas pessoas tinham com Deus ia muito além da questão de estarem pecando ou não.

Deus coloca sua graça sobre o homem independente deste estar em pecado ou não, desde que esteja em profunda comunhão com o Criador.

Davi que em um minuto era um homem sujo, cheio de culpa e pecados, no outro minuto passou a ser santo, totalmente limpo, sem pecado algum e livre de toda culpa.

Davi nunca havia conseguido ter um contato profundo com Deus, porque toda sua história era de conquista e glória. Foi no poço profundo do pecado que Davi percebeu a grandiosidade de Deus e a sua miséria perante o seu Criador.

Em seu arrependimento o coração de Davi passou a bater no mesmo ritmo do coração de Deus e no arrependimento, deus colocou sua bênção sobre Davi e o absolveu de todo pecado e toda impureza.

Assim, uma pessoa que dedica sua vida totalmente a Deus é aquela que lava constantemente seus pecados no sangue do Cordeiro, sendo livre de toda culpa. Isto se consegue tendo uma vida de comunhão com Deus, sendo absolvidos constantemente de todo o pecado pelo arrependimento.

Mas para se ter arrependimento é necessário levar uma vida santa, para que qualquer traço de maldade seja perfeitamente visível nas vestes de santidade daqueles que procuram fazer a vontade de Deus.

Em um minuto o cristão se sente sujo, com uma carga pesada sobre os ombros, mas no outro minuto está totalmente alvo e leve, seguro e confiante no perdão pelo sangue de Cristo.

Estes vivem rejeitando e cedendo constantemente as coisas do mundo, necessitando diáriamente de perdão por suas falhas. Porque os que andam no caminho estreito de Deus, por vezes seus pés se desviam para o caminho da perdição. Mas se arrependem e tornam ao bom caminho.

Os que porém levam uma vida parcial de comunhão com Deus, plantam um pé no caminho da perdição e não o tira daí, sentem-se confortaveis, achando que está andando em ambos os caminhos. Um pé na salvação e outro na perdição.

Este não é um pecador, mas um pecadeiro. Que segundo o prof. Leandro Quadros, é aquele que faz do pecado um estilo de vida.

Ora o estilo de vida de um cristão é a santidade e este comete pecado. Diferente do que possui um estilo de vida em pecado e faz boas ações. Diferente também do que possui um estilo de vida dupla, tentando conciliar ambas as vidas.

O homem consegue fazer tanto o bem como o mau estando no caminho da santidade. Assim como o homem consegue fazer tanto o bem como o mau no caminho da perdição. Assim como o homem consegue fazer tanto o bem como o mau com um pé em cada caminho.

Mas veja o que acontece com quem não se firma em nenhum dos caminhos:

http://www.youtube.com/watch?v=czXIo4H-4qE

Portanto para o homem é melhor que viva em pecado do que levar uma vida parcialmente dedicada a Deus, porque sua culpa será deveras enorme. A bíblia nos relata uma cidade parcialmente dedicada a Deus, no que diz:

"Em verdade vos digo que, no dia do juízo, haverá menos rigor para o país de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade." (Mateus 10:15)

Ai daqueles que estando no caminho da verdade, repousarem seu pé confortavelmente no caminho da perdição. Porque o justo tropeça por vezes colocando o pé do outro lado, mas logo se levanta e o retorna para o caminho de onde veio.


(Sr. Adventista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.