sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Bíblia - Discernimento do que nossos olhos não vêem



A bíblia é sem dúvida o livro mais facinante de toda a história. Quando uma pessoa lê este livro pela primeira vez, desde o livro de Gênesis até o livro de Apocalípse, é capaz de compreender a essência deste livro que é sobrenatural.

Quando tornamos a ler novamente este livro, este parece se ampliar em nosso entendimento, começamos a enxergar coisas que antes pareciam ocultas e a entender melhor as mensagens nele contidas.

Com o passar do tempo o Espírito Santo, atua sobre nosso entendimento, abrindo cada vez mais nossos olhos espirituais para que vejamos a luz das escrituras para, então, aceitarmos a sua mensagem. Quando uma pessoa inicia seu estudo da bíblia utilizando seu entendimento carnal, muitas coisa parecerão não fazerem sentido ainda, mas quando esta pessoa aceitar por fé, que é racional, o que diz a palavra, tudo se tornará  diferente.

Após crer e ser batizado pelo Espírito Santo, o cristão recebe então o dom do discernimento espiritual. Um dom que acompanhava Adão e Eva e permitia que estes pudessem entender as coisas e as criaturas espirituais.

Longe de ser um novo dom é apenas o Espírito Santo devolvendo ao homem a capacidade de recuperar gradativamente este discernimento, mediante a fé nas escrituras.

Jesus ao abrir o entendimento dos apóstolos, possibilitou que estes pudessem compreender as escrituras. As coisas que pareciam ocultas sobre o messias, então, tornaram-se claras e assim puderam entender o sacrifício de Jesus e o plano da redenção.

Passaram também a ter um profundo conhecimento sobre a pessoa de Jesus e suas dúvidas então se dissiparam. A certeza que obtiveram foi tamanha que não se importaram em dar a vida pelo Cristo apresentado nas escrituras e tiveram a confiança de que a vitória sobre o pecado estava garantida e a redenção estava próxima.

O cristão então, que lê a bíblia, recebe revelações chaves que hão de destrancar mais e mais seu entendimento sobre as coisas divinas a fim de que nas próximas leituras possam encontrar respostas para certos "enigmas" contidos nos livros da Palavra de Deus, desde o gênesis até o apocalipse.

Os Salmos que antes poderiam parecer apenas cânticos, começam a se tornar uma descrição de algo importante que não notamos em uma primeira leitura. Porções de descrições proféticas, que pareciam não fazer sentido, passam a nos revelar coisas sobre o mundo que está além de nossos olhos.

Como uma casca de cebola, mais e mais as verdades vão sendo descobertas e a fé nas escrituras vai se fortalecendo.

A medida que lemos a bíblia esta nos apresenta verdades mais e mais complexas, como se a cada leitura e cada estudo, a bíblia aumentasse o nível de conhecimento possível de se adquirir. A Palavra se torna cada vez mais rica de informações à medida que vamos compreendendo as escrituras.

A bíblia, que antes era um livro com um certo número de capítulos e versículos, em nossa mente se torna uma enciclopédia de informações, graças à tecnologia Divina presente na bíblia que permite que esta assuma vários níveis diferentes que nos permitem alcançar verdades cada vez mais elevadas.

Pela atuação constante do Espírito Santo na mente do cirstão, revelando, através das próprias escrituras, os bastidores do que ocorre no mundo espiritual, descobrimos um mundo de verdades não reveladas, nas palavras inspiradas dos profetas. Percebemos que a bíblia fala não apenas do mundo carnal, mas também do espiritual em uma sintonia particular que apenas os que recebem o discernimento da parte do Espírito Santo, podem compreender.

Se em uma primeira leitura entendemos a história que se passa neste mundo, após várias leituras, usando de discernimento espiritual, entendemos mais sobre história do que ocorre no mundo que não conseguimos ver. Conforme o tempo passa e as profecias vão se cumprindo, novas verdades começam a ser entendidas, em um processo que só findará quando estivermos no céu, quando então todas as verdades nos serão reveladas da boca do próprio Deus.

Nas palavras dos profetas e da boca do próprio Deus, estão revelações de uma forma tão bem trabalhada que somente olhos e mentes bem atentas conseguem enxergar. Revelações estas que o homem carnal não entende, mas que o homem espiritual se torna pronto a enxergar.


(Sr. Adventista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.