terça-feira, 2 de outubro de 2012

O pecado original pago na cruz



Desde que o pecado entrou no mundo e contaminou a humanidade, o homem entrou em dívida para com Deus. Havia uma lei que dizia que aquele que pecasse deveria morrer.

O único meio então de salvação, para os filhos de Adão e Eva, seria viver uma vida totalmente santa, sem cometer por si próprio, pecado algum e ainda pagar a dívida pelo pecado original. Homem algum poderia ser salvo sem que TODA a dívida houvesse sido paga.

Mas como poderiam pagar pelo pecado original, se não conseguiam sequer levar uma vida totalmente santa? E como os santos poderiam pagar por aqueles que não se importam em viver uma vida de pecado? Como um homem de vida santa poderia pagar a dívida contraída por todos afinal?

Porque nenhum homem seria salvo a menos que toda a dívida houvesse sido quitada.

O único capaz de pagar totalmente a dívida gerada pela transgressão das leis de Deus seria o próprio criador destas leis. Porque até as criaturas deste SENHOR estavam debaixo de SUAS leis.

Para salvar o homem Deus teria que sacrificar suas leis e revogar a sua palavra. Para manter suas leis, Deus teria que sacrificar toda a humanidade e cumprir a sua palavra.

A solução foi que, o invés de sacrificar SUAS leis ou a humanidade, Deus sacrificou a si mesmo, mandando o filho Jesus, para cumprir a parte do sacrifício. Assim Deus manteve suas leis e "de quebra" salvou a humanidade, mas pagou um alto preço por isto, pois Jesus então teria de viver como homem e como Deus.

O salário do pecado é a morte, mas quem pagou o preço? Deveria ser a humanidade, mas Jesus tomou nosso lugar e contraiu para si todas as nossas dívidas para encravá-las na cruz.

Jesus pagou o preço, levou uma vida totalmente santa, enfrentou toda a vergonha do pecado, toda a humilhação pelo qual o homem deveria passar,  e deu, como pagamento, algo mais valioso do que toda a humanidade e todas as critaturas do universo: Sua própria vida.

Mas tudo isto de nada adiantaria se o senhor que pagou o preço e comprou a humanidade não pudesse reclamar o seu direito. Eis que Jesus então ressuscita e sobe aos céus, para preparar lugar àqueles comprados com alto preço e um dia tomar posse daqueles por quem morreu.

Agora não estamos mais em dívida com a lei, uma vez aceito o sacrifício de Jesus, a questão é entre o homem e seu SENHOR. Jesus nos exige uma vida santa, vida esta que ELE mesmo nos propõe a dar, fazendo-nos novas criaturas em harmonia para com as leis de Deus, pois ele é Deus. Rejeitando esta transformação, o próprio sacrifício de Jesus se torna sem sentido, pois Jesus não levará para o céu pecadores, mas pessoas transformadas.

Os que não aceitaram o sacrifício de Jesus, terão que prestar contas à lei. Os que aceitaram o sacrifício de Jesus, agora prestam contas à seu SENHOR. Mas Jesus é o mesmo Deus que houvera criado a lei e não aceitará de seus servos, algo menos que a santidade. No céu, não haverão pecadores, todo o pecado deverá ser eliminado no juízo final.

O juízo dos justos, Cristo já o está fazendo, investigando a vida de cada cristão, para saber aqueles que de fato o aceitaram não apenas como salvador mas também como o senhor que governa suas vidas. Para retirar do livro da vida aqueles que aceitaram o sacrifício de Jesus (que é gratuito) mas não se comprometeram a levar uma vida santa diante de seu SENHOR.

"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade." (Mateus 7:22-23)

Santidade é estar em harmonia com a vontade de Deus. Pobre do cristão que aceita o sacrifício de cristo mas não faz dele o SENHOR de sua vida, preferindo praticar uma vida regrada pela iniquidade e desobediência, ao invés de uma vida em conformidade com a vontade de Deus.

"Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de TODA a palavra que sai da boca de Deus." ( Mateus 4:4)

Por isto amigos, temos a bíblia, o guia prático e infalível, indispensável à vida de qualquer cristão, manual a ser seguido e praticado na vida de qualquer pessoa que busque agradar aos olhos do seu SENHOR, Jesus Cristo.


(Sr. Adventista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.