quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Escrever a lei no coração

Psa 119:11  Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti. Vamos portanto entender verso por verso.
2Co 3:3  sendo manifestos como carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne do coração. Aqui Paulo joga uma comparação entre as tábuas de pedra e as tábuas de carne. Veja por exemplo o seguinte texto.
Eze 11:19  E lhes darei um só coração, e porei dentro deles um novo espírito; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne,
Eze 11:20  para que andem nos meus estatutos, e guardem as minhas ordenanças e as cumpram; e eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.

A comparação do texto entre pedra e carne, envolve a diferença de praticar, e a de apenas dizer que tem. Uma coisa é ter os mandamentos na pedra, outra coisa é viver os mandamentos no coração.  Veja outro texto.
Eze 36:25  Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias, e de todos os vossos ídolos, vos purificarei.
Eze 36:26  Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
Eze 36:27  Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis.

Aqui informa novamente que não adianta ter os mandamentos, como Moises recebeu, é grandeoso receber os mandamentos, mas tais mandamentos não fazem sentido se não estiverem no coração, ou seja é necessário "que andeis nos meus estatutos". As escrituras elas se completam e se analisam. Em hipótese alguma o texto renega os mandamentos de Deus, ao contrario determina que ao invés de apenas possuir os mandamentos, tais com coração de carne tenham tais, inscritos no coração. O que é escrito no coração, ora é que a pessoa pratica os estatutos de Deus, por isso os salvos são "os que guardam os mandamentos de Deus", novamente a Palavra de Deus se une, e explica seus pontos.
Agora vamos continuar o texto.
2Co 3:4  E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; Confiança em Deus do que? Ora Deus havia a tempos antigos determinado a salvação para o homem. A morte de Cristo é uma comprovação desta salvação, pois nos tempos antigos dizia.
Isa 1:11  De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes. Ora era portanto claro que o sangue de bodes, carneiros e ovelhas não perdoavam pecados, tudo se esperava o sacrifício que iria abrir o santuário celestial para que Cristo ministrasse como sumo sacerdote. Logo 2Co 3:4 determina a confiança em Deus pois enviou seu Filho e comprovou o pacto de Deus. Continuando temos.
2Co 3:5  não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,
2Co 3:6  o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.

Veja agora a parte inicial do texto "não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne do coração", e agora veja "não da letra, mas do espírito;", e também temos "porque a letra mata, mas o espírito vivifica". Agora vamos entender a dicotomia de cada texto. O que seria não da letra e sim do espírito? Vejamos "porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis", ou seja quando se coloca o Espírito de Deus, a pessoa anda nos estatutos, e as observa, enquanto que estar na pedra apenas condena. Veja se esta escrito "Não matarás" na pedra e eu não tenho "Não matarás", escrito no coração então serei morto. Mas imagine que "Não matarás", tenha sido escrito no coração pois ocorreu o texto "porei dentro de vós o meu Espírito", então o que ocorre "andeis nos meus estatutos", e "e as observeis", assim se o "Não matarás", estiver escrito no coração, logo a da tábua de pedra, não poderá me condenar, pois já ocorre o termo "andeis nos meus estatutos", e "e as observeis", logo o texto de Paulo, esta demonstrando a característica de viver os estatutos de Deus ou apenas te-lô para ornamentar as portas ou as roupas, era portanto necessário viver naturalmente seguindo "andeis nos meus estatutos", e "e as observeis". Ou seja a lei serve para mostrar o pecado, mas se vivo no Espírito cumpro a lei, pois e Espírito que esta em mim realiza a obra.
2Co 3:7  Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fixar os olhos no rosto de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual se estava desvanecendo,
2Co 3:8  como não será de maior glória o ministério do espírito?

Aqui temos a mesma idéia anterior, foi gloriosos a entrega dos mandamentos de Deus no monte sinai, a ponto de Moisés ter o rosto resplandecente, mas neste período as leis foram escritas em pedra, e agora  "porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis", veja a igualdade "porei dentro de vós o meu Espírito" e "a palavra em vós implantada". De forma nenhuma a Lei foi abolida visto Rev 14:12 "Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus."
Tia 1:21  Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas.
Tia 1:22  E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

Veja por exemplo o paralelo.
Mat 5:17  Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.
Mat 5:18  Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.
Mat 5:19  Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.

Veja que Jesus não veio destruir a lei, ou seja a tábua de pedras permanece, mas Jesus veio cumprir, e isso é o Espírito veja "porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis", ou seja quando diz "não da letra, mas do espírito", esta dizendo que não é para apenas ler, é para cumprir, "E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos". Portanto aquele que não cumpre a palavra, esta "enganando-vos a vós mesmos", pois "Vedes então que é pelas obras que o homem é justificado, e não somente pela fé".

Fonte: http://www.reformadoresdasaude.com/com/index.php?option=com_content&view=article&id=3002:3931&catid=9:textos&Itemid=104

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.