sábado, 20 de outubro de 2012

"Blog exadventistas" - A serviço do acusador


A bíblia nos apresenta dois personagens totalmente opostos. O primeiro é Jesus, que veio ao mundo para perdoar pecados e redimir a dívida da humanidade para com Deus.

O outro é Satanás, que está no mundo para apontar os pecados dos homens e impedir que o homem alcance a salvação pela dívida paga na cruz.

O blog exadventistas é um site que trata de desviar a atenção das pessoas, do evangelho para os erros cometidos por cristãos. Bem sabemos que o homem é falho e pecador, portanto, mesmo os bons cristãos hão de falhar em algum ponto em sua jornada, jornada esta, de aprimoramento espiritual até que se alcance uma fé maior que transformará a sua vida.

"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." (  Provérbios 4:18)

O blog exadventista é um exemplo de site que procura policiar as atitudes dos cristãos a fim de os apanhar em alguma falha. Cada mínimo erro é um pronto motivo para escárnio e críticas de todas as formas que se puder imaginar. Não trabalham com pregação do evangelho, em seu currículo, a evangelização está fora de questão. Procuram "pregar o amor de cristo" apontando os erros cristãos, tratando então de demonstrar que os acusadores têm o verdadeiro caminho que conduz a Cristo.

Jamais se encontrará um artigo contendo elogios ou zelo pelos bons exemplos e boas obras feitas por cristãos, nem de pastores nem de membros da igreja.

Devemos desconfiar de pessoas que não sabem elogiar, nem reconhecer boas atitudes e que tão somente tratam de acusar e apontar o erro daqueles que são falhos e pecadores mas que buscam àvidamente alcançar o favor de Cristo.


Assim diz o Senhor:

"E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor; Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade," (2 Timóteo 2:24-25)

Conseguiríamos encaixar as atitudes dos "pregadores" do blog exadventistas neste verso contido na Palavra de Deus?

(Sr. Adventista)

12 comentários:

  1. Só pra tirar uma dúvida...quem é esse tal de Phillipe Hottman que é tão mencionado no blog 'ex-adventistas' ? É um ex-adventista ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há um testemunho na internet que seria desta pessoa. Fiz uma breve análise e constatei as mesmas alegações que se encontram no meio apologético anti-adventista.

      Tenho analizado estes testemunho e encontrado uma mesma linha de raciocínio. Seu testemunho possui uma justificativa bastante semelhante ao de Dirk Anderson, inclusive os eventos de sua vida são parecidos, também tenho encontrado no blog exadventistas entre colaboradores, alegações que remetem à mesma linha de desenvolvimento presente no testemunho de Dirk Anderson.

      Também encontro a mesma idéia quanto a corretude de guardar o sábado, mesmo após a apostasia:

      "Claro que o sábado é sagrado e deve ser observado"
      http://exadventistas.blogspot.com.br/2012/02/testemunhos-phillipe-hotman-porque.html

      "Eu ainda guardo o sábado"
      http://exadventistas.blogspot.com.br/2010/07/o-extraordinario-testemunho-do-irmao.html

      O ponto auge de suas justificativas são as doutrinas do juízo investigativo

      "A gota d'água foi o Dia da Expiação"
      http://exadventistas.blogspot.com.br/2010/07/o-extraordinario-testemunho-do-irmao.html

      Fato é que muitos adventistas, assim como eu, um dia deparam com as acusações sobre suposto racismo por parte de Ellen White, sobre uma suposta heresia em relação ao juízo investigativo.

      Mas percebi que tais dúvidas são naturais, quando um apóstata se infiltra na igreja com o intuito de espalhar distorções a fim de incentivar os membros a deixarem a fé.

      No meu caso procurei estudar as acusações em fontes primárias, e uma análise minuciosa dos fatos históricos aliado aos escritos confiáveis me permitiu concluir que as alegações simplesmente não procediam.

      O que ocorre é que como no caso de Walter Rea e Dirk Anderson, é que em dado momento são contrariados pela igreja, e se revoltam, principalmente quando a Igreja vai de encontro à um interesse particular da pessoa.

      Um exemplo disto é Canright, que era adventista e se tornou um Crítico "ferrenho" de Ellen White e certas doutrinas adventistas.

      Veja que canright, escreveu muitas críticas, análises e apontou supostas incoerências e heresias. Construiu até escritos, nos quais Walter Rea plageou e se inspirou para novamente atacar os mesmos pontos levantados por Canright.

      Entretanto Canright era bastante sincero e realmente preocupado em descobrir a verdade. Estudando Ellen White e as doutrinas adventistas a fim de refutá-las acabou se convencendo de que estava redondamente engando.

      Canright se arrependeu e voltou a fazer as pazes com a igreja.

      (continua...)

      Excluir
    2. Pessoas como Philipe Hottman, Walter Rea e Dirk Anderson, são críticos que em um dado dia se deparam com a dúvida sobre as doutrinas adventistas. Porém ao invés de pesquisar a fundo nas fontes primárias e estudar a bíblia com a vontade sincera de encontrar a verdade, estes procuram alimentar ainda mais suas dúvidas.

      Torna-se uma questão de honra provar que a igreja estava errada em repreendê-los ou discipliná-los. Então incia-se na igreja, o mesmo tipo de motim que um dia surgiu no céu. A liderança então não vê outra auternativa a não ser discipliná-los excluindo-os do rol de membros da igreja.

      Um "ex mebro" com orgulho ferido, com a cabeça abarrotada de dúvidas e um monte de distorções assimiladas em sua mente. O fato de terem sido contrariados coloca a solda final para que suas mentes não consigam mais se abrir. Decidem se tornar adversários da igreja.

      Prova de que são movidos pelas mesmas distorções e dúvidas que um dia afetaram Canright é que se encontram nestes autores os mesmos antigos argumentos, que são revividos de tempos em tempos por obra maligna que "não se sabe de onde vem".

      Quando uma pessoa está ainda na igreja, basta que se dê a ela fontes primárias e um estímulo para estudar a fundo as questões. Normalmente esta pessoa volta a se firmar nas doutrinas e ficam imunes à novos ataques.

      Porém quando a pessoa insiste em não ouvir a voz dos pastores e se recusa a estudar com sinceridade, acabam por serem disciplinados, então, com orgulho ferido já não querem mais saber a verdade, mas tão somente encontrar formas de devolver à igreja a ferida causada em seu orgulho.

      E em seu coração, dizem contra a igreja algo semelhante ao que satanás disse contra Deus:

      "E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte." (Isaías 14:13)

      Assim tentam se colocar acima da igreja, e não congregam, mas se colocam do lado norte da congregação onde podem executar seu trabalho bem perto dos fiéis "aos lados do norte".

      Assim se infiltram nas igrejas e em sites e de forma camuflada, procuram arrastar mais fiéis para "o lado negro" em que se encontram.

      Uma vez conheci a faceta deste lado obscuro da apostasia e não pretendo retornar mais para lá, é só dor culpa, engano e sofrimento.

      Agradeço à Jesus por ter me colocado de volta em teus Santos caminhos.

      Atenciosamente.

      Excluir
  2. Pelo que vejo,Phillipe Hottman é só mais um pseudônimo...jamais saberemos se as histórias que ele conta e que acarretaram a saída do mesmo da igreja são reais.

    ResponderExcluir
  3. Olá irmão, amigo!!
    sou um eis adventista q apzar de ter me afastado dos caminhos d Deus sempre tive o respeito pela Sua palavra e cuidado para não dismerecer a doutrina da igreja Adventista do sétimo dia. Sei das verdades bíblicas q a igreja professa mediante as revelações da profetisa Ellen G. White e prezo mto por elas. Hoje eu procurei ver um video no youtube com o propósito de cantar um hino da igreja para um louvor sincero a Deus e me deparei com o blog exadventist. Confesso q me surpreendeu ouvir e ler tantas heresias naquelas afirmações inconsequentes de um amontoado de contradições com respeito á doutrina da igreja Adventista.Parabéns pelo seu blog e pela posição em q se encontra hoje ao lado da verdade.Eu estou de volta aos braços do Pai, crente nas santas verdades de Deus, segundo a doutrina q me foi dado a conhecer pela IASD.Abrço!!
    Aqui vai meu contato: FACE nonzene@yahoo.com.br Arnon

    ResponderExcluir
  4. Nem, percebo, Arnon, como é que se tornou ex, se é tão adepto das doutrinas adventistas e conseguiu rejeitar tudo o que está no blog ex-adventista apenas com uma simples olhadela.

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu me batizei há mais de 30 anos e na época fui muito bem doutrinado. Era muito comum o estudo acerca dos ensinos da Sra Ellen G. White. Fui sempre um estudante aplicado ao estudo da biblia, da lição da escola sabatina e do Espírito de profecia. Acredito que pela formação religiosa que tive com tais conhecimentos me deu uma certa segurança. Quando vejo tais afirmações hereges percebo muito facilmente o engano e o que para mim poderia ser ruim acaba reanimando a minha fé na palavra de Deus.
    Quanto á minha queda, nada tem a ver com doutrina ou qualquer desinteresse da igreja em apoiar a minha pessoa como membro da IASD. Talvez tenha sido a falta de companheirismo, a ausência de familiares não mais adventistas.Porém, há um outro detalhe que é preciso considerar.Embora, fosse um ezimio conhecedor da verdade, pude perceber com a experiência que, isto ainda não é tudo. E, até me ajudou muito mas, a questão é: _Nos dias de hoje sobreviverá o cristão mediante obras geradas tão somente pelo conhecimento obtido? Não. Precisamos de conhecimento sim e isto me ajudou muito, mas, "é da fé que o justo viverá" diz a palavra.
    Retomei essa decisão pela fé, mediante o poder e graça de Jesus que me fez crer assim. As obras haverão de me acompanhar, mas, é de Deus que vem a salvação e nEle espero.Obg pela atenção. Abrço!!!
    Contato: FACE nonzene@yahoo.com.br Arnon

    ResponderExcluir
  6. "Claro que o sábado é sagrado e deve ser observado"
    http://exadventistas.blogspot.com.br/2012/02/testemunhos-phillipe-hotman-porque.html."Eu ainda guardo o sábado"
    Tomando como base essas afirmações citadas acima do Sr Adventista queria fazer aqui uma colocação acerca do assunto. Mas, antes porém, gostaria de me desculpar pela interferência feita por mim anteriormente. Eu precisava mesmo me apresentar e comunicar minha insatisfação pelas matérias hereges publicadas no blog exadventista. Gostaria também de agradecer á participação da irmã Maria Gonçalves e pela calorosa recepção do Sr. Adventista.

    Voltamos,então, ao assunto referente á guarda do ´sábado.
    O Sr. Adventista afirma ainda guardar o sábado. E, eu também resolvi guardá lo novamente depois dessa minha reconversão recentemente.Tenho aqui um parecer particular acerca da guarda do sábado no que se refere aos gentios. Percebe se que eles realmente não parecem ter a responsabilidade, ou melhor, o compromisso de um Judeu pra guarda lo até que seja compelido pelo Espírito de Deus para que assim o guardem.É notório a realidade desse fato quando se estuda diligentemente as escrituras do Novo Testamento.Visto que, em nenhuma parte do N. Testamento ver se referência direta aos gentios sobre a guarda do sábado. A não ser áqueles que uma vez que reconheceram a veracidade e santidade dos oráculos de Deus resolveram agregar se aos Judeus assumindo tal compromisso de fé.Em Hebreus há referência á guarda do sábado sim, mas, a carta é direcionada aos Hebreus. Aos gentios não existe tal referência. Então, o que realmente queremos esclarecer aqui, a não observância do sábado? Não, pois eu retomei a guarda do sábado e acho tão necessária assim como o é para os Judeus. Vejo,porém que, a bíblia me parece flexìvel quanto á guarda do sábado no tocante ao gentil convertido. Certamente que ao conhecer a real necessidade e santidade do sábado esse mesmo gentil se sujeitaria á guarda desse santo mandamento de Deus. Daí um dos motivos pelo qual não devemos incriminar qualquer crente de outra denominação que porventura não guarde o sábado. Estes, caso não venham ter ou conhecer o peso dessa responsabilidade que nós temos por conta dos conhecimentos uma vez adquiridos eles também não poderão ser cobrados de igual forma será feito a nós. Eu, particularmente o guardo como já foi afirmado antes, pela consciência que tenho a respeito do mandamento e porquê sinto pelo mesmo Espírito que o fez que eu devo guarda lo. Da mesma forma outros também o guardarão. E, assim creio eu que será do perfeito agrado de Deus que o homem tenha naturalmente essa disposição da alma vinda do Espírito de Deus e a guarda de toda a lei será assim, espiritual.
    Grato pela atenção, Arnon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amigo disse uma grande verdade e devemos temer o dia em que seremos colocados na balança sengundo a luz que cada um recebeu.

      Como guardadores do sábado e profundo conhecedores desta verdade bíblica temos que ser ainda mais fiéis do que aqueles que ainda não foram totalmente esclarecidos quanto à esta verdade imutável, porque a palavra do Senhor nos diz:

      "Pesado foste na balança, e foste achado em falta." (Daniel 5:27)

      Portanto o peso sobre cada religião será proporcional à luz que cada uma recebeu. O de nossa igreja portanto poderá ser muito grande.

      Será que quando Deus vier não constará que pesando tudo que recebemos com os resultados em nossa vida não nos acharemos em falta?

      Portanto ainda mais temos que nos preparar e praticar os ensinamentos de Cristo e fazer tudo quanto Deus nos tem ordenado.

      Por isto não há garantias de salvação nem mesmo no adventismo. Devemos então sermos fiéis à luz que recebemos e procurar servir a Deus e fazer tudo aquilo quanto Ele nos tem dito:

      Sábias palavras a de Maria, mãe de Jesus:

      "Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser." (João 2:5)

      E somos serventes com uma mensagem forte de poderosa, ai de nós se não a pregarmos:

      "Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!" (1 Coríntios 9:16)

      Cordialmente.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.