quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Prazo de validade vencido?



Muitos apologistas tem pregado que existe na bíblia certas passagens que haveriam cumprido seu "prazo de validade". Também encontramos apologistas que pregam que certas passagens do velho testamento são arcaicas e incompatíveis com a modernidade que o homem houvera alcançado através de Cristo.

Façamos uma análise:

A quanto tempo o homem existe no universo?
A quanto tempo Deus existe no universo?
Quem tem maior tecnologia, Deus ou o homem?
Qual sociedade é mais desenvolvida, a de Deus e seus anjos ou a do homem?

É a teologia da "novidade do novo testamento".

Dizem que os que insistem em seguir ainda o atigo testamento é porque não entraram na "novidade do novo testamento".

Esquecem-se que o homem não alcançou coisa alguma, a graça é que alcançou o homem. Deus não está preocupado com nossa tecnologia ou modernidade, tudo que Deus vê é o homem, teimoso e desobediente, tal qual nos dias de Moisés. A única maneira pelo qual nos tornarmos agradáveis aos olhos de Deus é únicamente através da graça por Cristo.

A bíblia é a palavra de Deus, haveria algo nela que se "estragou"? Haveriam nela algum "i" ou "~" que estejam com prazo de validade vencidos assim como vemos em algumas caixinhas de leite longa vida?

"Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido." (Mateus 5:18)

O céu e a terra passaram? Sabemos que Deus é eterno, mas o que a palavra do Senhor diz sobre suas leis?

"A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade." (Salmos 119:142)

Se tal verso não fosse a mais pura verdade, o Espírito Santo não haveria permitido ao salmista escrever tão clara afirmação na palavra de Deus.

Pelo poder de SUA palavra, Deus criou todas as coisas, pelo poder de sua palavra Jesus curou os enfermos, pelo poder de SUA palavra demônios estremecem. Portanto a palavra de Deus é poder e Deus diz que a bíblia é a SUA palavra.

Homens podem revogar esta palavra tão poderosa com argumentos? Acaso a palavra que Cristo usou para curar poderia sucumbir a palavra que criou todo o universo? Impossível porque é a mesma palavra:



"No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens." (João 1:1-4)

A bíblia diz que Jesus é a palavra, a palavra de Deus, quando Deus ordenava que algo se fizesse, havia um construtor, no qual Jesus afirma:

"eu estava ao seu lado, e era o seu arquiteto; dia a dia eu era o seu prazer e me alegrava continuamente com a sua presença." ( Provérbios 8:30)

A palavra abriu caminho para a vinda do Filho, o homem guardava as leis para receber o Filho e não a salvação. Agora que o Filho ofereceu seu sacrifício e foi aceito pelo Pai, o que se faz com a lei? Joga-se na lata de lixo como algo que "perdeu a validade"? Veja o que diz a palavra de Deus, o próprio Jesus, a própria bíblia:

"Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;" ( Hebreus 8:10)

Voltemos à um verso citado anteriormente para compreendê-lo:

 "No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ela estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta (A PALAVRA) era a luz dos homens." (João 1:1-4)

A bíblia nos diz que a palavra de Deus é luz:

"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." (Salmos 119:105)

Percebemos então que não há como separar, a palavra de Deus da pessoa de Jesus Cristo. Jesus é a palavra, a bíblia é a palavra e toda a bíblia é a palavra de Deus. Não há diferença de poder nem de autoria entre o que está escrito no velho e no novo testamento, ambos os livros são a palavra de Deus e falam das obras de Jesus.

A bíblia é o poder de Deus à nossa disposição, através dela se combate o mau e o pecado. Através da bíblia o homem encontra salvação, através da bíblia encontramos cura e perdão. Não há neste mundo algo mais poderoso do que a palavra de Deus que está em nossas mãos. Um sinal na mão e na mente de todo cristão. Porquanto aqueles que tem os mandamentos do Deus Jesus escritos em seu coração, este abraçou a aliança, e pelo SEU sacrifício foi capacitado a ser santo.

Dizer que através da bíblia, ou da palavra de Deus alcançamos todas estas coisas, equivale a dizer que através de Jesus, estas coisas alcançamos. Porque Jesus é a palavra de Deus, que desceu ao nosso mundo para falar abertamente a todo homem.

Em Jesus não há incoerência entre o antigo e novo testamento, Jesus pregou ambos, através de si mesmo. Como cristãos, devemos ter como exemplo únicamente a Jesus, que guardou todas as leis de Deus enquanto pregava as boas novas da salvação eminente.

Ao invés de jogarmos fora, textos da bíblia com justificativa de prazo de validade vencido, joguemos fora os falsos argumentos, estes sim, por si só estão estragados.

O próprio Deus repreende estes apologistas com seus argumentos de prazo de validade que não é bíblico.



"Assim diz o SENHOR, o teu Redentor, o Santo de Israel: Eu sou o SENHOR teu Deus, que te ensina o que é útil, e te guia pelo caminho em que deves andar." (Isaías 48:17)

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;" (2 Timóteo 3:16)


(Sr. Adventista)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.