quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Curiosidades Bíblicas - Um será levado e o outro deixado, um será amado e o outro rejeitado



Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro; (Mateus 24:40)

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mateus 6:24)

Ao  analisarmos estes versículos percebemos semelhanças conceituais:

Um será levado e o outro deixado, um será amado e o outro rejeitado

Percebemos que no juízo, Deus agirá de forma coerente com nossas atitudes. Se o amamos somos levados, se o rejeitamos somos deixados. Percebemos também que a questão se dá em torno da questão de servir a um senhor ou a outro senhor.

A bíblia é construída também com esta tecnologia, que nos permitem entender as razões divinas comparando textos que conceitualmente expressam similaridades. Estas são as pequenas luzes que não percebemos em uma breve leitura, mas que com o passsar do tempo e tendo um profundo conhecimento de como Deus atua, descobrimos verdades magníficas que nos ajudam a aceitar ou rejeitar certas doutrinas.

Quando não se estuda a bíblia procurando entender as verdades aparentemente ocultas, surgem as falsas doutrinas que são nada mais que teorias que se afastam da harmonia bíblica.

Comparando estes dois versos encontramos reforço para a doutrina de que seremos salvos por amar a Deus, ou seremos rejeitados por amar a outro senhor, mesmo que este seja o dinheiro.

Mas não apenas isto, esta comparação reforça a idéia de que a doutrina do arrebatamento secreto não se justifica através do verso de Mateus 24:40.

Embora Deus ame a todos de igual maneira e trabalhe para que os que o rejeitam se arrepandam, não será sempre assim.

De tudo percebemos que a relação é reciproca entre Deus e o homem. Deus amará os que o amam e rejeitará os que o rejeitam, no dia do juízo.

Alguns podem perguntar: Mas como posso fazer para chegar a este tipo de racioncínio? De compreender certos versos difíceis à luz de versos mais fáceis?

Basta fazer um estudo bíblico adventista, aprofundar nas regras de interpretações e estudar constantemente a bíblia, para que então o amigo se torne um exímio conhecedor das doutrinas puramente bíblicas, capaz de responder à qualquer pergunta através deste livro, a Bíblia, que contém todas as respostas de que precisamos para irmos para o céu.

Mas devemos nos atentar ao  fato de que, embora a comparação de tais versos possa nos dar uma fagulha de luz para entender o que realmente a Bíblia diz no versículo de  (Mateus 24:40), este não servirá de justificativa para se explicar tal versículo, porque estão em diferentes contextos.

Tendo recebido um vislumbre do que um versículo poderia significar, tiramos a prova de seu significado analisando o contexto de  (Mateus 24:40) a fim de saber o que realmente este versículo está dizendo. Uma boa pista é o evento citado em  (Mateus 24:39) que trata do dilúvio que é usado como analogia para o referido verso. Portanto, uma boa análise contextual é de fundamental importância para se dar uma resposta correta para versos difíceis. A utilização do método historicista aliado à uma boa análise contextual, permitem que entendamos os bastidores e as razões de tais versos. Assim descobrimos o contexto histórico de certos versos, o que nos permite ter uma visão mais ampla sobre certos acontecimentos descritos nas Escrituras Sagradas.

Deixo-vos uma pergunta:

Tomando por referência o dilúvio, que argumentos poderíamos usar sobre (Mateus 24:40)  a fim de refutar a doutrina do arrebatamento secreto que costuma se apoiar  neste verso?

Sintam-se livres para opinar.

(Sr. Adventista)

6 comentários:

  1. Na minha concepção o próprio versículo se explica quando o associamos ao quadro presencial da segunda volta de Jesus.
    É obvio que nem todos irão ao céu.Um será tomado e o outro evidentemente que, por ter sido achado em falta, será deixado. Não significa, portanto, que isto se refira a uma ação em que um venha a subir e o outro fique secretamente na ausência deste que o deixou. Não haverá um arrebatamento secreto sem que o outro não o veja,pois, "os salvos irão ao encontro do Senhor nos ares", de forma visível e palpavel em que todos poderão ver um ao outro e de igual forma será visto o Senhor por todos." E todo o olho O verá".
    " E num abrir e fechar de olhos os salvos serão transformados". Sendo assim, nenhum ser despreparado, ou melhor, sem estar revestido da imortalidade poderá resistir á glória de Deus e viver, na condição pecadora e mortal. Aqueles que ficarem, jás no pó, sem vida, destinados á condenação inevitável do juizo final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nada a ver, deixado são os que serão salvos e levados são os que servirão de comida para os abutres. É só ler a parábola das 10 virgens, as deixadas foram com o noivo, as que saíram perderam. Assim como foi nos dias de noé, quem se salvou? Os que foram levados ou os que foram deixados? Heresias dos crentes.

      Excluir
    2. O prof. Rodrigo Silva também já fez uma comparação, pragmática, parecida. Portanto, embora apoie a opinião de Arnon Freire, respeito a opinião do irmão tayoba.

      Estejam com Cristo.

      Excluir
    3. Ou seja, quem estiver ou ficar com Cristo vivera, quem for ou sair após outros deuses morrera!

      Excluir
  2. Caro amigo tayoba...a questão não é quem vai ou quem fica, e sim quem esta preparado!
    As virgens que foram atras do azeite o fizeram porque não o tinham, e as que tinham estavam prontas pra serem levadas pelo noivo.

    ResponderExcluir
  3. Nos dias de noe alguém subiu?não e nem nos dias de lo,mas uns foram salvaram e outros foram destruído,assim um sera levado e outro deixado na onde diz o texto "onde estiver o cadáver ali estarão os abutres " teremos carnificina antes do tal arrebatamento secreto?claro que não,então este momento se dara apis o milenio onde teremos o juízo final e a terra passara num grande estrondo. Então a nova Jerusalém descera dos céus e seremos arrebatados junto com os ressucitados e estaremos pra sempre com o Senhor na nova Jerusalém e não nos céus...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.