quinta-feira, 25 de setembro de 2014

MCA e a sobrevivência do calvinismo


Em resposta ao comentário: 

Veja, o que diz a postagem? 'A trindade adventista não é a ortodoxa'... provado está. O que está reclamando?

Luciano Sena, o fato de o amigo colocar uma coroa na cabeça, levantar um cetro, com uma capa vermelha e, como um reizinho (desculpe a expressão ilustrativa, mas faz-se necessária), declarar que algo está provado não quer dizer, necessariamente, que esteja.

Não tenho vistos irmãos de sua própria denominação, nem de outras denominações, dando apoio ao amigo nesta sua afirmação!

Olhe para os lados querido amigo! Só se houvem o barulho do grilo! E um silêncio quase ensurdecedor.

Por enquanto, é só o amigo que acredita em tal coisa, portanto, se está provado alguma coisa, tal coisa está provada apenas para si mesmo.

A mente humana é bem maior que isso e as pessoas muito mais preparadas e exigentes, portanto o amigo não pode tornar a si mesmo (que, por tendência, aceita este tipo de coisa facilmente) como base.

Vou dar um exemplo para que o amigo possa entender:

Imagine que o amigo diga algo acerca da religião de algum irmão, dispensacionalista, pentecostal da Assembléia de Deus por exemplo. É lógico que ele irá checar as suas tais "provas" de forma profunda, e realmente buscar a verdade para ver se suas acusações possuem base ou não!

Pois é amigo Luciano Sena, diferente do amigo, creio que os demais participantes de seu blog tenha este bom costume e que praticar esta verificação não apenas no que tange à sua própria denominação mas também à denominação alheia!

Significa querido amigo, que muitos aqui estão a buscar para ver se aquilo que o amigo diz é verdade, com semelhante dedicação e afinco como se  as supostas "provas" tratassem acerca de suas próprias denominações!

O que tem mais estranhado em suas atitudes é justamente este espírito combativo à IASD, como se a sobrevivência de suas pregações enquanto CALVINISTA dependesse disto!

Um fato que bem se conhece e que sempre é enfatizado é que esta acusação sobre os adventistas serem sectários é uma acusação provinda especialmente de CALVINISTAS!

"Outra justificativa para considerar os adventistas como sectários, usada especialmente pelos evangélicos calvinistas..."

Em: Por que alguns evangélicos consideram a Igreja Adventista do Sétimo Dia uma seita não cristã?

Alberto R. Timm

http://centrowhite.org.br/perguntas/perguntas-e-respostas-biblicas/por-que-alguns-evangelicos-consideram-a-igreja-adventista-do-setimo-dia-uma-seita-nao-crista/

O problema, porém, que a IASD enfrenta com relação aos calvinistas extremados é o mesmo problema que várias outras denominações inclusive de tradição calvinista hoje enfrentam com calvinista extremados em seu meio.

Veja: A doutrina da dupla pré-destinação é vista por muitos hoje como diabólica sendo amplamente rejeitada por igrejas protestantes.

Diferente da doutrina do Santuário, que embora não seja aceita por muitos irmãos, não é hoje taxada de diabólica ou herética, senão por parte de meio calvinista e simpatizantes.

O que fazemos, querido amigo, é combater doutrinas como a dupla pré-destinação calvinista, a imortalidade da alma e o tormento eterno. Doutrinas NÃO BÍBLICAS profundamente defendidas pelos calvinistas.

Para calvinistas isto é uma questão de vida ou morte, para os adventistas e as demais religiões, não!

As demais religiões conseguem viver tranquilamente com as pregações que lhes são contraditórias e isto sempre foi e continua sendo visto como algo natural! Inclusive a questão de membros saírem de uma religião e irem para outra.

As religiões no geral não se veem ameaçadas de extinção por haverem as diferenças doutrinárias no meio religioso! Por isto não veem a necessidade de, defensivamente, atacar uma religião como se lhe fosse alguma ameaça.

Já muitos calvinistas tem atacado à torto e à direita tudo aquilo que lhes tem servido como ameaça!

Porém nem todos concordam que o calvinismo extremado é o melhor caminho, nem que suas doutrinas constituam na chamada "fé pura", ou que para se ter uma fé reformada você tenha que abraçar a fundo as doutrinas calvinistas.

Significa amigo Luciano Sena, que não é a IASD que tem sido vista hoje com ares de sectarismo pela comunidade religiosa moderna, por parte daqueles que costumeiramente assistem nossas pregações!

Se não acredita, dê mais uma passada pela TV Novo Tempo e leia o que dizem nossos irmãos das mais variadas denominações! Então faça uma comparação, vendo o que nosso irmãos tem pensado acerca do calvinismo e algumas de suas doutrinas no cenário religioso moderno.

A verdade é progressiva querido amigo! As religiões hoje estão em um estágio bem mais amadurecido do que décadas atrás. Hoje, as igrejas não necessitam mais do calvinismo para viver, porém a recíproca não é verdadeira.

Sem religiões às quais se agregarem, o calvinismo morre!

Hoje o calvinismo em indícios de falência tem buscado o meio pentecostal. Em uma relação de amor e ódio não é mesmo querido amigo?

(Sr. Adventista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.