sábado, 16 de junho de 2012

Por que o sábado é visto como um fardo por alguns?


Por causa da tentação! De fato passar o sábado em meio aos entretenimentos e distrações do mundo é muito difícil. Mais fácil é deixar a cidade, ir para a beira de um rio e ali fazer um piquenique com a família e amigos. Quem dirá então que um sábado assim é um fardo? Quem então reclamará dizendo que passar um dia inteiro longe das coisas seculares, juntamente com a família e a natureza é algo impossível nos dias de hoje?

Estar um dia inteiro na companhia de Deus, vivendo da maneira como ELE projetou o mundo para que vivêssemos, ao lado daqueles que ELE colocou em nossa vida nunca é visto como um fardo a menos que, exemplo:

Os amigos convidados pela família gostassem muito de dançar e de repente, no piquenique, ao lado deles parassem um carro com pessoas não cristãs e então os amigos se juntassem a eles e começassem a dançar. Ou então um dos dançarinos se aproximasse trazendo um tablet, ou laptop com aquele joguinho que o filho da família cristã goste de jogar. Ou então uma jovem daquele grupo se aproximasse, chamando a filha da família cristã para ver sua coleção de barbies ou o pai da família cristã que é ex-alcóolatra começasse a perceber que o suco da uva não parece tão prazeroso como a cerveja que o outro grupo está bebendo. Ou que para a mãe de família as fofocas sobre a vida das pessoas e as novelas do outro lado pareçam muito mais agradáveis que o livro cristão que tem em mãos. Ou que para o primo o café quentinho que se toma do outro lado pareça mais convidativo que a cevada que está em suas mãos.

Então, de que lado do rio a família cristã ficará?

Pois é justamente isto que acontece, muitas pessoas medem o sábado por aquilo que estariam “perdendo” ao reservar este dia para um descanso longe da nossa própria vontade, fazendo tão somente a vontade de Deus.

Deus nos oferece um piquenique com frutas deliciosas, ao lado do rio, com conversa animada, cântico de hinos e brincadeiras de roda. Do outro lado do rio, o inimigo nos oferece muita pizza, conversas sobre assuntos seculare, músicas estimulantes, jogos, vaidades e dança.

Satanás nos oferece as mesmas coisas que Deus porém de forma distorcidas com a adição de suas especiarias:

O suco de uva fermentado, ou a cevada fermentada;
A brincadeira de roda com movimentos mais sensuais;
A música com um som mais estimulante;
A comida com um pouco a mais de gordura, e sabor intensificado pelo toicinho de porco;
As brincadeira de meninos de uma forma mais virtualizada e com um pouco mais de violência.
Um chá mais estimulante;

Para nós cristãos, tudo nos é lícito:

O suco;
A brincadeira de roda;
A música;
A comida;
As brincadeiras de meninos;
As brincadeiras de menina;
Os chás;

Porém estas coisas agregadas pelo inimigo não nos convém:

O álcool proveniente da fermentação;
O sensualismo nas danças;
O tom mais estimulante na música;
O excesso de gordura e outros elementos não saudáveis nos alimentos;
A violência a mais nas brincadeiras de meninos;
A vaidade a mais nas brincadeiras de meninas;
Os estimulantes a mais no chá;


O sábado se torna desagradável então, não porque não haja nada agradável para fazermos neste dia, mas porque, embora hajam muitas coisas agradáveis, talvez tais coisas possam não ser suficientes para agradar a nossa carne pecaminosa.

Percebemos então que o sábado se mostra um dia perfeito, até que surge a tentação. Então ignoramos tudo que temos e fazemos de conta que não é suficiente, apenas porque, diante das coisas do mundo, as coisas lícitas parecem não ser tão prazerosas.

Mas não é culpa da lei, nem do modo de vida que Deus escolheu para este dia, mas sim de nossas fraquezas.

Aquele que mata a carne e vive pelo espírito, não se regozija nas coisas do mundo, antes prefere aquelas coisas das quais Jesus se agradava.

Irmãos temos que matar a carne, pois esta deve morrer e não a vontade de Deus, não devemos alimentar a carne, mas o espírito. Devemos viver segundo o Espírito. A carne não deve ter domínio sobre nós a ponto de deixarmos de fazer coisas que enriquecem o espírito, para tão somente satisfazermos desejos humanos do paladar, da visão, audição, olfato ou até do tato.

Parece estranho dizer isto e pode até parecer que devamos nos abster de qualquer prazer, porém não é isto.

Devemos sentir sim prazer no dia de sábado, este deve ser um dia prazeroso.

Devemos reeducar nossa carne a fim de que ela sinta prazer nas coisas do Senhor e não mais nas coisas do mundo. Então tudo que provém de Deus se tornará muito mais prazeroso do que as coisas do mundo. O sábado será então mais deleitoso que os demais dias da semana, porque o sábado é de Deus e não do mundo.

Mas como devemos proceder, para que o sábado seja um dia prazeroso, enquanto nos abstemos de dar prazer às coisas que nossa carne ainda está acostuada?

A resposta está em reeducar. Não devemos deixar de sentir o prazer do paladar, porém devemos aprender a apreciar o sabor das frutas e alimentos mais naturais no lugar das comidas industrializadas. Não precisamos deixar de lado o prazer do ouvir, mas que substituamos os prazeres frenéticos da música secular, pelo prazer das músicas de louvor à Deus ou de apreciação das coisas que Ele criou. Não precisamos nos abster do prazer do tato, mas que abracemos com carinho nossa família. Não precisamos nos abster nem do prazer sexual, mas que façamos isto com nosso cônjuge. Não precisamos deixar de ouvir as músicas românticas, mas que filtremos aquelas que distorcem o amor que Deus criou.

Deus criou todas as coisas e também SEU santo dia para que não nos faltassem absolutamente nada. Aquele que diz que ao guardar o sábado, falta-lhe alguma coisa, este é mentiroso. Aquele que diz que é necessário complementar a vida cristã com coisas seculares, não fala pelo Espírito Santo. Porque não há coisa alguma boa e necessária ao Cristão que não provenha de Deus, inclusive o trabalho:

“No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.” (Gênesis 3:19)

E tudo aquilo que é desagradável à Deus é supérfluo, porque fomos projetados para necessitarmos somente daquilo que Deus criou. O resto não é necessidade, mas gosto.

Portanto aquele que diz que o sábado o coloca em necessidade, está dizendo que Deus é incapaz prover todas as necessidades do ser humano sem a ajuda das coisas do mundo. Ou que somos incapazes de resistir às coisas do mundo no dia de sábado:

“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” (1 Coríntios 10:13)

Porque isto é a graça, onde de Deus recebemos tudo que precisamos. Se não por intermédio das mãos dos homens, receberemos diretamente das mãos de Deus.

“Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.” (Gênesis 22:7-8)

Aquele que diz que o sábado foi abolido, deveria ter em seu calendário, apenas 6 dias da semana. Por que então nosso calendário ainda é composto de sete dias?

Deus alguma vez deixou, ao cristão, faltar o alimento? Acaso não alimentou os animais na arca de Noé? Acaso não alimentou SEU povo com o maná no deserto? Deixou de vestir os lírios do campo? Ou deixou de tirar água de pedras se fosse preciso?

Por que então deveríamos acreditar que Deus é incapaz de prover as necessidades de um guardador do sábado?

Claro que Deus não poderá prover as necessidades pecaminosas de nossa carne. Porém todas as necessidades naturais Deus é perfeitamente capaz de prover, a fim de que possamos viver longe das coisas mundanas. Acaso Deus não é capaz de fazer isto por um único dia na semana? Sendo que já o faz nos demais?

Se me dissessem que é impossível um cristão ser totalmente santo no dia de sábado eu bem acreditaria, porém dizer que é impossível  a um cristão ter um dia mais santificado que os demais é uma inverdade.

Depois do batismo, Jesus não trabalhou em ofício remunerado e continuou guardando o sábado. Faltou-lhe alguma coisa? Continuavam existindo, músicas mundanas, comidas mundanas, divertimentos mundanos. Porém Jesus teve necessidade de alguma destas coisas? Seus sábados se tornaram um fardo por ter que ficar mais próximo de Deus, fazendo a vontade Dele ao invés de sua vontade própria?

Não irmão, Jesus não passou por isto porque, Sua vontade era equivalente à vontade de Deus, Sua vida era equivalente à vida que Deus destinou à humanidade. Seu gosto era equivalente ao gosto de Deus.

Claro que não somos Jesus, mas, Ora irmãos! Somos sua imagem e semelhança. Nascidos criaturas novas e capacitados para um dia ser como ELE em vida santa. Nossa vontade deve ser semelhante à Dele, nossa vida deve ser semelhante à Dele e nosso gosto deve ser semelhante ao Dele. Porque não somos semelhantes ao mundo, nem semelhantes à Satanás, mas semelhantes a Jesus e ao próprio Deus.

(Sr. Adventista)



56 comentários:

  1. Não é muito sobre o sábado, o que eu vou dizer. No início do seu artigo, o sr. adventista faz uma comparação entre pessoas cristãs e não cristãs, dando a ideia que os não cristãos podem corromper os cristãos. Estes só se deixam corromper se quiserem, parece-me a mim. Além do mais, às vezes lembro-me de uma pessoa adventista, jovem( amigo da tal senhora que eu citei há tempos)que fez uns trabalhitos de jardinagem e de obras na minha casa e que nunca assumia as mossas no muro, os riscos nas portas, as coisas mal feitas, nunca dava trocos e subiu o preço de um trabalho de um mês para o outro sem avisar.Também me levou uns rolos de pintar e um frasco de cola que eu paguei.Olhe que era um cristão e peras!Ainda estou ofendida!Portanto, não foi só uma pessoa adventista que eu conheci mas duas.Em relação a mim, não cristã, são exatamente iguais, que me considero cheia de defeitos.E o sr.adventista vai dizer que nem toda a gente é assim. E tem razão. Mas foi-me logo calhar a imperfeição das almas para eu fazer um estudo pessoal sobre cristãos que dão maus exemplos aos ímpios (eu).É um desabafo, sr. adventista. Desculpe não ir ao conteúdo do seu artigo. Continuo a segui-lo com interesse e imparcialidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Estes só se deixam corromper se quiserem"

      "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço." (Romanos 7:18-19)

      Diante da tentação somos impotentes quanto ao querer. Mesmo que não queiramos, se não tivermos firmados na fé nos corrompemos. Porque ao contrário de Jesus, a tentação não bate na porta pedindo para entrar, ela pula pela janela.

      Muitos professos adventistas ainda são vítimas das tentações, porque não aceitaram a lei nem fizeram dela seu estilo de vida. Aceitar a Jesus implica em aceitar tudo que vem Dele, seus ensinamentos e seus mandamentos. Aquele jardineiro, se não se arrepender e um dia for "pego", será disciplinado e provavelmente excluído do rol de membros pela prática de cobiça e furto.

      Pessoas assim, embora tenham aceitado a salvação de Jesus, não aceitaram seus mandamentos, querem os benefícios mas não os sacrifícios. Porque ser cristão é abdicar das supérfluas coisas do mundo em prol das coisas de Deus.

      Mas nem podemos julgá-los porque não receberam a transformação pelo Espírito Santo, portanto os mandamentos ainda os condenam, não porque os mandamentos sejam maus, mas porque a prática da pessoa continuam más, no fim ela própria se condena.

      Qual é o ponto chave desta questão?

      O ponto chave é que a estimada amiga tem dentro de si, implantadas, leis morais e estas provêm de Deus. Ao presenciar atitudes erradas sabe distinguir se aquilo é certo ou errado. Negligenciar esta lei moral lhe incomoda e por que isto acontece? Ora isto acontece porque somos semelhantes a Deus e aquilo que incomoda a Deus também deveria nos incomodar.

      Um exemplo:

      Roubar é errado por que dá cadeia? Por que a lei constitucional diz apenas isto!

      Mas e se ninguém estiver olhando? Quem saberá que houve o furto?

      Porém deixamos de roubar, não porque está escrito em uma lei constitucional, ou porque alguém esteja vendo, tanto a estimada amiga como muitos acreditam que não devemos roubar porque isto é errado! Isto é ter fé.

      A conversão é um convite para mergulharmos nestas leis morais a fim de nos tornarmos em semelhança de Cristo. Se hoje somos moralmente corretos, ainda mais seremos quando Deus colocar de volta dentro de nós todas as suas leis morais perdidas através dos tempos de convívio com o pecado.

      Porém estas leis morais não salvam, mesmo que uma pessoa leve uma vida honesta, se não aceitar a Cristo como seu salvador, jamais verá o céu.

      Imagine aquele jardineiro pregado em uma cruz ao lado de Jesus, recebendo uma promessa de vida eterna! Nesta hora todas as leis morais dentro de nós e nossa vida dita honesta não terão valor algum, em verdade toda esta honestidade no final não poderá comprar sequer um minuto a mais de vida.

      A única coisa que nos salvará no final é o relacionamento que temos com Deus através da aceitação do sacrifício de Jesus e nada mais.

      Do que adianta levar uma vida honesta sem Jesus? Sendo que nosso destino será o mesmo dos ladrões, assassinos, idólatras? Por que levar uma vida de abdicação em honestidade para ter o mesmo fim dos malfeitores? A perdição eterna?

      Ora para nossa honestidade fazer sentido esta tem que estar fixada na recompensa do céu, na vida eterna e na perpetuação desta honestidade para todo sempre, ao lado DAQUELE que dá sentido à nossa vida.

      A boa notícia é que aqueles que seguem as leis morais dentro de si estão muito mais próximas do céu do que podem imaginar. Porque já sentem a vontade de Deus latendo dentro de si. Bastando apenas um passo em direção à Jesus para que sua honestidade faça sentido e se transforme em algo real, pleno e eterno.

      Atenciosamente.

      Excluir
  2. Sabe porque é fardo para muitos ASD?

    Vou dizer porque copiando e colando um artigo publicado Adventistas.com tempos atrás:

    ======== SOBRE OPRESSÃO QUANTO AO SÁBADO ==========

    Autor do artigo sobre o Paradoxo do Sábado responde ao Prof. Jean

    Senhores editores do Adventistas.com,

    Face ao título abaixo publicado hoje,

    Solicito que publiquem minha resposta na íntegra.

    Tenho a dizer o seguinte:

    Não sou dono da verdade, Jesus é a Verdade!
    Abaixo seguem minha considerações, que confesso podem estar erradas, como humano e falível que sou..

    Veja os textos:

    Êxodo 31:13 Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.
    Êxodo 31:16 Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua.

    Pergunto:

    Somos da linhagem de Israel(Jacó)? pertencemos às suas gerações? Temos sangue Judeu, Hebreu, ou Israelita?

    Quando você considera ser o que não é, assume com isto responsabilidades que não são suas; veja bem:
    - se digo que sou médico, tenho que agir como tal;
    - se digo que sou advogado, tenho que advogar;
    - se digo que sou Judeu, hebreu ou israelita, tenho que agir com tal

    Pergunta ?
    Os Gentios fizeram o antigo pacto com Deus, ou foram os israelitas?
    O Sábado é um sinal entre Deus e os gentios? Ou sinal entre Deus e os Israelitas?
    Cabe ler no novo testamento as orientações dadas por Jesus e os Apóstolos para os gentios, dentre os quais me encaixo, pois penso que não tenho descendência Judaica.


    Durante muitos anos venho observando o que acontece com os membros da Igreja. Se você entrar no Meu blog - http://cristaoslivres-francisco.blogspot.com/ , vai entender que não generalizei esta opressão, pois muitos não a sofrem:
    - Em empregos públicos onde não se pede para trabalhar aos sábados;
    - Empresários;
    - E também quem trabalha na Organização não tem problemas;

    Estes dias mesmo, duas irmãs tiveram problemas. Encontraram empregos em padaria e lanchonete. Sofreram consigo mesmas(Problema de consciência), por estarem trabalhando no sábado. Também o aviso dos irmãos, quanto a isto. Precisam de sobreviver. Alguns dizem sai do emprego a gente te dá uma cesta básica! Te pagamos tanto para vc limpar a Igreja! e assim por diante. Acho que vocês me entendem. Não adianta negar isto existe.

    Continua no proximo face ao limite de 4096

    ResponderExcluir
  3. Continuando....

    ==== SOBRE OPRESSÃO QUANTO AO SÁBADO ===

    Quando o Evangelho foi extendido aos gentios, conforme a orientação dos Apóstolos, não se exigiu dos Gentios a guarda do sábado e nem que seguissem as regras alimentares dos Judeus. Veja bem "O SABADO FICOU FORA" , Atos 15. Sabe porque? Porque os apóstolos e Jesus Cristo estavam sofrendo opressão e até perseguição por causa do sábado:(Veja abaixo no apêndice 1-Um outro paradoxo( na doutrina do sábado)).

    Veja:

    Perguntas ao Dr. Jean: Corretamente ao Sr. (Francisco Alberto de Azevedo)

    1 – Dr. Jean, onde está a opressão dessas pessoas de nossa igreja que guardam o Sábado, são dizimistas, não faltam aos cultos e vivem felizes?

    2 – Seja sincero: O senhor fez alguma pesquisa de campo para chegar à conclusão que chegou ou simplesmente está escrevendo porque acha muito bonito ser aplaudido, elogiado por aqueles que leem seus artigos e começam a tergiversar sobre eles?

    3 – Teria a coragem de fazer uma pesquisa de campo para provar na prática aquilo que o senhor diz na simples teoria? Então faça. Eu vou esperar o resultado.

    4 – Os pesquisados disseram também que o Sábado é o dia em que eles são mais felizes, porque o Sábado se tornou para eles um dia de deleite. O senhor teria a coragem de dizer que essas pessoas são oprimidas e estão mentindo?

    Eu aguardo a sua resposta. Não com palavras bonitas e com tergiversação, mas que o senhor me dê os motivos práticos e reais de que o Sábado é um sinal de opressão.

    Respostas de Francisco Alberto de Azevedo, para não sei quem, pois não se identificou quando redigiu o texto:

    Resposta 1 -

    Não é o que percebi em igrejinhas(grupinhos) com membros humildes, sem formação profissional que precisam de pegar qualquer emprego para se sustentar e colocar comida na boca de seus filhos(Lógico não todos);
    Estes dias mesmo, duas irmãs tiveram problemas. Encontraram empregos em padaria e lanchonete. Sofreram consigo mesmas(Problema de consciência), por estarem trabalhando no sábado. Também o aviso dos irmãos, quanto a isto. Precisam de sobreviver. Alguns dizem sai do emprego a gente te dá uma cesta básica! Te pagamos tanto para vc limpar a Igreja! e assim por diante. Acho que vocês me entendem. Passa desapercebido por muitos que não ligam para o próximo.

    Resposta 2 -

    Não fiz pesquisa de campo. Sinceramente, acho que não devemos colocar sobre os ombros dos gentios um fardo que nem nossos pais puderam suportar(no dizer dos apóstolos Judeus), pois não se exigiu deles a guarda do sábado (Atos 15); Diga-se de passagem, foi difícil para Jesus e os apóstolos a perseguição por causa do sábado, veja apêndice 1 e 2, no final desta apresentação, nos assuntos:Um Outro paradoxo(Na doutrina do sábado) e Defesa para o paradoxo do sábado; Posso dizer assim: "PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS NÃO ARDE", ainda mais se for pobre!

    Resposta 3 -

    O que ví na realidade da vida dos irmãozinhos mais pobres, não precisa de pesquisa. Não em Igrejas grandes, onde só frequentam pessoas de alto poder aquisitivo. Estou falando de Igrejas pobres, no interior e nas periferias, onde fui presenciar o que comentei.
    (muitos nem percebem esta opressão), vivem ausentes;

    Resposta 4 -

    Início do sábado:
    Já ouví o contrário(Testemunho) de Filhos de de Pais adventistas. Muitos diziam que quando chegava o pôr dos sol era uma agonia! O sol está se pondo! rápido ! Não faça mais isto ! Não faça mais aquilo. O Marido, esposa e filhos estavam se atormentando(se oprimindo), face a chegada do sábado. (é verdade ou mentira?) já presenciou isto?

    Continua...

    ResponderExcluir
  4. Continuando.....

    ==== SOBRE OPRESSÃO QUANTO AO SÁBADO ===

    Quanto ao findar do sábado:
    Como no dizer de uma criança, que perguntou a Pai: Pai, que hora vai acabar o dia mais lindo da semana? para que eu possa brincar?

    Não podemos jamais generalizar. Muitos com tranqüilidade guardam o sábado e tem discernimento para fazê-lo com sabedoria, tolerância e sem opressão.

    Contudo muitos não tem este discernimento, oprimem a si mesmos e a seus familiares, e ainda mais, passam por dificuldades financeiras e acabam tornando o sábado, um fardo, ou seja, opressivo. Não é o sábado em si, mas em como os homens o tornam.

    Atos 15
    5- Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.
    10- Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? (Aqui se fala ou não de opressão?
    27- Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.
    28- Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
    29- Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.
    30- Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta.
    31- E, quando a leram, alegraram-se pela exortação. (O sábado ficou fora ou não?

    Diga-se de passagens bíblicas:
    Se você guarda o sábado que ninguém te julgue-Col 2:16 e 17, Contudo, também, não julgue quem não faz diferença entre dia e dia (Rom 14:5)
    Col 2:16- Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
    Rom 14:
    5- Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
    6- Aquele que faz caso do dia para o Senhor, o faz, e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.

    ==== FIM DO ARTIGO ==

    Copiado e colado pro Cristão livre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. == Mais sobre opressão quanto ao sábado =====

      Foi postado em parte no blog dos Ex-adventistas:

      O Descanso é para o nosso bem e inclusive consta de Leis trabalhistas e Constituição. Não sou contra os dez mandamentos! Sou decepcionado com os legalistas exacerbados; veja bem não estou te acusando de nada.
      Também penso que O SÁBADO NÃO É O FOCO DOS EVENTOS FINAIS, MAS O NOME E A FÉ EM CRISTO SIM, OU SEJA, CONFESSÁ-LO OU NEGÁ-LO.
      Penso que a guarda do sábado na forma judaica sem considerá-lo no contexto da Nova Aliança, pode se tornar um fardo desnecessário para os Cristãos, visto o mesmo não ter sido reivindicado dos Cristãos gentios pelo Apóstolo dos Gentios, Paulo.
      Pode ocorrer um fardo desigual quando alguém que no seu trabalho, já tem esta folga garantida NO SÁBADO, exigir de outros que não tem esta folga garantida, ficar passando necessidades por este motivo.
      É AQUELA HISTÓRIA FAÇA O QUE DIGO MAS NÃO FAÇA O QUE FAÇO..
      Eu digo que você deve testemunhar, mas eu mesmo não preciso testemunhar. Não é preciso estou numa situação privilegiada aqui na ORGANIZAÇÃO. Isto é problema do fiel que tem que se sacrificar e também aos seus familiares.
      Penso que filhos até de Pastores estão sofrendo por causa disto, um trabalho digno, seus Pais os pastores, também sofrem, e não se dão conta de que isto não nos foi reivindicado
      Melhor dizendo exigir de outros a guarda do sábado na forma judáica, enquanto eles(Os que reivindicam) trabalham numa organização que não exige nenhum sacrifício para a guarda do sábado.
      Ainda mais estes que são oprimidos desta forma ainda sustentam aqueles que folgadamente guardam o sábado, sem precisar dar nenhum testemunho, pois jamais perderão seus empregos por causa do sábado. A Organização garante tranquilamente isto para eles.
      Mas os Fiéis com filhos para sustentar, alimentar , dar remédios, material escolar, roupas, calçados, água, luz ,telefone, tem que dar um testemunho de que guardam o sábado. Muitos passam a vida toda vivendo de bicos, sem carteira assinada, sem direitos trabalhistas, sem salário desemprego e direito a aposentadoria. Tem muitos que devido as necessidades tiveram sua famílias destroçadas, por tentar cumprir um mandamento que não lhes foi reivindicado. Os seus mentores nem se dão conta desta opressão que fazem com os fiéis e até com seus familiares.

      = Tenham consciência,tenham dó! quanto tempo dura e durará esta opressão para os pobres desempregados adventistas???

      = Isto não foi reivindicado aos Cristãos nem pelos apóstolos e nem por Cristo ....

      = Deste modo acaba que o homem foi feito por causa do sábado e não o sábado por causa do homem...

      = assim o que era favorável se virou contra os cristãos gentios!

      = O que era um sinal de santificação acabou tornando-se um sinal de opressão!

      = Diga-se de passagem! muito sutil!

      Cristão Livre

      Excluir
    2. Puxa! Que visão pessimista! Para aceitarmos este texto teríamos que aceitar como verdades irrefutáveis todos os argumentos utilizados para sustentar tais afirmações. Porém devemos perceber que tudo isto saiu da cabeça de uma pessoa. Podemos dizer que esta seja uma típica visão kafkaniana dos fatos. Farei um artigo sobre o assunto, de antemão deixo uma pergunta:

      É possível a um cristão estar dentro de uma masmorra após ter sido castigado, tendo a cabeça e as mãos presas e ainda assim estar feliz por estar fazendo a vontade de Deus?

      Excluir
  5. Senhor Adventista,

    Saudações!

    Seria bom não postar nada por alguns dias, para esgotarmos onde há opressão quanto ao sábado. peço-lhe, deixe sem outra postagens alguns dias para vermos a reação de seus leitores.

    Cordialmente,

    cristão livre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao ha opressao no sabado a opressao esta no mundo e no modo de vida imediatista do mercado de trabalho.

      Excluir
  6. Sr Adventista

    Pessimista? "Pimenta nos olhos dos outros não arde mesmo!" Esta visão é de quem se coloca no lugar dos oprimidos, por causa do sábado que foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado! OK?

    Como o sábado foi feito por causa do homem então ele deve ser conveniente para o homem, para todos, inclusive para os para os que vivem de toscanejar o rebanho e para os que são toscanejados, não é mesmo?

    PORQUE SÓ OS TOSCANEJADOS DEVEM TESTEMUNHAR QUANTO AO SÁBADO?

    Vamos colocar estes líderes como rebanho sustentando as ovelhas, sendo toscanejados e dando testemunho quanto ao sábado. Então veremos o que eles dirão?

    R E P I T O!
    =====
    Pode ocorrer um fardo desigual quando alguém que no seu trabalho, já tem esta folga garantida NO SÁBADO, exigir de outros que não tem esta folga garantida, ficar passando necessidades por este motivo.
    É AQUELA HISTÓRIA FAÇA O QUE DIGO MAS NÃO FAÇA O QUE FAÇO..
    Eu digo que você deve testemunhar, mas eu mesmo não preciso testemunhar. Não é preciso estou numa situação privilegiada aqui na ORGANIZAÇÃO. Isto é problema do fiel que tem que se sacrificar e também aos seus familiares.
    Penso que filhos até de Pastores estão sofrendo por causa disto, um trabalho digno, seus Pais os pastores, também sofrem, e não se dão conta de que isto não nos foi reivindicado
    Melhor dizendo exigir de outros a guarda do sábado na forma judáica, enquanto eles(Os que reivindicam) trabalham numa organização que não exige nenhum sacrifício para a guarda do sábado.
    Ainda mais estes que são oprimidos desta forma ainda sustentam aqueles que folgadamente guardam o sábado, sem precisar dar nenhum testemunho, pois jamais perderão seus empregos por causa do sábado. A Organização garante tranquilamente isto para eles.
    Mas os Fiéis com filhos para sustentar, alimentar , dar remédios, material escolar, roupas, calçados, água, luz ,telefone, tem que dar um testemunho de que guardam o sábado. Muitos passam a vida toda vivendo de bicos, sem carteira assinada, sem direitos trabalhistas, sem salário desemprego e direito a aposentadoria. Tem muitos que devido as necessidades tiveram sua famílias destroçadas, por tentar cumprir um mandamento que não lhes foi reivindicado. Os seus mentores nem se dão conta desta opressão que fazem com os fiéis e até com seus familiares.
    ======
    QUANDO CESSARÁ ESTA OPRESSÃO COM OS CRISTÃOS/ADVENTISTAS/GENTIOS - DELES NÃO SE REIVINDICOU A GUARDA DO SÁBADO, COMO UM DIA ESPECIFICO. ISTO ESTÁ NAS DOUTRINAS OPRESSIVAS.

    Vejam "UMA MENSAGEM URGENTE DE DEUS PARA A IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA" abrindo o link:

    http://cristaoslivres-francisco.blogspot.com.br/2011/02/uma-mensagem-urgente-de-deus-pra-igreja_04.html

    Cordialmente,

    Cristão Livre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Esta visão é de quem se coloca no lugar dos oprimidos, por causa do sábado"

      Meu amigo eu sou um destes guardadores do sábado, o autor então quer se colocar em meu lugar? Então que manifeste a minha opinião!

      Poque embora este se coloque no "lugar do sabatista" profere sua própria opinião. Minha opinião é que o sábado é agradável e não uma opressão, opinião esta compartilhada por meus irmãos! Quer saber se o sábado é opressor? Pergunte a um sabatista e não a alguém que deteste o sábado!

      E caro amigo, onde está esta igreja onde o sabatistas passam fome por guardar o sábado? Porque de todas as igrejas que passei, todos os irmãos pareciam bem vistosos e corados!

      Quanto aos pastores eu os vejo sorrindo de um lado a outro das bochechas enquanto passam o sábado com sua família ou irmãos.

      E os filhos de nossos irmãos, todos possuem materiais escolares, livros e ninguém é destroçado por guardar o sábado.

      Meu caro amigo, esta visão que o amigo apresenta é uma visão Kafkaniana, conhece o escritor Kafka? É uma falsa realidade. Representando apenas a visão pessimista de uma pessoa sobre um assunto. Contrariando totalmente a realidade do que podemos ver e testemunhar.

      Dá uma olhada nos testemunhos colocados neste blog, veja se algum deles apresentam tais queixas, ou se mostram desnutridos, ou em farrapos por decidirem guardar o sábado!

      Devemos deixar de acreditar no que nossos olhos podem comprovar, para acreditar na visão pessimista de uma pessoa que sequer conhecemos?

      Deixar de acreditar no que diz o próprio guardador do sábado para dar credibilidade a alguém que sequer é sabatista?

      Devo advertir que é impossível redefinir a realidade tentando fazer com que esta se encaixe na visão (apocalíptica quanto ao sábado) de uma pessoa. Assista a TV novo tempo e veja se tem alguém lá com tais características pessimistas! Veja se nos colégios adventistas os alunos são como zumbis, sem vida andando de um lado para o outro.

      Deveria haver limites para o exagero.

      Veja nossos testemunhos.

      Atenciosamente.

      Excluir
    2. Sr Adventista,

      Boa noite!

      Os meus comentários tem como objetivo mostrar algo que acontece sempre com anônimos/esquecidos/explorados e sem voz ASD, e que a maioria dos ASD abastados não percebem e que a Organização não tem interesse em divulgar.

      Muitos até acham bom ter estes pobres anônimos, pois os usam como empregados domésticos. Será que suas carteiras de trabalho assinam?(Não generalizei - viu?); negando-lhes os direitos básicos/trabalhistas garantidos pela lei e constituição.

      Muito conveniente. Não é mesmo?

      Você explica e defende desta maneira porque é um apologista da IASD; só mostra e quer ver o lado conveniente para o seu ponto de vista.

      Quanto aos testemunhos que são postados, todo mundo sabe que são os testemunhos convenientes, como você está fazendo agora. Estou citando os casos inconvenintes e que não podem ser citados em testemunhos, OK? São casos que ficam esquecidos, pois procedem de pobres que não tem voz. É em nome destes que estou falando, OK?

      Sua preocupação não é com as pessoas e sim com a manutenção da Organização e seus meios subsistência; manter a intocabilidade das doutrinas sabáticas para os adventistas.

      As pessoas oprimidas, passam muitas dificuldades, contudo suportam. Muitas nem tem noção de que isto não foi exigido delas na Nova aliança.

      Estas pessoas citadas por você, não são as que me referi. Me referi aos pobres e não aos que podem pagar escolas caríssimas e nem aos que trabalham na TV Novo tempo, pois estes últimos vivem às custas dos membros.

      Outra! deixa de pagar algumas mensalidades das escolas ASD para ver o que acontece? Você sabe não é ?

      Pode ser que exista alguma bolsa, mas quanto a isto não estou informado; mas queixas de alguns que tem poucos recursos e tem filhos nas escolas, já ouvi queixas de serem tratados com dureza por atrasar mensalidades.

      Muitos irmãos anônimos/sem voz e excluídos dos benefícios de ser um funcionário da organização devem passar fome, falta de remédios, roupas, materiais escolares, casa própria e etc. Assim como existem muitos Brasileiros que passam por isto, não vá me dizer que com os ASD é diferente? Pergunte aos Colportores? Se eles não passam dificuldades?

      Sem mais para o momento,

      Cordialmente e fracamente,

      de Cristão Livre.

      Excluir
  7. Queridos irmãos, boa noite.

    Vou repetir o que já escrevi em outros blogs sobre o sábado.

    Atendo-me ao tema, concordo que o sábado seja nos moldes do Antigo Testamento; como nos moldes do Novo Testamento, na ótica da IASD, um fardo que não é guardado sequer pelos irmãos adventistas.

    Antes que alguém venha a justificar a defesa do sábado, nos moldes que a IASD faz, criticando os procedimentos farisaicos do sábado, Vou citar alguns versos que não foram criação de fariseus, mas mandamentos, palavra que os adventistas usam muito, oriundos do próprio Deus.

    Tanto assim que há exigências que foram determinadas por Deus e que se formos adotá-las de forma rígida vendo as coisas ao pé da letra – EU NÃO VIM PARA MUDAR, MAS CUMPRIR - teremos que cumprir TUDO. Vide os versos bíblicos seguintes que foram ordenados por Jeová!

    - Que a lei do 4º mandamento do decálogo dizia para: parar as atividades no shabbat; (Êx 20:8-10) e (Dt. 5:12-15)
    - Que era proibido cozinhar (Êx.16:23).
    - Que era proibido lavrar, arar, e colher (Êx. 34:21).
    - Que era proibido fazer fogo (Êx. 35:2-3).
    - Que era proibido apanhar lenha (Num.15:32-36).
    - Que era proibido carregar cargas (Jeremias 17:21-22).
    - Que era proibido praticar o comércio (Neemias 13:15-17).

    E estava escrito claramente que qualquer um, fazendo qualquer trabalho, qualquer tarefa, seria morto (Êx. 31:14-15) (Êx 35:2); Núm. 15:32-36.

    Até o próprio Jesus, nos moldes como a IASD defende, transgrediu o sábado! Por quê? Porque ordenou ao paralítico que curou que levasse a cama pela cidade. Portanto, tanto Jesus, como o homem que levou a cama deveriam ser apedrejados, se formos seguir as determinações de JEOVÁ mencionadas acima. Afinal, a lei deve valer para todos. Certo ou errado?

    Os irmãos adventistas estão constantemente praticando a ilegalidade em relação ao sábado que pregam, mas que não guardam mesmo. Dando inclusive justificativas para que o sábado seja light; confortável, muito diferente das determinações do Pai Celestial.

    Nada contra o sábado quem os adventistas acreditam, porém sim contra a incoerência que é brutal!

    Posso provar? Sim

    Para o culto da IASD na Igreja é usada a luz elétrica, feito abastecimento de água, televisão, computador etc.
    Diante deste questionamento os adventistas afirmam que é trabalho espiritual. A resposta é esquisita. Por quê? Porque como podemos condenar as pessoas que trabalham no sábado, ao produzir energia, quando na Igreja ela é utilizada? Estranha teoria essa!

    Contudo, e para os serviços que os adventistas usam e pagam no sábado que nada, nada tem a ver com o serviço espiritual? Aí é que vemos a grande incoerência dos adventistas.

    Os irmãos adventistas usam os serviços de eletricidade ( luz acesa, geladeira, chuveiro elétrico, freezer, grill, fogão elétrico, liquidificador, internet, ar condicionado, ventilador); telefone, celular e gás de rua e pagam pelo uso dos mesmos em suas casas no sábado; na maior parte da vezes para fins não evangelísticos. Por que isso ocorre se trabalhar no sábado é uma profanação, é um pecado? É isto que não consigo entender!

    Obs: Todos assinamos contrato com a Cia elétrica, Cia de gás e telefônica e pagamos pelos serviços de pessoas que trabalham para nós. No caso das minhas perguntas feitas há pessoas trabalhando no sábado – pecando na concepção da IASD – contudo os adventistas possibilitam que dentro de suas casas entre um serviço cuja origem é pecaminosa ! E, como fica esta questão? Condeno o que considero pecado e sirvo-me dele

    CONTINUA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Há um grande risco em se admitir a idéia que o amigo apresentou, porque se Jesus houvesse transgredido o sábado, este haveria pecado, tanto pela transgressão do 4º mandamento como do mandamento de não dizer falso testemunho, quando afirmou que não veio para abolir a lei.

      O caro amigo diz muitas coisas não baseadas na lei, mas em ordenanças humanas. Onde na bíblia o caro amigo leu que era proibindo isto?:

      "Porque ordenou ao paralítico que curou que levasse a cama pela cidade."

      Carregar a própria cama não era uma infração do sábado, mas sim uma infração das regras criadas pelos principados e potestades quanto ao sábado. Por exemplo a regra de não cuspir no dia de sábado para não correr o risco de aguar alguma planta e com isto estar fazendo um trabalho.

      Quanto a questão da luz elétrica, o não use, não toques, também são provenientes dos rudimentos do mundo e não tem ligação alguma com a lei de Deus. Isto faz parte da velha letra interpretada pelos antigos que via o sábado como um dia de abstenção de todas as coisas inclusive as boas e lícitas. Um dia de sacrifício e não de bonança.

      - Que a lei do 4º mandamento do decálogo dizia para parar todas as atividades (trabalhistas) no sábado.
      - Que a lei nunca disse que era proibido cozinhar. No deserto o povo era proibido de acender fogo, porque tinham o maná, portanto a necessidade de alimento já era suprida, portanto o acender fogo no sábado seria apenas para fins de trabalho. Quando deixaram de receber o maná, poderiam muito bem cozer seus alimentos, porém, seguindo o espírito do sábado, decidiram cozer os alimentos no dia de preparação (a sexta feira). Por via das dúvidas e dar o bom exemplo, mesmo entendendo que poderiam acender fogo no sábado para fins não de trabalho, decidiram fazer algo nobre que era deixar uma única fogueira acesa em todo o acampamento de Sexta para sábado para que todos tivessem fogo, não necessitando "acender o fogo". Isto não era uma forma de burlar a autoridade divina, mas sim de demonstrar o respeito por esta ordem, mesmo entendendo que o objetivo não era impedir as pessoas de comerem.

      - Era proibido lavrar, arar, fazer COLHEITA. Porém não era proibido aguar uma ou outra planta ou colher algum alimento para se alimentar.

      - Apanhar lenha realmente era proibido. Porque não havia motivos essenciais para isto. No fim seria apenas um trabalho.

      - Carregar um carregamento era proibido pois seria (carga), porém levar algum peso não era proibido. Carga tem o sentido de levar algo volumoso ou pesado em ritmo de trabalho.

      - O comércio, compra e venda por objetivo de lucrar era proibido, porém pagamento de alguma dívida que seja urgente não era proibido. Compra de algum alimento ou medicamento também era lícito. E se alguém viesse de longe lhe cobrar um dívida no sábado, era lícito pagá-lo.

      (continua...)

      Excluir
    2. E nunca foi dito que quem fizesse "qualquer tarefa" seria morto. Arrumar a cama por exemplo no dia de sábado não é motivo para um apedrejamento.

      Podemos seguir a lei lendo a letra, fechando nosso entendimento e interpretando tudo da maneira mais terrível possível, ou podemos procurar entender o lado amoroso de Deus e ver seus cuidados em cada uma de suas leis.

      E os adventistas não só se utilizam da energia, como também produzem trabalhos no sábado! Isto mesmo, geramos ondas de rádio e TV e distribuímos para várias pessoas em todo mundo e isto acontece no sábado. Muitos trabalham de motorista levando seus familiares e irmãos à igreja. Eu mesmo neste sábado passado estive trabalhando, escrevendo artigos, "desobedecendo" a Deus que segundo vosso entendimento mandou cessar as tarefas. Neste sábado também estive utilizando energia que é produzida no sábado e não apenas para coisas essenciais, como evangelização, ou manter a integridade dos alimentos na geladeira, mas também usando para meu lazer. Passei o dia ouvindo várias músicas como a intitulada "Ha uma oracao". Claro que logo após isto também assisti alguns vídeos, inclusive coloquei alguns deles nos blogs. Também "acendi" um microondas para saciar minha necessidade de alimento e até "lavrei" no pão um recheio.

      Sabe porque fiz isto, porque Jesus disse que nos é lícito, porque nos ensinou a ler a lei através do espírito. Nos revelou o contexto cultural e histórico, a intenção e o porque de Deus ter dado tais mandamentos. O estudo nos abriram os olhos e entendimento, da mesma forma como os apóstolos passaram a entender o que estava nas escrituras.

      Podemos apenas ler o que está escrito e seguir conforme nossos próprios conceitos ou procurar entender o real sentido do sábado, utilizando-o para nosso benefício e não para sofrimento.

      Quando pegamos estas coisas:

      - Que a lei do 4º mandamento do decálogo dizia para: parar as atividades no shabbat; (Êx 20:8-10) e (Dt. 5:12-15)
      - Que era proibido cozinhar (Êx.16:23).
      - Que era proibido lavrar, arar, e colher (Êx. 34:21).
      - Que era proibido fazer fogo (Êx. 35:2-3).
      - Que era proibido apanhar lenha (Num.15:32-36).
      - Que era proibido carregar cargas (Jeremias 17:21-22).
      - Que era proibido praticar o comércio (Neemias 13:15-17).

      E colocamos no contexto do TRABALHO e não da NECESSIDADE ou COMODIDADE, tudo faz sentido e o sábado deixa de ser visto da forma como os antigos e os fariseus viam, para que vejamos da forma como Jesus e o próprio Deus vê.

      Atenciosamente.

      Excluir
    3. Ok Irmão, então vamos parar de condenar quem trabalha no sábado para alimentar a família.

      "Há um grande risco em se admitir a idéia que o amigo apresentou, porque se Jesus houvesse transgredido o sábado, este haveria pecado, tanto pela transgressão do 4º mandamento como do mandamento de não dizer falso testemunho, quando afirmou que não veio para abolir a lei."

      RESPOSTA: Estou baseando-me na ótica adventista. Para que levar uma cama pela cidade no sábado se o próprio Deus ordenou que era proibido levar cargas? Como cristão não vejo mal algum nisso.
      Mas a IASD vê mal em trabalhar no sábado para alimentar a família! É preciso coerência!

      "O caro amigo diz muitas coisas não baseadas na lei, mas em ordenanças humanas. Onde na bíblia o caro amigo leu que era proibindo isto?

      RESPOSTA: Ao contrário, e o Sr. quem prega a lei, mas não quer assumir seu fardo. Citei vários versos bíblicos que foram ordens, mandamentos de Deus. NÃO FORAM CRIADAS POR JUDEUS!


      Veja só seu argumento que deixou muito a desejar:

      "E colocamos no contexto do TRABALHO e não da NECESSIDADE ou COMODIDADE, tudo faz sentido e o sábado deixa de ser visto da forma como os antigos e os fariseus viam, para que vejamos da forma como Jesus e o próprio Deus vê.

      Sr. Adventista vou repetir as citações de novo, parece que o Sr. não as leu ou não as levou em consideração:

      Que a lei do 4º mandamento do decálogo dizia para: parar as atividades no shabbat; (Êx 20:8-10) e (Dt. 5:12-15)
      - Que era proibido cozinhar (Êx.16:23).
      - Que era proibido lavrar, arar, e colher (Êx. 34:21).
      - Que era proibido fazer fogo (Êx. 35:2-3).
      - Que era proibido apanhar lenha (Num.15:32-36).
      - Que era proibido carregar cargas (Jeremias 17:21-22).
      - Que era proibido praticar o comércio (Neemias 13:15-17).

      E estava escrito claramente que qualquer um, fazendo qualquer trabalho, qualquer tarefa, seria morto (Êx. 31:14-15) (Êx 35:2); Núm. 15:32-36.

      Tudo acima foram determinações, mandamentos de Deus. Não foram criadas pelos judeus!

      Para finalizar, queira me desculpar, ratifico, que seus argumentos foram fracos.

      Os adventistas pagam e usam os serviços no sábado em suas casas, que nada tem a ver com o serviço espiritual. Por quê? Porque o sábado que pregam, mas não praticam, seria um fardo. A verdade é essa Sr. Adventista!

      Um abraço.

      Anônimo X.

      Excluir
    4. "Ok Irmão, então vamos parar de condenar quem trabalha no sábado para alimentar a família."

      Sim não devemos condenar.

      Nem podemos criticar se a pessoa que faz isto não tem OUTRA OPÇÃO. Por que criticaríamos esta pessoa, se Deus não abriu porta alguma para que a pessoa possa guardar o sábado e este esteja entre o sábado e seus filhos. Entretanto lembremos da passagem bíblica de (Gênesis 22) sobre Deus, Abraão e seu filho.

      Porém acredito em um Deus que é capaz de abrir qualquer porta e resolver qualquer situação, bondoso o suficiente para que a decisão do pai em obedecer a Deus, não leve ao sacrifício de um filho. Amoroso o suficiente para dar SEU próprio filho pelo homem. Mesmo que o homem não esteja disposto a dar seu próprio filho por Deus.

      Devemos ter a fé e confiança de Abraão?

      Ou deixar de seguir uma ordem divina por medo de perder nossos filhos?

      Atenciosamente.

      Excluir
    5. "E estava escrito claramente que qualquer um, fazendo qualquer trabalho, qualquer tarefa, seria morto (Êx. 31:14-15) (Êx 35:2); Núm. 15:32-36."

      Se o amigo prefere acreditar nisto. E ver Deus como alguém que oprime seus filhos com mandamentos absurdos!

      Eu porém prefiro vê-lo como ELE é, AMOR.

      "Ao contrário, e o Sr. quem prega a lei, mas não quer assumir seu fardo. Citei vários versos bíblicos que foram ordens, mandamentos de Deus. NÃO FORAM CRIADAS POR JUDEUS!"

      O caro amigo se engana, não há em lugar algum da bíblia proibição de ter conforto no dia de sábado. Mas se procurar nos escritos dos fariseus com certeza encontrará.

      Sou da opinião de discípulos de Jesus, que a lei é santa, justa e boa. E que as pessoas é que a interpretam de maneira errada, segundo as tradições dos homens, segundo os rudimentos do mundo.

      "E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom." (Romanos 7:12)

      Excluir
  8. Continuando


    Por outro lado, mesmo quando os queridos irmãos adventistas usam os serviços elétricos e os telefônicos para o serviço espiritual, – outras vezes não – será que as outras pessoas estão pecando? Como estão pecando, se os serviços de tais pessoas estão sendo usados no sábado pelos adventistas, por exemplo. É isto que não consigo entender!

    É correto ainda, inclusive, disciplinar um membro da IASD que trabalhe no sábado, quando se o mesmo trabalhasse numa Cia elétrica, ou telefônica, os demais irmãos adventistas não recusariam, como não recusam, os serviços fornecidos por tal membro da IASD e pagam pelos referidos serviços, no sábado, em suas residências que nada, nada mesmo tem a ver com serviço espiritual?

    É correto então punir um irmão da IASD por este trabalhar no sábado e usufruir do serviço realizado por ele e pagar, incoerentemente, por tal serviço realizado no sábado dentro da minha casa?


    Portanto, devemos ter cuidado para não cair na hipocrisia. Tendo em vista que se alguém usa algum aparelho elétrico ( LÂMPADAS ACESAS, GELADEIRA, CHUVEIROS E FOGÃO ELÉTRICOS , LAVA LOUÇAS, AQUECE COMIDA, USA LIQUIDIFICADOR ETC; APARELHO TELEFÔNICO, gás de rua em sua residência, entre muitas coisas, está em maus lençóis. Por quê? PORQUE FAZ USO E PAGA PELOS SERVIÇOS EM SUA PRÓPRIA RESIDÊNCIA NO SÁBADO! PREGA O QUE NÃO PRATICA!.

    ALGUMAS OBSERVAÇÕES:

    1º O erro não está no produto, mas na origem dele. A) alguém roubou um pão é quer vendê-lo. Não devo comprá-lo. Não porque no pão haja erro, mas devido ao roubo! ; B) Alguém se prostituiu para ganhar dinheiro. O erro está na prostituição, mas não no dinheiro, inclusive Deus condena a prostituição e tal pessoa nos mandamentos de Deus deve ser apedrejada; C) Alguém trabalhou no sábado. Na ótica de alguns o erro está em trabalhar no sábado, PECADO GRAVE; mas não no produto. Todavia como a origem é pecaminosa não devo aceitar dentro de minha casa o pecado (trabalho). Pois bem pelo mandamento de Deus este alguém que trabalhou no sábado deveria ser apedrejado e 2ª O pecado está na origem, portanto seu produto está vinculado a origem ilícita. Se não fosse assim poderíamos comprar produtos roubados e usar dinheiro ilícito.


    2º Trabalho no domingo não é pecado, por isso posso usar seus produtos; trabalho na segunda-feira não é pecado, por isso posso usar seu produto; idem até sexta-feira. PRESTE ATENÇÃO AGORA: TRABALHO NO SÁBADO É PECADO, POSSO ENTÃO USAR SEU PRODUTO?


    3º Não posso influir na rua ou em qualquer outro ambiente que a pessoa trabalhe no sábado. Porém dentro da minha casa posso. Então, se no sábado condeno e considero o trabalho de terceiros errado. Por que usar e pagar por serviços que são realizados dentro da minha casa no sábado?

    São essas indagações que até hoje nenhum adventista conseguiu me responder com coerência.

    Desde já, agradeço pelas respostas a serem dadas e pela atenção.

    Anônimo X

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era justamente assim que os fariseus na época de Jesus viam as atitudes das pessoa quanto ao sábado.

      Não use, não toque, não pegue, não carregue, não faça isto, nem aquilo. Utilizavam os homens para servir ao sábado, e não o sábado para servir aos homens. Como se o homem houvesse sido criado por causa do sábado e não o contrário.

      Se alguém pecasse e tocasse em algo, outra pessoa que tocasse naquilo também se contaminaria.

      Se alguém tomasse o machado utilizado pelo assassino e o utilizado estaria consentido com o assassinato. Tal machado deveria ser destruído e nunca usado.

      Alguns animais de Deus eram nojentos e imundos e tais animais contaminariam a "pureza" do caráter dos "verdadeiros cristãos (fariseus)"

      Conversar com prostitutas como Jesus fazia, era visto como uma ofensa grave contra Deus. O indivíduo estaria sendo conivente com a prostituição. Para não correr o risco deveriam desprezar estas mulheres e nunca se aproximar delas, quanto mais aceitar alguma coisa provinda delas mesmo que fosse um pão ou punhado de peixes oferecido com sinceridade.

      E claro, nos dias de hoje, uma Fariseu adventista, diria que não deveríamos nos misturar com os "trabalhadores do sábado", não deveríamos manter contato, nem aceitar coisa alguma deles, porque são pecadores, praticando o pecado no dia de sábado enquanto que nós, coniventes estariamos nos relacionado com tais pessoas. E mais estaríamos financiando o pecado destes homens, porque a energia produzida no sábado é imoral e imunda diante dos olhos de Deus. Assim como o machado utilizado pelo assassino que o lenhador se atreveu em utilizar também para seu benefício cortando madeira.

      Creio que o amigo Anônimo X, não acredita neste sábado interpretado pelos fariseus!

      Nós adventistas também não!

      Excluir
    2. Irmão Sr. Adventista, acredito na sua sinceridade.

      Mas a sua sinceridade, dentro do que acredita, não transforma a incoerência, ou a mentira, em verdade.

      Quando os adventistas pagam e usam os serviços de terceiros em suas residências no sábado sabendo, no mesmo momento em que usam os serviços, que a transgressão está sendo cometida, também estão pecando.

      Não há lógica considerar algo pecado em relação ao sábado, e ao mesmo tempo beneficiar-se dele.

      Atenciosamente.

      Anônimo X.

      Excluir
  9. Sr. Adventista, boa noite.

    Recebi a resposta da Escola Bíblica da IASD.
    Confirmou-se o que havia afirmado:

    " Se a pessoa de forma convicta não crer no dom profético da Sra. Ellen White não poderá batizar-se na IASD.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então temos um sério problema, porque quando me batizei eu não cria que Ellen White era uma profeta. Quando perguntado, apenas confirmei minha crença na existência do Espírito de Profecia. Eu via Ellen White apenas como uma escritora.

      Atenciosamente.

      Excluir
  10. Querido irmão Sr. Adventista, recebi a resposta da própria IASD.

    Agora não sou eu quem está afirmando: é a IASD

    Lembra-se daquela pergunta que o Sr. sugeriu que perguntasse a um Órgão oficial da IASD?
    Foi respondida. Disseram-me que se não crer de forma convicta em Ellen White não devo batizar-me na IASD. E aí o que o Sr. diz disso?
    Concorda que a IASD está errada?

    Se há portanto algum sério problema. Quem então está certo o Sr. ou a Escola Bíblica da IASD?

    Um Abraço.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alertei ao amigo para ter cuidado!

      Porque uma pessoa que acredita que Ellen White fosse uma falsa profetisa de demônios, como certeza não seria batizada. Assim como uma pessoa que não acredita que profetas possam ter existido.

      O modo como o amigo escreveu denota uma pessoa do tipo "anti-Ellen White". Porque o caro amigo fez modificações no texto e não o enviou na forma simples como lhe passei.

      Daquele modo o amigo mandou a carta deveria ter reformulado a pergunta que fez a mim para:

      Se uma pessoa acredita que Ellen White foi uma falsa profetisa de demônios, poderia se batizar na IASD?

      Então eu lhe responderia que Não!

      Atenciosamente.

      Excluir
  11. Sr. Adventista sua alegação não cabe. Pois enviei a pergunta do jeito em que combinamos em comum. Vide abaixo:

    Este é um e-mail de pedido de informações via http://www.portaladventista.org/portal/ de:
    Ricardo Victal de Lima

    Prezado(s) Pastor(es), bom dia..

    Gostaria de fazer duas perguntas.

    Primeiramente gostaria de saber, se um futuro batizando, após ter estudado minuciosamente a doutrina adventista, não crer de forma convicta e sem ter quaisquer dúvidas, na doutrina fundamental de nº 18 da IASD, somente e unicamente no que diz respeito ao dom profético da Sra. Ellen White, poderá batizar-se na IASD?

    Esta pessoa acredita na existência de profetas durante a história da humanidade, fato demonstrado biblicamente, e que pessoas possam ser abençoadas com o dom de profecia, conforme a vontade de Deus.
    Porém tendo lido e conhecido bastante sobre Ellen White e seus livros, e após ter pesquisado, refletido e analisado minuciosamente, lendo tudo contra e a favor da Sra. Ellen White, não crê que tais livros escritos por ela tenham sido inspirados pelo Espírito de Profecia, ou seja, não acredita que Ellen White tenha recebido o dom profético, por considerá-la não ter sido uma verdadeira profetiza e está convicto disto.

    Contudo, mesmo descrendo de forma convicta no dom profético da Sra. Ellen White e considerando-a uma falsa profetiza, se essa pessoa comprometer-se a respeitar os demais membros da IASD que crêem no dom profético da escritora, fazendo completo silêncio e omitindo tudo o que pensa sobre a Sra. Ellen White, haveria possibilidade dele ser batizado na IASD e vir a tornar-se um Adventista do Sétimo Dia?

    Obs: Pessoalmente penso que não. Todavia gostaria de saber se estou certo ou errado, quanto ao fato desta pessoa não poder se batizar na IASD, por não crer de forma convicta - sem ter quaisquer dúvidas - no dom profético da Sra. Ellen White e considerá-la não ser uma profetiza verdadeira?

    A pergunta seguinte refere-se ao casamento de um membro da IASD com uma pessoa cristã de outra denominação. Tal casamento é jugo desigual? Este casamento pode ser ou não realizado no templo da IASD? Isto leva ou não o membro da IASD, por norma doutrinária, seja ele pastor, ancião, membro da comissão etc., a - apesar de continuar sendo membro da IASD -, a ser afastado de suas funções?

    Obs: Entendo, tomando por base o Manual Adventista, que o irmão ou irmão da IASD deve sim ser afastado de suas funções, seja ele pastor, ancião etc. caso se case com pessoa cristã de outra denominação. Estou certo ou errado?

    Desde já, agradeço pelas respostas e esclarecimentos a serem dados da primeira e da segunda pergunta.

    Um abraço fraternal e que Deus continue a abençoá-los ricamente, em nome de Jesus.


    Ricardo.

    _______________________________________

    Obs: A pergunta continua de pé: quem está certo o Sr. ou a IASD que respondeu que não posso batizar-me na IASD se não crer de forma convicta no dom profético da Sr. Ellen White?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não cabe?

      "não crer de forma convicta e sem ter quaisquer dúvidas, na doutrina fundamental de nº 18 da IASD"

      "não crê que tais livros escritos por ela tenham sido inspirados pelo Espírito de Profecia"

      "e considerando-a uma falsa profetiza"

      "fazendo completo silêncio e omitindo tudo o que pensa sobre a Sra. Ellen White"

      "Pessoalmente penso que não"

      "e considerá-la não ser uma profetiza verdadeira?"

      Reveja meu posicionamento no comentário:

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/03/respostas-parciais-ao-anonimo-x.html
      Sr. Adventista5 de maio de 2012 14:51

      Sr. Adventista11 de maio de 2012 09:29

      Veja sua proposta:

      Anônimo X6 de abril de 2012 16:40

      E minha resposta:

      Sr. Adventista7 de abril de 2012 22:39

      Em resumo o que lhe aconselhei a perguntar foi:

      "Acredito na existência de profetas durante a história da humanidade, fato demonstrado biblicamente, e que pessoas possam ser abençoadas com o dom de profecia, conforme a vontade de Deus. Porém conheço sobre Ellen White e seus livros, mas não creio que tais livros tenham sido inspirados pelo Espírito de Profecia, ou seja, não acredito que Ellen White tenha recebido o dom profético e estou convicto disto.

      Então, mesmo descrendo de Ellen White, se eu me comprometesse a respeitar aos demais que crêem no dom profético da escritora, haveria possibilidade de eu ser batizado na IASD e me tornar um adventista?"

      (Continua...)

      Excluir
    2. Porém vossa pessoa:

      - Insistiu em incluir a doutrina nº 18 na questão.
      - Se auto dispôs a intitular Ellen White de falsa profetisa e insinuar que sua inspiração não proveio do Espírito Santo.
      - Afirmou que o batizando pensa muita coisa (ruim pelo que se entende) sobre a Sra. Ellen White, mas que adotaria uma postura do tipo "fica calado e não se mexe" engolindo tudo que pensa.

      "fazendo completo silêncio e omitindo tudo o que pensa sobre a Sra. Ellen White"

      Perceba que o amigo inconscientemente, formulou vossa pergunta de forma a colaborar para que a resposta fosse a que o amigo esperava.

      Eu mesmo diante do que vossa pessoa escreveu digo que, NESTES termos expressos pelo amigo, onde se descrê da doutrina nº 18, onde se atribui a Ellen White o atributo de falsa profetiza cuja inspiração é de fonte duvidosa, tal pessoa jamais seria batizada.

      Se vossa dúvida era a de:

      Se uma pessoa que detesta Ellen White a ponto de achá-la uma falsa profetiza inspirada por satanás, seria batizada ao se comprometer em engolir tudo que pensa mesmo ficando de cara fechada diante dos irmãos quando falarem de Ellen White.

      Então o amigo recebeu a resposta correta.

      Porém este perfiu que o amigo criou é muito diferente de uma pessoa que sinceramente quer ser um adventista embora não conheça sobre Ellen White, ou que tenha lido alguns de seus livros mas não tenha encontrado nada que indique que tais obras tenham algo de especial.

      http://www.youtube.com/watch?v=2prr0COSO80


      Veja que os termos que o amigo colocou está muito além da vossa afirmação original, acompanhe:

      "1º Exige que o batizando declare a crença no dom profético de Ellen White. Se isso não for feito a pessoa não será batizada."

      A dúvida era simples, saber se a IASD durante o batismo diz por exemplo:

      - Eu exijo que vossa pessoa declare crença no dom profético de Ellen White para se batizar. Então, você acredita ou não?

      Com o passar do debate vossa pessoa colocou a questão sobre outro aspecto de que:

      Embora o pastor não exija confissão de crença em Ellen White, se esta pessoa é impedida de se batizar ao revelar deliberadamente que não crê que ela fosse uma profetiza.

      Por fim na questão que o amigo elaborou colocou o seguinte aspecto:

      Embora o pastor não exija confissão de crença em Ellen White, a pessoa é impedida de se batizar ao revelar que considera Ellen White uma falsa profetiza, de inspiração provinda de outro que não o Espírito Santo e que em seu interior engolirá tudo que tem engasgado sobre ela não proferindo nada contra. Se esta pessoa poderia se batizar.

      Percebe o ponto a que chegou vosso questionamento?

      Atenciosamente.

      Excluir
    3. Sr. Adventista, sua explicação não convence mesmo.

      Se foi o Sr. mesmo quem sugeriu que perguntasse da forma acima.
      Antes quero dizer-lhe que escrevi o seguinte:

      "Primeiramente gostaria de saber, se um futuro batizando, após ter estudado minuciosamente a doutrina adventista, não crer de forma convicta e sem ter quaisquer dúvidas, na doutrina fundamental de nº 18 da IASD, somente e unicamente no que diz respeito ao dom profético da Sra. Ellen White, poderá batizar-se na IASD?

      VIU NÃO CRER NA DOUTRINA ADVENTISTA Nº 18 SOMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO COM PROFÉTICO DA Sra. ELLEN WHITE.

      Portanto coloque a frase completa. Em nenhum momento perguntei sobre não crer na Doutrina Fundamental nº 18, mas sim sobre não crer no dom profético da Sra. Elllen White.

      Em nada a pergunta que fiz destoa da que o Sr. me sugeriu.

      Posso provar? Sim. Vide abaixo:

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/03/respostas-parciais-ao-anonimo-x.html

      Anônimo X9 de abril de 2012 11:22
      Querido irmão Sr. Adventista, boa tarde.

      De modo algum concordo com o que disse. Por quê? Devido ao complemento que coloquei em minha pergunta: NO QUE DIZ RESPEITO AO DOM PROFÉTICO DA Sra. ELLEN WHITE.

      Daí que a pergunta foi bem clara e objetiva. Mas tudo bem! Para esclarecer esta questão; que tal um pequeno texto, nos moldes abaixo?

      Acredito na existência de profetas durante a história da humanidade, fato demonstrado biblicamente, e que pessoas possam ser abençoadas com o dom de profecia, conforme a vontade de Deus. Porém li e conheço bastante sobre Ellen White e seus livros, e após ter pesquisado, refletido e analisado minuciosamente, lendo tudo que posso, contra e a favor da Sra. Ellen White, não creio que tais livros escritos por ela tenham sido inspirados pelo Espírito de Profecia, ou seja, não acredito e que Ellen White tenha recebido o dom profético, por considerá-la não ter sido uma verdadeira profetiza e estou convicto disto.

      Então, mesmo descrendo de forma convicta no dom profético da Sra. Ellen White e considerando-a uma falsa profetiza, se eu me comprometer a respeitar aos demais membros da IASD que crêem no dom profético da escritora, fazendo completo silêncio e omitindo o que penso, haveria possibilidade de ser batizado na IASD e me tornar um adventista?

      O pequeno texto acima, está bom para ser enviado a um porta voz oficial da IASD?


      Um abraço e ficarei aguardando sua resposta.

      Anônimo X.

      VEJA AGORA SUA RESPOSTA:

      Responder
      1.
      Sr. Adventista11 de abril de 2012 08:54
      Ola querido irmão e amigo Anônimo X, creio que o texto acima está bom e bem esclarecido, ficarei no aguardo da resposta à sua pergunta.

      Atenciosamente,

      (Sr. Adventista)


      Portanto irmão, sua explicação não convenceu.

      Obs: Por outro lado a resposta que recebi é que se a pessoa não crer no dom profético de Ellen White não poderá batizar-se! Pelo menos form sinceros. Daí que outras alegações a meu ver não corresponde a verdade.


      Um abraço.


      Anônimo X.

      Excluir
    4. Resposta em:

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/06/resposta-anonimo-x-em-relacao-resposta.html

      Atenciosamente.

      Excluir
  12. Irmão Sr. Adventista, boa tarde.

    O irmão está brincando.

    Primeiro me sugere que faça a pergunta e depois que a resposta da própria IASD contraria seu pensamento, me sai com essa: francamente.

    Se a própria palavra do Sr. de nada vale.

    Nada mais posso fazer.

    Que cada pessoa tire a sua própria conclusão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mostre-nos então tal resposta, para que possamos tirar nossas próprias conclusões!

      Atenciosamente.

      Excluir
  13. Ok Sr. Adventista. Mas antes:

    1º Admita que o que respondeu, ( Resposta em:
    http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/06/resposta-anonimo-x-em-relacao-resposta.html), nada tem a ver com a pergunta que o Sr. mesmo concordou que fizesse e enviasse à IASD.


    2º Que posso acreditar em sua palavra: afinal o irmão concordou que fizesse a pergunta.

    3º Se a resposta da Escola Bíblica da IASD contrariar seu entendimento, só há duas alternativas: ou a IASD está correta ou o Sr. Está certo. Concorda?

    Ficarei aguardando sua resposta.

    Att.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordei que fizesse a pergunta, entretando, continuo discordado de que a pergunta que o amigo elaborou sirva de resposta àquela dúvida pessoal (minha) ou à questão do debate.

      Mesmo que um pastor diga que alguém que ache Ellen White uma profetiza de demônios não se batizará na IASD. Não significa que uma pessoa que apenas não conheça Ellen White, e portanto não crê em algo que não conhece, deva ser impedida de se batizar. Isto é comprovado pelas afirmações do Prof. Leandro Quadros, perfeitamente gabaritado para responder sobre este assunto. Entretanto se para o amigo isto não é suficiente e insiste em esperar que alguém lhe dê a resposta. Então:

      "A questão sobre os Candidatos ao Batismo é sem importância, porque se refere a um simples exame dos que desejam ingressar à Igreja, não sendo condição indispensável à aceitação inquestionável do Espírito de Profecia para serem batizados. Uma pessoa pode não acreditar no Dom de Profecia de Ellen G. White; mas se ela crê na salvação em Cristo, será recebida. Diz o Manual da Igreja, à pág. 199:1 "A condição de membro da Igreja repousa primariamente sobre base espiritual."

      De modo que qualquer candidato ao batismo será investigado sobre esse ponto. Se uma pessoa crê em Cristo, e deseja ardentemente a Sua salvação, e deseja se batizar na Igreja Adventista, será aceita. Entretanto, a experiência tem provado o fato de que se há alguém nessas condições, dificilmente ele rejeitará o Dom Profético, ou o Testemunho de Jesus manifestado em Ellen G. White."
      (http://pt.scribd.com/doc/17288967/EGWhite-Falsa-Profetisa-Sera)

      A Igreja adventista tem respondido vários questionamentos deste tipo, algumas respostas estão no blog do Na mira da verdade, porém muitas, inclusive sobre a questão do batismo podem ser encontradas em:

      http://pt.scribd.com/doc/17288967/EGWhite-Falsa-Profetisa-Sera

      Caso deseje poderá baixar o livro completo. Como o amigo pode ver, muitas das perguntas já foram respondidas oficialmente.

      Sobre a autoridade:

      http://www.iasdemfoco.net/mat/C_pastor/autor.asp

      O autor em questão trabalha também como porta voz das crenças adventista, sendo contribuinte do projeto "Nisto cremos" destinado a tratar e vevelar sobre as crenças adventistas.

      http://www.nistocremos.net/

      No site acima poderá encontrar muitas respostas feitas pelo autor em questão à questionamentos apologégicos comuns que vemos na internet.

      Sugiro que apresente o documento ao pastor que lhe passou aquelas informações irregulares. Porque a opinão dele em específico não condiz com o manual da igreja. Nem com a opinião unânime dos porta vozes como Pof. Leandro Quadros e Pr. Roberto Biagini e da própria Ellen White que diz que "tais pessoas não devem ser separados dos benefícios da igreja, se no demais a sua vida cristã estiver correta e tenha um bom caráter cristão".

      Atenciosamente.

      Excluir
    2. Mas Sr. Adventista estou com a resposta oficial que enviei ao Portal Oficial da IASD.

      Não enviei o e-mail para um pastor da IASD, enviei novamente ratifico ao Portal Oficial da IASD.
      É a resposta da Escola Bíblica da IASD.

      Se uma pergunta que enviei a um portal oficial da IASD - Aliás a Escola Bíblica é vinculada ao blog Mira da Verdade - não tem valor, nada mais posso fazer.

      Obs 1: Em nenhum momento o Sr. Leandro Quadros afirmou que se uma pessoa, antes de batizar-se, de forma convicta não crer no dom profético da Sr. Ellen White poderá se batizar na IASD.

      Outro fato é que não posso gastar o tempo de colocar a resposta do e-mail aqui se o Sr. ainda assim não aceita uma resposta oficial da IASD! MUITO ESTRANHO ESSE SEU POSICIONAMENTO!

      Obs 2: Se o Sr. Leandro Quadros - parece ser o único que o Sr. aceita - confirmar por e-mail que uma pessoa que não aceitar o dom profético da Sra. Ellen White não poderá ser batizada na IASD o Sr. aceitará?

      Por favor me responda essa última também!

      Att.

      Anônimo X.

      Excluir
    3. Apenas corrigindo

      Se o Sr. Leandro Quadros - parece ser o único que o Sr. aceita - confirmar por e-mail que uma pessoa que não aceitar de forma convicta e sem ter quaisquer dúvidas não aceitar o dom profético da Sra. Ellen White não poderá ser batizada na IASD o Sr. aceitará?

      Excluir
    4. Estimado amigo Anônimo X, várias outras pessoas tem a mesma opinião que eu sobre o vídeo de Leandro Quadros. Já lhe expliquei o porque de ter recebido aquela resposta. Porém se ainda sim prefere ignorar que sua resposta é relativa à pessoas que atribuam à Ellen White o títula de profetiza demoníaca, o que poderei fazer?

      Direi então que uma pessoa que apenas não conheça Ellen White terá o mesmo destino?

      E concordo sim com a resposta que o amigo recebeu, porque a resposta não poderia ser outra diante do cenário que o amigo apresentou.

      Pedia apenas que o amigo mostrasse a tal resposta oficial porque tão somente ela confirmaria aquilo que eu disse. Porque garanto que a resposta enviada para vossa pessoa não foi um puro e simples "SIM".

      Ademais, muitas pessoas vem para o adventismo por aceitarem a verdade do sábado e não por aceitarem Ellen White.

      Se o irmão não acredita faça o teste, procure um pastor, conte o que pensa sobre Ellen White e disponha-se a rebatizar. Para ver se o pastor não lhe batiza quase que imediatamente! Vamos tirar a prova?!

      Atenciosamente.

      Excluir
  14. Sr. Adventista, bom dia.
    Como o e-mail com a resposta da Novo Tempo está muito grande terei que dividi-lo em três partes.
    Obs: a minha pergunta está no final.

    -----
    Escola Bíblica escolabiblica@novotempo.org.br
    11 jun (10 dias atrás)


    para mim


    Estimado(a) amigo(a)!

    Muito obrigado por ter entrado em contato conosco. Ficamos felizes pelo seu interesse em buscar mais conhecimento. De acordo com a sua solicitação, estamos enviando este esclarecimento.



    AMIGO NÃO ACEITA ELLEN WHITE



    Tenho um amigo que será batizado, mas, que não aceita o dom profético dado a Ellen White. O que fazer?



    Não se deve batizar uma pessoa na Igreja Adventista sem que ela tenha um conhecimento bíblico sólido para o início da caminhada cristã. E, muito menos se a pessoa não acredita no dom profético dado a Ellen White (se for batizado não acreditando, ele será infeliz na igreja e todos terão problemas). Alguns passos sugestivos para explicar sobre o dom profético:

    1) A Bíblia menciona dois tipos de profetas de Deus: aqueles que têm livros na Bíblia (Isaías, Jeremias, Daniel, etc.) e aqueles que não tem livros na Bíblia: ?Os atos, pois, do rei Davi, tanto os primeiros como os últimos, eis que estão escritos nas crônicas, registrados por Samuel, o vidente, nas crônicas do profeta Natã e nas crônicas de Gade, o vidente?(1 Cr 29:29). ?Quanto aos mais atos de Salomão, tanto os primeiros como os últimos, porventura, não estão escritos no Livro da História de Natã, o profeta, e na Profecia de Aías, o silonita, e nas Visões de Ido, o vidente, acerca de Jeroboão, filho de Nebate?? (2 Cr 9:29). (Grifos acrescentados).

    Aqui são mencionados pelo menos quatro profetas que escreveram livros que não estão na Bíblia. Mesmo assim, são profetas. Ellen White está incluída nesse segundo grupo. E têm a mesma autoridade profética porque teve atuação do mesmo Espírito Santo (Natã não tem livros na Bíblia, mas Davi reconheceu a autoridade profética dele ? ver 2 Sm 12). Todavia, a Bíblia é a nossa Absoluta regra de fé e prática. A própria Ellen White escreveu:

    ?Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus como regra de vossa fé e prática. Por essa Palavra seremos julgados. Nela Deus prometeu dar visões nos "últimos dias"; não para uma nova regra de fé, mas para conforto do Seu povo e para corrigir os que se desviam da verdade bíblica. Assim tratou Deus com Pedro, quando estava para enviá-lo a pregar aos gentios? (Primeiros Escritos, p. 78).

    2) O dom profético foi prometido nos últimos dias (Ap 12:17; 19:19; At 2:17, 18) não para adicionar algo à Bíblia, mas para servir de ?filtro doutrinário? por causa das muitas doutrinas erradas que se espalharam pelo cristianismo. Provérbios 29:18 afirma que se não há profecia, o povo se corrompe. Portanto, se existem falsos profetas tem que haver profeta(s) verdadeiro para sabermos sobre a mensagem da Bíblia!

    3) Nocapítulo 14 do livro ?Conselhos Para a Igreja?, White deixa muito claro que ela não é uma ?segunda Bíblia? e que o dom dado a Ela é para enaltecer a Palavra de Deus (entre outras funções).




    Cordialmente,
    Continua

    ResponderExcluir
  15. Continuando


    Seus amigos da ESCOLA BÍBLICA

    Rede Novo Tempo de Comunicação

    novotempo.com


    Estimado(a) amigo(a)!

    Agradecemos por entrar em contato com a Escola Bíblica. Ficamos felizes pelo seu interesse em buscar mais conhecimento. De acordo com a sua solicitação, estamos enviando este esclarecimento.



    JUGO DESIGUAL



    O jugo desigual é totalmente condenado por Deus (2 Coríntios 6:14), inclusive, é considerado por Ellen G. White como um dos pecados que entristecem o Espírito Santo (Testemunhos Seletos vol. 5, 364-365). Sobre o namoro com não-adventista, não faz parte do procedimento da igreja disciplinar um membro e não há nada no manual que o recomende. Há sim a orientação para que essa pessoa não exerça cargos de liderança durante o período, pois se entende que um líder deve dar um bom exemplo aos demais.

    Recomendamos a leitura da 3ª sessão do Livro O Lar Adventista ? ?A Escolha do Companheiro de Vida?, esse trecho trata da questão do jugo desigual e fornece instruções importantíssimas que ajudam o jovem a escolher uma pessoa que possa fazê-lo feliz num futuro casamento. Se esses conselhos forem seguidos, muito sofrimento será evitado.







    Cordialmente,

    Seus amigos da ESCOLA BÍBLICA

    Rede Novo Tempo de Comunicação

    novotempo.com


    Continua

    ResponderExcluir
  16. Continuando.

    Por fim a minha pergunta que originou a s respostas da Novo Tempo:


    --------- Mensagem Original --------


    -----Mensagem original-----
    De: Ricardo Victal de Lima [mailto:ricardovictal@gmail.com]
    Enviada em: sábado, 21 de abril de 2012 08:37
    Para: contato@portaladventista.org
    Assunto: Portal Adventista - PT: Esclarecimento doutrinário

    Este é um e-mail de pedido de informações via http://www.portaladventista.org/portal/de:
    Ricardo Victal de Lima

    Prezado(s) Pastor(es), bom dia..

    Gostaria de fazer duas perguntas.

    Primeiramente gostaria de saber, se um futuro batizando, após ter estudado minuciosamente a doutrina adventista, não crer de forma convicta e sem ter quaisquer dúvidas, na doutrina fundamental de nº 18 da IASD, somente e unicamente no que diz respeito ao dom profético da Sra. Ellen White, poderá batizar-se na IASD?

    Esta pessoa acredita na existência de profetas durante a história da humanidade, fato demonstrado biblicamente, e que pessoas possam ser abençoadas com o dom de profecia, conforme a vontade de Deus.
    Porém tendo lido e conhecido bastante sobre Ellen White e seus livros, e após ter pesquisado, refletido e analisado minuciosamente, lendo tudo contra e a favor da Sra. Ellen White, não crê que tais livros escritos por ela tenham sido inspirados pelo Espírito de Profecia, ou seja, não acredita que Ellen White tenha recebido o dom profético, por considerá-la não ter sido uma verdadeira profetiza e está convicto disto.

    Contudo, mesmo descrendo de forma convicta no dom profético da Sra. Ellen White e considerando-a uma falsa profetiza, se essa pessoa comprometer-se a respeitar os demais membros da IASD que crêem no dom profético da escritora, fazendo completo silêncio e omitindo tudo o que pensa sobre a Sra. Ellen White, haveria possibilidade dele ser batizado na IASD e vir a tornar-se um Adventista do Sétimo Dia?

    Obs: Pessoalmente penso que não. Todavia gostaria de saber se estou certo ou errado, quanto ao fato desta pessoa não poder se batizar na IASD, por não crer de forma convicta - sem ter quaisquer dúvidas - no dom profético da Sra. Ellen White e considerá-la não ser uma profetiza verdadeira?

    A pergunta seguinte refere-se ao casamento de um membro da IASD com uma pessoa cristã de outra denominação. Tal casamento é jugo desigual? Este casamento pode ser ou não realizado no templo da IASD? Isto leva ou não o membro da IASD, por norma doutrinária, seja ele pastor, ancião, membro da comissão etc., a - apesar de continuar sendo membro da IASD -, a ser afastado de suas funções?

    Obs: Entendo, tomando por base o Manual Adventista, que o irmão ou irmão da IASD deve sim ser afastado de suas funções, seja ele pastor, ancião etc. caso se case com pessoa cristã de outra denominação. Estou certo ou errado?

    Desde já, agradeço pelas respostas e esclarecimentos a serem dados da primeira e da segunda pergunta.

    Um abraço fraternal e que Deus continue a abençoá-los ricamente, em nome de Jesus.

    _________________________________

    Um abraço fraternal.

    Anônimo X

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Anônimo X, obrigado por esclarecer sobre o e-mail com a resposta. Realmente está claro que segundo esta resposta a pessoa não poderá se batizar descrendo no dom de Ellen White, e que adventistas que namoram com não adventistas podem perder seus cargos.

      Porém temos agora, ainda mais problemas. Porque tal resposta entra em desacordo com o documento que lhe apresentei e com a opinião de Leandro Quadros.

      E mais, tenho acompanhado pessoas que se batizam sem ter um pleno conhecimento sobre Ellen White, muitos acreditando que Ellen White seja apenas uma escritora comum de livros cristãos, como foi meu caso. Também tenho acompanhado pessoas com cargos e que iniciam namoro com pessoas não adventistas e que devido ao fato do namorado passar a frequentar os cultos e demonstrar interesse em fazer parte do adventismo, a pessoa com cargo então não recebe disciplina alguma.

      E então como ficaremos nestas questões?


      Admitimos que há regras rígida quanto a isso? Ou que há temperança quanto à estes assuntos?

      Que há um impedimento imediato? Ou que há tolerância para os que demonstram sinceridade?

      Atenciosamente.

      Excluir
    2. Sr Adventista,

      Boa tarde!

      Sua frase: "ter um pleno conhecimento sobre Ellen White".

      Ter pleno conhecimento de uma moeda é conhecê-la dos dois lados, inclusive seus defeitos, se houver.

      Muitas pessoas não conhecem nem o dinheiro que manuseiam todo dia, por exemplo:
      - Que pássaro e animal estão estampados nas notas de dez e dois reais respectivamente?

      Portanto "conhecer EGW plenamente" envolve conhecer os dois lados da moeda EGW, e não apenas o lado que querem te mostrar.

      Então, para dizer que conhecemos plenamente EGW, devemos também estudar o outro lado, ou seja, o lado inconveniente de seus ensinos e vida.

      Mas isto só encontramos em sites, blogs e livros que não são publicados pela IASD, ou seja, não denominacionais.

      Posso dizer que conheço melhor do que 99% dos adventistas a vida e ensinos de EGW, pois estudei também sua face inconveniente para a Organização e para os fabricantes e vendedores de livros.

      Cordialmente,

      Cristão Livre.

      Excluir
    3. O caro amigo sabe como os conhecimentos sobre Ellen White é passado aos irmãos?

      Através de entregas de livros. Não há esse "passamento de lados". Irmão, vossa pessoa nunca viu nem verá uma pregação na igreja adventistas, onde o pastor e os irmãos abrem os livros de Ellen White e começam o estudo da pregação do dia.

      Não há na escola bíblica, nem em escola alguma na igreja no dia de sábado esta "pregação sobre Ellen White".

      Todas as pessoas são livres pra ter acesso aos livros lerem e tirarem suas próprias conclusões. Essa idéia de que há uma lavagem cerebral, com pregação sobre Ellen White é algo provindo de críticos. Me admira que o amigo que conhece como é realizado os cultos, acredite em tal coisa.

      Cada um que tem sua opinição sobre Ellen White, a construiu não porque algum pastor disse que Ella Era uma boa pessoa, mas porque leram seus livros.

      Amigo esta idéia de que se passe somente uma parte dos livros escondendo a parte que não se deseja é totalmente "esdrúxula". O amigo sequer vê levarem livros de Ellen White à igreja da forma como levam a bíblia. Os livros de Ellen White ficam na estante dos adventistas e quando querem vão lá e lêem tais livros. Se bem que nas estantes dos adventistas hoje, não se tem encontrado muitos os livros de Ellen White.

      Não concordar com as idéias contidas nos livros de Ellen White não significa que haja alguma face sombria. Porque hoje existem até católicos que acreditam no que Ellen White escreveu.

      Dirá então o amigo que a maioria está equivocada enquanto que a pequena minoria está certa em suas interpretações?

      O caro amigo demonstrou não entender a verdadeira esscência do sábado, então como pode dizer que entende melhor do que uma adventista que guarda o sábado com fé?

      Discordar é entender? O caro amigo pensa que conhece mais, porque discorda mais.

      Eu também um dia acreditei que conhecia a verdade, mas precisei "apanhar" de uma mulher, doente, com intelecto do primário, que sequer conseguia ir à escola, para entender que todo meu conhecimento não é nada além de uma barata, diante dos pés da sinceridade de um verdadeiro cristão. E apanhei de velhos, idosos e até crianças que em verdade tinham mais conhecimento do que EU das coisas de DEUS. Pobre homem que sou! Sabendo que todo meu conhecimento poderá um dia servir apenas para eu ir apenas para o inferno bem informado.

      Porque não é pelo que se sabe que subiremos ao céu, mas pelo que aceitamos do que é revelado.

      Pobre daquele que vive rejeitando o alimento! Porque embora esteja obeso, está desnutrido.

      (continua...)

      Excluir
    4. Por que aceitariam Ellen White? Uma vez que rejeitam até aquilo que já foi escrito! Porque rejeitam até a base das leis de Deus que é os mandamentos, apenas porque neles está contido o sábado.

      Por que uma pessoa que não compreende os mandamentos compreenderia o que foi escrito por Ellen White? Porque o que Ellen White pregou foi o resgate dos mandamentos e das leis e propósitos Divinos.

      Muitos não aceitam Ellen White porque ela deixa claro aquilo que na bíblia parecia obscuro, sem no entanto o ser.

      Porque inventamos fórmulas, contextos e pegamos até versículos que nos "ajudam" a confirmar de que não precisamos seguir muitas coisas do que está na bíblia.

      Porém quando se lê os livros de Ellen White, toda nossa vontade e arquitetação cai por terra, porque ela mostra de forma clara que estamos enganados.

      Então apanhar para uma mulher, pobre e doente fere nosso orgulho, por isto a odiamos e assim como fazemos com a bíblia. Procuramos achar erros interpretativos apenas para podermos voltar a praticar aquelas coisa condenáveis na bíblia.

      Os ateus dizem que a bíblia é um plágio de escritos pagãos e satanistas. Enquanto que alguns cristãos dizem que os textos de Ellen White são plágios de escritos humanos e que Ela foi inspirada por demônios.

      Alguns cristãos dizem que Ellen White está errada em "exigir" a guarda do sábado.

      Por que nos admiraríamos, já que muitos dizem que até pela bíblia é errado exigir a guarda do sábado.

      Claro que os ateus e os pagãos, assim como satanás são da mesma opinião. Acaso satanás se agrada de cristãos dedicando um dia inteiro à Deus e deixando de fazer as coisas que agradam únicamente ao mundo?

      Irmão se a opinião de Ellen White é errada, quanto mais será a minha e a vossa opinião. Dos seus 99% o quanto é de corretudo? O quanto é de heresia e engano? O quanto é de plágio?! Porque somos diáriamente influenciados pelo demônio, porém sabemos que naquilo que provém do Espírito Santo podemos confiar, porque é a verdade.

      Irmão a bíblia diz que para saber se uma pessoa fala pelo Espírito Santo, devemos comparar o que ela diz com o que está na bíblia e ver se a vida de também condiz com a vida de uma pessoa sob o Espírito Santo.

      Irmão a vida de Ellen White certamente passaria neste teste, mas e quanta à nossas vidas? Fazemos sequer 1% do que Ellen White fez? Quantos livros escrevemos? A quantas igrejas pregamos? Quantos artigos compartilhamos? Quantas pessoas compartilhamos.

      Não sei quanto ao amigo, mas ao olhar a história daquela mulher, sinto-me indigno de escrever à qualquer pessoa. Se ela fosse uma pessoa não inspirada, tendo as obras como sendo frutos únicamente de sua ingenuidade, eu seria apenas um moleque com meu mísero conhecimento do que seria possível à um ser humano.

      (continua...)

      Excluir
    5. Porém irmão para tirarmos os créditos de Ellen White e realmente colocá-la no pó como uma mera humana, pecadora e cheia de defeitos, temos justamente que atribuir suas obras ao Espírito Santo. Então irmão suas obras não pertenceriam a ela como de fato não pertence. Todos os livros não foi ela quem escreveu mas o espírito santo. E se ela tivesse dito que tais livros provinha únicamente dela, chamaríamos então:

      Plagiadora e mentirosa, porque bem sabemos que aquelas obras não são delas mas "furtadas" do Espírito Santo. Contudo irmãos ela mesma nos declarou que seus escritos não lhe pertenciam que que eram apenas uma luz menor, obra do mesmo Espírito que inspirou outros profetas a escreverm a luz maior que é a bíblia.

      Portanto não deixemos que nossa inveja, ou que nossa vontade interfiram na verdade. Porque todo remédio é amargo, mas faz bem ao corpo de Cristo.

      Amados, Ellen White nunca no disse para maltratar qualquer pessoa ou animal, pelo contrário se preocupou com a saúde de todos nós. Se confundimos seu excesso de cuidado com heresias, é porque não entendemos o amor.

      Criar uma denominação onde as pessoas guardam o sábado, cantam músicas maravilhosas, congregam, levam a palavra a todo mundo, não é algo vergonhoso. Por que então insistimos em pensar que os frutos do ministério de Ellen White são coisas de demônios? Porque as coisas de demônios são justamente aquelas que combatemos.

      Jugam-nos porque condenamos as atitudes da santa inquisição, porque atribuímos à besta tal período horrendo. Alguns porém dizem, coitados das potestades! Estão sendo caluniados pelos adventistas! Porém amigos, até os próprios católicos atribuem ao inimigo as obras da Santa Inquisição!

      Irmaõs se adotarmos que os escritos de Ellen White estão errados, que são heresias e coisas de demônios, o amigo terá que acreditar que todos os irmãos que conhecem e que estão na igreja adventista estão condenados, por pregarem e seguirem mentiras. Porque se tais coisas escritas por ELA não proveio do Espírito Santo, também dela não proveio.

      Mas basta ver os resultados das obras, para ver se o que Ellen White deixou é algo bom ou ruim.

      Amados, seguindo os escritos de Ellen White, continuamos guardando os mandamentos, praticando a caridade, pregando a palavra a toda gente, cuidando da própria saúde. Batizando, efetuando casamentos monogâmicos, orando, lendo a bíblia, fazendo caridade e todas as coisas exigidas por Jesus à um cristão.

      Como satanás pode ter criado algo assim?

      Amigos o orgulho, a soberba e todas estas coisas já existiam antes de Ellen White escrever. Isto está presente em todas as igreja e tamém em pessoas de todas as religiões e também naqueles que não tem religião alguma. O caro amigo é orgulhoso, eu também sou, os ex-adventistas também são orgulhosos e soberbos. Isto não é obra de Ellen White, mas nossas próprias obras.

      São poucos os que acreditam nas falhas dos escritos de Ellen White. Talvez seja a hora de aceitar que nós estamos errados em duvidar, e não os outros "99%" das pessoas que não duvidam.

      Por que se Deus mandasse algum outro profeta nos colocando mais incargos, provavelmente o mataríamos justificando heresia. Sempre foi assim, porque nos dias de hoje haveria de ser diferente?

      Atenciosamente

      Excluir
    6. Sr Adventista,

      Saudações!

      No Meu comentário acima, eu não disse tanta coisa como as que você relacionou nos seus comentários! Eu só disse que conheço o lado que a maioria dos membros da IASD, não conhece; só isto entendeu?

      O resto de suas afirmações e alegações fica por sua conta e não debite isto minha conta, ok?

      Cordialmente,

      Cristão,

      Livre.

      Excluir
  17. Querido irmão Sr. Adventista, boa tarde.

    O irmão escreveu o seguinte:

    "Olá amigo Anônimo X, obrigado por esclarecer sobre o e-mail com a resposta. Realmente está claro que segundo esta resposta a pessoa não poderá se batizar descrendo no dom de Ellen White, e que adventistas que namoram com não adventistas podem perder seus cargos."

    RESPOSTA: É isto que tenho lhe dito irmão, sobre o batismo, na Doutrina Fundamental nº 18 está contida a crença no dom profético da Sra. Ellen White.

    Daí que mesmo a pessoa crendo no dom profético, mas não crendo no dom profético da Sr. Ellen White, por exemplo, considerando-a só uma escritora, não poderá batizar-se na IASD. Perguntei isso a dois pastores e me foi confirmado. Do mesmo modo que me foi respondido pelo portal oficial da IASD.

    "Porém temos agora, ainda mais problemas. Porque tal resposta entra em desacordo com o documento que lhe apresentei e com a opinião de Leandro Quadros."

    RESPOSTA: Irmão mesmo na resposta do Pr. Leandro Quadros, ele em nenhum momento referiu-se ao batizando que antes do batismo já tem opinião firmada, convicta e sem quaisquer dúvidas, em não crer que a Sr. Ellen White possui o dom profético. Esse detalhe tem passado despercebido ao irmão.
    Veja o vídeo com atenção. O detalhe é sutil, mas contém enorme diferença.

    Vou dar os exemplo do que o Pr. Leandro Quadros afirmou no vídeo:

    1º A pessoa tem dúvidas sobre o dom profético da Sra. Ellen White.(Segundo Leandro Quadros não há razão para impedir o batismo);

    2º O adventista já é batizado e deixou de crer no dom profético da Sra. Ellen White.( Segundo Leandro Quadros, isto não é motivo para que o membro seja afastado da IASD, desde que não crie contendas);

    3º O futuro batizando de forma convicta e sem ter quaisquer dúvidas não crê no dom profético da Sra. Ellen White. Este caso não foi mencionado pelo Pr. Leandro Quadros. Sabe por quê? Porque realmente pela doutrina da IASD tal pessoa não deverá ser batizada. ASSISTA O VÍDEO E PERCEBERÁ ISSO!

    A resposta do item 3º já me havia sido dada por 2 pastores e agora como o irmão leu, também na resposta oficial da IASD.

    PORTANTO: SE DE FORMA CONVICTA, SEM TER QUAISQUER DÚVIDAS, O BATIZANDO NÃO CRER NO DOM PROFÉTICO DA Sra. ELLEN WHITE NÃO PODERÁ BATIZAR-SE NA IASD.
    Obs: pessoalmente acho até coerente este posicionamento da IASD. Todavia há muitas pessoas que se batizam na IASD que não sabem disso. Creio que inclusive o irmão não sabia.

    Um abraço fraternal.


    Anônimo X.

    ResponderExcluir
  18. 3º O futuro batizando de forma convicta e sem ter quaisquer dúvidas não crê no dom profético da Sra. Ellen White. Este caso não foi mencionado pelo Pr. Leandro Quadros. Sabe por quê? Porque realmente pela doutrina da IASD tal pessoa não deverá ser batizada. ASSISTA O VÍDEO E PERCEBERÁ ISSO!

    Faltou complementar: PERCEBERÁ QUE ESTA ÚLTIMA QUESTÃO NÃO FOI E NEM É ABORDADA, SEJA POR LEANDRO QUADROS, SEJA PELA IASD.

    Att.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amigo está ignorando o documento que lhe enviei! De um pastor colaborador do projeto "Nisto cremos" onde aigreja adventista tem revelado oficialmente TODAS as suas crenças. O documento é claro, e não se trata de uma resposta, mas de um livro inteiro tratando justamente de apologética. As respostas adventistas estão contidas naquela compilação. E não há dúvida alguma, o texto é bem claro quanto ao assunto. Por isto pedi que mostrasse o documento aos pastores que lhe deram as tais resposta!

      Sinceramente não vejo como o caro amigo possa refutar um texto tão claro! Na TV novo tempo há uma série em vídeo tratando das crenças adventistas, este projeto ainda está em andamento.

      Colocarei novamente o conteúdo do que cremos:

      "A questão sobre os Candidatos ao Batismo é sem importância, porque se refere a um simples exame dos que desejam ingressar à Igreja, não sendo condição indispensável à aceitação inquestionável do Espírito de Profecia para serem batizados. Uma pessoa pode não acreditar no Dom de Profecia de Ellen G. White; mas se ela crê na salvação em Cristo, será recebida. Diz o Manual da Igreja, à pág. 199:1 "A condição de membro da Igreja repousa primariamente sobre base espiritual."

      De modo que qualquer candidato ao batismo será investigado sobre esse ponto. Se uma pessoa crê em Cristo, e deseja ardentemente a Sua salvação, e deseja se batizar na Igreja Adventista, será aceita. Entretanto, a experiência tem provado o fato de que se há alguém nessas condições, dificilmente ele rejeitará o Dom Profético, ou o Testemunho de Jesus manifestado em Ellen G. White."
      (http://pt.scribd.com/doc/17288967/EGWhite-Falsa-Profetisa-Sera)

      Talvez esteja na hora do caro amigo começar a enxergar a verdade sobre as doutrinas adventistas. A opinião de um ou outro pastor não podem substituir o que está escrito no manual da igreja, nem o que diz os pastores que estudam este assunto.

      O pastor que construiu tal texto é uma das autoridades dentro da igreja, preparado justamente para tratar destas questões doutrinárias. Ele tem aval para se pronunciar sobre as doutrinas adventistas, porque estuda, tem a devida formação e especialização no que faz.

      A opinião de qualquer pastor ou membro não podem contradizer o manual, e quanto aos assuntos relativos à Ellen White, também não podem contradizer seus escritos.

      Se o caro amigo me pedisse para te enganar e encontrar membros e até pastores que acham que para serem adventistas as pessoas devam crer em Ellen White e aceitar todos os seus escritos, eu também conseguiria lhe arrumar tais pessoas.

      Cada pastor tem liberdade para definir as regras locais de suas igrejas e podem até recusar batismos segundo estas regras, porém, não podem impedir uma pessoa de se batizar apenas por não crer em Ellen White, porque quem decidirá tal coisa será o conselho.

      (continua...)

      Excluir
    2. Caro amigo, a igreja não anda tendo pessoas suficientes para explicar devidamente as pessoas sobre Ellen White. Após o último impacto do "A nova esperança", muitas pessoas foram batizadas, apenas porque creram na mensagem ou porque através dela chegaram à igreja adventista.

      Não um, nem dois, nem dezenas, mas centenas e centenas foram batizadas. As pessoas apenas creram na mensagem do livro que é a mensagem adventista e também a mensagem de Ellen White.

      Então tanto faz se a pessoa crê em Ellen White ou não, se aceitaram a mensagem adventista, consequentemente já aceitaram a bíblia e as verdades bíblicas reveladas por Ellen White.

      Que dirá pois uma pessoa?

      - Creio no sábado, na trindade, na volta de Jesus, no Seu sacrifício e que não devo usar drogas nem comer carne de porco. Contudo não creio em Ellen White!

      Irmão uma pessoa que não acredita no que Ellen White escreve, jamais concordará com as doutrinas adventistas.

      Não há um cristão sincero no mundo que aceitando as doutrinas adventistas seja impedido de ser batizado por não crer em Ellen White.

      Glória a mais por chegarem às verdades bíblicas sem a ajuda de Ellen White.

      Contudo nem todos têm esta mesma sorte. De modo que qualquer um que recebe estudo bíblico e aceite ser batizado, será batizado, porque já aceitou as verdades bíblicas. Aceitando as verdades bíblicas, O Espírito de Profecia já terá cumprido seu papel.

      Por que per perguntar sobre a crença em algo que ele já acredita?

      Porque um dirá.

      Não creio que Ellen White tenha tido o dom profético, mas acredito que tudo o que ela escreveu é verdade.


      Irmão, quando o adventismo foi criado, exigiram que declarassem crença à sua recente integrante Ellen White? Claro que não apenas exigiram a crença nas doutrinas Adventista em que Ellen White ajudou grandemente.

      Ou seja, aceitação das doutrinas e dos cursos bíblicos adventistas é uma aceitação das verdades reveladas por Ellen White.

      Como não acredita em Ellen White se o adventistmo foi criado nos alicerses das doutrinas pregadas pelos pioneiros inclusive Ellen White? Que não fizeram nada além de interpretar os textos bíblicos e aceitar as revelações do Espírito de Profecia para os pontos que não entendiam!

      (continua...)

      Excluir
    3. Veja que tudo é uma unidade homogênea, os ensinamentos de Ellen White está enraizado em cada uma das doutrinas adventistas porque Ellen White através dos tempos comprovou que cada uma das interpretações bíblicas feitas pelos candidatos a adventistas de diversas religiões, estavam corretas.

      As revelações de Ellen White vieram apena confirmando as conclusões que foram surgindo e que deram origem às doutrinas bíblicas adotadas pelos adventistas.

      Portanto se uma pessoa crê ou não é irrelevante, fatalmente a pessoa já aceitou as verdades bíblicas.

      Veja que o autor disse "A questão sobre os Candidatos ao Batismo é sem importância,". E realmente é sem importância!

      Se a pessoa está ali diante da ingreja para se batizar, por causa da fé em Jesus, por crer nos mandamentos, por aceitar a verdade do sábado. Independente desta aceitação ter vindo por leitura dos livros de Ellen White ou não a pessoa será batizada.

      O importante é que a fé da pessoa condiza com as verdades bíblicas, confirmadas através do espírito de profecia. Se não foi necessária a confirmação pelo Espírito de Profecia, melhor ainda.

      O que acontece é que geralmente a descrença no Espírito de Profecia está ligado à descrença de alguma doutrina também confirmada por Ele como a dos dez mandamentos, do sábado, doutrina da trindade, dentre outras.

      Muitos pastores vêem então uma descrença em Ellen White como uma descrença naquilo que o Espírito de Profecia confirmou e não uma simples dúvida se Ellen White era profeta ou não.

      Não ser humano algum que aceite as doutrinas fundamentais adventistas sem consequentemente aceitar as revelações do Espírito de Profecia.

      Não há para onde correr, se a pessoa aceitou as verdades bíblicas transmitidas pelos adventistas, consequentemente já aceitou os ensinamentos do Espírito de Profecia, talvez não todos, mas os fundamentais sim.

      É até meio comico:

      (Pastor) Você acredita nas doutrinas fundamentais adventistas?
      (Batizando) Sim pastor!
      (Pastor) E em Ellen White você acredita?
      (Batizando) Não pastor!
      (Pastor) Mas Ellen White também acreditava nas doutrinas adventistas, tanto que ajudou no estudo que possibilitou sua elaboração!
      (Batizando) Então partilhamos da mesma fé?
      (Pastor) Isto mesmo!

      Atenciosamente.

      Excluir
  19. Sr. Adventista, bom dia.

    Creio que aqui é o espaço mais adequado para trarar da questão.

    Mantenho minha posição sobre o fato de que a pessoa que não crê no dom profético da Sra., não poderá batizar-se na IASD.

    Penso assim, não por achismo, mas por fatos.

    O 1º fato foi a resposta oficial que recebi do Portal da IASD e o 2º fato é o que está contido no Manual da IASD.

    No Manual da Igreja, 2008 Pag. 42, está escrito o seguinte:

    18. O Dom de Profecia
    Um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é uma caracte¬rística identificadora da Igreja remanescente e foi manifestado no minis¬tério de Ellen G. White. Como mensageira do Senhor, os seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade e proporcionam conforto, orientação, instrução e correcção à Igreja. Eles também tornam claro que a Bíblia é a norma pela qual deve ser provado todo o ensino e experiência. (Joel 2:28 e 29; Actos 2:14-21; Heb. 1:1-3; Apoc. 12:17; 19:10.)
    _________________________________

    Veja se não há diferença se a Doutrina Fundamental nº 18 for reescrita da forma abaixo:

    18. O Dom de Profecia
    Um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é uma característica identificadora da Igreja remanescente que torna claro que a Bíblia é a norma pela qual deve ser provado todo o ensino e experiência. (Joel 2:28 e 29; Actos 2:14-21; Heb. 1:1-3; Apoc. 12:17; 19:10.)

    Grande diferença não é? A diferença é que no primeiro o nome da Sra. Ellen White é enaltecido, da segunda forma não.

    O cristão cré no dom profético, mas nem por isso há biblicamente base para exigir a crença no dom profético da Sr. Ellen White! E por causa disso impedir o batismo de quem quer que seja.

    Quando fiz a pergunta ao portal oficial da IASD me responderam que se a pessoa não crer no dom profético da Sra. Ellen White não poderá batizar-se na IASD, o que foi lido e confirmado pelo Sr.

    Agora vou mostrar alguns dos motivos concretos que mostram ser necessário a crença no dom profético da Sra. Ellen White.

    Continua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continua

      Provavelmente o Sr. nunca deve ter lido esta parte do Manual da IASD. Por isso irei citá-la.

      Os Ministros Devem Instruir Cabalmente os Candidatos Antes do Baptismo – O pastor não deverá apresentar qualquer candidato para o bap¬tismo e para ser membro da igreja, sem que possa satisfazer a igreja por meio de um exame público, mostrando que o candidato está bem instruído e apto para dar esse passo (ver subtítulo abaixo até à pág. 66). Nas igrejas onde baptismos frequentes poderiam diminuir o significado de um exame público, deverá seguir-se um plano alternativo. O trabalho do pastor só estará completo depois de ter instruído cabalmente os candidatos e de estes conhecerem bem e terem aceitado e decidido seguir todas as crenças funda¬mentais da Igreja e respectivas práticas com elas relacionadas, e se encon¬trarem preparados para assumir as responsabilidades de membros da igreja. As igrejas devem insistir na aplicação desta regra como um princípio que regula a aceitação de novos membros. Pag. 61 Manual da Igreja, 2008.

      Agora leia novamente está parte destacada por mim, que citei acima : O trabalho do pastor só estará completo depois de ter instruído cabalmente os candidatos e de estes conhecerem bem e terem aceitado e decidido seguir todas as crenças funda-mentais da Igreja e respectivas práticas com elas relacionadas.

      E aí o que me diz?

      Leia novamente a doutrina fundamental nº 18:

      18. O Dom de Profecia

      Um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é uma característica identificadora da Igreja remanescente e foi manifestado no minis¬tério de Ellen G. White. Como mensageira do Senhor, os seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade e proporcionam conforto, orientação, instrução e correcção à Igreja. Eles também tornam claro que a Bíblia é a norma pela qual deve ser provado todo o ensino e experiência. (Joel 2:28 e 29; Actos 2:14-21; Heb. 1:1-3; Apoc. 12:17; 19:10.)

      Obs: Na doutrina Fundamental nº 18 está clara a crença no dom profético da Sra. Ellen White. A IASD pode fazer vista grossa a esse respeito, mas há essa exigência.

      Obs 2: Foi por isso que oficialmente o portal oficial da IASD respondeu-me que não é possível batizar-se na IASD sem crer no dom profético da Sra. Ellen White. Pelo menos foram sinceros.


      Obs. 3: Uma resposta oficial da IASD e o Manual da Igreja. Espero que agora diante dos fatos o Sr. aceite a verdade.

      Obs. 4: Portanto irmão passe a informação verdadeira a partir de agora. Porque senão o Sr. estará fazendo pegadinha com as pessoas.

      Um abraço fraternal.

      Anônimo X.

      Excluir
  20. A gente tem que ter essa atitude descrita todos os dias,nao so no sabado. Doque adianta abandonar costumes seculares no sabadoas abracar eles durante a semana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo irmã e o sábado é o dia apropriado para começarmos este exercício. É um dia de desintoxicação das coisas do mundo, de pensar sobre os nossos valores, de adotarmos práticas diferenciadas, porque temos um tempo de 24 horas (que vai de um pôr-do-sol a outro) todo dedicado a isto.
      Durante a semana devido ao trabalho e a correria, não temos tanto tempo para reavaliar nossos hábitos. Por isto precisamos de um dia especial através do qual possamos voltar toda nossa atenção a Deus e à Sua Palavra, sem a competição com as coisas do mundo. É um dia de especial comunhão, onde passamos todo o tempo com Aquele que nos santifica.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.