domingo, 14 de setembro de 2014

Falácias e distorções do blog MCA

Alberto Timm: ‘A Igreja Adventista já foi sectária’


Esta afirmação colocada por Luciano Sena como uma afirmação de Alberto Timm, inclusive entre aspas, uma forma muito comum de se observar em revistas e jornais, não existe nos escritos de Alberto Timm veja a afirmação original:

Se durante as quatro primeiras décadas de existência do movimento adventista do sétimo dia muitos de seus pregadores enfatizavam mais as doutrinas adventistas distintivas do que as doutrinas evangélicas, a partir de 1888 essa tendência sectária e legalista passou a ser reequilibrada para uma maior ênfase na salvação pela graça mediante a fé...”
Perguntamos então de onde Luciano Sena, administrador do blog MCA tirou esta citação que teria sido escrita por Alberto Timm e que diria que 'A Igreja Adventista já foi sectária'!
Existe uma grande diferença em dizer que muitos indivíduos, enfatizavam mais doutrinas distintivas do que doutrinas evangélicas, e dizer que a Igreja Adventista adotava como norma oficial tal procedimento.

A palavra muitos, não pode ser confundida com a totalidade, tampouco, a maioria. Esta afirmação portanto de que ‘A Igreja Adventista já foi sectária’ além de falaciosa, jamais foi escrita pelo Dr. Timm.

O que mais denota, porém, a falta de honestidade não é a afirmação em si, que ao meu ver, bastante preconceituosa, mas o fato de ter sido colocada entre aspas simples, logo após o nome do autor, levando o leitor a acreditar que corresponderia à uma citação do próprio autor.

Desonestidade intelectual?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.