domingo, 17 de junho de 2012

Resposta - Sobre opressão quanto ao sábado



O amigo cristão livre me apresentou um texto de terceiro ao qual trataremos. Embora este não seja um texto elaborado pelo amigo, tratarei como se fosse, para facilitar a argumentação.

“E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus,  E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.” (Lucas 1:14-17)

Temos um sério problema então quando comparamos este versículo com o texto do amigo cristão livre:

“Somos da linhagem de Israel(Jacó)? pertencemos às suas gerações? Temos sangue Judeu, Hebreu, ou Israelita?”

Seguindo o pensamento manifestado pelo amigo, nós que não temos sangue judeu, hebreu, ou israelita estaríamos perdidos, porque o anjo disse que Jesus converteria muitos dos filhos de Israel e converteria os corações dos pais aos filhos ou seja de sua descendência.


Aprofundemos:

“A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o Senhor de todos);” (Atos 10:36)

Este versículo diz que a palavra anunciando a paz por Jesus era para os gentios?

Em suma, o argumento que o amigo usa para dizer que o sábado não era para os gentios, também serve para dizer que a mensagem de Jesus também não era para os gentios. E aí? Como o amigo conseguirá corrigir este terrível engano interpretativo?

Assim, SE o mandamento do sábado não serve para nós porque não fazemos parte da descendência de Israel ENTÃO o evangelho de Jesus também não serviria para nós porque não seríamos “filhos de Israel”. E assim como Deus não entregou o pacto do antigo testamento, DIRETAMENTE para os gentios, Jesus no novo testamento também não o fez diretamente.

Veja o que o amigo demonstrou:

 “Os Gentios fizeram o antigo pacto com Deus, ou foram os israelitas?”

Pergunto:

Os Gentios fizeram o novo pacto com Deus, ou foram os israelitas?

Resposta:

Tanto o antigo como o novo pacto foram feitos com os israelitas. Portanto se este argumento deixa de fora os gentios no velho testamento, também deixaria de fora os gentios no novo testamento.

Nada foi entregue diretamente aos gentios, estes apenas receberam as sobras e no fim foram chamados para participar da mesa juntamente com os filhos de Israel.

“Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ela, porém, respondeu, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos.” (Marcos 7:27-28)

E se fartaram de TODA a palavra que saiu da boca de Deus.


Vejam do que os gentios foram desobrigados.

“E ouviram os apóstolos, e os irmãos que estavam na Judéia, que também os gentios tinham recebido a palavra de Deus. E, subindo Pedro a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão,” (Atos 11:1-2)

“Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.” (Atos 15:1)

“Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão.” (Atos 15:2)

Veja que o que está em questão não são os mandamentos, mas a circuncisão.

“Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.” (Atos 15:5)


De que lei está falando? Ora dos dez mandamentos!

“Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.” (Atos 15:20)

 “Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.” (Atos 15: 21)

“Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos.” (Atos 15: 22)

Onde está o erro interpretativo?

Está em justamente se ler apenas:

 (Atos15:20) onde se diz que emergencialmente deveriam se abster da prostituição do que é sufocado.

Ignorando:

(Atos 15:21-22) que diz que enviariam pessoas que tem o costume de pregar sobre Moisés em cada SÁBADO nas sinagogas.

Acompanhem comigo o restante:

“Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento, Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,” (Atos 15:24-25)

Aqui os apóstolos percebem que haviam cometido um esquecimento de não terem dado mandamento para os gentios, portanto não poderiam exigir algo que eles ainda não tinham um pleno contato, portanto exigiu-se apenas que evitassem aquelas coisas mais urgentes como medida emergencial até que enviassem alguém para explicar-lhes sobre a lei de Moisés.

“Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.  Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.” (Atos 15:26-27)

Veja que estavam enviando um verdadeiro batalhão em caráter emergencial. Notem o resultado:

“E Paulo e Barnabé ficaram em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor. E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.” (Atos 15:35-36)

O que Paulo e Barnabé ficaram fazendo em Antioquia? Ora, explicando-lhes sobre Moisés e as leis de Deus, explicando sobre a lei e os profetas ou seja, a BÍBLIA, e que bíblia era esta? Ora não havia outra senão o velho testamento, pois o novo testamento só haveria de ser escrito mais tarde:

“Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.” (Atos 15: 21)

Ou seja, os gentios de Antioquia não seriam exceção, pois haveria naquela cidade em cada sábado alguém que pregasse sobre Moisés, sobre a LEI DE MOISÉS.

Veja como os habitantes receberam com muita sede os ensinamentos que lhes foram compartilhados:

“E, detendo-se ali algum tempo, os irmãos os deixaram voltar em paz para os apóstolos; Mas pareceu bem a Silas ficar ali.” (Atos 33: 34)


Ou seja, a questão é que alguns já queriam logo obrigar os gentios a se circuncidarem e guardarem a Lei de Moisés mesmo sem a conhecerem plenamente. Com temperança decidiram que emergencialmente deveriam apenas se absterem de certas práticas até que chegassem discípulos de Jesus capacitados a ensinar-lhes sobre Moisés e suas leis. O que ocorreu quase que imediatamente.

Onde isto se torna mais claro?

““Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,”

Ou seja, como poderiam obrigá-los a se circuncidarem e guardarem os mandamentos, não tendo eles falado sobre mandamento algum? Como poderiam exigir que guardassem  uma lei que não conheciam?

Então perceberam que o melhor era pedir que de imediato se afastassem da prostituição, do sangue e da carne sufocada, até que mandassem alguém para explicar-lhes sobre Moisés e suas leis o que ocorreu logo depois.

Portanto pode ter certeza que depois de terem sido esclarecidos sobre Moisés e os mandamentos, os gentios passaram a seguir tais mandamentos, como se espera de qualquer cristão.

E quanto à circuncisão?

“A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus.” (1 Coríntios 7:19)

“Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.”

Logo percebemos que a circuncisão não era importante mas sim a observância dos mandamentos, e o encargo de que os gentios foram poupados é o do pacto da circuncisão que não contribuiria em nada para a vida espiritual dos gentios.

Mas por que os gentios, embora obrigados a guardar a lei de Moisés não seriam obrigados a fazer a circuncisão?

http://www.atosdois.com.br/print2.php?codigo=217

Simples! Porque a circuncisão era um pacto para a geração de Israel, onde esta já havia recebido as promessas do pacto. Ou seja, por que os gentios entrariam com sua parte em um pacto onde não receberiam coisa alguma? Um pacto que já havia sido recebido e portanto os gentios não usufruiriam da parte que vinha de Deus NESTE pacto em específico. Porque a essência da promessa por parte de Deus consistia no surgimento de uma grande nação.

Acaso os gentios aderindo ao pacto, seriam feito deles também uma outra grande nação? Claro que não!

E a bíblia não fala de FARDO, mas sim de ENCARGO.

“Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:” (Atos 15:28)

Encargo é “encarregar de uma obrigação”. Como os gentios em questão já haviam recebido as boas novas através do Espírito Santo e, portanto, aceito a Deus como seu único SENHOR, emergencialmente, das práticas que ainda mantinham, as que deveriam cessar de imediato eram aquelas descritas em (Atos 15:29), até que pudessem levar toda a lei de Moisés aos gentios.

  
(Continua...)




78 comentários:

  1. Sr Adventista,

    Bom dia!

    É o seguinte: isto já foi discutido no blog dos Ex-adventistas, e lá te pedimos que mostrasse pelo menos uma passagem bíblica no Novo Testamento onde Jesus ou os apóstolos tenham reivindicado dos Cristãos gentios a guarda do sábado, Lembra?

    Você despejou passagens bíblicas do velho e novo testamento sobre mandamentos e lei, contudo nenhuma prova que tenha havido esta reivindicação.

    Portanto continuo esperando esta passagem que seja: "Uma ordenação direta, para que os gentios cristãos guardassem o sábado", ok?

    há uma exceção no Novo testamento quanto ao quarto mandamento, veja a explicação:

    O que afirmo é que devemos respeitar o quarto mandamento no contexto da Nova Aliança, e que no Novo Testamento há uma exceção quanto ao Quarto mandamento, e é bom que estejamos cientes disto! E Está em Colossenses 2:14 a 17, LEIA COM ATENÇÃO:

    Revista e atualizada
    2.14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, O QUAL NOS ERA PREJUDICIAL, REMOVE-O INTEIRAMENTE, ENCRAVANDO-O NA CRUZ; 2.15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. 2.16 NINGÚEM, POIS, VOS JULGUE por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou SÁBADOS, 2.17 porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo..

    Veja que O teólogo Adventista SAMUELLE BACCHIOCHI, entende que o sábado de Col 2:14 e 17, trata-se de sábado semanal e não cerimonial, inclusive ele chama de FALSOS MESTRES OS dizem que o sábado de Col 2:14 a 17, trata-se sábado cerimonial.

    Leia com atenção....
    ==============================

    OPINIÃO DE SAMUELLE BACCHIOCHI SOBRE CL 2.16-17.
    “O sábado em Colossenses 2.16: O tempo sagrado prescrito por FALSOS MESTRES referem-se como sendo ‘um sábado festival’ ou a lua nova ou um sábado. – ‘eortes e neomnia o sabbaton.’ (2.16). O CONSENSO UNÂNIME DE COMENTARISTAS É QUE ESTAS TRÊS EXPRESSÕES REPRESENTAM UMA LÓGICA E PROGRESSIVA SEQUÊNCIA (anual, mensal e semanal). Este ponto de vista é válido pela ocorrência desses termos… UM OUTRO SIGNIFICATIVO ARGUMENTO CONTRA OS SÁBADOS CERIMONIAIS OU ANUAIS É O FATO DE QUE ESTES JÁ ESTÃO INCLUÍDOS NAS PALAVRAS ' DIAS DE FESTA…' ESTA INDICAÇÕA POSITIVAMENTE MOSTRA QUE A PALAVRA SABBATON como é usada em Cl 2.16 NÃO PODE SE REFERIR AOS SÁBADOS FESTIVAIS, ANUAIS OU CERIMONIAIS”.
    Determinar o sentido de uma palavra baseando-se exclusivamente em conceitos teológicos em prejuízo de evidências lingüísticas e contextuais é estar contra as regras de hermenêuticas bíblicas. Ademais, a interpretação que o Comentário Adventista dá à palavra ‘sábados’ de Cl 2.16 é difícil de ser sustentada, desde que temos visto que o sábado pode legitimamente ser tido como ‘sombra’ ou símbolos preparatórios de bênçãos da salvação.”“.
    ===========================

    Parece que este Teólogo Adventista diverge de muitos adventistas. tal qual seu caso.


    Nada contra, apenas um entendimento mais flexivel, conforme Paulo, O Apóstolo dos Gentios recomendou deixando por escrito.

    Copiado do Blog ex-adventistas do link:
    http://exadventistas.blogspot.com.br/2011/02/colossensses-216-analise-parte-ii.html#.T98pxbVrMYk

    Cristão livre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "É o seguinte: isto já foi discutido no blog dos Ex-adventistas, e lá te pedimos que mostrasse pelo menos uma passagem bíblica no Novo Testamento onde Jesus ou os apóstolos tenham reivindicado dos Cristãos gentios a guarda do sábado, Lembra?"

      Eis aqui:

      “Se me amais, guardai os meus mandamentos.” ( João 14:15)

      “E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em TODOS os mandamentos
      e preceitos do Senhor.” (Lucas 1:6)

      “E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.” (1 João 2:3)

      “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.” (1 João 5:2)

      “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” (Apocalipse 14:12)

      “E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.” ( 1 João 3:22)

      “Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.” (1 João 2:4)

      “E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado.” (1 João 3:24)

      “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” (Apocalipse 12:17)

      “Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus.” (1 Tessalonicenses 4:2)

      “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” (João 15:10)

      “Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.” (Marcos 10:19)

      “Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.” (Lucas 18:20)

      “Qualquer, pois, que violar UM destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.” (Mateus 5:19)

      “Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.” (Marcos 7:8)

      “E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.” (Marcos 12:29)

      “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele” (João 14:21)

      “E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, que andeis nele.” (2 João 1:6)

      “Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” (Romanos 13:9)

      (Continua...)

      Excluir
    2. “E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.” (Marcos 7:9)

      “Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o;” (Colossenses 4:10)

      “E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.” (Mateus 19:17)

      “Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.” (Apocalipse 22:14)

      Este é o mais direto:

      “A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus.” (1 Coríntios 7:19)

      Quem eram os incircuncisos?

      http://www.novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/06/resposta-sobre-opressao-quanto-ao.html

      O caro amigo esquece que os mandamentos incluem o 4º que é o sábado? Em algum lugar tem alguma ordem dizendo para guardar todos os mandamentos MENOS O SÁBADO?

      Não só o sábado mas em todo o novo testamento há ordens diretas de observância de TODOS os mandamentos.

      Os mandamentos da lei de Deus são quantos? 9? ou 10?

      "2.14 tendo cancelado o escrito de dívida (contendo nossos pecados), que era contra nós e que constava de ordenanças (regras agregadas à lei criadas por postetades e principados), O QUAL NOS ERA PREJUDICIAL, REMOVE-O INTEIRAMENTE, ENCRAVANDO-O NA CRUZ; 2.15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. 2.16 NINGÚEM, POIS, VOS JULGUE por causa de comida (por comer, porque os pagãos acreditavam que para serem bons deveriam privar-se do prazer da comida) e bebida (deveriam privar-se do prazer da bebida), ou dia de festa (deveriam privar-se das festividades), ou lua nova (deveriam privar-se dos encontros à noite), ou SÁBADOS (do deleite e descanso dos feridados, dias em que não se trabalhava), 2.17 porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir (o velho entendimento do que seria um cristão); porém o corpo é de Cristo (Cristo é a representação pessoal do que é um cristão).."

      Para mais informações:

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/05/que-fue-clavado-en-la-cruz.html

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/02/respostas-parciais-felipe.html

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/03/resposta-luis-helio-de-araujo-bueno.html

      SAMUELLE BACCHIOCHI assim como outros estudiosos possuem suas próprias opiniões, não vejo nada de extraordinário nisto.

      Atenciosamente.

      Excluir
  2. Sr Adventista,

    Sds,

    Viu como despejas passagens sobre mandamentos e lei, contudo nenhuma reivindica para os Cristãos gentios a guarda do sábado. Mesmo que reivindicasse, os cristãos de todas as igrejas não ensinam a desobedecer mandamento algum, pois até o "sábado", que significa "descanso", eles respeitam, pois descansam um dia depois de seis trabalhados. Isto quando não descansam sábado e domingo.

    SÁBADO = DESCANSO = CESSAR DE TRABALHAR

    Nós vivemos em uma nação forjado sob os princípios Cristãos.
    O Patrão é obrigado pela lei (Constituição e leis trabalhistas), a dar um sétimo dia de descanso depois de seis dias de trabalho ao empregado. Caso não cumpra isto sofre penas previstas na lei.

    Até gostamos da semana inglesa de descansar sábado e domingo!

    Ao meu ver, não importa se o descanso caia no sábado, domingo, segunda, quarta ou qualquer outro dia da semana. penso que deve ser preferencialmente em um dia que o trabalhador possa descansar e se reunir com os irmãos Cristãos.

    Então nós OS CRISTÃOS das nações ocidentais não temos problemas quanto ao sétimo dia de descanso.

    Agora para os ASD O DIA MAIS PESADO É O SÁBADO, siga os passos e veja porque:

    21. Porque Moisés, desde muitas gerações, tem em cada cidade seus pregadores, pois que ele é lido nas sinagogas todos os sábados.

    Cristão não precisa se reunir obrigatoriamente no sábado judaico!

    Outra:

    O Sábado é muito cansativo para os Sabatistas, pois no sábado chegam a Igreja cedo e:

    8:00 HS – Se arrumar, arrumar as crianças;
    9:00 hs – Escola sabatina;
    11:00 hs – Culto;
    12;00 hs – término;
    12 às 15:00 – Almoço e quilo;
    15:00 hs – Trabalho missionário e visitas;
    17:00 hs – Programação na Igreja até o por do sol;

    Ufa! Foi-se o dia! Cadê o descanso?

    Sim!! Ahhh. No DOMINGO vou dormir até tarde! almoçar fora! Ir ao parque para um lazer e levar as crianças para brincar! Ai realmente eu vou descansar. Sábado foi muito exaustivo! Descansar mesmo é no domingo.

    Mas!! Coitado daquele que tem que trabalhar no domingo… este não tem descanso dia nenhum… Já pensaram nisto?
    Quantos irmãoS que trabalham no comércio e em empresas particulares que tem folga só aos sábados! Onde fica o descanso deles de verdade? É cruel! mas não tem nenhum dia de descanso!

    Me lembro que meu filho trabalhou no Supermercado EXTRA – 24 HORAS – As folgas caiam em qualquer dia… era terrível!
    Veja como o mandamento foi repetido em Deuteronômio enfatizando o descanso:

    Deut 5:
    12. Guardarás o dia do sábado e o santificarás, como te ordenou o Senhor, teu Deus.
    13. Trabalharás seis dias e neles farás todas as tuas obras;
    14. mas no sétimo dia, que é o repouso do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu boi, nem teu jumento, nem teus animais, nem o estrangeiro que vive dentro de teus muros, PARA QUE O TEU ESCRAVO E A TUA SERVA DESCANSEM COM TU.
    15. Lembra-te de que foste escravo no Egito, de onde a mão forte e o braço poderoso do teu Senhor te tirou. É por isso que o Senhor, teu Deus, te ordenou observasses o dia do sábado.

    Pergunta:

    Os Membros que trabalham na Organização IASD, trabalham nos domingos? Ou folgam nos domingos também? Ou Trabalham nos sábados nas Igrejas e folgam nos domingos?
    Pergunto qual realmente é o sábado(Descanso) deles?
    Pois alguns de vocês não descansam dia nenhum!

    ESQUISITO!!!!

    Mesmo que as passagens citadas por você inclua o sábado, não podes julgar os outros Cristãos de não guardá-lo, pois eles o guardam tão bem ou melhor dos os ASD. (Col 2;14 a 17 - Não jolar por causa de sábados). OK?

    Cordialmente,

    Cristão Livre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Viu como despejas passagens sobre mandamentos e lei, contudo nenhuma reivindica para os Cristãos gentios a guarda do sábado"

      Também não reivindica a guarda do "não matarás";

      Por que Jesus ou os apóstolos detalhariam os mandamentos dizendo:

      “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos que são (não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, guarda o dia de sábado...), por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.” (Mateus 5:19)

      Se bem que em algumas passagens Jesus o fez, para os que não se lembravam bem dos mandamentos:

      “Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.” (Marcos 10:19)

      “Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” (Romanos 13:9)

      Qual a diferença de se dizer para guardar os mandamentos ou citar cada um dos mandamentos? Acaso os mandamentos citados eram vazios? Ou seja falava-se em mandamentos, mas não havia o 1º, 2º, 3º, 4º?

      Eram mandamentos tipo casca? Sem o miolo?

      Onde no universo o amigo encontrou tais mandamentos onde dentro não houvesse nada escrito?

      Caro amigo, o sábado está contido nos mandamentos da lei de Deus, portanto toda vez que se fala em mandamentos se referem a cada um dos mandamentos contidos nele.

      É ilógico dizer que ao se referir aos mandamentos, não se leve em consideração o que está escrito dentro dele.

      O motivo pelo qual Deus colocou o sábado nos mandamentos é o mesmo pelo qual colocou todos os outros 9 mandamentos.

      Do 1º ao 10º, todos estes mandamentos foram entregues para o povo de Israel no mesmo contexto.

      Acaso o amigo não leu que o 4º mandamento foi entregue no monte Sinai juntamente com os outro 9? E daí que Deus agregou ao sábado, além do memorial da criação, o memorial da libertação do seu povo? E daí que Deus agregou ao sábado o valor de um sinal entre ELE e seu povo? E daí que Deus estendeu a salvação e suas leis para os gentios? Tais coisas não desabonam o sábado, pelo contrário, apenas agregam ainda mais valor ao 4º mandamento da Lei de Deus.


      Caro amigo, nosso descanso é no Senhor, é estando com Deus que descansamos, ao passar um dia inteiro com ELE fazendo sua vontade, amanhecemos no dia seguinte revigorados. Os pés podem estar doído, mas o corpo, a mente e o espírito estão em paz. O trabalho para Deus é um lazer, algo que gostamos de fazer. Nosso domingo não é como acordar depois de uma noitada na "balada" mas como um acordar com o corpo, a mente e o espírito em paz, porque nos embriagamos com o Espírito de Deus.

      Um cristão não precisa de um domingo, porque as coisas que gostamos de fazer realmente são aquelas que fazemos no sábado. Visitar irmãos, ir à igreja, ler a bíblia, ouvir algum hino da extensa gama que temos.

      (humor) E realmente quanto aos assuntos de Deus não temos descanso em dia algum. Muitos pastores chegam a dormir mesmo é no domingo. Podemos dizer que nós como adventistas passamos o dia de sábado na "balada cristã". Nosso DJ é Cristo e o "point" é a igreja central, lá "rola" muita música de louvor e todos ficam "ligadões" com as pregações, assim em alguns domingos estamos realmente pregados, com uma ressaca de tanto beber da palavra de Deus.

      Sim alguns sábados trabalhamos com Deus até tarde, juntamente com os "sacerdotes do templo" e às vezes fazemos até hora extra no domingo.

      Contudo se isto é transgressão do sábado, quero ser este tipo de transgressor até o fim dos meus dias.

      "E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." (João 5:17)

      Excluir
    2. Bem, Senhor Adventista!

      Está me enrolando ou se fez de desentendido?

      Então diga-me onde eu disse que não precisamos obedecer aos mandamentos de Deus? Por favor cite onde?

      Responda estas perguntas como primeiro item de sua resposta, por favor?

      Onde eu disse que podemos roubar, matar, adulterar, não dar o descanso para o empregado?

      Seja franco e direto! Onde?

      Cordialmente,

      Cristão livre.

      Excluir
    3. "Então diga-me onde eu disse que não precisamos obedecer aos mandamentos de Deus? Por favor cite onde?"

      Resposta:

      "contudo nenhuma reivindica para os Cristãos gentios a guarda do sábado."

      Vosso conceito está errado em "Ao meu ver, não importa se o descanso caia no sábado, domingo, segunda, quarta ou qualquer outro dia da semana."

      Veja:

      "Mas o SÉTIMO DIA é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas."

      O versículo acima não diz o sábado possa ser no primeiro, segundo, tercerio, quarto, quinto ou sexto dia.

      Poderíamos adotar o conceito de que os judeus poderiam guardar o sábado em qualquer dia da semana? Veja estes versículos.

      "E era o dia da preparação, e amanhecia o sábado." (Lucas 23:54)

      Acima diz que era O dia da preçaração e amanhecia O sábado e não que era UM dia de preparação e amanheica UM sábado.

      "E, chegada a tarde, porquanto era o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado," (Marcos 15:42)

      "Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados." ( João 19:31)

      Ué? Pregaram Jesus em uma quarta por exemplo, então decidiram que na quinta seria um sábado? Não é assim que o sábado funciona.

      "E ensinava no sábado, numa das sinagogas. (Lucas 13:10)

      Bem então segundo o versículo acima as pessoas deveriam ir na sinagoga todos os dias porque uma pessoa poderia descansar na segunda, enquanto que outro na terça, outro na quarta. Assim o sábado poderia ser em qualquer dia.

      Não caro amigo, o sábado é um dia fixo, o sétimo da semana. Não qualquer dia que escolhamos.

      "E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo." (Marcos 16:1)

      Coincidência o sábado de todas estas pessoas serem no mesmo dia?

      (continua...)

      Excluir
    4. E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas. (Atos 13:42)

      O versículo acima se refere ao sábado de qual dos gentios? Porque talvez para uns o sábado seja na segunda enquanto que para outros seja na terça.

      E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava nos sábados. (Lucas 4:31)

      No versículo acima então deveria ser todos os dias para coincidir com o dia de sábado de cada um.

      E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado. (João 5:16)

      Ué estão querendo matar Jesus por que? Talvez o sábado de Jesus não havera de ser naquele sétimo dia não é mesmo? Quem garante que ELE não descansou na quarta ou quinta-feira?

      Percebe o quanto é incabível adotar o conceito que o sábado possa ser qualquer dia de descanso e não específicamente o 7º dia?

      (humor) Imagine um judeu sendo apanhado apanhando lenha no sétimo dia então antes de ser apedrejado ele diz.

      -Irmãos, estão cometendo um engano porque meu dia de descanso é no primeiro dia e não no sétimo dia!

      Então em coro todos dizem:

      -Ah bom! Porque não disse isto logo antes, quase que te matamos por engano.

      Então todos largam suas pedras e voltam assoviando para casa.

      Para alguns o dia de sábado pode até ser visto como um mero dia de descanso porém para Deus o sábado sempre foi um dia Santo.

      Dizer que os mandamentos possam ser cumprido segundo nossos conceitos é um erro.

      Imagine uma pessoa definir que o dia de cumprir o mandamento de não matarás seja na terça-feira. E que o dia de cumprir o mandamento de não adulterar seja na quarta-feira.

      Em relação às leis não cabe a nós definir o tempo, quem o faz é DEUS.

      "E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo." (Daniel 7:25)

      (continua...)

      Excluir
    5. E veja o que o amigo disse:

      "Onde eu disse que podemos roubar, matar, adulterar, não dar o descanso para o empregado?"

      Mudaram também a descrição do quarto mandamento?

      Ao invés de "Guarda-te o dia de sábado" agora é "Dai-te um dia de descanso para o empregado"? Ou talvez "Guardai um dia qualquer em memória do sábado"?

      Veja mais versículos:

      "Assim repousou o povo no sétimo dia." (Êxodo 16:30)

      "Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá." (Êxodo 16:26)

      Leu isto caro amigo? mas o SÉTIMO DIA é o SÁBADO!

      Ou seja, a sexta não é o sábado, muito menos o domingo, palavra esta que nem existe na bíblia. Assim como Deus deu um "apelido carinhoso" de sábado ao dia que ELE mais amavar, os homens deram também um "apelido carinhoso" de domingo ao dia que alguns mais amavam.

      "Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia." (Hebreus 4:4)

      "E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera." (Gênesis 2:3)

      Veja a mensagem que tenho para o amigo:

      "Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá. E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam. Então disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?" (Êxodo 16:26-28)


      E apresento-lhe mais versículos:

      (Números 28:25)
      (Gênesis 2:2)
      (Êxodo 20:11)
      (Êxodo 16:29)
      (Deuteronômio 16:8)
      (Êxodo 31:15)
      (Êxodo 35:2)
      (Levítico 23:3)
      (Êxodo 23:12)
      (Êxodo 20:10)

      (continua...)

      Excluir
    6. "Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas." (Êxodo 20:10)

      (Deuteronômio 5:14)

      Então não devemos obedecer a Deus, guardando o sábado no sétimo dia?

      Veja novamente vossa afirmação:

      "contudo nenhuma reivindica para os Cristãos gentios a guarda do sábado."

      Veja o que a bíblia diz:

      "A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus."

      "A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus." (1 Coríntios 7:19)

      "Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura." (Gálatas 6:15)

      Veja que Ser nova criatura consiste em ser OBEDIENTE AOS MANDAMENTOS. E quem eram os incircuncisos? Senão os gentios?

      E a lei não salva? Bem sabemos! Mas não precisamos dela para entrar no céu?

      "Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas." (Apocalipse 22:14)

      "E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos." (Mateus 19:17)


      Se o amigo realmente não entendeu o porque de eu ter colocado tantos versículos sobre mandamentos, lhe responderei.

      O caro amigo tem realmente guardado todos os mandamentos e ensinado isto a outros? Realmente tem guardado o dia de sábado e não um dia qualquer? O teu dia de descanso é o sábado do SENHOR teu deus.

      (continua...)

      Excluir
    7. Nem seria necessário todos estes longos comentários que escrevi pois:

      TUDO o que o amigo perguntou e que o amigo manifestou é respondido com um único versículo:


      *****************************


      Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,

      Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse.

      (Isaías 58:13-14)

      *****************************


      Atenciosamente.

      Excluir
    8. Sr Adventista,

      Saudações!

      O Foco deste debate era?????? "OPRESSÃO QUANTO AO SÁBADO". Não tem jeito você continua despejando passagens bíblicas, para provar a maneira que você acredita que devemos obedecer o quarto mandamento. Em nenhuma destas frases citadas eu disse que devemos desobedecer aos mandamentos, mas acatá-los no contexto da nova aliança.

      Também vejo um legalismo exacerbado nesta sua explicação, pois não leva em conta o contexto da Nova Aliança, onde os Cristãos tem a sua vida ministrada pelo Espírito e não pela lei.

      Nova Aliança, não há aquela rigidez velho testamentária quanto a um dia especifico, veja:

      Rom 14:
      5- Um faz diferença entre dia e dia, mas OUTRO JULGA IGUAIS TODOS OS DIAS. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
      6- AQUELE QUE FAZ CASO DO DIA PARA O SENHOR, O FAZ, E O QUE NÃO FAZ CASO DO DIA PARA O SENHOR, O NÃO FAZ. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.

      Portanto quem tem a vida ministrada pelo Espírito Santo, não é um legalista exacerbado, pois caso contrário teria que cumprir o mandamento ao pé da letra, como manda a lei, veja:

      êxodo:
      31.14 Portanto, guardareis o sábado, porque é santo para vós outros; AQUELE QUE O PROFANAR MORRERÁ; pois qualquer que nele fizer alguma obra SERÁ ELIMINADO do meio do seu povo.

      Então não executar esta pena de morte para os profanadores do sábado era não cumprir a lei. Se a lei é valida as penalidades também. O MANDAMENTO SE CUMPRIDO A PÉ DA LETRA NENHUM DE NÓS ESTARIA VIVO, NÃO É MESMO?

      POR ISTO FOI DITO PELOS DISCÍPULOS: Atos 15.10 Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós?

      Mas parece que não adianta te explicar estas coisas, pois não consegues entender?

      Por isto, digo que os mandamentos são válidos no contexto da nova e eterna aliança, e não no contexto da antiga, pois Jesus mudou isto, quando do quase apedrejamento da mulher adúltera, e penso que faria o mesmo no caso dos profanadores do sábado, não é mesmo?

      Então, muito da lei foi mudado!

      Não entendo a guarda dos mandamentos para os cristãos gentios, como você entende, e também como entende a doutrina da IASD.

      Continua no próximo - Cristão livre

      Excluir
  3. Continuando,

    Veja Gálatas 5:

    5.1 Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.
    5.2 Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
    5.3 De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei.
    5.4 DE CRISTO VOS DESLIGASTES, VÓS QUE PROCURAIS JUSTIFICAR-VOS NA LEI; DA GRAÇA DECAÍSTES.
    5.5 Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé.
    5.6 Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor.
    5.7 Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade?
    5.8 Esta persuasão não vem daquele que vos chama.
    5.9 Um pouco de fermento leveda toda a massa.
    5.10 Confio de vós, no Senhor, que não alimentareis nenhum outro sentimento; mas aquele que vos perturba, seja ele quem for, sofrerá a condenação.
    5.11 Eu, porém, irmãos, se ainda prego a circuncisão, por que continuo sendo perseguido? Logo, está desfeito o escândalo da cruz.
    5.12 Tomara até se mutilassem os que vos incitam à rebeldia.
    5.13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.
    5.14 PORQUE TODA A LEI SE CUMPRE EM UM SÓ PRECEITO, A SABER: AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO.
    5.15 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos.
    5.16 Digo, porém: ANDAI NO ESPÍRITO E JAMAIS SATISFAREIS À CONCUPISCÊNCIA DA CARNE.
    5.17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
    5.18 MAS, SE SOIS GUIADOS PELO ESPÍRITO, NÃO ESTAIS SOB A LEI.
    5.19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: PROSTITUIÇÃO, IMPUREZA, LASCÍVIA, IDOLATRIA, FEITIÇARIA, INIMIZADES, PORFIAS, CIÚMES, IRAS, DISCÓRDIAS, DISSENÇÕES, FACÇÕES, INVEJAS, BEBEDICES, GLUTONARIAS E COISAS SEMELHANTES A ESTAS, A RESPEITO DAS QUAIS EU VOS DECLARO, COMO JÁ, OUTRORA, VOS PREVENI, QUE NÃO HERDARÃO O REINO DE DEUS OS QUE TAIS COISAS PRATICAM.
    5.22 MAS O FRUTO DE ESPÍRITO É: AMOR, ALEGRIA, PAZ, LONGANIMIDADE, BENIGNIDADE, BONDADE, FIDELIDADE,
    5.23 MANSIDÃO, DOMÍNIO PRÓPRIO. CONTRA ESTAS COISAS NÃO HÁ LEI.
    5.24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.
    5.25 SE VIVEMOS NO ESPÍRITO, ANDEMOS TAMBÉM NO ESPÍRITO.
    5.26 Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.

    Muitos que se vangloriam de guardar os dez mandamentos, tem muitas destas características, acima citadas, ou seja:

    PROSTITUIÇÃO, IMPUREZA, LASCÍVIA, IDOLATRIA, FEITIÇARIA, INIMIZADES, PORFIAS, CIÚMES, IRAS, DISCÓRDIAS, DISSENÇÕES, FACÇÕES, INVEJAS, BEBEDICES, GLUTONARIAS;(quase tudo isto não é lembrado nos dez mandamentos, EXCETO IDOLATRIA e prostituição);

    Muitos dos que se vangloriam de guardar os dez mandamentos, não tem no seu caráter os frutos do Espírito, ou seja:

    AMOR, ALEGRIA, PAZ, LONGANIMIDADE, BENIGNIDADE, BONDADE, FIDELIDADE,MANSIDÃO, DOMÍNIO PRÓPRIO,PERDÃO, GRATIDÃO E ETC, pois muitos legalistas, só vêem os dez mandamentos e se esquecem que estes traços de personalidade não são estabelecidos no caráter, pela lei, mas pelo Espírito de Deus.

    Sem mais para o momento,

    Cordialmente,

    Cristão livre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em resumo:

      Na cruz, Cristo nos libertou da CONDENAÇÃO da lei, e não da OBEDIÊNCIA a ela.

      Veja:

      "Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé." (Tiago 2:18)

      "Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios crêem e tremem." (Tiago 2:19)

      "Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque?" (Tiago 2:21)

      "Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante?" (Tiago 2:20)

      "Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé se consumou," (Tiago 2:22)

      "Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta." (Tiago 2:26)

      "Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela LEI da LIBERDADE." (Tiago 2:12)

      Portanto devemos seguir a lei para que seja CONSUMADA nossa fé. Porque crer em Jesus até satanás crê e treme.

      Abraão seguiu o mandamento de Deus não para que a obra resultante lhe salvasse, mas para que a fé em Deus ao obedecer seu mandamento o justificasse.

      Atenciosamente.

      Excluir
    2. Sr Adventista,

      Não sou contra as boas obras e jamais poderia ser, contudo veja:

      Efésios

      2.8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus;
      2.9 não de obras, para que ninguém se glorie.

      Saúde e Paz!

      Cristão Livre.

      Excluir
    3. Exatamente caro amigo, então chegamos no consenso de que únicamente a graça é que nos salva, ou seja, somos salvos porque Deus quer nos salvar e quando também manifestamos a vontade de ser salvos, Jesus nos salva e não as obras da lei. Contudo isto é feito mediante a fé, e fé significa, crer e se submeter à vontade de seu SENHOR. E a vontade DELE é que vivamos conforme ELE viveu. Diante da lei em obediência e não embaixo dela em condenação.

      Creio ser louvável vossa atitude de seguir os mandamentos, não fazendo das obras resultantes um meio de salvação, assim como eu também creio.

      Deus esteja contigo.

      Atenciosamente.

      Excluir
    4. Irmão Sr. Adventista, boa tarde.

      Mas a conclusão do Cristão Livre sobre o sábado é totalmente diversa da sua.

      Para o Sr. e a IASD pessoas como eu e o Cristão Livre que não guardam o sábado estão perdidas. Estou errado?

      Outro fato é que até hoje não vi um único adventista que guarde o sábado nos moldes determinados por Deus no Antigo Testamento. Sabe por quê? Porque senão o sábado seria um fardo! E não estou me referindo às tradições judaicas, mas as determinações do próprio Deus.

      Assim é que os adventistas pagam e usam serviços nos sábados em suas residência que nada tem a ver com serviço espiritual: telefone, celular, energia elétrica ( geladeira, freezer, lâmpada acesa, internet, liquidificador, grill, microondas, ventilador, ar condicionado, chuveiro e fogão elétrico etc.), gás de rua; usam ônibus, táxis

      Outro fato ainda é que o próprio Jesus não guardou a lei nos moldes do Antigo Testamento. Provas?

      1º De forma implícita não autorizou o apedrejamento da mulher adúltera, quando a lei determinava o apedrejamento dos adúlteros.

      2º Ordenou que um homem carregasse a cama pela cidade no sábado, quando Deus proibiu carregar cargas no sábado.

      Nada contra o sábado que os adventistas alegam querer guardar. Tudo porém contra a incoerência!

      Um abraço fraternal a todos.

      Excluir
    5. "Mas a conclusão do Cristão Livre sobre o sábado é totalmente diversa da sua."

      Isto não importa. Porque se ele segue sinceramente os mandamentos, fatalmente encontrará a verdade. Não sou eu quem a tenho e nem ele próprio, mas Deus.

      Embora haja um contudo:

      "Contudo isto é feito mediante a fé, e fé significa, crer e se submeter à vontade de seu SENHOR. E a vontade DELE é que vivamos conforme ELE viveu. Diante da lei em obediência e não embaixo dela em condenação."

      Que representa a minha visão e de muitos adventistas. Nós concordamos prefeitamente em:

      "únicamente a graça é que nos salva, ou seja, somos salvos porque Deus quer nos salvar e quando também manifestamos a vontade de ser salvos, Jesus nos salva e não as obras da lei."

      Que é a base do entendimento da salvação pela fé e não pelas obras.

      O cristão não guarda o sábado nos moldes do "velho testamento" sabe por que?

      Porque guardamos o sábado na verdade nos moldes do velho testamento, segundo a interpretação de Jesus e não segundo a interpretação dos antigos.

      Quem já leu a bíblia várias vezes e não percebeu que a interpretação sobre o fogo, a carga e demais coisas estão equivocadas, não entendeu o real sentido das leis de Deus. E a seguem conforme seu próprio entendimento. Nem podemos culpar estas pessoas porque não conhecem o contexto cultural quando tais coisas forma escritas, nem o espírito contido em cada uma das recomendações divinas. Preferimos ou fazer de suas leis algo intransigente ou algo totalmente frouxo. Ao invés de olharmos para a temperança de Jesus que manifestou o real sentido e amor em cada uma das recomendações divinas na forma de mandamento.

      Jesus guardou sim a lei nos moldes do Antigo testamento, embora não tenha guardado nos moldes dos "Antigos", nem dos fariseus, nem dos judeus.

      1º De forma implícita não autorizou o apedrejamento da mulher adúltera, quando a lei determinava o apedrejamento dos adúlteros.

      Onde o amigo leu que apedrejando aquela mulher seria cumprida a determinação divina? Porque aquela não era uma mulher apanhada em adultério como disseram, mas sim vítima de uma cilada, premeditada. Embora pudesse ser até uma prostituta, não foi totalmente de seu livre arbítrio a procedência daquela armação. Tal mulher era como nós e os que acusavam eram como satanás. Era tão culpada quanto vítima, e os verdadeiros culpados que deveriam se apedrejados por falso testemunhos estavam dinte de Jesus. Deveria então Jesus condenar aquela mulher por adultério, ou aqueles homens por falso testemunhos? Jesus escreveu no chão, enquanto que os pecados daqueles homens se tornavam cada vez mais evidentes.

      (continua...)

      Excluir
    6. Deus nunca ordenou uma falsa justiça, cumprindo a justiça através da injustiça. Deus nunca ordenou que preparacem silada para seus irmãos a fim de apanhá-los em flagrante e em seguida condená-los.

      Esta era a forma errada como a lei esta sendo tratada, para atender interesses pessoais. E era justamente o caso daquela mulher.

      O amigo já se perguntou se aquela mulher se quer havia adulterado? Se tudo não passou de um teatro? Porque a mulhe poderia até ter adulterado, caindo em uma armação dos que ali estavam. Mas Jesus conhecia aquela mulher e sabia exatamente o que tinha acontecido.

      O caro amigo poderia me dizer o peso daquela cama? De onde levou, para onde levou e quantas vezes levou? Quando Deus deu a ordem definiu o peso do que seriam uma carga? Ou seu volume? Ou a distância que diria se uma coisa era carga ou não?

      Em verdade Deus definiu como sendo carga, carregar coisas em ritmo de trabalho. Porque carga significa "carregar".

      O que seria proibido? Levar um copo? Uma roupa, duas roupas? Uma bíblia, duas bíblias, trezentas bíblias? Levar um paralítico nas costas? Ou o bebê que acabou de nascer? Ou o marido tetraplégico que precisa ser limpo do próprio vômigo?

      Não amigo quem entendeu que isto era carga não entendeu o sentido da lei, e a usa para restringir as ações dos verdadeiros cristãos que fazem to-das es-tas coi-sas.

      Porque o cristão não leva sacos de areia de um canto a outro sem motivo ou por pura desobedicencia, nem leva uma caixa ou outra para enriquecer o patrão.

      Em verdade sair de casa e levar um saco contendo tres blocos de gelo para a cerveja do patrão no dia de sábado é uma carga tão horrenda para Deus quanto carregar uma montanha inteira nas costas a fim de mostrar sua desobediência e desprezo pela lei do sábado. Ou tão somente carregar um bocado de lenha com o mesmo intuito.

      Não amigo, entendemos muito bem o sentido do sábado, o sábado do venho testamento e o sábado do novo testamento que provém da mesma pessoa, o Senhor nosso Deus.

      A incoerência que o amigo vê á a mesma que os judeus viam ao ver Jesus guardar o sábado. Porque Jesus seguia da maneira como deus ordenou no antigo testamento e não como os antigos interpretaram, achando que eles mesmos poderiam definir o que era carga.

      Atenciosamente.

      Excluir
    7. Querido irmão Sr. Adventista, boa noite.

      Mais uma vez vou escrever algo que parece já lhe havia, enviado, certo tempo atrás, por e-mail

      Para melhor responder a esta questão do sábado, vejamos a linda passagem bíblica em João 8:3-11, onde Jesus revela o verdadeiro caráter da sua doutrina:

      Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério, fazendo-a ficar de pé no meio de todos e disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes? Mas Jesus, inclinando-se escrevia na terra com o dedo. Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.

      Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até os últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estavam. Erguendo-se Jesus e não vendo ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: mulher, onde estão teus acusadores? Ninguém te condenou?

      Respondeu ela, ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus, nem Eu tampouco te condeno; vá e não peques mais".

      Neste episódio, bastante conhecido de todos nós, encontramos um procedimento de Jesus que evidencia o verdadeiro Evangelho.

      Nesta passagem bíblica, percebemos o propósito de Deus para um fato, apedrejamento aos transgressores dos 10 mandamentos, que só Ele sabe a razão de ter ordenado. ( Obs. Creio que foi um propósito específico de Deus para um determinado momento histórico).

      Nos termos da lei, Dez Mandamentos, aquela mulher, apanhada em adultério, não encontraria nenhuma porta de escape, devia mesmo ser apedrejada até à morte. Vê-se, assim, que perante a dura e inflexível lei, Dez Mandamentos, o interesse pelas regras e leis, por certo, estava acima do valor da vida humana.

      Esta passagem bíblica oferece-nos uma outra hermenêutica: os escribas e fariseus usaram aquela mulher, expondo-a perante a multidão, simplesmente, para a consecução de seus maquiavélicos propósitos, os quais eram conseguir apanhar Jesus em qualquer contradição dos seus legítimos ensinamentos.

      Na realidade se formos ser mais precisos, os fariseus estavam sendo hipócritas, pois até para o apedrejamento, dentro das normas legais haveria necessidade de trazer as testemunhas e o homem ou os homens que haviam adulterado com a mulher.

      Propondo uma melhor didática, para entender o que quero falar, vamos hipoteticamente imaginar que os fariseus que apresentaram a mulher a Jesus tivessem dito o seguinte:

      - Mestre tanto nós, quanto esta mulher, cometemos adultério e transgredimos o sábado. Saiba que todos os procedimentos legais foram tomados seguindo a determinação da lei. O Senhor sabe que o próprio Jeová determinou o seguinte:

      Êxodo 31:12-15. Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Tu. Pois fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis os meus sábados, porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações, para que saibais que eu sou o SENHOR que santifica.
      Portanto, guardareis o sábado porque santo é para vós, aquele que o profanar CERTAMENTE MORRERÁ, porque aquele que nele fizer alguma obra, aquela alma será extirpada do meio do seu povo.

      Êxodo 35:2 Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso do SENHOR, todo aquele que fizer obra nele morrerá.

      Continua

      Excluir
    8. Continuando

      Números 15:32-36. Estando pois os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha num sábado. E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e Aarão, e a toda a congregação. E o puseram em guarda porque ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer.
      Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Certamente morrerá o tal homem; toda a congregação com pedras o apedrejará fora do arraial.
      Então, toda a congregação o tirou para fora do arraial e com pedras o apedrejaram, e morreu, como o SENHOR ORDENARA A MOISÉS."

      BEM IMAGINEMOS QUE AGORA OS FARISEUS, BASEADOS NAS PASSAGENS BÍBLICAS ACIMA CITADAS, DISSESSEM PARA JESUS O SEGUINTE:- MESTRE DEVEMOS SER APEDREJADOS – NÓS E A MULHER QUE ADULTERAMOS– COMO DETERMINOU JEOVÁ OU NÃO?

      Sr. Adventista que saída Jesus teria, se fosse seguir a lei e os ordenamentos do Antigo Testamento, os quais por determinação de Jeová – O PRÓPRIO DEUS - deviam ser apedrejados todos os que transgredissem o Decálogo?

      Nenhuma, haja vista que os fariseus não estavam seguindo quaisquer tradições humanas, mas as orientações do Pai Celestial.

      Daí se vê: Que se formos advogar cegamente ao pé da letra que JESUS NÃO VEIO MUDAR A LEI, MAS SIM CUMPRIR A MESMA, ATÉ JESUS AGIU ERRADO. POR QUÊ? PORQUE NA ÓTICA ADVENTISTA, PARA HAVER COERÊNCIA, O APEDREJAMENTO DEVERIA CONTINUAR ATÉ OS DIAS ATUAIS.

      Porém conhecendo Jesus como nós conhecemos, o Sr. e todos os que estão lendo os meus comentários. O que acham que Jesus faria? Seguiria a lei à risca ou a transgrediria?

      Essa eu respondo: É EVIDENTE QUE O AMORÁVEL JESUS TRANSGREDIRIA COMO TRANSGREDIU. É A ESSE TIPO DE TRANGRESSÃO QUE TENHO ME REFERIDO.


      Obs 1: Afirmar que os fariseus eram rigorosos em relação aos Dez Mandamentos por questão de tradição é violentar a própria Bíblia. Vide os versos citados: Êxodo 31:12-15; Êxodo 35:2 e Números 15:32-36.

      Obs 2: Outro aspecto importante de ser enfocado é que é evidente que o amor a Deus é ao próximo não são o resumo dos Dez Mandamentos. É Possível provar? Sim.

      1º Se não perdoar o próximo, os Dez Mandamentos não me acusam;

      2º Se não visitar um doente, os Dez Mandamentos não me acusam;

      3º Se for racista, os Dez Mandamentos não me acusam;

      4º Se cumprir as minhas obrigações e não gostar dos pobres, os Dez Mandamentos não me acusam.

      5º Se não for uma pessoa caridosa os Dez Mandamentos não me acusam.

      Portanto, é evidente que Deus MUDA e tem propósitos específicos para um determinado momento histórico.

      Tanto assim que com Jesus todo o jugo foi suavizado e o verdadeiro exemplo foi dado de como devemos amar a Deus e ao próximo, sendo estas as únicas leis que não deixam escapar o pecado.

      Que Deus a abençoe todos nós.

      Anônimo X.

      Excluir
    9. Só um detalhe embora tenha dado exemplos sobre o sábado, entre outros, quando abordei a questão do adultério é porque também em relação a ele, assim como no sábado, a ordem era o apedrejamento.

      Att.

      Anônimo X.

      Excluir
    10. Perceba o seguinte amigo AnônimoX, vosso argumento é bem cabível na questão, se e somente se, o amigo não tivesse atribuído tal pensamento ao caso de mulher que foi levada à Jesus. Acreditar que Deus "muda" sem razão alguma é uma dedução perigosa. Veja por que:

      De fato a nação Judaica "perdeu" digamos assim o direito de ser o povo de Deus, porque rejeitaram a Jesus. Portanto não eram mais justificados por aquela ordem divina, então, após a morte de Jesus, a igreja de cristo, composta por TODOS os que aceitaram a Jesus é que passaram a ser o povo de Deus. Veja que vosso argumente serve muito bem se formos contrapor isto com um “certo” ponto de vista adventista. Contudo eu particularmente acredito que até aquele momento em que Jesus foi colocado sob prova, a nação judaica ainda era o povo de Deus. Portanto Deus não poderia "mudar" seu mandamento sobre o apedrejamento. Veja que o próprio Jesus se entregou ao castigo e a morte, como se fosse um transgressor, mesmo sendo totalmente justo. Ou seja até na questão da punição de morte Jesus cumpriu o mandamento, não fugindo da sentença. Os adventistas acreditam que o último apedrejamento que poderia ter justificativa pela ordem Divina foi o apedrejamento de Estêvão. Deste momento então a nação judaica selou seu destino e perdeu o direito de sererm os chamados povo de Deus, então Deus passou esse direito a todos os que crêem em Jesus. Veja a parábola do casamento, onde os convidados não aparecem então o convite passa à toda gente que esteja disposta a aceitar tal convite.

      Porém irmão naquele caso específico de Jesus diante da acusação contra aquela mulher, Ele ainda estava obrigado a cumprir a lei, porque ELE mesmo disse que não veio para abolí-la mas para cumpri-la.

      “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.” (Gálatas 3:16)

      Segundo esta interpretação o pacto da circuncisão que prometia que de Abração até a sua descendência (Jesus) seus filhos formariam uma grande nação havia ocorrido. Portanto após a morte de Jesus, Deus poderia sim não exigir mais o apedrejamento, mas isto não é o caso, porque até antes da morte de Jesus, as promessas do pacto tinham que ser cumpridos à risca senão Deus não aceitaria o sacrifício de Jesus. Se Jesus tivesse dado ordem para matar aquela mulher estaria pecando, não por matá-la mas por cometer uma injustiça, por outro lado, poderia muito bem ordenar que não a matassem e revelar os motivos, apontando os pecados de cada um. Porém assim Jesus poderia ser acusado de estar distorcendo a lei.
      Então o que Jesus fez foi algo que era ao mesmo tempo as duas coisas. Uma permissão para o cumprimento da lei, porém exigindo a justiça necessária.

      - Matem-na conforme a lei, porém sejam justos como a lei exige. Elejam um outro que não houvesse também pecado em toda esta trama, para apedrejá-la, para então que vós sejais os próximos a serem apedrejados por violarem a lei ao cometerem falso testemunho.

      * (Por causa do falso testemunho, o destino daquela mulher definira também o destino daqueles homens. Porque se alguém testemunhasse falsamente de forma que um irmão morra, este também morreria.)

      (continua...)

      Excluir
    11. Veja, a tentação era grande, e satanás esperava que Jesus demonstrasse seu "verdadeiro caráter" de que não veio para salvar mas para condenar todos pelo seus pecados.

      Irmão nenhum ser na terra escaparia daquela cilada de uma maneira tão genial como Cristo o fez.

      A resposta que Jesus deu não apenas condenou aos ali presentes, mas deu a chance de se redimirem, e também se salvarem. Imagino que o Espírito Santo caiu pesadamente sobre cada um, quando perceberam que ao escrever no chão, Jesus estava tomando ciência do pecado de cada um deles.

      No caso daquela mulher, Jesus apenas deixou de se colocar no lugar de Juiz. Se ele tivesse utilizado SUA própria autoridade naquele momento para condenar, haveria trapaceado diante do plano de salvação.

      A tentação era grande porque se condenasse aquela mulher, seria admirado e receberia aprovação de muitos dos líderes daquele lugar. Afinal quem não ia querer um rei, que confirmasse a crença de todos e que se colocasse antecipadamente como juiz e regulador? Ao passo que também estaria nas mãos deles diante dos romanos por ter participado da morte de uma pessoa sem consentimento romano.

      Mas o papel de Jesus era o de salvador, para salvá-los da lei não impedindo a lei, mas tirando a culpa das pessoas perdoando-as.

      Quando Jesus disse: Aquele que não tiver pecado, jogue a primeira pedra, ele também disse, eu não a condeno, ela está perdoanda, entretando se ainda quiserem apredrejá-la, cumpra-se a lei. Mas saibam que vós sois pecadores.

      Em resumo, Jesus não impediu o apedrejamento, ELE realmente mandou que a apedrejassem, porém sabia que não o fariam. No fim, ELE mesmo teria que apedrejar a mulher porém a mulher já não era mais pecadora porque Jesus a havia perdoado.

      Veja irmão, não se pode condenar alguém que não tenha pecado. Jesus tinha a chave para o problema porque tinha permissão para perdoar pecados, curar e salvar.

      A única coisa que pouparia aquele homem que apanhava lenha seria a intervenção de Jesus, perdoando, para que não houvesse mais motivo para o apedrejamento.

      Mas assim como Deus havia levado antecipadamente pessoas para o céu como troféus, Jesus também colocou antecipadamente sua salvação em cima daquela mulher. Assim como acontece com todos os ancestrais de Jesus que aceitaram a Deus mas não conheceram SEU filho em carne.

      Portanto amigos podemos dizer que Jesus não descumpriu a lei, mas perdoou aquela mulher para que a lei não caísse sobre ela com sua promessa de morte.

      Irmãos ouçam o que eu digo. Porque o que aconteceu com aquela mulher é o mesmo que acontece com todos nós.

      (continua...)

      Excluir
    12. A lei de Deus é clara, aquele que comesse do fruto morreria. A mulher que foi levada à Jesus era tão culpada quanto nós somos. Satanás dia e noite, gritava em direção do trono de Deus:

      - Cadê, onde está a promessa do Deus de Adão e Eva? Por que não cumpre a sua lei? Porque TU dissestes que se comessem do fruto morreriam!

      Irmãos, Adão e Eva, assim como aquela mulher tinham que morrer, porque Deus determinou. Entretanto a dívida foi paga com o sangue de Jesus. Ele morreu em nosso lugar. Adão e Eva andavam em perfeição e seu valor era maior que todas as jóias do universo. A única coisa que poderia resgatá-los era o precioso sangue de Cristo. Deus dá a condenação mas também dá o escape através do perdão. Porque promete destruir cidades ao mesmo passo que promete dar o perdão se 50, 30, 20 ou que seja 10 se arrependam.

      Jesus não apedrejou aquela mulher porque a perdoou. Onde está escrito na lei que o pecador não tem perdão ou que Jesus não tenha autoridade para perdoar nossos pecados?

      Porque a lei de Deus não é removida, nem abolida, mas cumprida em cima de Jesus. Este toma para si nossos pecados e nos perdoa.

      Perceba que Jesus ao perdoar aquela mulher tomou o seu lugar, ELE é quem deveria ser apedrejado e morto.

      Irmãos Jesus cumpriu tudo na lei, pagou o preço por cada um que ELE perdoou, tomou as chibatadas por aquela mulher, tomou o desprezo que aquela mulher receberia, os gritos exigindo a execução. Como podeis dizer que Jesus não cumpriu a lei? Ele mesmo disse: - Está consumado! Subiu ao céu e confirmou a aceitação de SEU sacrifício. Portanto ELE foi perfeito e seguiu TODAS as leis de Deus e pagou o preço da condenação. Em restituição da injustiça colocada nos ombros de Jesus, Deus concedeu perdão pelos nossos pecados. Jesus morreu pela lei de Deus que jogava condenação a todo homem. Mas com a morte de Jesus, sem corrupção, puro e em santidade, ficou provado que o homem tem salvação diante do pecado. A raça humana não é fadada ao fracasso diante do pecado. Porque tendo um coração como o de Jesus é capaz de resistir à tentação e viver em santidade.

      Jesus disse ao pai:

      Olha não fique triste, mostrarei que o homem tem salvação, se me aceitarem e procurarem ser como EU sou.

      A solução irmãos foi dividir o coração de Jesus com toda a humanidade, colocando em cada um aquilo que Jesus tinha e que possibilitava resistir a tentação. Para que um dia Deus nos tornasse perfeitos novamente, para que vivamos em um mundo perfeito onde o homem será imune contra o pecado. Porque a vacina é o sangue de cristo.

      Atenciosamente

      Excluir
    13. Querido irmão, Quando Deus muda Ele, só Ele sabe a razão.

      Contudo é um fato que Deus sempre muda por benevolência quando vê no coração humano um genuíno arrependimento.

      Em relação ao sábado, nada da minha parte há em condenar aqueles que o guardam.

      Porém não consigo achar lógica em guardá-lo quando o próprio Jesus em nenhuma parte do Novo Testamento ordenou que o guardássemos.

      Quando citei o caso da mulher adúltera é evidente que qualquer resposta que Jesus desse: SIM ou Não. Ele seria condenado pelos fariseus hipócritas.
      Mas veja bem que o apedrejamento não era fruto da tradição dos judeus, tendo em vista que foi ordenamento do próprio Deus.
      Outro exemplo que quero dar refere-se a cama que Jesus ordenou que fosse levada pela cidade pelo homem que foi curado. A lei era clara: nenhuma carga deveria ser levada. E convenhamos era uma cama, segundo Ellen White pág. 206, Desejado de Todas as Nações.

      Trazendo a questão do sábado para os dias atuais, quando alguém, usa celular, telefone, gás de rua, eletricidade (geladeira, fogão e chuveiro elétrico, ventilador, ar condicionado, Lâmpada, etc.) em sua residência no sábado. Está transgredindo a lei. Por quê? Porque sabe de antemão que o sábado está sendo transgredido, e ainda assim paga e faz uso dos serviços no sábado!
      Se a origem do produto é ilícita (trabalho no sábado) Portanto por que aceitá-lo? Não devo aceitar, não por causa da eletricidade, mas por causa da profanação.

      Sempre lembrando que fazemos contrato com as diversas CIAS: LUZ, GÁS E TELEFONE E PAGAMOS PELOS SERVIÇOS!

      Se posso recusar algo ilícito no sábado e tenho condições para isso por que não fazê-lo?

      Não vejo coerência alguma em pregar o sábado e desrespeitá-lo como vejo os adventistas fazer todos os sábados em suas casas!

      Atenciosamente.

      Anônimo X.

      Excluir
    14. "Contudo é um fato que Deus sempre muda por benevolência quando vê no coração humano um genuíno arrependimento."

      Fosse assim por que acreditaríamos em SUAS promessas de salvação? Uma vez que Deus poderia "mudar de idéia"?

      O amigo não entendeu que Deus não muda? Deus não revoga suas leis, ele apenas perdoa! Quando há uma condenação para algo esta lei deve ser cumprida à risca. E tal condenação nunca é abolida, esta apenas deixa de cair sobre o homem por causa do perdão.

      Mesmo assim estas condenações não deixam de cair, porque embora não caia sobre os transgressores, esta cai sobre Jesus. Assim amigo, cada transgressão foi punida em Jesus. Nunca uma transgressão, mesmo com perdão divino, deixou de cair. Se não se arrependessem os transgressores é que receberiam a punição conforme a lei.

      E quanto à energia, gás, o caro amigo está se colocando como fariseu, impondo proibições que não são bíblicas, mas sim conceitos humanos. Estais a interpretar a lei, segundo vossos próprios princípios. O amigo acha que conforto é proibido no dia de sábado e que este deva ser um dia de privações? Queres criar um sábado na forma de fardo e provar que a guarda do sábado é impossível?

      Posso até ver os fariseus dizendo que é ilícito acender a luz no dia de sábado, e Jesus indo lá no interruptor acender a luz. Que é ilícito acender fogo no dia de sábado e Jesus indo à cozinha preparar uma canja para um doente. Dizendo que é proibido usar o gás e Jesus indo lá esquentar uma sopinha, para uma velha senhora sem filhos ou netos.

      Percebe que o amigo criou conceitos sobre o sábado únicamente para acariciar sua vontáde de não segui-lo? Não é o amigo quem define o que é lícito ou não no dia de sábado. Quem lhe concedeu tal autoridade?

      Amarrou o conceito de que aceitar coisas ou serviços lícitos de transgressores equivale a transgredir os mandamentos juntamente com ele. Isto é anti-bíblico, a bíblia afirma que cada um dará conta de si.

      Este conceito de, não se misturar com os pecadores, porque isto é participar de suas transgressões é um conceito fariseu.

      Jesus andou no meio de prostitutas, assassinos, ladrões, curou mas também recebeu alimentos, abrigo, roupas junto à estes pecadores e não juntos aos fariseus. Não haviam transgressores do sábado na época, mas haviam os que transgrediam os demais mandamentos e a prostituta juntamamente com seu marido ladrão davam de comer à Jesus, e este alimento irmão, seria conforme vosso conceito "fruto de suas transgressões", porque embora a cevada não houvesse sido furtada, foi comprada com dinheiro da venda do furto. Os apóstolos aceitavam a proteção de assassinos. Paulo aceitou todas as coisas boas e lícitas provindas de idólatras, pagãos, sodomitas, talvez algum dos apóstolos sem saber, tenham até comido algo que tivesse sido sacrificado à ídolos. Porque andavam apenas com a roupa do corpo e totalmente pobres eram mantidos pelo que vinha das mãos dos pecadores.

      A visão que o amigo tem da relação dos adventistas com os transgressores do sábado é a mesma visão que os fariseus tinham ao ver Jesus em meio aos pecadores, pregando e recebendo deles benefícios para sua manteneção e seu conforto.

      A visão que o amigo tem de intransigência do sábado é a mesma que os fariseus tinham quando viam Jesus ensinar as pessoas a "acender fogo no dia de sábado", "fazer colheita no dia de sábado", "levar carga no dia de sábado".

      Irmão, Jesus provou que levar a própria cama não é carga, mas sim trabalhar levando sacos de um a outro lugar.

      Jesus provou que apanhar algumas espigas não é fazer colheita, mas sim trabalhar indo de espigueira a espigueira colhendo de cada uma mais do que precisa, ao fim colhendo todas.

      Jesus provou que não é errado aceitar o bem que os pecadores nos fazem, mas agradecê-los. Porque isto não é participar de suas transgressões, mas sim pregar o bem e o amor. Sendo estas as coisas que os levarão a deixarem suas transgressões.

      Atenciosamente.

      Excluir
    15. Apêndice:

      Não há meio de se definir plenamente uma carga tomando por base meios físicos, como peso, volume, ou fadiga que este causa. Mas há como se definir com exatidão através do propósito. Alguns definem carga através do ato de carregar o que está incompleto.

      Porque carga é CARACTERIZADA pelo ato de carregar, porém DEFINIDA pelo propósito de executar um TRABALHO.

      Carregar algo com propósito de MANTENEÇÃO ou CONFORTO ou PROTEÇÃO de seu bem, portanto, não é carga.

      Quando admitimos que não se deve acender fogo, não levar carga e não fazer colheita com o intuito de executar um TRABALHO que vá sustentar o MUNDO da forma como ele é, entendemos o verdadeiro espírito da lei, que é não trabalhar no sábado para o MUNDO, mas para o PRÓXIMO e para DEUS, servir e ser servido. Porque servitude é uma virtude.

      É possível servir sem trabalhar? Não!

      Mas Jesus provou que até o Pai trabalha no dia do sábado sem transgredir SUAS próprias leis. O próprio Jesus trabalhou e nós também trabalhamos procurando não transgredir SUAS leis.

      Porque o problema não está NO que fazemos mas no PROPÓSITO do que fazemos.

      Atenciosamente.

      Excluir
    16. Querido irmão Sr. Adventista, boa tarde.

      Quero comentar somente dois parágrafos seus:


      "E quanto à energia, gás, o caro amigo está se colocando como fariseu, impondo proibições que não são bíblicas, mas sim conceitos humanos. Estais a interpretar a lei, segundo vossos próprios princípios. O amigo acha que conforto é proibido no dia de sábado e que este deva ser um dia de privações? Queres criar um sábado na forma de fardo e provar que a guarda do sábado é impossível?"

      RESPOSTA: Amigo, não sou eu quem está se colocando como fariseu, mas é a IASD. Uma pessoa que trabalhe no sábado é disciplinada, condenada pela IASD.
      Todavia, mais uma vez vou repetir minha indagação: se um membro da IASD trabalhasse numa Cia Elétrica ou telefônica no sábado seria condenada, chicoteada moralmente. O estranho é que os serviços deste "pecador" não é recusado pelos irmãos adventistas no sábado em suas residências que não só usam como pagam por tais pelos serviços. AQUI SIM HÁ FARISAÍSMO!

      "Posso até ver os fariseus dizendo que é ilícito acender a luz no dia de sábado, e Jesus indo lá no interruptor acender a luz. Que é ilícito acender fogo no dia de sábado e Jesus indo à cozinha preparar uma canja para um doente. Dizendo que é proibido usar o gás e Jesus indo lá esquentar uma sopinha, para uma velha senhora sem filhos ou netos."

      RESPOSTA: Jesus faria isso como todos os cristãos verdadeiramente dignos desse nome fazem. O amor acima dos falsos sacrifícios.

      Por outro lado, a esmagadora maioria dos cristãos, ao contrário dos adventistas, nos dias não critica quem quer que seja por trabalhar no sábado.
      Agora o que não vale é pregar a guarda do sábado do sábado e não querer guardá-lo.
      Lembre-se que contratamos e pagamos pelos serviços no sábado. É necessário ter coerência irmão.
      Agora vem alguém que não guarda o sábado, os adventistas, e querem condenar um trabalhador que trabalha no sábado para alimentar seus filhos! FRANCAMENTE!

      Att.

      Anônimo X.

      Excluir
    17. Querido irmão Sr. Adventista, mais um detalhe.

      Alguns comentários que fez não tem nada, NADA MESMO, A VER com que estou questionando.

      Veja o que o Sr. escreveu:

      "Este conceito de, não se misturar com os pecadores, porque isto é participar de suas transgressões é um conceito fariseu.

      "Jesus andou no meio de prostitutas, assassinos, ladrões, curou mas também recebeu alimentos, abrigo, roupas junto à estes pecadores e não juntos aos fariseus. Não haviam transgressores do sábado na época, mas haviam os que transgrediam os demais mandamentos e a prostituta juntamamente com seu marido ladrão davam de comer à Jesus, e este alimento irmão, seria conforme vosso conceito "fruto de suas transgressões", porque embora a cevada não houvesse sido furtada, foi comprada com dinheiro da venda do furto. Os apóstolos aceitavam a proteção de assassinos. Paulo aceitou todas as coisas boas e lícitas provindas de idólatras, pagãos, sodomitas, talvez algum dos apóstolos sem saber, tenham até comido algo que tivesse sido sacrificado à ídolos. Porque andavam apenas com a roupa do corpo e totalmente pobres eram mantidos pelo que vinha das mãos dos pecadores."

      RESPOSTA: Em nenhum momento me referi a não andarmos entre pecadores. Portanto seu argumento não cabe no que estamos conversando. O Sr. saiu por completo do assunto.

      O meu questionamento é que a IASD considera o trabalho no sábado como sendo uma profanação, pecado. Contudo crítica mas não recusa o trabalho de terceiros no sábado em suas residências: eletricidade, telefone, celular, gás de rua etc. Inclusive usando e pagando pelos respectivos serviços.

      É SOBRE ESTA INCOERÊNCIA QUE ESTOU QUESTIONANDO!

      Att.

      Anônimo X.

      Excluir
    18. "Por outro lado, a esmagadora maioria dos cristãos, ao contrário dos adventistas, nos dias não critica quem quer que seja por trabalhar no sábado."

      E não critiam também qualquer que se prostitua?

      Me explique isto!

      Criticar quem vende seu corpo nas esquinas pode, enquanto criticar quem não guarda o sábado não pode?

      Isto parece lógico à vossa pessoa porque aceita o não adulterarás como mandamento, mas não aceita o sábado. E julga ser absurdo repreender alguém por guardar o 4º mandamento enquanto considera normal não ignorar quem cometa adultério!?

      Deveria então os adventistas deixar de disciplinar membros que se prostituem, adulteram?

      Por que então com o sábado deva ser diferente? Devemos desprezar o sábado e tratar apenas dos outros 9 mandamentos?

      Se não devemos "criticar", disciplinar pessoas por transgredirem o sábado, por que disciplinaríamos se alguem aparecesse com uma imagem de escultura de Baal e a adorasse em plena praça pública diante de todos enquanto grita pesadamente:

      Eu sou um adventista, mas acredito que a lei tenha tido seu período e se findado, por isto agora eu também adoro outros deuses.

      Então o transgressor de um sábado é um pobre coitado, mas vem cá, uma prostituta que vende seu corpo para sustentar os filhos também não é?

      Pobre da mulher que por causa do mandamento de não adulterarás, não consegue mais emprego, porque os únicos empregos que existem e que ela se encaixe exigem prostituição?

      Porque antigamente, para a mulher viúva ou abandonada, que não tivesse filhos homens nem parentes, os únicos trabalhos que haviam era a prostituição!

      Então tudo bem se fossem prostitutas uma vez que se seguissem o mandamento não teriam como se vestir ou alimentar os filhos pequenos?

      E quanto a mentir para conseguir um emprego? Tudo bem?

      Que tal o ladrão, doente dos membros que não consigue trabalhar no emprego formal, tudo bem se furtar a mercearia para dar alimentos aos filhos?

      Não irmão, nós vemos todos os mandamentos como essenciais, não damos ao sábado um valor iferior aos outros mandamentos.

      Sempre haverá uma "justificativa" para não se guardar um mandamento. Alguns dizem que em determinadas situações não há solução e realmente é necessário transgredir os mandamentos.

      Bem José também se viu em uma situação onde parecia não haver solução e ele tinha que adulterar, porém não adulterou, perdeu seu "emprego" passou fome, foi parar na masmorra. Deus o libertou e colocou-o sobre todas as riquezas do reino do Egito e o maior poder abaixo do faraó.

      Agora o amigo vem me dizer que precisamos transgredir o sábado para alimentar nossos filhos?

      Não precisamos transgredir o sábado! Se fazemos isto é por falta de fé e desobediência!

      Atenciosamente.

      Excluir
    19. "RESPOSTA: Em nenhum momento me referi a não andarmos entre pecadores. Portanto seu argumento não cabe no que estamos conversando. O Sr. saiu por completo do assunto."

      Não se referiu a andarmos entre pecadores mas se referiu a aceitarmos coisas de pecadores, "os frutos de suas transgressões".

      Então devemos aceitar a cevada da prosituta, o peixe do ladrão e a energia do transgressor do sábado ou não?

      Excluir
    20. “Isto parece lógico à vossa pessoa porque aceita o não adulterarás como mandamento, mas não aceita o sábado. E julga ser absurdo repreender alguém por guardar o 4º mandamento enquanto considera normal não ignorar quem cometa adultério!?”

      RESPOSTA: Critico a sua incoerência. Critica e condena quem trabalha no sábado, mas usa e paga pelo serviço que recebe do sábado em sua residência. Bonito isso não é?


      “Deveria então os adventistas deixar de disciplinar membros que se prostituem, adulteram?

      "Por que então com o sábado deva ser diferente? Devemos desprezar o sábado e tratar apenas dos outros 9 mandamentos?”

      RESPOSTA: Deveriam ser coerentes. Só vejo farisaísmo puro! Pregam o que não praticam! Punem um irmão, se este trabalhasse numa cia elétrica ou telefônica, mas ao mesmo tempo usufruem do “terrível pecado” dele.

      “Não irmão, nós vemos todos os mandamentos como essenciais, não damos ao sábado um valor iferior aos outros mandamentos”.

      RESPOSTA: Dão sim irmão. Conversa. O sábado que o Sr. defende, desculpe-me, é o sábado da conveniência. Tanto assim que usam e pagam por serviços no sábado em suas próprias casas.

      “Não se referiu a andarmos entre pecadores mas se referiu a aceitarmos coisas de pecadores, "os frutos de suas transgressões".

      “Então devemos aceitar a cevada da prosituta, o peixe do ladrão e a energia do transgressor do sábado ou não?”
      RESPOSTA: O Senhor compraria um peixe roubado? O Senhor aceitaria um dízimo de uma pessoa que de forma intencionada dissesse dentro da igreja que vai se prostituir para dar o dízimo? Agora veja bem que o Sr. condena e concorda em punir um membro que visando alimentar seus filhos trabalha numa cia elétrica ou telefônica no sábado, agora dentro de sua casa, depois de ter condenado seu irmãozinho da IASD,. usa a energia elétrica e o telefone! IISSO É FARISAÍSMO IRMÃO!
      Quem condena as pessoas que trabalham no sábado não são os cristãos, são os adventistas. Critiquei tão-somente sua incoerência que é brutal. Defende o sábado light. Pelo menos seja coerente no que defende! É o Sr. quem deve responder ao que me perguntou!

      Obs: a) O Sr. faz tremenda confusão no que expõe; b) Vincula tudo aos dez mandamentos, embora saiba que no Antigo mandamento havia 613 mandamentos, c) Sempre que ouve falar em mandamentos, os vincula erradamente aos dez mandamentos.; d) Lembre-se que havia ainda os mandamentos de apedrejamento, os quais na ótica adventista deveria vigorar. Mas atingiria a todos os adventistas, tendo em vista que não conheço um único adventista que guarde o sábado como Deus determinou no Antigo Testamento; e) Mostre-me no Novo Testamento uma única ordem de Jesus para guardarmos o sábado. BASTA SÓ UMA ORDEM!

      Att.

      Anônimo X.

      Excluir
    21. Admitistes que só conseguirá ignorar a guarda do sábado, ignorando a palavra mandamentos. Pois bem, faça então a soma de quantos versículos o amigo terá de ignorar. Ou passe vossas noites definindo a que partes da lei, nos "631" mandamentos, cada palavra "mandamentos" se refere. Eu não sou tão aventureiro.

      Deixo uma das pergunta em aberto para quem se habilitar a responder, já que esta o amigo também ignorou:

      Devemos aceitar a cevada da prosituta, o peixe do ladrão e a energia do transgressor do sábado?


      Atenciosamente.

      Excluir
    22. É isso que o irmão Sr. Adventista precisa responder.

      Vou repetir novamente minha pergunta:

      O Senhor compraria um peixe roubado? O Senhor aceitaria um dízimo de uma pessoa que de forma intencionada dissesse dentro da igreja que vai se prostituir para dar o dízimo?

      Agora veja bem que o Sr. condena e concorda em punir um membro que visando alimentar seus filhos trabalha numa cia elétrica ou telefônica no sábado, agora dentro de sua casa, depois de ter condenado seu irmãozinho da IASD,. usa a energia elétrica e o telefone! ISSO É FARISAÍSMO OU NÃO IRMÃO? RESPONDA!

      Excluir
    23. Repetirei também minha pergunta:

      "Devemos aceitar a cevada da prosituta, o peixe do ladrão e a energia do transgressor do sábado?"

      Porque segundo vosso pensamento, uma cevada, um peixe, ou uma energia, proveniente de um transgressor equivale a produto roubado!

      "Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:

      Não toques, não proves, não manuseies?"

      O que é farisaísmo aqui mesmo? Não sou eu que estou dizendo que é ilícito receber tais coisas! Estou lhe perguntando, para que confirme vosso pensamento! Por que se esquiva?

      Ora, porque sabe que desmontarei sua tese logo em seguida, usando a Cristo como exemplo!

      "agora dentro de sua casa, depois de ter condenado seu irmãozinho da IASD,. usa a energia elétrica e o telefone! ISSO É FARISAÍSMO OU NÃO IRMÃO? RESPONDA!"

      Vamos novamente comparar com Cristo e ver o que acontece:

      Deus condena o furto, a prostuição e a transgressão do sábado, entretanto Jesus está lá no meio deles, os transgressores, usufluindo de seus peixes, suas cevadas, suas águas para banho e ainda por cima abençoando-os.

      Então o caro amigo acha que Jesus estava errado? Acha que Jesus estava participando de suas transgressões?

      Não adianta amigo AnônimoX, toda vez que tomamos a Cristo como referência, nós cristãos, somos inculpáveis. Quer o amigo queira ou não.

      Por que o amigo não passa a usar também Cristo como referência, ao invés das interpretações dos fariseus e dos antigos?

      Atenciosamente.

      Excluir
    24. Irmão Sr. Adventista, boa tarde.
      Os seus argumentos ficaram muito confusos. Irei comentar algumas coisas.

      "Por outro lado, a esmagadora maioria dos cristãos, ao contrário dos adventistas, nos dias não critica quem quer que seja por trabalhar no sábado."

      E não critiam também qualquer que se prostitua?

      Me explique isto!

      “Criticar quem vende seu corpo nas esquinas pode, enquanto criticar quem não guarda o sábado não pode?”

      RESPOSTA: Os cristãos não veem na Nova Aliança trabalhar no domingo, 2ª feira ou NO SÁBADO como sinônimo de prostituição como o Sr. erradamente procurou comparar.
      Quem vê dessa forma e condena são os adventistas. Não há um único verso no Novo Testamento em que Jesus oriente a se guardar o sábado. Contudo o interessante é que a o sábado que o Sr. defende é o da conveniência em que usa e paga pelos serviços que recebe em sua residência no sábado.
      ____________________________________________

      “Isto parece lógico à vossa pessoa porque aceita o não adulterarás como mandamento, mas não aceita o sábado. E julga ser absurdo repreender alguém por guardar o 4º mandamento enquanto considera normal não ignorar quem cometa adultério!?”

      “Deveria então os adventistas deixar de disciplinar membros que se prostituem, adulteram?”

      “Por que então com o sábado deva ser diferente? Devemos desprezar o sábado e tratar apenas dos outros 9 mandamentos?”

      “Se não devemos "criticar", disciplinar pessoas por transgredirem o sábado, por que disciplinaríamos se alguem aparecesse com uma imagem de escultura de Baal e a adorasse em plena praça pública diante de todos enquanto grita pesadamente:”

      RESPOSTA: Quando lemos o Novo Testamento, a Bíblia e Jesus vão em sentido contrário à forma como o Sr. pensa. Posso provar? Sim:

      A) Jesus de forma implícita não concordou com apedrejamento da mulher adúltera, quando na Lei Deus determinou que os adúlteros deveriam ser apedrejados. É evidente que os fariseus estavam sendo hipócritas. Porém todos que estavam sendo acusadores deveriam ser apedrejados;
      B) Jesus ordenou ao homem que curou que levasse a cama pela cidade quando Deus havia determinado que não fosse levada carga e que fosse apedrejado quem fizesse isso;
      C) O Sr. critica e condena quem trabalha no sábado para alimentar os filhos. Se for membro da IASD o Sr. com certeza será um dos que será a favor de que seja disciplinado. Contudo não consigo entender, caso esse irmão – no caso hipotético que estou levantando - esteja trabalhando no sábado em uma cia elétrica ou telefônica, como que o Sr. não fica com peso de consciência ao usar energia elétrica, telefone em sua residência no sábado, pagando pelos serviços. Lembre-se que o irmão que está trabalhando no sábado foi condenado pelo Sr.

      Continua

      Excluir
    25. Continua


      “Eu sou um adventista, mas acredito que a lei tenha tido seu período e se findado, por isto agora eu também adoro outros deuses.”

      “Então o transgressor de um sábado é um pobre coitado, mas vem cá, uma prostituta que vende seu corpo para sustentar os filhos também não é?”

      “Pobre da mulher que por causa do mandamento de não adulterarás, não consegue mais emprego, porque os únicos empregos que existem e que ela se encaixe exigem prostituição?”

      “Porque antigamente, para a mulher viúva ou abandonada, que não tivesse filhos homens nem parentes, os únicos trabalhos que haviam era a prostituição!”

      “Então tudo bem se fossem prostitutas uma vez que se seguissem o mandamento não teriam como se vestir ou alimentar os filhos pequenos?”

      “E quanto a mentir para conseguir um emprego? Tudo bem?”

      “Que tal o ladrão, doente dos membros que não consigue trabalhar no emprego formal, tudo bem se furtar a mercearia para dar alimentos aos filhos?”

      “Não irmão, nós vemos todos os mandamentos como essenciais, não damos ao sábado um valor inferior aos outros mandamentos.”

      RESPOSTA: O Irmão está apelando. É MUITO TRISTE VER O ESPÍRITO DE CONDENANÇÃO E A FORMA COMO PENSA! O Sr. mais uma vez misturou tudo. Em sua busca desesperada para justificar a guarda do sábado, que sequer guarda, procura fazer analogia com questões que facilmente estão enquadradas no AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO”.

      O grande problema é que o Sr. é escravo de um ídolo chamado sábado. Nenhum cristão concorda com roubo, prostituição, adultério etc. Portanto seu argumento foi fraquíssimo.

      Em nenhuma parte do Novo Testamento há um único ordenamento de Jesus para que guardemos o sábado. Porém há fortes demonstrações – só não vê que não quer – que a importância que o Sr. dá ao sábado, apesar de não guardá-lo, é exagerada e profundamente incoerente de sua parte. Por quê:

      1º Jesus ordenou que um homem carregasse a cama pela cidade no sábado;

      2º Colossenses 2:16 Portanto, ninguém pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber , ou por causa dos dias de festa, ou lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisa futuras, mas o corpo é Cristo;

      3º Romanos 14:5 ‘Um faz diferença entre e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo. Aquele que faz caso do dia para o Senhor o faz.” ( Veja agora a advertência bíblica mais à frente que vale para o Sr.: Romanos . 14:10 “ Mas tu, por que julgas teu irmão?)

      Não devemos condenar ninguém por causa de sábado. Entretanto desculpe-me, mas é o que mais vejo o Sr. fazer!

      Continua

      Excluir
    26. Continua


      “Sempre haverá uma "justificativa" para não se guardar um mandamento. Alguns dizem que em determinadas situações não há solução e realmente é necessário transgredir os mandamentos.”

      “Bem José também se viu em uma situação onde parecia não haver solução e ele tinha que adulterar, porém não adulterou, perdeu seu "emprego" passou fome, foi parar na masmorra. Deus o libertou e colocou-o sobre todas as riquezas do reino do Egito e o maior poder abaixo do faraó”.

      “Agora o amigo vem me dizer que precisamos transgredir o sábado para alimentar nossos filhos?”

      “Não precisamos transgredir o sábado! Se fazemos isto é por falta de fé e desobediência!”

      RESPOSTA: Meu irmão abandone o ídolo chamado sábado. O Sr. está tão cego que não consegue perceber que sequer guarda o sábado que tanto prega, tendo em vista que paga pelos serviços do qual usufrui em sua casa no sábado.

      O Sr. vincula o sábado e o compara a roubar, matar, adulterar. Essa visão é erradíssima e dela nem os adventistas escapam, pois são os grandes violadores do sábado que pregam mas não praticam. INCOERÊNCIA PURA!

      Por fim, quero responder a um questionamento que fez:

      “Devemos aceitar a cevada da prosituta, o peixe do ladrão e a energia do transgressor do sábado?"


      Porque segundo vosso pensamento, uma cevada, um peixe, ou uma energia, proveniente de um transgressor equivale a produto roubado!

      "Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:

      Não toques, não proves, não manuseies?"

      O que é farisaísmo aqui mesmo? Não sou eu que estou dizendo que é ilícito receber tais coisas! Estou lhe perguntando, para que confirme vosso pensamento! Por que se esquiva?

      RESPOSTA: A pergunta que me fez é muito fácil de responder. Vou repetir sua pergunta:

      “Devemos aceitar a cevada da prosituta, o peixe do ladrão e a energia do transgressor do sábado?"”

      Ótica de Jesus seguida pelos cristãos;
      a)Podemos aceitar a cevada da prostituta. Contudo há ressalvas: será que essa prostituta estivesse se prostituindo na sua frente o Sr. aceitaria tal cevada?

      b)Podemos aceitar o peixe do ladrão sim. Contudo há ressalvas: Será que se o ladrão tivesse furtado o peixe o Sr. o compraria.

      c)A energia do sábado pode ser usada sem problemas algum. Para mim e para os cristãos ele não é transgressor. Quem o está condenando erradamente é o Sr. em sua pergunta.

      Finalmente, um exemplo questionador que quero lhe fazer:

      Dois irmãos da IASD foram condenados e chicoteados moralmente por trabalhar no sábado, inclusive pelo Sr. Porém por coincidência um está trabalhando numa cia elétrica e o outro numa cia telefônica, ambos no sábado.

      O Sr. os condenou porque considerou o trabalho deles, uma profanação, uma prostituição, um pecado. Porém contraditoriamente sabe que no exato momento em que está usando a energia ou o telefone de seus irmãos, NO SÁBADO - daqueles irmãos que o Sr. condenou porque considera que estão pecando - . AINDA ASSIM USA TAIS SERVIÇOS DOS SEUS IRMÃOS.
      VEJA SE HÁ CABIMENTO NISSO. E O PIOR É QUE O Sr. CONSEGUE DORMIR SEM PESO ALGUM DE CONSCIÊNCIA!

      “Por que o amigo não passa a usar também Cristo como referência, ao invés das interpretações dos fariseus e dos antigos?”

      RESPOSTA: É isto que o Sr. deveria fazer, tendo em vista que sequer o sábado que prega pratica. Se quer ficar com esse ídolo tudo bem. Mas pelo menos aceite ser apedrejado como determinou Jeová no Antigo Testamento, uma vez que o Sr. não o guarda mesmo!

      Att.

      Anônimo X.

      Excluir
    27. Apenas corrigindo:

      O Sr. os condenou porque considerou o trabalho deles no sábado: uma profanação, uma prostituição, um pecado.

      Porém contraditoriamente sabe que no exato momento em que está usando a energia ou o telefone em sua casa, seus irmãos da IASD, - aqueles que o Sr. condenou porque considera que estão pecando por trabalhar NO SÁBADO - . ESTÃO TRABALHANDO NO SÁBADO FORNECENDO ENERGIA E SERVIÇOS TELEFÔNICOS PARA O Sr.

      ENTÃO O QUE O Sr. FAZ? USA E PAGA A ELETRICIDADE E O TELEFONE! UÉ MAS COMO FICA ISSO? SEUS IRMÃOS FORAM CONDENADOS PELO Sr. PORQUE ESTÃO TRABALHANDO NO SÁBADO! POR FAVOR RESPONDA ESSA!

      ISSO É FARISAÍSMO IRMÃO? REFLITA SE HÁ LÓGICA E CABIMENTO NO SEU COMPORTAMENTO! QUE COISA FEIA: O Sr. CONDENOU SEUS IRMÃOZINHOS DA IASD E SE SERVE DO PECADO DELES, SABENDO QUE SÃO ELES QUE ESTÃO PRODUZINDO A ENERGIA E O SINAL TELEFÔNICO PARA O Sr. NO SÁBADO?

      E O PIOR É QUE O Sr. CONSEGUE DORMIR SEM PESO ALGUM DE CONSCIÊNCIA!

      “Por que o amigo não passa a usar também Cristo como referência, ao invés das interpretações dos fariseus e dos antigos?”

      RESPOSTA: JÁ USO JESUS COMO REFERÊNCIA.
      Contudo pratique o que prega, pois mesmo errado precisa ter coerência. É isto que o Sr. deveria fazer, tendo em vista que sequer o sábado que prega pratica.
      Se quer ficar com esse ídolo chamado sábado. Lamento muito! Mas pelo menos aceite também ser apedrejado como determinou Jeová no Antigo Testamento, uma vez que o Sr. está muito, mas muito longe mesmo de guardar o sábado!

      Um abraço fraternal.

      Anônimo X.

      Excluir
    28. Caro amigo Anônimo X, eu não misturei nada! Porque tanto o mandamento do sábado como o mandamento do adultério, assim como os outros 8 mandamentos estão contidos na mesma lei. De forma que qualquer destino que o amigo der ao sábado também dará aos demais mandamentos. Ou seja se o amigo abolir o sábado, tem que abolir também os outros 9 mandamentos.

      Ou seja, se uma pessoa não prescisa guardar o sábado, porque então deveria guardar o mandamento de não matar?

      Vou lhe fazer mais perguntas, porque assim mesmo se o amigo não as responderem, pelo menos verá que seus estudos estão mais furados "do que um saco cheio de água que foi brinquedo de um batalhão de gatos".

      Se a salvação é somente pela fé e não seremos condenados se transgredirmos o sábado. Então também não seremos condenados se matarmos uma ou duas pessoas transgredindo outro dos mandamentos?

      Se o sábado é um dos fardos da lei de que fomos livrandos de seguir, então o deixar de furtar também é um dos fardos do qual também formos livrados de seguir.

      Se somente o povo de Israel é que tinham que cumprir os mandamento de não ter imagens de escultura, nem outros Deus, então os gentios estavam livres para adorar à estátua de Baal.

      Se o pecado não vem pelo que comemos ou bebemos, então não poderíamos criticar os pagãos por comer sacrifícios de ídolos e beber de seu sangue?

      Se não devemos cobrar dos nossos amigos cristãos o 4º mandamentos, também não podemos cobrar que não cometam falso testemunho, e por consequência todo cristão poderia ser um mentiroso?

      Assim se não temos que seguir o sábado porque a lei dos 10 mandamentos foi abolida, então cada um estaria livre para deixar de guardar também os outros 9.

      Os argumentos do amigo simplesmente não encaixam, porque vão contra os princípios bíblicos e fatalmente coloca até Jesus como pecador.

      O caro amigo passa por cima de muitos pricípios bíblicos e ignora dezenas de versículos apenas para apoiar um pensamento que sequer originou de vossa pessoa.

      Me desculpe mas sem perceber o amigo criou suas próprias "doutrinas" bíblicas e para nós as aceitarmos teriamos que admitir que TODOS os teólogos estão errados! Não estou dizendo um ou dois, mas sim TODOS.

      Porque os princípios que o amigo manifestou vai contra as doutrinas fundamentais aceitas por teólogos de todas as denominações. Portanto se a opinião do amigo estiver correta, então o amigo então deveria ser algum tipo de profeta, porque subjugaria muitas das crenças fundamentais aceitas por teólogos, estudiosos, professores, pastores, padres e bispos em toda a história.

      Porque todos crêem na validade dos mandamentos como sendo um dos princípios fundamentais de qualquer doutrina cristâ. Também acreditam que Jesus desde seu nascimento até sua morte na cruz, nunca transgrediu sequer um único mandamento e que SUA vontade é exatamente igual à do PAI.

      (continua...)

      Excluir
    29. Vossos argumentos contradizem também o caráter irrevogável e perpétuo das leis de Deus. Também contradiz a crença no caráter infalível de Jesus e imutável de Deus.

      Quando indagado sobre o porque da palavra mandamentos ser citada tantas vezes no novo testamento, o amigo simplesmente diz que não se pode comprovar que as palavras mandamentos se refiram aos "dez mandamentos".

      Caro amigo existem vários estudiosos que analizaram a bíblia e confirmaram que a palavra "mandamentos" na grande maioria das referências, são designação das leis de Moisés. Isto é fato, comprovado.

      Se o amigo tem que ignorar isto para poder sustentar vosso pensamento então temos um problema, porque o amigo não aceita nada além de opiniões apologéticas de terceiros, rejeitando inclusive conclusões científicas. Tudo que o amigo faz diante das perguntas é repetir o mesmo jargão:

      "então por que vocês pagam pela energia elétrica no sábado?"

      vou lhe responder esta pergunta já que o amigo pelo menos tentou responder ao que lhe perguntei.

      Nós pagamos pela energia elétrica porque é justo que o fornecedor receba. Utilizamos energia no sábado, porque não há lei que proíba isto em toda a bíblia. Utilizar serviços de pessoas transgressoras dos mandamentos, mesmo que seja do sábado, não é pecado nem é reprovado por Deus.

      Este conceito de que utilizar a energia produzida no sábado para conforto seja incoerência, é uma opinião do amigo. Milhares, senão milhões de pessoas discordam deste pensamento. E Deus nos incumbiu sim de pregar o evangelho e alertar as pessoas sobre a transgressão dos mandamentos, inclusive o sábado. Temos autorização para isto. Se o amigo acha isto incoerência eu respeito, mas se o amigo espera que eu acredite que isto seja bíblico ou no mínimo razoável, sem me apresentar outra coisa que não seja vossa opinião, francamente não poderei aceitar tal pensamento.

      Quer uma prova?
      Uma mãe que critica seu filho por sair à noite no frio para trabalhar, não está sendo incoerente ao aceitar seus cuidados.

      Uma pessao que critica a pesca predatória não está sendo incoerente ao ir no mercado comprar peixe.

      O mundo TODO está errado e nós adventistas criticamos tudo aquilo que está errado, porém não estamos sendo incoerentes ao continuar vivendo neste mundo.

      O conceito que o amigo criou é um pensamento obcessivo! Que o amigo defende ao custo inclusive de ignorar o que está escrito na bíblia.

      Exemplo disto é o fato do amigo não aceitar que amar ao próximo seja resumo dos 10 mandamentos mesmo eu tendo lhe mostrado o versículo bíblico que diz tal coisas com todas as letras.

      Para eu convencer o amigo, teria que usar métodos mais radicais que lhe traria mais males do que bem. Porque o único meio de convencer o amigo a deixar de tomar os princípios que adotou como verdades é destruindo cada um deles sumáriamente, porém se eu fizer isto o resultado poderá ser catastrófico, então melhor orar para que Deus lhe faça esta parte.

      Atenciosamente.

      Excluir
    30. Querido irmão Sr. Adventista, boa noite.

      Em relação aos estudiosos, dependendo da conveniência e possível postar argumentos prós e contras quaisquer ideias.

      Por outro lado o Sr. deixou vários dos questionamentos que fiz em aberto.

      O Sr. precisa responder pelo menos à pergunta exemplo abaixo que lhe fiz :

      Dois irmãos da IASD foram condenados e chicoteados moralmente por trabalhar no sábado, inclusive pelo Sr. Porém por coincidência um está trabalhando numa cia elétrica e o outro numa cia telefônica, ambos no sábado.
      O Sr. os condenou porque considerou o trabalho deles, uma profanação, uma prostituição, um pecado. Porém contraditoriamente sabe que no exato momento em que está usando a energia ou o telefone de seus irmãos, NO SÁBADO - daqueles irmãos que o Sr. condenou porque considera que estão pecando - . AINDA ASSIM USA TAIS SERVIÇOS DOS SEUS IRMÃOS.
      Obs;o uso de energia elétrica e do telefone na maior parte das vezes nada tem a ver com o serviço espiritual.

      POR ISSO REPITO: VEJA SE HÁ CABIMENTO NISSO. E O PIOR É QUE O Sr. CONSEGUE DORMIR SEM PESO ALGUM DE CONSCIÊNCIA!


      Quanto a sua frase;

      Para eu convencer o amigo, teria que usar métodos mais radicais que lhe traria mais males do que bem. Porque o único meio de convencer o amigo a deixar de tomar os princípios que adotou como verdades é destruindo cada um deles sumáriamente, porém se eu fizer isto o resultado poderá ser catastrófico, então melhor orar para que Deus lhe faça esta parte.

      Assim o Sr. me deixará com medo. Rs Rs. Rs. Brincadeira.

      Fique à vontade. Use os argumentos que quiser, mas ARGUEMENTOS. Todavia até o momento ...... NADA!

      Em outros debates que tivemos, o Sr. fugiu de muitos questionamentos. Exs: amálgama, brincos, cordões etc.

      Obs: Querido irmão leio bastante, mas não leio só o que é conveniente.

      Um abraço e fraternalmente lhe desejo um feliz sábado.

      Anônimo X.

      Excluir
    31. Há só um detalhe. O Sr. escreveu o seguinte:

      Este conceito de que utilizar a energia produzida no sábado para conforto seja incoerência, é uma opinião do amigo. Milhares, senão milhões de pessoas discordam deste pensamento. E Deus nos incumbiu sim de pregar o evangelho e alertar as pessoas sobre a transgressão dos mandamentos, inclusive o sábado. Temos autorização para isto. Se o amigo acha isto incoerência eu respeito, mas se o amigo espera que eu acredite que isto seja bíblico ou no mínimo razoável, sem me apresentar outra coisa que não seja vossa opinião, francamente não poderei aceitar tal pensamento.

      RESPOSTA: A incoerência é dos adventistas. Foi isso que quis dizer! Não misture a opinião dos adventistas sobre o com a de outros cristãos!

      OBS: Quanto ao caráter irrevogável não se esqueça de guardar o sábado do jeito que Deus pediu e do apedrejamento que também é um ordem divina.

      Excluir
    32. Só um detalhe. O Sr. escreveu o seguinte:

      Este conceito de que utilizar a energia produzida no sábado para conforto seja incoerência, é uma opinião do amigo. Milhares, senão milhões de pessoas discordam deste pensamento. E Deus nos incumbiu sim de pregar o evangelho e alertar as pessoas sobre a transgressão dos mandamentos, inclusive o sábado. Temos autorização para isto. Se o amigo acha isto incoerência eu respeito, mas se o amigo espera que eu acredite que isto seja bíblico ou no mínimo razoável, sem me apresentar outra coisa que não seja vossa opinião, francamente não poderei aceitar tal pensamento.

      RESPOSTA: A incoerência é dos adventistas. Foi isso que quis dizer! Não misture a opinião dos adventistas sobre o sábado com a de outros cristãos!
      Quando usam a energia no sábado na maior parte das vezes é para serviço não espiritual: fogão e chuveiro elétrico, geladeira, Lâmpadas acesas, ventilador,ar condicionado, gás de rua etc. O que isso tem a ver com serviço espiritual? NADA! NADA! NADA! O Sr. está desviando o foco dos meus questionamentos! O que estou estou questionando é o sábado light!

      OBS 1: Quanto ao caráter irrevogável não se esqueça de guardar o sábado do jeito que Deus pediu e do apedrejamento que também é um ordem divina. Não tente induzir que os ordenamentos de Deus são fruto da tradição judaica, pois sabe que não é!

      Obs 2: Estou esperando que me mostre uma única ordem de Jesus para que guardemos o sábado. Mostre-me só uma!

      Obs 3: É Evidente que os Dez mandamentos não significam "Amar a Deus e ao próximo. Dizer isso é forçar a barra.
      Os |Dez Mandamentos não orientam a: a) não sermos racistas; b) a gostarmos dos pobres; c) sermos caridosos; d) perdoarmos nossos inimigos etc.

      Obs 4: Considerar, toda a vez que aparece mandamento na Bíblia com sinônimo de Dez Mandamentos é violentar a Bíblia.

      Att.

      Anônimo X.

      Excluir
    33. Veja a que ponto o amigo chegou! De onde o amigo tirou isto que chicoteamos pessoa por trabalharem no sábado?! O caro amigo está demostrando que tem uma visão subconciente deturpada dos adventistas, como se fôssemos algo semelhante a monstros! Quer colocar sobre nós responsabilidade pelas transgressões de outros. Eu não durmo pensando que chicoteei alguém por trabalhar que trabalhou no sábado.

      E não fugi dos questionamentos, o caro amigo está acionando mecanismos de proteção subconciente para negar os fatos.

      Foi o caro amigo que abandonou o debate dexiando muitas afirmações sem comprovações. O caro amigo é que não conseguiu dar respostas às minhas indagações, inclusive ontem postei um vídeo oficial da igreja, esclarecendo através do manual da igreja, que não há proibição de casamento de pessoas adventistas com pessoas de outra fé.

      E o próprio amigo admitiu que a proibição de brincos e cordões não foi uma doutrina criada pela IASD, mas adotada e que portanto sua afirmação original era apenas mais um engano que o amigo adotou!


      "A incoerência é dos adventistas. Foi isso que quis dizer! Não misture a opinião dos adventistas sobre o com a de outros cristãos!"

      Caro amigo não são apenas os adventistas que crêem nisto, mas também os cristãos das outras denominações. Estes também usufluem de serviços no dia de descanço, se não no sábado, no domingo deles.

      O caro amigo está se colocando como regra quando na verdade é excessão, nenhuma igreja, seja adventista, católica, pentecostal ou batista acredita na abolição dos mandamentos nem no conto de que os que usam serviços no dia de guarda são "incoerentes". A opinião do amigo é que está sendo a estranheza da questão.

      "OBS: Quanto ao caráter irrevogável não se esqueça de guardar o sábado do jeito que Deus pediu e do apedrejamento que também é um ordem divina."


      Veja o quanto a migo conhece pouco das escrituras a ponto de dizer coisas sem sentido achando que faz algum sentido. Eu esperava que o amigo em seus estudos, com sinceridade, por si só achasse a resposta para esta questão. Mas o amigo prefere se fazer de cego para não aceitar as verdades da lei de Deus, pois bem, responderei:

      Sabe por que não apedrejamos? Pelo mesmo motivo que os judeus passaram a não apedrejar! Se o amigo estudasse um pouquinho que fosse da história, perceberia que mesmo antes do nascimento de Cristo, hà algum tempo já não se apedrejava mais as pessoas, sabe por que não mais apedrejavam?

      Não apedrejavam porque havia uma lei Romana que proibia o apedrejamento. Também não matavam testemunhas que houvessem cometido falso testemunho. Nem por qualquer outro motivo baseado naquelas leis que chamamos de "olho por olho, dente por dente".

      Contudo o povo de Deus não vivia sem lei de punição, pois obedeciam a lei "constitucional" que então comandava aquela região. E por que o amigo não se atentou a este fato?

      Justamente porque não tem um estudo completo sobre o caráter das leis, porque está acostumando e pegar idéias sem fundamentos, prontas e mastigadas, utilizando-as como verdades.

      Acompanhe comigo:

      http://iasdrp.com.br/sabado/07.html

      Percebemos então que a lei do apedrejamento faz parte dos PRECEITOS JUDICIAIS, que não determinam as leis, mas sim "o modo de administrar a justiça ao povo". Lembra das ordenanças? Regras sobre os mandamentos (os mandamentos na forma de regra, os mandamentos na forma de ordenança)? A exemplo do apedrejamento? Onde os fariseus, adicionaram seu fermento, inclusive sobre não levar a própria cama, nem curar no sábado? Do qual os principados e potestades se orgulhavam? E que Jesus aboliu em sua carne, pagando tudo na cruz?

      (continua...)

      Excluir
    34. O problema é que os apologetas não estudam e preferem tratar todas as leis como sendo uma só, porque daí fica mais fácil abolir todas, ou seja, tiram todos os empecilhos em uma "cajadada só".

      Porém embora os adventistas não tenham aqueles preceitos judiciais dos israelitas, temos a constituição federal, assim como o povo até antes do nascimento de Jesus tiveram também a lei romana. Por onde acha que Jesus foi condenado? Francamente o amigo não estuda nem a bíblia nem a história!

      Pergunto se o caro amigo sabia destes fatos? Garanto que não! Nem poderia! Haja vista ter fundamentando a maior parte de vossa opinião sobre as leis através de escritos de críticos ati-adventistas.

      Assim sou obrigado a respeitar o desconhecimento de muitos e tentar explicar razoávelmente que os mandamentos não foram abolidos, sem entrar no conceito de divisão de leis, em morais, cerimoniais e preceitos judiciais. Porque logo gritam em desepero que isto é uma invenção adventista!

      Invenção adventista? Dá uma olhada novamente em:

      http://iasdrp.com.br/sabado/07.html

      Tais coisas sempre existiram. As pessoas apenas as ignoram para sustentar a farsa da suposta abolição das leis morais. Procure mais em livros históricos, veja sobre os Escritos do Mar Morto. Pesquise sobre o que aconteceu aos que abandonaram a cidade antes da invasão. Veja se continuaram guardando os mandamentos, ou se guardavam o domingo ao invés do sábado. Se pergunte então por que continuaram a reescrever e traduzir as leis de moisés.

      Se pergunte por que os mandamentos eram guardados por Martinho Lutero que foi quem nos revelou sobre asalvação pela fé! Martinho Lutero que tanto leu interpretou e nos revelou esta verdade da salvação pela fé e que no entanto não encontrou razão alguma para deixar de obedecer ao mandamentos!

      Pergunte aos críticos apologetas abolidores dos mandamentos por que plagiam tanto o discurso de Martinho Lutero sobre a salvação únicamente pela fé, mas ignoram a guarda dos mandamentos.

      Imagine um mundo de cristãos imorais! Pra que precisariamos então de não cristãos, já que então os cristãos, sem preceitos morais algum, fariam o trabalho de iniquidade no mundo?

      Quer saber como é uma religião que não tem como uma das doutrinas fundamentais a observância dos mandamentos? Leia sobre a santa inquisição!

      Quer saber sobre o período onde as pessoas começaram a abandonar práticas do adultério, do assassinato "em nome de Deus", das orgias, trabalhos sem dia de guarda e idolatria da santa inquisição? Veja nos livros que falam do período em que as bíblias voltaram a circular entre os cristãos, onde passaram a adotar os 10 mandamentos como uma das doutrinas fundamentais.

      Há um abismo enorme de diferença de estudos entre aqueles que conhecem a bíblia e guardam os mandamentos, daqueles que dizem conhecer a bíblia e não guardam mandamento algum.

      "Os que não gostam de estudar, costumam dizer que tudo de que discordam é mentira, evitando o risco de ter que estudar, para defender aquilo que escolheram como verdade"

      Atenciosamente.

      Excluir
    35. Querido irmão Sr. Adventista, bom dia.

      Em relação à expressão “chicotear” é uma figura de linguagem, mas é evidente que a pessoa que trabalhe no sábado sofre preconceitos sim na IASD se “transgredi-lo”!

      Sobre as fugas dos questionamentos é evidente que o Sr. está fugindo de dar uma simples resposta, cuja pergunta, ao final do que estou escrevendo, mais uma vez farei.

      Portanto quero dizer-lhe que se há mecanismo de proteção esse mecanismo é usado pelo Sr. para não responder de forma objetiva às indagações que tenho feito.

      No que diz respeito à proibição de casamento de adventistas com pessoas de outras denominações cristãs, é verdade que não há tal proibição. Entretanto este tipo de casamento não é realizado em templo adventista, além do que o adventista que tiver cargo na IASD, se contrair tal matrimônio não poderá exercer cargos de liderança: ancião, pastor etc. O que é isso senão acepção de pessoas.

      O interessante é que José do Egito e a rainha Ester jamais poderiam ser da IASD, pois se casaram com pessoas que sequer eram do povo de Deus e foram abençoadas por Ele.

      Todavia o procedimento da IASD é contrário ao do Pai Celestial, uma vez que a IASD discrimina as pessoas de outras denominações cristãs em relação ao casamento.

      Novamente escrevo que a proibição de casamento na IASD de adventistas com pessoas cristãs de outras denominações não há, é verdade. Contudo a doutrina da IASD desestimula o casamento de adventistas com pessoas cristãs de outras denominações, tanto teoricamente; quanto na prática, uma vez que tais casamentos não são realizados em templos adventistas e o adventista é afastado de suas funções de liderança: pastor ancião etc. O que é isso? ACEPÇÃO DE PESSOAS!

      Em se tratando do uso da proibição de uso de brincos e cordões realmente essa não foi uma doutrina criada pela IASD, mas isso não anula o fato de a IASD ao adotar tal doutrina e ao negar o batismo àqueles que usam brincos e cordões está agindo errado. Pois não há respaldo bíblico para isso. Há de se ver o contexto cultural. Tanto assim que Raquel nora de Abraão usou brincos e cordões e foi abençoada por Deus. Do mesmo José do Egito e o profeta Daniel usaram cordões. Todos eles com certeza seriam excluídos da IASD.

      Não estou sendo contra ou a favor do uso de adornos, mas apenas mostrando certas arbitrariedades que são criadas pelo ser humano e adotadas erradamente pelas igrejas, quando em outras situações outros objetos de uso pagão são adotados. Quer um exemplo: A gravata.

      Segundo alguns arqueólogos a gravata era usada nos rituais religiosos do Antigo Egito. Modernamente se expandiu pelos franceses, a partir do contato com soldados croatas, por pura vaidade. Agora pergunto: por que então ela é usada?

      Em se tratando do dia sagrado, os cristãos de um modo geral, contrariamente aos adventistas e do Sr., usufruem dos serviços todos os dias e não ficam condenando quem quer que seja por causa de sábado ou domingo. Sabe por quê?

      1º Jesus ordenou que um homem carregasse a cama pela cidade no sábado;

      2º Colossenses 2:16 Portanto, ninguém pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber , ou por causa dos dias de festa, ou lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisa futuras, mas o corpo é Cristo;

      3º Romanos 14:5 ‘Um faz diferença entre e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo. Aquele que faz caso do dia para o Senhor o faz.” ( Veja agora a advertência bíblica mais à frente que vale para o Sr.: Romanos . 14:10 “ Mas tu, por que julgas teu irmão?)

      Não devemos condenar ninguém por causa de sábado. Entretanto desculpe-me, vou ratificar mais uma vez: o Sr. faz isso seguidamente contrariando a Bíblia!

      Continua

      Excluir
    36. Continua

      As Igrejas Cristãs não são contra os mandamentos e adotam “AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO” que é muito mais amplo que os Dez Mandamentos. Sabe por quê? Porque não deixam escapar qualquer pecado. Tanto assim que nos Dez Mandamentos não há um único ordenamento para: a) Perdoar o inimigo; b) Ser misericordioso; c) não ser racista; d) gostar das crianças; e) gostar dos pobres etc. Agora se alguém deixar de cumprir a+b+c+d+e ficará enquadrado no “AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO”

      O que o Sr. me falou sobre a lei romana não é nenhuma novidade para mim. Já sabia de tudo isso.

      É evidente que quando um povo domina outro irá impor as suas normas. Mas vou seguir a linha doutrinária da IASD: não devemos seguir a lei dos homens, caso ela vá contra lei de Deus. O fato dos judeus estarem submetidos pelos romanos não anula as determinações de Deus.

      O interessante é que por várias vezes, e essa é a questão central, o Sr. busca passar implicitamente, às vezes explicitamente, a ideia de que alguns dos procedimentos dos fariseus eram tradição humana. Por isso mais uma vez – Ufa!!! – vou citar as determinações de Deus.

      Antes quero dizer que há exigências que foram determinadas por Deus e que se formos adotá-las de forma rígida vendo as coisas ao pé da letra, como os adventistas pregam, mas não querem cumprir – EU NÃO VIM PARA MUDAR MAS CUMPRIR - teremos que cumprir TUDO. Vide os mandamentos seguintes que foram ordenados por Jeová!

      - Que a lei do 4º mandamento do decálogo dizia para: parar as atividades no shabbat; (Êx 20:8-10) e (Dt. 5:12-15)
      - Que era proibido cozinhar (Êx.16:23).
      - Que era proibido lavrar, arar, e colher (Êx. 34:21).
      - Que era proibido fazer fogo (Êx. 35:2-3).
      - Que era proibido apanhar lenha (Num.15:32-36).
      - Que era proibido carregar cargas (Jeremias 17:21-22).
      - Que era proibido praticar o comércio (Neemias 13:15-17).

      E estava escrito claramente que qualquer um, fazendo qualquer trabalho, qualquer tarefa, seria morto (Êx. 31:14-15) (Êx 35:2); Núm. 15:32-36.

      Se nada fosse mudado todos os que transgridem, por exemplo, o sábado teriam que ser apedrejados, incluindo os adventistas que não o guardam mesmo!

      Daí que o "estudo completo das leis", para tentar de forma desesperada defender o sábado, é mero sofisma de sua parte, e da parte de quem vier. Tendo em vista que o que citei acima não é tradição dos homens foi determinação de Deus. Por isso seja coerente, cumpra-as!

      Portanto irmão a forma como o Sr. vê a lei sim é doutrinação da IASD que foi internalizada pelo Sr.

      Devemos ler os estudiosos e gosto de lê-los, mas temos que ter discernimento. Não adianta pegar vários dicionários teológicos ou os de história como os que tenho aqui em casa, por exemplo, e aceitar algo que não tenha lógica. Daí o motivo de dizer que os adventistas pregam um sábado que não vivem.

      Convivi e convivo com adventistas, pessoas maravilhosas, mas que na prática vivem um sábado light, um sábado de conveniência.

      Agora em se tratando do estudo da história, será que não sou eu quem a estuda? Citei os versos bíblicos acima das determinações de Deus quanto ao sábado e o Sr. desconsidera todos.

      O pior é que percebi que o Sr. se amolda, por interesse à lei dos homens. Os judeus não praticavam o apedrejamento por imposição romana. Ok. E como fica a lei de Deus! A determinação de Deus para o apedrejamento? Foi uma ordem de Deus irmão”!

      Sobre os fatos que citou sobre o procedimento dos judeus concernentes à lei romana conhecia todos. Nenhuma novidade. O que me causou estranheza foi que percebi que o irmão, novamente ratifico, procurou amoldar sua forma de ver a lei de Deus, às determinações de Deus submetendo-a a lei dos homens.



      Continua

      Excluir
    37. Continua

      A divisão das leis não é invenção dos adventistas. É invenção humana. Mas é usada pelos adventistas para justificar o sábado que nem eles guardam.

      Por outro lado, no Antigo Testamento haviam 613 leis. Portanto cuidado com as generalizações!

      Sobre o desconhecimento, o pior de todos que percebi no Sr., desculpe-me, é que prega um sábado que não pratica! Ou seria incoerência?

      No que diz respeito a Lutero, ele não é minha regra de fé. Se Lutero foi importante por causa da Reforma Protestante, - que foi banhada de sangue, tanto da parte dos protestantes; como de católicos. Cometeu muitos erros e historicamente ficou com as mãos manchadas de sangue ao apoiar o massacre de milhares de camponeses e ter escrito o folheto “Dos judeus e suas mentiras” orientando a matá-los e persegui-los.

      Quero dizer-lhe que meu modelo é Jesus que pregou o evangelho do amor e do perdão, muito diferente das hipocrisias que muitos pregam e sequer vivem!

      Em se tratando da “Santa Inquisição” é verdade que muitos foram mortos; mas também Lutero apoiou assassinatos e perseguições, do mesmo modo que Calvino e vários protestantes.

      Na Idade Moderna onde a Igreja Católica ou os Protestantes, no processo da Reforma Protestante, assumiam o poder as pessoas eram assassinadas sem dó nem piedade, tanto de um lado como de outro.

      A intolerância é algo que sempre acompanhou o ser humano. Na religião, por exemplo, além da violência física, quando esta não ocorre, há a violência simbólica: a) minha religião é a verdadeira; b) somos a religião remanescente; c) se não fizer isso, mais isso, mais isso você irá para o inferno e por aí vai.

      A respeito dos princípios de Jesus, sendo a pessoa cristã ou não, é evidente que se seguidos tornam o mundo melhor. Mas isso não se deu e nem se dá por causa do sábado.

      Há pessoas dispostas a dar a sua vida, adventistas ou cristãos, pelo nome de Jesus. Contudo a maior parte dos cristãos sequer acredita no sábado. Quem é o Sr. para dizer que por não guardarem o sábado tais cristãos estarão perdidos? Quero apenas que reflita!

      É evidente, mais uma vez afirmo, que historicamente o nome de Jesus quando usado de forma genuína contribuiu e contribui para um mundo melhor.

      Obs: Porém por outro lado, no século XIX, o nome de Jesus foi usado falsamente pelos países europeus e também por homens protestantes no poder para oprimir os povos do continente africano e asiático. Também não poderia deixar de citar os EUA onde o racismo era pregado por algumas Igrejas protestantes, principalmente no sul dos EUA.

      Agora a pergunta final, aquela que até agora o Sr. não respondeu:

      Dois irmãos da IASD foram condenados e chicoteados moralmente por trabalhar no sábado, inclusive pelo Sr. Porém por coincidência um está trabalhando numa cia elétrica e o outro numa cia telefônica, ambos no sábado.
      O Sr. os condenou porque considerou o trabalho deles, uma profanação, uma prostituição, um pecado. Porém contraditoriamente sabe que no exato momento em que está usando a energia ou o telefone de seus irmãos, NO SÁBADO - daqueles irmãos que o Sr. condenou porque considera que estão pecando - . AINDA ASSIM USA TAIS SERVIÇOS DOS SEUS IRMÃOS.
      Obs: o uso de energia elétrica e do telefone na maior parte das vezes nada tem a ver com o serviço espiritual.

      POR ISSO REPITO: VEJA SE HÁ CABIMENTO NISSO. E O PIOR É QUE O Sr. CONSEGUE DORMIR SEM PESO ALGUM DE CONSCIÊNCIA!

      Um abraço fraternal.

      Anônimo X.

      Excluir
    38. Só um detalhe: pense bem antes de responder esta última pergunta, pois vou desmontar todo o seu argumento que é puro sofisma.

      Excluir
    39. “Em relação à expressão “chicotear” é uma figura de linguagem, mas é evidente que a pessoa que trabalhe no sábado sofre preconceitos sim na IASD se “transgredi-lo”!”

      Como assim? O próprio amigo diz que continuamos a utilizar os bens desta pessoa e em seguida diz que temos preconceito? Não somos nós quem dizemos que devemos nos (afastar das pessoas) e seus serviços quando elas transgridem o sábado (para sermos coerentes), vossa pessoa é quem tem este pensamento.

      Adventistas se relacionam com transgressores do sábados, na escola, no comércio, no meio familiar e entre os amigos normalmente. Não há este preconceito! E até mesmo os adventistas que caem em apostasia são bem recebidos novamente quando se rebatizam. Creio que o amigo está com uma visão deturpada do adventista, vendo-os como preconceituosos e chicoteadores.

      Creio que o amigo anda muito influenciado por aquela lorota sobre sermos uma “seita” que se esconde em buracos fazendo rituais estranhos, com doutrinas demoníacas, julgando a toda gente, preparando uma conspiração para levar as pessoas à perdição. Me desculpe mas o amigo misturou a realidade que conheceu dos adventistas com as lorotas de terceiro que anda lendo por aí.

      “O que é isso senão acepção de pessoas”. Bem amigo então temos um problema, porque, segundo vosso pensamento, também teremos que fazer casamento homossexual na igreja para não fazermos a tal “acepção de pessoas”. O amigo demonstra não entender nada sobre doutrinas.

      Na bíblia, um rei pagão, que matou os próprios filhos em sacrifício, se relacionou com bruxaria e fez as piores coisas que uma pessoa poderia fazer, e também foi abençoada por Deus.

      Então tudo bem também se aceitarmos todas estas coisas dentro da igreja sob o pretexto de que Deus o abençoou? O amigo ainda não abandonou essa idéia errônea de que a benção de Deus significa aprovação para aceitação e execução de todos os pecados das pessoas?

      Deus perdoou um ladrão na cruz, então podemos roubar, já que Deus abençoou aquele homem que usava do roubo?

      Sinceramente o caro amigo tem pontos de vistas e “verdades” que não fazem o menor sentido. Isto porque o amigo se guia segundo seus próprios conceitos e não através dos conceitos bíblicos. Tenta encaixar a bíblia e seus ensinamentos nos vossos próprios propósitos. Isto está errado!

      “Todavia o procedimento da IASD é contrário ao do Pai Celestial, uma vez que a IASD discrimina as pessoas de outras denominações cristãs em relação ao casamento.”

      Mais uma vez vossa pessoa demonstra uma extrema ignorância dos fatos. Qualquer casal de outra denominação pode se casar inclusive dentro da igreja adventista. Católico se casará com outro católico dentro da igreja, pentecostal se casará com outro pentecostal dentro da igreja. E quanto ao julgo desigual também não há discriminação, porque a igreja também não faz casamentos (dentro do templo) de católicos com protestantes, ou protestantes com espíritas. Francamente, o amigo criou vários conceitos de coisas que não conhece. E sinceramente está dando cada bola fora! Sugiro que pelo menos leia o manual da igreja, os livros doutrinários e os documentos históricos antes de dizer coisas que ouviu por aí em sites apologéticos de terceiros.

      (continua...)

      Excluir
    40. “Contudo a doutrina da IASD desestimula o casamento de adventistas com pessoas cristãs de outras denominações,”

      E vem cá o amigo estimularia o casamento de uma filha com um rapaz ubandista? Devemos lembrar que também existe a religião satanista, então em vosso conceito de “não faze acepção de pessoas” e ignorar que os noivos não sejam da mesma fé, tal casal poderia se casar e ter uma vida harmoniosa?

      Já imaginou o casamento de um cristão com um satanista?
      Esta proibição de relacionamento de cristãos com não cristãos, já existe desde muito tempo. E toda vez que um abençoado de Deus insistiu em desobediência acabou pagando com a perda da própria fé. Exemplo: Salomão.

      E sempre que um líder se casou com uma pessoa de outra fé, a pessoa com quem se casou passou a viver segundo a fé do marido. Não existia isto de cada um ir para sua igreja. Novamente o caro amigo demonstra um desconhecimento das histórias bíblicas.

      E meu amigo, se disciplina é fazer acepção de pessoas, graças a Deus então por isto, porque prefiro estar em uma igreja que faz a tal “acepção de pessoas” do que uma igreja que permite aos membros viver segundo seus próprios princípios o invés de princípios bíblicos.

      “Tanto assim que Raquel nora de Abraão usou brincos e cordões e foi abençoada por Deus”

      Meu amigo, Abraão usou cordões para amarrar o próprio vestuário, o amigo quer comparar o cordão de Abraão com os cordões de hoje?

      http://www.istoe.com.br/reportagens/114877_O+OURO+DO+TRAFICO

      É claro que nem todos utilizam os cordões da mesma forma, mas uma vez permitindo o uso por qualquer motivo teríamos que permitir o uso a todos, seja quais forem os motivos.


      Veja como o amigo diz coisas sem sentidos:

      Primeiro diz que:

      “Em se tratando do uso da proibição de uso de brincos e cordões realmente essa não foi uma doutrina criada pela IASD”

      Depois diz que:

      “Não estou sendo contra ou a favor do uso de adornos, mas apenas mostrando certas arbitrariedades que são criadas PELO SER HUNANO e adotadas erradamente pelas igrejas,”

      Afinal esta doutrina é humana e criada pela IASD ou não, porque hora diz que não é e outra hora diz que é criação humana! Tenha santa paciência! O amigo muda de opinião “como se troca de roupa” apenas para sustentar vossos argumentos sem bases sustentáveis.

      “Há de se ver o contexto cultural.”

      O amigo viu nosso contexto cultural? Vou lhe mostrar novamente nosso contexto cultural!

      http://www.istoe.com.br/reportagens/114877_O+OURO+DO+TRAFICO
      http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/traficantes-presenteiam-fieis-e-amantes-com-joias-milionarias-no-rio-de-janeiro/
      http://ricardo-gama.blogspot.com.br/2010/12/complexo-do-alemao-traficantes-exibem.html
      http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/traficantes-presenteiam-fieis-e-amantes-com-joias-milionarias-no-rio-de-janeiro/
      http://cratonoticias.wordpress.com/2010/12/09/traficantes-presenteiam-mulheres-com-joias-de-ate-r-35-mil/

      (continua...)

      Excluir
    41. Veja o que Jesus diz sobre isto:

      “Mas que calçassem alparcas, e que não vestissem duas túnicas.” ( Marcos 6:9)

      “E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira.” ( Lucas 3:11)

      “E disse-lhes: Nada leveis convosco para o caminho, nem bordões, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem tenhais duas túnicas.” ( Lucas 9:3)

      “Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento.” ( Mateus 10:10)

      “E o que deu o restante do povo foi, em ouro, vinte mil dracmas, e em prata, duas mil libras; e sessenta e sete vestes sacerdotais.” ( Mateus 10:10)

      Não amigo, estamos apenas obedecendo a ordem de Cristo em adotar a modéstia como vestuário.

      “Segundo alguns arqueólogos a gravata era usada nos rituais religiosos do Antigo Egito”

      Egípcios de gravata? Essa foi boa! Onde é que o amigo anda buscando estas informações?

      “Agora se alguém deixar de cumprir a+b+c+d+e ficará enquadrado no “AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO”

      Oh mesmo? Então se alguém deixar cumprir os mandamentos ficará também enquadrado no “AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO”:


      Tu falastes através de vossos próprios conceitos e de conceitos apologéticos, este versículo porém que lhe passo é bíblico. Veja então vossos argumentos indo embora pelo ralo!

      “Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: AMARÁS AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO”. ( Romanos 13:9)

      Ou seja, se o amigo quer seguir o mandamento de Jesus de amar a Deus sobre todas coisas e ao próximo como a ti mesmo, terá que guardar os mandamentos. Porque estes dois mandamentos de Jesus é o resumo dos 10 mandamentos. Estando o amor a Deus nos 4 primeiros e o amor ao próximo nos 6 ultimos.

      Deixa de praticar a benevolência, a caridade, a misericórdia e todas as outras coisas para você ver se no fim não acaba transgredindo um dos mandamentos. Porque não há efeito nenhum da perda da misericórdia, benevolência e caridade que não resulte na transgressão de um mandamento. Quer uma prova?

      Satanás!

      Acha que Satanás começou transgredindo os mandamentos?

      Este começou com o orgulho, a perda da benevolência, da misericórdia e de todo o caráter que sustenta a pessoa a guardar os mandamentos;

      Mas quando seus pecados foram evidenciados? Ora quando infringiu a santa lei de Deus. Quando cobiçou. Quando matou. Quando tentou furtar o trono de Deus. Quando disse falso testemunho contra Deus. Quando se colocou como um deus diante de si mesmo e de outros. Quando desonrou o Pai.

      “O que o Sr. me falou sobre a lei romana não é nenhuma novidade para mim. Já sabia de tudo isso.”

      “Mas vou seguir a linha doutrinária da IASD: não devemos seguir a lei dos homens, caso ela vá contra lei de Deus.”

      Exatamente! E a lei diz não matarás! Portanto se os romanos decidiram que não se podia mais matar pessoas por apedrejamento, então esta lei está de acordo com os mandamentos, que tem muito mais poder do que os preceitos judiciais. Em verdade a própria lei romana passou a ser os preceitos judiciais adotado pelo povo. E pode acreditar que não há rei, nem governadores, cuja autoridade não houvera sido dada por Deus. Todo cristão deve viver sob leis e regras, e não na iniqüidade.

      (continua...)

      Excluir
    42. “Citei os versos bíblicos acima das determinações de Deus quanto ao sábado e o Sr. desconsidera todos.”

      Bom então o caro amigo está livre para tentar me convencer a voltar a guardar os preceitos judiciais! Vamos lá, pegue a bíblia e me convença! Porque vossos argumentos por si só eu não aceitarei.

      O que tenho por base são os 10 mandamentos e não os preceitos judiciais como base de obediência. Mas se o amigo quer me convencer de que para guardar os 10 mandamentos eu devo observar também as leis cerimoniais e os preceitos judiciais, esteja livre para me mostrar isto biblicamente!

      Porque eu tenho como mostrar que não precisamos guardar as leis cerimoniais nem os preceitos judiciais DAQUELA ÉPOCA, mas sim os 10 mandamentos e os preceitos judiciais de nossa época. Acaso não entendeu que ao Jesus se submeter à lei romana, e recuperar a lei daquele soldado, estava também nos ensinado a nos submeter à lei de nossos líderes? E que em qualquer parte do mundo seríamos amparados por leis para se cumprir a justiça? Para que observássemos a lei dos 10 mandamentos e deixássemos que nossos governos definissem as punições?

      “Os judeus não praticavam o apedrejamento por imposição romana.”

      Isto o amigo diz por si só, porém não é capaz de sustentar esta afirmação. Os judeus não praticavam o apedrejamento, justamente por proibição de Roma.

      “O que me causou estranheza foi que percebi que o irmão, novamente ratifico, procurou amoldar sua forma de ver a lei de Deus, às determinações de Deus submetendo-a a lei dos homens”

      E onde Deus disse que não devemos nos submeter à lei dos homens?

      “Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.” (Mateus 22:21)

      Os preceitos Judiciais passaram a ser de César e os mandamentos continuaram sendo de Deus. Porque os preceitos Judiciais eram do povo de Israel, e quando permitiram que vivessem sob a lei Romana, deixaram seus preceitos judiciais para seguir os de Roma.

      Isto é trocar a lei de Deus pela dos homens? De maneira alguma!

      http://www.comshalom.org/formacao/exibir.php?form_id=4666


      Veja que isto não é um conceito ADVENTISTA qualquer organização estudiosa que se preze entende muito bem o caráter das leis. Coisa que o amigo demonstra não conhecer. Do que adiantou então vossos estudos? Se não foi capaz de compreender coisas tão simples e claras biblicamente?

      (continua...)

      Excluir
    43. “A divisão das leis não é invenção dos adventistas. É invenção humana.” Bem então o caro amigo acha que as leis são todas agregadas? Todas elas tem o mesmo fim? É claro na bíblia que cada conjunto de lei tem um propósito claro e distinto. As leis cerimônias não servem para reger nossa moral. Assim como os 10 mandamentos não servem para definir o dia de páscoa e outras solenidades. Bem como os 10 mandamentos não servem para definir as punições cabíveis à cada transgressão.

      Se o amigo prefere ignorar isto e achar que a lei é como uma sopa onde tudo tem o mesmo fim e propósito, boa sorte! Eu prefiro me atentar à razão e admitir que cada conjunto de leis te um fim e um propósito diferenciado.

      "Os que não gostam de estudar, costumam dizer que tudo de que discordam é mentira, evitando o risco de ter que estudar, para defender aquilo que escolheram como verdade"

      Portanto, mais um bola fora do amigo, que novamente atribuiu como sendo uma invenção humana algo que é claro biblicamente.

      “Sobre o desconhecimento, o pior de todos que percebi no Sr., desculpe-me, é que prega um sábado que não pratica! Ou seria incoerência?”

      Vá então em uma igreja adventista no dia de sábado e veja se não seguimos os preceitos judiciais da nossa constituição ou os 10 mandamentos da lei de Deus.

      Acaso nossa constituição proíbe o uso de energia elétrica no dia de sábado?

      “Quero dizer-lhe que meu modelo é Jesus que pregou o evangelho do amor e do perdão, muito diferente das hipocrisias que muitos pregam e sequer vivem!”

      Então siga as ordens do nosso Jesus:

      “Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.”

      “Se me amais, guardai os meus mandamentos.”
      “se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.”
      “Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.”

      Eu lhe pergunto diretamente amigo Anônimo X, você conhece a Deus? Você realmente conhece a Deus?

      “Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.”

      Sobre:

      “Dois irmãos da IASD foram condenados e chicoteados moralmente por trabalhar no sábado, inclusive pelo Sr. Porém por coincidência um está trabalhando numa cia elétrica e o outro numa cia telefônica, ambos no sábado.”

      Não posso responder porque os chicoteados morreram e foram enterrados em um lindo jardim florido, com dezenas de rosas e hoje aguardam a ressurreição em Cristo.

      (continua...)

      Excluir
    44. Ué se o amigo pode inventar, masmorrar e chicoteamentos, também posso inventar coisas sobre esta história.

      Quer que eu admita que chicoteamos pessoas? Por que então não reformula?

      “Dois irmãos da IASD foram condenados, chicoteados, eletrocutados e fuzilados”??

      Creio que o amigo está indo muito além.

      “POR ISSO REPITO: VEJA SE HÁ CABIMENTO NISSO. E O PIOR É QUE O Sr. CONSEGUE DORMIR SEM PESO ALGUM DE CONSCIÊNCIA!”

      É realmente eu não conseguiria dormir sem peso algum na consciência depois de chicotear um irmão!

      Ainda bem que não chicoteamos por isto não temos que sentir peso algum na consciência!

      Atenciosamente.

      Excluir
    45. Querido irmão adventista, boa tarde.

      Suas respostas além de confusas, estão uma verdadeira salada.

      Fica até difícil respondê-lo diante de tanta confusão conceitual que comete.

      Responderei a algumas das questões principais. Mas está muito, muito difícil respondê-lo. Não pela qualidade dos seus argumentos, mas devido aos vários erros que comete.

      Vamos lá então:

      “Bom então o caro amigo está livre para tentar me convencer a voltar a guardar os preceitos judiciais! Vamos lá, pegue a bíblia e me convença! Porque vossos argumentos por si só eu não aceitarei.”

      RESPOSTA: Querido irmão o Sr. foi tão confuso, mas tão confuso que serei obrigado a repetir os versos bíblicos. Não são invenções minhas, estão na Bíblia. Espero que desta vez o Sr. leia.

      Antes quero dizer que há exigências que foram determinadas por Deus e que se formos adotá-las de forma rígida vendo as coisas ao pé da letra, como os adventistas pregam, mas não querem cumprir – EU NÃO VIM PARA MUDAR MAS CUMPRIR - teremos que cumprir TUDO. Vide os mandamentos seguintes que foram ordenados por Jeová!

      - Que a lei do 4º mandamento do decálogo dizia para: parar as atividades no shabbat; (Êx 20:8-10) e (Dt. 5:12-15)
      - Que era proibido cozinhar (Êx.16:23).
      - Que era proibido lavrar, arar, e colher (Êx. 34:21).
      - Que era proibido fazer fogo (Êx. 35:2-3).
      - Que era proibido apanhar lenha (Num.15:32-36).
      - Que era proibido carregar cargas (Jeremias 17:21-22).
      - Que era proibido praticar o comércio (Neemias 13:15-17).

      E estava escrito claramente que qualquer um, fazendo qualquer trabalho, qualquer tarefa, seria morto (Êx. 31:14-15) (Êx 35:2); Núm. 15:32-36.

      Se nada fosse mudado todos os que transgridem o sábado, por exemplo, teriam que ser apedrejados, incluindo os adventistas que não o guardam mesmo!

      O que está acima são preceitos judiciais? Se são, os Dez Mandamentos também o são. Francamente Sr. Adventista, não esperava! Que o Sr. descaracteriza-se - foi sua verdadeira intenção - as ordens divinas.

      Veja outro erro seu:

      “Exatamente! E a lei diz não matarás! Portanto se os romanos decidiram que não se podia mais matar pessoas por apedrejamento, então esta lei está de acordo com os mandamentos, que tem muito mais poder do que os preceitos judiciais. Em verdade a própria lei romana passou a ser os preceitos judiciais adotado pelo povo. E pode acreditar que não há rei, nem governadores, cuja autoridade não houvera sido dada por Deus. Todo cristão deve viver sob leis e regras, e não na iniquidade”.

      RESPOSTA: Quer dizer que agora o Sr. aceita a lei dos romanos? Quer dizer que as determinações de Deus não valem. Quer dizer que as determinações de Deus eram iniquidade? É isso que o Sr. acredita? Creio que sim, pois é isso que o seu texto nos induz a pensar. Francamente Sr. Adventista, por essa também não esperava!

      Depois de tão graves erros o Sr. ainda teve a coragem de escrever o seguinte:

      “Veja que isto não é um conceito ADVENTISTA qualquer organização estudiosa que se preze entende muito bem o caráter das leis. Coisa que o amigo demonstra não conhecer. Do que adiantou então vossos estudos? Se não foi capaz de compreender coisas tão simples e claras biblicamente?”

      RESPOSTA: Por isso fica muito difícil de responder. Por quê? Porque o Sr. comete seguidos erros conceituais. Busca de forma implícita - para quem sabe ler um pingo é letra - gloriar-se de conhecimentos que não possui.

      O Sr. crítica a desobediência e ao mesmo tempo critica Deus e elogia os romanos. Não disse isso diretamente, e pode até não ter tido esta intenção, mas o que escreveu leva a que tiremos essa conclusão. O Sr. precisa pensar melhor antes de escrever.
      __________
      Continua

      Excluir
    46. Continua

      “Portanto, mais um bola fora do amigo, que novamente atribuiu como sendo uma invenção humana algo que é claro biblicamente”

      RESPOSTA: A bola fora foi novamente sua irmão. Poderia vestir a camisa do INACREDITÁVEL FUTEBOL CLUBE. Mostre-me na Bíblia onde está escrito lei moral e cerimonial. Se mostrar um único verso admitirei o meu erro! CITE A BÍBLIA!
      __________

      "Os que não gostam de estudar, costumam dizer que tudo de que discordam é mentira, evitando o risco de ter que estudar, para defender aquilo que escolheram como verdade"

      RESPOSTA: não é pelo fato de ter DOUTORADO, MESTRADO que o meu argumento ou de qualquer outro que possua tal título vale mais do que o argumento de outra pessoa. Ou será que vale? Se fosse assim teríamos que desconsiderar pessoas com a genialidade de José Saramago, Bill Gates, Eike Batista etc Pelo que sei nenhum deles se formou academicamente.

      O grande problema é que o Sr. pega uns estudos de alguns “estudiosos” e os considera como verdade. Os idolatra como sendo a verdade. NÃO DEVERIA FAZER ISSO!

      Um dos mais sagrados dons do ser humano é pensar, analisar e refletir para que não seja um teleguiado.

      Será que Sr. quando afirmou: Os que não gostam de estudar... não estivesse se referindo a si próprio? Saiba que discordar de tudo e concordar com tudo é tarefa dos acomodados!
      _________

      Veja mais outra pérola que o Sr. escreveu:

      “Portanto, mais um bola fora do amigo, que novamente atribuiu como sendo uma invenção humana algo que é claro biblicamente.”

      RESPOSTA: Se é tão claro mostre-me biblicamente – NA BÍBLIA – onde está escrito: Lei moral, lei cerimonial. Quero que me mostre, mas não me venha, por favor, com citações tradicionais da IASD que já conheço aos montes! Quero citação bíblica, pelo menos uma!

      O Sr. usou uma frase, por demais manjada, por ser usada pela IASD fora de contexto: “Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.”

      Reflita se quando o Sr. condena o seu irmão por trabalhar no sábado, mas ao mesmo tempo paga e usa tais serviços em sua residência no sábado que nada tem a ver com a parte espiritual. Reflita se dentro do que acredita está sendo fiel.
      Novamente vou fazer mais algumas citações espero que desta vez o Sr. leia.

      Em se tratando do dia sagrado, os cristãos de um modo geral, contrariamente aos adventistas e do Sr., usufruem dos serviços todos os dias e não ficam condenando quem quer que seja por causa de sábado ou domingo. Sabe a razão?

      1º Jesus ordenou que um homem carregasse a cama pela cidade no sábado;

      2º Colossenses 2:16 Portanto, ninguém pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber , ou por causa dos dias de festa, ou lua nova, ou dos sábados, que são sombras das coisa futuras, mas o corpo é Cristo;

      3º Romanos 14:5 ‘Um faz diferença entre e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo. Aquele que faz caso do dia para o Senhor o faz.” ( Veja agora a advertência bíblica mais à frente que vale para o Sr.: Romanos . 14:10 “ Mas tu, por que julgas teu irmão?)

      Não devemos condenar ninguém por causa de sábado. Entretanto desculpe-me, vou ratificar mais uma vez: o Sr. faz isso seguidamente contrariando a Bíblia!
      __________

      Continua

      Excluir
    47. Contiinua

      Achei interessante sua resposta final que é típica, desculpe-me do puro farisaísmo. De quem foge de responder, pois sabe o que perguntei.

      Sabe também o motivo de não querer responder. Por isso vou lhe dar nova chance.

      Antes de repetir a pergunta que até agora o Sr. não respondeu, quero dizer que usei o termo “chicoteamento moral” que nada tem, dentro do contexto que estou perguntando, com o chicoteamento físico. O irmão sabe disso. Porém, apenas por conveniência, está se fazendo de desentendido.

      Agora aquela pergunta hipotética que o Sr. está com medo de responder:

      Dois irmãos da IASD foram condenados e chicoteados moralmente por trabalhar no sábado, inclusive pelo Sr. Porém por coincidência um está trabalhando numa cia elétrica e o outro numa cia telefônica, ambos no sábado.
      O Sr. os condenou porque considerou o trabalho deles, uma profanação, uma prostituição, um pecado. Porém contraditoriamente sabe que no exato momento em que está usando a energia ou o telefone de seus irmãos, NO SÁBADO - daqueles irmãos que o Sr. condenou porque considera que estão pecando - . AINDA ASSIM USA TAIS SERVIÇOS DOS SEUS IRMÃOS.

      POR ISSO REPITO: VEJA SE HÁ CABIMENTO NISSO. E O PIOR É QUE O Sr. CONSEGUE DORMIR SEM PESO ALGUM DE CONSCIÊNCIA.

      Obs 1: O uso de energia elétrica e do telefone no sábado em sua residência e na residência dos adventistas, na maior parte das vezes nada tem a ver com o serviço espiritual.

      Obs 2: Não estou condenando o produto, mas a ilicitude original aquela que o sr. condena o tempo todo do sábado!

      Obs 3: A última pergunta que lhe fiz põe a nu sua contradições. Ela é café pequeno perto do que o Sr. comete. por quê? Porque o Sr. faz diversas condenações, pois considera todos os cristãos que não guardam o sábado, no mesmo nível de: adúlteros, prostitutas, assassinos, idólatras, mentirosos e tudo mais que não presta.

      Obs. 4: Por isso espero que o Sr. responda a última pergunta que lhe fiz. Afinal a esperança e a última que morre. OU SERÁ QUE ESTÁ COM MEDO DE RESPONDER?

      Um abraço fraternal.

      Anônimo X.

      Excluir
    48. Mais algumas questões para finalizar:

      Quanto a questão da gravata, faça o que até hoje não fez. Pesquise e terá as respostas. Quando queremos saber das cosias pesquisamos. Faça isso!

      Lembro que lhe dizia que se a pessoa não cresse no dom profético de Ellen White não poderia batizar-se na IASD.
      O Sr. duvidou achou graça. Sequer procurou pesquisar.
      Mas no final provei através da resposta do Portal oficial da IASD e do Manual da Igreja, 2008 pág. 42, Doutrina Fundamental nº 18, que isto é verdade. Leia o seguinte:

      O trabalho do pastor só estará completo depois de ter instruído cabalmente os candidatos e de estes conhecerem bem e terem aceitado e decidido seguir todas as crenças fundamentais da Igreja e respectivas práticas com elas relacionadas, e se encontrarem preparados para assumir as responsabilidades de membros da igreja. As igrejas devem insistir na aplicação desta regra como um princípio que regula a aceitação de novos membros. Através do seu Conselho, as igrejas devem insistir em que os candidatos sejam instruídos individualmente e também, sempre que possível, sejam ensinados numa classe baptismal.
      Idem em relação ao afastamento das funções de pastor, ancião etc. Enfim das funções de liderança se um adventista casar-se com pessoa cristão de outra denominação. Manual da Igreja, 2008, pág. 61.

      E depois critica as pessoas que não gostam de estudar! Aqui o Sr. está na mesma situação do sábado: critica, mas não pratica!

      Um outro detalhe sobre o casamento é que o Sr. chega a induzir, criticar o casamento de adventistas com pessoas cristãs de outras denominações, usando os mais estapafúrdios exemplos.

      O mesmo fez em relação ao uso de brincos e cordões.

      Para o senhor ou é do jeito adventista ou não presta! E isto apesar dos erros bíblicos da IASD!

      Um abraço.

      Anônimo X.

      Excluir
    49. Acabei inserindo em meu último comentário algo que não consta no Manual da Igreja(IASD), abaixo o real teor:

      Os Ministros Devem Instruir Cabalmente os Candidatos Antes do Baptismo – O pastor não deverá apresentar qualquer candidato para o baptismo e para ser membro da igreja, sem que possa satisfazer a igreja por meio de um exame público, mostrando que o candidato está bem instruído e apto para dar esse passo (ver subtítulo abaixo até à pág. 66). Nas igrejas onde baptismos frequentes poderiam diminuir o significado de um exame público, deverá seguir-se um plano alternativo. O trabalho do pastor só estará completo depois de ter instruído cabalmente os candidatos e de estes conhecerem bem e terem aceitado e decidido seguir todas as crenças fundamentais da Igreja e respectivas práticas com elas relacionadas, e se encontrarem preparados para assumir as responsabilidades de membros da igreja. As igrejas devem insistir na aplicação desta regra como um princípio que regula a aceitação de novos membros. Através do seu Conselho, as igrejas devem insistir em que os candidatos sejam instruídos individualmente e também, sempre que possível, sejam ensinados numa classe baptismal. Pag. 61, Manual da Igreja, 2008.

      Obs 1. Desconsiderar o comentário anterior a este, em que escrevi: Idem em relação ao afastamento das funções de pastor, ancião etc. Enfim das funções de liderança se um adventista casar-se com pessoa cristão de outra denominação. Manual da Igreja, 2008, pág. 61.

      Obs 2: na realidade há o afastamento das funções de liderança, mas o comentário acima - que estão no comentário anterior - foram meus.

      Dado o esclarecimento, anelo que Deus abençoe a todos nós.

      Att.

      Anônimo X.

      Excluir
    50. Resposta em: http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/06/verdade-sobre-os-mandamentos.html

      Atenciosamente.

      Excluir
  4. Isaías

    64.6 Todos nós nos tornamos impuros, todas as nossas boas ações são como trapos sujos. Somos como folhas secas; e os nossos pecados, como uma ventania, nos carregam para longe.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo X,

    Saudações em Cristo Jesus!

    Obrigado pelo esclarecimento sobre a lei e sua aplicação. Vem no momento propício, pois entendo este assunto conforme sua explanação.

    Saúde e paz!

    Abraço,

    cristão Livre.

    ResponderExcluir
  6. Retribuo o abraço querido irmão Cristão Livre!

    Que Deus abençoe a todos nós, em nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  7. Irmão Cristão Anônimo X,

    Veja que interessante!

    A IASD esteve envolvida na perseguição aos judeus na Guerra mundial, durante o Holocausto, inclusive cortou do rol de membros, os Judeus adventistas, por a IASD estar apoiando as ações de HITLER.

    IGREJA ADVENTISTA PEDE ''PERDÃO'' POR TER APOIADO O NAZISMO

    Europa: Igrejas adventistas da Alemanha e Áustria ''Pedem'' Desculpas Por Ações Durante Holocausto

    August 16, 2005 Hannover, Germany .... [Mark A. Kellner/ANN Staff]

    TEM ATÉ UMA FOTO DO ADVENTISTA JUDEU DESLIGADO da Igreja, NO LINK DE ORIGEM DA INFORMAÇÃO.


    Em função do 60º. aniversário do fim da II Guerra Mundial, os líderes da Igreja Adventista do Sétimo Dia na Alemanha e Áustria emitiram uma declaração expressando que "lamentam profundamente" qualquer participação em atividades nazistas, ou em seu apoio, durante a guerra. As entidades da Igreja "honestamente confessam" a falha "em seguir a Nosso Senhor" por não protegerem os judeus, e outros, do genocídio daquela época, amplamente conhecida como o Holocausto. Milhões de pessoas pereceram de atrocidades da guerra, inclusive mais de seis milhões de judeus que foram exterminados em perseguições nazistas durante o período de 12 anos, entre 1933 e 1945.


    A declaração foi inicialmente publicada na edição de maio de 2005 de "AdventEcho", uma revista denominacional em língua alemã, e também aparecerá em outras publicações alemãs, declarou o Pastor Günther Machel, presidente da Igreja Adventista alemã e um dos três signatários da declaração.

    Uma cópia da declaração foi fornecida a Yad Vashem, autoridade do Memorial de Recordação dos Mártires e Heróis do Holocausto em Israel, acrescentou o Dr. Rolf Pöhler, ex-presidente da área eclesiástica do Norte Alemã, que atua presentemente como consultor teológico, e estava envolvido com a redação da declaração.

    "Profundamente lamentamos que o caráter da ditadura Nacional Socialista não havia sido percebida em tempo e de modo suficientemente claro, e a natureza contrária a Deus da ideologia [nazista] não havia sido devidamente identificada", afirma a declaração. A Igreja declara que também lamenta "que em algumas de nossas publicações . . . se encontraram artigos glorificando Adolf Hitler e concordando com a ideologia do anti-semitismo numa forma que é incrível para a perspectiva atual".

    Os adventistas do sétimo dia na Alemanha e Áustria recentemente pediram desculpas por qualquer participação nas atividades nazistas, ou em apoio a elas, durante a guerra. A foto é de um cartão de identidade de um adventista de origem judaica que foi eliminado do rol de membros da Igreja na Alemanha Max-Israel Munk, quando os nazistas deram ordem para se fazer tais exclusões. Após sobreviver a prisão em dois campos de concentração, Munk retornou para casa após a guerra e solicitou reintegração como membro, o que lhe foi concedido. [Foto: AdventEcho magazine, Germany]

    Os dirigentes da Igreja também expressaram pesar de que "nossos povos se tornaram associados com o fanatismo racial destruidor de vidas e liberdade de 6 milhões de judeus e representantes de minorias por toda a Europa", e que "muitos adventistas do sétimo dia não compartilharam das necessidades e sofrimentos de seus concidadãos judaicos".

    leiam a informação completa, pois
    está na internet para quem quiser ver, fontes:

    Leia também neste site: A igreja adventista apoiu hitler.
    Fontes: http://news.adventist.org/data/2005/07/1124218053/index.html.pt ou http://news.adventist.org/data/2005/07/1124218053/index.html.en

    E Neste que fez uma tradução:

    http://nitrogricerinapura2010.blogspot.com.br/2011/08/igreja-adventista-pedem-perdao-por-ter.html#more

    Cristão Livre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apresente-nos tais documentos! Que dirão logo a seguir, que a igreja adventista apoiou Mao Tse Tung? Ou Osama Bin Laden?

      O amigo se mostra desesperado em recorrer a qualquer afirmação duvidosa e revelá-las como absurdamente corretas. O texto que o amigo apresentou não corresponde a dita matéria, trata-se porém de uma INTERPRETAÇÃO, muito diferente do que está escrito originalmente.

      Mas claro não vou exigir que o amigo deixe de acreditar fielmente no que os outros dizem. Nem que leia a matéria na fonte. Afinal pegar a opinão de alguém contra o adventisto é mais apetitoso do que ler a sem graça VERDADE não é mesmo?

      Me pergunto quantos boatos já devem ter inventado sobre os adventistas. Realmente há muita gente incomodada.

      Atenciosamente.

      Excluir
    2. Aos amigos Cristão livre e Sr. Adventista, um forte abraço.

      Mostre a fonte original Sr. Adventista, fiquei interessado emeconhecê-la.

      O que o Cristão Livre citou não é verdade? Foi isso que o Sr. afirmou?

      Excluir
    3. Ei Senhor Adventista!

      Saudações Cristãs!

      Vê se para de ser desconfiado! Parece que tudo é mentira e suspeito para você?

      Veja, confira a fonte é da própria IASD:

      http://news.adventist.org/archive/articles/2005/08/16/europe-german-austrian-churches-apologize-for-holocaust-actions

      Porque você quer esconder o que até a própria IASD divulga?
      Porque este interesse em esconder os fatos? Se dependesse de você tudo ficaria encoberto? Nunca ficaríamos sabendo de nada?

      Porque este seu interesse em manter as pessoas nas trevas e na escuridão da ignorância e desinformação? O que você ganha com isto?

      Ainda bem! Graças a Deus que existem Adventistas honestos e verdadeiros, que não escondem os fatos, não são enrolões e nem dissimulados!

      Confira você mesmo a fonte?! e veja se estou inventando ou mentindo?

      Por favor confira a fonte e depois se eu estiver errado, farei questão de te pedir perdão no próximo comentário.

      Aguardando,

      Seu Irmão Cristão Livre.

      Excluir
    4. Olhei o último link que passou:

      http://news.adventist.org/archive/articles/2005/08/16/europe-german-austrian-churches-apologize-for-holocaust-actions

      Seu conteúdo se mostra verídico.

      Realmente não aceito como fonte primária conteúdos de terceiros como de: http://nitrogricerinapura2010.blogspot.com.br, mas o último link que me passou está funcionando e é oficial.

      Esta parte porém do vosso comentário:

      "A IASD esteve envolvida na perseguição aos judeus na Guerra mundial, durante o Holocausto, inclusive cortou do rol de membros, os Judeus adventistas, por a IASD estar apoiando as ações de HITLER."

      É INTERPRETAÇÃO de terceiros, não oficial!

      E esta retradução do título:

      "IGREJA ADVENTISTA PEDE ''PERDÃO'' POR TER APOIADO O NAZISMO"

      É também uma interpretação de terceiros.

      Agradeço pelo link e recomendo a todos que quiserem saber dos fatos.

      http://news.adventist.org/archive/articles/2005/08/16/europe-german-austrian-churches-apologize-for-holocaust-actions

      Gostei do site, bem científico e acadêmico e tem muita informação útil e confiável

      Atenciosamente.

      Excluir
  8. Sr. Adventista, bom dia.

    Quer dizer que todo o restante da mensagem, inclusive esta;

    Em função do 60º. aniversário do fim da II Guerra Mundial, os líderes da Igreja Adventista do Sétimo Dia na Alemanha e Áustria emitiram uma declaração expressando que "lamentam profundamente" qualquer participação em atividades nazistas, ou em seu apoio, durante a guerra. As entidades da Igreja "honestamente confessam" a falha "em seguir a Nosso Senhor" por não protegerem os judeus, e outros, do genocídio daquela época, amplamente conhecida como o Holocausto. Milhões de pessoas pereceram de atrocidades da guerra, inclusive mais de seis milhões de judeus que foram exterminados em perseguições nazistas durante o período de 12 anos, entre 1933 e 1945.

    É verdade?

    Se for, pelo menos, pelo que escreveu, o Sr. concordou, é uma vergonha!

    Qualquer envolvimento macabro deveria resultar em indenização!

    Atenciosamente.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir
  9. Um simples pedido de desculpas, não reparam lares destruídos e filhos e filhas que ficaram sem pais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, muitas vezes não podemos reparar nosso próprios erros. Indenizações não reparam erros, apenas restituem.
      Não há nada que possa reparar os efeitos do holocausto.

      Atenciosamente.

      Excluir
  10. O Sr. está certo.

    Por outro lado, muitos cristãos na Alemanha das mais variadas denominações apoiaram Hitler. Creio por isso que seria injusto da minha parte ou de qualquer um imputar tal prática somente ao adventismo.

    Um outro aspecto triste, mudando de assunto, é que a pessoa que quiser pesquisar verificará, por exemplo, práticas racistas em várias denominações nos EUA.

    Lá ocorre de haver igreja para brancos e para negros. É lamentável, mas ocorre!

    Lembro-me certa vez de ouvir um pregador branco adventista com lágrima no olhos afirmar existir isso nos EUA: IASD com Igreja para brancos e outra com IASD para negros.

    E olha que já li em Testemunhos Seletos, não me lembro a passagem, Ellen White afirmar que os que assim procedem - RACISMO - precisam de uma radical conversão.

    O racismo não condiz com o evangelho de Cristo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amigo está certo, agora a pouco vi um vídeo onde o Datena da televisão quase chora depois de assistir a uma reportagem sobre a falta de leitos em hospitais.

      http://www.youtube.com/watch?v=72jeb7slUu8

      O desapreço pela vida humana está aumentando cada vez mais. Me pergunto, por quanto tempo ainda o homem conseguirá manter a sua humanidade.

      Excluir
  11. Eu só queria saber qual motivo da antipatia pelo mandamento do sábado demonstrado pela maioria das pessoas que se dizem "cristãs"...guardar somente nove mandamentos é meio estranho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há os sinceros que realmente acreditam que o domingo é o dia correto de descanso. Todavia há aqueles que perderiam um bom dinheirinho caso decidissem guardar o sábado em suas igrejas, porque hoje é mais fácil e conveniente se guardar o domingo.

      Reconhecer que os 10 mandamentos são ainda a regra padrão de todo cristão, implica em aceitar que o antigo testamento não perdeu sua validade. Aí que "a porca torce o rabo", porque a palavra de Deus então mostrará muita coisa de errado que o cristão tem praticado, alegando que o antigo testamento, por ser velho, deva ser ignorado.

      Em contrapartida há também o medo de que outras igrejas venham a reconhecer o sábado como dia bíblico de descanso, o que poderia acarretar em uma debanda de membros, fazendo-os perder também uma boa parte do seu dinheirinho.

      Hoje se prega muito o comodismo, rotulado como heresia, tudo aquilo que incomoda o confortável estilo de vida daqueles que fazem questão de ignorar recomendações bíblicas.

      Hoje uma igreja que guarda o sábado é rotulada como seita, porque "não entrou na novidade" do novo testamento.

      O adventismo hoje tem sido criticado justamente por guardar TODOS os 10 mandamentos, por praticar hábitos de saúde e de boa alimentação, por ser institucionalizada através de seus hospitais, sanatórios, escolas. Por ter boas igrejas, extrema organização e por pagar bem seus pastores e demais funcionários.

      Mas principalmente por ter uma profetiza verdadeira cujos conselhos mudaram hábitos em todo o mundo e que ensinou que além de cuidar da parte espiritual, o cristão também deve cuidar da saúde e educação daqueles que necessitam.

      Não há argumentos contra uma vida santa, assim como não há argumentos contra as boas obras. Se por isto nos chamam de seita, respondemos com as palavras de Paulo, quando foi acusado de ser sectário:

      "Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo TUDO quanto está ESCRITO na lei e nos profetas." (Atos 24:14)

      Se Paulo que cria em TUDO que estava ESCRITO no antigo testamento (leis e profetas), foi tachado de sectário, sendo criticado e ridicularizado, porque com o cristão hoje seria diferente?

      Alguns dizem que Paulo estaria se referindo ao novo testamento, quanta ignorância, porque o novo testamento nem haveria sido ainda escrito.

      Atenciosamente.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.