domingo, 14 de julho de 2013

Nova Aliança - Explicação de forma didática e bem direta

Muitos tem praticado a telogia da Nova Aliança em substituição à antiga aliança, mas o que a Bíblia diz?

Peço aos amigos leitores que verifiquem aquilo que vou lhes demonstrar de forma bastante simples e didática.

A aliança iniciada com Abraão e firmada entre o Povo de Israel e renovada por Jesus são na verdade a mesma aliança. Chamamos de antiga aliança, porque foi dada na antiguidade, ENTRE o povo de Israel (não somente ao povo de Israel).

http://www.bibliaonline.com.br/acf/busca?q=estrangeiro

 A aliança consistia em uma fase de encontro pela primeira vez, um namoro, (iniciada com Abraão), seguida então de uma promessa de noivado (seria como colocar a aliança na mão direita do povo de Deus, segundo o costume que temos hoje) e ampliada com a promessa de casamento (seria como colocar a aliança na mão esquerda do povo de Deus).

A promessa de noivado feita ao povo de israel (e não com o povo de Israel) foi cumprida com a entrega do Messias em sacrifício, mas felizmente Jesus deu continuidade ao seu relacionamento com SEU povo e fez-lhe uma aliança de casamento.

As bodas se cumprirá no futuro quando Jesus vier nos buscar:

http://www.bibliaonline.com.br/acf/busca?q=bodas+do+cordeiro

O povo de Israel e a Igreja de Cristo, sempre foram vistas por Deus como a figura de uma mulher. Deus amou esta mulher e a si mesmo se entregou por ela.

"Passando eu por junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; estendi sobre ti as abas do meu manto e cobri a tua nudez; dei-te juramento e entrei em aliança contigo, diz o Senhor Deus; e passaste a ser minha. Então, te lavei com água, e te enxuguei do teu sangue, e te ungi com óleo. Também te vesti de roupas bordadas, e te calcei com couro da melhor qualidade, e te cingi de linho fino, e te cobri de seda. Também te adornei com enfeites e te pus braceletes nas mãos e colar à roda do teu pescoço. Coloquei-te um pendente no nariz, arrecadas nas orelhas e linda coroa na cabeça. Assim, foste ornada de ouro e prata; o teu vestido era de linho fino, de seda e de bordados; nutriste-te de flor de farinha, de mel e azeite; eras formosa em extremo e chegaste a ser rainha. Correu a tua fama entre as nações, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o Senhor Deus." (Ezequiel 16:8-14)

"Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito....Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja." (Efésios 5:25-27,32)

Assim percebemos que na verdade, israelitas e cristãos são uma coisa só. Não existem dois povos de Deus.

Aquele que diz portanto que Israel não é mais parte do povo de Deus está completamente equivocado (Israel deixou apenas de ser o único, e também, de ser o povo fiel). Bem como aqueles que dizem que o antigo testamento não é mais válido mas tão somente o novo testamento. Os mesmos que dizem que a antiga aliança foi substituída pela nova aliança. A Bíblia jamais pregou tais coisas.

A Bíblia é uma coisa só, as alianças são um compromisso só, Israelitas e Cristãos são um povo só, regidos pela mesma Lei e salvos pela mesma Graça.

Uma só Bíblia, uma só Lei, um só Povo, um só Batismo, um só Caminho, uma só Verdade, um só Plano de Salvação, um só Compromisso com um só Senhor. Uma só Noiva, um só Noivo, um só Casamento. Uma só forma de Fidelidade, uma só forma de Obediência.

Como desculpas muitos destes pastores, totalmente envolvidos pelo engano procuram se justificar dizendo que a lei de Jesus era diferente da Lei de Deus, ma quando vamos à Bíblia, vemos que:


Amar a Deus e ao próximo é apenas um resumo dos 10 mandamentos:

Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. (Romanos 13:9)

São os 4 primeiros mandamentos resumidos em uma só frase e uma só idéia:
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

E os 6 últimos mandamentos resumidos em uma só frase e uma só idéia:
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

Só se demonstra o amor a Deus de uma única forma, guardando SEUS mandamentos e mantendo a fé em Jesus Cristo. E o estrangeiro só reconhece o povo de Deus de uma única forma, quando este povo manifesta as obras da lei.

O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. (Romanos 13:10)

Amor é o significado que Cristo deu à Lei que antes era vista apenas como sinal de obediência. Antes obedecíamos a Lei tentando ganhar o amor de Deus, mas hoje, Deus derrama seu amor sobre a humanidade e assim guardamoss sua Lei, porque o amamos e assim fazemos a SUA vontade. Porque ELE amou ao mundo de tal maneira que deu SEU único filho, para que todo aquele que NELE crê não pereça mas tenha a vida eterna. Este amor jamais poderá ser pago, mas podemos retribuir em obediência e fidelidade, por amor à Deus e isto não é pedido mas EXIGIDO. Não para sermos salvos, mas para que uma vez salvos, não sejamos deixados para trás, quando Cristo vier diante dos nossos olhos e de toda criatura. Porque Cristo não levará para o céu, aqueles que de fato não o amam.

Então lhe pergunto: - Você o ama?

Se me amais, guardai os meus mandamentos. (João 14:15)

Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. (1 João 2:4)

Foi para ensinar esta lição que Cristo pregou na Terra.

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. (João 14:21)

E quando vier nos buscar dirá:

Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. (Apocalipse 14:12)

E Jesus tem uma mensagem para estes pastores que se encontram completamente equivocados:

Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. (João 15:10)

E lhes pergunto: - Como se pode amar a Deus descumprindo qualquer um de SEUS mandamentos?

86 comentários:

  1. A "didática" acima pode até servir de aprendizagem somente para os "desavisados", como um outro conteúdo qualquer; porém, está muito aquém de representar alguma Verdade. Além de conter algumas omissões por falta de informação e/ou conhecimento à luz das Escrituras; bém como algum conhecimento histórico no que diz repeito a montagem do Canon Bíblico.

    Há uma patente intenção do autor do referido Artigo em tentar "amenizar" o termo Pejorativo de "Velho Testamento" criado pela Igreja Romana, quando traduziu a Bíblia para a linguagem Grega Latina, e Língua Portuguesa.

    O Sr. Adventista escreveu: "Chamamos de antiga aliança, porque foi dada na antiguidade...". Ora, não é bém isso não ! a questão é outra completamente diferente.
    O aconteceu foi que, o Cristianismo Romano com sua audácia e por conta própria chamou sim, as Escrituras Judaicas de "V.T"; dando a entender a sua suposta "Caduquice", porque criaram um "N.T" que é na verdade, uma escritura autônoma, à parte da Revelação do Sinai e Profetas.
    E para comprovar o que estou escrevendo, basta ler os "delírios Teológicos" escritos pelo autor de Hebreus, Cap. 8:1-13; onde chama a Aliança/Pacto de Deus com Israel de: "Velha e ANTIQUADA" (Vs 13).
    -Na Verdade, o autor de Hebreus "distorce" as Escrituras do começo ao fim dos seus escritos. Mas nem todos são capazes de enxergar isso; pois infelizmente se recusam a fazer. Pela razão de que os seus líderes fazem crer que toda a Bíblia é a Palavra de DEUS. Sendo isto aceito pelos "fiéis" sem questionamento algum; porque esses que não pensam por si só.

    -Este é o primeiro equívoco.

    -O segundo "equívoco", é afirmar que: "A promessa de noivado feita ao povo de israel (e não com o povo de Israel)..." - "Noivado ?".
    Bom, a verdade é que em princípio, Israel foi separado por DEUS para serem Santos e um povo especial (Êx. 19:5-6), e para serem luz para as Nações (Isa. 42:1, 6) como "Mediadores" da Aliança. Ou seja, os Gentios só farão parte do povo de Deus mediante o "abraçar" a Aliança. Não existe outra maneira (Isa. 56).

    Agora, sobre a Nova Aliança, não será uma outra em substituição a primeira, mas sim com a conotação de "Renovação" da mesma, pois O Eterno não muda e tampouco Revoga as Suas promessas.
    -Falando desta Aliança Renovada, o Eterno disse:
    "Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma Aliança Nova COM a casa de Israel e COM a casa de Judá." Jeremias 31:31.
    cot...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que voce fala em teologia meu querido irmão, vejo mais equívocos na sua resposta. do que nos adventista. Eu sou apenas um jornalista que estudos inclusive as traduções das bíblias corrompidas do texto critico. Ainda permaneço com a KJ original clássica. Mesmo assim do meio de atos até o final do livro de apocalipse, foram arrancadas 60 mil palavras.
      Contudo o mundo inteiro prega o dia do sol e não o verdadeiro dia o Sábado. você sabe disso
      Abraços
      Caetano

      Excluir
  2. Pergunta para "reflexão": Com quem será esta "Aliança Nova" pronunciada pelo próprio DEUS ? Será com Gentios ? Resp.: Está claro que NÃO. Novamente, o Gentio será salvo por se aproximar e "abraçar" a mesma Aliança, isto é, a entrada no Pacto de Abraão.

    Resumindo: A Aliança de DEUS foi "COM e será futuramente "COM" Israel. Contrariamente ao que escreveu o Sr. Adventista.

    Conforme Deut. 29:14-15.
    "14 E não somente convosco [Israel] faço esta Aliança e este juramento;
    15 Mas também com aquele que, hoje está aqui em pé conosco perante o SENHOR nosso Deus, e com aquele [o Gentio], que hoje NÃO está aqui conosco" .
    -Ou seja, a Aliança de Deus é Universal, porém requer do Gentio a "Adesão" ao Pacto.

    -O penhor da Aliança Nova não será um Sacrifício humano. O Eterno não aceita sacrifício humano para expiação de pecado alheio.
    Ademais, nem o Vs 31 de Jer. Cap. 31, e muito menos o Vs 34 se cumpriu em Jesus. É forçar por demais a "barra" dizer que Jesus foi "Mediador" de uma Nova Aliança; se as palavras do próprio DEUS não deixa "sombra" de dúvida, que, quando de fato vier a Aliança Nova, a Sua lei (Instrução) será escrita "Automaticamente" nas mentes humanas sem a necessidade de ninguém Ensinar ninguém. E isto não ocorreu. Pois será o próprio Deus quem fará isto.

    Mas, o Cristianismo não consegue enxergar esta Verdade. E continúam pagando para serem ensinados e colocando as suas mentes à disposição para toda a sorte de manipulação. Estão à "deriva".

    Agora, vejam algo bem "curioso", onde nem mesmo o próprio Jesus concorda com a idéia Cristã sobre esse "N.T", quando em Mateus 15 ele teria dito seguinte:

    Mat. 15:24 - Mas Jesus respondeu: "Eu não fui enviado SENÃO às ovelhas perdidas da Casa de Israel".
    -Mais claro que isto, impossível !
    Ou seja, então mesmo que o sacrifício de Jesus pudesse ser aceito (falando hipoteticamente), ele não Remiria toda a humanidade, mas somente a Nação de Israel. Uma vez que os sacrifícios expiava somente os pecados dos Israelitas, e não toda a humanidade.

    Outro "deslise" Cristão, é quando afirmam ser Jesus o "Sacrifício pascal"; por quê? Porque o sacrifício Pascal lembra a libertação do Egito, e não purificação de pecados. Porque o sacrifício de purificação de pecado é feito no Yom Kipur (dia do Perdão), e não na páscoa. Conforme Lev.16:29-34.

    Os autores do chamado N. Testamento "plagiaram" muito mal as Escrituras; além de deixarem inúmeros "rastros" de fraude. E entraram num ABISMO de contradições infindáveis !

    Portanto, aqueles que baseiam a sua fé nesses Escritos, inconscientemente são parte deste Paradoxo.

    Paz do Altíssimo.

    ResponderExcluir
  3. Sr. Adventista, jesus disse que esses dois mandamentos resumem toda a lei e os profetas!
    Isso quer dizer- Todo o antigo testamento.
    Lei- O pentateuco.
    Profetas- O restante dos livros do antigo testamento.
    TODA A LEI, OK?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cesar, seja bem vindo.

      Não é bem assim, pois a Palavra diz:

      Destes dois mandamentos DEPENDEM toda a lei e os profetas. (Mateus 22:40)

      Percebe?

      De fato destes dois mandamentos DEPENDEM toda a lei e os profetas, porém em questão de RESUMO, veja o que diz a Bíblia:

      Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. (Gálatas 5:14)

      Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. (Romanos 13:9)

      O que Jesus nos diz então é que os seus dois mandamentos não são maiores, nem menores do que a Lei, são a própria lei.

      Significa querido irmão que você pode pegar toda a lei e colocá-la dentro daqueles dois mandamentos. Porque a Bíblia nos apresenta DOIS tipos de leis:

      As primeiras são relacionadas com nosso relacionamento com Deus, como o sábado por exemplo, as ofertas, os dízimos e os sacrifícios. As segundas são relacionadas com nosso relacionamento com o próximo, como a lei que regia a relação entre os indivíduos do povo de israel, a justiça, o ressarcimento de danos, o não fazer mal ao próximo, e tudo mais.

      Isto também vemos na própria Lei dos 10 mandamentos, onde temos 4 primeiros mandamentos que nos falam sobre nossa relação com Deus e os 6 últimos nos falando sobre nossa relação com o próximo.

      Portanto querido irmão, Jesus apenas mostrou os dois igredientes da lei, de toda a lei, que é o cuidado com as coisas de Deus e com o próximo.

      A lei de Deus tem estas duas finalidades, e à partir do princípio de que devemos considerar a Deus e ao nosso próprio é que foi escrita toda a lei e os profetas.

      Ou seja, Deus escreveu tanto as leis e os profetas, para nos ensinar o relacionamento que devemos ter com Deus e com o próximo. A Bíblia portanto é um manual de como devemos proceder, até que Jesus volte e coloque uma solução definitiva para o pecado, é um manual de sobrevivência que nos ensina o QUE É o amor a Deus e o amor ao próximo.

      Começa por dizer o que não devemos fazer contra Deus, e o que devemos fazer para a Deus, bem como aquilo que não devemos fazer contra próximo, que vemos nos 10 mandamentos.

      A Bíblia é uma livro que fala sobre relacionamento, com Deus e com o próximo. Esta é a base da proposta da bíblia para a vida de cada ser humano. Percebemos então que há coisas que devem ser feitas para Deus e coisas que não devem ser feitas contra Deus.

      Vemos também coisa que devem ser feitas para o próximo e coisas que não devem ser feitas contra o próximo.

      Portanto a base e o resumo de toda a lei e dos profetas é esta, de que devemos ter uma relação de amor para com Deus e de amor para com o próximo. Devemos nos relacionar. Cristo veio para nos explicar a essência do amor, dizendo que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e também ao próximo, assim como ELE nos amou.

      Excluir
    2. Agora o Sr se expressou melhor! Esses dois mandamentos resumem toda bíblia e não apenas o decálago como disse anteriormente.
      Quanto a guarda de leis Judaicas como o Sábado, lembramos que os Judeus viviam em um país regido por essas leis e mesmo assim não conseguiam guardar o sábado como estava na lei. Aos gentios não foi ensinado a guarda do sábado como selo de Deus ou doutrina de salvação como vocês pregam.Pelo contrário, em atos 15 somos instruídos como gentios a não seguir as leis Judaicas, sendo até consideradas fardos que nem eles conseguiram carregar.
      Hebreus 7 diz que essas leis da antiga aliança em nada aperfeiçoaram, por isso veio a nova aliança em Cristo.
      Nós gentios seguimos a lei de Cristo, pois essa aperfeçoa! Lei Judaica só traz LEGALISMO FARISEU.
      Não achas que Paulo teria sido omisso, sendo o apóstolo dos gentios, não ensinou a guardar "dias" (sábado), se era o selo de Deus e vital para a salvaçâo dos Cristãos?
      Teria Paulo falhado como apóstolo dos gentios?

      Excluir
    3. A cristandade na época de Paulo era composto em sua maioria por Judeus ou por Gentios?

      Antes de Saulo se tornar Paulo e pregar aos gentios, aqueles Judeus que aceitaram a Cristo guardavam o sábado ou não mais guardavam o sábado?

      Quando enfim os gentios foram trazidos à cristandade, os Judeus queriam que este também se circuncidassem e guardassem toda a lei, ou estes mesmos já não guardavam mais a lei?

      A Bíblia nos relata não apenas que tais judeus conversos ainda guardavam a lei, como queriam exigir que os gentios também se circuncidassem antes que pudessem guardar toda a lei, mas veja a conclusão que os apóstolos chegaram em plebicito após esta terrível contenda que envolveu inclusve os apóstolos conforme relatado em (1 Coríntios 7:19).

      E Paulo melhor explica este versículo em (Gálatas 6:15).

      E o que Paulo realmente pensava acerca da lei? (Romanos 7:12)

      E interiormente, que relação Paulo tinha com a lei? (Romanos 7:22)

      E por que Paulo dá graças á Deus por ter Cristo Jesus? (Romanos 7:25)

      E o que Paulo fazia no dia de sábado? (Atos 17:2)

      Mesmo em terras estrangeiras, qual era o hábito de Paulo? (Atos 13:44) (Atos 13:14) (Atos 13:42)

      O sábado havia se tornado inclusive uma medida de distância (Atos 1:12)

      E as próprias mulheres que estavam ali ainda guardavam o sábado, principalmente nos dias da morte de Cristo (Lucas 23:56)

      E a bíblia relata mais do costume que se perpetuou mesmo após a morte de Cristo (Atos 16:13)

      E o que aconteceu com a pregação da lei naquele tempo? (Atos 15:21)

      Em que dia? (Atos 13:27)

      E qual era também o costume de Jesus neste dia? (Lucas 4:16)

      Portanto eu bem que aceitaria o argumento de que os cristãos continuaram a guardar a lei e o sábado, como de costume, por reverência aos hábitos de Jesus, que tantas vezes fez o bem no sábado e de forma tão zelosa tratou de exaltar este dia como o dia em que se deve fazer o bem, curar os enfermos e praticar a acaridade. Mas não que tenham deixado de praticar este hábito, pois isto vai contra as escrituras.

      Assim, tendo sido revogada a lei em prol da graça ou não, fato é que as mulheres próximas à Jesus bem como os apóstolos, o próprio Paulo e muitos Judeus, guardavam e se levantavam aos sábados para ler as escrituras, bem como gentios que compareciam às sinagogas no sábado para ouvir os apóstolos ou mesmo que se reuniam à eles à beira de um rio.

      O sábado era um costume muito entranhado, bem como a guarda da Lei e sempre havia um judeu disposto a explicar "detalhadamente" como se devia guardar estas coisas. Este era justamente o problema, porque costumavam exagerar, ensinando além da lei, a tradição judaica como lavar copos, não comer carnes sacrificads à ídolos, guardar dias de festas e até mesmo colocar a lei acima da graça.

      Paulo se atentou em cuidar destes detalhes e aconselhar as igrejas. Por causa disto, exaltou bastante a Graça diante da lei, mas não que pretendesse aboli-la mas que os judeus finalmente compreendessem que a salvação está em Cristo e que guardar a lei é necessário, mas que isto vem após a Graça, porque a graça é o mais importante, pois através dela é que somos salvos.

      Somos salvos pela graça! UFA! Agora podemos descansar em Cristo, não precisamos nos esforçar em seguir a lei para obter uma salvação.

      Mas o que acontece então com a lei? Ora ela surge nos momentos em que nos deparamos com o pecado e a lei nos lembra que não devemos matar, nem roubar, e que devemos respeitar nosso pai e nossa mãe e no final da semana, guardar o dia de sábado, afinal de contas, toda criatura de Deus precisa de um dia de descanso não é mesmo?

      Assim, querido irmão, creio como Paulo que a lei é santa e o mandamento santo justo e bom, e sinceramente creio que segundo o homem interior também tenho prazer na lei de Deus e dou graças a Jesus, por permitir ter escrita na minha mente e em meu coração a lei de Deus que batalha dia e noite contra o pecado, me lembrando do sacrifício de Cristo e o quanto custou para Jesus pregar a guarda correta destes mesmos mandamentos em seu exemplo de vida.

      Excluir
    4. Irmão, eu gosto de ir a igreja também nas quartas, isso quer dizer que eu estou guardando a quarta feira? O fato dos Cristãos da época de Paulo continuarem se reunindo aos sábados não prova guardar esse dia como os Judeus guardavam.
      Paulo foi muito zeloso quanto a caminhada Cristã. Não podia deixar passar a oportunidade de instruir principalmente os gentios quanto a suposta guarda do sábado e também como como deveriam eles o guardar. Hoje bilhões de Cristãos não guardam o sábado, mas mesmo assim adoram a Deus não importando o dia. Será então que estarão perdidos pelo fato de Paulo não os ter ensinado a guardar o sábado como os Judeus guardavam?
      Será que a culpa pela perdição deles vai então cair sobre Paulo?

      Excluir
    5. Paulo, assim como Jesus, pregou o sábado através do exemplo.

      Nesta parte não há dúvidas de que Jesus, os apóstolos, e até mesmos os demais cristãos e mulheres que rodeavam a jesus guardavam o sábado.

      Eles descansavam, no sábado e faziam isto conforme o mandamento (Lucas 23:56).
      Mantinham o dia da preparação que antecede o sábado (Marcos 15:42).
      No resto da semana as pessoas trabalhavam, mas no sábado todos se reuniam, na oportunidade em que Jesus e os apóstolos faziam a pregação (Marcos 1:21).

      Não apenas para pregações, mas as curas no sábado foram enfatizadas na Bíblia.

      Assim, ou podemos crer que Jesus e os apóstolos faziam estas coisas com o fim de ensinar a abolição do sábado, ou podemos crer que faziam estas coisas com o fim de enfatizar a pregação do evangelho e a assistência aos doentes e necessitados no sábado.

      Veja as curas e boas ações de Jesus:

      João 7:23, Marcos 3:2, João 9:14, Marcos 2:24, João 5:9, João 5:16, Lucas 13:14, Lucas 14:3, Lucas 6:6, João 5:10, Lucas 6:7, Marcos 3:4

      A prática de boas ações bem como a guarda continuaram sendo um costume, além disto os apóstolos por costume, continuaram fazendo suas orações e pregações no sábado (Atos 16:13)

      E por que Paulo não se deteve a explicar os mandamentos?

      Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas. (Atos 15:21)

      Todos conheciam a lei, tanto Judeus quanto os cristãos e os gentios que compareciam às sinagogas no sábado para ler as escrituras. Porque era isto que se fazia nas sinagogas, pois não havia o Novo testamento, assim, tanto Jesus, como os apóstolos, bem como os cristãos e os Judeus e os Gentios, ouviam das escrituras na sinagoga e cantavam em homenagem à torah e faziam suas danças típicas.

      Este costume se perpetuou mesmo após a morte de Jesus, no que Paulo e outros apóstolos compareciam para fazer as pregações, tanto aos Judeus quanto aos gentios que ali se encontravam.

      Os adventistas que guardavam inicialmente o domingo, quando leram estas coisas contidas no próprio Novo Testamento, não tiveram dúvidas. O que Jesus estava nos ensinando é que devemos pregar, curar os doentes e assistir aos necessitados no sábado. Também nos outros dias, mas especialmente no sábado.

      Esta seria a forma de louvor e culto à Deus e homenagem à Jesus nesta nova aliança.

      Quando eu leio estas passagens bíblicas, não entendo que Jesus esteja abolindo o sábado, mas sim fazendo deste dia, um dia real de cura, milagre, esperança fé e pregação. Bem como os apóstolos que propositalmente faziam todas estas coisas no sábado.

      Deste modo, ao contrário do que se diz atualmente, o mandamento que mais encontramos fazendo parte do dia-a-dia de Jesus e seus seguidores é o sábado. Jesus passou boa parte de seu tempo se dedicando às questões sobre o sábado, em relação ao que é certo e lícito fazer e o que não é certo fazer.

      Assim, se Jesus diz que é lícito fazer o bem no sábado, em verdade está dizendo: - Façam o bem no sábado, curem os doentes no sábado, levem esperança para os perdidos no sábado, preguem a toda gente no sábado. Mate a fome de quem tem fome e a sede de quem tem sede.

      Este é o verdadeiro significado do sábado, o dia em que deixamos de lado nossos interesses pessoais e cuidamos do próximo e nos dedicamos às coisas de Deus.

      (...)

      Excluir
    6. 6 Dias na semana trabalhamos em prol de nós mesmos mas o sábado é o dia marcado para a reunião de todo aquele que professa conhecer à Deus. Ali é dia de nos ocuparmos com o sofrimento de nossos semelhantes e levar-lhes luz através da pregação do evangelho.

      É também dia de darmos atenção especial à nossa família e à nossa vida espiritual, dia de levar nossos louvores à Deus e orarmos por bênçãos para a semana que há de vir.

      Se Jesus planejasse que tais coisas fossem transferidas para o domingo, ELE não teria feito aquelas coisas no sábado, mas sim no domingo, bem como os apóstolos não teriam prosseguido com o exemplo de fazer as pregações e as boas obras do sábado, então onde vemos escrito a palavra sábado no livro de Atos, ali estaria o Domingo.

      Mas o sábado permance até o livro de apocalipse que fala das coisas que sobreviriam e que sobrevirão no futuro, onde lemos (Mateus 24:20) e (Marcos 13:18).

      Porque no fim dos dias teremos dois dias do Senhor, um é o Santo dia do Senhor, e o outro, o Terrível dia do Senhor. (Amós 5:18) (Isaías 58:13-14)

      E a Bíblia nos diz que Jesus é o Senhor do sábado conforme (Mateus 12:8) e (Marcos 2:28)

      E ninguém pode seguir a dois senhores (Mateus 6:24).

      Quando olho para a Bíblia vejo Jesus como Senhor do sábado, mas quando olho para o dia de domingo, vejo, ajuntamentos de cristãos e ainda poderes políticos e religiosos como proprietários.

      É uma questão de instituição, porque o sábado foi instituído pelo próprio Jesus na qualidade de Deus (Gênesis 2:3). Mas a qualidade do domingo proveio da igreja.

      Assim, querido irmão, pessoalmente me sinto mais à vontade me ligando de forma direta à Jesus através do dia de sábado do que me ligando de forma indireta através da igreja e do domingo.

      Porque existe grande possibilidade de algum poder no futuro tomar propriedade do domingo para si, para propósitos excusos. Vai que Ellen White esteja realmente certa como creio estar. Mais seguro é ficar com as escrituras e com o que as escrituras no revela.

      Sou apenas uma criatura que pertence ao SENHOR nada mais, nem menos que isto e reconheço isto todos os sábado, quando guardo este mandamento perpétuo. E procuro fazer o bem porque fui resgatado para ser como um filho, assim propondo a fazer as boas obras que Jesus deixou de legado, especialmente aquelas do dia de sábado, porque quero amar ao meu próximo assim como Jesus nos amou.

      Excluir



  4. “E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.” 1 Coríntios 9:20

    ResponderExcluir
  5. Esta suposta "Nova Aliança" pregada pelo Cristianismo, só é real mesmo, na mente de Incautos que preferem ser "guiados", ao invés de buscar entender toda a verdade. Pois não passa de algo completamente ILUSÓRIO.

    Nada do que aí está, se assemelha nem de longe, com aquilo que está relatado como cumprimento das Profecias Bíblicas, referentes à Verdadeira Nova Aliança, que obviamente está por vir.
    ROMA falsificou uma "nova aliança" e denominou de "Novo Testamento", e apresentou ao Mundo em substituição às Verdadeiras Escrituras dos Profetas do ETERNO. Enganou, e continua enganando boa parte do mundo com esse ENGODO chamado "Novo Testamento", que nada mais é, que uma tentativa de jogar a "Verdade por Terra". (Dan. 7:25).

    Agora, esse Paulo de Tarso é só mais um cooperador de Roma, só não enxerga quem está Cegado pela "teologia omissa e dissimulada" de sua Igreja.

    Eu nunca vi alguém que se diz Brasileiro, dizer que age como tal (para atingir um certo objetivo). Ou seja, ou eu sou Brasileiro ou não sou. E não há essa de "se fazer de..."
    Mas, esse Paulo admite ter fingido ser o que ele de fato não era para conquistar a outros e trazê-los para o Cristianismo.
    Ora ! Isso é mais uma prova contundente, que no Cristianismo, o que predomina mesmo, é a herança da desonestidade e dissimulações de Paulo de Tarso; herdadas pela Cristandade em Geral. Onde TUDO... "se faz de conta de..."

    Estes coitados mal sabem sobre a origem desses escritos atribuídos a Paulo de Tarso. Mas mesmo assim, se metem em debatê-los, apesar de tantas contradições que constam nestes Escritos.

    ResponderExcluir
  6. Se caso eu falo "balela" como tem afirmado sr. Cesar Faller, então refute-o Biblicamente !

    Isto é, apresente textos Bíblicos com argumentações convincentes, e que venha a contestar de forma plausível o que escrevi.

    Ok ?

    ResponderExcluir
  7. Sr Joel, peço perdão se deixei a entender que chamei de balela seus comentários. Na verdade eu me referi ao artigo publicado pelo Sr adventista.
    Um abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  8. Ok, sr. Cesar Faller; nesse caso, não há nenhuma necessidade de se desculpar. É que me ocorreu, que o teu comentário teria sido uma resposta ao que escrevi; por isso, o mal entendido.
    Mas, creio que há sim coerência quanto aos teus comentários. Não que eu concorde com o "Novo Testamento", ou as cartas de Paulo que "distorce" muito as Escrituras dos Profetas (A.T).
    Vejamos em relação à guarda do Sábado por exemplo, o próprio Paulo criou uma grande controvérsia ao escrever o texto de Col. 2:16; que suscitou "Reinterpretações" de toda sorte no meio Sabatista, para tentarem justificar que Paulo não está a tratar do Sábado semanal. Porém, há sim alí uma "generalização" em relação aos Sábados semanal. Ou, de acordo com outra interpretação, os "Sábados Cerimoniais" que obviamente inclui o sábado semanal. Inclusive sendo admitido por alguns Teólogos doutores Adventistas, como o Dr. Samuelle Bacchiochi.

    O que acontece, é que a "interpretação" não só Adventista, mas de todos os Sabatistas em geral, sobre esta questão, está mais para a "conveniência". Porque se observarmos as Festas Solenes do SENHOR (Sábados) estabelecidas por ELE em Lev. 23, veremos que todas sem exceção, são de ordem PERPÉTUA, e não somente o Sábado semanal.

    E em nenhum lugar das Escrituras (A.T) está registrado que tudo aquilo seria algo transitório ou "sombra de algo futuro" como está em Col. 2:17; do contrário não seria perpétuo. Mas, isso ficou por conta de Paulo de Tarso (se é que foi ele o autor desses escritos). E, é sem dúvida uma das grandes contradições Bíblicas.

    Veja que declaração interessante e ao mesmo tempo "intrigante" retirada de um tópico da Revista Adventista: (Maio/2012)

    -"A lei em Gálatas não é a lei cerimonial, mas principalmente a lei moral, pois é a lei moral que revela o pecado, condena o pecador e o conduz a Cristo. É disso que Paulo falou nessa carta. Em Hebreus, sim, o ponto é a transitoriedade da lei cerimonial e, com ela, de todo o sistema sacrificial levítico (Hb 8:7-13; 9:9-10; 10:1-10). Mas, em Gálatas, como em COLOSSENSES 2:14 e 2 Coríntios 3:7-11, o apóstolo se referiu sobretudo à LEI MORAL" (Wilson Paroschi – Lições de Gálatas - Revista Adventista, maio de 2012, p.18).

    -O Dr. Wilson Paroschi, é um destacado Teólogo Adventista.

    -Logo, se segundo ele mesmo, o Vs 14 de Col. 2 está tratando da Lei Moral, então certamente não pode ser aplicado outro tipo de interpretação ao resto do texto (Vs 16-17); que nada mais é, que uma continuação do mesmo assunto.

    Fiquem na paz.

    ResponderExcluir
  9. Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.
    Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão.
    Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.
    Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.
    Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.

    2 João 1:7-11

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Muito me alegro por achar que alguns de teus filhos andam na verdade, assim como temos recebido o mandamento do Pai." (2 João 1:4)

      "E agora, senhora, rogo-te, não como escrevendo-te um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio tivemos: que nos amemos uns aos outros"

      "E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, que andeis nele."

      Mandamentos de Deus? Testemunho de Jesus? Ou ambos?

      O livro de apocalipse nos diz:

      "Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus" (Apocalipse 14:12)

      Excluir
    2. E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.
      E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.
      E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, PELO ESPÍRITO QUE NOS TEM DADO.

      1 João 3:22-24

      Ninguém guarda os mandamentos sem o Espírito.

      Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, E NELE NÃO ESTÁ A VERDADE.
      1 João 2:4

      E o que é a verdade?

      Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, PORQUE O ESPÍRITO É A VERDADE.
      1 João 5:6

      João deixa claro que quem não guarda os mandamentos não tem o Espírito.

      Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
      Gálatas 5:18

      Pq a lei não é feita para quem nasceu do Espírito.

      Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,
      Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,

      1 Timóteo 1:9-10

      Pq quem nasceu do Espírito nasceu de Deus.

      Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.

      1 João 3:9

      Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.

      1 João 5:18

      E a lei é feita para quem está na carne, pq a lei fala a respeito das obras da carne.

      Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: ADULTÉRIO, fornicação, impureza, lascívia,
      IDOLATRIA, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
      Invejas, HOMICÍDIOS, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

      Gálatas 5:19-21

      Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
      Romanos 8:9

      Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.
      Romanos 8:14

      Logo, não há mérito humano nenhum na guarda dos mandamentos de Deus, pq a santificação é dom de Deus.

      E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.
      1 Coríntios 6:11

      Sr Adventista, não entenda essas palavras como ofensa ou grosseria. Eu achei essa sua postagem muito ruim, e tbm é impossível de sustentar nas escrituras. Eu poderia falar dos erros que vc cometeu, e da sua falta de fundamentação nesse texto, só que vou só colocar uma breve passagem para vc perceber que vc não tem fundamentação para afirmar o que vc afirmou, sem contar as outras que não vou comentar.

      ''Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
      Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.''

      Jeremias 31:31-32

      Primeiro - ''...Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito...''

      Uma aliança diferente daquela que Deus fez quando tirou o povo da terra do Egito.

      Segundo - ''...porque eles invalidaram a minha aliança...''

      O povo invalidou a aliança, DEUS deixou claro isso.

      Terceiro - ''...apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.''

      Apesar de eu os haver desposado, desposar significa tomar em casamento. Deus casou com Israel e não noivou. A escritura é bem clara quanto a isso.

      Excluir
    3. Estas cartas de João (I João 4 e II João) foi escrito para contrapor a controvérsia contra os Gnósticos Docetistas que negavam que Jesus era de fato um ser humano comum; porque segundo consta, eles acreditavam que ele só tinha a aparência de homem, mas que na realidade era uma espécie de "aparição", porque o seu corpo não era real. Uma vez que a Divindade não poderia unir-se à "malignidade" da matéria humana.

      O intento de João é querer enfatizar a suposta pré-existência de Jesus como filho do Altíssimo no sentido "literal", e a sua também suposta natureza "Divina/humana"; e usa a estratégia da "acusação" contra àqueles que criam diferente dele. A mesma maneira de agir dos Pais de Roma contra aqueles que lhes opunham.

      Porém, o Eterno faz questão de não deixar dúvida alguma que além dEle, NÃO há outro Deus (Isaías 45:5-6).
      Que: Ele é o primeiro e último (deixando bém claro que Ele é UM só, Isa. 44:6).
      Que: Nem antes e nem tampouco depois dEle, Deus nenhum se formou (Isa. 43:10). - Mostrando a impossibilidade da existência de um Deus/filho como quer o Cristianismo.
      -Bem como a improvável existência de outro Salvador além dEle (Isa. 43:11 e 45:21)

      E muitos outros textos que jogam por terra o designo de João, bem como de Paulo e outros, em querer convencer os seus adversários, de que a doutrina que ele estava propagando era a mesma dos Profetas do "A.T". Quando na verdade esses escritos contradizem as escrituras Judaicas.

      Excluir
    4. Os comentários do Joel faz me lembrar o comportamento dos ateus, que lutam contra aquilo que não acreditam. E as suas palavras ofendem a fé dos outros e ainda os chamam de incautos. Eu discordo de muitas coisas que o sr. Adventista diz aqui, mas ele, pelo menos, defende aquilo que ele crê, mas vc Joel, tem um comportamento imoral e intolerante, e mal mostra aquilo que vc crê. Se as coisas que dizem o novo testamento vc não acredita, guarde para vc e respeite a fé alheia.

      Além do mais, falar com tanta convicção sobre o intento de João, e também dizer que ele usou uma ''estratégia de acusação'', e ainda mencionou sobre os pais de Roma que eu nem sei o que se trata, dizendo que agiam dessa mesma maneira, não passa de uma falácia, pq vc não tem como provar aquilo que afirma.

      E não adianta citar versículos, pois cada um vai dizer uma coisas em defesa da sua fé. É mais produtivo vc defender sua fé do que atacar a fé alheia se comportando como um revoltado anticristão.

      Excluir
    5. Sr. Felipe, você simplesmente está confundindo liberdade de expressão e ainda com base Escriturística, com imoralidade e intolerância (como colocou). E, uma coisa pra lá de absurda, é você deduzir que não creio no que defendo. Isto é, no DEUS único. De onde tirou esta certeza meu caro ?

      Outra coisa: Eu não tenho nenhuma obrigação de crer no que você crê. E todos nós podemos mudar de opinião quando passamos a ter acesso a realidades completamente opostas daquelas que nos foram repassadas desde criança (metidas goela a baixo), através das "Linhas Teológicas Denominacionais". Basta ter o interesse em buscar conhecer, e não se contentar com aquilo que apenas assimilou, achando que possui uma fé alicerçada em toda a verdade. Não é por aí!
      Confiança em homens por mais que demonstrem um alto nível de sabedoria, é condenado pelas Escrituras sr. Felipe.
      Ademais, quando você afirma que meu comportamento é "imoral", está sendo bém mais intolerante do que a mim; haja vista que, imoralidade está associada a "coisas baixas", à valores negativos. Então nesse caso você está fazendo pior, pois está atacando o Caráter de uma pessoa que nunca viu. Esta sim, é uma atitude desleal.

      Bém, você disse que, se eu não creio no "novo testamento", devo guardar para mim e "respeitar" a fé alheia, não é mesmo? Porém, eu te pergunto: Se esta tua sugestão se estender a todos, então, qual a utilidade desses "campos" e Blogs destinados a debater idéias ?! Obviamente que para ser um pouco coerente, você teria que fazer o mesmo; ou seja, não divulgar nada que faça parte de tua "fé" (guardar só p/ você também).

      E mais, o simples fato de dizer que alguém é um "Incauto", não é "desrespeito" de modo algum, mas significa que, a tal pessoa desconhece aquilo que defende (um desavisado que aceita tudo, ao invés de Investigar). Ou seja, alguém sem "malícia".

      E... se você desconhece sobre a questão dos "Pais da Igreja" e suas imposições estratégicas ao longo dos Concílios Romanos; inclusive se valendo do poder que dispunham em suas mãos e impondo "à força" as suas idéias, bém como condenando os contrários; então realmente eu terei que concordar com o que você escreveu que: "Não sabe do que se trata".

      Bém, nesse caso lamento informá-lo, mas, estas provas estão mais que "Escrachadas" nas páginas da história da Igreja e suas "barbáries". E qualquer criança de 8 anos já pelo menos ouviu falar. É disso que estou falando.
      cont..

      Excluir
    6. E tenho que dizer que foste também "infeliz" no teu último parágrafo; já que se julga alguém esclarecido. Pois, se não adianta citar versículos Bíblicos (como asseverou), logo, qual a base sólida em defesa da fé ? Por acaso, esta fé pode ser baseada no "disse que me disse" ?!

      Isto sim, é que pode ser considerado como falácia, sr. Felipe.

      E só para complementar, eu digo a você que a verdadeira história de Jesus foi oculta pelos precursores da Igreja Católica. Uma vez que, os primeiros seguidores deste personagem, foram Judeus denominados Ebionitas (segundo consta), e que nunca atribuíram a ele (Jesus) Divindade alguma; mas o reconheciam apenas como um profeta. E também nunca ficaram sabendo que sua morte era essencial para salvação; nunca creram nisto. Porque isto foi uma invenção bem posterior, que inclusive "choca-se" frontalmente com as Escrituras (A.T).

      Portanto, a suposta Divindade de Jesus, é resultado de um longo processo de infindáveis discussões, que se iniciou por volta dos séculos II ou III, e que se arrastou por vários Concílios Romanos; e que tornou-se mais "acirrado e hostil", quando o Cristianismo passou a ser então, a Religião predominante com o todo apôio do Imperador pagão Constantino.

      Meu caro, não adianta se irritar e querer negar que o Cristianismo está repleto de crenças Gregas, Persas, Egípcias (pagãs); e que o chamado "N.T" não é um complemento dos escritos do Profetas de Israel; mas que são sim, escritos totalmente "autônomos" e independentes dos Profetas; e creio que vieram em cumprimento à Profecia de Daniel 7, por isto estão cheios de contradições.

      Não estou atacando a fé alheia, mas apenas falando sobre a pura realidade da Bíblia "montada" pela Igreja Romana e apresentada como "verdade".

      Fique na paz.

      Excluir
    7. Que coisa feia hein Joel, se fazendo de vítima, coitado dele. Vc tem liberdade para expressar sua opinião, e até sua revolta aqui neste blog, mas a forma como vc coloca é imoral mesmo, pois afinal de contas, vc não é o dono da verdade. E base escriturística? Eu creio que tenho base nas escrituras, vc crê que tem base nas escrituras, o sr. adventista tbm crê que tem base nas escrituras e ai como que fica? a vc pertence a verdade? vc que é o oráculo de Deus que tem toda a verdade?

      Eu não disse em nenhum momento que vc não crê no que vc defende, e sim o contário. Vc não defende o que vc crê, vc ataca aquilo que vc não crê com ofensas a fé alheia e isso se chama intolerância religiosa e fanatismo.

      Definição de fanático:

      é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema. De um modo geral, o fanático tem uma visão-de-mundo maniqueísta, cultivando a dicotomia bem/mal, onde o mal reside naquilo e naqueles que contrariam seu modo de pensar, levando-o a adotar condutas irracionais e agressivas que podem, inclusive, chegar a extremos perigosos, como o recurso à violência para impor seu ponto de vista.

      Vc disse que não tem nenhuma obrigação de acreditar naquilo que vc crê, mas em algum momento eu exigi isso de vc? eu obriguei a vc acreditar no que acredito? o sr. adventista com suas postagens nesse blog esta obrigando a vc acreditar nele? não se faça de vítima Joel, isso é muito feio. E de qualquer maneira, nem eu nem ninguém aqui nesse blog tbm tem obrigação de acreditar naquilo que vc acredita.

      Eu posso estar enganado no que vou falar agora, mas quando vc disse:

      '' E todos nós podemos mudar de opinião quando passamos a ter acesso a realidades completamente opostas daquelas que nos foram repassadas desde criança (metidas goela a baixo), através das "Linhas Teológicas Denominacionais".

      Eu vejo um trauma que provavelmente passou na sua vida, mas não vou falar de vc nem de coisas que eu não sei. Eu vou falar de mim, eu comecei a buscar a Deus por conta própria, eu era adolescente e não criança, não veio de família, apesar de minha falecida mãe ter sido católica e meu pai espírita nem um nem outro me influenciaram a crer no que eles criam. Eu tive o interesse de buscar como vc falou, e a respeito de ter a fé alicerçada em toda a verdade, eu não me considero o dono da verdade e se tiver que rever a minha teologia e eu farei, e vc Joel, nesse momento vc acha que tem a fé alicerçada em toda verdade?

      O Editor do blog ex-adventistas colocou uma postagem muito boa a um tempo atrás e gostaria que vc visse ela:

      http://exadventistas.blogspot.com.br/2012/05/sera-que-alguem-vai-conseguir-entender.html#.UfLW0eD33Kw

      E vc não se cansa de se fazer de vítima, eu não falei do seu caráter pq nem conheço vc, eu falei da sua maneira de se colocar nesse blog, que é sim imoral, vc quer que coloque aqui os debates agressivos que vc teve com o sr adventista em outras postagens? por que fala do cisco do olho dos outros sem reparar na trave que esta no teu.

      Se vc esta disposto a debater ideias, seja bem vindo, mas não é isso que vc faz, a única coisa que vc faz é desmoralizar a fé dos outros dizendo que o que a pessoa acredita é um engodo, uma fraude, e coisas semelhantes. Além do mais eu não cheguei aqui para falar da minha fé, e inclusive uma vez eu perguntei para o sr adventista como ele interpretava um determinado versículo do apocalipse, mas eu não falei que o eu creio era o certo e o que ele crê o errado, nem desmoralizei a fé dele, eu apenas quis saber como ele e a denominação dele interpretava aquele versículo bíblico, até pq todos já sabem como eu interpreto o apocalipse.

      Se incauto não é desrespeito vc não se sentiria ofendido se eu, ou qualquer outra pessoa te chamasse assim?

      Excluir
    8. Cada um tem a verdade que lhe convém, vc acredita nessa história dos pais da Igreja que são os homens do mau que impuseram suas doutrinas goela a baixo das pessoas, mas cade seus fundamentos? vc tem as fontes primárias? qual a prova que vc tem para afirmar com tanta certeza que as coisas realmente foram assim? por acaso vc esta falando do período da idade média? se for, não tem relação nenhuma com os pais da Igreja. De qualquer modo, isso não influencia em nada, pq a mesma escritura que vc tem acesso eu tbm tenho, o seu problema é que vc como um bom protestante ( ou ex-protestante ) sempre coloca os católicos como bode expiatório como se eles fossem os culpados de todas as mazelas da humanidade.

      Eu não fui infeliz, vc que não soube interpretar o que eu disse. Não adianta citar versículos bíblicos pq cada um tem a verdade que lhe convém, ainda que eu cite uma pilha de versículos vc sempre vai dizer que eles significam uma coisa diferente, e vice versa. O certo é vc colocar a sua visão a respeito do assunto e não se achar o dono da verdade. Portanto não há falácia no que eu digo, e sim transformar o outro em espantalho ridicularizando-o ou falando coisas, acusações sem ter como provar isso sim é uma verdadeira FALÁCIA.

      vc disse:

      ''E só para complementar, eu digo a você que a verdadeira história de Jesus foi oculta pelos precursores da Igreja Católica.'' FALÁCIA!!!

      Se vc pode afirmar com tanta certeza que foi assim, vc precisa apresentar seus fundamentos, ou vc vai ficar no disse me disse?

      Quer dizer que os primeiros seguidores de Jesus foram os ebionitas? e que a morte de Jesus para salvar a humanidade foi uma invenção posterior? cara vc só tem argumento falacioso, vc não tem como provar nada do que vc afirma.

      E a divindade de Jesus é fruto dos concílios romanos? ou seja, ninguém tem bíblia para examinar com seus próprios olhos não é? vc Joel que tem todo o entendimento correto das escrituras, pois a verdade e a base escriturística pertence somente a vc não é?!

      Não me irrito com as suas mentiras, e seus ataques eu apenas vejo que vc não sabe debater nem provar as coisas que vc afirma. Se vc quiser, eu vou colocar vc para debater com exegetas e teólogos, daí vc apresenta esses seus argumentos sem nenhuma fundamentação para vc ver se vc será levado a sério.

      Não adianta vc ser um revoltado anticristão, seus argumentos são fracos e sem consistência. E quer dizer que esta falando a pura realidade? Todos devem ouvir os argumentos do sr Joel pq ele é o profeta de Deus, guiado pelo Espírito Santo, o dono da verdade, e não há verdade fora do que diz o Joel.

      Para de piada rapaz, e se comporte direito, para de agir de modo infantil se fazendo de vítima e preste atenção na maneira como vc fala. Releia seus comentários nesse blog, e exponha sua visão acerca do assunto sem querer ser o dono da verdade.

      Excluir
    9. Eu bem queria que o amigo Joel houvesse enxergado por si só o que o amigo Felipe disse. Mas hoje creio que seria esperar em vão. Oremos então para que Jesus cumpra uma de suas promessas na vida de Joel, de tirar o coração de pedra e colocar no lugar um coração de carne, quando ele O permitir. E que isto se cumpra cada vez mais também em nossas vidas.

      Ezequiel 11:19, Ezequiel 36:26, Ezequiel 37:27, Hebreus 8:10, Jeremias 31:33

      Que o mesmo Deus que antes habitava ENTRE nós, hoje habitem EM nós. Que sejamos o templo vivo do Espírito Santo e que este templo caminhe entre os povos e pregue as boas novas da salvação.

      Excluir
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    11. Quando Jesus falava, todo mundo parava para ouvir. Porque todo ser humano tem um vazio dentro de si do tamanho de Deus, e ainda que tente preencher esse vazio com os prazeres da carne, somente Deus pode trazer a plenitude que o homem busca. Quando escutamos essas palavras, paramos para ouvir.

      Sr Adventista, publique esse vídeo por favor: http://www.youtube.com/watch?v=OSkJs5nlzmo

      Excluir
    12. E aí Felipe ? Quer dizer então que quando os teus argumentos não surtem efeito, você perde a compostura e parte para o ataque pessoal? É isto ?

      Não sou eu quem estou me colocando na posição de "vítima".
      -Se esqueceu que há poucas horas, você me chamava de "intolerante e imoral" e outras coisas mais; se achando "O certinho". Pois então meu caro, hoje, você resolveu mostrar as "garras" partindo para os xingamentos não é mesmo?
      Você acha que "tachar" alguém de Incauto é ofensa não é? Mas, chamar a outros de mentiroso, tá liberado ?

      Você está agindo com hipocrisia rapaz ! E isto também é feio.

      E, para ser bem claro, eu nunca disse que sou o "dono da verdade". Esta afirmação é por tua conta própria.

      Felipe, o que você chama de "trauma" (referindo-se a mim), eu digo que, o que ocorreu, foi que retirei a "venda" dos olhos; bém como a "muleta" Denominacional. E passei a enxergar as fraudes contidas neste compilado chamado "novo testamento"; e as Mentiras do Cristianismo. Porque se eu continuasse só aceitando a "cartilha" deles, morreria cego. É só isso. Ok?

      Ora, já que postou a definição de Fanático, eu aproveito para dizer que esta definição é a tua "cara". Pelos motivos já por mim elencados.

      Ninguém tem toda a verdade, sr. Felipe. Eu estou buscando conhecê-la mais e mais; por esta razão, terei que desaprender todos esses ensinos Fraudulentos oriundos dessa "base Cristã" denominada "novo testamento", em que faz parecer tudo muito belo; onde a entrada é supostamente franca, pois tudo já está pago. Ledo engano.
      Não pode ter ilusão maior que esta !

      Quando digo que os escritos do "N.T" é um ENGODO, eu não estou de forma alguma desmoralizando a fé de ninguém. Afinal, não foi você e nem são os crentes em geral, os autores dessas escrituras. Todos são vítimas de igual modo.
      cont..

      Excluir
    13. Bém, você disse que tem base sobre o diz, não é? Então, veja ou "vejam" o tamanho do absurdo em tua "interpretação" de Jer. 31:34 sobre "O Conhecer ao SENHOR".
      -Você atribuíu a esta expressão o mesmo significado de uma intimidade de um casal (homem/mulher) no momento do "ato Sexual". Pois, quando o texto Bíblico cita o vocábulo "conhecer" em relação a Intimidade de um Casal, está falando literalmente de "Relação Sexual". E você "literalmente" viajou na maionese.

      Confundir o Conhecimento da plena vontade de Deus, no sentido de ter as Suas Leis gravadas nas mentes (coração), com intimidade Sexual ?? Sem comentários!

      Logo, esta tua explicação não só foi "Infeliz", mas esdrúxula e também Blasfema !
      Já sei, vai dizer que interpretei mal também.
      - - - - -
      Então, o Felipe está querendo me colocar para debater com os seus amigos "Exegetas e Teólogos". Quais ?
      -São aqueles que defendem com "unhas e dentes" a linha teológica de sua Denominação em "prol" do emprego (Mordomia/Bolso)?
      -São os mesmos que são "Catequizados" em suas escolas de Teologia, e "rigorosamente" de acordo com as idéias dos seus fundadores ?

      Hum... Esses também só repassam aquilo que, por conveniência foram "condicionados" a crer. E eu não estou nenhum pouquinho preocupado sobre a questão de alguém levar ou não sério, o que defendo. Pois, eu posso agir da mesma forma em relação às falácias desses "profissionais da Fé" (alheia).

      A maioria desses "Exegetas" utiliza do método desonesto de isolar versos de um texto Bíblico p/ fundamentar suas idéias.

      Outra hora comento mais um pouco.

      Ah! só para terminar, você escreveu que: "Quando Jesus falava, todo mundo parava para ouvir".

      Ora, se todos davam atenção a Jesus, então por que querem atribuir a ele o Título de Servo Sofredor e o mais "Desprezado" de Isaías 53 ?

      Quantas contradições !

      Excluir
    14. Joel vc vai continuar a se fazer de vítima? eu estou partindo para o ataque pessoal? e vc ainda disse que me falta argumentos, mas a questão que vc perguntou a respeito da nova aliança eu respondi, vc que não respondeu a minha pergunta. Eu não escrevi sobre os seus comentários para apresentar argumentos, mas para mostrar o quão intolerante vc esta sendo e ainda não se cansa de apresentar afirmações sem fundamentação.

      Eu não ofendi vc, não chamei vc de mentiroso. Só disse que vc não tem nada que possa corroborar com suas afirmações e ataques a fé cristã. Vc solta uma pilha de argumentos vazios de referência não sei para que, nem qual a sua intenção. Será que vc quer que as pessoas acreditem no que vc acredita?

      Hipocrisia Joel, é alguém querer falar de Deus e se comportar como um revoltado, isso sim é uma tremenda contradição.

      Vc diz que tirou a venda dos seus olhos, bem como a muleta denominacional, mas isso de acordo com a usa forma de pensar, pq para outras pessoas vc entrou em buraco sem fundo, e foi para um caminho de perdição, portanto cada um defende a sua verdade.

      Vc disse que passou a enxergar as fraudes contidas no novo testamento, mas outras pessoas vão dizer que passaram a enxergar as verdades contidas no novo testamento.

      Vc disse que passou a enxergar as mentiras do Cristianismo, outras pessoas vão dizer que passaram a enxergar as verdades do Cristianismo.

      Vc diz que não pode ter ilusão maior do que esta, outras pessoas vão dizer que não pode ter uma realidade maior do que esta.

      Vc diz que as pessoas são vítimas do novo testamento, outras pessoas vão dizer que são abençoadas pelo novo testamento.

      Ninguém tem toda a verdade vc bem reconhece isso, mas vc reconhece que existe a possibilidade de vc estar errado? ninguém tem toda a verdade, as pessoas escolhem a verdade que querem acreditar. A verdade é minha? a verdade é sua? de quem é a verdade?

      Fanatismo é pensar como eu penso? ou fanatismo é considerar que o mal reside naqueles que contrariam a sua forma de pensar, como diz a definição? estou eu querendo impor violentamente, mesmo sendo com palavras, que as pessoas passem a acreditar naquilo que eu acredito? sou eu mesmo que faço isso?

      Vc acha que minha interpretação da palavra conhecer do antigo testamento não faz sentido, e disse de forma muito educada que eu ''viajei na maionese'', só que vc esquece que a aliança do Senhor com os homens é uma figura de um casamento, e eu ainda tentei te mostrar, através dos escritos de Paulo, que aquele que se ajunta com o Senhor se torna com Ele um espírito.

      Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
      1 Coríntios 6:17

      Intimidade sexual não tem nada a ver com o que eu falei, pq vc esta disposto a acreditar na sua verdade, por isso vc ridiculariza os meus argumentos. E tbm por isso que eu disse que não adianta eu ficar aqui citando versículos para vc, pq vc vai sempre ter uma visão diferente da minha, e vai dizer que aquele versículo diz uma coisa diferente daquela que eu afirmei.

      Excluir
    15. Agora sobre os exegetas vc falou coisas sem sentido pq vc não sabe o que um exegeta faz. Um exegeta só pode ser considerado como tal, se for diplomado ou se publicar uma trabalho científico na área de exegese.

      Se for descoberto um fragmento contendo Isaías 49, por exemplo, e esse fragmento divergir daquele que temos hoje na escritura, como saber qual foi o inspirado? esse é o trabalho do exegeta.

      Vc fala muito de denominações, mas eu nunca fiz parte de nenhuma denominação, nenhuma sequer! Teólogos nem sempre seguem a linha doutrinária de uma denominação. Vc deveria se importar em ser levado a sério naquilo que vc fala, senão o motivo da sua presença aqui e seus inúmeros comentários é vã. Para vc ser levado a sério quando for expor suas ideias, vc tem que estar fundamentado, vc tem que ter fundamentos.

      É mais racional vc apresentar argumentos mais plausíveis do que tentar fundamentar a argumentos em cima de algo que vc não tem como sustentar.

      E sobre Jesus, mesmo as pessoas ouvindo o que ele tinha para dizer, muitos não creram e o rejeitaram, portanto Jesus se aplica perfeitamente a profecia de Isaías 53, e não há contradição.

      Mas vc acredita naquilo que vc quer acreditar, e se vc quiser acreditar que é uma contradição, para vc será uma contradição. Vc escolhe a verdade que lhe convém.


      Excluir
    16. O problema é que você tem o hábito de apontar as "falácias" dos outros (segundo a sua ótica); mas, por outro lado, não demonstra nenhum pouco de humildade em reconhecer os teus equívocos interpretativos.
      Porque, apresentar uma interpretação totalmente absurda e descabida sobre Jer. 31:34, e ao invés de admitir o teu engano, o que faz é querer se isentar e "jogar" p/ os outros, a responsabilidade de supostamente não ter entendido o teu raciocínio; aí é demais. Esperava o que então? Elogios ?

      I Cor. 6:17, é uma figura de linguagem (metáfora), e não tem absolutamente NADA a ver com a passagem de Jer. 31:34.

      Você disse que não se referiu a "Intimidade Sexual", mas, e os textos que vc apresentou para fundamentar a tua idéia sobre Jer. 31:34 ?! (Mat.1:24-25 e Gênesis 4:1), o que estes textos estão dizendo ?

      Barbaridade hein! Depois, sou eu o "falacioso".

      E, aproveitando o ensejo, digo que essas cartas atribuídas a Paulo, não servem como parâmetro no sentido de concluir algo que as Escrituras não dizem. Ou seja, segundo essas cartas, Paulo teria dito que toda aquela Aliança, Sábados e Cerimônias e etc, eram coisas "transitórias" por ser, segundo ele, apenas uma "sombra" de algo futuro (como se Jesus fosse o cumprimento real daquilo tudo).
      -Inclusive o autor desconhecido das cartas aos Hebreus (Paulo?) escreveu que a Aliança de Deus c/ Israel ficou "Velha" (Antiquada) e mais um monte de Contradições (Heb. 8).
      Mas, pergunta-se: Em que Paulo e o Autor de Hebreus se baseiam p/ chegarem a esta conclusão, se não há nos Profetas nenhuma profecia com esta informação ?
      Muito pelo contrário, as palavras do Eterno Deus disse que, a Sua Aliança é por "Concerto Perpétuo". E o estranho, é que Mateus escreveu que o próprio Jesus teria dito que não veio para abolir nem mesmo um "traço" da Lei (Toda instrução e Profetas de Gênesis à Malaquias) -Mat.5:17-18.

      Excluir
    17. Outro escrito "tendencioso" de Paulo, é este de Efésios 2:11-15...onde ele teria afirmado, que os Gentios estavam "sem esperança e sem Deus" antes da morte de Jesus. Quanto engano !
      Porque, o que de fato separa o homem de DEUS não é a sua ETNIA, mas sim os seus pecados; e não diz respeito a um povo em específico. Pois muito antes de existir os Judeus, houveram vários homens que andaram conforme a Vontade de DEUS. Tais como Enoque, Noé, Abraão e inclusive inúmeros outros descendentes de Sete (filho de Adão), conforme Gên. 4:26.

      Sobre a função do Exegeta, não é bém isto que você diz não. Pois "exegese" está associado a "Interpretação/Explicação", e não sobre a questão de divergências em "Fragmentos da Escritura" se é inspirado ou não (como colocou).
      Ademais, um Teólogo que não segue "a risca" a linha doutrinária de sua Denominação, certamente está fadado à exclusão. A não ser que este não pertence ou pertenceu a nenhuma. Assim, você está afirmando sobre o que não sabe, já que também não pertence a Denominação alguma.

      Outra coisa, vc demonstra não sustentar aquilo que fala. Veja que no dia 26 às 21:44 (ante-penúltimo parágrafo), disse o seguinte: "Não me irrito com as suas MENTIRAS". Mas, ontem negou isto.
      Então, porque fala sobre valores e argumentos plausíveis, se "desdiz" e nega o que antes havia dito ?"

      Ah! Mais uma coisa, quando eu digo que o Cristianismo está fundamentado num "equívoco", vale lembrar que Isaías 53 também é parte desta errônea interpretação. Ou engano proposital (tendencioso). Ocorre que, esses "Exegetas" ignoram todo a narrativa que começa no Cap. 41, em que expõe sobre os vários aspectos do Servo (Israel); e, isolam somente o cap. 53 do contexto para adequar às suas crenças. É o método desonesto de Interpretação.

      Por isso, eu também posso dizer o mesmo não só em relação a você, mas a outros também; que acreditam naquilo que quer acreditar; mas, a maioria não têm nem "noção" do que realmente o texto quer dizer. Isto porque já estão "condicionados" a este tipo de ensinamento distorcido. E principalmente, porque não têm a coragem de questionar.
      - - - - - - -
      Vou te responder sobre a "Nova Aliança" (na sequência)

      Excluir
    18. Felipe, não há possibilidade do homem "Invalidar" a palavra de Deus. E para você não se achar no direito de me taxar de "dono da verdade", antes de comentar sobre a passagem de Jer. 31, quero lembrar sobre a extrema importância das traduções Bíblicas; pois muitas delas criam uma confusão nas até mesmo nas mentes dos próprios Teólogos, que muitas das vezes usam de um "malabarismo teológico" quando se deparam com algumas evidentes contradições, geradas pela própria tradução.

      Imagina então, quando o leitor é um leigo e não se interessa em investigar melhor sobre o assunto ? Eu também sou um leigo, mas prefiro cavar mais fundo, do que me conformar com uma explicação não convincente.

      Bém, Jer. 31:32 em outras traduções mais fiéis à língua original do "V.T" (o hebraico), diz assim: "Porque eles não PERMANECERAM na minha aliança..."; e numa segunda tradução diz: "Porque eles VIOLARAM a minha aliança.."

      Então, entre "Invalidar" e Violar (não permanecer), há uma diferença enorme.
      O que o texto realmente está dizendo, é que o povo de Israel (nem todos), transgrediram ou violaram o Pacto entre Deus e eles. Isto é, não cumpriram a sua parte do Pacto (o acordo). Mas, as promessas de Deus e Sua Aliança com Israel, é eterna. Tando é que, no próprio texto de Jer. 31, ele deixa claro a eternidade de suas promessas em relação a Israel.
      Você mesmo admitiu que o Eterno se "casou" (metaforicamente falando, é óbvio) com Israel e não "noivou", certo ?

      Em Isaías 56, Ele faz grandiosas promessas até para os Gentios que "abraçarem" a Sua Aliança, inclusive o Sábado e, a se "achegarem" a Ele..."
      Logo, que Aliança esses Gentios "abraçariam", caso tivesse sido Invalidada? Qual Aliança Deus os está convidando a "abraçar", senão, aquela mesma do Sinai ?

      Então, a tua afirmação de que: "Deus deixa bem claro, que a aliança foi invalidada PELO POVO" - é um equívoco conforme te mostrei. Pois não foi Ele, mas sim, os próprios tradutores.
      cont..

      Excluir
    19. Agora, o "X" da questão: Você questionou: "Só pergunto como vc vê essa parte da profecia."

      Bém, o próprio texto está dizendo que esta Aliança "transgredida", se deu, ao Deus "tomá-los pela mão" para os tirar da terra do Egito; ou seja, creio eu, que o texto está falando exatamente do "Episódio" do Bezerro de ouro.
      -Veja que após Moisés transmitir ao povo as palavras do Concerto de Deus como exigência para serem um povo santo e especial em Êxodo 19, veja a resposta do povo:

      "Então, TODO o povo respondeu a uma só voz e disse: TUDO que o SENHOR tem falado, FAREMOS..." Mas, em seguida não cumpriram a promessa e adoram o ídolo em lugar do Seu Salvador/Redentor.

      Vou colocar agora, a segunda parte do meu entendimento:
      O texto fala que a "Aliança Nova" não será CONFORME aquela, e por quê?
      Porque toda aquela geração que saíu do Egito (Exceto Josué e Calebe) morreram no deserto por causa das constantes rebeliões contra Deus e por causa da transgressão. Mas, nesta "Aliança Nova", todas as iniquidades serão perdoadas; ao contrário do que aconteceu no deserto.

      É por isto que o texto diz: "Não conforme aquela..." e... "Porque PERDOAREI todas as suas iniquidades..."
      Ou seja, lá Deus agiu de uma forma, trazendo a morte à todos aqueles que se rebelaram contra Ele e que também pediram para voltar ou morrer no deserto. Mas, aqui (Aliança Nova), Ele agirá de outra maneira, perdoando e esquecendo todos os pecados do Seu povo, por Sua própria Soberania.

      E corroborando com esta mesma passagem, e falando do mesmo assunto, que é o período chamado Messiânico, vemos ISAÍAS 11:9 que diz: "Não se fará mal nem dano algum em todo o Meu santo monte, porque a terra se encherá do "Conhecimento" do SENHOR, como as águas cobrem o mar.

      Agora, observe o Vs 10: "Naquele dia, recorrerão as Nações (Gentios) à raíz de Jessé (o Messias) que está por estandarte dos povos; a glória lhe será a morada

      Outra profecia Messiânica: Zac. 8:23 diz: "...Naquele dia, sucederá que pegarão 10 (dez) homens, pegarão sim, na orla da veste de um Judeu e lhe dirão: Iremos convosco, porque temos ouvido que DEUS está convosco".

      E muitas e muitas outras profecias que apontam p/ o Messias estando ainda no futuro.

      Felipe, eu não sou Judeu, mas a verdade é uma só, e os Judeus têm toda a razão de ainda esperar o Rei Messias; pois as profecias são a base Irrefutável.

      Excluir
    20. Fazendo um complemento sobre o que escrevi; a violação da Aliança, também foram uma consequência das constantes murmurações e rebeldias do povo contra Deus. E pela descrença geral dos Israelitas (mais velhos) por causa da notícia negativa dos Espias sobre a terra prometida.

      Núm. 14:22-23 "Todos os homens que viram a Minha glória e os meus sinais que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas Dez vezes, e não obedeceram a Minha voz, não verão a terra de que aos seus pais jurei..."

      Núm. 14:29-30 "Neste deserto cairá o vosso cadáver... de Vinte anos para cima os que dentre vós contra Mim murmurastes; não entrareis na terra, pela qual levantei a Minha mão que vos faria habitar nela, salvo Calebe e Josué"

      Nem Moisés entrou, por causa do povo:
      Deut. 1:37 "Também o SENHOR se indignou contra mim por causa de vós, dizendo: Também tu lá não entrarás".

      Salm. 95:10-11 "Quarenta anos estive desgostado com esta geração e disse:É um povo que erra de coração e não tem conhecido os Meus caminhos. Por isso jurei na Minha ira que não entrarão no Meu repouso" (Canaã).

      Excluir
    21. Pq eu vou reconhecer erros interpretativos se eu não vejo erros? Quando eu falo em ter intimidade com o Senhor significa ter relação sexual? isso só se for na sua cabeça. A relação de Deus com o homem é através do Espírito, que ainda não havia sido dado na antiga aliança de forma plena.

      E desposar-te-ei comigo em fidelidade, E CONHECERÁS AO SENHOR.
      Oséias 2:20

      Paulo nas suas exposições foi brilhante, todas aquelas coisas da antiga aliança foram sombras e não realidade. Tudo que é físico é temporário, mas o que é espiritual tem perpétuo fundamento. A circuncisão, as festividades, o sábado e a lei não tem valor nenhum contra o pecado pq o pecado esta entranhado na natureza humana.

      A circuncisão física não tem nenhum valor contra o pecado, e Deus sempre orientou o povo a escrever a lei no coração.

      ‪Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.‬
      ‪Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.‬
      ‪não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; ESCREVE-AS NA TÁBUA DO TEU CORAÇÃO.‬
      ‪E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.‬
      ‪Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.‬
      ‪Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.‬

      ‪Provérbios 3:1-6‬

      Filho meu, guarda as minhas palavras, e esconde dentro de ti os meus mandamentos.
      Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos.
      Ata-os aos teus dedos, ESCREVE-OS NA TÁBUA DO TEU CORAÇÃO.

      Provérbios 7:1-3

      O escritor de provérbios sabia que os 10 mandamentos estavam em tábuas de pedra, mas ele orienta a escrever na tábua do coração. Os 10 mandamentos é o testemunho, as tábuas do testemunho, que testemunhava os pecados de Israel. Vc pode perceber lendo as escrituras que Israel sempre transgrediu todos os mandamentos, um por um.

      O povo nunca teve a lei escrita no coração, pois se tivesse Deus não prometeria uma nova aliança dizendo que nela escreveria suas leis no coração das pessoas.

      A circuncisão a mesma coisa.

      ‪Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz. Deuteronômio 10:16‬

      ‪Circuncidai-vos ao Senhor, e tirai os prepúcios do vosso coração, ó homens de Judá e habitantes de Jerusalém, para que o meu furor não venha a sair como fogo, e arda de modo que não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras. Jeremias 4:4‬

      Quando Jeremias escreve para circuncidar o coração, os israelitas ja tinham sido circuncidados na carne, mas isso não teve valor nenhum contra o pecado pq a circuncisão do coração que é espiritual que tem valor.

      ‪Mas o homem não é capaz de circuncidar o seu coração, isso é obra de Deus e foi concretizada na nova aliança, pois a santificação é dom de Deus.‬

      ‪Deus promete dar descanso ao seu povo‬

      ‪Não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto;‬
      ‪Quando vossos pais me tentaram, me provaram, e viram a minha obra.‬
      ‪Quarenta anos estive desgostado com esta geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não tem conhecido os meus caminhos.‬
      ‪A quem jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso.‬

      ‪Salmos 95:8-11‬

      Excluir
    22. Mas esse descanso do sétimo dia só acontece na nova aliança quando o povo volta a ter a comunhão direta com Deus através de Jesus.‬

      ‪PORQUE NÓS, OS QUE TEMOS CRIDO, ENTRAMOS NO REPOUSO, tal como disse:Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo.‬
      ‪Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E REPOUSOU DEUS DE TODAS AS SUAS OBRAS NO SÉTIMO DIA.‬
      ‪Hebreus 4:3-4‬

      ‪Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações.‬
      ‪Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia.‬
      ‪Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.‬
      ‪PORQUE AQUELE QUE ENTROU NO SEU REPOUSO, ELE PRÓPRIO REPOUSOU DE SUAS OBRAS, COMO DEUS DAS SUAS.‬

      ‪Hebreus 4:7-10‬

      E a antiga aliança se tornou antiquada, pq Deus não tem duas alianças nem duas esposas, a nova aliança tomou lugar da antiga.

      A aliança de Deus é perpétua, mas não foi Deus que violou a aliança e sim os israelitas. Vc diz que o novo testamento é uma fraude, mas vc usa ele para mostrar que Jesus não veio abolir a lei e os profetas, mas cumprir, pois nenhum til ou jota cairia da lei sem que tudo fosse cumprido, e Jesus cumpriu pq a lei e os profetas falavam a respeito dEle.

      Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
      João 5:39

      Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele.
      João 5:46

      Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
      João 1:45-46

      E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.
      Lucas 24:27

      E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.
      Lucas 24:44

      E de qualquer maneira, Jesus não aboliu mesmo e sim cumpriu perpetuamente a lei, hoje, todos os que crêem e recebem o Espírito tem a lei cumprida em si.

      Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
      Romanos 8:4

      A fé estabelece a lei, pelo Espírito que nos foi dado.

      Paulo não quis dizer que o que separava Deus dos homens era sua etnia, Paulo sabia que era o pecado, tanto que escreveu o que escreveu em Romanos 2:17-29 e Filipenses 3:5-9.

      Os gentios de Éfeso serviam a deuses pagãos, por isso que Paulo disse que eles estavam sem esperança e sem Deus no mundo.

      A função de exegeta é isso mesmo que eu disse, a exegese é a interpretação profunda do texto bíblico, o trabalho do exegeta é realizar a crítica textual. E ao contrário do que vc pensa, existem faculdades de teologia que não estão vinculada a nenhuma denominação, e as faculdade estimulam a consciência crítica de seus alunos. Eu sei do que estou falando pq um amigo meu é formado em filosofia/teologia em uma universidade em Miami sem vínculo denominacional.

      Quando eu disse que não me irrito com suas mentiras, não quis chamar vc de mentiroso, mas que vc não tinha como sustentar as afirmações que fez sobre o cristianismo.

      O fato das pessoas não interpretarem como vc interpreta não significa que é um equívoco, que as pessoas tiveram um engano proposital e tendencioso, a não ser que vc se considere o portador da verdade.

      Isso não é método desonesto de interpretação, se eu partir do seu raciocínio eu posso afirmar a mesma coisa que vc afirmou para os cristãos. Posso falar que quem afirma que Israel é o servo sofredor é tendencioso.

      Excluir
    23. Por que Isaías 53 não pode se referir à nação de Israel, como SERVO SOFREDOR?

      O servo de Isaías 53 é um sofredor inocente e sem culpa. Israel nunca é descrito como sem pecado. Isaías diz da nação:

      Ai, nação pecadora, povo carregado de iniqüidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao Senhor, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás.
      Isaías 1:4

      Isaías ainda diz que Judá é como Sodoma e Gomorra, que Jerusalém é uma prostituta e que as pessoas cujas mãos estão manchadas de sangue.

      Ouvi a palavra do Senhor, vós poderosos de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra.
      Isaías 1:10

      Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, PORQUE AS VOSSAS MÃOS ESTÃO CHEIAS DE SANGUE.
      Isaías 1:15

      COMO SE FEZ PROSTITUTA A CIDADE FIEL! Ela que estava cheia de retidão! A justiça habitava nela, mas agora homicidas.
      Isaías 1:21

      A nação de Israel está longe de ser um servo sofredor inocente e sem culpa referido a Isaías 53.

      E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; AINDA QUE NUNCA COMETEU INJUSTIÇA, NEM HOUVE ENGANO NA SUA BOCA.

      Isaías 53:9

      A figura descrita em Isaías 53 sofre, morre para restaurar o povo contra seus próprios pecados. Isaías 53 descreve um cordeiro sem pecado e perfeito sacrifício que toma sobre si os pecados dos outros, para que eles possam ser perdoados. Quando o profeta fala do SERVO SOFREDOR ele fala de um SERVO INOCENTE!

      Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; PORQUE AS INIQÜIDADES DELES LEVARÁ SOBRE SI.
      Isaías 53:11

      A nação de Israel estava sofrendo por conta de sua culpa de seus pecados, sendo assim a nação de Israel não pode ser o servo sofredor!

      No versículo 1, vemos "Quem creu em nossa mensagem", e "a quem tem o braço do Senhor foi revelado." O "braço do Senhor" refere-se ao ato poderoso de ação de DEUS. Portanto, a mensagem é a mensagem de um profeta declarando o que DEUS fez para salvar seu povo.

      Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?
      Isaías 53:1

      Na fala do profeta Isaías, diz que o SERVO SOFREDOR foi punido pelas "transgressões do meu povo", de acordo com o versículo 8. Quem são as pessoas de Isaías? Israel. Então o sofredor de Isaías 53 sofreu por Israel. Então, como ele poderia ser Israel?

      Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; PELA TRANSGRESSÃO DO MEU POVO ELE FOI ATINGIDO.
      Isaías 53:8

      Será mesmo que eu não tenho noção do que o texto quer dizer Joel? Eu então estou condicionado a aceitar ensinamentos distorcidos? Fique vc sabendo que essa interpretação dizendo que se refere a Israel eu já conheço faz tempo. Vc esta sendo radical e extremista, pq vc acha que todo mundo que não concorda com vc, esta sendo engando por ensinos distorcidos e tendenciosos, e essa maneira de se portar que eu digo que é reprovável. E esse tipo de debate onde um diz que o que o outro acredita é ensino distorcido e uma fraude não serve para nada, pq cada sempre vai defender aquilo que crê, vc tem uma explicação para Isaías 53 e eu tenho outra, mas isso não é motivo para dizer que uma é tendenciosa e a outra é a certa. Cada um expõe a sua visão.

      Excluir
    24. Vc sempre usa o recurso das traduções para tentar defender o ponto de vista. Se vc ler mesmo todo o antigo testamento Joel, vc vai ver que o povo invalidou SIM a aliança, não foi Deus que invalidou.

      Porque introduzistes estrangeiros, incircuncisos de coração e incircuncisos de carne, para estarem no meu santuário, para o profanarem em minha casa, quando ofereceis o meu pão, a gordura, e o sangue; E ELES INVALIDARAM A MINHA ALIANÇA, por causa de todas as vossas abominações.
      Ezequiel 44:7

      Na lei esta escrito:

      Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra dos egípcios, para que não fôsseis seus escravos; e quebrei os timões do vosso jugo, e vos fiz andar eretos.
      Mas, se não me ouvirdes, e não cumprirdes todos estes mandamentos,
      E se rejeitardes os meus estatutos, e a vossa alma se enfadar dos meus juízos, não cumprindo todos os meus mandamentos, PARA INVALIDAR A MINHA ALIANÇA,
      Então eu também vos farei isto: porei sobre vós terror, a tísica e a febre ardente, que consumam os olhos e atormentem a alma; e semeareis em vão a vossa semente, pois os vossos inimigos a comerão.
      E porei a minha face contra vós, e sereis feridos diante de vossos inimigos; e os que vos odeiam, de vós se assenhorearão, e fugireis, sem ninguém vos perseguir.
      E, se ainda com estas coisas não me ouvirdes, então eu prosseguirei a castigar-vos sete vezes mais, por causa dos vossos pecados.
      Porque quebrarei a soberba da vossa força; e farei que os vossos céus sejam como ferro e a vossa terra como cobre.
      E em vão se gastará a vossa força; a vossa terra não dará a sua colheita, e as árvores da terra não darão o seu fruto.
      E se andardes contrariamente para comigo, e não me quiserdes ouvir, trar-vos-ei pragas sete vezes mais, conforme os vossos pecados.
      Porque enviarei entre vós as feras do campo, as quais vos desfilharão, e desfarão o vosso gado, e vos diminuirão; e os vossos caminhos serão desertos.
      Se ainda com estas coisas não vos corrigirdes voltando para mim, mas ainda andardes contrariamente para comigo,
      Eu também andarei contrariamente para convosco, e eu, eu mesmo, vos ferirei sete vezes mais por causa dos vossos pecados.
      Porque trarei sobre vós a espada, QUE EXECUTARÁ A VINGANÇA DA ALIANÇA; e ajuntados sereis nas vossas cidades; então enviarei a peste entre vós, e sereis entregues na mão do inimigo.
      Quando eu vos quebrar o sustento do pão, então dez mulheres cozerão o vosso pão num só forno, e devolver-vos-ão o vosso pão por peso; e comereis, mas não vos fartareis.
      E se com isto não me ouvirdes, mas ainda andardes contrariamente para comigo,
      Também eu para convosco andarei contrariamente em furor; e vos castigarei sete vezes mais por causa dos vossos pecados.
      Porque comereis a carne de vossos filhos, e a carne de vossas filhas.
      E destruirei os vossos altos, e desfarei as vossas imagens, e lançarei os vossos cadáveres sobre os cadáveres dos vossos deuses; a minha alma se enfadará de vós.
      E reduzirei as vossas cidades a deserto, e assolarei os vossos santuários, e não cheirarei o vosso cheiro suave.
      E assolarei a terra e se espantarão disso os vossos inimigos que nela morarem.
      E espalhar-vos-ei entre as nações, e desembainharei a espada atrás de vós; e a vossa terra será assolada, e as vossas cidades serão desertas.

      Levítico 26:13-33

      Deus mostra o que aconteceria se o povo invalidasse a aliança, dizendo sobre as maldições que aconteceriam.

      Excluir
    25. E veja o que Daniel escreveu:

      E orei ao Senhor meu Deus, e confessei, e disse: Ah! Senhor! Deus grande e tremendo, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos;
      Pecamos, e cometemos iniqüidades, e procedemos impiamente, e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus mandamentos e dos teus juízos;
      E não demos ouvidos aos teus servos, os profetas, que em teu nome falaram aos nossos reis, aos nossos príncipes, e a nossos pais, como também a todo o povo da terra.
      A ti, ó Senhor, pertence a justiça, mas a nós a confusão de rosto, como hoje se vê; aos homens de Judá, e aos moradores de Jerusalém, e a todo o Israel, aos de perto e aos de longe, em todas as terras por onde os tens lançado, por causa das suas rebeliões que cometeram contra ti.
      Ó Senhor, a nós pertence a confusão de rosto, aos nossos reis, aos nossos príncipes, e a nossos pais, porque pecamos contra ti.
      Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão; pois nos rebelamos contra ele,
      E não obedecemos à voz do Senhor, nosso Deus, para andarmos nas suas leis, que nos deu por intermédio de seus servos, os profetas.
      Sim, todo o Israel transgrediu a tua lei, desviando-se para não obedecer à tua voz; POR ISSO A MALDIÇÃO E O JURAMENTO, QUE ESTÃO ESCRITOS NA LEI DE MOISÉS, SERVO DE DEUS, SE DERRAMARAM SOBRE NÓS; PORQUE PECAMOS CONTRA ELE.
      E ele confirmou a sua palavra, que falou contra nós, e contra os nossos juízes que nos julgavam, trazendo sobre nós um grande mal; porquanto debaixo de todo o céu nunca se fez como se tem feito em Jerusalém.
      Como está escrito na lei de Moisés, todo este mal nos sobreveio; apesar disso, não suplicamos à face do Senhor nosso Deus, para nos convertermos das nossas iniqüidades, e para nos aplicarmos à tua verdade.
      Por isso o Senhor vigiou sobre o mal, e o trouxe sobre nós; porque justo é o Senhor, nosso Deus, em todas as suas obras, que fez, pois não obedecemos à sua voz.
      Agora, pois, ó Senhor, nosso Deus, que tiraste o teu povo da terra do Egito com mão poderosa, e ganhaste para ti nome, como hoje se vê; temos pecado, temos procedido impiamente.
      Ó Senhor, segundo todas as tuas justiças, aparte-se a tua ira e o teu furor da tua cidade de Jerusalém, do teu santo monte; porque por causa dos nossos pecados, e por causa das iniqüidades de nossos pais, tornou-se Jerusalém e o teu povo um opróbrio para todos os que estão em redor de nós.

      Daniel 9:4-16

      E o cântico de Moisés?

      E disse o Senhor a Moisés: Eis que dormirás com teus pais; e este povo se levantará, e prostituir-se-á indo após os deuses estranhos na terra, para cujo meio vai, e me deixará, E ANULARÁ A MINHA ALIANÇA QUE TENHO FEITO COM ELE.
      Assim se acenderá a minha ira naquele dia contra ele, e desampará-lo-ei, e esconderei o meu rosto dele, para que seja devorado; e tantos males e angústias o alcançarão, que dirá naquele dia: Não me alcançaram estes males, porque o meu Deus não está no meio de mim?
      Esconderei, pois, totalmente o meu rosto naquele dia, por todo o mal que tiver feito, por se haverem tornado a outros deuses.
      Agora, pois, ESCREVEI-VOS ESTE CÂNTICO, E ENSINAI-O AOS FILHOS DE ISRAEL; PONDE-O NA SUA BOCA, PARA QUE ESTE CÂNTICO ME SEJA POR TESTEMUNHA CONTRA OS FILHOS DE ISRAEL.
      Porque introduzirei o meu povo na terra que jurei a seus pais, que mana leite e mel; e comerá, e se fartará, e se engordará; então se tornará a outros deuses, e os servirá, e me irritarão, E ANULARÃO A MINHA ALIANÇA.
      E será que, quando o alcançarem muitos males e angústias, ENTÃO ESTE CÂNTICO RESPONDERÁ CONTRA ELE POR TESTEMUNHA, pois não será esquecido da boca de sua descendência; porquanto conheço a sua imaginação, o que ele faz hoje, antes que o introduza na terra que tenho jurado.
      Assim Moisés escreveu este cântico naquele dia, e o ensinou aos filhos de Israel.

      Deuteronômio 31:16-22

      Excluir
    26. Vc percebe que Deus já sabia que o povo iria anular a aliança, e a promessa da nova aliança não foi algo inesperado para Deus. Deus já sabia que sua aliança seria invalidada pelo povo. O reino de Judá foi completamente destruído e extinto pelo Babilônios, depois que o povo de Judá/Jerusalém foi subjugado pela Babilônia, nunca mais teve um rei de Judá, e isso é retratado na estátua de Daniel 2 que mostra os reinos que sucederam que governaram Jerusalém, Babilônia, Medo-Persia, Grécia, Roma e por último foi o governo dos Herodes que eram judeus e foi a última esperança de um governo judeu em Jerusalém, mas ele era barro que não se mistura com ferro, Herodes era um fantoche de César, mas para crucificar Jesus Herodes (judeu) e Pilatos (romano) até fizeram as pazes.

      E no mesmo dia, Pilatos e Herodes entre si se fizeram amigos; pois dantes andavam em inimizade um com o outro. Lucas 23:12

      Os reinos da profecia de Daniel 2 não diz respeito somente aos reinos que existiram no mundo antigo, até pq muitos outros reinos tbm existiram naquele tempo em outras localidades e os mesmos reinos colocados em seqüência na estátua tbm coexistiram, mas na verdade diz respeito aos reinos que governaram Jerusalém.

      Deus se casou com Israel quando estabeleceu a aliança do Sinai, isso é fato.

      Mas veja o que diz Jeremias:

      E vi que, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério a rebelde Israel, A DESPEDI, E LHE DEI A SUA CARTA DE DIVÓRCIO, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e também ela mesma se prostituiu.
      E sucedeu que pela fama da sua prostituição, contaminou a terra; porque adulterou com a pedra e com a madeira.
      E, contudo, apesar de tudo isso a sua aleivosa irmã Judá não voltou para mim de todo o seu coração, mas falsamente, diz o Senhor.
      E o Senhor me disse: Já a rebelde Israel mostrou-se mais justa do que a aleivosa Judá.

      Jeremias 3:8-11

      Deus deu carta de divórcio para Efraim/Israel e Samaria. e Judá/Jerusalém foi para o mesmo caminho.

      Isaías 56 diz:

      Assim diz o SENHOR: Guardai o juízo, e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, para se manifestar.
      Isaías 56:1

      A salvação esta para vir, mas não tinha vindo ainda. Esse trecho é semelhante ao de Malaquias.

      LEMBRAI-VOS DA LEI DE MOISÉS, MEU SERVO, QUE LHE MANDEI EM HOREBE PARA TODO O ISRAEL, A SABER, ESTATUTOS E JUÍZOS.
      Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;
      E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.

      Malaquias 4:4-6

      Deus enviaria o profeta Elias antes do grande dia do Senhor que foi o dia da destruição de Jerusalém em 70 d.C.

      Excluir
    27. Isaías mesmo já tinha dito:

      Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.
      Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
      Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniqüidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade.
      Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam na vaidade, e falam mentiras; concebem o mal, e dão à luz a iniqüidade.
      Chocam ovos de basilisco, e tecem teias de aranha; o que comer dos ovos deles, morrerá; e, quebrando-os, sairá uma víbora.
      As suas teias não prestam para vestes nem se poderão cobrir com as suas obras; as suas obras são obras de iniqüidade, e obra de violência há nas suas mãos.
      Os seus pés correm para o mal, e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade; destruição e quebrantamento há nas suas estradas.
      Não conhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz.
      Por isso o juízo está longe de nós, e a justiça não nos alcança; esperamos pela luz, e eis que só há trevas; pelo resplendor, mas andamos em escuridão.
      Apalpamos as paredes como cegos, e como os que não têm olhos andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como nas trevas, e nos lugares escuros como mortos.
      Todos nós bramamos como ursos, e continuamente gememos como pombas; esperamos pelo juízo, e não o há; pela salvação, e está longe de nós.
      Porque as nossas transgressões se multiplicaram perante ti, e os nossos pecados testificam contra nós; porque as nossas transgressões estão conosco, e conhecemos as nossas iniqüidades;
      Como o prevaricar, e mentir contra o Senhor, e o desviarmo-nos do nosso Deus, o falar de opressão e rebelião, o conceber e proferir do coração palavras de falsidade.
      Por isso o direito se tornou atrás, e a justiça se pôs de longe; porque a verdade anda tropeçando pelas ruas, e a eqüidade não pode entrar.
      Sim, a verdade desfalece, e quem se desvia do mal arrisca-se a ser despojado; e o Senhor viu, e pareceu mal aos seus olhos que não houvesse justiça.
      E VENDO QUE NINGUÉM HAVIA, MARAVILHOU-SE DE QUE NÃO HOUVESSE UM INTERCESSOR; POR ISSO O SEU PRÓPRIO BRAÇO LHE TROUXE A SALVAÇÃO, E A SUA PRÓPRIA JUSTIÇA O SUSTEVE.
      Pois vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na sua cabeça, e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e cobriu-se de zelo, como de um manto.

      Isaías 59:1-17

      O próprio braço do Senhor que traria a salvação, o braço de Deus, o verbo de Deus é Jesus.

      De qualquer maneira, Isaías não foi do tempo de Jeremias e profetizou antes dele. O povo deveria sim se manter de acordo com a aliança estabelecida no Sinai até que viesse o Messias.

      Excluir
    28. O povo de Israel em nada era diferente dos outros povos, porém, eles foram ‘escolhidos’ por serem descendentes da carne dos patriarcas. Eles não foram eleitos para serem salvos, antes para uma missão. Deus prometeu a Abraão, Isaque e Jacó que através da linhagem deles haveria de vir o Cristo, sendo que o povo de israel foi escolhido para esta missão especifica: abrigar a linhagem do Messias, ou seja, nenhum dos membros de Israel foram escolhidos para serem salvos. Deus tinha o proposito de trazer o Messias ao mundo, e o povo de Israel foi eleito para este propósito por causa da promessa que Deus fez aos pais. Deus prometeu a Abraão, Isaque e Jacó que traria o Cristo através da linhagem deles, e cuidou (amou) do povo de Israel para que a promessa fosse cumprida

      Não é por causa da tua justiça, nem pela retidão do teu coração que entras a possuir a sua terra, mas pela impiedade destas nações o Senhor teu Deus as lança fora, de diante de ti, e para confirmar a palavra que o Senhor jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.
      Deuteronômio 9:5

      A antiga aliança testemunhava que o homem era escravo do pecado através do tabernáculo, e não foi sem motivo que Jesus profetizou a sua destruição. Deus restabeleceu a aliança em Cristo, e o antigo pacto teve o fim em 70 d.C.

      Não concordo com o seu entendimento pq Josué e Calebe não morreram no deserto e não tiveram iniqüidades como tiveram os rebeldes no deserto.

      O não conforme aquela que diz o texto de Jeremias 31 sobre a nova aliança, diz que as leis não serão mais em tábuas de pedra nem escritas com tinta, mas dentro do coração da pessoa.

      E a parte que diz: ''...porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.'' esta associada a parte que diz que ninguém mais dira conheça o Senhor, porque todos me conhecerão, veja:

      E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: CONHECEI AO SENHOR; PORQUE TODOS ME CONHECERÃO, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; PORQUE LHES PERDOAREI A SUA MALDADE, E NUNCA MAIS ME LEMBRAREI DOS SEUS PECADOS.
      Jeremias 31:34

      Todos conhecerão o Senhor porque Deus perdoou a sua maldade e seus pecados. Deus logicamente não tem comunhão com as trevas, e se alguém conheceu o Senhor se torna com Ele um só espírito, é um casamento.

      Isaías 11:9 se aplica perfeitamente a mensagem do evangelho que foi espalhada por todas as nações, da mesma forma a passagem de Daniel 12

      E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, E O CONHECIMENTO SE MULTIPLICARÁ.
      Daniel 12:4

      Eu acredito que não há mais nenhuma profecia para se cumprir ainda, nenhuma sequer, tudo já foi cumprido. As profecias referentes ao Messias eu não tenho nenhuma dúvida, mas vc pensa diferente e eu respeito, não digo que sua interpretação é uma fraude, e que vc segue um engano proposital, e que vc é manipulado pelo sistema religioso judaico, nada disso. Cada defende aquilo que crê, não se pode é ofender os outros a ridicularizar a interpretação da outra pessoa por não estar de acordo com sua fé.

      Excluir
    29. Felipe, em momento algum eu disse de forma direta que, "intimidade c/ o SENHOR" significa relação Sexual; o que eu disse foi que os textos que vc utilizou para fundamentar a tua interpretação de Jer. 31:34, é que "pressupõe" exatamente isto. São textos totalmente diversos do assunto.
      Mas, já que vc não reconhece o equívoco, dizendo ser coisa da minha cabeça, então é melhor dar o encerrado por encerrado.

      E este argumento de que, só agora na suposta "Nova Aliança", é que o Espírito Santo está sendo dado de forma "plena", não faz sentido. Porque se fosse assim, o mundo seria outro, e as profecias estariam de fato cumpridas; em virtude das Leis de DEUS terem já sido escritas nos corações de toda a humanidade pelo próprio DEUS (segundo a Sua promessa). E se caso, o nosso Planeta estivesse "cheio do Conhecimento" do SENHOR, não haveria mais maldades entre os homens, e nem pecado contra DEUS. E verdadeiramente estaríamos vivendo a "Era de Paz" MESSIÂNICA.

      Mas, será que estamos vivendo este tempo? Responda a vc mesmo.

      Bém, quanto a esses escritos de Paulo de Tarso, afirmo a você que nem mesmo ele tinha qualquer base profética para escrever o que escreveu. Pois as "afirmativas" desse escritor, não passa de uma Via de "mão única"; onde ele por iniciativa própria coloca o seu pensamento sem nenhuma base nos Profetas, que não preveram NADA disso. Ou seja, ele nega as Escrituras.

      Desculpe-me, mas nas tuas exposições sobre a lei, você contradiz a si próprio.
      Veja que segundo a tua opinião, a Lei de DEUS não tem valor contra o pecado. Mas, ao mesmo tempo cita textos que falam da Lei escrita no coração, como este por exemplo:

      "Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.?" Bem como Prov. 3:1-6 e 7:1-3

      -Ora, qual seria o sentido de se guardar uma Lei "sem valor" nas "TÁBUAS DO CORAÇÃO ?!
      O fato de guardar a lei de Deus, não exclui a sua parte didática. Do contrário, o que então você e eu guardaríamos no coração?
      Ademais, como é que a Lei é sem valor, se ela funciona como uma Bússola para guiar os caminhos do homem ?
      E, assim como a Bússola, a Lei tem a função de orientar-nos num bom caminho. Isto é, a Bússola, serve para o homem não se perder no seu itinerário. Logo, ela tem um valor estimado.
      E a Lei? Bom, ela tem ou não o seu valor contra o Pecado? Já que o propósito dela é nos conduzir no caminho correto, segundo a vontade de DEUS, e, naturalmente nos fazer desviar de pecar, ou "errar o Alvo".
      cont..

      Excluir
    30. E quando a Bíblia fala da Circuncisão do coração, está referindo ao afastamento do Pecado (um coração limpo, livres de Imundícias, espiritualmente falando). Ou seja, é uma expressão METAFÓRICA, uma vez que não existe "Prepúcio no Coração".
      - - - -
      E, a Aliança de DEUS com o Seu povo será a mesma. ELE não vai Ab-rogá-la só porque o homem não conseguiu gravá-la no coração. A própria profecia "pressupõe" claramente que, "Nova" será a maneira dEle tratar com o homem (que é imprimindo a Sua vontade na mente/Coração); mas não diz que será "outra" Aliança. Mas, sim a forma que será nova.
      - - - -
      Discordo de você Felipe, quando disse que: O Pecado está "entranhado" na natureza humana. Pois, se fosse assim, então DEUS seria também o responsável pelo pecado, sendo ELE o Criador do homem.
      A Verdade, é que a natureza humana é composta tanto da Inclinação para Mal, quanto para o Bém. (Duas inclinações criadas pelo próprio DEUS). Mas, o pecado só se torna uma realidade, quando a Inclinação ao Mal sobrepuja à do Bem (a razão). Mas, ela em si não é má. Pelo contrário, é através dela que é "gerado" no homem a percepção da necessidade de praticar o bém. Funciona como um Equilíbrio.

      Felipe, eu já havia citado Salm. 95:10-11, mas só para me referir a Rebeldia de Israel no Deserto; pois o Salmista está utilizando desta passagem apenas para fazer uma Exortação (É um Cântico). Só que, você citou-a fora de Contexto, como se DAVI estivesse falando de um suposto/futuro Descanso de DEUS p/ o Seu povo.
      Este é um exemplo clássico de "Equívoco Interpretativo" (que sempre faço questão de frisar).

      Veja que, algumas vezes você interpreta de forma Literal, um texto figurativo. Por ex.:Sobre a expressão "Circuncidar o prepúcio do Coração", você disse que o homem não é capaz de fazê-lo, pois é uma obra só de DEUS. O outro texto, é o conhecido Isaías 53 (sobre isto falarei depois).
      Mas, é óbvio que o homem não seria capaz de "circuncidar" o coração, caso Deus estivesse falando "literalmente", como já expliquei. E o mais relevante, é que vc não percebe que é o próprio DEUS quem está ordenando a Israel que aja dessa forma. Então, que sentido teria ELE dar esta ordem (Jer. 4:4) sabendo que o homem não seria capaz de cumprir?

      O homem tinha e tem sim, a condição de cumprir as Leis de Deus; mas também tem a opção de transgredir, por causa do "Livre Arbítrio". E não existe essa de alguém fazer por você, e ainda morrer em seu lugar para Expiar um suposto "Pecado Original", que é mais um entre os inúmeros erros de Paulo. Pois como já disse, ele contradiz as Escrituras do Profetas.
      cont..

      Excluir
    31. E ainda sobre a suposta "Invalidação" da Aliança, vc citou a Oração de Daniel, e não percebe o tamanho da "Contradição" nos teus argumentos. Pois, considerando a oração, é perceptível a "comunhão" dele para com DEUS, bem como há também uma "evidente" reciprocidade da parte de Deus, não é mesmo?
      Tanto é verdade, que o Anjo enviado (Gabriel) faz questão de revelar que ele era "Mui Amado".
      Por outro lado, vemos DEUS cortando a Sua comunicação com aqueles que estavam em Apostasia; a exemplo do Rei Saul.

      Além do mais, vemos na Oração de Daniel mais uma prova de "improcedência" da suposta "Invalidade" da Aliança. Veja:
      "Ah! Senhor! Deus grande e tremendo, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos...;"

      Percebeu então, que Daniel confirma que Deus ainda guardava a "Aliança" e Misericórdia com aqueles que O amavam e guardavam os Seus Mandamentos?
      E então, será que ainda pode-se "sustentar" esta idéia de que a Aliança foi "Invalidada", se Deus continuou compromissado e atendendo a parte "fiel" de Israel, inclusive corrigindo-os com punições ? E qual seria o sentido de DEUS, ora, abençoar, ora castigar (Corrigir) um povo, se ELE não tivesse mais nenhum compromisso ou interesse por eles?

      E com que base vc afirma que o Reino de Judá foi extinto ?

      Inclusive, DEUS prova a validade de Suas promessas em favor, quando do livramento de Daniel e seus três amigos da fornalha e da Cova dos Leões. Bém como a Libertação após 70 anos do Cativeiro; que foi uma punição do próprio DEUS. Foram manifestações de Sua Soberania.

      Sobre a Profecia de Daniel 2 (a Estátua), você faz uma explanação, digamos assim: bem "Impar". Ou melhor, é uma interpretação completamente autônoma que não tem qualquer respaldo na referida Profecia. Além de tuas claras contradições. Veja:
      Primeiro vc disse que "Os Herodes" eram Judeus e representavam o ferro e o barro do (vs 42) e não podiam se misturar (Vs 43). Depois vc disse que "Herodes" era um "Fantoche" dos Césares (Roma); e também, era a última esperança dos Judeus de Jerusalém.
      Mas, se esquece que Judá era dominado pelos Romanos, e os Herodes não significavam a restauração de Judá; já que seu Governado era controlado por ROMA. E sendo os Judeus "Vassalos" de Roma, é obvio e automaticamente que Herodes seria subordinado ao Império Romano.
      Logo, não faz sentido esta interpretação, supondo que os Herodes fossem independentes do Império Romano. Pois, eram uma coisa só.

      Ademais, Roma reinou Soberana mesmo após a morte de Jesus; e só se dividiu após a "Estratégia Política" de Constantino, unindo-se ao Cristianismo.
      Só que...a Profecia ainda fala de uma extensão (continuação) do poder Romano. Porém, com outra "cara" (Roma Religiosa/Poder Papal), conforme Daniel 7 que é uma explicação mais detalhada de Daniel 2.

      Então, como vc justifica que os Herodes foram o último Reino da Estátua, se a Profecia diz claramente que, o Reino Messiânico (A pedra que atingiu a estátua), virá nos dias dos Reis que sucederão o poder do chifre Pequeno (Roma Religiosa). Ou seja, os Reinos que aí estão, são "resquícios" dos reinos divididos (os Dez chifres) de Daniel 7; que são os remanescentes da Ponta Pequena (O Bispo de Roma). A começar pela França (antigos Francos), que inclusive por meio de Napoleão, deu um "basta" nos Crimes e outras barbáries do poder temporal Papal contra a humanidade.
      cont..

      Excluir
    32. Felipe, você se vale de Malaquias 4:4-6 como prova de que o Messias já veio na pessoa de Jesus. Ok?
      Mas veja bém o teor da profecia:

      1º "Elias" virá primeiro
      2º Ele (O Messias) converterá o coração dos pais aos filhos e dos filhos aos Pais.
      -Então, pergunta-se: Isto ocorreu ? Resp. É óbvio que não. Logo, o suposto Elias "Falhou Feio"! E não foi capaz de cumprir a ordem Divina.

      E pior, segundo o próprio "novo Testamento", JESUS teria afirmado que João Batista era o Elias prometido; mas o próprio João "desmentiu" a Jesus. Aí "inventou-se" a idéia de João Batista ter vindo no "espírito de Elias". Que contradição !

      Ora, não é isto que diz a Profecia.

      Outra:
      -A expressão "Braço do SENHOR" nas Escrituras, significa as Ações de DEUS em favor do Seu povo desde a Libertação do Egito; e não tem NADA a ver com este ensino Cristão, que atribui a Soberania de DEUS a um homem como se esse fosse o Verbo (Palavra). Como se o Todo-Poderoso precisasse de um auxiliar para realizar os Seus intentos.

      Você diz ainda, que a "Antiga Aliança" testemunhava que o homem era escravo do pecado. Então, quer dizer que após a morte de JESUS o homem "deixou" de ser escravo do pecado? Ou seja, ele não mais é dominado pela "Inclinação" para o mal ? Não peca mais?
      Bém, se a função de Jesus era isto, então não resta dúvida que ele falhou. Pois o homem mergulha cada vez mais no pecado.

      Outra coisa:Em hipótese alguma foi JESUS quem profetizou a destruição do Templo de Jerusalém. Mas sim, que já havia sido profetizado por Daniel no Cap. 9. Jesus só teria mencionado os "detalhes" (pedra sobre pedra), mas falhou. Ou seja, a destruição predita por Daniel de fato ocorreu, mas os "detalhes" ditos por Jesus, não.

      Em fim, você diz que acredita que "todas" as profecias a respeito do Messias se cumpriram e não resta mais nenhuma sequer.
      Mas, eu porém, te digo (pelas Escrituras) que NENHUMA profecia Messiânica sequer foi cumprida por Jesus de Nazaré.

      Aliás Felipe, você sabia que "Nazaré" nunca existiu, mais que não passa de uma Cidade fictícia ?

      Fique em paz.

      Excluir
    33. Vou fazer uma retificação sobre a passagem de Malaquias 4:4-6. Percebi o equívoco após já ter enviado.
      Na verdade, será o próprio Elias um instrumento usado por DEUS para "converter" os corações dos Pais através dos filhos e vice-versa; antes do "terrível" dia do SENHOR. E não o Messias como coloquei. Então veja:

      1º João Batista não cumpriu esta profecia; pois parte do povo se afastou das Leis do Eterno; e Jerusalém entrou em guerra civil, e culminou com a destruição do Templo e as perseguições. Evidentemente, que ele não pode ser o Elias prometido.

      2º Logo, o grande e terrível dia do Senhor desta profecia, também não pode ser o evento do ano 70. Mas sim, a última e grande guerra Mundial conhecida como "Armagedom" ou "Vale da decisão" (Vale de Josafá); conforme Joel 2:31-32 e 3:14 e Zac. 14. Será uma guerra promovida pelo próprio DEUS, onde ELE vai exercer o Juízo contra as Nações inimigas do Seu povo (Israel).

      Estes serão eventos que antecederão a "era Messiânica".

      Excluir
    34. Já percebi que é impossível te alertar para a sua forma de se colocar em relação as interpretações da bíblia, vc continua dizendo sobre equívocos interpretativos e contradições já partindo da premissa que vc esta com a verdade, pois se vc não achasse assim não diria que minha interpretação é um equívoco. Percebo que é mais forte que vc, percebo que vc tem por necessidade vir aqui e falar asperamente com as pessoas, porém, de qualquer modo vc já melhorou em relação aos comentários anteriores.

      Em relação a conhecer o Senhor, eu até mostrei a passagem de Oséias que fala o tempo todo de um casamento entre Deus e Israel, em que Israel é um mulher adúltera. E depois Deus promete restabelecer a aliança com Israel dizendo:

      E naquele dia, diz o SENHOR, tu me chamarás: Meu marido; e não mais me chamarás: Meu senhor.
      Oséias 2:16

      E desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias.
      E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor.
      Oséias 2:19-21

      É nítido a figura de um casamento, mas tudo bem, vamos deixar esse assunto por encerrado.

      A sua visão de nova aliança faria de Deus um Deus arbitrário, onde as pessoas estariam ligadas a Deus independente da sua vontade. Vc acha que Deus vai escrever as leis no coração de toda a humanidade, sem levar em conta se as pessoas querem estar com Deus ou não.

      E sobre a era de paz Messiânica a sua visão é diferente da minha visão, e da visão de Jesus, pq vc acha que a paz é de fora para dentro quando na verdade é de dentro para fora.

      O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
      João 14:17

      Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
      Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

      João 14:26-27

      Eu creio sim que estamos na nova aliança.

      Sobre Paulo, fique a vontade para colocar o que vc discorda dele para que eu mostre a minha visão. Paulo entendia muito mais das escrituras do que vc, e talvez vc ainda não tenha visto ou percebido o que ele tinha em mente quando escreveu suas cartas.

      Inclusive a minha visão quanto a lei, vc não entendeu e a forma como eu coloquei foi a forma como Paulo brilhantemente expôs. Por isso vc não conseguiu entender, como muitos tbm não conseguem.

      A lei não tem valor nenhum contra o pecado, não a lei escrita no coração essa sim tem muito valor, agora a lei escrita em pedras e com tinta nos livros não tem valor nenhum contra o pecado a não ser para que as pessoas tomem conhecimento que são pecadoras.

      Pq se existe uma lei dizendo: ''Ame a Deus!'' Se eu, vc e qualquer um precisa de uma lei dizendo que para vc amar a Deus, significa que vc não ama ou tem uma tendência para não praticar isso. Paulo foi brilhante aos escrever:

      Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,
      Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,

      1 Timóteo 1:9-10

      Se existe uma lei dizendo para vc não matar, não roubar, furtar e etc... significa que em vc existe uma tendência para praticar essas coisas. Nunca haverá uma lei dizendo: ''proibido bater asas e voar'' pq isso não faz parte da sua natureza e essa lei nunca será feita para vc. Ainda que a lei iniba vc de praticar coisas erradas, ela não remove de vc os maus pensamentos, maus intentos e seus maus desejos. Ainda que uma pessoa não cometa adultério, se ela olhar uma pessoa com desejo impuro no coração, já cometeu adultério com ela, pq Deus sonda os corações e conhece a pessoa no seu íntimo.

      Excluir
    35. Entenda uma coisa, a lei não é indulgente com as suas fraquezas nem considera uma obediência parcial embora sincera, senão ela não seria aquilo que é: Santa, justa e boa. Ela só tem uma e simples pergunta: '' Você é aquilo que deveria ser?'' se sua resposta é não, então a lei nada pode fazer senão lançar sobre vc maldições. Pq o descumprimento da lei traz maldição, e isso esta escrito.

      Muitas vidas são transformadas mundo a fora pelo evangelho de Cristo, as pessoas não abandonam o pecado pq esta escrito na lei não pode isso ou aquilo, e sim pq Deus santificou as pessoas. Deus não depende da lei nem das escrituras para santificar seu povo.

      Sobre a circuncisão do coração é obvio que não me refiro literalmente, mas espiritualmente, assim como o descanso de Deus é espiritual e as leis escritas no coração tbm espiritualmente. Nada disso é literal, as coisas físicas descritas na antiga aliança eram sombras de realidade espirituais que essas sim tem valor contra o pecado.

      Joel, antes de Deus fazer a aliança no Sinai, Deus já sabia que teria que ser feita uma nova aliança, Deus separou Israel para poder trazer a salvação e ressurreição a toda a humanidade, pq como já disse, da linhagem de Abraão que viria a salvação da humanidade. Deus tinha como objetivo a salvação da humanidade, e não firmar aliança com um povo apenas. O problema, é que toda a instrução ( Torah ) de Deus que serviu para testemunhar o pecado do homem e a salvação que viria de Deus se tornou uma religião. No tempo de Enoque, Noé, Abraão não existia bíblia, nem escritura alguma.

      Sobre o que vc disse da nova aliança eu ja tinha falado antes:

      ''O não conforme aquela que diz o texto de Jeremias 31 sobre a nova aliança, diz que as leis não serão mais em tábuas de pedra nem escritas com tinta, mas dentro do coração da pessoa.''

      Exatamente o que vc mesmo falou agora.

      Vc pode discordar de mim a vontade, é assim que se debate, não afirmando que é um farsa, fraude e coisas semelhantes. Sobre a questão do pecado original, não é bem pecado original mas a morte espiritual que se deu em Adão e Eva e seus descendentes, pq todos os que são filhos de Adão são mortos espiritualmente, mas Jesus é a ressurreição e a vida, aquele que crê em Jesus e recebe o seu Espírito de Deus e passou da morte para a vida.

      Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. João 5:24

      Se a morte é espiritual a ressurreição tbm é espiritual, ao contrário do que os judeus acreditam, pois esperam a ressurreição física. Deus fez o homem sem pecado, mas não incorruptível pois senão Adão jamais teria comido o fruto. O homem passou a ter o CONHECIMENTO ( olha a palavra conhecer de novo ) do bem e do mal, isso que vc citou que o homem tem inclinações para o bem e para o mal é resultado desse fruto que Adão e Eva comeram.

      Vc disse que se o pecado fosse entranhado no homem Deus seria tbm responsável pelo pecado, mas depois diz que Deus criou no homem tanto a inclinação para o mal como a inclinação para o bem. Eu não entendi o que vc quis dizer pois me parece contraditório.

      Excluir
    36. Ao contrário do que vc pensa, Paulo esta muito mais de acordo com o que ensina as escrituras dos profetas do que os judeus de hoje em dia. Vc diz que o homem tem tanto a condição de cumprir a lei de Deus como a opção de transgredi-la por causa do livre arbítrio. Eu te digo que o homem não tem livre arbítrio. Não no sentido calvinista, mas no sentido de ser incapaz de fazer o bem, o homem não consegue fazer o bem a não ser que ele esteja ligado a Deus pela fé, pq Deus santifica o homem pela fé. O homem não consegue viver de acordo com a lei de Deus e vc mesmo reconhece isso, e inclusive acredito que vc tbm saiba que santificação é dom de Deus e não do homem.

      Joel, o próprio Salmista fala sobre o descanso de Deus não somente no futuro, mas desde sempre.

      Por isso jurei na minha ira: "Jamais entrarão no MEU DESCANSO".
      Salmos 95:11

      O descanso é de Deus e não do homem, não é o descanso que eu mesmo me dou e sim dado por Deus. Deus não se cansa, e Deus não é corpo físico, logo o seu descanso não é físico, mas espiritual.

      A circuncisão do coração é feita pelo próprio Deus, o texto de Jeremias é um chamado de Deus, e não uma ordem de Deus para que os homens façam.

      Sobre a invalidação da aliança, mesmo eu escrevendo e deixando claro para vc as coisas vc insiste nas mesmas coisas que eu já disse antes tantas vezes.

      E orei ao Senhor meu Deus, e confessei, e disse: Ah! Senhor! Deus grande e tremendo, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos;
      Daniel 9:4

      Deus guarda a aliança sim! mas quem invalidou a aliança foi o povo e não Deus. Afinal de contas, o que Daniel estava fazendo na babilônia? não foi pq o povo transgrediu a lei e foi destruído?

      Sim, todo o Israel transgrediu a tua lei, desviando-se para não obedecer à tua voz; POR ISSO A MALDIÇÃO E O JURAMENTO, QUE ESTÃO ESCRITOS NA LEI DE MOISÉS, SERVO DE DEUS, SE DERRAMARAM SOBRE NÓS; PORQUE PECAMOS CONTRA ELE.

      E o que estava escrito na lei de Moisés? Leia com calma.

      Porque trarei sobre vós a espada, QUE EXECUTARÁ A VINGANÇA DA ALIANÇA; e ajuntados sereis nas vossas cidades; então enviarei a peste entre vós, e sereis entregues na mão do inimigo.
      Quando eu vos quebrar o sustento do pão, então dez mulheres cozerão o vosso pão num só forno, e devolver-vos-ão o vosso pão por peso; e comereis, mas não vos fartareis.
      E se com isto não me ouvirdes, mas ainda andardes contrariamente para comigo,
      Também eu para convosco andarei contrariamente em furor; e vos castigarei sete vezes mais por causa dos vossos pecados.
      Porque comereis a carne de vossos filhos, e a carne de vossas filhas.
      E destruirei os vossos altos, e desfarei as vossas imagens, e lançarei os vossos cadáveres sobre os cadáveres dos vossos deuses; a minha alma se enfadará de vós.
      E REDUZIREI AS VOSSAS CIDADES A DESERTO, E ASSOLAREI OS VOSSOS SANTUÁRIOS, E NÃO CHEIRAREI O VOSSO CHEIRO SUAVE.
      E assolarei a terra e se espantarão disso os vossos inimigos que nela morarem.
      E ESPALHAR-VOS-EI ENTRE AS NAÇÕES, e desembainharei a espada atrás de vós; e a vossa terra será assolada, e as vossas cidades serão desertas.

      Levítico 26:25-33.

      Não foi nesse período que ocorreu a destruição de Jerusalém e do templo? não foi nesse período que ocorreu a diáspora que dispersou o povo entre as nações? Tudo isso esta de acordo com o que esta escrito na lei e no cantico de Moisés onde diz que o povo invalidaria a aliança.

      Repito, é o povo que invalidou a aliança e não Deus. Deus tinha o seu propósito de trazer da salvação da humanidade através daquele povo, não pq ele era bonzinho, mas pq Deus prometeu a Abraão.

      Excluir
    37. Qual a minha base para dizer que o reino de Judá foi extinto? não basta dizer sobre a capital do reino que foi destruída? e depois que a Babilônia destruiu Jerusalém, quem foi rei de Judá? Nabucodonosor? Dario o Medo? Ciro o rei da Pérsia? rei Artaxerxes? Pesquise mais sobre o reino de Judá.

      A sua interpretação de Daniel 2 que não tem o menor respaldo na profecia, mas é influenciada pela interpretação de Calvino. Vc saiu do protestantismo, mas o protestantismo não saiu de vc, vejo até resquícios de adventismo nessa sua interpretação. Não pense que antes de Calvino se interpretava que o papado era o chifre pequeno e a denominação católica a prostituta do apocalipse. E vc deve saber bem o pq os reformadores interpretavam assim, não era sem motivo.

      O império romano respeitava a religião dos seus povos conquistados, tanto que os judeus tinham liberdade de culto, a única coisa que os romanos exigiam era a cobrança de pesados impostos, e os coletores de impostos na bíblia é chamado de publicano. Eles eram odiados pelos judeus, Jesus até foi interrogado pelos discípulos dos fariseus e dos herodianos. Lembrando que os fariseus apoiavam o governo de Herodes.

      Então, retirando-se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam nalguma palavra;
      E ENVIARAM-LHE OS SEUS DISCÍPULOS, COM OS HERODIANOS, dizendo: Mestre, bem sabemos que és verdadeiro, e ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens.
      Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar o tributo a César, ou não?
      Jesus, porém, conhecendo a sua malícia, disse: Por que me experimentais, hipócritas?
      Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um dinheiro.
      E ele diz-lhes: De quem é esta efígie e esta inscrição?
      Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
      E eles, ouvindo isto, maravilharam-se, e, deixando-o, se retiraram.

      Mateus 22:15-23

      Herodes foi proclamado rei dos judeus, problemas que envolvessem a religião e a lei dos judeus eram julgados por Herodes. Já o governador Pôncio Pilatos tratava apenas dos impostos e rebeliões armadas contra Roma. Isso explica o porquê de Pilatos enviar Jesus à jurisdição de Herodes, pois a problemática era no âmbito da religião e não da política.

      E, sabendo que era da jurisdição de Herodes, remeteu-o a Herodes, que também naqueles dias estava em Jerusalém.
      Lucas 23:7

      No entanto, o desejo dos fariseus era condenar a morte de Jesus e segundo a lei judaica Jesus deveria ser apedrejado, mas como no Império Romano, somente Roma poderia condenar a morte e mais ninguém, Jesus foi crucificado. Um detalhe importante, é que se essa história da mulher adultera for verdade, pois ela não consta nos manuscritos mais antigos, tentaram colocar Jesus em uma sinuca, pq se Jesus falasse para não apedrejar a mulher seria contra a lei dos judeus, e se fosse a favor seria contra a lei de Roma.

      Voltando ao assunto da profecia, devemos saber que o foco da bíblia é o povo da aliança de Deus, este é seu principal propósito. A parte de ferro são os governantes da judéia que na época da crucificação era poncio pilatos, e a parte de barro Herodes o rei dos judeus. O primeiro tempo de Jerusalém era conhecido como templo de Salomão, já o segundo templo era conhecido como templo de Herodes.

      A divisão do império romano aconteceu em 276 d.C em que o império se dividiu em império romano do ocidente com capital em Roma e do oriente com capital em Constantinopla atual Istambul na Turquia. Daí vc diz que existe uma suposta roma religiosa ou Roma papal e ainda diz que Daniel 7 é uma explicação mais detalhada de Daniel 2.

      Mas me diga aonde diz em Daniel 2 que dos 10 dedos dos pés da estátua, 3 dedos caíram?

      Excluir
    38. Daniel 2 diz:

      Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre,
      Daniel 2:44

      Foi cumprido em Jesus no seu nascimento, quando se levantou o reino que jamais será destruído.

      E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
      Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;
      E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.

      Lucas 1:31-34

      Daniel 7 fala a respeito de 4 animais, um semelhante a um Leão, outro a um Urso, outro a um leopardo e o quarto animal era terrível e espantoso.

      Agora preste atenção.

      Disse assim: O quarto animal será o quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços.
      E, quanto aos dez chifres, DAQUELE MESMO REINO SE LEVANTARÃO DEZ REIS; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis.

      Daniel 7:23-24

      Daquele mesmo reino, isto é, de Roma se levantará 10 reis e não 10 reinos. Serão todos os 10 reis do mesmo reino, e não 10 reis de 10 reinos distintos.

      E depois se levantará outro que será diferente dos primeiros e abaterá a três reis. Vc já ouviu falar do ano dos quatro imperadores em que após a morte de Nero, Roma teve 4 imperadores onde 3 deles caíram e permaneceu Vespasiano? Vespasiano que com o seu filho Tito comandou a destruição de Jerusalém.

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Ano_dos_quatro_imperadores

      A profecia fala a respeito disso e não sobre esses resquícios do reino que vc mencionou, e a ponta pequena de maneira alguma é o papa ou o papado e a profecia não chega nem perto em falar sobre França menos ainda sobre Napoleão.

      Essa interpretação, eu tenho como verdade, no entanto, não é por causa disso que pessoas com interpretações diferentes da minha são tendenciosas ou mal intencionadas. Depois vou continuar a exposição do meu ponto de vista pq ja escrevi muito e estou cansado.

      Excluir
    39. Sr. Felipe, não se esqueça que no início dos teus comentários, você também se apresentou com "duas pedras" na mão. Embora, esteja agora um pouco mais "brando". Mas, tudo bém.

      E voltando ao assunto "Conhecer", quero dizer que as passagens (de Oséias) que citou são meras metáforas; enquanto que aquela de Jer. 31:34 está falando de forma literal. No sentido de conhecer verdadeiramente toda a vontade de Deus, pelo "imprimir" as Suas leis no coração. Você mesmo escreveu (sobre Oséias): "É nítido a "figura" de casamento. Isto mesmo, é uma FIGURA. São narrativas num sentido FIGURADO.
      Na própria Profecia (não a minha visão) diz claramente: Disse DEUS: "NA MENTE LHES IMPRIMIREI AS MINHAS LEIS..." Mas isto não faz de dEle um "arbitrário". A questão é que nesse período Messiânico, as pessoas sentirão de fato a necessidade de buscar ao SENHOR, em virtude do cumprimento da própria Profecia. Ademais, Deus sempre quis que o ser humano observasse as Suas leis para o seu próprio bém. Veja:
      "Filho Meu, guarda as minhas palavras e esconde "dentro de ti" os Meus mandamentos. Guarda os Meus mandamentos e VIVE; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Ata-os aos teus dedos, escreve-os na tábua do teu coração". Prov. 7:1-3.

      Então, digamos que as pessoas sentirão muita "sede" de conhecer o verdadeiro DEUS; e serão inspiradas a isto. Tanto é verdade que o Profeta Isaías descrevendo a "Nova Aliança" (período Messiânico) diz que: "...A terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar".

      Mas, veja que em princípio a "Renovação" da Aliança será novamente com Israel, que cumprirá em fim a missão "primordial" dada por DEUS desde o início como Nação Sacerdotal e "Luz para as Nações". A partir daí, os outros povos se converterão ao DEUS de Israel. Isto é profético. Pois em Zac. 8:22-23 está profetizado: "Assim, virão muitos povos e poderosas Nações buscar, em Jerusalém, o SENHOR dos Exércitos e suplicar a bênção do SENHOR.
      O Vs 23 é ainda mais contundente, porque diz que os povos de todas as línguas e Nações se "agarrarão" nos Judeus reconhecendo que DEUS estará com eles. Ou seja, reconhecerão que o povo de Israel estava com a razão.
      cont...

      Excluir
    40. Esta tua "visão" da paz Universal prometida na N.Aliança, ser de "dentro para fora", me parece um tanto Subjetiva. Senão, como pode alguém sentir paz interior com todo esse "bombardeio" de violência, aumento da criminalidade, do egoísmo, da indiferença e etc ?
      A humanidade está cada vez mais doente psicologicamente, com todos os tipos de "transtornos" emocionais, pela quantidade de pressões externas. Em fim, as pessoas vivem com medo por causa da Insegurança. Simplesmente, não há paz no mundo. Ainda.

      Sobre Paulo ter mais conhecimento das Escrituras "do que eu", você está certo (se é que é verdade que ele foi instruído pelo Rabino/Gamaliel. Porém, uma coisa é conhecer, outra é "Distorcer" mesmo conhecendo. E é exatamente isto que está nessas cartas atribuídas a ele.
      Na carta aos Corinthios (II Cor.3), por exemplo, Paulo chama a Lei de Ministério da MORTE "gravadas em pedras". Ou seja, ignorando o pronunciamento de DEUS que disse que a obediência a seus Mandamentos significa VIDA e Bênçãos. Lev. 18:5, Ezeq. 20:11.

      Então, eu descarto os escritos "contraditórios" de Paulo, e obviamente fico com a palavra de DEUS. Veja que ele, ora exalta, ora menospreza a Lei.
      Em Romanos 2:13 por ex.: ele admite que o homem que obedece (pratica) a Lei, é justificado. Mas em Gálatas 3:11 ele "nega" a Justificação pela Lei; mas somente pela fé. Mas, que fé será essa? Vazia?

      É indiscutível que, qualquer tipo de Lei somente no "papel" sem pôr em prática, não surte efeito algum; pois não justifica, não protege, não trás nenhum benefício a ninguém. Pelo contrário, a sua inobservância ocasiona prejuízos.
      cont...

      Excluir
    41. E, até agora, você ainda não disse que Lei é essa que está escrita nos corações!? Se é que está. Já que vc acredita que estamos em "plena" N. Aliança.

      Outra coisa: De modo algum a lei foi feita somente para os pecadores. A lei NÃO tem o propósito só de condenar, mas também de proteger e ser humano e ser um "canal" de bênçãos ao homem; ao contrário de sua transgressão. Deus estabeleceu Leis em todo o Universo, e não só para o homem pecador:

      -Salmos 103:19-21 diz: "Nos Céus, estabeleceu o SENHOR o Seu trono, e o Seu Reino domina sobre tudo. Bendizei ao SENHOR, todos os Seus Anjos, valorosos em poder, que EXECUTAIS as Suas ordens e lhe OBEDECEIS à Palavra. Bendizei ao SENHOR todos os Seus Exércitos, vós, ministros Seus, que FAZEIS a Sua vontade.
      Vemos então, que até para os Anjos que são perfeitos, existem ordens (Leis) a serem seguidas. E isto significa obediência à Soberania do Supremo Criador. (E aproveito p/ dizer que nunca existiu "Rebelião/Queda" de Anjos nos Céus como ensinam uma boa parte do Cristianismo, eles não foram criados com inclinação p/ o Mal como o homem o foi, por isto, também não têm o livre arbítrio. Somente o homem tem esta característica). Mas, este é um outro tema.

      É bem verdade, que o homem não consegue fazer o bém se não estiver "ligado" a DEUS pela FÉ (como vc disse); mas um ponto relevante, é que a FÉ só pode ser gerada pelo Conhecimento. E como obter isto, senão, através da palavra (ensino, instrução ou Lei) de DEUS? Ninguém poderá ter "fé" em alguma coisa que nunca ouviu falar.
      Bém, no Salmos 95, Davi está fazendo uma exortação à obediência e Adoração ao SENHOR, por isso ele faz alusão àquela geração rebelde do deserto que provocaram a ira de DEUS por causa da desobediência. E o descanso daquele povo, era tanto espiritual quanto físico; uma vez que haviam sido escravos por 400 anos no Egito. Pois CANAÃ seria um repouso para eles. Tanto é, que, além disso Deus estabeleceu p/ eles várias festas Solenes de descanso (físico), mas também espiritual.

      Logo, o foco da "Exortação" de Davi, era a obediência.

      Excluir
    42. Felipe, vou fazer a última referência à suposta "Invalidação" da Aliança (inclusive usando um exemplo de Paulo); veja:
      Gálatas 3:15 (ARA) diz: "Irmãos, falo como homem. Ainda que uma Aliança seja meramente humana, uma vez ratificada, ninguém a REVOGA ou lhe acrescenta alguma coisa".
      Veja as expressões: AINDA QUE... e MERAMENTE... Ou seja, o próprio Paulo reconhece que nem mesmo uma Aliança (Pacto) humano pode ser Revogada (Anulada, Invalidada); quando mais a Aliança feita pelo Eterno DEUS.

      Quero também citar um texto, que refuta a idéia da "Extinção" do Reino de Judá. Veja:

      Salmos 89 Vs 30 diz: "Se os seus filhos [de Davi] desprezarem a minha lei e não andarem nos Meus juízos, se "violarem" os Meus Mandamentos, então, punirei com vara as suas transgressões..."
      Vs "34" diz: NÃO violarei a Minha Aliança, nem modificarei o que os Meus lábios proferiram"
      Vs "36": "A sua posteridade durará para SEMPRE, e o seu Trono, como Sol perante Mim".

      Então, tanto o cativeiro Babilônico por Nabucodonozor, passando pelos Medo/Persas até os nosso dias, não significa o fim do Reino de Judá ou Israel. Mas, foram e são castigos de DEUS pela sua desobediência; bém como a "DIÁSPORA" que ainda perdura. Mas não significa de maneira nenhuma a "Extinção"; e sim PUNIÇÕES já previstas por DEUS.
      Mas, a verdade é que todas as Profecias Messiânicas apontam para a RESTAURAÇÃO de Israel que servirá de luz p/ os Gentios (Nós/as Nações). E Isto, é IRREFUTÁVEL !
      cont..

      Excluir
    43. Veja este texto do Profeta Isaías:
      "ISRAEL, porém será salvo pelo SENHOR com salvação eterna; não sereis envergonhados, nem confundidos em TODA "Eternidade". Isa. 45:17

      Eu creio que não precisa prova maior que esta. É uma questão de tempo (conforme as Profecias).

      E, ratificando a minha opinião, e obviamente contrariando a tua, repito que nenhum homem pode "Invalidar" uma Aliança de DEUS que é eterna. Ele poderá no máximo, transgredí-la (desobedecer, não fazer a sua parte). E, qual é o Pai que não corrige o filho a quem ama, com Deus continua fazendo com Israel?

      Mas, penso que não pode haver um "consenso" entre a tua e a minha opinião; uma vez que vc não reconhece os diferentes tipos de traduções Bíblicas.

      Sobre Daniel 2 onde vc questiona:
      "Mas me diga aonde diz em Daniel 2 que dos 10 dedos dos pés da estátua, 3 dedos caíram?"

      Pois é; é por isso mesmo que eu disse que Daniel 7 é uma explicação "detalhada" em relação ao cap.2. Senão, observe que tanto num quanto noutro capítulo existe uma informação importante e "comum". Ou seja, consta nos 2 capítulos um estabelecimento de um Reino eterno.
      Em Daniel 7:25-27, diz que após as ações do "Chifre Pequeno" por 3 tempos e meio, ele seria julgado (por Deus é óvio), e destruído. Mas o Vs 27 mostra "Reinos" ainda existentes após o fim do Poder do "Chifre Pequeno", e sendo submissos e servindo ao Reino do ALTÍSSIMO (Reino Messiânico). E veja a importância dos detalhes: A Profecia diz que: o domínio e a majestade "desses reinos" (DEBAIXO DE TODO O CÉU), serão dados aos santos. Percebeu?
      "Debaixo do Céu". Ou seja, um Reino literal e real sobre a TERRA. E não um suposto Reino espiritual a partir do Céu.

      Excluir
    44. Da mesma forma, está em Daniel 2, onde está dito: "...Mas a Pedra que feriu a Estátua se tornou em grande MONTANHA, e encheu "toda a TERRA". Ora, todas as profecias Messiânicas apontam para um Reino Real sobre a terra. E JAMAIS coaduna com esse ensino que promete uma morada no Céu ao "fiel". Ou um Reino um tanto "abstrato", conforme a "visão" de algumas correntes Religiosas.

      Outro fator importante (Detalhe), veja: Você defende que os "DEZ REIS" são parte do mesmo Reino (ROMA Imperial). Mas isto é discutível; pois veja que a Expressão "DAQUELE" difere de "NAQUELE". Portanto, a frase: "Daquele mesmo Reino se LEVANTARÁ 10 Reis"...cabe perfeitamente uma análise; em virtude dos significados dos vocábulos "DAQUELE e NAQUELE". Isto é, o texto pressupõe que os 10 Reis se levantariam (derivariam ou se originariam) do Animal terrível. E não, que seriam Reis que compunham o mesmo Poder.
      Ou seja, os Reis "levantados Daquele Poder", teriam suas origens NAQUELE, mas parecem ser independentes. Do contrário, não faria sentido Daniel "enfatizar" do surgimento do DEZ Reis de um mesmo Reino. Mas, faz sim todo o sentido se ele estiver falando de Reis embora saíram de ROMA, mas eram politicamente independentes e opositores. Já que vieram para "enfraquecer" o poderoso Império Romano (O Animal terrível) !

      Agora, a parte mais importante da Profecia: O chifre pequeno (Um Rei diferente dos anteriores), falaria contra o ALTÍSSIMO e magoaria os Seus santos; e principalmente, mudaria os tempos (o calendário Bíblico original) e a Lei (Torah/Instruções de Deus).
      -Segundo a tua interpretação o Gal. Vespasiano, é este poder (chifre) que abateu a três Reis. Embora esteja certo que foi na "gestão" dele que o TEMPLO foi destruído e o povo perseguido. Mas, cabe uma pergunta:
      Qual a prova que ele mudou os Tempos e a Lei ? Quando ocorreu?

      -Houve um único poder que uniu o útil ao "agradável" (Política e Religião). Será que foi Vespasiano quem fez isto ?!

      E um fato curioso, vc cita Lucas 1:31-34 (sobre Jesus de Nazaré), como sendo ele o cumprimento de Daniel 2:44; mas ignora o teor do texto que diz: "...E o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; ...reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim."
      Então, eu te pergunto: Onde ficava o Trono de DAVI ou a casa de Jacó ? No Céu ou na terra? (mais precisamente em Jerusalém) E que Reino foi estabelecido por Jesus ? Bom, ele mesmo diz que o Reino dele não era deste mundo; contrariando as Profecias, de que o Messias reinará sobre a Terra.

      -Quanto ao resto do texto, isto é, do Messias ser "Filho do Altíssimo" (literalmente falando), eu gostaria de saber qual Profeta que prediz este evento miraculoso !? (Inclusive c/ o suposto nascimento virginal do Messias). Mas isto também é outro TEMA.

      Não é que o chifre Pequeno seja o Papa, mas o Poder temporal Religioso de então. Era ele o Bispo de Roma com o AVAL do Império Romano. Foi o poder que na época perseguiu e assassinou "MILHÕES" de pessoas (Judeus e Cristãos) ou qualquer um que lhe opunha.

      Fique na paz.

      Excluir
    45. Felipe, ainda faltou comentar a tua opinião sobre outros assuntos, como a "Ressurreição" por exemplo, que vc crê que será somente "espiritual".
      Pelo que entendi, a tua "visão" sobre este assunto, contraria até mesmo o "N.T" que você crê ser a verdade. Senão, veja:

      -Em João cap. 5 (falando sobre este assunto), diz: "Não vos maravilheis disto, porque vem hora em que todos os que se acham nos TÚMULOS ouvirão a sua voz e sairão; os que tiverem feito o bém, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo."

      Bém, se a ressurreição for somente espiritual (?), então como explicar este texto?Já que "pó da terra e Sepultura" não combina com "espírito", mas sim com "matéria".
      Estou citando este texto, porque concorda com outros do "A.T" como Daniel 12:2 por exemplo, (falando sobre os Últimos Tempos), diz:
      "E muitos dos que dormem no "pó da terra" ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para a vergonha e desprezo eterno."

      Outro: Sobre um comentário meu, que vc achou "contraditório" (conforme tua opinião abaixo):

      "Vc disse que se o pecado fosse entranhado no homem Deus seria tbm responsável pelo pecado, mas depois diz que Deus criou no homem tanto a inclinação para o mal como a inclinação para o bem. Eu não entendi o que vc quis dizer pois me parece contraditório."

      Bém, é simples. Pelo fato de Deus ter criado o homem com uma natureza composta de inclinações: tanto para o Bém quanto para o Mal. Mas, não significa que o homem já veio como um "pecador" de fábrica. Mas, sim com liberdade de exercer as suas escolhas; tanto optando pelo agir através da razão, quanto pelo instinto.
      É como já disse, Deus criou o mal com o propósito de o homem compreender o real valor do Bém, quando colocados "paralelamente", por meio do "Conhecimento". E uma vez, conhecendo a benignidade (Bem) e a Malignidade (Mal), ele [o homem] deixa de ser inocente (Indesculpável) quanto à sua responsabilidade em relação às consequências "positivas ou negativas".

      Esta é a minha opinião.
      cont...

      Excluir
    46. Quero comentar sobre este teu argumento abaixo (as aspas são minhas):

      "Deus fez o homem sem pecado, mas não incorruptível pois senão Adão jamais teria comido o fruto. O homem passou a ter o CONHECIMENTO ( olha a palavra conhecer de novo ) do bem e do mal, isso que vc citou que o homem tem inclinações para o bem e para o mal é resultado desse fruto que Adão e Eva comeram."

      Bém Felipe, para mim há uma evidente contradição neste teu texto. Senão, veja:

      -1º - Você disse que Deus criou o homem "corruptível" (embora sem pecado), Ok. Então, obviamente ele teria a probabilidade de se corromper, certo ? Mas, qual a chance disto ocorrer, se não fossem pela "Inclinação ao Mal" inserida dentro de sua natureza pelo próprio Criador ?! (do contrário sim, Deus não teria dado opção de escolha).

      -2º - O Conhecimento do Bém e do Mal, é que veio como RESULTADO do "comer do fruto"; mas não as inclinações Bem/Má, como você colocou. Pois isto ele já tinha em sua natureza; do contrário como ele exerceria essa vontade ?
      -Você mesmo colocou, que, se ele (Adão) tivesse sido criado INCORRUPTÍVEL "não teria comido do fruto". Percebeu que neste caso vc colocou corretamente?

      Mas, e como se deu isso ? Resp.: Pela má inclinação (desejo, ambição, cobiça, impulso e etc), que é uma parte natural da natureza humana desde a criação.

      Outra coisa: Você escreveu o seguinte: "Deus não depende da lei nem das escrituras para santificar seu povo."
      Certo, porém, há no mínimo 2 problemas com este teu "argumento":

      1º - Se Deus não precisasse de Suas Leis para "santificar" o Seu povo, logo, aí sim, ELE usaria de um método "ARBITRÁRIO". Pois, estaria Santificando o homem do Seu modo sem dar a ele (o homem) a opção de aprender "paço a paço" (pelas Escrituras), além do que, tiraria das Sua criaturas a opção de escolha.

      Neste caso, perderia o sentido do ser humano ter sido criado a "Imagem e Semelhança" de DEUS.

      Paz do Altíssimo e até mais.

      Excluir
    47. Essa nossa conversa não vai ter fim, vc vai defender o seu ponto de vista e eu vou defender o meu, e esta muito cansativo para mim pq tenho meus compromissos ainda mais nesse ano que estou com muitas coisas para resolver.

      Eu continuo com a mesma visão em relação ao conhecer de Jeremias 31, e o que vc citou nessa última mensagem esta de acordo com o que penso.

      Vc falou que no período messiânico as pessoas sentem a necessidade de buscar ao Senhor e isso esta em pleno acordo com o que creio, logo não é uma questão de o mundo todo, mas daqueles que querem conhecer o Senhor. Se todos no mundo conhecem o Senhor independentemente da sua vontade de estar com Deus ou não, faria sim Deus arbitrário.

      As águas que cobrem o mar será como o conhecimento de Deus que encherá a terra diz o profeta, essa passagem lembra a de Ezequiel 47 em que saia um rio de água viva do templo que enche toda a terra, no começo Ezequiel relata um pequeno filete de água saindo do templo, depois Ezequiel mediu e a águas estavas no seu tornozelo, depois mediu e já estava nos seus joelhos, depois ja estava na altura das cinturas e por fim Ezequiel percebeu que já não dava pé, e só daria para atravessar o rio a nado.

      Jesus disse:

      Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
      E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.

      João 7:38-39

      O Espírito de Deus fazendo do ser humano o seu tabernáculo como diz a profecia de Ezequiel 36:27, se cumpriu na glorificação de Jesus, agora o tabernáculo onde o Espírito Santo se manifesta não é mais o tabernáculo do testemunho, mas sim no próprio homem.

      Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:19

      E aquele que se une a Deus é com ele um só espírito. Tudo de acordo com aquilo que acredito.

      Sobre a renovação da aliança, foi com Israel, e Israel nunca deixou, nem nunca vai deixar de ser o único povo de Deus.

      Paulo escreveu:

      Não que a palavra de Deus haja faltado, PORQUE NEM TODOS OS QUE SÃO DE ISRAEL SÃO ISRAELITAS;
      Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência.
      ISTO É, NÃO SÃO OS FILHOS DA CARNE QUE SÃO FILHOS DE DEUS, MAS OS FILHOS DA PROMESSA SÃO CONTADOS COMO DESCENDÊNCIA.

      Romanos 9:6-8

      O que Paulo esta ensinando? que o verdadeiro Israel é aquele que nasce de Deus e não aquele que nasceu da carne de Abraão.

      Jesus disse:

      Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
      O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
      Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

      João 3:5-7

      Só os que nascem de Deus que são os verdadeiros herdeiros da salvação, os israelitas descendentes na carne de Abraão são como Ismael.

      Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.
      Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.
      O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.
      Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.
      MAS A JERUSALÉM QUE É DE CIMA É LIVRE; A QUAL É MÃE DE TODOS NÓS.
      Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; Esforça-te e clama, tu que não estás de parto; Porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido.
      Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque.
      MAS, COMO ENTÃO AQUELE QUE ERA GERADO SEGUNDO A CARNE PERSEGUIA O QUE O ERA SEGUNDO O ESPÍRITO, ASSIM É TAMBÉM AGORA.
      Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.
      De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.

      Gálatas 4:22-31

      Excluir
    48. Paulo fala a respeito da Jerusalém celestial que é a Igreja ou Israel restaurado, que nasceu de Deus.

      O verso 23 de Zacarias 8 diz que 10 homens de todas as línguas das nações agarrarão nas vestes de um judeu e não se agarrarão nos judeus como vc disse. Claramente falando de Jesus esse trecho. Até pq foi Jesus que colocou Israel no mapa, se não fosse Jesus, Israel seria tão conhecido quanto o Quirguistão, inclusive nem vc estaria aqui falando a respeito dessas coisas.

      Sobre a visão da paz, veja essa história:

      Certa vez, houve um concurso de pintura e o primeiro lugar seria dado ao quadro que melhor representasse a paz.
      Ficaram, dentre muitos, três finalistas igualmente empatados.
      O primeiro retratava uma imensa pastagem, com lindas flores e borboletas que bailavam no ar, acariciadas por uma brisa suave.
      O segundo mostrava pássaros a voar sob nuvens brancas como a neve, em meio ao azul anil do céu.
      O terceiro mostrava um grande rochedo sendo açoitado pela violência das ondas do mar, em meio a uma tempestade estrondosa e cheia de relâmpagos.
      Para surpresa e espanto dos finalistas, o escolhido foi o terceiro quadro, o que retratava a violência das ondas contra o rochedo.
      Indignados, os dois pintores que não foram escolhidos questionaram o juiz que deu o voto de desempate:
      Como este quadro tão violento pode representar a paz, sr. Juiz?
      E o juiz, com uma serenidade muito grande no olhar, disse:
      Vocês repararam que, em meio à violência das ondas e à tempestade, há numa das fendas do rochedo, um passarinho com seus filhotes dormindo tranquilamente?
      E os pintores sem entender responderam: Sim, mas...
      Antes que eles concluíssem a frase, o juiz ponderou:
      Caros amigos, a verdadeira paz é aquela que, mesmo nos momentos mais difíceis, nos permite repousar tranqüilos.

      Portanto a paz que vc espera talvez não seja a paz que Deus prometeu dar. Eu creio que a paz é a paz interior, que em meio as dificuldades da vida, e da violência do mundo se consegue descansar, e viver com tranqüilidade.

      Se a humanidade esta cada vez mais doente por causa desses transtornos emocionais e pressões, é tudo por causa da falta de Deus nos seus corações, pq Deus traz a paz que o ser humano precisa.

      Quando Paulo fala a respeito do ministério da morte gravado em pedras, ele diz que a lei escrita não pode santificar o homem, mas apenas levar o conhecimento do pecado ao homem, ele passa a se ver como pecador.

      o texto que vc citou diz isso perfeitamente:

      O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.
      E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
      Como não será de maior glória o ministério do Espírito?

      2 Coríntios 3:6-8

      A letra mata, o Espírito que vivifica.

      Paulo novamente escreve, agora aos romanos:

      Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; PARA QUE SIRVAMOS EM NOVIDADE DE ESPÍRITO, E NÃO NA VELHICE DA LETRA.
      Romanos 7:6

      A obediência aos mandamentos trazem vida, e Paulo sabia disso. O que Paulo ensinava é que ninguém guardava a lei sem o Espírito.

      Em Romanos 2 Paulo fala que mesmo sem lei ( PQ DEUS NÃO DEPENDE DA LEI PARA SANTIFICAR O SEU POVO ) os gentios estavam guardando a lei, em contrapartida os judeus que tinham a lei não a guardavam. O ensinamento é esse: Que sem o Espírito ninguém guarda a lei.

      Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
      Porque, quando os gentios, QUE NÃO TÊM LEI, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
      OS QUAIS MOSTRAM A OBRA DA LEI ESCRITA EM SEUS CORAÇÕES, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;

      Romanos 2:13-15

      Excluir
    49. Os gentios citados são obviamente os gentios que creram em Jesus a passaram a ter as leis de Deus escrita em seus corações. Do verso 17 até o 29 Paulo fala que os judeus não estavam guardando a lei mesmo tendo a lei mostrando que a lei escrita ou lei materializada não tem valor nenhum contra o pecado.

      No próprio texto de Gálatas 3 Paulo ensina que não é pela prática da lei que se recebe o Espírito e sim o contrário.

      Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
      Gálatas 3:2

      Então Paulo mostra que não é tentando praticar as coisas da lei que vc será justificado, mas sim pela fé, pois pela fé que se recebe o Espírito como disse Jesus em João 7:39 e isso é o novo nascimento, pq a lei condenas as obras da carne, mas quem esta sendo guiado pelo Espírito não esta sendo mais guiado pela carne, logo não transgride a lei mais.

      Não há mérito humano NENHUM na guarda dos mandamentos de Deus.

      A inobservância da lei causa maldição, logo toda a humanidade estava debaixo de maldição pq ninguém pode guardar a lei sem o Espírito.

      É obvio que a lei é feita para os pecadores. Se na cabeça do homem sequer passasse o pensamento de matar, roubar, mentir não precisaria ter uma lei dizendo para o homem não praticar essas coisas. A mesma coisa que falei sobre bater asas e voar.

      Os anjos obedecem as ordens do Senhor, mas não tem nada a ver com a lei de Deus para a humanidade. E se os anjos não tem inclinação para o mal e são perfeitos não há lei para eles, pq não há a possibilidade deles transgredirem as ordens de Deus.

      Noé e Abraão não tinham nenhuma escritura no tempo deles.

      O descanso que Deus dá não é o descanso que o homem pode se dar. O meu descanso que se refere no salmo é o mesmo descanso da criação, um descanso de Deus com sua criatura pela fé. Nenhum descanso físico se assemelha ao descanso de Deus.

      Vc usa os textos de Paulo, depois diz que eles são sem nexo, decida-se. Quando vc pode usa-lo a seu favor vc os considera, não é correto fazer isso. De qualquer modo, a aliança falada no texto de Paulo se refere a aliança de Deus com Abraão. E Deus diz que a lei não pode anular a promessa de Deus.

      E o cantico de Moisés não deixa dúvida:

      E disse o Senhor a Moisés: Eis que dormirás com teus pais; e este povo se levantará, e prostituir-se-á indo após os deuses estranhos na terra, para cujo meio vai, e me deixará, E ANULARÁ A MINHA ALIANÇA QUE TENHO FEITO COM ELE.
      Assim se acenderá a minha ira naquele dia contra ele, e desampará-lo-ei, e esconderei o meu rosto dele, para que seja devorado; e tantos males e angústias o alcançarão, que dirá naquele dia: Não me alcançaram estes males, porque o meu Deus não está no meio de mim?
      Esconderei, pois, totalmente o meu rosto naquele dia, por todo o mal que tiver feito, por se haverem tornado a outros deuses.
      Agora, pois, ESCREVEI-VOS ESTE CÂNTICO, E ENSINAI-O AOS FILHOS DE ISRAEL; PONDE-O NA SUA BOCA, PARA QUE ESTE CÂNTICO ME SEJA POR TESTEMUNHA CONTRA OS FILHOS DE ISRAEL.
      Porque introduzirei o meu povo na terra que jurei a seus pais, que mana leite e mel; e comerá, e se fartará, e se engordará; então se tornará a outros deuses, e os servirá, e me irritarão, E ANULARÃO A MINHA ALIANÇA.
      E será que, quando o alcançarem muitos males e angústias, ENTÃO ESTE CÂNTICO RESPONDERÁ CONTRA ELE POR TESTEMUNHA, pois não será esquecido da boca de sua descendência; porquanto conheço a sua imaginação, o que ele faz hoje, antes que o introduza na terra que tenho jurado.
      Assim Moisés escreveu este cântico naquele dia, e o ensinou aos filhos de Israel.

      O próprio Deus diz que o povo anularia a aliança. A lei diz que as maldições contidas na nela viria sobre o povo se ele invalidasse a aliança, e o profeta Daniel reconheceu isso. O próprio Deus deu carta de divórcio para o reino de Israel, e Judá estava até pior do que Israel. Toda a escritura não deixa dúvida, logo não é uma questão de tradução, é notório.

      Excluir
    50. Jesus disse que o reino de Deus já estava entre as pessoas no tempo dele.

      E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.
      Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.

      Lucas 17:20-21

      Jesus tbm disse:

      Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui. João 18:36

      Antes esta escrito em Daniel 7:

      Eu estava olhando nas minhas visões da noite, E EIS QUE VINHA NAS NUVENS DO CÉU UM COMO O FILHO DO HOMEM; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.
      E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.

      Daniel 7:13-14

      Jesus disse que viria nas nuvens na destruição de Jerusalém e do templo.

      Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, E VERÃO O FILHO DO HOMEM, VINDO SOBRE AS NUVENS DO CÉU, com poder e grande glória.
      E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

      Mateus 24:30-31

      Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam.
      Mateus 24:34

      A guerra judaico-romana durou sete anos, perdurou até o ano de 73 d.C, no entanto, do ano de 66, início da guerra, até a destruição da cidade e do templo em 70 d.C foram 3 anos e meio, depois o chifre pequeno é julgado, e Cristo que vence o Império Romano pelo avanço do Seu Reino sobre o mundo romano. A majestade dos reinos foram dadas aos servos do altíssimo, mas não é um reino literal na terra e sim espiritual.

      O próprio rei Dario já tinha essa noção:

      Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que moram em toda a terra: A paz vos seja multiplicada.
      Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre, e o seu reino não se pode destruir, e o seu domínio durará até o fim.

      Daniel 6:25-26

      Se o reino é terreno, então como as pessoas que morrem viverão nesse reino? a não ser que vc acredite na ressurreição carnal e que as pessoas viverão na terra para sempre. E se vc acredita na ressurreição carnal, a morte que Deus disse que Adão sofreria era a morte carnal e não espiritual. É estranho pensar assim visto que Adão não morreu fisicamente ao comer o fruto. Mais para frente volto a falar sobre isso.

      O reino de Deus que enche toda a terra, fala a respeito do governo de Deus sobre seus servos aqui na terra. Deus nunca quis que houvesse um rei sobre o seu povo, pq Deus é o rei. Foi pela rebeldia do povo que eles passaram a ter um rei, como tinham as nações pagãs.

      E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, COMO O TÊM TODAS AS NAÇÕES.
      Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao Senhor.
      E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não te têm rejeitado a ti, antes a mim me têm rejeitado, para eu não reinar sobre eles.

      1 Samuel 8:5-7

      Em nenhum momento diz que as pessoas teriam vida eterna nesse reino aqui na terra.

      Excluir
    51. Discutível é ver diferença entre naquele ou daquele, ambos são pronomes demonstrativos o que difere é a apenas a preposição no qual eles estão associados ao pronome aquele ( em + aquele = naquele ) ( de + aquele = daquele ).

      Eu não vejo nenhum sentido nessa sua explicação para o texto, respeito é claro sua forma de interpretar, mas não consigo enxergar dez reinos vindo do animal terrível.

      E mesmo assim a interpretação de que o chifre pequeno sendo um poder religioso que derruba tres reinos nunca aconteceu na história.

      Agora sobre a questão de mudar os tempos e a lei. Pq vc acha que mudar os tempos significa mudar os calendários? em primeiro lugar o calendário que usamos hoje é parecido com o calendário que o antecedeu que é o calendário juliano que começou a vigorar em 44 a.C por Júlio César, o calendário Gregoriano veio apenas para corrigir o calendário Juliano e não para mudar o calendário bíblico. E vc segue qual calendário?

      E pq o poder religioso mudou a lei? essa sua interpretação é adventista, dessa forma vc parece um adventista rebelde. Essa interpretação é de João Calvino e dos reformadores, ele era inimigo dos católicos e criou essa interpretação com viés político, de acordo com seus interesses.

      Os apóstolos diziam que estavam vivendo os últimos tempos, eram os últimos dias do antigo pacto, e Tito filho de Vespasiano cuidou de mudar os tempos arrasando Jerusalém e o templo.

      Depois da humilhação aos judeus, Tito recusou aceitar uma Coroa de erva (condecoração militar romana) alegando que "não há mérito em vencer umas gentes abandonadas pelo seu próprio Deus".

      Jerusalém e o templo foram destruidos pela Babilônia devido a transgressão e rebeldia do povo, e na sua opinião qual foi o motivo da destruição no ano 70 d.C?

      Logo Vespasiano e seu filho Tito estão perfeitamente de acordo com a profecia.

      Sobre o herdar o trono de Davi, o foco da profecia é o reinado de Davi que unificou as 12 tribos de Israel e fez delas um reino de sacerdotes. Jesus sentou no trono de Davi, pq reina sobre Israel, reina sobre o povo de Deus, mas reina eternamente como Deus sempre quis reinar sobre Israel e não temporariamente como homem. Para ser eterno tem que ser espiritual não pode ser físico. Casa de Jacó é a mesma coisa que Casa de Israel.

      Salmo 2 fala a respeito do filho de Deus, e de qualquer forma, Jesus nasceu do Espírito Santo e não de conjunção carnal, sendo assim filho de Deus, concebido pelo Espírito. E sobre o nascimento virginal, isso é importante? o novo testamento diz que Maria era virgem e eu creio naquilo que esta escrito. Dizem haver uma profecia dizendo que uma virgem dará a luz, mas eu nunca analisei a passagem com calma, mas não considero isso importante para considerar Jesus como Messias.

      Excluir
    52. Sobre a questão desse poder religioso que perseguiu e assassinou ''milhões'' como vc diz, isso é muito controverso. Primeiro pq a execução das penas não cabia aos católicos, pois era como uma entidade jurídica, cabia ao Estado executar a pena. Segundo, é incorreto dizer que os católicos perseguiram cristãos, eles condenavam os hereges, bruxos e bruxas. Terceiro, houve tbm a inquisição protestante que ninguém fala, que matou muitos católicos. Quarto, a inquisição era usada pelas nações de acordo com interesses e não mais por zelo a fé. Quinto, o número de mortos não chega nem perto do que é divulgado pelos historiadores.

      Veja com calma:

      http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/“e-os-milhoes-mortos-pela-santa-inquisicao”-perguntam-e-eu-respondo/

      Tem outra matéria, se vc quiser eu mando.

      Não quero defender os católicos, não é isso, foi horrível esse período da inquisição sim, mas existe muita mentira em torno disso. Esses historiadores normalmente são esquerdistas, são comunistas e quem sabem um pouco de política sabe que o marxismo é ateu, anticristão e anti religião. Se existe um grande inimigo, não só dos cristãos, mas de todas as religiões é o comunismo, se vc não acredita, pq vc não tenta ser cristão na coréia do norte ou na china para ver o que acontece com vc.

      Nosso Estado é laico, mas a União Soviética que era socialista/comunista era Estado ateu, Cuba a mesma coisa. E O PIOR!!! O Brasil esta indo para o mesmo caminho, pq lula/dilma e o PT são marxistas. Vc não percebeu que aumentou muito de uns anos para cá os movimentos feministas dessas mulheres que protestam pelada, dos LGBT, dos neo-ateístas, dos movimentos ateístas? não percebeu que estão falando de legalização do aborto, casamento gay, legalização das drogas e outros assuntos de forma constante e agressiva? isso é fruto do marxismo-lenismo que esta sendo implantado no país e as pessoas não estão se dando conta.

      Veja isso tbm:

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_ateu

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Ate%C3%ADsmo_Marxista-leninista

      Não deixe de ver essas referências que te mandei!!

      Amanha eu termino de responder a parte da ressurreição que faltou, hoje não deu tempo.





      Excluir
    53. Sobre a questão da ressurreição, não há contradição pq nem todos os mortos estão nos túmulos, muitos morreram no mar, outros tiveram seus corpos desintegrados, e os que morrerem a muito tempo atrás não restou mais nada deles, porém, não é por causa disso que essas pessoas não passarão pela ressurreição. E isso não prova a ressurreição física, pois de que forma os que estão mortos nos túmulos OUVIRÃO A VOZ de DEUS, se os mortos não podem ouvir.

      E se o que foi perdido foi a vida espiritual e não vida física, é evidente que a Bíblia não quer falar sobre ressurreição física quando fala de ressurreição dos mortos.

      Além do mais, Jesus mesmo disse:

      O espírito é o que vivifica, A CARNE PARA NADA APROVEITA; as palavras que eu vos digo são espírito e vida.
      João 6:63

      E o apóstolo Paulo diz:

      Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?
      Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.
      E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente.
      Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo.
      Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves.
      E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres.
      Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela.
      ASSIM TAMBÉM A RESSURREIÇÃO DENTRE OS MORTOS. SEMEIA-SE O CORPO EM CORRUPÇÃO; RESSUSCITARÁ EM INCORRUPÇÃO.
      SEMEIA-SE EM IGNOMÍNIA, RESSUSCITARÁ EM GLÓRIA. SEMEIA-SE EM FRAQUEZA, RESSUSCITARÁ COM VIGOR.
      SEMEIA-SE CORPO NATURAL, RESSUSCITARÁ CORPO ESPIRITUAL. SE HÁ CORPO NATURAL, HÁ TAMBÉM CORPO ESPIRITUAL.
      Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.

      1 Coríntios 15:35-46

      Paulo diz que a ressurreição é em um corpo espiritual e não corpo físico.

      Vendo o texto de Daniel:

      E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, E HAVERÁ UM TEMPO DE ANGÚSTIA, QUAL NUNCA HOUVE, DESDE QUE HOUVE NAÇÃO ATÉ ÀQUELE TEMPO; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.
      E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.

      Daniel 12:1-2

      E Jesus disse:

      Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.

      Mateus 24:21

      Jesus mostrou que a ressurreição dos mortos aconteceria quando Jerusalém e o templo fossem destruídos.

      E ELE ENVIARÁ OS SEUS ANJOS COM RIJO CLAMOR DE TROMBETA, OS QUAIS AJUNTARÃO OS SEUS ESCOLHIDOS DESDE OS QUATRO VENTOS, DE UMA À OUTRA EXTREMIDADE DOS CÉUS.
      Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão.
      Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.
      EM VERDADE VOS DIGO QUE NÃO PASSARÁ ESTA GERAÇÃO SEM QUE TODAS ESTAS COISAS ACONTEÇAM.

      Mateus 24:31-34

      Veja que Jesus disse que as trombetas soariam quando chegasse o dia da destruição de Jerusalém. E essas trombetas não podem ser outras, senão as mesmas que Paulo se referiu em 1 Coríntios 15, e tbm as mesmas trombetas do apocalipse.

      Excluir
    54. Jesus não poderia ter deixado mais claro:

      Mas, QUANDO VIRDES JERUSALÉM CERCADA DE EXÉRCITOS, sabei então que é chegada a sua desolação.
      Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes; os que estiverem no meio da cidade, saiam; e os que nos campos não entrem nela.
      PORQUE DIAS DE VINGANÇA SÃO ESTES, PARA QUE SE CUMPRAM TODAS AS COISAS QUE ESTÃO ESCRITAS.

      Lucas 21:20-22

      Agora sobre a questão de Adão e Eva não teve contradição, eu vou te explicar.

      Qual o motivo de Deus colocar a árvore do conhecimento do bem e do mal no jardim do Éden? a única chance de Adão e Eva morrerem para Deus é comendo o fruto do conhecimento do bem e do mal, mas foi o próprio Deus que plantou essa árvore la. Não seria melhor essa árvore nem ter existido?

      Mas na verdade, se Deus não tivesse colocado essa arvore, Adão e Eva permaneceriam ligados a Deus independente da sua vontade, e isso faria Deus um Deus arbitrário.

      Deus disse:

      E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,
      Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

      Gênesis 2:16-17

      Primeiro, Deus liberou Adão para comer todos os frutos, se existisse fruto proibido, Adão não teria acesso a ele. Deus apenas orientou que se ele comesse daquele fruto, ele certamente morreria.

      Já a serpente disse:

      Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
      Gênesis 3:4

      Deus disse que certamente morreria, a serpente disse que certamente não morreria. Em quem crer? Adão e Eva creram na serpente e não em Deus, se eles vivessem pela fé em Deus não morreriam, o justo é aquele que vive pela fé em Deus. Após o fruto o homem tem o conhecimento tanto do bem, daquilo que é fazer o bem, como aquilo que é fazer o mal. Logo essas inclinações que vc citou é conseqüência do fruto e não veio da parte de Deus.

      E por fim, de fato Deus não depende da escritura para santificação do seu povo. A escritura é boa, e eu considero a revelação de Deus para a humanidade, mas para a santificação, Deus não depende dela para nada. Deus de maneira nenhuma é arbitrário por isso, pq Deus santifica os quebrantados de coração, Deus santifica aquele que confessa seus pecados e não todas as pessoas. Bom, essa é a minha opinião.

      Excluir
    55. Bem Felipe, se me permita irei fazer uma colocação quanto a “RESSURREIÇÃO”.
      Se for o que entendi, para o irmão a ressurreição é somente espiritual e não carnal.
      Gostaria que se possível o irmão me explicasse:

      A ressurreição de Lazaro, do Próprio Jesus que Tomé teve que tocar para comprovar que ele havia ressuscitado em carne, tendo em vista que o próprio Jesus subiu ao céu em carne.
      Haja vista também com relação ao corpo carnal, Enoque e Elias foram levados às alturas.

      Respeito o seu ponto de vista, mas para mim tendo em vista tais fatos, Deus dá importância sim ao ser holístico e não o contrário.

      Atenciosamente:

      Gênes Soares.

      Excluir
  10. Parabéns irmão Felipe pela clareza de sua resposta.
    Jeremias 31:31 e 32 deixa claro que o artigo do Sr. adventista está totalmente equivocado quanto as duas alianças serem a mesma.
    Quanto aos mandamentos, os adventistas dizem que todo texto que cita a palavra "mandamentos" refere se ao decálogo,mas não é assim. Sabemos que o próprio Senhor Jesus deu vários mandamentos que devem ser obedecidos, mas eles só olham para o decálogo como mandamentos.(veja a citação a cima do Sr. adv). Jesus ensinou algo muito mais importante que é o amor, compaixão,perdão, a caridade, a generosidade. E isso eles não consideram mandamentos.
    Jesus muito reprovou os Fariseus por guardarem os mandamentos Judaicos, mas não os seus mandamentos. Essa é uma advertência para quem quer alcançar a graça guardando mandamento Judaico.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois vamos à Bíblia para ver o que ela diz:

      Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor. (Levítico 19:18)

      Veja que as palavras de Jesus são apenas repetição do antigo testamento, que Jesus via como a lei do amor. Quando se lê Levíticos 19, percebemos que Deus repete os mandamentos sob uma perspectiva prática, ali, Deus inclui várias modalidades de pecados incluídas em cada mandamento. São estes detalhes de levíticos, esquecidos, que Jesus tratou de lembrar ao povo de Israel. Mas não lhe ouviram e isto se repete hoje na cristandade moderna.

      Um exemplo: Quanto ao mandamento de honrar pai e mãe:

      Cada um temerá a sua mãe e a seu pai, e guardará os meus sábados. Eu sou o Senhor vosso Deus. (Levítico 19:13)

      Está claro como a água, a bíblia que Jesus utilizava era o Antigo Testamento e seus ensinamentos eram baseados na lei e nos profetas do antigo testamento.

      Vejua aqui um dos ensinamentos de Jesus:

      Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e por causa dele não sofrerás pecado. (Levítico 19:17)

      Aqueles ensinamentos de Jesus estão contidos nos livros do AT e de forma bem explícita. A cristandade hoje acredita que há uma diferença entre A antiga aliança e a nova aliança apenas porque não estudam o AT, senão saberiam que a única diferença eram as representações cerimoniais que eram simbólicas e que na nova aliança já se tornaram reais na figura de Cristo.

      A úncia coisa que não existe no antigo testamento e que temos no novo testemento é Cristo. Cristo era subistituído na nova aliança por representações, ou seja, Jesus já exisia ali, porém de forma representativa.

      Amar a Deus sobre todas as coisas é o cumprimento de todos os mandamentos que se referem à Deus e amar ao próximo é o cumprimento de todos os mandamentos que se referem à relação de cada um com seu próximo.

      Portanto a bíblia é uma coisa só. Tanto AT como NT aponta para a figura de Jesus. Na antiga aliança sendo feita através das cerimônias de sacrifício do cordeiro e na nova aliança com o sacrifício do próprio Cordeiro de Deus

      Vemos que um dos mandamentos de Jesus é guardar os mandamentos do Pai, conforme vemos na história do jovem rico que se aproxima de Jesus pretendendo ganhar a vida eterna. E Jesus repete várias vezes que devemos guardar os mandamentos de Deus.

      Devemos ver pela perspectiva de que Jesus também é Deus. E foi Deus quem entregou os mandamentos! Será que os mandamentos pertencem apeans ao Pai e ao Espírito Santo?!

      E Jesus é enfático em apresentar que Ele é plenamente Deus e que portanto, são também SEUS aqueles mandamentos.

      Jesus é Senhor do sábado, mas não somente isto, é também co-autor dos 10 mandamentos e criador de tudo de bom que há neste mundo. Portanto, quendo Jesus se refere a: Guardareis os meus mandamentos, são TODOS os mandamentos, tanto os que ELE entregou em sua época, quanto os que ele havia entregue desde a época do gênesis.

      Em suma: Os mandamentos de Jesus são os mandamentos do Pai. Que o próprio Pai resumiu em Amar a ELE sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Jesus apenas lembrou este caráter dos mandamentos, e pregou como se fosse ELE mesmo o autor porque na verdade ELE o É. Porque Cristo e o Pai são UM!

      (...)

      Excluir
    2. Portanto querido amigo Cesar, devemos reconhecer a autoridade de Jesus sobre os mandamentos de Deus, reconhecendo assim que ELE é Deus no mais pleno sentido da palavra. Quando fazemos uma dicotomia entre AT e NT na verdade estamos fazendo uma dicotomia entre Jesus e Deus, para nossa própria condenação.

      Porque Jesus é enfático em determinar que ELE é tão Deus quanto o Pai e o Espírito Santo e devemos obedecer aos SEUS mandamentos, obedecendo aos mandamentos do Pai, onde então reconhecemos que ELE é o mesmo Deus que guiou israel e libertou SEU povo da escravidão do Egito e que com sua morte libertou SEU povo também da escravidão do pecado.

      Como adventistas não conseguimos separar AT de NT, porque vemos a Jesus como Deus, tão deus quanto ao Pai. É Deus que desceu à terra na pessoa do Filho, para resgatar a humanidade e cumprir todas as suas promessas e levar sua lei à um patamar superior de Graça.

      A graça sempre existiu, pela fé de Abraão e de Israel, no sacrifício do cordeirinho. O que mudou? A penas a representatividade que se tornou real. Fora isto permanecem todos os preceitos MORAIS da lei de Deus e todas as profecias de Seus profetas!

      Se formos anular a lei por estar no AT, deveriamos também anular os profetas que também estão no AT. De forma que as profecias também não teriam sentido e então não se cumpririam, mas Jesus pregou que as profecias de Daniel e outros profetas se cumpririam. Profetizou também que os mandamentos de Deus seriam cumpridos e que escreveria a lei no coração e na mente do SEU povo.

      Só existem dois povos, o POVO de Deus e o povo do diabo. Esta questão de separar o povo de Deus em Israelitas, católicos, protestantes, evangélicos, adventistas é pura balela. Deus não faz acepção de pessoas e na realidade somos um só povo.

      Deus de Israel e Deus dos gentios é o mesmo Deus, os gentios Adão e Eva, guardaram as promessas de Deus fizeram suas ofertas e sacrifícios, assim como os gentios da época apostólica. Mesmo Caim e sua prole, separadas do povo de Deus estava destinada a se unirem novamente de forma que haveria um só povo. Um só Deus, uma só fé e um só batismo, e por que não uma só lei?

      Jesus veio trazer também a graça aos gentios e não abolir as leis que ELE mesmo escreveu de próprio punho no Monte Sinai. Nem o sábado que ELE mesmo criou no gênesis e entregou à Israel. Bem como todos os preceitos morais aos quais Adão e Eva andavam naturalmente, antes de conhecer o pecado.

      Basta desfazer esta dicotomia entre AT e NT e perceberemos que a Bíblia é uma coisa só e que Lei e Graça não se excluem, porque cada coisa está em seu devido lugar, e devemos dar isto, graças aos ensinamentos de Jesus e as orientações dos apóstolos que explicaram claramente o lugar da Lei e o lugar da Graça.

      Deixemos de lado este pensamento dispensacionalista que joga a Lei para o passado e a Graça para o futuro. Porque a lei e a graça está presente tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, o novo testamento demonstra apenas a Plenitude da Graça no sacrifício de Cristo, enquanto que o antigo testamento demonstra a sua sombra nos sacrifícios cerimoniais.

      Excluir
  11. Pois é né ? O problema, é que ele (O Felipe) além de IGNORAR o conteúdo do Verso 31 (como faz a maioria), onde DEUS disse que a "Aliança Nova" ainda será com: as Duas Casas (ISRAEL e JUDÁ). E também omitiu a parte principal desta Profecia, que diz clarissimamente:

    -No vs 34 está dito que: Nesta "Nova Aliança", não haverá mais a necessidade de NINGUÉM ensinar a NINGUÉM, pois TODOS, sem exceção conhecerão ao SENHOR. E por que ?
    Resp.:Porque no vs "33" o próprio DEUS prometeu se encarregar de "imprimir" as Suas Leis nas mentes da humanidade.

    Então, pergunta-se: Porque dizem que estamos em plena "nova aliança", se há ainda a necessidade das pessoas serem ensinadas pelos Sistemas Religiosos para poderem aprender alguma coisa?
    E pior, contrariando o real cumprimento da profecia de Jeremias 31:34 !
    Isto é, forçando uma situação que pertence ao poder de DEUS; que é o "imprimir" pelo Seu próprio poder o conhecimento da Sua vontade na mente humana.

    E então ? Teremos que aceitar esses ensinos Denominacionais pela "fé", ou não será mais sábio utilizar da razão (usar a Inteligência) para não correr o risco de estar fundamentado numa fé cega ?

    Este é um dos textos mais "distorcidos" e sua essência ignorada pela maioria dos Cristãos.

    Isto porque não querem ficar em "maus lençóis".

    ResponderExcluir
  12. Aqui então vemos três interpretações diferentes quanto a velha e a nova aliança, e claro, cada um defende sua fé. O que é interessante nesses blogs é a troca de conhecimento sobre a fé de cada um. Mas
    vale a pena o respeito ao pensamento oposto também!
    Fiquem na paz de Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem basicamente três posições adotadas em relação a antiga e a nova aliança:

      1) A de que a antiga aliança é a única válida para os dias de hoje;
      2) A de que a nova aliança é a única válida para os dias de hoje;
      3) A de que tanto a antiga quanto a nova aliança são válidas para os dias de hoje;

      A Bíblia nos relata cinco verdades:

      1º) Pai;
      2º) Filho;
      3º) Espírito Santo;
      4º) Palavra de Deus (Bíblia);
      5º) Os 10 Mandamentos;

      A maioria das religiões cristãs conservadoreas crêem na validade tanto do antigo como do novo testamento nos dias de hoje e aceitam as 5 verdades presentes na Bíblia. Entretanto a maioria não guarda os mandamentos integralmente.

      Isto se repete nas demais religiões cristãs, que não crêem na validade do antigo testamento e que também não guarda os mandamentos integralmente.

      O que temos que analizar porém é se cada religião segue aquelas cinco verdades.

      Assim encontraremos aqueles que estão na verdade da qual Paulo se referia.

      Os adventistas creem que todos os princípios morais do antigo testamento, incluindo os mandamentos, permanecem inalterados. Bem como creem na Graça e sua superioridade em relação à Lei.

      Cremos na abolição do cerimonialismo, surgida através da transferência dos trabalhos das leis cerimoniais para Jesus no trabalho de Sacerdote, Sumo sacerdote, Juiz e Advogado.

      E assim como na época de Israel e também na época de Jesus, os adventistas creem em profetas a exemplo de João Batista.

      Também cremos na pregação da mensagem sobre a iminente volta de Jesus, assim como na época apostólica.

      Cremos também no sábado como sendo, além de um mandamento, um sinal entre Deus e SEU povo. Cremos no Espírito Santo como um selo daqueles que se converteram e entraram para a irmandade cristã.

      ------------

      Se o amigo analizar perceberá que o ponto de divergência tem sido o 4º mandamento. O mandamento que Deus escreveu para que lembrassemos, foi justamente o mandamento que acabamos esquecendo.

      Excluir
    2. É isso ai Cesar, o correto é cada um expor sua visão em relação ao assunto, só que o Joel se acha o dono da verdade.

      E respondendo o que o Joel escreveu.

      Primeiro lugar eu em nenhum momento ignorei o que fala a profecia da nova aliança, pq a mensagem sequer tinha sido direcionada a vc. A mensagem foi para mostrar que o sr adventista disse uma coisa, mas a bíblia mostrava outra, eu não entrei em detalhes sobre a profecia.

      Mas já que vc levantou a questão, vamos lá.

      Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
      Jeremias 31:31

      Deus promete uma nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá, pois o reino de Israel estava divido em 2.

      As 10 tribos do Norte chamadas de Casa de Israel ou casa de Efraim, que tinha como capital a cidade de Samaria por isso o nome samaritanos.

      E as 2 tribos do Sul chamadas de Casa de Judá, por isso o nome judeu, e tinha como capital a cidade de Jerusalém.

      Deus promete uma nova aliança com as duas casas ( Judá e Efraim ou Israel ) mas os gentios não são mencionados. e pq?

      Pq Israel nunca deixou nem nunca vai deixar de ser o único e exclusivo povo de Deus. Quando Jesus ressuscitou, os gentios que creram foram enxertados na oliveira que é Israel.

      E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,
      Romanos 11:17

      Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
      Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme.
      Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também.

      Romanos 11:19-21

      E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.
      Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!

      Romanos 11:23-24

      Paulo afirma que os gentios que creram se tornaram participantes da Oliveira que é Israel, e os israelitas que não creram foram arrancados dela.

      Paulo tbm diz:

      Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
      Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
      Efésios 2:12-13

      ou seja:

      Os gentios antes do MESSIAS:

      1. Sem Cristo.
      2. Separados da comunidade de Israel
      3. Estranhos as alianças da promessa
      4. Sem esperança
      5. Sem Deus no mundo

      Os gentios após o MESSIAS.

      1. Com Cristo
      2. Incluídos na comunidade de Israel.
      3. Herdeiros das promessas
      4. Com esperança
      5. Com Deus no mundo.

      Todos os que crêem fazem parte da comunidade de Israel entende?

      Jesus é o cabeça da Igreja, e a Igreja representa Israel restaurado, representa a reunificação das 12 tribos.

      Em Oséias diz:

      E os filhos de Judá e os filhos de Israel juntos se congregarão, E CONSTITUIRÃO SOBRE SI UMA SÓ CABEÇA, e subirão da terra; porque grande será o dia de Jizreel.
      Oséias 1:11

      Sobre as 12 tribos se constituiu uma só cabeça: JESUS CRISTO. e o texto continua:

      ''...e subirão da terra; porque grande será o dia de Jizreel.''

      Jizreel significa Deus semeia. A profecia diz: ''...e subirão da terra: porque grande será o dia de ''Deus semeia''.

      Jesus disse:

      Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.
      João 12:24

      Jesus, que é o grão de trigo que caiu na terra, e depois subiu da terra e deu muito fruto, porque grande foi o dia de Deus semeia ou o dia de Jizreel.

      Excluir
    3. Agora sobre a outra parte de Jeremias:

      E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: CONHECEI AO SENHOR; PORQUE TODOS ME CONHECERÃO, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
      Jeremias 31:34

      Conhecer ao Senhor, o que significa esse conhecer?

      E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;
      E NÃO A CONHECEU ATÉ QUE DEU À LUZ SEU FILHO, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.

      Mateus 1:24-25

      Conhecer no sentido de ter intimidade.

      E CONHECEU ADÃO A EVA, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
      Gênesis 4:1

      Conhecer ao Senhor é ter comunhão com o Senhor, todos os que creem tem a comunhão direta com Deus, pq o véu do testemunho foi rasgado.

      Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.
      MAS O QUE SE AJUNTA COM O SENHOR É UM MESMO ESPÍRITO.

      1 Coríntios 6:16-17

      E além do mais, Deus não depende da bíblia para santificar seu povo, nem depende de denominações para ensinar os seus caminhos aos que se achegam a ele. Pessoas que abandonaram as drogas e todo tipo de vício, a violência e outros pecados pelo mundo a fora, foram pelo poder de Deus, isto é, o Espírito Santo, e não por causa da denominação que freqüentam.

      Mas para que eu estou escrevendo tudo isso??? vc vai vir aqui e contestar tudo não é mesmo? pq vc acredita naquilo que vc acredita, e eu respeito isso, só não respeito sua maneira de se colocar Joel, então, venha aqui e coloque sua visão em relação a esse assunto sem falar mal do que creio. Diga apenas como vc vê e entende esse versículo bíblico.

      E aproveite e fale sobre essa parte da profecia:

      Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; PORQUE ELES INVALIDARAM A MINHA ALIANÇA apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
      Jeremias 31:32

      Deus deixa bem claro, que a aliança foi invalidada PELO POVO, e vc em um outro comentário diz que os gentios deveriam abraçar a aliança, mas abraçar a aliança que foi invalidada?

      Não vou ficar criticando sua interpretação, vc sabe o que eu creio e eu sei o que vc crê. Só pergunto como vc vê essa parte da profecia.





      Excluir
  13. Tá bom esse debate!
    De meus humildes estudos até agora, concordo com o Felipe, pois se foi feito nova aliança foi porquê a antiga não aperfeiçoou em nada.

    ResponderExcluir
  14. E ao Sr adventista, pois é, até Paulo acabou "esquecendo" de ensinar os gentius a guardarem o sábado para terem a salvação. Ao meu ver esqueceu também de instruir a eles, por intermédio de alguma de suas cartas, de como o sábado deveria ser guardado, pois seria novidade para eles gentios e precisariam de instruções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto porque não era tarefa de Paulo, pois os gentios frequentavam as sinagogas e nas sinagogas pragava-se a torah, veja então que a bíblia nos relata vários eventos onde Paulo prega nas sinagogas, pra gentios e judeus.

      Veja porém que nenhum judeu os expulsava, isto nos levar a crer de que Paulo pregava segundo a Torah e mais do que isto, firmava sua mensagem sobre o evangelho baseado na bíblia que tinham em mãos que naquela época era o Antigo Testamento.

      A Bíblia nos relata palavras de Paulo justificando que Moisés tinha quem o pregasse e que todos os sábados era lido nas sinagogas. Jesus ia todos os sábados à sinagoga, então como Paulo e os demais apóstolos continuaram frequentando e pregando nas sinagogas, cremos que SIM, paulo pregava sobre o sábado e os demais mandamentos, bem como o pentateuco e os livros dos profetas.

      A Bíblia não dá ênfase nestas questões, justamente porque forma muito bem enfatizadas e já tinham os escritos de Moisés em mãos que os orientavam neste sentido.

      Além disto, o que Paulo tinha que enfrentar na verdade era um problema crônico de exagero na guarda dos mandamentos. Se Paulo então exaltasse o sábado em suas pregações só pioraria o problema.

      Justamente pelo fato de na época de Jesus, o sábado ser guardado de forma fanática e o próprio Jesus ter que combater este fanatismo é que não vemos exaltação do sábado na mesma forma como vemos no AT.

      Sábado não era problema naquela época, mas sim a aceitação da Graça no lugar das Obras como meio de salvação.

      Jesus, Paulo e os demais apóstolos, confiaram que a questão do sábado não seria problema, porque todos os judeus o seguiam, de forma exagerada mas seguiam. Também as sinagogas pregavam a Lei de Deus, então não havia deficiência nesta parte.

      Agora que Paulo bem como os demais apóstolos ainda assim pregavam o Antigo Testamento, vemos em suas próprias palavras, onde citam as coisas dos antigo testamento, tanto da lei como dos profetas. Paulo não tinha em mãos o Novo Testamento, os ensinamentos estavam todos em sua cabeça, portanto a bíblia que ele utilizava era a Lei e os profetas do antigo testamento.

      E conhecer a torah é a base para se entender as pregações de Paulo. Para nós que a conhecemos fica fácil entender o que ele dizia, mas agora imagine para um estrangeiro ou gentio que nunca ouviu falar de mandamentos, ouvindo as pregações de Paulo!

      Assim pelo próprio fato de as pessoas entenderem o que Paulo dizia, nos mostra que além do evangelho, Paulo pregava também a lei e os profetas, senão os ouvintes ficariam "boiando" sem entender muita coisa do que Paulo dizia.

      Como Judeu zeoloso, Paulo conhecia muito bem a lei e os profetas, há de se crer então que àqueles que nunca conheceram coisa alguma sobre Deus, Paulo fizesse como Jesus:

      Começando pela lei e pelos profetas e explicando tudo que se achava sobre a figura de Jesus.

      Ou seja, para se entender e aceitar a Jeus como messias era necessário antes, as pessoas conhecerem a lei e os profetas.

      "E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras." Lucas 24:27

      Então é claro que Paulo tinha que pregar a Torah, bem como explicar detalhadamente as profecias para falar sobre o messias Jesus.

      Jesus, mesmo quando começou a pregar, ainda era um judeu, Saulo também era judeu e quando passou a se chamar Paulo continuou sendo judeu, a diferença é que Paulo aceitou o evangelho e se tornou um judeu cristão.

      (...)

      Excluir
    2. A maioria dos cristãos na época apostólica era composta por judeus. Portanto guardavam o sábado e não o domingo. É claro que guardavam um dia na semana, ou devemos crer que após as pregações de Paulo, os gentios passavam a trabalhar em todos os dias da semana?

      Claro que não, conforme vemos nos livros de atos, estes gentios também se reuniam no sábado nas sinagogas.

      E as sinagogas eram dos judeus, então ali se pregava o sábado e toda a lei de Moisés. Vemos também que Paulo pregava ali e não vemos tumultos após as pregações de pessoas querendo apedrejá-lo, pelo contrário, muitos pediam para que repetisse as mesmas coisas no sábado seguinte.

      Então é obvio que Paulo pregava em harmonia com a Lei e os profetas, e chamava a atenção ao pregar a nova mensagem tomando como base o que eles já conheciam sobre a lei e os profetas.

      Paulo nunca foi contra a lei, nem os profetas, pelo contrário, eram estas duas testemunhas que davam base para suas pregações a fim de conquistar tanto judeus como gentios.

      Então se o próprio paulo se baseava na lei e nos profetas para suas pregações no sábado.

      Agora não vemos ordem alguma de Paulo para que cessássemos de guardar os mandamentos ou o sábado, o que indica que nada mudou em relação a isto.

      Acontece que hoje se trabalha com a inversão do ônus da prova.

      Porque temos que provar que o sábado continuou a ser guardado se não há coisa alguma na bíblia que diga que o sábado sessou de ser guardado? Por que devemos deixar de pregar a lei se não há coisa alguma na bíblia que diga que a lei sessou de ser pregada?

      Os judeus colocavam a lei no lugar da graça. Mas será que Paulo colocava a Graça no lugar dos mandamentos? Ou será que, como Jesus, Paulo colocava cada coisa em seu devido lugar?

      A dúvida em torno desta questão surgiu unicamente porque em certo tempo os cristãos se viram guardadores do domingo, por isto passaram a questionar tanto a lei quanto todo o resto da bíblia que não estava em harmonia com o estilo de vida e a crença comum da época protestante.

      Em prol de se defender as crenças da época, invalidaram os mandamentos de Deus, coisa que nem Jesus, nem Paulo, nem os damais discípulos fizeram.

      Pessoalmente, não consigo imaginar Paulo guardando um domingo. Não faz o menos sentido, a palavra domingo nem existia. O único dia de descanso que se tinha era o sábado, nas sinagogas se pregava sobre Moisés e os profetas.

      As mensagens de Paulo era sobre a aceitação da Graça e não sobre a aceitação de um domingo. Não há ordem alguma de Paulo para se deixar de guardar os mandamentos, ou se deixar de pregar a A palavra de Deus que tinham escritas em mãos.

      Não houve mudanças na lei, de forma a surgir ali um domingo e não vemos relato algum de as coisas terem mudado de forma ao sábado deixar de ser guardado ou de as pessoas passarem a trabalhar todos os dias da semana e deixarem de adorar a Deus e fazer seus cultos no dia de sábado.

      Tudo o que vejo é Jesus, Paulo e os demais apóstolos, indo à sinagoga no dia de sábado, lendo Moisés e os profetas, neste dia de sábado. Vemos também todos eles pregando no dia de sábado, tanto à judeus quanto à gentios.

      (...)

      Excluir
    3. Pergunto então o que mudou? Por que mudou? E como mudou?

      A Bíblia não responde a isto, de modo que não temos como explicar o domingo através das escrituras e portanto, o domingo não é Bíblico.

      Para se responder à questão do domingo, os cristãos têm que, ou partir para conjecturas, ou buscar na história fatos que expliquem a mudança do sábado para o domingo.

      Por usar o método historicista, os adventistas, bem como católicos e outras religiões encontraram a resposta no período de Roma Papal. Os protestantes porém negam estes fatos, mesmo diante de documentos e evidências mais que suficiente.

      Baseiam então a crença em uma suposta guarda prévia da igreja primitiva, logo após o período apostólico, quando então os cristãos misteriosamente e bruscamente teriam deicidido passar a guardar o domingo em homenagem à ressurreição de Cristo, como uma forma também de se diferenciarem dos judeus. Motivados por supostos conflitos internos gerados da desunião entre judeus e gentios dentro do Cristianismo.

      Mesmo se isto vier a ser verdade, a Bíblia não dá autorização para modificação da lei e dos costumes da igreja, por disputas ou richas internas, ou mesmo por uma questão de homenagem, mesmo que seja uma homenagem à ressurreição de Cristo.

      Então, no fim, ainda não teríamos justificativas bíblicas para cultuar o domingo no lugar do sábado.

      Hipoteticamente, se os mandamentos houvessem sido abolidos, apenas significaria que poderíamos trabalhar todos os dias da semana e estaríamos dispensados de ter que adorar à Deus ou realizar cultos neste dia e não necessáriamente que teríamos que guardar o domingo.

      Sem um dia de guarda, não haveria tempo para se dedicar à leitura das escrituras no grau que Jesus se dedicava. Nem para sair a fazer o bem ao próximo e aos necessitados. Nem para adorar a Deus da forma como ELE merece.

      O amigo consegue perceber então que para um adventista, o domingo não faz qualquer sentido?!

      E com o conhecimento histórico e profético que obtivemos tranto à partir de Ellen White, bem como das pesquisas históricas (Os adventistas utilizam o método historicista de estudos), conseguimos identificar o real lugar do domingo na história, de forma que pelo conhecimento, continuamos a rejeitar o domingo como sendo um legítimo dia de guarda. E não poderia ser diferente, uma vez que o adventismo faz da bíblia sua única regra de fé e de prática, como nos recomendou a Sra. Ellen White, que em suas obras exaltou tanto a Bíblia e a figura de Jesus, extraindo dela todos os princípios que necessitamos para viver bem neste período conturbado da história.

      E o amigo não precisa crer em mim ou em qualquer pastor adventista, ou não adventista. O amigo pode se guiar pela própria história, e pelos achados arqueológico que montam o complexo quebra-cabeças, de tudo que aconteceu, desde a morte de todos os apóstolos até os dias de hoje.

      Dê uma olhada em:

      http://novotempo.com/videos/evidencias/

      Excluir
  15. Os Judeus viviam em um país regido por leis que ordenavam a guarda do sábado, tanto que tudo era fechado no sábado.(exceto as coisas essenciais)Como os gentios viviam em outros países que trabalhavam no sábado, não seria lógico então dar instruções quanto o guardar de sábados a eles? Ou será que Paulo não considerava tão importante guardar o sábado como os Adventistas consideram?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.