domingo, 2 de setembro de 2012

Notícia - A mentira branca cai

Resultado da mentira branca que tratou de corromper os pequeninos na fé


Como era de se esperar, as alegações de Walter Rea e suas acusações à Ellen White sobre plágio, enfim foram definitivamente refutadas.

O autor Walter Rea, além de ter deixado uma impressão, no mínimo deselegante sobre a forma de abordagem dos assuntos em seu livro, demonstrou que não tinha um conhecimento mínimo sobre o dom profético que fossem suficientes para construir críticas sólidas contra o caráter profético de Ellen White.

Ao invés disto, como queiram chamar, "plagiou", "copiou", "reutilizou" obra de outro autor para compor suas críticas. O autor plagiado em questão trata-se de um antigo opositor à Ellen White chamado Dudley Marvin Canright.

A comprovação por estudo de que as obras de Ellen White não se originaram de outras obras foi devidamente reforçada pela opinião legal sobre o assunto que conclui que Ellen White jamais poderia ter cometido o crime de plágio, uma vez que suas obras estão devidamente construidas dentro dos parâmetros legais, utilizando de recursos comuns de pesquisa, ao qual não feriu direito autoral de nenhum escritor.

O tom irreverente e cínico, em que foram construídos os argumentos de Walter Rea, demonstraram ser este o único atrativo de seu livro, uma vez que, tendo sido opositor direto de Ellen White e rejeitado suas obras, não chegou a conhecê-las de fato.

Assim as bases de suas acusações provém de outro autor, que se mostrava contra Ellen White apenas pelo fato de seus escritos representarem uma afronta direta contra seu estilo de vida.

O devido conhecimento sobre o adventismo e suas doutrinas, levaram as pessoas "enganadas" a hoje aceitarem a Igreja Adventista do Sétimo Dia como uma legítima igreja cristã. A despeito do que dizia a obra de Walter Rea que comparava os adventistas à uma seita com tendências fanáticas, rebeldes e de possibilidades suicidas.

Não fosse apenas isto, mas Walter Rea através de sua obra intitulada "A Mentira Branca", encontra-se desmoralizado. Desmoralizado por não ter podido comprovar os supostos plágios e ainda ter feito a mesmíssima coisa de que acusava Ellen White.

Hoje as pessoas podem adquirir livros doutrinários adventistas e comparar com as alegações de Walter Rea. Percebem então que justamente as idéias não plagiadas são as que demonstram um maior desconhecimento das doutrinas adventistas. Comprovam também uma má fé, por parte do autor, em distorcer fatos e criar teorias sem fundamentos.

Walter Rea então representou um grito para os que desejavam criticar, sem ter conhecimento ou base alguma sobre o adventismo. Em contrapartida serviu como armadilha cruel para os sinceros incaltos que se deixaram contaminar por sua obra.

Muitos adventistas acreditando em Walter Rea caíram em apostasia, casaram-se com de outras denominações, levaram uma vida alimentar promíscua banhada em tabaco e outras drogas e acabaram se afastando totalmente de sua fé.

Pessoas que poderiam ter continuado na igreja em sua caminhada junto à cristo, perderam a fé, deixaram a igreja e se tornaram presas fáceis para o inimigo que domina este mundo. Poucos foram os que ainda pediram alguma ajuda e voltaram a se firmar na fé. Muitos porém abandonaram totalmente a vida cristã e viram sua fé em Deus ser totalmente aniquilada.

Em contraste com as obras de Ellen White que trouxe inúmeras pessoas para o cristianismo, a obra de Walter Rea trouxe apenas descrença e desgraça, na vida daqueles que confiaram em um autor que dizia conhecer o adventismo e lutar pela felicidade dos membros. Quando na verdade não conhecia coisa alguma e suas intenções não visavam o bem daqueles que buscavam servir à Deus com sinceridade. Mas apenas atacar uma pessoa baseando-se únicamente em sua antipatia.


Conclusão:

O próprio título da obra, trata de seu conteúdo. A obra de Walter Rea, foi apenas uma mentira, banhada em distorções e disfarçada de bons propósitos, mas que levou muitos pequeninos a abandonarem sua fé.

"E qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e que fosse lançado no mar." (Marcos 9:42)

56 comentários:

  1. Irmão Sr. Adventista, bom dia.

    O Sr. escreveu o seguinte:

    "A comprovação por estudo de que as obras de Ellen White não se originaram de outras obras foi devidamente reforçada pela opinião legal sobre o assunto que conclui que Ellen White jamais poderia ter cometido o crime de plágio, uma vez que suas obras estão devidamente construidas dentro dos parâmetros legais, utilizando de recursos comuns de pesquisa, ao qual não feriu direito autoral de nenhum escritor."

    Faltou o Sr. dizer que a legalidade que foi considerada foi a da época que ela viveu.

    Contudo se fosse pela legislação de hoje em dia, com certeza a Sra. Ellen White teria que pagar direitos autorais das obras que plagiou.

    Nunca foi feito um levantamento sério sobre os Escritos da Sra. Ellen White que os submetesse a peritos, historiadores, filólogos. O dia que isso for feito irmão, se é que será, creio que muita coisa escondida aparecerá!

    Outro fato que lamento é o de muitos pastores da IASD que sequer leram o que o Sr. Dudley Marvin Canright escreveu sobre Ellen White, criticarem suas denúncias. Inclusive, lamentavelmente muitos daqueles que se colocam como apologistas!

    Como entender tal conduta, qual? De se criticar aquilo que sequer se leu!

    Já tive a oportunidade de perguntar isso a alguns pastores e estes responderam-me do seguinte modo: - Não li o que o Sr. Dudley Marvin Canright escreveu sobre Ellen White e nem estou interessado em ler.

    Como então muitos pastores, da IASD, que não leram as críticas do Sr. Dudley Marvin Canright podem opinar sobre o que este escreveu?

    Esquisto isto, não? Já pensou se esta moda pega?


    Atenciosamente.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí que se mostra o problema, porque Ellen White não plagiou as obras, apenas utilizou trechos destas obras e remeteu aos seus livros com palavras próprias.

      Claro que é evidente que Ellen White utilizou certos trechos de outras obras, conforme ela mesmo declarou em seu livro. O problema é justamente por serem trechos diminutos e esporádicos.

      As idéias não são desenvolvidas à partir de sentenças inteiras remetendo à uma reprodução de ideias parciais dos livros dos outros autores envolvidos.

      Nos livros de Ellen White mostram-se como trechos com função de promover um detalhamentos mais precisos às idéias da própria Ellen White.

      O ponto auge, se podemos chamar assim, dos livro de Walter Rea trata de uma série de quadro comparativo com as semelhanças de certos trechos dos livros de Ellen White com o de outros autores.

      E são apenas isto trechos, sentenças parecidas.

      o problema é que Hoje colocamos como citação, por exemplo colocando entre aspas duplas precedido do nome do autor onde se pegou a citação.

      Justamente aí que está o problema, porque na época não funcionava assim, as pessoas podiam muito bem citar trechos de outras obras sem problema algum.

      Se fosse justamente isto, poderiam repreender Ellen White por ter apenas citado as obras que utilizou e não ter feito uma devida referência bibliográfica, no final da página por exemplo.

      Entretanto até estas supostas referências estão diferentes dos originais, isto mesmo, em todas as ocasiões Ellen White mudou as citações, ora ampliando, ora excluindo partes supérfluas, hora remodelando toda a citação, mantendo apenas algumas palavras em comum.

      Justamente aí que está o problema, como Ellen White poderia dizer que se tratavam de citações se estavam totalmente modificadas? Quando se faz citação deve se manter o trecho copiado na íntegra inclusive com os erros ortográficos.

      (continua...)

      Excluir
    2. Ou seja, Ellen White remodelou todas as informações externas antes de aplicar ao seu livro. Portanto os trechos, por terem sido melhorados, representam também uma propriedade intelectual de Ellen White.

      Este é o coração da questão que poderia colocar em jogo a reputação de Ellen White, porque poderia parecer que ela estaria tentando camuflar as idéias de outros autores ao modificar as citações e incorporar homogêneamente em seu livro.

      Mas aí entra um novo fato intrigante, de que Ellen White não fez questão alguma de esconder que utilizou trechos de outras obras e não só deixou isto claro no início do livro como também fez questão de sair por aí recomendando os livros que pesquisou, como forma de dar mais credibilidade ao que ela escreveu.

      Resumindo, Ellen White se fosse plagiadora, teria demonstrado ser a plagiadora mais atrapalhada da história, jutamente por contar animadamente a todo mundo que achou trechos em outras obras que corroboram para o que recebeu de inspiração e incentivar as peossoas a lerem também tais obras.

      Mas o mais intrigante é o fato de ter adaptado tais trechos ao seu modo, o que demonstra que não se escorou totalmente nos trechos utilizados, mas teve o trabalho de remodelá-los, ou seja, inclusive nos trechos utilizados há um trabalho intelectual agregado que provém de Ellen White.

      Isto exclui a possibilidade de se dizer que as supostas citações seriam meras cópias, o que de fato não é. São citações remodeladas, onde além do trabalho do autor de quem Ellen White utilizou as citações, há também um trabalho intelectual da própria Ellen White incorporado.

      Se fosse nos dias de hoje, Ellen White não poderia colocar tais trechos como citação, uma vez que foram modificados, apenas teria que colocar os livros de onde remodelou tais trechos nas fontes bibliográficas e fazer uma referência no final da página de cada trecho que utilizou, seria algo como colocar um número linkando a "citação adaptada" ao nome da obra de onde se originou.

      Lembrando novamente que este não era um hábito daquela época e que entre os escritores o modo como Ellen White manuseou os empréstimos literários era algo perfeitamente normal e comum.

      Atenciosamente.

      Excluir
    3. http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=2&hl=en&nv=1&rurl=translate.google.com&sl=en&sp=nmt4&tl=pt-BR&u=http://www.nonegw.org/canright/can10.htm&usg=ALkJrhhVnHnm5zJpYHG0nsi2YLWxiqsznA

      Excluir
  2. «Muitos adventistas acreditando em Walter Rea caíram em apostasia, casaram-se com de outras denominações, levaram uma vida alimentar promíscua banhada em tabaco e outras drogas e acabaram se afastando totalmente de sua fé.» São palavras do senhor adventista.
    Não me parece que essa vida tão destrutiva se deva à descredibilidade de Ellen White. Deve-se, sim, à ignorância das pessoas em saber distinguir o evangelho de Jesus das obras dela.
    Pequenas diferenças em aspetos doutrinários não são relevantes para pessoas casadas( de igrejas diferentes) e instruídas.O problema é se têm um orgulho insano nas sua igrejas e se vêem como um grupo privilegiado.Duas pessoas que crêem em Deus passam a crer no Diabo por serem de igrejas diferentes ou são as igrejas de cada uma delas(ou só de uma) que inculcam esse sentimento de incompatibilidade
    enquanto elas são membros ou fazem estudos para ingressar na igreja? . Aposto que se a igreja adventista não tivesse essa «incompatibilidade» como regra não deitava a culpa da separação entre casais para essa mesma incompatibilidade podendo haver tantos outros fatores para os divórcios como traições, falta de amor,etc.Agora, se um homem muçulmano casar com uma mulher cristã o caso muda de figura.Sabemos todos o que vai acontecer,a degradação da mulher até ao limite e muitas vezes a sua morte.
    Não é pelo facto de alguém deixar de ler Ellen White que se vai drogar, fumar ou beber. Nunca fiz isso e só li excertos dos livros dela na Internet.Dizer que as pessoas entraram em apostasia por causa do livro de Walter Rea é, no mínimo, exagerado. Deixar de ir à igreja adventista é apostasia?Então, eu sou apóstata porque entrei duas vezes apenas. Ah, mas não era membro.E todos aqueles que continuam a ter fé e não frequentam igrejas ou aderiram a outras? Isso são termos utilizados pela Inquisição, sr.adventista. Às vezes, faz bem estar uns anos sem ir a nenhuma igreja. Dá um arejamento à cabeça!Mesmo uns meses chegavam. Não significa que o convívio e a amizade que se trava entre os membros de uma igreja não sejam importantes. É e muito.Mas, sr.adventista, com toda a sinceridade, conhece muita gente que abandonou a igreja do bairro que frequenta por causa do livro de Walter Rea?Contou-os? Sabe que vida levaram a partir daí até ao pormenor?Dê exemplos concretos utilizando pseudónimos. Acho que está a generalizar muito.
    Isto é só uma opinião, não fique aborrecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há um preocupante problema com as pessoas que deixam a igreja adventista, e isto é bem conhecido, geralmente um ex adventistas quando cai em apostasia não se filia a outra denominação. A amiga deve ter notado isto com nossos vizinhos do blog "exadventistas". A imensa maioria, quando não abandona totalmente a fé cristã, e quando digo abandonar me refiro a abandonar totalmente. Quando isto não acontece, passam a levar uma vida com um pé dentro do cristianismo e outro fora.

      Uma pessoa pode muito bem deixar de ir à igreja para fazer um arejamento, entretanto não é necessário transgredir os mandamentos nem se entregar à uma vida de prazeres do mundo. A presença contínua na igreja não é obrigatória.

      Quanto ao livro de Walter Rea, peço que a amiga pergunte aos ex-adventistas, quantos deles deixaram a denominação após conhecer as "verdades" pregadas por Dirk Anderson e Walter Rea, que a IASD supostamente "escondia".

      Quando falo de irmãos que se apostataram da igreja estou falando justamente dos ex-adventistas. Ex adventistas que demonstram um trauma tão profundo quanto às supostas revelações destes autores que não mais frequentam igreja alguma nem congregam.

      Que abandonaram os mandamentos e repudiam o sábado. Qual seria o motivo do que tenho feito por este tempo?

      Se a proposta deste blog é justamente levar estas pessoas a se tornarem novamente adventistas. O fato de eu utilizar a apologética e tentar mostrar à estas pessoas que o que elas receberam não passa de puro engano é na tentativa de tentar dissolver o mau causado por pessoas como Walter Rea e Dirk Anderson e como alguns jardineiros e certas irmãs destemperadas, que a amiga Maria Gonçalves já teve o desprazer de ter contato.

      Muitos hão de dizer que foram perdendo a fé gradativamente na igreja e tendo cada vez mais desconfiança no dom profético de Ellen White. Porém tanto adventistas, como ex-adventistas conhecem muito bem as causas deste abandono.

      Qaundo me refiro a adventistas que saem da igreja e se entregam às bebidas, vida promíscua (bailes e encontros sem compromisso), ao tabaco e toda sorte de males, estou falando de amigos próximos, que como eu também se desiludiram um dia e abandonaram a Deus.

      Eu não tive tanta "sorte" porque nem destas coisas pude aproveitar. Acreditei que o trabalho e estudo incessante sem Deus me recompensaria. Hoje eu sei que não há nada pior para um adventistas do que lobos disfarçados de adventistas com más intenções.

      Um adventista não sabe se medir no mundo, principalmente aquele que sempre viveu em princípios cristãos. Quando caem no mundo não têm defesa alguma contra os perigos.

      Vi amigos próximos tentarem suicídio por infidelidade de mulheres com quem se envolveram e que por elas largaram a igreja, outros que ouviram que o adventismo era uma mentira e que o papo sobre mandamentos é furada adotarem uma vida baseada em finais de semana com bailes e festas.

      (continua...)

      Excluir
    2. Amigas que estavam sempre presentes nas horas sociais, largarem a igreja definitivamente por uma gravidez indesejada, por um relacionamento com um jovem que não queria compromisso. Visitei uma irmã que não conseguem mais ir à igreja e vivem à custas de remédios contra depressão depois que se casou com um não adventista que se tornou alcólatra.

      Tenho amigo que ia comigo à igreja aos sábados e que hoje sente vergonha em voltar, por não conseguir largar o fumo nem a bebida.

      Este é o destino de um cristão que cai no mundo. Muitos dos que tratam de destruir as crenças adventistas, não convencem pessoas a procurar uma igreja mais compromissada, nem a reforçar sua comunhão com Deus. Ao contrário, destróem suas crenças e nem se preocupam em dar um rumo aos que, então se encontrarem descrentes de sua antiga fé.

      Então passam a acreditar que tudo era mentira, profetas, igrejas, mandamentos. Tudo que lhes foi ensinado desde a infância não passava de ilusão.

      Os adventistas quando convencem pessoas de outras denominações sobre as verdades bíblicas, prontamente garantem um lugar onde podem adorar a Deus, congregar e seguir a nova fé que aceitaram.

      Pessoas como Walter Rea, apenas tiram o tapete de adventistas e os deixam sem ter para onde ir. Tiram-lhes a fé sem dar nada melhor em troca.

      Sempre que debato com pessoas de outras denominações, é comum receber convites para deixar minha igreja e me converter para suas religiões, mesmo que seja em tom de crítica. Ou seja, propõem que eu deixe a minha antiga fé em prol de uma supostamente mais verdadeira.

      Irmãos compromissados em evangelizer devem fazer isto mesmo.

      Mas e Walter Rea? O que este fez? Chamou alguém para uma nova denominação? Ou para uma igreja mais saudável?

      Claro que não! Seu propósito foi apenas o de destruir a fé de adventistas.

      Enquanto tentamos tirar pessoas das drogas e dos prazeres ilusórios e deste mundo fadado ao fim, existem escritores com a preocupação de minar este trabalho de conversão. São os inimigos do evangelho, lobos em pele de cordeiro, que fazem cristãos guardadores dos mandamentos se jogarem nos prazeres do mundo pela promessa de uma falsa liberdade e no fim, tornam-se escravos do mundo.

      Atenciosamente.

      Excluir
    3. Percebo que se sinta indignado por pessoas suas conhecidas e até amigas terem abandonado a igreja.Essas pessoas sofreram a influência dos escritos dos críticos de Ellen White. Qualquer um de nós pode estar sob a influência de uma obra literária, filme, música que, de repente, sejam muito publicitados.Mas decidir o que fazer da sua vida, cada um é que é responsável.
      Há pessoas que não bebem café e nunca foram adventistas. Há pessoas que são vegetarianas e nunca foram adventistas.Há pessoas que mantêm bons casamentos há anos e nunca foram adventistas.Há pessoas que não são alcoólicas e nunca foram adventistas.Há pessoas que cultuam Deus e nunca foram adventistas. Há pessoas que estudam a bíblia e nunca foram adventistas.Há pessoas que sabem qual é o caminho certo para terem uma vida boa ou razoável sem serem adventistas. Algumas saíram da igreja adventista e não souberam medir as suas ações. Outras não tiveram sorte com os relacionamentos.Há tanta gente que tem desilusões com o seu par.Dentro do adventismo é tudo pureza? E então aqueles comentários do Blog do Gilson Medeiros de tantos jovens e adultos adventistas(apesar de haver de outras denominações) a confessarem, cheios de arrependimento, de verem pornografia pela noite fora e praticarem aquele ato tão condenado pela Ellen White? Ainda estão na igreja adventista e seguiram o caminho errado. E se não estivessem incógnitos não escreveriam nada sobre esse assunto, parecendo que era tudo um mar de rosas.
      Apesar da sua tristeza pelos problemas que apareceram na vida dos seus amigos, tem que enfrentar a ideia que é lícito haver críticas às religiões, às instituições religiosas, às autoridades religiosas, desde que acompanhadas de provas ou bons argumentos.Tantos livros a criticar a Igreja Católica, falando dos crimes dos papas,de secretismos no Vaticano,de negócios, fraudes e a contar a terrível história da Inquisição, qual é então o dilema de haver críticas ao Adventismo? O sr. acha que é tudo uma mentira. Outros acham que não. É uma questão de ponto de vista. O sr. tem o adventismo no coração. Ama-o como a um Pai Celeste mas, cuidado, o adventismo é uma forma de mostrar o amor de Deus, não é o próprio Deus. A bem dizer, ninguém tem um conhecimento profundo de Deus,apenas há leves aproximações. Ellen White acreditou à sua maneira nesse Deus, transmitiu essa crença da melhor maneira que conseguiu, não era profetiza, pobre mulher iludida consigo mesmo, tomada pelo orgulho dos mortais reivindicou aquilo que não podia ser reivindicado, nunca se imaginou 200 anos depois a ser minuciosamente examinada nas suas alegações e para quê? O momento presente é o que conta e ela satisfazia as exigências do seu século. A ciência estava a começar, não respondia ainda aos apelos de toda a gente, a religião tinha de ser uma forma de minorar o sofrimento.A igreja crescia, o orgulho também e os crentes foram chamados de Povo de Deus, com o sentido exclusivista de únicos seguidores completamente certos.O orgulho...o orgulho...querer mostrar sapiência e não estar à altura disso levou a senhora a ter uma ampla biblioteca de CONSULTA.Nada mais normal para um orgulho normal de uma pessoa normal. Tudo normal no séc.XIX.

      Excluir
    4. Muito pertinentes suas colocações sra. Maria. Faço minahs as suas palavras.

      Excluir
  3. Sr. Adventista, bom dia

    Trata-se tão-somente de se definir o conceito do que é considerado plágio. Será que o exemplos de Walter Reá, trazendo-os para os dias atuais não comprometem a Sra. Ellen White e não confirmam plágio? Estou convencido que sim!

    Contudo é evidente ser possível que se uma pessoa pegar um livro e lhe for pedido que o reescreva com outras palavras este livro, não só tal pessoa; como muitos outros poderão conseguir fazer isso.

    Quando estudava foi pedido para minha turma que recontassem um conto de Machado de Assis. Pois bem, todos os alunos da turma, apesar de manterem os personagens, conseguiram elaborar o que foi pedido. Claro que nesse caso não foi mera mudança de palavras, mas de qualquer forma houve um livro original que serviu de inspiração.

    É importante ter claro que nos dias de hoje usar a ideia central modificando somente as palavras mas mantendo o mesmo sentido é considerado plágio. Se somente isso for feito num texto é evidente a cópia do pensamento de outrem.

    Vou dar um exemplo de plágio.

    A)Concluindo este assunto sobre concepções e práticas de estudo.

    B)Terminando esta matéria sobre idéias e práticas de estudo.

    Veja bem que B copiou A mudando a maior parte das palavras. Entretanto B se apropriou de A, uma vez que manteve a ideia central ou seja o discurso inicial construído por A.

    É em relação a esse fato citado acima, B se apropriar do pensamento de A, que estou convencido ter sido o que a Sra. Ellen White praticou quando escreveu muitos de seus livros, como demonstrou Walter Reá.

    Acho importante para quem gosta de pesquisar que leia o que Dudley Marvin Canrigh, Walter Reá, Dirk Anderson, entre outros, escreveram para que cada um tire a sua própria conclusão.

    O que não pode é serem feitas acusações ao pensamento de alguém, sem sequer se ler a obra escrita por tal autor e se procurar investigar sobre o assunto.

    Em busca da verdade, enviei perguntas para o erudito adventista Dr. Herbert Douglass autor do livro "Mensageira do Senhor", uma das maiores autoridades adventistas sobre Ellen White, externando vários questionamentos que Dirk Anderson faz de obras “escritas pela Sra. Ellen White” que deixaram de ser publicadas, de alterações de textos, da cópia inteira de um livro de outro autor, por Elen White; cujo livro foi, depois das denúncias, retirado de circulação, por exemplo, entre outros questionamentos de Dirk.

    As perguntas que fiz não me foram respondidas pelo Sr. Herbert Douglass. Daí ficando as lacunas e interrogações, sem o devido esclarecimento.

    Quando se pesquisa e pergunta não se pode ter comprometimento ideológico, fé ou sentimentalismo vinculado à instituição. Porém isso muitas vezes como já notei é o que ocorre na IASD, ao ponto de haver pastores e apologistas da IASD, que sequer leram o que escreveu Dudley Marvin Canrigh, mas que já tem opinião formada sobre o autor. Foi tal comportamento absurdo que critiquei!

    Obs: Creio ser um erro da sua parte vincular o comportamento das pessoas que saem da IASD às críticas feitas a Sra. Ellen White por alguns autores. Uma coisa nada tem a ver com a outra.

    Por fim um pensamento para nossa reflexão.

    “Os erros não se tornam verdadeiros por se difundir e multiplicar facilmente. Da mesma forma, a verdade não se torna erro pelo fato de ninguém a ver.” (Mahatma Gandhi)

    Um forte abraço.

    Anônimo X

    ResponderExcluir
  4. Sr. Adventista, boa tarde.

    "Assim as bases de suas acusações provém de outro autor, que se mostrava contra Ellen White apenas pelo fato de seus escritos representarem uma afronta direta contra seu estilo de vida.""

    Já que as bases das acusações de Walter Reá provém de outro autor, no caso Dudley Marvin Canright, cabe ao Sr. provar o que afirmou.

    Pelo menos no que diz respeito às citações paralelas que Reá fez mostrando as similitudes das respectivas obras escritas pela Sra. Ellen White.

    Se Reá só copiou tais acusações de Canright, estou curioso em ver o Sr. comprovar o que afirmou. Daí que ficarei aguardando neste blog que o Sr. prove o que afirmou. Isso se o Sr. já leu a obra de Canright?

    Att.

    Anônimo X

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Anônimo X, por que eu deveria provar alguma coisa? Conseguiria citar um motivo pelo qual eu me importe? Pelo que o amigo sabe, não sou influenciado por este tipo de abordagem incisiva.

      Mas farei mais do que isto:

      "Reconciliation with the church

      In a September 13, 1881 article in the Advent Review and Herald, entitled, "Danger of Giving Way to Discouragement and Doubts", Canright wrote:

      "I came to Battle Creek - and freely talked over with Eld. Butler, Bro. and Sr. White, and others, my difficulties and trials. They did all they could, and all I could ask, to assist me...As I took hold again to labor, and tried to look on the side of courage and faith in the work, I found my difficulties disappearing, and my former interest and confidence in the message reviving, till now I feel clear and satisfied in the work again...If the Bible does not plainly and abundantly teach the doctrines of the third angel’s message, then I despair of ever knowing what it does teach...I have no further doubt as to my duty and the work of my life. As for years in the past, so in the future, all that I am and have shall be thrown unreservedly into this work...I humbly trust in the grace of God to help me keep this resolution." "One who has not experienced it, can have little idea how rapidly discouragement and doubts will grow upon a person, when once they are given way to. In a short time, everything seems to put on a different color...Of course I regret now that I gave way to discouragements and doubts, but I think I have learned a lesson by it which I shall not need to learn again as long as I live."

      (http://en.wikipedia.org/wiki/D._M._Canright)

      Canright que criou as bases das acusações contra Ellen White, se arrependeu e reconheceu que estava errado.

      Entendeu agora?

      E o amigo conhece os motivos que levaram Walter Rea a deixar a igreja e construir tal livro?

      Walter Rea vendia obras que eram compilações "cópias sobre cópias" de livros de Ellen White. Não que haja problema nisto, mas é no mímimo deselegante, cospir no prato que comeu. Em seguida adotar uma postura de que quem sobrevive à base de cópia de obras de outras pessoas é algo desprezível.

      A igreja cortou suas regalias depois que percebeu que Walter Rea estava traindo a igreja, construindo obras às custas dos escritos de Ellen White, mas também produzindo material para atacá-la em seguida.

      Walter Rea também fala de um furto à documentos, entretanto joga toda a culpa sobre Bruce. Cria todo um clima de conspiração, onde ele aparece como um herói em busca da verdade e no fim descobre-se que o que ele pretendia era reviver as acusações de Canright, que foram invalidadas pelo próprio Canright.

      Documentos roubados, Walter Rea suavizava em seu livro com a palavra "achados". Com se fosse comum encontrar ARQUIVOS protegidos em BIBLIOTECAS.

      (continua...)

      Excluir
    2. Antes que o amigo coloque novamente um tom de leviandade no que escrevi. LEIA TODA A INTRODUÇÃO DO TAL LIVRO.

      Walter Rea cometeu atos de espionagem:

      "O que Bruce encontrou no arquivo não foi somente meu material e as críticas dele, senão também cópias de algumas cartas internas do White Estate, escritas por Robert W. Olson e Arthur L. White, que revelavam a preocupação destes homens do escritório de Washington a respeito da descoberta, por parte de Bruce, do material que eu lhes estivera enviando como evidência de que Ellen White tinha copiado material alheio."

      É justamente isto que o amigo está pensando! Por este motivo as pessoas não deram muita importância para os escritos de Walter Rea. Sua introdução parece mais um preview do filme "mente brilhante".

      Qualquer apologeta sério consegue perceber que a história proposta por Walter Rea não possui muito nexo.

      Como uma pessoa que sai em jornais procurando códigos ocultos, Walter Rea procurou em livros de Ellen White por trechos semelhantes de outros autores.

      Mas veja o quanto isto é ilógico, uma vez que a própria Ellen White anunciou que havia feito empréstimos literários e inclusive recomendou as obras das quais se utilizou para suas próprias obras.

      Walter Rea se interessou muito em saber quais seriam estas fontes. Para em seguida distorcer os fatos e fazer parecer que os empréstimos se tratavam de plágio.

      Veltman e Ramik comprovaram que não se tratavam de plágio, mas sim empréstimos literários, compostos de trechos esporáticos e bastante limitados de citações de outras obras.

      Walter Rea pegou tudo pronto, se aproveitou dos arquivos conseguidos ilegalmente, reutilizou as acusações de Canright, criou uma história cinematográfica de conspiração, em seguida tratou de atacar as obras das quais foi impedido de lucrar.

      A igreja nem se importou muito com o tal livro, uma vez que a forma como foi construído deixa claro a imprecisão do autor. Estou utilizando tais palavras suavizadas para tentar não atacar a moral do autor.

      O principal motivo da igreja ter feito o estudo para verificar as acusações de plágio, foi para eliminar definitivamente toda e qualquer dúvida quanto a Ellen White ter cometido plágio.

      O resultado dos estudos não deixam dúvidas. Ellen White não cometeu o crime de plágio.

      (continua...)

      Excluir
    3. Walter Rea foi desmoralizado, uma vez que se pelo menos tivesse conseguido êxito em sua acusação, tiraria a má impressão que este deixou.

      Felizmente hoje a igreja está vacinada contra este tipo de pessoa, acusações levianas, não tem mais tanto poder sobre os jovens, uma vez que a própria história mostrou que a IASD pode muito bem compartilhar seus materiais e detalhes históricos sem medo por uma má intepretação dos fatos.

      Hoje os documentos históricos, reportagens, manuscritos de Ellen White e diversos conteúdos do arquivo sobre a história da igreja estão disponíveis em CD para quem quiser adquirir.

      Neste mundo hoje de jovens esclarecidos, os adventistas não se preocupam em saber que a IASD é uma igreja falha como qualquer outra, composta de pessoas também falhas e pecadoras.

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/09/dr-house-cita-o-adventismo.html

      O amigo Anônimo X é uma pessoa bem instruída, portanto deve aceitar que o livro "A mentira branca" é um livro vencido. Começou vencido com o arrependimento de Canright. Quem dera Walter Rea tivesse tido a mesma nobre atitude e se arrependido de todo mal que causou.

      http://www.ellenwhitedefend.com/Defense/Canright-Intro.htm

      Canright ainda tentou combater o mau que ele mesmo iniciou e do qual Walter Rea se aproveitou.

      Atenciosamente.

      Excluir
  5. Irmão Sr. Adventista, bom dia.

    Já conversamos sobre alguns aspectos acima apontados pelo irmão em: http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/05/resposta-anonimo-x-sobre-o-debate.html

    Todavia, do fundo do coração, ao contrário do irmão, não considero o livro De Walter Reá "Mentira Branca" superado, mas essencial para quem gosta de pesquisar.

    Do ponto de vista intelectual o Sr. Walter Reá é um individuo qualificado, muito e muito mais do que muitos pastores da IASD quando o assunto é Ellen White.

    Por outro lado, ainda que os Srs. Dudley Marvin Canright, Walter Reá ou Dirk Anderson tivessem deixado a desejar em sua vida pessoal, ainda que isso tivesse acontecido. Isso nada tem a ver com os argumentos e duros questionamentos que fazem a conduta da Sra. Ellen White e da IASD!

    O que há de se centrar são os argumentos críticos dos autores citados sobre a Sra. Ellen White, em relação aos plágios, cópia integral de livro que por causa disso não foi reeditado, não reedição de livros comprometedores etc. etc. O que passar disso é tentativa de enrolar, desviar o assunto para não responder aos questionamentos.

    Somente no dia em que for feita uma pesquisa e investigação digna desse nome e os arquivos da IASD foram abertos a quem quiser pesquisar é que a IASD fechará as lacunas sobre o que os Srs. Walter Reá e Dirk Anderson, por exemplo denunciam e apontam: é que o esclarecimento verdadeiro será dado.

    Pedi este tipo de esclarecimento às maiores autoridades adventistas sobre a Sra. Ellen White, porém várias lacunas, referentes aos plágios, alterações de parágrafos, sumiços de livros que não foram mais reeditados, continuaram abertas.

    Devido aàomissão da IASD e dos que consultei em me dar respostas elucidativas, cheguei à conclusão de que a Sra. Ellen cometeu mesmo muitos plágios e a IASD a acobertou e acoberta.

    Irmão, estou disposto a mudar se determinadas indagações forem respondidas com lógica e coerência.

    Porém não estou tão certo disto, haja vista, novamente ratifico, que muitos pastores da IASD só reproduzem o que leram de outros; uma vez que jamais pesquisaram e investigaram com isenção os fatos. Alguns inclusive já têm opinião formada, sem sequer ter lido Dudley Marvin Canright ou autores que criticam. Outros pastores, além de ter opinião formada, são mais fanáticos ainda pois sem ter lido o que criticam, sequer aceitam ler o autor que desconsideram.

    Um abraço.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entretanto a intelectualidade de Walter Rea não o impediu de prosseguir pelo mesmo erro de Canright.

      Ao contrário, Walter Rea não buscou a verdade. Canright que foi o crítico original que fundamentou a teoria de plágio, reconheceu que estava errado e se arrependeu da acusação.

      As conclusões de Canright seriam "essencial para quem gosta de pesquisar" porque no final das contas, sua conclusão final estava correta.

      Ele levantou as questões pertinentes que colocavam em dúvida o dom profético de Ellen White. Prosseguiu pelo caminho do ressentimento, mas por ser um estudioso sério, foi capaz de concluir e aceitar que estava errado.

      Diferente de Walter Rea que mesmo sabendo dos equívocos de Canright, insistiu em utilizar a acusação de plágio a seu favor. Digo a seu favor porque seu livro provém mais de seu orgulho ferido do que da intenção de guiar os ex-irmãos adventistas à uma verdade.

      O trabalho de Walter Rea quanto a dar conhecimento sobre as obras das quais Ellen White havia tomado empréstimos também era em vão, uma vez que a IASD mantinha em seu arquivo informações sobre este fato.

      Walter Rea apenas se aproveitou de informações roubadas que era vedada ao público. Até então, a IASD não tinha nenhum estudo que pudessem comprovar o grau de utilização dos empréstimos literários. O que era desnecessário uma vez que a única pessoa que tratou de questionar este ponto foi Canright e este mesmo concluiu que estava errado.

      Qualquer outro estudioso sério que colocasse em dúvida a credibilidade de Ellen White e se dispusesse ele mesmo a buscar resposta, inevitavelmente concluiria que uma acusação de plágio não cabe ao caso de Ellen White.

      Walter Rea porém não se portou como um pesquisador, mas como um bisbilhoteiro. Obteve ilícitamente acesso à tais fontes literárias e outras informações do arquivo adventista e ao invés de buscar conhecimento colocou-se na ignorância.

      Ao contrário de Canright, Walter Rea acusou, mas não tratou de buscar conhecimento sobre o caráter profético, ao invés disto, se ateve a subterfúgios e assentou-se em sua cadeira, esperando que alguém fizesse o trabalho que este deveria fazer.

      O trabalho que Walter Rea não se dispôs a fazer, Canright o fez, para si mesmo, de forma que concluiu que suas acusações estavam erradas.

      A IASD então decidiu fazer o trabalho que Walter Rea deveria ter feito, mas não conseguiria. Walter Rea não tinha ainda a capacidade necessária para analizar e enteder as obras criticadas.

      Veltman então tratou de fazer a outra parte do trabalho que Walter Rea não tinha interesse em fazer. Ramik por sua vez deu o golpe final que decretou aquilo que Canright já havia concluído:

      Ellen White foi uma verdadeira profetiza.

      Uma vez tendo esclarecido totalmente os fatos, a IASD então obteve refutação inequívoca quanto à acusação de plágio, científica e legalmente.

      Neste contexto os livros de Walter Rea é a parte sensacionalista da história, a parte estudiosa trata-se dos livros de Ellen White, das observações e questionamentos de Canright e das conclusões de Veltman juntamente com o veredito final de Ramik.

      (continua...)

      Excluir
    2. Canright por ter feito o que um pesquisador deve fazer, encontrou a verdade e teve sua confiabilidade resguardada. Walter Rea, entretanto, foi desmoralizado, até pelo fato da igreja não dar corda para suas historinhas, nem tratar de evidenciar a má conduta do escritor.

      De forma elegante, a igreja apenas fez o que era necessário, tirou de seu próprio bolso para um estudo que os críticos que se diziam sinceros deveriam ter feito. As conclusões de Veltman e Ramik calaram definitivamente os críticos da época. Ninguém se atreveu a questionar a seriedade destes pesquisadores, uma vez que estes levaram os estudos com um rigor e transparência muito além do esperado.

      Os estudos criados sobre esta questão não deixam dúvida alguma. A acusação de plágio havia sido totalmente refutada.

      Mas faltava alguma coisa ainda, no qual era, o veredito da igreja. A IASD então decidiu levar o conhecimento dos fatos à igreja. Isto mesmo, até mesmo na lição da escola sabatina colocaram questões sobre Ellen White e a própria igreja em pratos limpos.

      Ao contrário do que os líderes temiam na época em que mantinham tais informações em sigilo de arquivo. Tais revelações levaram os jovens a se interessarem ainda mais pela igreja e os livros de Ellen White. Hoje os jovens conhecem muitos fatos e erros da própria igreja, mas não se incomodam com isto, uma vez que reconhecem que até mesmo a igreja é composta de pessoas e pessoas são falhas.

      Com a manifestação de porta-vozes oficiais da igreja sobre o assunto, as acusações de plágio caem definitivamente.

      Portanto quem manuseia indevidamente os livros de Walter Rea, está apenas repetindo seu erro. Assim como Walter Rea utilizou obra equivocada de Canright, muitos críticos hoje tratam de seguirem o mesmo caminho de Walter Rea, em tentar promover sua vaidade pessoal através reutilizando obra vencida de outra pessoa.

      O resultado da enfim comprovação de idoneidade de Ellen White foi tão animador que a igreja decidiu colocar uma compilação do livro "O grande conflito" nas mãos de cada família.

      O sucesso da campanha e o batismo de milhões de pessoas através deste livro, comprovam enfim a derrota dos antigos críticos.

      Assim como os próprios pesquisadores, Veltman e Ramik, muitas pessoas hoje tem suas vidas transformadas por lerem livros de Ellen White e terem o interesse dispetado para a bíblia e as coisas de Deus.

      O fato do livro de Ellen White ter tocado profundamente Veltman e Ramik comprova a autenticidade do caráter profético de Ellen White e demonstram inspiração divina para a construção de suas obras.

      Principalmente as conclusões de tais estudiosos ao afirmarem que mesmo que Ellen White houvesse de fato copiado as obras, isto não revogaria o valor de suas obras, por irem muito além e estrapolarem os limites.

      Certamente Ellen White não era um gênio literário, sua própria história comprova isto. Quem então lê suas obras percebem inequívocamente a mão de Deus guiando cada um de seus livros.

      Canright, foi um de muitos crítico que ao provar desta verdade, se arrependeram. Hoje muitos críticos reconhecem seu erro e fazem questão de proclamar "sinceramente errados".

      Atenciosamente.

      Excluir
    3. Sr.adventista, dei pela primeira vez uma vista de olhos ao Grande Conflito que encontrei na Internet.É pena a translineação estar toda mal feita porque dificulta a leitura.É claro que preciso de fazer uma leitura aturada do livro para poder dizer algo coerente. Mas, em linhas gerais, pareceu-me que a senhora pegou nalgumas passagens do Novo Testamento, andou de roda a fazer literatura e acrescentou-lhe informações históricas que podia encontrar em montes de livros na sua época. Claro que está tudo muito bem encadeado e dá um conjunto harmonioso. Isto à primeira vista, o que não me dá qualquer credibilidade. Não vou ter tempo para ler o livro completo porque trabalho e também me custa ler no computador porque dá-me cabo da vista.Mas, quando puder, vou ler alguns capítulos a ver se se comprova a primeira impressão que tive. Não se importa que eu vá interpretando o livro aqui à medida que for lendo?
      Se o livro for todo assim, como eu penso que está estruturado, não é necessário ser profeta para escrever um livro destes.É necessário, sim, seguir orientações de alguém habituado à construção de livros e a fórmula está estabelecida para o livro todo.Também não sei que idade tinha a senhora quando escreveu este livro e se já era assistida por secretárias.O sr. adventista pode dar-me essas informações?
      Tudo o que eu disser pode ser asneira grossa porque tenho poucos estudos académicos, compreende? É mais a curiosidade que me leva a interessar-me por este assunto. Posso chegar ao fim e dizer: fiquei emocionada com o livro e constatei que era uma boa escritora.Também posso concluir que é um livro razoável, que só requer uma investigação cuidada para que os assuntos nele tratados tenham rigor e veracidade.Igualmente poderei ser tocada de tal modo pela mensagem levando-me a acreditar ter sido Ellen White uma profetisa.Vamos ver no que isto vai dar.

      Excluir
    4. Maria Gonçalves,

      Para conhecimento segue:

      De onde veio a "inspiração" de Ellen White, para escrever o livro "O Grande Conflito" ?--- dizem ser do título original;"The Great Controversy" do autor H L Hastings, confira no link,
      Clique: http://books.google.com.br/books?id=27opAAAAYAAJ&printsec=

      (imagem muito lenta; veja os títulos e a ordem dos capítulos)

      Parece que já está no domínio publico em inglês nos links citados...

      Fonte: http://books.google.com/books?id=27opAAAAYAAJ&printsec=frontcover&dq=the+great+controversy&hl=en&ei=lT3kTPrwEYH_8Aa8sdmhDQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=8&ved=0CEoQ6AEwBzgK

      Confira para ver se a informação é real! dá pra fazer download, ok?

      Excluir
    5. OK, sr.Cristão Livre. Eu verei depois de analisar o primeiro capítulo para não o fazer com preconceito.É claro que já estou de pé atrás mas não quero acrescentar mais coisas que me possam prejudicar a análise. Vou-me colocar no papel de uma simples leitora que está pela primeira vez diante de um livro religioso sabendo que a autora é alvo de controvérsias.

      Excluir
    6. Estimada amiga Maria Gonçalves, não tenha medo de ler o livro e tirar suas conclusões. O que a amiga teve de impressão sobre o livro é natural, uma vez que a proposta dos livros de Ellen White não é trazer novas verdades, mas sim guiar os leitores à própria bíblia.

      São justamente isto, informações históricas que apóiam as verdades bíblicas e explicações sobre pontos que à primeira leitura da bíblia parecem obscuros.

      Ellen White trata de mostrar aquilo que parecia implícito na bíblia. Os críticos tem feito muito alarde de forma a levar as pessoas a pensarem que os livros de Ellen White seja um "livro de outro mundo". Na verdade Ellen White revela detalhes bíblicos que ajudam o leitor a compreender melhor a bíblia.

      Esta é a face da escritora Ellen White. A face de profetiza, é onde ela recebeu revelações que guiaram um grupo de pessoas do desapontamento de volta às verdades bíblicas e também de fazer deste povo um instrumento importante de propagação do evangelho.

      Ellen White previu que a mensagem sobre o advento de Jesus chegaria à todos os povos através da obra que ela estava construindo. Percebemos o cumprimento desta profecia claramente nos dias de hoje, onde suas dezenas de livros a colocam como a autora mais traduzida de toda a história.

      Ellen White também recebeu várias revelações, cerca de duas mil e apenas duas, sobre a guerra civil americana e sobre uma reunião é ainda alvo de tentativa de contestação, embora a guerra civil americana tenha realmente ocorrido.

      Ellen White também escreveu vários livros sobre saúde, alimentação, educação e até um livro sobre mente e caráter.

      Há vídeos que postei neste site sobre a vida de Ellen White. Parece difícil acreditar mas as obras de Ellen White foram construídas por ela mesma. Seu marido e seu filho foram seus secretários. Uma revelação sobre seus livros serem produzidos em prensas e espalhados por todo o mundo é que criou a necessidade de assistentes extras.

      Como vê, uma escritora fazendo aquilo que todo escritor faz. Uma profetiza fazendo aquilo que todo profeta faz. Mas todos que lêem suas obras compostas de coisas comuns à bíblia e ao dia-a-dia percebem que tais obras são no mínimo incomuns. Mais do que isto, ajudam a transformar a vida de muitas pessoas.

      Atenciosamente.

      Excluir
    7. Um detalhe intrigante, embora os relatos históricos possam parecer comuns nos dias de hoje, não o eram na época. As pessoas não tinham ciência do que havia acontecido com o cristianismo e que culminou na forma de religião que havia naqueles dias.

      A história dos valdenses, a mudança do sábado para domingo, os bastidores da santa inquisição. Ellen White mostra o porque destas coisas terem acontecido e o que estas coisas tem a ver com um futuro nada distante, para que o povo de Deus esteja preparado quando vier a grande tribulação.

      Atenciosamente.

      Excluir
    8. Sr. Adventista, boa noite.

      Acredito na sua sinceridade, mas não acredito nas explicações, ou melhor nas ausência delas, por da parte da IASD!

      Há várias lacunas e perguntas não respondidas pela IASD que contrariam suas explicações.

      Tive a oportunidade de mandar e-mail para os estudiosos que considerava, os que mais conheciam sobre Ellen White, incluindo o Sr. Herbert Douglass, e as lacunas continuaram abertas.

      Exemplos: A) Por que o livro "apelo ás mães" não foi mais publicado? Será que tinha ele algo de errado?

      B) Em 1907, um adventista chamado Dr. Stewart publicou um panfleto de 89 páginas, no qual arranjou em colunas paralelas citações do livro da Sra. White e do livro de Conybear o nome do livro era The Life of Paul. Por que este livro saiu de circulação? Foi este livro realmente copiado pela Sra. Ellen White de Conybear?

      Foram indagações assim Sr. Adventista, entre outras, que nunca me foram respondidas!

      Um abraço.

      Anônimo X.

      Excluir
    9. Em relação à obra The Life of Paul, uma análise foi incluída nos estudos de Veltman, creio que lá o amigo encontrará mais detalhes..

      Atenciosamente.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre:

      "Ou melhor, como ele pode ter sido o MESSIAS, se não há Profecias de que ESTE deveria ser Preso, Julgado, morrer, ressuscitar e subir aos Céus??!!
      Não existe nenhuma profecia nesse sentido, ou seja, sobre estes Eventos e MORTE do MESSIAS."

      Encontrei esta página, permita-me colocá-la a fim de enriquecer o debate.

      " 1. Seria traído por um amigo: (Profecia Sl 41.9. Cumprimento Mc 14.10; 43-45)
      2. Seu preço 30 moedas de prata: (Profecia Zc 11.12,13. Cumprimento Mt 26.15)
      3. O traidor não usaria as 30 moedas: (Profecia Zc 11.13. Cumprimento Mt 27.6-7)
      4. O traidor seria substituído: (Profecia Sl 109.7-8. Cumprimento At 1.18-20)
      5. Testemunhas falsas o acusariam: (Profecia Sl 27.12. Cumprimento Mt 26.60-61)
      6. Acusado ficaria em silêncio: (Profecia Is 53.7. Cumprimento Mt 26.62-63)
      7. Seria golpeado e cuspido: (Profecia Is 50.6. Cumprimento Mc 14.65; Jo 19.1-3)
      8. Seria odiado sem motivo: (Profecia Sl 69.4; 109.3-5. Cumprimento Jo 15.23-25)
      9. Sofreria em substituição a nós: (Profecia Is 53.4-5. Cumprimento Mt 8.16-17)
      10. Seria crucificado com pecadores: (Profecia Is 53.12. Cumprimento Mt 27.38)
      11. Suas mãos e pés seriam transpassados: (Profecia Sl 22.16. Cumprimento Jo 20.27)
      12. Seria escarnecido e insultado: (Profecia Sl 22.6-8. Cumprimento Mt 27.39-40)
      13. Dariam a ele fel e vinagre: (Profecia Sl 69.21. Cumprimento Jo 19.29)
      14. Ouviria palavras com zombaria: (Profecia Sl 22.8. Cumprimento Mt 27.43)
      15. Oraria por seus inimigos: (Profecia Is 53.12. Cumprimento Lc 23.34)
      16. Seu lado seria transpassado: (Profecia Zc 12.10. Cumprimento Jo 19.34)
      17. Lançariam sortes sobre suas roupas: (Profecia Sl 22.18. Cumprimento Jo 19.24)
      18. Seus ossos não seriam quebrados: (Profecia Sl 34.20. Cumprimento Jo 19.33)
      19. Seria sepultado com os ricos: (Profecia Is 53.9. Cumprimento Mt 27.57-60)
      20. Os discípulos O abandonaram: (Profecia Zc 13.7. Cumprimento Mt 26.56)
      21. Acusado por falsas testemunhas: (Profecia Sl 35.11. Cumprimento Mt 26.59-61)
      22. Ele sucumbiu sob o peso da cruz: (Profecia Sl 109.24. Cumprimento Jo 19.17)
      23. Crucificado com malfeitores: (Profecia Is 53.12. Cumprimento Mc 15.27-28)
      24. Foi abandonado: (Profecia Sl 22.1. Cumprimento Mt 27.46)
      25. Seus amigos ficaram de longe: (Profecia Sl 38.11. Cumprimento Lc 23.49)
      26. Seu coração parou: (Profecia Sl 22.14. Cumprimento Jo 19.34)
      27. Trevas sobre a terra: (Profecia Am 8.9. Cumprimento Mt 27.45)."

      (http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao9-3t10-mpb-jesusocumprimentoprofetico.htm)

      Atenciosamente.

      Excluir
    2. Olá Sr.Adventista, como vai?

      Olha, lamento muito informá-lo, mas as afirmações que o amigo postou acima como sendo Profecias que Supostamente se cumpriram em JESUS, definitivamente não tem nenhum fundamento nas ESCRITURAS.

      Se por acaso você tivesse o hábito de Examinar o Contexto sobre um Determinado assunto para certificar sua Veracidade, jamais teria colocado estas AFIRMATIVAS como sendo Profecias referentes a JESUS, e tendo o seu cumprimento na pessoa dele.

      O que ocorreu caro Sr.Adventista, é que a Igreja ROMANA ao "Engendrar" as suas Teologias Dissimuladas, buscou no TANACH (Ant.Testamento) textos que supostamente apoiasse as suas peripécies; e aí muitos caíram, e ainda continúam caindo, infelizmente.

      Todos estes ítens que você, Sr.Adventista colocou, é de muito fácil refutação. Basta ler os seus referidos Contextos, e verá que não tem nada a ver com o que foi proposto.

      A começar pelo primeiro, VEJA:

      1.Seria traído por um amigo: (Profecia Sl 41.9. Cumprimento Mc 14.10; 43-45)

      Ué! Judas era amigo de JESUS ?!
      Bom, nesse caso então o próprio JESUS não reconheceu e nem considerou a tal "Amizade" de Judas; porque em sua oração em João 17, mas precisamente no Verso 12, ele chama JUDAS (Um dos 12) de "FILHO DA PERDIÇÃO"; e acrescenta que o mesmo se perdeu para que se "CUMPRISSE AS ESCRITURAS".

      QUE AMIGO É ESSE? Vejam bém, se o "Novo Testamento" afirma que tudo aquilo ocorreu para que se cumprisse uma Profecia, então de que maneira o SALMO 41:9 se relaciona com a "Suposta traição de JESUS?

      Ora, no Livro de João (Na Oração de Jesus), dá a entender claramente que a "Missão" de Judas Escariotes, era de justamente TRAIR, para que se cumprisse "alguma Profecia"; então ele não pode ser enquadrado na condição de "AMIGO de Jesus". Logo, esse argumento é de uma total inconsistência.

      O que temos aqui, é mais um dos milhares de erros do Chamado, "Novo Testamento", utilizando-se de textos do TANACH (A.Testamento), e efetuando uma "Transposição" Desonesta dos mesmos, para apoiar os seus propósitos em termos de Doutrina. Eu convido a qualquer um Examinar Todo o Contexto das tuas supostas "Profecias" sobre Jesus, e postar aqui c/ argumentos sólidos.

      Sr.Adventista, Bom Sábado; e que o ETERNO nos ilumine.

      Joel.

      Excluir
    3. Amigo Joel,

      estes versículos não fazem parte dos meus estudos, coloquei-os porque achei interessante e pertinente ao debate. Vossos argumentos serão bem vindos, os comentaristas se mostram interessados em vosso ponto de vista.

      Feliz sábado,

      atenciosamente.

      Excluir
    4. Ok, Sr.Adventista, entendi.
      No entanto, é sempre bom; aliás, se faz necessário uma Averiguação, no sentido de saber se há ou não algum fundamento naquilo que é proposto por algum autor.

      Devemos ter "zelo" com a palavra de Deus, de maneira que ao fazermos qualquer Afirmação, obviamente teremos que ter antecipadamente, conhecimento do conteúdo (Contexto) de tal afirmação.

      Não leve para o lado Pessoal; Só estou tentando fazer você refletir e Examinar cada um dos Contextos relativos aos "27 itens" que o irmão postou.

      E que O ETERNO Deus nos capacite cada vez mais com muita humildade.

      Joel M.Santos.

      Excluir
  7. Uma dúvida, Joel, se esse Messias vier ainda para o Povo de Israel, que atributos terá para conseguir extinguir o pecado e a morte? Isso não é demasiado transcendente para um ser mortal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Gonçalves, olá. É um prazer partilhar esse assunto com V.Sª; não sei se serei capaz de poder tirar esta tua dúvida de forma que a deixe satisfeita. Também sou um leigo buscando a aprender um pouco sobre este grande universo, que é a Palavra de Deus. A Verdade não é tão fácil como às vêzes nos é apresentado. Sempre temos que comprovar se há alguma veracidade, através do Estudo.

      Bem, pelo que entendi você acha "Demasiado Transcendente", O MESSIAS (Homem Natural) conseguir "Extinguir" o Pecado e a Morte. Veja bém, se você olhar de acordo com a Teologia e perspectiva Cristã, realmente parece estranho mesmo. Mas se buscarmos nas Escrituras Sagradas, chegaremos a uma outra Conclusão.

      Maria Gonçalves, a extinção do Pecado e da Morte não está relacionada à Morte de ninguém; mas sim de um Pleno Conhecimento das Coisas do ETERNO DEUS. É a TORAH (Instrução/Lei) de Deus escrita nos Corações humanos. A Nova Aliança, segundo o Profeta JEREMIAS, não está Vinculada à Morte de alguém, como remissão para o erro do ADÃO e EVA. Isso está errado. Essa não é função do MESSIAS quando vier.

      Der acordo com JER. 31:31 até o 32, fica muito claro que a função do MESSIAS é fazer com que o homem retorne para o ETERNO, o Único DEUS; e em consequência desse processo de Conhecimento de Deus, o pecado se extinguirá e por conseguinte, a Morte. Não é como um passe de Mágica, ou seja, alguém morrendo e você sendo "Libertada" por causa disso.

      Minha Cara, tudo isso foi algo bem "Engendrado" por ROMA. Deus não é o Autor destas coisas.

      Raciocine comigo: Se DEUS tivesse que enviar um Ser Celestial para quitar um débito do Homem, então o próprio Deus estaria de alguma forma privando o ser humano de exercer o seu "Livre Arbítrio" que Ele mesmo deu. Logo, nada mais justo, que o próprio devedor (Pecador) pague por sua dívida.

      Outro fato importante: Deus é Imortal, Imutável; por isso JAMAIS poderá se encarnar (fazer-se humano), e ainda: "MORRER"! A "Encarnação" não é Bíblica.

      Maria Gonçalves, eu tenho percebido que você é extremamente cuidadosa em se tratando das coisa Bíblicas; como por exemplo fazendo Leituras Críticas e Inteligentes de todo o Contexto, acompanhado de Questionamentos. Sabe, é bém por aí mesmo. Você está no "Rumo" Certo. Porque não se chega a nenhuma Verdade, isolando versos de um Contexto como fazem a maioria das pessoas. Esse é um tipo de "Teologia Enganosa".

      E, falando em textos isolados do Contexto, se por acaso você examinar "Cada Um" dos textos referentes aos Versos ISOLADOS que o Sr.ADVENTISTA postou acima para tentar provar a Messianidade de JESUS, irá se decepcionar; porque a maioria destes Textos Nem Profecia é; mas são súplicas de DAVI (no caso dos Salmos) por Livramento de seus Inimigos. Mas ele (O Sr.Adventista) simplesmente concordou com o Autor do tal Artigo como sendo "Profecias" relacionadas com JESUS.

      É uma pena que as pessoas, continúam com o velho hábito de não Examinar todo o Contexto da Palavra e Deus para se chegar a Verdade PLENA.

      Espero ter sido útil de alguma forma.

      Fiquem com DEUS.

      Joel.

      Excluir
    2. Tenho gostado muito da sua dissertação, é clara e parece verídica, sr. Joel.Não posso contrapor nada por motivos óbvios (ignorância total).É muito difícil analisar o Velho Testamento sem sermos guiados por um perito.Mas o senhor revela grande sabedoria. Continue e que chegue a Deus desse modo, se for essa a Sua Vontade.

      Excluir
    3. Maria Gonçalves, eu te agradeço pelas palavras Elogiosas. Eu quero dizer a você que há sinceridade na simplicidade de minhas palavras. Na realidade estou querendo me desfazer de muitos ensinamentos que tenho assimilado nos meus anos de Cristianismo, pelo fato de que, ao ingressar em um Estudo mais acurado da Bíblia, comecei a perceber conflitos em diversas doutrinas ensinadas pela Igreja; de maneira que, ao serem Examinadas mais profundamente, não resiste a uma prova do Contexto.

      Maria, a senhora não é de forma alguma uma pessoa ignorante, como afirmou; pelo contrário, demonstra muita Sabedoria. Eu não sou melhor que você. Ninguém é melhor que ninguém. O importante é termos um coração sincero nessa busca; que certamente Deus nos revelará.

      Olha, o problema das Igrejas/Denominações, é que muitas vezes temos que ouvir, acatar e pronto. Se você começar a questionar, mesmo com razão e fundamentado na Bíblia, você simplesmente é taxado de Rebelde e "criador de casos".

      A partir do momento que comecei a Examinar a Bíblia de fato, sem interferências daqueles Estudos que já vem "Prontinho" (aqueles que já vem mastigadinho); então comecei a ficar realmente deprimido, porque a partir de então, foram muitas as vezes, que tive o "Desprazer" de assistir Pastores, Pregadores e afins, distorcerem a Palavra de DEUS com o propósito de fazer valer às Doutrinas de sua Denominação. Por isso cansei.

      No meu caso, não vale aquele provérbio que diz: "Se não pode vencê-los, junte-se a eles". DE JEITO MANEIRA! Isto é pura estupidez.

      Fique na paz do Altíssimo.

      Joel M.Santos.

      Excluir
    4. Obrigada pela atenção. O meu caso é diferente do seu. Eu gostava de crer e muito mas não consigo.Ao mesmo tempo penso que assim não sou tão enganada.

      Excluir
  8. Irmão Joel, bom dia.

    Li com atenção o que escreveu e a meu ver HÁ VÁRIAS INCONSISTÊNCIAS. Pretendo, no domingo escrever algo a respeito.

    É que até sábado não terei como tratar desse assunto, pois estou com alguns compromissos que estão me impedindo de escrever.

    Por que o irmão não trasporta, por favor, seus comentários para o tópico próprio que é: ISAÍAS 53: UM CAPÍTULO QUE PROFETIZA SOBRE A VIDA DE JESUS?

    É que lá é que está o título do assunto que iremos tratar e lá também, tanto o Sr., quanto eu, já fizemos algumas observações importantes que fazem parte do processo de troca de ideias, e que por isso não podem ser desprezadas.

    Outro fato é que o artigo deste tópico trata de outro assunto MENTIRA BRANCA, que nada TÊM EM COMUM COM ISAÍAS 53.

    Um abraço fraternal.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir
  9. Confesso que eu já li bem poucas vezes os escritos da Sra. White e sei pouco a respeito da história da IASD,mas isso não é motivo pra se abandonar a fé ou renegar o adventismo.Incrível é ver pessoas que insistem em dizer que a Sra White foi uma "papisa" da IASD,e que os adventistas colocam seus escritos no mesmo nível ou até acima da Bíblia,se existem adventistas que fazem isso,ESTÃO ERRADOS,o certo é ler seus escritos juntamente com a Bíblia.Pra terminar,uma pergunta:abandonar a IASD,e ir para onde ? será que há uma opção melhor ? uma igreja que valorize a leitura da Bíblia tão intensamente como a IASD ? Não é questão de dizer que os adventistas são superiores às demais denominações,cristãs ou não(apesar de muitos pensarem que nós demonizamos quem pensa diferente da gente),mas sinceramente,EU não me sentiria bem frequentando outra denominação.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, sr.Jair, quando se abandona a fé adventista deve ser por um monte de razões todas juntas.Descobrir que a srª White não tinha revelações mas sim visões, o que não é a mesma coisa, pode ser uma das causas mas não a única.Pode haver insatisfações afetivas,não concordar com alguns aspetos doutrinários, ter conflitos do foro psicológico devido à constatação de que a prática cristã não coincide com os discursos do púlpito,não conseguir pagar o dízimo e as ofertas voluntárias, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos entram pra igreja achando que lá vão encontrar um "reino encantado",onde todos gostam de todos,há sempre amor,paz,harmonia,união...e quando descobrem que o ser humano é falho e propenso a cometer erros,acabam se escandalizando e abandonando a fé.Outros querem que a igreja funcione do jeito deles,e desconsideram qualquer opinião contrária,o que acaba gerando conflitos,desunião e no final apostasia.Quantos aos escritos da Sra. White,muitos têm uma idéia(muito errada,por sinal)de que a Sra White foi uma "papisa" do Adventismo,e que seus escritos estão até mesmo acima da Bíblia.

      Excluir
    2. Mas se na igreja não encontram isso, o amor, a paz, a harmonia,a união de que o Jair falou, de que serve estar no meio de pessoas pelas quais se sente o mesmo que pelos que são somente conhecidos?A não ser que tentemos com todas as nossas forças fazer de todos amigos, independentemente das falhas que vemos neles. Fora da igreja, essa tarefa é impossível.Dentro de um grupo mais restrito conseguiremos amar-nos uns aos outros ou só a alguns?

      Excluir
  11. A matéria é tão subjetiva que não conseguiu libertar da acusação da Ellen White ser considerada uma larápia literária, além do mais foi descobertos nas cartas da plagiadora, de que uma enorme parte da edição dos livros atribuindo a autoria da EGW eram na verdade, frutos de trabalhos das revisoras, que inclusive, ajudavam a plagiar com outras fontes autorais humanas, sem no entanto respeitar a autoria. EGW até reclamava que não se esforçava muito nas edições piratas desses livros. O propósito das edições desses livros sabemos muito bem foi para aumentar as vendagens para Associação Geral do Adventismo afim de capitalizar recursos financeiros, às custas dos pobres e ignorantes adventistas enganados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Harari, seja bem vindo

      Que acusação? Pelo que se sabe, históricamente não houve acusação formal alguma contra a pessoa de Ellen White.

      O que se conhece é que Canright levantou esta acusação e que mais tarde se arrependeu, reconhecendo que havia cometido um erro.

      Walter Rea apenas copiou as acusações depois que seu colega surrupiou os antigos trabalhos de Canright do arquivo adventista que continha estas alegações.

      Além do que Walter Rea não se dispôs a financiar uma pesquisa a fim de saber se de fato as acusações tinham fundamentos. Não o fez porque sabia que não tinham fundamento algum, haja vista que o próprio Canright reconheceu sua leviandade na construção das acusações.

      Como Walter Rea não se dispôs a pagar um tostão na pesquisa, um estudiosos foi contratado em tempo integral para trabalhar por 5 anos a fio examinando as obras de Ellen White.

      Como resultado o estudios não apenas comprovou que as acusações eram totalmente falsas como passou a aceitar o dom de Ellen White como verdadeiro.

      Um especialista legal também foi contratado e à partir dos resultados do estudioso chegou à conclusão de que não havia a mínima possibilidade de Ellen White haver cometido plágio.

      O finado Walter Rea então é quem teria que financiar um estudo a fim de contradizer as afirmações dos especialistas, cujo parecer o colocam como sendo apenas um grande mentiroso.

      Ellen White não possuía revisoras quanto aos livros acusados de plágio, na época, seu próprio marido é quem fazia a revisão e mais tarde passou a ser seu filho.

      É tanta baboseira que se ouve na internet, composta de toda sorte de boatos infundados, que chegam a dizer que teria sido uma secretária que na verdade teria escrito as tais obras.

      Ademais Ellen White vivia dos resultados de seu trabalho de jardinagem e do pomar que havia plantado enqunto viúva.

      Seus livros só foram impresso anos mais tarde, quando esta já se encontrava em idade avançada.

      Analisei os quadros comparativos de Walter Rea, e realmente podem parecer ter algum fundamento, quando não se têm em mãos tanto os livros de Ellen White como as tais obras citadas de onde haveriam sido retirados os supostos plágios.

      Ellen White desde seu primeiro livro, escreveu que havia retirado CITAÇÕES de outros autores. Canright se deuo ao trabalho de identificar estas citações, porém o fez à toa, pois a própria Ellen White distribuía folhetos e materiais recomendando as obras referidas.

      O resultado da garimpagem de Canright, quando colocados juntos, não dariam sequer 1 livro, quanto mais 100 livros, que é o número que se tem hoje de obras disponível da profetiza e escritora.

      E mesmo que resultassem em várias páginas, não se tratavam de conteúdo integral, mas do que se poderia caracterizar apenas como empréstimos literários (O que fazemos hoje quando vamos à uma biblioteca pesquisar obras para compor uma monografia).

      A maior taxa de empréstimos literários encontrados foi em uma de suas obras aos quais totalizaram 20%.


      Destes 20% a maior parte não consistia de conteúdos provindos das obras relatadas por Canright, mas sim de fontes históricas e expressões que poderiam sere encontradas em outros autores.

      As obras em questão adotadas como sendo fonte de plágio não totalizariam sequer 3% de todas as obras construídas.

      A pergunta que se faz então é:

      Se Ellen White era meramente uma plagiadora, onde estão as outras obras que comporam os outros 97%?

      (...)

      Excluir
    2. O livro onde se encontrou a maior taxa de empréstimo literário revelou a taxa de 14%. Outra obra revelou a taxa de menos de 2% e por fim nas demais obras sequer encontrou-se parte que poderiam significativamente serem adotadas como provindas de plágio.

      De tudo isto, analizando para ver se realmente trechos de outras obras foram plagiados o resultado é o de que não houveram cópias, mas sim resultado de consultas (empréstimos literários).

      Os 20% que é a maior taxa levada em consideração se tratavam de idéias que eram possíveis de se encontrar em outros livros, entretanto os trechos citados não usurpam a idéia, mas passa as idéias da própria autora, que culmina em conclusões diferenciadas.

      Ou seja as citações não serviram de base para seus livros, por tanto as citações eram tão somente isto, citações. As idéias de Ellen White estavam devidamente separadas e não havia como se dizer que eram as mesmas dos livros onde ela tirou as citações.

      As idéias apresentadas por Ellen White eram tão novas e sem base alguma na época que mesmo que ela tivesse de fato copiado tais obras, ainda assim não a poderiam taxar como sendo uma plagidadora.

      De modo xulo:

      Nenhum outro escritor escreveu algo parecido com as 2.000 visões que Ellen White teve e que fizeram parte de seus livros. Nenhum livro de medicina havia contido algo parecido com as revelações de saúde manifestadas pela profetiza na época. Também na área de educação, suas revelações eram novas e desconhecidas na época.

      Portanto o livro de Walter Real nada mais é do que uma obra oportunista que se aproveitou do trabalho de Carnright para montar uma farsa e atacar os livros de Ellen White, dos quais este foi proibido de se aproveitar.

      Walter Rea era penas um entusiasta das obras de Ellen White e que passou a combatê-las depois de tentar se beneficiar construindo apanhados de seus escritos, quando então foi repreendido.

      Portanto não há acusações das quais libertar a pessoa de Ellen White. As acusações de Walter Rea foram sumáriamente refutadas anos atrás e os acusadores, com vergonha, deixaram de apoiar tal obra que se mostrou como a verdadeira "mentira disfarçada boas intenções".

      Somente anos depois é que alguns novos oportuinstas têm se aproveitado da obra de Walter Rea, reconstruindo as acusações como se nunca hovessem sido refutadas, nem abandonadas. Aproveitando-se dos incautos que não têm acesso aos estudos da época, nem aos acontecimentos.

      Qualquer um que lê o relatório de Veltman e as conclusões de Ramik, se sentem envergonhados de um dia terem acreditado em acusações tão mal embasadas, fruto de algo nada elaborado nem estudado, sendo apenas uma projeção do ego de um escritor obsecado batalhar contra a imagem de uma pessoa que é tão valorizada no meio adventista.

      Por estar morta e não poder se defender das acusações, estes lobos com pele de cordeiro bem que tentam obter alguma fama, difamando a imagem de uma pessoa conhecida, ao passo que, de forma vingativa, ataca a religião que um dia não concordaram com suas idéias.

      Quanto à embasamentos, há vários artigos sobre este assunto neste mesmo blog, o artigo em questão é apenas uma continuação e um fechamento da questão que fora debatida por um bom período.

      Atenciosamente.

      Excluir
    3. Uma ressalva, os livros foram impressos de forma a dar algum lucro, somente nos anos da velhice da Profetiza, lucro este que não pôde ser aproveitado haja vista que as vendagens serviam de financiamento para a impressão de mais obras.

      Ellen White morreu pobre, viúva e acompanhou a morte de alguns de seus filhos. Além de esposa e mãe dedicada, financiava a caridade e estudos de várias pessoas.

      Kellog, criador dos sucrilhos Kellogs, um dos maiores médicos da história era uma jovem que foi acolhido e tratado por Ellen White e seu esposo, que financiaram seus estudos em medicina.

      Ajudou-o na constução de um imenso hospital e mais tarde Kellog montou uma rede que atendia a pessoas importantes e até presidente.

      Parte dos frutos de seu pomar iam para creches, hospitais e outros lugares que necessitavam de assistência.

      Trabalhava ativamente nas escolas e ajudava a cuidar de crianças.

      Sempre levava presentes a bebês recém nascidos, viajava para vários lugares pregando e orientando a igreja.

      Portadora de tuberculose e sendo muito fraca, fez desde a mocidade até a velhice um trabalho destinado a orientar o próximo a ter uma vida com maior qualidade ao lado de Cristo.

      Com o aprendizado sobre saúde conseguiu viver até prolongada velhice, trabalhando na construção do que resultou em mais de 100 livros.

      Viúva de um trabalhador braçal que também era pregador, teve que se manter doente por si só e ainda apoiar seus filhos e os irmãos nas igrejas.

      Podem dizer o que pretenderem sobre as atitudes de Ellen White, ou de suas fraquezas e falhas, porém não existe argumento contra uma vida santa dedicada à família e à causa do evangelho.

      Atenciosamente.

      Excluir
    4. Eu só queria saber o porquê da grande maioria das críticas contra a IASD serem feitas em cima dos escritos e da vida da Sra. White...

      Excluir
  12. Portadora de tuberculose? E viveu para além dos 80 anos?
    Pobre? E ajudou a financiar os estudos de um médico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confira:

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/10/um-povo-que-valoriza-saude.html

      http://novamenteadventistas.blogspot.com/2012/10/o-ministerio-de-ellen-white.html

      Excluir
  13. Uma igreja que nasceu de uma mentira. Que criou uma falsa profetisa e "escritora celestial"...Cânone extra Bíblico. Mesmo havendo no mundo mais de 50 denominações cristãs que guardam a Lei, os adventistas se rotulam como únicos e exclusivos remanescentes do cristianismo primitivo, negligenciando as Igrejas sabatistas do século XVI.Movimento mundano....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prova de que Satanás, o pai da mentira, está realmente irado contra esta igreja.

      Excluir
    2. Verdade: Satanás é o pai da mentira. Então, pelo, no mínimo, o raciocínio, o adventismo nasceu de uma mentira contada em 1844 (A volta de Cristo naquele ano). Logo, a iasd é filha da mentira.

      Excluir
    3. Prova de que os filhos da mentira também estão irados contra esta igreja.

      Excluir
    4. Sério, senhor adventista? Tu confessas que és filho da mentira....

      Excluir
    5. Para ser membro dessa seita adventista, o candidato tem que aceitar, reverenciar os livros da senhora White como a autoridade Bíblica.
      O Cânon não aceita anexos. A senhora White, alucinada, tirou até relatos "extra- Bíblicos" sobre a vida de Lúcifer como estrela branca, a origem da contenda, o diálogo com Cristo, o que motivou a queda, a queda de Lúcifer e seus anjos...Onde está na Bíblia este relato senão na cabeça da senhora White?

      Excluir
    6. Procure um pastor, o amigo parece estar precisando de ajuda.

      Um abraço.

      Excluir
    7. http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2015/11/respsota-contradicao-da-co-fundadora-da.html

      Excluir
  14. Ninguem se torna adventista lendo a biblia.FATO...nem precisava escrever um livro sobre Elen White, é só comparar com a biblia que não bate....a questão do sabado...juizo investigativo...não tem base biblica nenhuma...é uma mistura de versiculos que não concordam entre si.Argumentos fracos demais que enganam os que não conhecem a biblia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, irmão V@lério poderia me dizer em qual versículo da Bíblia tem a palavra Domingo?

      Um abraço.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.