terça-feira, 19 de junho de 2012

Resposta a Anônimo X em relação à resposta da IASD


Sim em verdade o texto que o amigo fez, embora diferente do que lhe propus (que responderia meu questionamento pessoal) este mesmo texto estava bom e bem esclarecido (para responder o vosso questionamento pessoal). Quando lhe respondi, me frustrei um pouco com a modificação, mas percebi que talvez fosse melhor que a pergunta fosse respondida do jeito que perguntou, porque talvez aquela fosse a sua verdadeira dúvida. Isto porém não lhe isentou das possíveis dificuldades em obter as respostas conforme lhe alertei durante o tempo de espera.

Assim, embora a pergunta elaborada e enviada pelo amigo não responda aquela afirmação inicial que o amigo manifestou:

"1º Exige que o batizando declare a crença no dom profético de Ellen White. Se isso não for feito a pessoa não será batizada."

Serviu bem para responder o que o amigo queria realmente saber.

Eu porém não recebi a resposta para o que eu queria saber:

E nós não recebemos a resposta para a pergunta inicial do nosso debate.

Exemplifiquemos a situação com humor.

Situação 1:

(Batizando) – Olá pastor, eu não creio na doutrina fundamental nº 18, mas se eu me comprometer a não falar mal desta doutrina perante os irmãos, falando só às escondidas poderei me batizar?

(Pastor) – Não!

(Batizando) – Mas e se, mesmo não aceitando, eu não falar mal da doutrina nem às escondidas?

(Pastor) – Também não!


Anos depois Situação 2:

(Batizando) – Olá Pastor, agora eu acredito em todas as doutrinas adventistas, mas  eu não creio em Ellen White, e acho ela uma falsa profetiza, acho também que ela era inspirada pelo demônio ou coisa parecida. Então se eu me prometer a me comportar e morder a língua quando ela coçar, para não falar mau dela, o senhor deixa eu me batizar?

(Pastor) – Não!

(Batizando) – E se minha língua parar de coçar?

(Pastor) – Também não!

( a resposta do amigo Anônimo X está em algo entre a Situação 1 e Situação 2)


Meses depois Situação 3:

 (Batizando) – Olá Pastor, eu ainda não creio em Ellen White, mas não considero mais ela uma falsa profetiza de demônios. Mas embora ela seja uma boa escritora, achei muitas coisas que acho contraditório, estou estudando mais a fundo,  mas ainda sim não vi inspiração em seus escritos. Será que agora posso me batizar?

(Pastor) – Você acredita no espírito de profecia?

(Batizando) – Sim eu acredito no espírito de profecia, mas acho que Ellen White não era um espírito de profecia não pastor!

(Pastor) – Fará então um estudo bíblico comigo, então levaremos a questão para um conselho da igreja! Veremos então se poderá ser batizado ou não.

( o que acontece em seguida é que era minha dúvida, esta pessoa se batizaria ou não?)


Dias depois Situação 4:

(Batizando) – Olá Pastor, realmente o senhor me explicou bem biblicamente as dúvidas que eu tinha e agora eu não vejo mais contradições bíblicas nos livros de Ellen White.

(Pastor) – Que bom, então nem precisaremos mais passar pelo conselho.

(Batizando) – Mas pastor, eu ainda continuo achando que Ellen White não era um espírito de profecia não, o senhor me desculpe mas ainda acho que ela era uma escritora comum.

(Pastor) – Mas você vai respeitar os irmãos que a vêem como uma profetiza, não vai?

(Batizando) – Vou sim pastor! Então eu posso me batizar?

(Pastor) – Pode sim irmão!


Horas depois Situação 5 (dia do batismo):

(Pastor) – Batizando! Você crê em Ellen White?

(Batizando) – Como assim pastor?

(Pastor) – (risos) É brincadeira!

(Batizando) – Ufa! Que susto pastor!

(Pastor) – Batizando! Você crê no dom relativo ao Espírito de Profecia?

(Batizando) – No dom do Espírito de Profecia eu creio pastor!

(Pastor) – Então eu te batizo em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo!

(Batizando) – Amém!

( Aqui está a dúvida da pergunta inicial do debate)


(Sr. Adventista)

4 comentários:

  1. Prezado Irmão Sr. Adventista, boa tarde.

    Preferi transferir para cá a resposta, repetindo a pergunta enviada à IASD que teve sua concordância.

    Considerei melhor transportar para cá nosso debate, a fim de não ficar misturando comentários diferentes, de temas diferentes.

    O Sr. já começou errado seus comentários. Como pode questionar a pergunta que o irmão mesmo concordou que estava boa para ser enviada?

    Respondendo a minha pergunta sobre o teor da mensagem que a ser enviada por mim à IASD. O irmão respondeu de forma escrita o seguinte: "creio que o texto acima está bom e bem esclarecido, ficarei no aguardo da resposta à sua pergunta"

    Fica muito estranho portanto, o que escreveu em seus comentários. Certo ou errado?

    Continua

    ResponderExcluir
  2. Continua


    VOU REPETIR A PERGUNTA ENVIADA À IASD QUE CONTOU COM SUA AQUIESCÊNCIA:

    http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/03/respostas-parciais-ao-anonimo-x.html

    Anônimo X9 de abril de 2012 11:22
    Querido irmão Sr. Adventista, boa tarde.

    De modo algum concordo com o que disse. Por quê? Devido ao complemento que coloquei em minha pergunta: NO QUE DIZ RESPEITO AO DOM PROFÉTICO DA Sra. ELLEN WHITE.

    Daí que a pergunta foi bem clara e objetiva. Mas tudo bem! Para esclarecer esta questão; que tal um pequeno texto, nos moldes abaixo?

    Acredito na existência de profetas durante a história da humanidade, fato demonstrado biblicamente, e que pessoas possam ser abençoadas com o dom de profecia, conforme a vontade de Deus. Porém li e conheço bastante sobre Ellen White e seus livros, e após ter pesquisado, refletido e analisado minuciosamente, lendo tudo que posso, contra e a favor da Sra. Ellen White, não creio que tais livros escritos por ela tenham sido inspirados pelo Espírito de Profecia, ou seja, não acredito e que Ellen White tenha recebido o dom profético, por considerá-la não ter sido uma verdadeira profetiza e estou convicto disto.

    Então, mesmo descrendo de forma convicta no dom profético da Sra. Ellen White e considerando-a uma falsa profetiza, se eu me comprometer a respeitar aos demais membros da IASD que crêem no dom profético da escritora, fazendo completo silêncio e omitindo o que penso, haveria possibilidade de ser batizado na IASD e me tornar um adventista?

    O pequeno texto acima, está bom para ser enviado a um porta voz oficial da IASD?


    Um abraço e ficarei aguardando sua resposta.

    Anônimo X.

    VEJA AGORA SUA RESPOSTA:

    Responder
    1.
    Sr. Adventista11 de abril de 2012 08:54
    Ola querido irmão e amigo Anônimo X, creio que o texto acima está bom e bem esclarecido, ficarei no aguardo da resposta à sua pergunta.

    Atenciosamente,

    (Sr. Adventista)
    ______________________________________
    Portanto o Sr. concordou com a pergunta enviada por mim à IASD. NÃO HÁ O QUE NEGAR!

    Em relação ao e-mail, colocarei o mesmo na íntegra como me solicitou. Porém antes é necessário pelo menos que comente as observações abaixo:

    1º Admita que o que comentou acima foge da objetividade e nada tem a ver com a pergunta que o Sr. mesmo concordou que fizesse e enviasse à IASD. Tendo em vista que basta uma resposta simples para a seguinte pergunta: SE NÃO CRER NO DOM PROFÉTICO DA Sr. ELLEN WHITE DE ROMA CONVICTA PODEREI BATIZAR-ME NA IASD? BASTA UM SIM OU NÃO. SÓ ISSO.

    2º Que posso acreditar em sua palavra, afinal o irmão concordou que fizesse a pergunta à IASD.

    3º O título: “RESPOSTA A ANÔNIMO X EM RELAÇÃO À RESPOSTA DA IASD”, em que em: “ Horas depois Situação 5 (dia do batismo), colocada pelo Sr. é falsa. Por quê? Porque se o batizando não crer de forma convicta no dom profético da Sra. Ellen White não poderá batizar-se na IASD.
    Já havia dito que dois pastores me haviam dado essa informação para mim. Qual? Que se não crer de forma convicta no dom profético da Sra. Ellen White não poderei batizar-me na IASD. Contudo para não ficar o dito pelo não dito, tenho agora a resposta oficial da IASD!

    4º Se a resposta da Escola Bíblica da IASD contrariar seu entendimento, só há duas alternativas: ou a IASD está correta ou o Sr. está certo. Concorda?

    Ficarei aguardando suas respostas e a seguir colocarei a resposta da Escola Bíblica da IASD, na íntegra, a qual não é a minha opinião nem a sua, mas a resposta oficial da IASD.

    PORTANTO NÃO HAVERÁ DESCULPAS DA PARTE DO Sr. DESTA VEZ.

    Atenciosamente.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir
  3. Sr. Adventista, bom dia.

    Mantenho minha posição sobre o fato de que a pessoa que não crê no dom profético da Sra., não poderá batizar-se na IASD.

    Penso assim, não por achismo, mas por fatos.

    O 1º fato foi a resposta oficial que recebi do Portal da IASD e o 2º fato é o que está contido no Manual da IASD.

    No Manual da Igreja, 2008 Pag. 42, está escrito o seguinte:

    18. O Dom de Profecia
    Um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é uma caracte¬rística identificadora da Igreja remanescente e foi manifestado no minis¬tério de Ellen G. White. Como mensageira do Senhor, os seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade e proporcionam conforto, orientação, instrução e correcção à Igreja. Eles também tornam claro que a Bíblia é a norma pela qual deve ser provado todo o ensino e experiência. (Joel 2:28 e 29; Actos 2:14-21; Heb. 1:1-3; Apoc. 12:17; 19:10.)
    _________________________________

    Veja se não há diferença se a Doutrina Fundamental nº 18 for reescrita da forma abaixo:

    18. O Dom de Profecia
    Um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é uma característica identificadora da Igreja remanescente que torna claro que a Bíblia é a norma pela qual deve ser provado todo o ensino e experiência. (Joel 2:28 e 29; Actos 2:14-21; Heb. 1:1-3; Apoc. 12:17; 19:10.)

    Grande diferença não é? A diferença é que no primeiro o nome da Sra. Ellen White é enaltecido, da segunda forma não.

    O cristão cré no dom profético, mas nem por isso há biblicamente base para exigir a crença no dom profético da Sr. Ellen White! E por causa disso impedir o batismo de quem quer que seja.

    Quando fiz a pergunta ao portal oficial da IASD me responderam que se a pessoa não crer no dom profético da Sra. Ellen White não poderá batizar-se na IASD, o que foi lido e confirmado pelo Sr.

    Agora vou mostrar alguns dos motivos concretos que mostram ser necessário a crença no dom profético da Sra. Ellen White.

    Continua

    ResponderExcluir
  4. Continua

    Provavelmente o Sr. nunca deve ter lido esta parte do Manual da IASD. Por isso irei citá-la.

    Os Ministros Devem Instruir Cabalmente os Candidatos Antes do Baptismo – O pastor não deverá apresentar qualquer candidato para o bap¬tismo e para ser membro da igreja, sem que possa satisfazer a igreja por meio de um exame público, mostrando que o candidato está bem instruído e apto para dar esse passo (ver subtítulo abaixo até à pág. 66). Nas igrejas onde baptismos frequentes poderiam diminuir o significado de um exame público, deverá seguir-se um plano alternativo. O trabalho do pastor só estará completo depois de ter instruído cabalmente os candidatos e de estes conhecerem bem e terem aceitado e decidido seguir todas as crenças funda¬mentais da Igreja e respectivas práticas com elas relacionadas, e se encon¬trarem preparados para assumir as responsabilidades de membros da igreja. As igrejas devem insistir na aplicação desta regra como um princípio que regula a aceitação de novos membros. Pag. 61 Manual da Igreja, 2008.

    Agora leia novamente está parte destacada por mim, que citei acima : O trabalho do pastor só estará completo depois de ter instruído cabalmente os candidatos e de estes conhecerem bem e terem aceitado e decidido seguir todas as crenças funda-mentais da Igreja e respectivas práticas com elas relacionadas.

    E aí o que me diz?

    Leia novamente a doutrina fundamental nº 18:

    18. O Dom de Profecia

    Um dos dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é uma característica identificadora da Igreja remanescente e foi manifestado no minis¬tério de Ellen G. White. Como mensageira do Senhor, os seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade e proporcionam conforto, orientação, instrução e correcção à Igreja. Eles também tornam claro que a Bíblia é a norma pela qual deve ser provado todo o ensino e experiência. (Joel 2:28 e 29; Actos 2:14-21; Heb. 1:1-3; Apoc. 12:17; 19:10.)

    Obs: Na doutrina Fundamental nº 18 está clara a crença no dom profético da Sra. Ellen White. A IASD pode fazer vista grossa a esse respeito, mas há essa exigência.

    Obs 2: Foi por isso que oficialmente o portal oficial da IASD respondeu-me que não é possível batizar-se na IASD sem crer no dom profético da Sra. Ellen White. Pelo menos foram sinceros.

    Obs 3: Portanto irmão passe a informação verdadeira a partir de agora. Porque senão o Sr. estará fazendo pegadinha com as pessoas.

    Um abraço fraternal.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.