quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Um povo de dura cerviz

Uma pedra que torna os olhos da mulher mais atrativos, em região desnuda
e que a deixa mais sensual

Existe na bíblia, no capítulo de Êxodo 32,  passagens claras sobre Deus repreendendo a chamada luxúria. "A luxúria segundo o catolicismo é o desejo passional instintivo por todo o prazer sensual e erótico. Também pode ser entendido em seu sentido original: “deixar-se dominar pelas paixões”.

Esta prática é descrita lá ao pé do no monte onde Moisés recebe as táboas dos mandamentos, prosseguindo pelos períodos de apostasia do povo de Israel. Quando Moisés desceu do monte trazendo as táboas dos mandamentos, encontrou o povo nu, entregues à festas carnais e praticando a idolatria.

Deus castigou boa parte deste povo, eliminando os mais rebeldes dentre o povo, porém uma coisa ainda faltava:

"E, ouvindo o povo esta má notícia, pranteou-se e ninguém pôs sobre si os seus atavios. Porquanto o SENHOR tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento subir no meio de ti, te consumirei; porém agora tira os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer." (Êxodo 33:4-5)

Atavios aborrecem à Deus quando o povo está em desobediência.

Deus diz:

"E enviarei um anjo adiante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, A uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho." (Êxodo 33:2-3)

A expressão "dura cerviz" significa "teimoso":

"Esta expressão vem do hebraico "hvq - qasheh", significando "teimoso", "obstinado". A raiz desta palavra se refere à parte posterior do pescoço, o início da coluna cervical. Quando se doma um animal, os ossos do pescoço precisam "ser quebrados", "amolecidos", para que o animal se torne obediente ao adestrador. Aqueles que são desobedientes tem o "pescoço duro", por esta razão são de "dura cerviz". Precisam ser quebrados por Deus para praticarem a obediência!" (http://www.webservos.com.br/gospel/estudos/estudos_print.asp?id=1808)

Percebemos então que o auto-adornamento era um ato de teimosia do povo. Quando Deus tirou o povo do Egito, não possuíam joias ou adornos luxuosos, não tinham luxo.

Mas qual seria a relação entre a luxúria e o luxo?

"A primeira vem do latim luxurìa, "superabundância",
"excesso", em conexão com o adjetivo luxus ("deslocado", "fora do normal", e no caso de "luxo" trata-se de um excesso de dinheiro, de bens materiais). Para que um mouse de diamante?

É possível que haja em ambos os casos uma relação com o verbo luctari, no contexto dos esportes violentos da antiguidade em que se tem a intenção de deslocar os membros do adversário. E o luxurioso, concretamente, vai longe demais e não se importa em destruir o outro." (http://palavraseorigens.blogspot.com.br/2010/08/o-luxo-da-luxuria.html)

Percebemos então que estamos tratando do mesmo assunto. Luxúria é a superabundância que pode ser tanto da sexualidade, como da vaidade. A vaidade não se manifesta apenas no uso de jóias, mas também no próprio corpo. Os adornos são o meio pelo qual uma pessoa evidencia ainda mais esta vaidade demonstrada em seu próprio corpo.

Hoje, quando uma pessoa veste e enfeita o vestuário em seu corpo, e a este não parece o suficiente, este recorre ao uso de adornos. É claro que o uso de adornos é algo comum, e tem inclusive o papel de dar mais harmonia ao vestuário. Entretanto quando há um exagero, evidencia-se a vaidade, porque a pessoa não está procurando uma harmonia na modéstia, está buscando estrapolar e chamar a atenção para si.

Naquele momento em que Mosés desceu do monte, as mulheres se inflamavam em sensualidade, procurando extrapolar sua beleza e atrair a atenção dos homens para si, através de atitudes sensuais.

Um bom exemplo se encontra quando comparamos duas mulheres: Uma que se veste para ir à igreja e a outra que se veste para prostituir-se. Quando percebemos que uma mulher que vai à igreja começa a se vestir como uma mulher que costuma prostituir-se aí o povo de Deus tem um problema.

O povo de Israel havia acabado de cessar suas práticas sexuais, mas ainda tinham seus corpos cobertos com as jóias que tomaram do Egito. Estariam mesmo arrependidos?

De fato não, pois usavam as jóias para cobrir a vergonha da sua nudez espiritual. O povo que antes estava em uma situação como de serviçais, se sentiam com se estivessem passado a senhores, estavam se sentindo "por cima da carne seca". Queriam se vestir e se portar como os povos do mundo, como aqueles a quem, antes, serviam como escravos. Ignoraram a Deus.

Orgulho e vaidade invadiram os corações daqueles que antes não eram coisa alguma e serviam de capacho para um egípcio.

Depois de cerca de 3 mil pesssoas haverem morrido pelo castigo divino, Deus olha para o povo supostamente arrependido e o que encontra? Acertou quem respondeu: Um povo coberto de jóias.

Realmente este povo não aprende!

Percebendo a extrema ignorância daquele povo, Deus apenas diz:

"E, ouvindo o povo esta má notícia, pranteou-se e ninguém pôs sobre si os seus atavios. Porquanto o SENHOR tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento subir no meio de ti, te consumirei; porém agora tira os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer." (Êxodo 33:4-5)

A luxúria é expressa tanto através da sexualidade quanto através do adornamento. O mesmo tipo de luxo que procura atrair atenção para seu corpo.

Agora o que muitos que se professam cristãos e que passam anos na igreja não sabem:

Sabe por que as egípcias utilizavam colares? Para atrair atenção para seu busto!
Sabe por que algumas pagãs usam cordões na cintura seminua? Para atrair a atenção para suas ancas!
Sabe por que algumas mulheres antigamente usavam brincos? Para atrair atenção para sua face e suas orelhas!
Sabe por que algumas mulheres utilizavam tiaras de brilhantes? Para descobrir seu pescoço!

(http://www.dicionarioinformal.com.br/ancas/)

Enfim, por que as mulheres utilizavam este tipo de atavios?

A resposta é:

Para atrair atenção para suas zonas erógenas! E caro amigos, notem que para se atrair atenção para uma zona erógena esta deve estar descoberta. Os caros amigos sabem então por que hoje algumas jovens colocam jóias nos mamilos e em partes íntimas? Ou tatuam a entrada das nádegas, evidencida quando se usa uma calça que decai muito abaixo da cintura?

A diferença entre uma mulher cristã que usa atavios e uma mulher promíscual que usa atavios é que a mulher cristã utiliza seus atavios por cima da roupa, como forma de adorno ao vestuário, enquanto que uma mulher não cristã costuma utilizar em regiões desnudas.

Amados amigos e irmãos, as jóias foram feitas para serem usadas em regiões desnudas. Antigamente o tornozelo de uma mulher era a forma que os homens utilizavam para medir a feição de uma mulher. Por isto procuravam mulheres com belos tornozelos. O que a mulher passou então a fazer? Usar tornozeleiras!

Da mesma forma o colar, usado com espartilhos que apertavam a cintura e faziam com que os seios fartos de uma mulher quase saltassem para fora, chamando a atenção para os seios da mulher.

Da mesma forma o brinco que em culturas viam a nuca e a região da orelha da mulher como algo extremamente sensual, por isto encontramos figuras antigas de representação de figuras cristãs onde os personagens inclinam a cabeça deixando em evidência a nuca curvada. O que também vemos em esculturas e outras pinturas artísticas.

Incluamos também a pulseira que chamava atenção para os traços finos de uma mão bem delicada, ao qual os pretendentes a matrimônio se agradavam em beijar.

Onde se havia o uso de brincos havia o costume de o noivo beijar a região próxima da orelha (zona erógena).
Onde havia o uso de tiara, havia o costume de beijar a nuca da mulher (zona erógena).
Onde havia o uso de tornozeleira, havia o costume do pretendente beijar o tornzelo da mulher (zona erógena).
Onde havia o uso de colar, havia o costume de beijar... (bem, vamos parar por aqui)

Estas eram as práticas de namoro da antiguidade, que por padrão hoje temos o beijo de língua, mas que não impede que as demais descritas sejam praticadas.

Irmãos, alguns acompanharam tempos atrás o alarde que foi o uso das "pulseirinhas sexuais" que os jovens estavam utilizando. Aquilo não era nada menos do que uma versão mais moderna que agrupou todos os conceitos citados anteriormente. Era o suprassumo da tecnologia das jóias, do "namoro erógeno", de uma forma extremamente barata e bem acessível.

Deus criou as pedras preciosas! Eu lhe pergunto: Quem criou as jóias e aquelas pulserinhas sexuais? De certo que não fora Deus!

O que Deus então diria para uma cristâ que comparecesse diante de SEUS santos olhos com tais artífices? Certamente o mesmo que dissera ao povo de dura cerviz.

"...se por um momento subir no meio de ti, te consumirei; porém agora tira os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer."


(Sr. Adventista)

(Ao amigo Anônimo X, não lhe esqueci meu amigo. Espero que o amigo cresça ainda mais em conhecimento!)

73 comentários:

  1. Querido irmão Sr. Adventista, bom dia.

    Também não o esqueci meu amigo.
    Espero do mesmo modo que o irmão cresça em conhecimento e passe a observar mais o contexto cultural de cada época.

    Mais uma vez ratifico que a Bíblia não dá base para impor ou proibir o uso de brincos, jóias e adornos! O que passar disso é doutrina humana!
    Afinal , como explicar Deus abençoando no Antigo Testamento os que usaram cordões, brincos, jóias?

    Vide os exemplos de Raquel, rainha Ester, Jó, Abraão, Salomão, José do Egito, do Profeta Daniel etc.

    Obs: faltou o Sr. colocar uma foto de um pastor ou ancião usando gravata ( que é pura vaidade oriunda do paganismo), ou com um relógio bonito, ternos e carros caros, ou ainda de uma mulher com roupas caras ou com o cabelo pintado.

    Por outro lado, como ficam os 18 versos bíblicos que citei, os quais não condenam o uso de adornos?

    Repetirei mais uma vez, aproximadamente os 18 versos bíblicos que não condenam o uso de adornos.

    Em Gênesis 24:47 está escrito: “Daí lhe perguntei: De quem és filha? Ela respondeu: Filha de Betuel, filho de Naor e Milca. Então lhe pus o pendente no nariz e as pulseiras nas mãos”. No versículo acima, vemos que Rebeca recebeu, dentre outras coisas, um pendente (brinco) no nariz. Isso parece estranho nos dias atuais; no entanto, nos tempos antigos, as mulheres usavam brincos tanto nas orelhas como no nariz. Rebeca, que mais tarde viria se tornar a esposa de Isaque, era uma mulher de Deus e, no entanto, ela usou jóias (brincos e pulseiras). Então, a Bíblia proíbe o uso de jóias? A resposta é NÃO.

    Em Gênesis 24:53 está escrito: “E tirou o servo jóias de prata e jóias de ouro, e vestidos, e deu-os a Rebeca; também deu coisas preciosas a seu irmão e à sua mãe”. Atentem para o seguinte fato: Rebeca recebeu jóias de prata e jóias de ouro, além de vestidos, é claro. Então, a Bíblia proíbe o uso de jóias? Mais uma vez: NÃO.


    Em Gênesis 41:42 está escrito: “ E tirou Faraó o anel de sua mão e o pôs na mão de José, e o fez vestir de vestidos de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço”. José, filho preferido de Jacó, era um homem de Deus? Sem dúvida alguma e, no entanto, ele usou jóias (anel e colar). Então, a Bíblia proíbe o uso de jóias? É claro que NÃO.


    Continua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continua

      Em Números 31:50 está escrito: “Pelo que trouxemos uma oferta ao Senhor, cada um o que achou, vasos de ouro, cadeias, braceletes, anéis, arrecadas e colares, para fazer propiciação pelas nossas almas perante o Senhor”. Neste versículo foram trazidos jóias como ofertas para o Senhor: braceletes, anéis e colares. Se o uso de jóias fosse pecado, Deus não teria aceitado os braceletes, anéis e colares como ofertas a Ele. Então, a Bíblia proíbe o uso de jóias? Absolutamente NÃO.

      Em Êxodo 35:22 está escrito: “ E assim vieram homens e mulheres, todos dispostos de coração; trouxeram fivelas, e pendentes, e anéis, e braceletes, todo o vaso de ouro; e todo homem oferecia oferta de ouro ao Senhor”. Neste versículo, vemos que foram oferecidos, dentre outras coisas, pendentes (brincos), anéis e braceletes, como ofertas para a construção do Tabernáculo. Se estas jóias fossem algo de natureza pecaminosa, Deus não os teria aceitado e não permitiria que eles fossem utilizados para a construção de algo tão santo quanto o Tabernáculo. Então, a Bíblia proíbe o uso de jóias? Sem dúvida alguma: NÃO.

      Ratifico que foi colocado cordão no profeta Daniel e que a rainha Ester, é fácil pressupor pela cultura babilônica, também fez uso de jóias etc. Daí vemos mais uma vez que a Bíblia não proíbe o uso de cordão, jóias etc.

      Êx. 3: 21-22- Deus diz que quando os israelitas saíssem da escravidão no Egito pedissem aos egípcios jóias e roupas para seus filhos usarem. Isso não aconteceria se os israelitas não usassem jóias e se Deus fosse contra as mesmas.

      • Êx. 35 4-5, 20-22, 30- 36:3- Veja que os objetos do Santuário que Deus mandou Moisés construir para ser sua casa de adoração, foram feitos cm as jóias do povo. Se jóias fossem algo pecaminoso Deus as usaria na Sua casa?

      • Nm. 31: 50- aqui encontramos as jóias do povo sendo usadas como oferta expiatória para Deus. Deus aceitaria como oferta algo pecaminoso?

      • Jó 42: 11- Como presente dos seus amigos após sua restauração Jó o homem justo e temente a Deus (Jó 1:1), recebe um monte de anéis. Para que isso se ele não usasse?

      •Pv. 1:8-9- O escritor de provérbios compara o ensino que é uma coisa muito boa, com diademas e colares, ou seja, compara com adornos, enfeites. Isto mostra que para ele os enfeites eram coisas importantes e boas. E não podemos esquecer que ele escrevia inspirado pelo Espírito Santo.

      • Pv. 25:12- Uma pessoa sábia é comparada com jóias e brincos de ouro.

      Cantares 1:10-11: Agradáveis são as tuas faces entre os teus enfeites, os teus pescoços com os colares”

      Is. 61:10- Jerusalém é representada como se fosse uma mulher, que está recebendo as bênçãos de Deus (3), e estas bênçãos são comparadas com enfeites, com as jóias de uma noiva.

      Ez. 16: 1-14- Este texto é maravilhoso e esclarecedor. Deus compara Jerusalém com uma mulher, e como se Ele fosse um esposo que está feliz com sua mulher, lhe dá todo tipo de jóias, e ainda diz que ela enfeitada está com a gloria dele refletida (14).

      Daniel 5:29.

      • Ap. 21: 1-2- a Nova Jerusalém, que é um símbolo da Igreja glorificada, é comparada a uma noiva quando se enfeitava (adornava) para o casamento.

      Se for seguir a ótica da IASD, coitados ainda dos “desobedientes” Abraão, José do Egito, Jó, da Rainha Ester e do Rei Salomão que tiveram ouro e muita riqueza. Dado por quem? Por DEUS. Estaria o Pai Celestial errado Sr. Adventista? Estaria Deus errado e o Sr. certo?


      Um abraço fraternal.


      Anônimo X.




      Excluir
    2. Amigo Anônimo X, Deus abençoa até mesmo um assassino, um ladrão ou um adúltero.

      Toda a bênção de Deus caiu primeiramente sobre o povo de Israel, mesmo este sendo pecadores. Foram chamados de o Povo de Deus. Deus abençoou Salomão que tinha várias mulheres e também Davi que matou um homem e roubou-lhe a mulher.

      Deus abençoou a Judas, enquanto este esteve com cristo, mesmo sabendo que este o trairia.

      Entende o que eu lhe disse à tempos atrás?

      A bênção de Deus não significa necessáriamente uma aprovação de tudo que a pessoa faz ou usa. A bênção de Deus é gratuita, este a dá a quem quiser.

      Não seriam nossas ações ou nossos vestuários que comprariam as bênçãos de Deus.

      Jesus abençoou o ladrão na cruz. Precisa dizer mais? Acaso Jesus aprovou a vida que aquele ladrão levou? Seria a bênção dada por Jesus, uma recompensa pelo seu correto estilo de vida?

      Da mesma forma Deus vê os que ele abênçoôu, mesmo os que utilizavam jóias. Deus é tolerante, portanto a bênção de Deus não foi uma recompensa para aqueles que andavam segundo a sua vontade.

      Claro que Deus abençoa mais aos que são fiéis, mas também abençoa os infiéis para que busquem a ELE.

      E não há nada errado com os adornos, desde que não levem ao orgulho e à vaidade. Um cristão rico, pode muito bem encher a parede de sua casa com brincos, colares, pedras de todos os tipos. O próprio céu possui pedras preciosas em sua construção.

      O problema é quando o homem passa a colocar estas jóias sobre si. Isto atrapalha ao homem enxergar o que ele é de fato diante do pecado.

      Nada mais bonito do que pedras preciosas no vestido imaculado de uma noiva. Tiara de brilhantes na cabeça de uma virgem.

      Mas um brinco em uma mulher escandalosa é como um anel no focinho de uma porca.

      No céu, receberemos uma cidade toda adornada, também teremos nossas cabeças enfeitadas com a coroa da vida. Caminharemos sobre as pedras e subiremos escadarias de ouro.

      Será que no atual estado que estamos, merecemos nos cobrir de jóias?

      Que problema há em uma mulher usar uma jóia preciosa em um anel de bodas de ouro? Problema algum, porque belo e magnífico é a união desta mulher com seu marido. Tal jóia faz juz à sua fidelidade e mostra a preciosidade de um casamento na vida do ser humano.

      (continua...)

      Excluir
    3. Bem como uma modesta aliança de noivado. E que se o casal viver em videlidade até o fim de sua vida, que o local de seus obtuários sejam cobertos com as mais finas pedras.

      Que o noivo presenteie a noiva com jóias e adornos, para as futuras festas de casamento e aniversários que hão de participar.

      Porém não é este o contexto que encontramos atualmente. As pessoas não visitam bebês recém nascidos dando lhe belos presentes, antes cultuam a vaidade em si próprios.

      Ao invés das jóias ostentarem a beleza interior e as qualidades de uma pessoas, ostentam o luxo, a vaidade e a soberba.

      Pedras raras que não se encontram mais nos vestidos de noivas, mas nas mãos daquelas dadas à um bom vinho, que deslumbram em sedução que não se firmam em casamento.

      Vê-se uma cristã e se pergunta: Vais à uma festa?

      E esta diz que vai à igreja. Pergunta-se o proquê dos brincos, do colar de ouro e das pedras preciosas. Responderia ela que é para agradar a Deus?

      Deus não se agrada destas coisas. Tais coisas são para o agrado de si mesmo, de sua vaidade.

      Pois que? Viveremos agradando a nós mesmos, enchendo os olhos daqueles que valorizam a vaidade e desprezam as coisas de Deus?

      E o cristão? Passará a vida chamando a atenção para si? Ou para Aquele que o sustenta?

      Porque a cristâ escandalosa é como a filha de um Pai que trabalha dia e noite. Enquanto o pai está pregado em uma cruz, fazendo o SEU trabalho para dar uma vida melhor para a jovem, esta se mostra mais preocupada em se cobrir de jóias utilizando as riquezas que SEU pai lhe dá.

      Jesus veio, viveu em humildade, vestiu roupas simples, e quando voltar espera encontrar cristãos da mesma forma. Contritos e humildes.

      Mas que surpresa Jesus não terá, quando vier em glória e perceber que alguns de seus filhos já estão vestidos como reis, antes mesmo de terem recebido seus galardão.

      O homem não quer a aparência de humildade que Cristo ensinou na cruz, antes querem ser como o Rei, mas não em seu caráter e sim nas vestimentas.

      Qaundo o jovem rico se aproximou de Jesus, o Cristo disse para aquele jovem voltar, vender tudo que tem, dar aos probres para então seguir o cordeiro que tira o pecado do mundo.

      Já imaginaram o jovem rico, em roupas finas e adornado das cabeças aos pés andando com Jesus e seus apóstolos de pés empoeirados?

      (continua...)

      Excluir
    4. Muitos diriam, eis ali o Cristo, devidamente vestido com a glória que esperávamos. Mas não apontariam para Jesus e sim para o jovem.

      Eis que um cristão hoje sobe ao púlpito em uma praça cercado por pessoas necessitadas e começa a pregação de que devemos dar aos pobres a ajudar os que precisam.

      Daria por ventura, o cristão, o colar que está em seu pescoço e o diamente que está em seu dedo para matar a fome daquela multidão faminta?

      Em sua pregação Jesus não tinha nada para dar, a única coisa que tinha era a graça do Pai por isto fez milagres de multiplicação de alimento.

      E aquele cristão? Dirá que precisa daquelas jóias e por isto não pode dá-las?

      No reino de Salomão, o Rei vestia riquezas, porém em seu reino ninguém passava fome. Se o povo passasse fome não daria o Rei justo, todas as suas jóias para matar a fome de SEU povo?

      Não haverá desculpas no dia do juízo, porque em Jesus vemos claramente como deve ser a vida de um cristão. Jesus ensinou como um cristão deve andar, se portar e se vestir.

      Aquele que diz que segue a Jesus e não procura ser como ele é, se torna como o jovem rico que foi deixado para trás.

      Por que um cristão não deve usar jóias?

      Questão de coerência com a vida que este leva e que deve estar de acordo com os exemplos de Jesus.

      Cristão é aquele que segue a Jesus e procura viver como ELE viveu.

      Atenciosamente.

      Excluir
  2. Sr. Adventista, boa tarde.

    O argumento central do que tenho escrito é que não há base bíblica para exigir ou condenar o uso de adornos( jóias, brincos, anéis, cordões)

    Norma alguma de qualquer igreja deve ultrapassar o que está na Bíblia!

    Citei em uma das minhas postagens 10 versos bíblicos que condenam o seu uso e outros 18 que não condenam seu uso.

    É por isso que o contexto cultural é que deve ser observado!

    A Bíblia tem sido infelizmente manobrada muitas vezes para impor um ponto de vista.
    Consideram-se alguns versos e outros são desprezados. É correto usar a Bíblia deste jeito?

    No caso dos adornos, os versos bíblicos são deturpados e só se mostram, novamente ratifico, as proibições da pior forma possível. Por quê? Porque, além da descontextualização histórica e cultural só se dá ênfase às proibições visando formar opinião.
    Por que não proíbem o uso de véu, cinto, roupas caras, gravatas, ternos caros, etc?

    Já imaginou, usando só o exemplo negativo, se o uso da faca fosse proibido porque alguém fez mal uso e praticou o mal. O erro estaria na pessoa e não faca. Afinal a faca também serve para fazer alimentos.

    É interessante que na Bíblia o próprio Deus ordena ao povo para pegar jóias:

    Êxodo 3:22 - Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata e jóias de ouro,bem como vestidos, os quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; assim despojareis os

    Êxodo 11.2 - Fala agora aos ouvidos do povo, que cada homem peça ao seu vizinho, e cada mulher à sua vizinha, jóias de prata e jóias de ouro.

    Êxodo 12.35 - Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme a palavra de Moisés, e pediram aos egípcios jóias de prata, e jóias de ouro, e vestidos.


    Como Deus pode que o povo faça algo (possuir jóias) e alguns, nos dias atuais querem ultrapassar o que está contido na Bíblia. É sobre isto que tenho chamado sua atenção.

    Será que Deus também agiu errado?

    Sempre lembrando que José do Egito,Jó, o profeta Daniel, a rainha Ester, todos eles usaram adornos. Sem deixar de mencionar Abraão que tinha ouro e prata e o rei Salomão que foi presenteado por Deus com jóias e muita riqueza.

    Impedir alguém portanto de batizar-se na Igreja por usar brincos, cordões e pulseira; é doutrina humana!

    Quanto ao fato da ostentação, isso pode ocorrer realmente, contudo podemos aplicar isso aos que usam gravata ( que tem origem pagã e se expandiu contemporaneamente na França, da vaidade, ternos caros, carros, relógios, roupas caras, pintam o cabelo e por aí vai.

    Jesus não usou terno, gravata, roupas caras, carros caros etc. como muitos que estão na Igreja e pregam a simplicidade fazem!

    Se há Igrejas que querem radicalizar, ainda que agindo erradas, pelo menos deveriam ser coerentes e proibir tudo o que é vaidade. Contudo, será que é por aí?

    Obs 1: É evidente que todos aqueles que se preocupam com a questão espiritual não ficarão presos à vaidade: carros caros, ternos caros, gravatas, cabelos pintados, relógios, cordões, brincos.

    Obs. 2: Irmão o erro ou acerto em relação aos adornos, gravatas, carros, ternos, relógios, não está em possuí-los, usar ou deixar de usar; porém no que está no coração. Mas quem somos nós para julgar e impor costumes?

    Daí a razão de que devemos levar em conta cada contexto cultural e no presente não impor ou proibir coisas que não são bíblicas!

    Um abraço fraternal.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir
  3. Apenas complementando:

    Sr. Adventista, o irmão escreveu o seguinte:

    "Mas um brinco em uma mulher escandalosa é como um anel no focinho de uma porca."

    RESPOSTA: Uma gravata num homem escandaloso é como uma coleira num cachorro ou ainda: um terno ou carro na mão de um homem vaidoso é caminho para a sua perdição.

    Moral da história: para um ser humano escandaloso qualquer coisa pode ser nociva: um carro, uma gravata, um terno, um brinco, uma casa.

    Sr. Adventista, estaria então o erro no brinco, na gravata e no carro? Ou no ser humano?

    Brinco, gravata, terno e carro não cometem pecado. Reflita sobre isso!

    Um abraço.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Citei em uma das minhas postagens 10 versos bíblicos que condenam o seu uso e outros 18 que não condenam seu uso."

      Justamente por isto o amigo deveria ver que o uso de jóias não agrada à Deus.

      O amigo haveria citado 10 versos bíblicos que condenam e 18 que não apóiam. Entendeu?

      Aos poucos o amigo está me levando a dar-lhe todas as respostas prontas:

      Em Êxodo 2:22, Deus mandou as mulheres apanharem jóias, prata e ouro e colocarem sobre si? Como estas fizeram ao pé do monte? De outra maneira, acaso Deus mandou cobrir os pequeninos com o peso das jóias e caminharem com elas pelo deserto? Claro que não!

      Perceba o lugar da vírgula:

      " objetos de prata e de ouro, e vestidos que poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas"

      O versículo diz que receberiam vestidos para colocar sobre os filhos e as filhas, mas o porquê disto?

      Vamos lá no método historicista de estudo adotado pelos adventistas:

      Era costume do povo egípcio que os servos andassem nus. Isto mesmo, peladões. Porém os que trabalhavam propriamente como escravos fora das casas usavam roupas para trabalhar, por motivos óbvios.

      Porém as crianças, que ficavam sempre me casa, andavam nuas, não era costume colocar roupas nos pequeninos.

      Daí o motivo de Deus ter dito: "e vestidos que poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas".

      E a razão de Deus ter ordenado ao povo que pedisse a prata e o ouro, além das jóias dos egípcios é muito óbvio. Serviriam para adornar o templo que Deus mandaria construir mais tarde (Êxodo 25).

      Veja que as jóias não eram para o povo colocar sobre o corpo e sair por aí desfilando. O ouro e a prata acabaram sendo fundidos e as jóias foram parar nos adornos do templo.

      De onde o amigo achava que sairam tais materiais para a construção do templo?

      Veja o contraste: Deus olha para os cristãos de hoje cobertos de ouro, prata e jóias e então olha para o templo que estes contruíram para Deus e o que se encontra?

      O caro amigo captou a mensagem?

      Graças ao bom Deus, o povo de israel saiu do Egito repletos de jóia, mas quem foi mesmo que conseguiu as jóias? Quem mandou as pragas no Egito? Quem tirou o povo do Egito?

      E Deus sequer ordenou que devolvessem as jóias conquistadas graças ao Senhor. Humildemente Deus diz:

      "Dize aos israelitas que me façam uma oferta. Aceitareis essa oferenda de todo homem que a fizer de bom coração." (Êxodo 25:2)

      Deus fez assim para ensinar o povo a ofertar. E mais, para ensinar o lugar certo de se colocar tais coisas.

      Lembra do que eu disse?:

      " Um cristão rico, pode muito bem encher a parede de sua casa com brincos, colares, pedras de todos os tipos. O próprio céu possui pedras preciosas em sua construção."

      (humor) De quem foi a idéia original de pegar material de construção e colocar sobre o próprio corpo para sair desfilando por aí? Só poderia ter sido mesmo do pai da vaidade.

      Atenciosamente.

      Excluir
    2. Sr. Adventista, boa tarde.

      Queira me desculpar, mas o irmão está deturpando o que está escrito, visando formar opinião. Assim o Sr. está apelando!


      O irmão escreveu o seguinte:

      "Perceba o lugar da vírgula:

      " objetos de prata e de ouro, e vestidos que poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas"

      Pois bem, leia o seguinte:

      Almeida Revista e Corrigida Êxodo 3.22 - Cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata, e jóias de ouro, e vestimentas; as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.

      Almeida Revista Êxodo 3.22 - porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda vasos de prata, e vasos de ouro, e vestes, os quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis ao Egito.

      BÍBLIA DE JERUSALÉM EM ESPANHOL êxodo 3.22. - sino que cada mujer pedirá a su vecina y a la que mora en su casa objetos de plata, objetos de oro y vestidos, que pondréis a vuestros hijos y a vuestras hijas, y así despojaréis a los egipcios.


      Portanto seu argumento foi fraco e o Sr., acabou enquadrando, com o que escreveu, homens e mulheres de Deus: Abraão, Jó, José do Egito, o profeta Daniel, a rainha Ester etc., todos estes no time dos vaidosos! É isso?

      Por que Deus deu ouro e jóias para o rei Salomão?

      Por isso é que digo irmão, não podemos ir além do que está escrito na Bíblia. Já que na Bíblia não há nada que proíba ou exija o uso de adornos!

      Perguntas que não foi respondida: Por que os homens na igreja usam gravatas que têm origem pagã? Por que alguns homens, pastores e anciãos usam ternos, carros e relógios caros?

      Obs: Enquanto o irmão teimar em não compreender o contexto histórico e cultural de cada época continuará a cometer graves erros conceituais e históricos!

      Um abraço fraternal.

      Anônimo X.

      Excluir
    3. Amigo Anônimo X, não nego que na versão Almeida Revista e Corrigida que é justamente a que utilizo esteja exatamente como o amigo escreveu.

      Continuo afirmando que as roupas eram para os filhos e filhas e as jóias eram para o templo.

      Alguns comentaristas são da opinião de que o ouro e a prata seriam uma forma de pagamento pelo trabalho do povo no Egito.

      Alguns também são da opinião de que tais materiais recolhidos seriam em sua maioria artífices relacionado à Deuses egípcios.

      Vou brincar um pouco com as palavras do próprio amigo veja:

      "Almeida Revista Êxodo 3.22 - porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda vasos de prata, e vasos de ouro, e vestes, os quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis ao Egito."

      Imagine os filhos e filhas de israel andando com vasos de prata e ouro na cabeça! Isto não tem cabimento!

      É claro que em nossa cultura temos o personagem "Menino maluquinho" que usa uma panela na cabeça, mas isto não tem nada a ver com uma suposta ordem de Deus em colocar tais coisas nos filhos.

      Esta própria tradução demonstra que há uma separação entre o que o povo levaria para si e o que colocariam sobre os filhos e filhas.

      Claro que não nego a possibilidade remota de Deus ter realmente ordenado que se colocassem jóias nos FILHOS e nas FILHAS porque:

      Noutra opinião seria uma maneira mais segura de guardar este tipo de adorno. Uma vez que os pais estavam muito influenciados pelos maus hábitos egípcio. Tanto que Deus fez com que aquela geração se extinguisse, passando então a educar os filhos e filhas daquele povo de dura cerviz

      Noutra opinião, o fato de tirar as roupas e as jóias de uma pessoa era algo humilhante, um conceito muito comum entre aquele povo na época. Isto explicaria o porquê de Deus ter ordenado que o povo retirasse seus atavios, que seria uma forma de castigo.

      Pesquisando nos escritos em grego, descobri que os lugares onde se coloca a vírgula e que diverge entre várias versões da bíblia, não se encontram no original em grego.

      De fato a versão mais harmoniosa que encontrei, e claro, que melhor corrobora com minha opinião é aquela que lhe demonstrei. Uma versão das mais antigas utilizadas pelos católicos.

      Entre tantas revisões com mudança de palavras e da tal vírgula, esta se mostra para mim, a mais confiável neste contexto.

      (continua...)

      Excluir
    4. Noutra opinião:

      "porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda vasos de prata, e vasos de ouro, e vestes, os quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas;"

      Colocou-se a vírgula naquele lugar porque óbviamente, não se colocam vasos como adornos sobre os filhos, logo, ninguém se equivocaria em achar que Deus estaria ordenando a colocar tais pratas e ouro sobre os filhos e filhas.

      Por conseguinte vem a opinião de que, em uma nova tradução, cuidaram de dar um sentido mais harmônico aos citados vasos. Pelos episódios posteriores, julgaram que tais vasos na verdade seriam objetos de ouro e prata não específicos. Não satisfeitos e tentando serem mais específicos decidiram transformar em algo novamente específico, as jóias, justamente devido aos eventos posteriores que envolviam adornos.

      Entretanto, adotaram como sendo jóias, mas não corrigiram o problema da vírgula, que agora sim daria a entender que Deus haveria mandado colocara jóias sobre os filhos e filhas.

      Em última hipótese, Deus estaria realmente ordenando colocar as jóias sobre os filhos e filhas, a fim de adorná-los, como troféis da vitória do Senhor. Como em uma guerra onde o vencido é despojado.

      Então assim como aconteceu com a serpente, que era para cura e o povo passou a usar como uma imagem de deus estranho e Deus eliminou tal imagem do meio do povo. Também os jovens se corromperam e Deus ordenou que o povo se abstesse de tais artífices.

      A despeito destas várias possibilidades, é claro que adotarei e pregarei aquela que se mostra mais harmônica com a história e a própria bíblia. No qual é a de que as roupas eram para os filhos e filhas e as peças de ouro e prata para o templo, claramente demonstrado nas passagens posteriores.

      E não tenho medo nem vergonha de expressar esta opinião porque uso como referência os versos de 1 Pedro 3:3-6

      "O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos;

      Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.

      Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos;

      Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto."

      Portanto, independente de qual das várias opinões correspondam mais fielmente aos fatos, olhando para o livro de Pedro, sou levado a reconhecer que realmente o cristão deve dar mais valor às coisas interiores e não às exteriores.

      Atenciosamente.

      Excluir
    5. Sr. Adventista, bom dia.

      A nossa vida para estar em conformidade com Deus deve estar voltada para confortar vidas e para ajudar o próximo.

      De modo que se uma pessoa que está presa à vaidade, realmente está carente de Deus. Isso se aplica inclusive aos que usam gravata (origem pagã), ternos e roupas caras, carros caros e relógios.

      Se o Sr. condena o uso de brincos e cordões, deveria também condenar quem usa gravata, ternos, carros e relógios caros e que estão na igreja. Por que o Sr. silencia a esse respeito? Por que não responde essa questão?

      Irmão, não podemos criar normas que não estão na Bíblia.
      Porque senão os que usam brincos, cordões, gravatas, carros caros, ternos, pintam o cabelo, usam esmalte etc., estarão todos condenados por determinação da denominação ou da igreja. Será que é por aí?

      Embora a linda parábola do Filho Pródigo se refira ao amor de Deus que sempre perdoa, Jesus menciona que o Pai deu um anel ao filho pródigo, além dos diversos exemplos que já lhe dei.

      Não é correto ficar julgando e condenando e reparando as vestimentas dos outros por coisas que a Bíblia não condena.

      Por isso ratifico que afirmar que Bíblia proíbe ou exige o uso de adornos é ir além do que está escrito.

      Zaqueu quando se converteu expressou que devolveria quatro vezes mais a quem tinha roubado. Isto estava na Lei. Entretanto quando afirmou que daria metade do que possuía aos pobres isso veio de um coração transformado, tendo em vista que nenhuma lei, nem os Dez Mandamentos o obrigavam a isso.

      Um abraço fraternal.

      Anônimo X.

      Excluir
    6. Por isso, do monte Horebe em diante, os israelitas não usaram mais nenhum enfeite. (Êxodo 33:6)

      Atenciosamente.

      Excluir
  4. As "Distorções" nas interpretações de textos das Escrituras Inspiradas por DEUS, são as principais ferramentas para dominar o Ignorante, e "Condicioná-lo" a Crer e manter a sua fé em "Crendices". Crenças Populares Mitológicas que causam um Grande prejuízo para aquilo que "seria" uma compreensão Correta e Autêntica da Palavra dada por Inspiração do ALTÍSSIMO. Tais ensinos fogem totalmente do sentido Real que o Contexto Bíblico quer nos transmitir.

    Exemplo:
    Apesar das palavras abaixo Omitir o Sujeito ou o personagem; pode se deduzir facilmente quem
    está sendo tomando como referência.

    "(humor) De quem foi a idéia original de pegar material de construção e colocar sobre o próprio corpo para sair desfilando por aí? Só poderia ter sido mesmo do pai da vaidade."

    Ora, quem seria o "Pai" da vaidade, como é insinuado acima ?

    No conteúdo do referido parágrafo, há uma clara intenção de "Redirecionar" uma Profecia que fora destinada a um Rei Humano, para um outro "ser" Mitológico. E desta maneira, tirando a responsabilidade de um homem, para atribuí-la a uma Invenção.

    EZEQUIEL 26-28 (Um das Profecias mais adulteradas das Escrituras).

    Há dois tipos de Pecados neste "Método" de interpretar versos isolados da Bíblia:

    1) Uma Evidente Deturpação do texto Sagrado

    2) Desvirtua a mente de pessoas simples com falsos ensinos, além de levá-las a uma "desconfiança" da SOBERANIA de DEUS, ao medo e a descrença.

    É A VELHA ESTRATÉGIA "TEOLOGIA DO MEDO".

    Exemplo:

    O FALSO ENSINO DE UM "GRANDE CONFLITO" (Entre DEUS X Satanás); Ou seja, O Supremo Todo-Poderoso sendo desafiado "Todos os Dias" por um ser que o homem Criou. Cuja "Vítima" é o próprio homem (que segundo pregam, está no meio do tal conflito).

    É um "DUALISMO Exacerbado e Abominável"; porque além de colocar DEUS em uma situação difícil (Porque afirma que um Poder do Mal está em pé de igualdade com Ele), ainda põe em dúvida a Sua Soberania e Justiça.

    Hoje, considero "BLASFEMA" esta Crendice que chamam de Doutrina.

    Bendito seja AquEle que é O Único Dominador do Universo.

    ResponderExcluir
  5. Sr. Adventista, me desculpe ter "Intrometido" em parte da tua conversa com o Anônimo X. Foi só um parágrafo que me chamou a atenção.

    É que eu não aguento ver pessoas ainda presas a MITOS, e dando um sentido estranho às palavras do Profeta, nesse caso, Ezequiel.

    Talvez sirva para "Despertar" a vontade de outras pessoas sinceras, a Examinar as Escrituras com mais Zelo pelo verdade do Contexto Sagrado. Isto é, jogar no "LIXO" esse mau hábito de usar apenas um ou dois versos de um Contexto histórico tão amplo e importante, para se adaptar a uma "Invencionice".

    Fique em paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Joel diante do fato que não entendo vossa crença, terei que usar uma abordagem incomum, pois bem:

      "Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.

      Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

      Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.

      Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti." (Ezequiel 28:12-15)

      Me responda:

      "Estiveste no Éden, jardim de Deus"
      Quando foi que o rei de Tiro esteve no Jadim do Édem?

      "Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci;"
      O rei de Tiro era um querubim?

      O texto também fala que as pedras do Édem, Jardim de Deus foram preparados para cobrir tal pessoa. Seria esta pessoa realmente o rei de Tiro? Nos explique isto!

      Mas sei que provavelmente o amigo não responderá, apenas acusará novamente a IASD de adulterar e distorcer escritos, proferindo em seguida palavras "semi-ofensiva", e novamente se desviando de responder qualquer coisa.

      O amigo está dando a entender de que deseja apenas despejar vossas observações preconceituosas sobre a IASD.

      Diga-se pois:

      As Revelações nas interpretações de textos das Escrituras Inspiradas por DEUS, são as principais ferramentas para libertar o Ignorante, dando a oportunidade de Crer e fundamentar a sua fé na verdade. Verdades estas, pregadas através dos tempos que tem contribuído para a compreensão Correta e Autêntica da Palavra dada por Inspiração do ALTÍSSIMO. Tais verdades nos levam de volta ao contexto bíblico, abre os olhos do cético e traz mensagem de salvação aos legalistas.

      Óbviamente o amigo deve acreditar em serpentes que falam por si próprias e convencem o homem a comer do fruto da árvore do conhecimento: (Gênesis 3:4-5)

      E claro, jó deveria estar em algum estado de alucinação ao relatar:

      "Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela." (Jó 1:7)

      Poxa, jó também acreditava no tal ser "mitológico"?

      (continua...)

      Excluir
    2. Veja outros mais:

      "E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR" (Jó 1:12)

      "Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel." (1 Crônicas 21:1)

      "Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreenda, ó Satanás, sim, o SENHOR, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo?" (Zacarias 3:2)

      "E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles." (Jó 1:6)

      E veja mais sobre o suposto ser mitológico:

      Jó 2:1;
      Jó 2:6;
      Zacarias 3:1;
      Jó 1:8;
      Jó 2:7;
      Jó 2:3;
      Salmos 109:6;

      Perceba que se eu fosse adotar o mesmo tom com o amigo, também conseguiria fazer com que vossas crenças parecessem ridículas e acredite, eu era realmente muito bom nisto.

      Ma aprendi que devemos procurar antes de tudo, embora com nossas limitações, respeitar a crença das outras pessoas e procurar não rotulá-las, principalmente quando não se conhece tais crenças.

      Se o amigo prefere, além de todo o Novo Testamento, ignorar também alguns versículos do Antigo Testamento para compor vossas doutrinas, mais um motivo que leva a crer que o amigo tenha uma crença sectária.

      Se não, mostre o contrário, já havia lhe dado este espaço, pois bem use, manifeste, faça algo além de apenas criticar.

      Atenciosamente.

      Excluir
    3. Sr.adventista, o relato de Jó, para um leitor atento, é um relato ficcional.Jó representa o ser humano na sua dimensão de sofredor, não um ser real. Logo nas minhas primeiras leituras constatei isso.Não vou interpretar literalmente o livro de Jó. Há muitas afirmações de âmbito filosófico nesse relato.A conversa com os três amigos disso é uma prova.A tentação que Deus manda a Jó, a aceitação ou resignação por parte deste, não passa de uma alegoria da capacidade do homem aceitar o sofrimento sem deixar de amar a Deus e os problemas de consciência trazidos por uma eventual rebeldia.Sr.adventista, desculpe meter-me no assunto, mas Jó não crê em Satanás como um anjo do mal porque ele próprio não passa de uma personagem literária.

      Excluir
    4. Sr.adventista, quanto ao rei de Tiro é mais difícil interpretar devido à alusão ao Éden. É verdade que parece referir-se a Satanás mas vamos destituir esta figura alegórica das características que todos nós conhecemos.Sendo ele um emissário (esqueceremos por enquanto a transformação que sofreu anos mais tarde no tempo dos evangelistas e do próprio Paulo)destinado a cumprir missões delicadas dadas por Deus, não muito agradáveis (é o caso de Jó) não faz sentido andar coberto de pedras preciosas.Seria já um anjo materialista antes da queda. Quem se interessaria por pedras preciosas seja para seu próprio enfeite seja para adorno de palácios? É inquestionável que só um soberano humano.«Estavas no Éden, jardim de Deus...» aqui começa a confusão.Na minha ideia,este Éden era a relação harmoniosa que o rei de Tiro mantinha com os reis israelitas, antes de se dar a desunião. O facto de se referir ao rei como querubim ungido
      não faz dele um anjo.Faz parte dos atributos concedidos a um rei que tinha sido um grande aliado dos israelitas em tempos.
      Sabemos que o rei de Tiro era sábio, perfeito tanto em formusura como nos seus caminhos, portanto, na sua conduta.Mas chegou o momento em que o rei de Tiro falhou.Na mente de Ezequiel o rei de Tiro tinha pecado. Motivo? O seu comércio tinha multiplicado, daí a riqueza do rei o ter corrompido.«Pela injustiça do teu comércio...» Teriam os israelitas sido prejudicados pelo comércio de Tiro? Os seus santuários tinham sido profanados.Que quer isto dizer?Nos bons tempos, o rei de Tiro teria sido favorável à religião israelita.Devido aos seus pecados, Ezequiel teria entendido que os santuários da cidade de Tiro onde se prestava culto ao Único Deus estariam manchados pela traição.
      «Todos os que te conhecem, entre os povos, estão espantados de ti...» Satanás era conhecido entre os povos? Ou era o rei de Tiro que tinha chegado ao fim do seu reinado, decaído, vencido?
      Misturar o rei de Tiro com Satanás também é um costume nas várias interpretações religiosas. Mas creio que aqui não se pode comparar um a outro porque Satanás ainda não tinha adquirido o estatuto de demónio que veio a ter no futuro.
      Aliás, como é que Satanás poderia profanar os seus santuários? Haveria santuários dedicados a Satanás? E Satanás praticava o comércio?

      Excluir
    5. (continuação)
      Ezequiel 27: diz aqui que Tiro era uma cidade no meio do mar e que negociava com os povos em muitas ilhas. Daí o seu prestígio e a sua riqueza baseada no comércio.
      «Judá e a terra de Israel, eram eles os teus mercadores: com trigo de Minith, e Panague, e mel, e azeite e bálsamo, fizeram negócios contigo.» Por aqui se vê que houve uma época de boas relações comerciais e políticas.Algo sucedeu posteriormente que minou a confiança dos israelitas e que induziu Ezequiel a proferir ameaças contra Tiro. Há nas suas declarações um grande furor e desejo de vingança.Se o sr. Adventista me pudesse esclarecer qual foi o acontecimento histórico que pôs fim à aliança entre Tiro e Israel, agradecia.

      Excluir
    6. Boa tarde Sr.Adventista; Paz do Altíssimo. Parece que o amigo ficou um tanto irritado com o meu comentário. Eu creio que esta atitude é típica daqueles que, desde pequeno são "Condicionados" a crer em algo que faz parte das Doutrinas de sua Igreja, e que, nunca teve a oportunidade de conhecer o outro lado da moeda. Talvez porque acredita que já possui a "Verdade Plena". Aí, quando se depara com uma visão diferente, simplesmente se comporta da forma como você está demonstrando.

      Bém, não sei se o caro amigo percebeu, mas, a minha referência foi em torno da passagem de Ezequiel 28. Aliás, o seu Contexto tem início no Cap. 26; então significa que: Se você quiser "Obter" uma boa compreensão desta passagem, terá que necessariamente considerar todo o Contexto (26,27,28).

      Outra coisa, o amigo saíu fora do Contexto, e entrou no assunto de Jó, Salmos e Zacarias. Quero dizer ao colega, que esses textos não tem "Nenhuma" ligação com Ezequiel. Além do mais você só citou tais textos e não comentou nada.

      Caro SR.ADVENTISTA, antes de "tecer" algum comentário a respeito desta passagem de Ezequiel; gostaria de "PARABENIZAR" a Sr.Maria Gonçalves; eu já disse em outra oportunidade que ela em termos "Interpretação" pode até ensinar a muitos. Sabe o por quê? O que acontece é que ela usa exatamente o método "Simples e Eficaz" para entender o sentido Real do texto. Ou seja, é "Imprescindível" um "Exame" de todo o conteúdo textual para captar a mensagem. E acho que, só será preciso complementar a ótima Contribuição da Sra. Maria, que foi clara e coerente.

      VAMOS À CITAÇÃO DO SR.ADVENTISTA:

      "Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti." (Ezequiel 28:12-15).

      -CADÊ O CONTEXTO AMIGO?

      Percebe Sr.Adventista, a idéia de quem está "Viciado" no método de Isolar versos do Contexto Bíblico? Você só "Fez" que colocou Ezq. 28:12 ao 15; mas citou apenas um verso! Além do mais, sabe quantos versos compõem esta passagem ? Resp. 76 versos (Isso mesmo). Cap. 26=21 versos, 27=36 vs, 28= 19 vs; Total 76 versos.

      Como é que o amigo quer Entender um texto tão amplo, "Arrancando dele apenas Um ou Dois versos, como está fazendo?

      ENTÃO VAMOS LÁ:
      Quem é o personagem a quem O ETERNO ordenou que Ezequiel dirigisse tal Profecia, seguido de uma "Lamentação"?

      EZEQ.28:1-2 Veio a mim a Palavra do SENHOR, dizendo:
      "Filho do homem", dize ao Príncipe de TIRO: Assim diz o SENHOR DEUS: Visto que se eleva o teu coração, e dizes: "Eu sou DEUS", sobre a cadeira de DEUS me assento no meio dos Mares; e não passas de "Homem", e não és DEUS, ainda que estimas no teu coração como se fora o Coração de DEUS.

      Cabe aqui fazermos a primeira pergunta:
      -Tem algum Satanás neste texto?
      O Capítulo 28 já começa "Identificando" o destinatário da Profecia; ou seja, um "Homem" (O Rei da Cidade de Tiro).

      Segundo alguns historiadores, esse foi ETÚBALL II.

      Cont...

      Excluir
    7. Obrigado, sr.Joel, pelos elogios. Também devo agradecer ao sr.Adventista por inserir todos os meus comentários e dar oportunidade a toda a gente para refletir e aprender mais. Se não fosse este blog, duvido que eu estaria a examinar a bíblia com a devida atenção. Apesar de ter começado nos Ex-adventistas a interessar-me pela bíblia, aqui podemos esclarecer uns com os outros muitas dúvidas e ter conhecimento de outros pontos de vista. Podemos contradizer o que não achamos certo mas nunca guardamos ressentimento. Voltamos sempre com prazer, graças a si, sr. adventista.

      Excluir
    8. Continuando...

      Vamos Retroceder um pouco no Contexto, para conhecer "Um dos" motivos que levou DEUS a destruir o Rei de TIRO.

      Cap. 26:1-3 "No Undécimo ano, no 1º do Mês, veio a mim (a Ezeq.) Palavra do SENHOR, dizendo: Filho do homem, visto que TIRO disse no tocante a JERUSALÉM: "Bém Feito"! Está "Quebrada" a porta dos povos; Abriu-se para mim; Eu me tornarei Rico, agora que ela está Assolada...

      Analisando os versos 2 e 3, percebe claramente que o Rei e/Ou povo de TIRO "Zombou" de Jerusalém, quando esta foi invadida e destruída por Inimigos. Talvez, isto foi a "Gota D'água" que provocou a Ira de DEUS contra TIRO; além do Orgulho desse povo. Tanto é verdade que, o castigo de DEUS já é "Previsto" em seguida (vs 3):

      "EIS QUE ESTOU CONTRA TI Ó TIRO...

      E Deus continúa falando que destruiria a TIRO pelo Poder de um Rei Poderoso, que é especificado no Vs 7 como (O Rei Babilônico NABUCODONOSOR). Deus usaria esse REI para cumprir os Seus "Intentos".

      Esse é o mesmo Rei que lá em ISAÍAS 14:12-14, também é interpretado "Erroneamente" pelos "Pseudos-Exegetas" como se fosse uma "queda" de um Anjo (SATANÁS). Na verdade a passagem fala do Julgamento e destruição de Nabucodonosor por tornar-se um Rei Soberbo ao extremo.

      Sr.ADVENTISTA, esta passagem é bem longa. Se você quiser, podemos Estudá-la "Verso a Verso". Ou você mesmo pode fazer isso. Mas, se quiser entendê-la corretamente, terá que começar se "Despindo" dessas idéias pré-concebidas. (Começando do Zero).

      Mas, vou "Tecer" um pequeno comentário sobre o que você colocou, e me questionou. ABAIXO:

      Me responda:

      "Estiveste no Éden, jardim de Deus"
      Quando foi que o rei de Tiro esteve no Jadim do Édem?

      Amigo, antes de comentar, volto a te "Relembrar", sobre o teu "vício" de Omitir (ignorar) o contexto.

      Ou seja, o verso anterior (Vs 12) já diz que é; veja:

      -Um Homem, que era o Rei de Tiro
      -" " que era o Sinete da perfeição
      -" " Cheio de Sabedoria e Formosura

      Vamos então ao Verso 13 (questionado pelo amigo)

      PRIMEIRO: Não se assuste, mas a tradução deste verso (segundo os Mestres do Hebraico), está errada. Não é Jardim de DEUS; mas Jardim "Dos Deuses".

      SEGUNDO: A referência ao EDEN neste verso, não é o EDEN de Adão e Eva. O texto está se referindo a outro Eden.

      Vamos ao Contexto?

      Cap. 27:23 "Harã, Cané e "ÉDEN", Mercadores de Sabá, Assíria e Quilmade "Negociavam" contigo.

      Leia todo o contexto e vai perceber a riqueza de informações (Só não entende, quem não quiser);

      Cont...

      Excluir
    9. Voltando ao assunto. Eu havia colocado um complemento um pouco longo, mas se perdeu. Deu uma "Travada" no sistema aqui.

      Mas, o referido texto é quase um "Poema", com algumas metáforas; que os Sábios chamam de "Passagens Herméticas" (texto de difícil interpretação).

      Portanto, quanto a referência ao ÉDEN, podemos dizer que além de estar falando dos Produtos do Comerciante ÉDEN (Uma pessoa) do Texto 27:23, também não deixa de ser uma "Alusão" à beleza do Jardim do EDEN. Mas, só como uma "Alegoria".

      Para quem defende a "Tese" de que este texto fala de Satanás, então como explicar a questão dele se "Vestir de Pedras Preciosas"? Ora, como um Ser Sobrenatural e (Espiritual) iría se vestir de matéria?

      Ademais, a parte final diz que o tal "Personagem" fora destruído e Reduzido a "Cinzas" sobre a Terra.

      É bém estranho, porque segundo as mesmas pessoas defensoras desta idéia, afirmam que esse "Tal Anjo caído" está por aí provocando um "Grande Conflito" no Universo.

      Como se DEUS não fosse Soberano e tivesse o controle total sobre a Sua Criação.

      O complicado mesmo, é as pessoas criarem um MITO, arrastarem Milhões de Adeptos; e depois não saber o que fazer com ele (O Mito). Ou seja, aonde tentarem "Encaixá-lo", certamente vai criar um Montão de Contradições e Crendices; além do mais, não vai saber como resolvê-las.

      "UM ERRO PUXA O OUTRO". Isso é fatal.

      Fiquem na paz.

      Excluir
    10. Amigo Joel, o amigo teve que dar uma nova tradução à bíblia para poder firmar vossa idéia.

      É muito pouco provável que haja algum equívoco quanto a palavra Éden, visto que está logo acompanhada da expressão "jardim de Deus" e não "jardim de Deuses".

      Mostre-me tais mestres em hebraico que teriam chegado à esta conclusão apresentada pelo amigo.

      Outro fato é que o amigo teve também que ignorar a referência à classe angelical de querubim.

      Veja como é fácil quebrar ao meio vossa alegação de que o jardim de Deus seria "jardim de Deuses":

      "Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas,"

      Veja que há uma referência ao monte santo de Deus. Teriam os tradutores do hebraico errado aqui também? Veja que se continuarmos assim, iremos comprometer a confiabilidade da bíblia que temos atualmente em mãos.

      É claro que o amigo conseguirá dar uma explicação para estes versos demonstrando que se tratava do rei de Tiro, afinal os versos se referem à acontecimento da época.

      Entretanto o amigo mostrou apenas uma face dos versos. Tenho lhe demonstrado a outra. Assim como em Isaías 14, é feito uma alusão à criatura celestial que se tornou Satanás.

      Tais textos tanto não servem para descrever TOTALMENTE o rei de Tiro nem Satanás, como também servem para descrever parcialmente ambos.

      O texto de Jó referido pela amiga Maria Gonçalves, também possui algo parecido, só que ao inverso.

      Enquanto em Ezequiel e Isaías, homens são usados explícitamente como referência e satanás, no livro de Jó ocorre o inverso. Satanás é referenciado explicitamente como referência a homens.

      Estes versos claramente mostram Satanás agindo em conjunto com tais homens, contra Deus e SEU povo.

      Certa vez a amiga Maria Gonçalves me questionou o porque de Deus ter ordenado a Israel que matasse outros povos e conquistassem territórios.

      A resposta é que Satanás já havia conquistado domínio sobre reis e reinos. Não era uma simples batalha entre povos, mas uma batalha entre Deus e seu povo contra Satanás e seus seguidores.

      E claro que não culpo o amigo Joel por não acreditar na existência de Satanás, ele deve ter suas razões doutrinárias. Também não culpo por não reconhecer os versos que fazem alusão sobre a vida de Jesus aqui na terra, ele também deve ter suas razões para não querer acreditar em tal coisa.

      Porém há um detalhe.

      Quando lemos o antigo testamento à luz do novo testamento é impossível não reconhecer a existência de Satanás. Afinal de contas, dentre inúmeros exemplos, teria um homem comum lutado pelo corpo de Moisés, contra Miguel? (Judas 1:9)

      (continua...)

      Excluir
    11. Então se chega a seguinte conclusão:

      Qualquer pessoa que aceite a veracidade tanto do antigo como do novo testamento, reconhecendo inclusive que os livros de Jó são literais, conhecem inequivocamente que satanás não é um ser mitológico, assim como Jesus também não é um ser mitológico.

      Assim, tendo a bíblia em mãos, para se conseguir transformar Satanás em um ser mitológico é necessário duvidar da bíblia cristã que temos em mãos.

      Para conseguir transformar Jesus em um ser mitológico é necessário duvidar da bíblia que temos em mãos (AT e NT).

      Assim como a amiga Maria Gonçalves assumiu que a passagem de Jó não seria literal, porque sendo literal apontaria inequívocamente que satanás é um ser maligno real. Da mesma forma o amigo teria que assumir que o novo testamento também não é literal para consolidar vossas crenças de que Jesus não é real.

      Mas mesmo assim o amigo ainda teria que "retraduzir" algumas palavras, expressões e referências do antigo testamento, e que não seriam poucas, pra tirar qualquer idéia de que se pudesse existir um ser maligno batalhando contra Deus pelo domínio da terra.

      Como eu pessoalmente creito em toda a bíblia, assumo que o livro de Jó é literal, creio que Jesus é Deus no mais pleno sentido da palavra, não há como minhas conclusões serem diferentes.

      Percebam então Amigo Joel, Amiga Maria Gonçalves, que é uma questão de fé. Certas verdades só podem ser sustentadas se uma pessoa crer totalmente em toda a bíblia.

      O que faço é expor minhas crenças que são construídas em cima de TODA a bíblia.

      O amigo Joel expõe suas crenças com base em uma porção da bíblia que os cristãos tem em mãos, pois não crê no Novo Testamento, sua bíblai é o Antigo Testamento.

      A amiga Maria Gonçalves também deve ter suas conclusões particulares sobre determinados livros e passagens da bíblia.

      Portanto, amigo Joel, procure ver meus comentários como a opinião de uma pessoa que acredita em toda a bíblia, e não como alguém que tenha a mesma creça do amigo e que esteja cometendo heresias contra a própria fé.

      É claro que se o amigo Joel decidisse declarar vossas crenças e construir um texto explicando suas doutrinas, as bases destas doutrinas e explicando a razão de vossa fé e enviasse para mim seria bem diferente.

      Seria diferente por que?

      Porque então eu saberia onde firmar meus argumentos.

      Atenciosamente.

      Excluir
    12. Sr. Joel, estou a seguir com todo o interesse a sua explicação. Fico sempre com vontade de saber mais quando você escreve «cont...». Parece que estou a a acompanhar os capítulos de uma telenovela...Essa do Eden eu não chegava lá porque passei os olhos de modo leviano por cima dos nomes dos povos que negociavam com Tiro. Nunca mais faço isso.O sr. deve ter rido um bocadinho da minha interpretação ingénua desta passagem.Vejo que estou muito atrasada em conhecimentos históricos mas que hei-de fazer? Paciência, as suas contribuições são formidáveis.

      Excluir
    13. Mas uma dúvida me assaltou.Jardim de Deus ou Jardim dos Deuses vem a dar quase no mesmo.Apesar de Eden existir como nome de homem,neste versículo 13 não tem nada a ver.Agora,Deus podia considerar que quando tudo corria bem e as relações entre os dois povos eram amistosas era como se o rei de Tiro vivesse no próprio jardim do Eden, cheio de felicidade e riquezas.Que acha, Joel?

      Excluir
    14. Sr.adventista, eu percebo perfeitamente que a minha visão da bíblia seja diferente da sua. Eu não tenho fé.Os meus alicerces são ler e interpretar, muitas vezes erradamente, e pesquisar nalguns livros para ter um melhor entendimento.Confesso que gosto das explicações do sr.Joel que vão ao encontro da minha convicção de que a bíblia trata de acontecimentos passados com pouca projeção para um futuro distante. Os profetas são visionários guiados pela sua fé que se acham encarregados de uma missão: conduzir o povo de Israel nos caminhos de Deus.O sr.adventista, todos os sábados,voluntariamente, ingere uma dose de doutrina que o mantém imune a ideias ateias,católicas, protestantes e sabe-se lá mais o quê.A meio da semana reforça a dose. Eu, ao sábado, levanto-me mais tarde e depois vou às compras.Veja a distância do meu pensamento do seu.Por não tomar a mesma medicação que o senhor o meu organismo não resiste a ideias contrárias às suas e tudo o que é insólito e fora dos parãmetros normais me atrai.Não enquadro as ideias do sr.Joel no insólito pois vejo que este estudioso do judaísmo ortodoxo é muito coerente.E também gosto de lógica e separar metáforas e alegorias de factos concretos.
      Aprecio também a forma como o sr.adventista expõe a sua crença.

      Excluir
    15. Entendo o que a amiga diz. Mas deixe lhe falar uma coisa.

      Cresci em uma família cristã, estudei em colégio adventista, ia à igreja acreditando nas doutrinas adventistas, mas não era batizado.

      Sempre fui o melhor aluno nos colégios que frequentei, estudo eram meu almoço e jantar.

      Na adolescência me apaixonei pelo mundo, rejeitei o sábado, as doutrinas e tinha vários amigos e muita influência.

      Mas desde criança tive contato também com pessoas espíritas, cheguei a frenquentar um centro espírita, e tempos atrás, espíritas faziam parte do meu círculo social. Da adolescência em diante meu contato maior foi com pessoas católicas, convivi com pessoas próximas inclusive que praticavam benzeção, rezas e culto à santos.

      Passei então à uma forma de agnosticismo, regredindo para um falso ateísmo, chegando á forma de falso ceticismo, quando então tive contato com a internet e daí em diante a coisa só piorou.

      Depois de um certo tempo eu nem me encontrava no fundo do poço, eu estava abaixo da lama.

      Então conheci a Jesus, me entreguei a ELE e fui liberto. Mas só consegui enxergar a verdade porque fui ao fundo do poço e tive todo o meu orgulho e soberba esmigalhados como uma barata debaixo do pneu de um caminhão.

      Quando você conhece a Jesus e vê que ELE é real, Santo e Poderoso como as escrituras dizem, você não busca mais nas escrituras razões para crer Nele.

      Você já o conhece e passa a examinar as escrituras, para entender melhor o SEU caráter.

      Nenhum livro, nem pastor, nem igreja, nem centro de qualquer tipo, nem religião cristã ou não cristã alguma me convenceu da verdade que é Cristo.

      Mas quando estava sedento, conheci o Espírito de Profecia e percebi que a forma como a autora descrevia Jesus era tudo que eu esperava em um Deus para minha vida.

      À noite caí de joelhos em um cômodo escuro, fiz uma oração poderosa, com toda sinceridade e revolta que eu tinha no coração e entreguei minha vida à Jesus pendindo para ELE me tirar das mãos do Deus autoritário.

      Então passei a ter um relacionamento com Jesus que começou a me apresentar Deus como ELE realmente é. Este relacionamento se tornou íntimo. Senti vontade de aprender mais, Jesus me apresentou uma igreja.

      Era a mesma igreja que frequentei nos tempos do jardim do infância e de minha alfabetização.

      (continua...)

      Excluir
    16. Retornei ao início e pude começar tudo de novo, requestionei todas as doutrinas que eu havia rejeitado, mas desta vez era Jesus que me dizia o que estava certo e o que estava errado. Através das escrituras Deus falava comigo e através da igreja Jesus me respondia.

      Eu já conhecia Jesus e passei a ter um relacionamento íntimo com ELE, as doutrinas eram de menos, eu não precisava delas para crer no que Jesus havia feito em minha vida.

      Mas as doutrinas são importantes.

      As doutrinas me convenceram de que eu precisava devolver o dízimo, criou em mim também a vontade de ofertar.

      Me trouxe a vontade de cuidar de minha saúde e aprendi que o corpo é o templo do Espírito Santo.

      Passei a amar o próximo e a praticar boas ações. Quando olhava minha vida e lia o que diz a bíblia, era inequívoco. A vida ao lado de Jesus é exatamente como diz as escrituras.

      Ignorei dois livros de Ellen White que me foram dados por adventistas, até hoje não os li, embora um de seus livros tivessem me levado a aceitar a Jesus. Eu queria um contato direto com o novo Deus que eu estava conhecendo e que sempre foi o mesmo Deus, mas que nunca consegui enxergar.

      Quando tenho uma dúvida, o Espírito Santo é meu guia, ELE me ajuda a compreender as escrituras.

      Nos últimos dias fui convencido de que Ellen White é realmente a profetiza verdadeira do tempo do fim. Também fui convencido de que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é a única igreja que está hoje em conformidade como os mandamentos.

      Mas o Espírito Santo me revelou através dos estudos, que Deus possui filhos sinceros em várias religiões e que compartilham da mesma fé que eu tenho e que sentiram a presença de Jesus tão forte quanto eu senti. Há também os que se desviaram da antiga fé e hoje se encontram no mundo, como muitos de meus amigos da adolescência.

      Creio que chegou a hora de eu voltar a frequentar a igreja onde me batizei. Mesmo com seus inúmeros de feitos, é a igreja que Deus escolheu para guiar SEU povo de volta às verdades bíblicas neste período do fim dos tempos.

      Portanto a amiga não deve desanimar, antes de buscar razões para crer na bíblia, busque a Jesus. Ore com todo o seu coração e peça para ELE lhe mostrar a verdade. Diga: Senhor eu quero crer!

      E ele lhe responderá!

      Atenciosamente.

      Excluir
    17. É a bíblia que nos fala de Jesus.Por isso tem que ser investigada. Se crermos em Jesus homem já é um passo para sabermos o que fazer da nossa vida.Mas cem por cento da bíblia não é possível seguir porque ela própria já está ultrapassada nos valores. Mas há sempre mentes luminosas que se lembram de regressar ao passado e fazem ressuscitar aspetos que já foram abolidos até pela lei civil e tornam regras obrigatórias em igrejas que fundam para satisfazer os seus sonhos megalómanos. Exemplo: Joseph Smith e outros semelhantes.
      Mas não percebi muito bem:o sr.adventista disse que achava que era hora de voltar a frequentar a igreja onde se batizara.Então não é membro ativo da IASD?

      Excluir
    18. Estive em um processo de auto-disciplina, por isto deixei de ser frequente na igreja. Houve uma irmã que transgrediu a lei de Deus e que foi excluída do rol de membros. Então percebi que me encontrava na mesma situação.

      Descobri que quando se afasta dos mandamentos é necessário, também, se afastar um pouco dos irmãos para não influencia-los negativamente. Neste processo aprendi sobre a importância de ter um tempo para refletir sobre meus erros, um tempo para regularizar minha vida com Deus.

      Creio que os irmãos entederam os motivos de meu afastamento, mesmo sem eu ter-lhes dito uma única palavra.

      Estes Irmãos respeitaram este tempo e não me incomodaram, porém não me esqueceram. Sempre recebia a visita de um irmão, de mente aberta e bastante amigável. Discutimos e estudamos muito a bíblia.

      Na última semana os irmãos vieram em peso me visitar, na igreja disseram sentir minha falta. Creio que enfim encontrei a igreja que procurava, de irmãos que me respeitam e se importam comigo.

      A vida de um cristão é bem diferente da vida dos que não têm um comprometimento profundo com os mandamentos, transgredir um mandamento traz muitas consequências uma delas é se distanciar de Deus e de seus irmãos. Mas aprendi a importância da disciplina na igreja e agradeço à Deus por isto.

      Atenciosamente.

      Excluir
    19. Não sei se entendi muito bem. O sr. afastou-se por vontade própria para se redimir por ter transgredido um dos mandamentos.Achou que também merecia ser castigado como a irmã em falta.Então porque é que o senhor não foi submetido a um processo disciplinar?

      Excluir
    20. Torne-se adventista um dia, então será lhe dado entender.

      Cordialmente.

      Excluir
    21. Isso não é resposta, sr.adventista. Mais vale dizer que não quer responder porque é um assunto pessoal.Mas foi o senhor que abordou o assunto e, claro, fiquei com curiosidade.
      Agora, para o chatear, digo-lhe: torne-se cético para compreender melhor a bíblia. Ser do mundo também implica ter valores e ser útil à sociedade. A misericórdia não está somente no cristão. Há por aí muitos cristãos indiferentes ao bem estar do seu semelhante. Basta não ser do seu círculo de amigos...

      Excluir
    22. É isso mesmo Maria Gonçalves. O fanatismo Religioso é um dos empecilhos que mais prejudica a compreensão da Palavra de Deus. O fanático se fecha naquilo que acha ser o Único caminho correto, e não dá oportunidade a si mesmo de conhecer idéias diferentes; porque foi "Condicionado" a crer somente no que lhe foi transmitido como verdade. Esse é um Mal das Religiões. Elas infelizmente têm o poder de dominar a mente das pessoas. Tanto é verdade que existem fanáticos em todas das Religiões, e por incrível que pareça, TODOS eles afirmam terem a "Verdade Única". Como assim?!

      A diferença entre o Sr.Adventista e eu, é que quando a minha fé se esfriou após servir o Exército em 1982, fiquei um bom tempo afastado da IASD. Mas quando voltei para a Igreja, me tornei mais participativo nas programações, mas nunca estava de fato satisfeito com as pregações, que achava um tanto frias demais. Então me "Despertou" a vontade de "buscar" outras alternativas; e foi através dessa busca que me deparei com "Enes" literaturas sobre outros modos de estudar a Bíblia. Outras "Linhas" de Estudos sobre Interpretações de textos Bíblicos que nunca eu havia conhecido antes. E uma coisa interessante que descobri também, é que os grandes "Intérpretes" da Bíblia que realmente te repassa um conhecimento coerente, são justamente aqueles que não têm compromisso com Denominações. Aí entendi que, junto a muitos ensinos, está "Embutido" uma interpretação particular de cada Denominação.

      Bom, foi então que comecei a questionar nas classes de estudos muitas coisas que sempre ouvia desde pequeno, mas até então, era somente um ouvinte; além de "captar" aquilo e ensinar a outros também. Mas, de repente passei a pedir respostas a Pastores, e "apertar" professores de Classes; e claro com a Bíblia na mão. E o quê pressenti, é que NÃO dão muito atenção, quando você sai uma "Vírgula" do estudo "em questão", e tenta provar pela Bíblia, que no tal estudo há uma Contradição. Se mostram Indiferentes, Irredutíveis.

      Esse foi o motivo que me levou a afastar da IASD. Cheguei a conclusão que, não adianta eu permanecer em um lugar, onde os ensinos são contrários ao método mais simples e prático, que é o de "Captar" a verdade pelo Contexto. Por isso quando alguém começa a me citar um texto aqui, e outro acolá da Bíblia, eu logo protesto; porque isso é o primeiro "passo" pra manipulação.

      Muitas pessoas seguem Religiões somente pela "fé". Mas, uma fé vazia e cega; e o fazem por excesso de confiança em seus Líderes. Para mim, isto é pura "Estupidez". Uma pessoa, mesma sincera, mas com uma fé destituída de Razão, fatalmente será mais uma "Marionete" nas mãos dos mal intencionados.

      Eu sei que tem "gente" que vai dizer que estou falando bobagens; mas tudo bem. Ainda bem que estou "Imunizado" contra isso.

      Paz do Eterno.

      Excluir
    23. Não há outro caminho para se alcançar a misericórdia, senão através de Cristo.

      "Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías." (João 1:23)

      É claro que bênçãos e misericórdia está disponível a todos, Deus ama a todos de igual maneira e considera as boas obras de todos. Porém, Deus só poderá salvar uma pessoa se esta quiser realmente ser salva do pecado.

      Uma pessoa que não se preocupa com "pecadinhos" e não deseja ser salva do pecado, deseja ser salva do que? Da condenação?

      Ser salva da condenação para continuar levando uma vida de pecados? Porque aqueles que desejam ser salvos da condenação para levar uma vida santa, este no fundo desejam ser salvos do pecado, para não serem condenados.

      E o homem não consegue vencer o pecado, logo precisa ser transformado em uma nova criatura, uma que não deseja o pecado, antes almeja a santidade do Cristo homem. E não há outro caminho senão através DELE.

      "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6)

      A bíblia diz que há apenas dois caminhos, um que leva à salvação e outro que leva à perdição:

      O que leva à salvação é o próprio Jesus, portanto não há outro caminho, todos os demais levam à perdição.

      Dizem que todos os caminhos levam à Deus, mas amiga isto é uma mentira.

      Se você segue um homem que morreu, ressuscitou, foi para o céu e agora se encontra junto ao Pai, trilhará pelo mesmo caminho.

      Jesus é o cabeça da igreja, seus discípulos os membros. Quando Jesus anda pelo caminho, SEU povo anda logo atrás apoiando-se uns nos outros e o destino é certo.

      Mas quando não se apóia em cristo, quem então está nos guiando? E por qual caminho? Em verdade não sabemos, imaginamos estar indo para o céu, mas olhe para o caminho que estamos trilhando!

      Estamos em um caminho de santidade ou de pecado? O caminho estreito, onde poucos andarão, ou o caminho largo, cujo destino é a larga porta da perdição?

      É uma questão de vida, observe o caminho que a amiga faz para sua casa, o que encontra pelo caminho? Mendigos? Violência, avareza, indiferença? Pessoas que não ligam umas para as outras?

      Agora olhe para o céu, a amiga consegue caminhar sozinha para sua própria casa, mas consegue olhar para o céu e por si própria voltar para o verdadeiro lar? O celestial?

      Se por ventura a amiga tomar o melhor ônibus espacial, chegará à este lar que a espera?

      Portanto não há outro caminho, o único meio de subirmos ao céu é Jesus Cristo vindo nos buscar, mas ELE só levará aqueles que forem seus amigos, seus filhos, aqueles que o reconheceram como salvador, aqueles que aceitaram seu sacrifício.

      (continua...)

      Excluir
    24. Há muitas pessoas boas no mundo e Jesus ama todas elas e quer levar todas elas para o céu. Mas ELE simplesmente não pode levar à todos porque não seria justo.

      Alguns esperam uma nave espacial que levará os escolhidos que acreditam em uma certa divindade.

      Outros esperam desencarnar e subir para um céu etéreo.

      Mas amiga eu quero viver a vida que Adão tinha, quero poder abraçar o meu salvador, sentar à mesa com Abraão, Isaac e Jacó e conversarmos sobre coisas em comum como o sábado.

      E para isto eu devo ser coerente com a vida que estes pais da fé levaram. Estes precisaram de um salvador e eu também preciso.

      Uma vida boa não é suficiente para habitar em um mundo onde tudo é perfeito e onde não existe qualquer traço de maldade.

      Não são as nossas boas obras que nos aproximam do céu, são as más obras que nos afastam deste mesmo céu. É uma questão de tudo ou nada, ou somos plenamente justificados ou somos condenados.

      Deus nos deu um modo simples de alcançar a justificação no que é aceitar que Jesus o transforme em uma nova criatura que repudia o pecado. Jesus quer transformar-nos em inimigos do pecado, porque nos tornamos amigos do pecado.

      A amizade começou com Adão e Eva no Jardim, hoje vivemos acariciando certos pecados como a glutonaria mas rejeitando outros como o assassinato. Vivemos uma relação de amor e ódio com o pecado. Gostamos de mentir, mas detestamos o espancamento. Condenamos o furto, mas praticamos a sonegação de imposto.

      Será que Deus entrará nesta dança?

      ELE não pode porque é totalmente santo!

      Deus criou todo o universo de criaturas perfeitas e que nunca pecaram.

      Por que toleraria a raça humana que se tornou trapo de imundície?

      Deus só não destruiu imediatamente a humanidade porque Jesus interveio e colocou-se prostrado e humilde diante da mão de Deus.

      O mal que Deus planejava fazer à humanidade, fez ao seu próprio filho que saiu em defesa da humanidade. E a Deus agradou moê-lo (Isaías 53:10).

      Se Deus se agradou em moer o próprio Jesus, porque toleraria os que pecaram e não se arrependeram e que sobretudo desprezaram a nobre atitude de seu filho?

      Cristãos estão seguros porque Jesus antes de ir contra o pai e segurar sua mão, se colocou em humildade e aceitou receber todo o castigo para nos proteger da ira Santa de Deus que até os demônios temem.

      O homem então quer pagar melo mal que têm feio praticando boas ações?

      - Farei uma má ação Senhor Deus, mas logo em seguida farei duas boas para compensar!?

      Não se paga más ações com boas ações, se paga más ações com derrameamento de sangue.

      (continua...)

      Excluir
    25. Sabe como eu e você pagaríamos pelas nossas transgressões? Tendo derramado nosso próprio sangue! (Hebreus 9:22)

      Mas Deus permitiu que um cordeiro tivesse seu sangue derramado em nosso lugar até que alguém que valesse TODA a humanidade pudesse tomar o lugar de todos que pecaram.

      Irmãos hoje não sacrificamos mais cordeiros, então como nossos pecados estão sendo expiados? Não é praticando boas ações, se assim o fosse não se precisaria sacrificar cordeiro antigamente e Jesus não precisaria vir morrer na cruz.

      Os que aceitam a Jesus têm suas dívidas canceladas, mas aqueles que não aceitam, têm suas dívidas anotadas para o dia da cobrança.

      As boas ações diminuirão as dívidas, mas não comprarão a salvação.

      A salvação se compra com o precioso sangue de Cristo disponível à todos. Que pai leva em conta as boas ações dos filhos ao corrigí-lo por algo grave que este tenha feito? Que juiz justo utiliza as boas ações de um indivíduo a fim de anular seu crime?

      O pai aplica o castigo pela transgressão, assim como o juiz justo. É inconcebível a idéia de que uma bandido possa salvar uma pessoa de um afogamento e em seguida matar outra afogando-a.

      As boas ações não anulam as más. Seremos julgados pelas transgressões, independente das boas obras.

      Boas obras não tem valor de salvação, mas valor de agradar à Deus. Pode por ventura um homem agradar à Deus fazendo boas obras ao mesmo tempo que pratica más obras?

      O pai se agradará de um filho que tem costume de beijar um irmão de quem gosta na face enquanto bate em outro de quem não gosta na face?

      O bem, feito na face de um, pagará pelo mal, feito na face do outro?

      Jesus veio para resolver o problema do pecado ELE é quem faz tudo. Ele nos perdoa, nos santifica, nos transforma em nova criatura, nos capacita a fazer boas obras, nos torna resistentes ao pecado, nos constrói um novo lar, nos ressuscita, nos dá um novo corpo glorificado, devolve nosso entes queridos que faleceram, nos proteje, nos leva para o céu, e concede a árvore da vida. E o melhor de tudo, elimina todo o mal da face da terra.


      Só ELE pode fazer isto porque desde a fundação do mundo ele era o arquiteto, o verbo de Deus, o construtor que faz boas obras, o que conhece a criatura humana e o que nos amou desde o princípio e nos amará eternamente.

      Atenciosamente.

      Excluir
    26. Ao amigo Joel, achei interessante vossa colocação, finalmente entendi um pouco sobre a fé do amigo.

      Faremos o seguinte, aprofundaremos mais na questão, mas pediria que o amigo detalhasse melhor vossos fundamentos se possível colocasse as citações dos autores que o amigo citou.

      Creio então que finalmente o amigo concordará em fazer um estudo, não é mesmo? Assim como tenho feito com a Maria Gonçalves.

      O amigo mostra-me os textos e as razões de vossa fé, eu lhe demonstro o que penso à respeito segundo minha fé. Respeitamos um ao outro e no final eu conhecerei melhor vosso ponto de vista e o amigo conhecerá o meu. Mesmo que não nos convençamos de coisa alguma crescremos no conhecimento, eu sobre a vossa fé e o amigo sobre a minha.

      O que me diz?

      Atenciosamente.

      Excluir
    27. Será Sr.Adventista? Será mesmo que vale a pena, mesmo depois do amigo ter escrito frases como estas:

      "Veja como é fácil quebrar ao meio vossa alegação de que o jardim de Deus seria "jardim de Deuses".

      -Estas são palavras de quem tem um grande complexo de "Superioridade"; além de "menosprezar" as idéias de outros, antes mesmo de tentar Refutar.

      Em seguida, Sr.Adventista, você afirmações descabidas, Veja:

      Tais textos tanto não servem para descrever TOTALMENTE o rei de Tiro nem Satanás, como também servem para descrever parcialmente ambos.

      O texto de Jó referido pela amiga Maria Gonçalves, também possui algo parecido, só que ao inverso.

      Enquanto em Ezequiel e Isaías, homens são usados explícitamente como referência e satanás, no livro de Jó ocorre o inverso. Satanás é referenciado explicitamente como referência a homens.

      Estes versos claramente mostram Satanás agindo em conjunto com tais homens, contra Deus e SEU povo.
      ----------------
      Então, o Sr.Adventista insiste em introduzir no texto de Isaías 14 e Ezeq.28, a figura de Satanás, mesmo que o Contexto não esteja tratando disso. Fazer isto, é "forçar" o texto Sagrado a dizer o que ele não está dizendo.

      Aonde o Contexto dá base pra você dizer que: Estes textos mostram "claramente" Satanás agindo? Claramente? Onde?

      O assunto alí é outro. Totalmente "alheio" à essa idéia que "Construíram", ou seja, de que tais textos estejam tratando de um tal Anjo de Luz ou um Querubim, que se Rebelou e foi expulso do Céu.

      Enfim, o que estou querendo dizer é que, sempre que eu coloco textos como base para o meu argumento, o amigo simplesmente volta a "Estaca Zero"; fazendo o mesmo questionamento com a mesma afirmação, e novamente usando um verso isolado; e ainda tomando como literal, no caso a exposição sobre o "Querubim".

      Por isso pergunto: Será que vale a pena?

      Bém, em relação a te mostrar textos e a razão da minha fé, posso fazê-lo "paulatinamente"; aliás já o fiz por várias vezes. Ou seja, a cada texto que eu apresento ao amigo, já está implícito a razão da minha Crença.

      Por ex.:Eu creio em um Messias exatamente como está Profetizado ao seu respeito. Ou seja, um Rei que realmente inaugurará um Reino de Paz sobre a terra, como está dito nas Profecias:

      Isaías 11
      Jeremias 23
      Jeremias 31
      Zac. 9

      Estas Profecias falam de um Reino "Literal" sobre a "Terra"; Além da extinção do Pecado e pecadores, será também um Reino de paz Total. E nenhuma dessas profecias se cumpriram em Jesus. Bém como muitas outras também.

      Por outro lado, você crê que Jesus é o Messias, mesmo não tendo cumprido nenhum requisito; e que ele vai levar os salvos ao Céu, mesmo que isso não faça parte da Promessas de Deus ao Homem.

      Então, eu provo a razão da minha fé pela Escritura, e você faça o mesmo.

      Quanto a fornecer dados de Autores, eu acho irrelevante. Até porque, o que estou tentando fazer é, defender a Coerência e a honestidade na "Interpretação" dos textos Bíblicos, independente de Autores.

      Mas, posso verificar isto, e você consulta diretamente a ele, ok?

      Fique na paz do Eterno.

      Excluir
    28. Amigo Joel, vossa crença se dá em uma má interpretação do Antigo Testamento segundo uma visão do judaísmo. O que o leva a pensar que a vossa interpretação esteja correta e a dos demais estejam erradas?

      Pelo que consta, o amigo precisou justificar que o livro de Jó se trataria de uma "alegoria" para firmar vossa crença.

      Entretanto o livro de Jó não é uma alegoria, mas descrições literais de fatos, segundo alguns estudiosos, narrados de forma poética.

      Na crença adventista não é necessário tornar o livro de Jó uma alegoria para se firmar qualquer doutrina que seja.

      O amigo disse:

      "o que estou tentando fazer é, defender a Coerência e a honestidade na "Interpretação" dos textos Bíblicos, independente de Autores."

      E como o amigo defende esta coerência e honestidade? Alegando que um livro da vossa própria bíblia se trata de uma "alegoria"?

      Imagine se esta moda pega e as pessoas então taxassem como alegoria, aqueles livros que contradizem suas doutrinas?

      Os cânticos existentes na bíblia remetem à verdades, por que o texto de jó seria uma mentira, alegoria?

      Se fosse um texto que apresentasse uma pessoa narrando algum acontecimento ou parábola, isto se justificaria. Porém uma história escrita diretamente se tornaria uma alegoria por ter sido escrita de forma poética?

      O que difere a arte dos cânticos que são poéticos dos textos poéticos que não são cantados.

      Não seria que qualquer referência a satanás seria tomada como alegoria? Assim como as referências a Jesus? E assim se protegeria a crença do judaísmo?

      Porque o personagem central do AT é Deus e a batalha entre Jesus e satanás se apresenta de forma "camuflada", sendo evidenciada no Novo Testamento.

      Lhe pergunto caro amigo.

      Quem no Antigo Testamento conhecia a Jesus e a Satanás?

      Poderia me mostrar alguém então que conhecia a Deus?

      Quem desceu do céu para dizer quem era o Pai?

      Quem no antigo testamento desceu para testemunhar sobre o caráter do Pai?

      Portanto ninguém do Antigo Testamento conheceu sobre as coisas celestes, como então alguém poderia cantar ou compor um poema sobre coisas que se passam no mundo espiritual?

      Porque sobre as coisas espirituais dizem ser alegorias. Mas o livro de gênesis não lhe parece também uma alegoria?

      Por que as coisas terrenas parecem tão certas e literais, enquanto que as coisas que falam do mundo espiritual nos parecem alegoria?

      Abra os olhos meu amigo, há muita coisa que precisamos aprender sobre a forma com que Deus trata as coisas espirituais no Antigo Testamento.

      Se quiser fazer um estudo, estarei à disposição.

      Atenciosamente.

      Excluir
    29. Sr.Adventista, assim como no Cristianismo existem diferentes "Linhas Teológicas". No Judaísmo também há divergências em relação ao entendimento de certos assuntos. Como você colocou:Segundo "Uma" visão do Judaísmo.

      Eu nunca disse que eu estou certo e os demais estão errados, como você "Tendenciosamente" afirmou.

      Aí é que está Sr.Adventista; as pessoas faz referência a um assunto, e você simplesmente "Generaliza" tudo, e ainda coloca palavras na boca dos outros. Isso é mal.

      Alguém faz um comentário sobre um determinado assunto, e você ao invés de responder Democraticamente, "Dispara" um montão de interrogações pendendo pro lado da acusação. Ou seja, você Deduz algo, e dá o teu "Veredicto" em seguida. Eu percebo que isso é comum em teus comentários.

      De acordo com "tua versão", quer dizer então que eu considero o livro Jó uma "Mentira"? E até o livro de Gênesis também?

      Isso ficou patente, conforme a tuas afirmativas abaixo:

      "Imagine se esta moda pega e as pessoas então taxassem como alegoria, aqueles livros que contradizem suas doutrinas"?

      Os cânticos existentes na bíblia remetem à verdades, por que o texto de jó seria uma mentira, alegoria?

      Mas...te pergunto: O que entende por alegoria? É o mesmo que uma Mentira?

      Eu entendo como Alegoria, algo que é demonstrado figuradamente para ilustrar uma realidade. Não é uma mentira; mas, é um recurso Literário que "Denota" uma verdade, através de um simbolismo.

      Mas, só relembrando um pouco, o assunto girava em torno de "Satanás"; então, talvez eu tenha me expressado "mal". Porque o que eu quis colocar, é que, a "Narrativa" de Jó, onde envolve o Satan, é que tem uma característica de alegoria.

      Tanto é que, a tradição judaica posterior passou a definir o Livro de Jó de "Confusa e contraditória mítica". Outros o definiram como um livro relacionado a Sabedoria (Entendimento, conhecimento).

      Bém os teus demais questionamentos estão totalmente fora de contexto. Por isso, acho que o teu interesse não é tecer comentários de forma democrática; mas "pende" mais para o campo da crítica. Isto quando, a opinião do outro vai contra as tuas idéias. Mas, quando os comentários se limita apenas entre você e outra pessoa que não confronta tuas idéias, aí está tudo em casa. Não é mesmo?

      Até mais Sr.Adventista.

      Excluir
    30. Tomarei esta afirmação:

      "Porque o que eu quis colocar, é que, a "Narrativa" de Jó, onde envolve o Satan, é que tem uma característica de alegoria."

      Isto esclarece a questão.

      A narrativa de Jó, que é uma narrativa poética, não é uma alegoria. Dizer porém que possui característica de alegoria, é algo diferente.

      Substitua minha observação, "mentira", por ficção, creio que lhe parecerá mais aceitável.

      O texto que construí é apelativo, portanto não é necessário responder, pois objetiva o convite para um estudo.

      Concordemos então em evitar rótulos e acusações.

      Atenciosamente.

      Excluir
    31. É, pelo jeito o amigo só conhece um significado para "Alegoria". Só pode; porque substituir Mentira por "Ficção" como sinônimo para Alegoria, é o mesmo que trocar 6 por meia-dúzia. A definição para esta palavra, não se reduz apenas no que você quer que seja.

      A Alegoria também tem a finalidade de "Ilustrar" uma verdade, sob uma forma figurada.

      A Alegoria é uma Figura de linguagem que tem características de "Parábola".

      Não confunda "Parábola" com Fábula (Mentira, Ficção).

      -DICIONÁRIO AURÉLIO:
      Alegoria: Exposição dum pensamento sob forma "Figurada".

      FIGURAR: Simbolizar, Ilustrar.

      Isso é só para o momento

      Paz do Eterno.

      Excluir
    32. Esta questão foi esclarecida em:

      "Porque o que eu quis colocar, é que, a "Narrativa" de Jó, onde envolve o Satan, é que tem uma característica de alegoria."

      O amigo havera dado a entender que todo o relato de Jó seria uma alegoria.

      Não descarto a possibilidade de haver sido usado uma linguagem ilustrativa alegórica, o que me parece bastante evidente, haja vista que é uma narrativa poética. Contudo ainda carece de um estudo mais aprofundado.

      Atenciosamente.

      Excluir
    33. Sr.Adventista, vamos fazer o seguinte; como já percebí que este assunto definitivamente não tem acordo mesmo; então vamos analisar um outro assunto, que creio ser mais do interesse de quase todos:

      "O MESSIAS"

      Farei alguns "Questionamentos", baseado em um texto (C/outras referências) que fornece informações precisas sobre:Como "seria" a NOVA ALIANÇA, inaugurada com o Verdadeiro Messias. E como reconhecê-lo como autêntico - Exemplo:

      -Quais "seriam" suas características?
      -Provas da sua Legitimidade (Pelas Profecias)

      -TEXTO BASE:Jeremias 23:5-8 (promessa repetida em 31:31-40 e 33:14-16 e outros).

      As perguntas são:

      1) JESUS cumpriu esta Profecia ou Cumprirá em um segundo Advento?
      2) As Profecias Messiânicas dão margem a "DUAS VINDAS p/ o Messias?
      3) Jesus cumpriu alguma profecia Messiânica? Qual?

      4) Onde será o Reino Messiânico (de acordo c/ as Profecias)?

      Analisaremos verso a verso dentro de cada Contexto para vermos se Jesus se encaixa em alguma Profecia.

      -Eu vou dar o "Ponta-pé" inicial falando sobre Jer. 23

      Vamos lá:

      Verso 5 - Neste verso o Messias (Renovo, Broto) é um descendente "Legítimo" do Rei Davi.

      Verso 6 - É categórico que, quando ele viesse haveria salvação e "Segurança" a Judá e Israel (As 2 casas)

      Verso 7 e 8 - O Eterno Promete "Reunir" o Seu povo espalhados pelo mundo e trazê-los de volta a sua Terra (Israel).

      NOTA: Este é um dos principais acontecimentos que principia a Inauguração da "Nova Aliança", ou seja, a primeira exigência é que, todo o povo do Eterno (Israel) terão que estar reunidos em sua Pátria, para que se instale a "Bendita Nova Aliança". As Promessas de Deus não falham.

      Agora, cabe é justo Levantar uma Questão:

      -Houve esse evento na época de Jesus? (Todos Israelitas Reunidos em sua Terra, com segurança e Justiça)?

      Bem, só recordando (segundo consta), na época de JESUS Israel era escravizado pelos ROMANOS dentro de sua própria Terra (O N.T e a História mostram isso). E, depois que ele saíu de "Cena", as coisas pioraram; e nem em Israel, e muito menos no resto do mundo há alguma Justiça, paz ou Segurança.

      Mas, o Cristianismo "Insiste" em Propagar a Mensagem de que JESUS veio resolver o problema do Pecado... mas como vemos, o mundo está cada dia pior. Poderá alguém justificar dizendo que, a sua função seria morrer para pagar a dívida de Adão. Mas, isto tem que ser provado pelas Escrituras (Pelas Profecias ao seu respeito).

      Fico no aguardo.

      Fiquem na paz do Eterno

      Excluir
    34. Jeremias 23 diz:

      "5 - "Dias virão", declara o Senhor, "em que levantarei para Davi um Renovo justo, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e certo na terra."

      Renovo = (ramo que cresce do toco de uma árvore recém cortada, e do qual se origina uma nova árvore)

      A genealogia de Jesus se encontra em (Mateus 1:1-17)

      "6 - Em seus dias Judá será salva, Israel viverá em segurança, e este é o nome pelo qual será chamado: O Senhor é a Nossa Justiça."

      A bíblia diz:

      "Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu." (Mateus 3:15)

      "7 - "Portanto, vêm dias", diz o Senhor, "em que não mais se dirá: ‘Juro pelo nome do Senhor, que trouxe os israelitas do Egito’,

      8 - mas se dirá: ‘Juro pelo nome do Senhor, que trouxe os descendentes de Israel da terra do norte e de todas as nações para onde os expulsou’. E eles viverão na sua própria terra. ""

      A bíblia diz:

      "Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio," (Efésios 2:14)

      Jeremias 31:31-33:

      ""Estão chegando os dias", declara o Senhor, "quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá".

      "Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu ser o Senhor deles", diz o Senhor.

      "Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor: "Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo."


      A bíblia diz:

      "Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.

      Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;" (Hebreus 8:9-10)

      RESPONDENDO:

      "1) JESUS cumpriu esta Profecia ou Cumprirá em um segundo Advento?"

      Jesus cumpriu esta profecia.

      2) As Profecias Messiânicas dão margem a "DUAS VINDAS p/ o Messias?

      "Coloquemos, primeiramente cada uma das professias e então analisemos."

      "3) Jesus cumpriu alguma profecia Messiânica? Qual?"

      Sim. Ressaltemos o livro de Hebreus no capítulo 8, que mostra o cumprimento de (Jeremias 31:31-33):

      Atenciosamente.

      Excluir
    35. Sr.Adventista, não adianta nada, o amigo repetir Jeremias 23, um texto que fala com tanta clareza da Missão do Messias, não "Atentar" para o que está escrito, e ainda utilizar de textos totalmente "Desconexos" para apoiar tua opinião. Em outras palavras, "Distorceu" o sentido Real da passagem.

      O que tem a ver os versos que citou com Jer. 23? NADA.

      Esse é o mal de quem tem o vício de usar versos "Isolados" de Contextos. Qualquer um serve não é?

      Amigo, Jeremias 23 assim como os cap. 31-33, está falando de um Reino "LITERAL" do Messias sobre a Terra. Um Reino onde a Justiça, a Paz e Segurança serão "Primordiais".

      O que é muito estranho, é algumas pessoas lerem determinadas passagens, e ignorar o seu conteúdo. Observe novamente:

      Em Jer.23 no Verso 5 diz que: O Messias será um "Descendente Legítimo" de DAVI, e executará o JUÍZO e a JUSTIÇA na Terra. O Verso 6 É Categórico que: JUDÁ será salvo e Israel habitará seguro (As duas casas) - Aqui não está falando de Igreja. E complementa:o seu nome será chamado:"SENHOR, JUSTIÇA NOSSA".

      Em que sentido Jesus tem a ver com esta passagem?
      Em que parte do Contexto ele se encaixa?
      Em seus dias o povo de Deus estavam salvos e habitavam em segurança?

      Não, não e não.

      Consta que em seu tempo, só existia a Tribo de JUDÁ como um povo; e mesmo assim estavam "Subjugados" pelos ROMANOS. As demais Tribos de Israel estavam espalhas pelo mundo, e continuou. E a situação esteve ruim nos "dias dele" e piorou mais ainda.

      E o que dizer das palavras: "SENHOR JUSTIÇA NOSSA"?! Que Justiça ele estabeleceu p/ o povo de Deus (e seu povo)?

      CONCLUSÃO: Nenhuma "vírgula" desta Profecia se cumpriu na vida Jesus, e parece que nem se cumprirá.

      -JEREMIAS 31, fala de uma "Nova Aliança" (e não novo Testamento). Note que no Verso 33 está dito que:
      As Leis (Torah/Instruções) serão escritas nos Corações (Mentes).
      Observe agora o verso 35 (este verso joga por terra a falácia das Religiões de arrancar mais e mais contribuições do povo, para segundo eles, pregar o Evangelho).

      VEJA: "Não ensinará JAMAIS cada um ao seu próximo dizendo:Conhece aos SENHOR, porque TODOS me conhecerão..."(Sem exceção). E o verso 34 conclui a parte "Principal" da Aliança, o ETERNO prometendo: "Perdoarei suas Iniquidades, e dos seus pecados Jamais me lembrarei" (A Aliança não inclui MORTE de ninguém).

      -ANALISANDO: O que temos aqui então? Uma Grande "Distância" entre a Nova Aliança e o chamado "novo testamento". Ou seja, se as Leis (Palavra de DEUS) ainda não foram Imprimidas nas Mentes dos povos; havendo a necessidade de, mais do nunca, instruir o povo (Contradizendo o texto Sagrado); então isso significa que a Nova Aliança ainda está "POR VIR".

      O que o Autor de Hebreus fez, foi citar Jeremias 31 como tendo seu cumprimento em Jesus, e nem se deu conta que a referida Aliança é com "A Casa de Israel e com a Casa de Judá". Isto é, ele "também" ignorou os Verdadeiros destinatários da ALIANÇA.

      QUE CONTRADIÇÃO?!

      Cont..











      Excluir
    36. Sr.Adventista, eu nem fiz questão de começar pela Genealogia de JESUS, mas já que você lembrou, então vamos lá:

      As "Genealogias" de Mateus 1:1-17 e Lucas 3:23-38 se Contradizem Grandemente.

      Afinal de contas, quem era o Avô de Jesus e Pai de José? Mateus diz que era Jacó (Mat.1:16) e Lucas por outro lado afirma que era Eli (Lucas 3:23). Ora, quem disse a verdade, Mateus ou Lucas?

      Segundo o livro de Mateus, Salatiel (pai de Zorobabel), era filho do Rei Jeconias; o filho de Zorobabel é Abiúde. Lucas discorda e diz que Salatiel era filho de Neri; o filho de Zorobabel é Resa (Lc.3:27).

      Existe outro problema sério, na Genealogia do livro de Mateus, segundo a qual, JESUS está absolutamente "REPROVADO" para ser o Messias de Israel. Porque ele (Jesus) vem da "Linhagem" do Rei JECONIAS (Vs 11 e 12), que reinava na época da Deportação para a Babilônia.

      Agora vamos ao "XIS" da questão: Em Jeremias 22:24-30, está dito que o Eterno "Amaldiçoou" a JECONIAS para que nenhum dos seus descendentes venha "JAMAIS" se assentar sobre o Trono de DAVI.

      JEREMIAS 22:24 - Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR, ainda que JECONIAS, filho de Jeoaquim, Rei de Judá, fosse o Anel da "Minha mão direita", Eu dalí o arrancaria.

      VERSO 30 "Assim diz o SENHOR:Registrai este, como se não "tivera filhos"; homem que não prosperará nos seus dias, e nenhum dos seus filhos prosperará para se "Assentar" no trono de DAVI, e ainda reinar em JUDÁ.

      Esta Maldição "desqualifica" JESUS para ser o Messias. Ele vem (segundo a genealogia de Mateus), de uma linhagem MALDITA.

      Outra Contradição - O Zorobabel de Lucas "NÃO DESCENDE DE LINHAGEM REAL"; deve ser outro Zorobabel, descendente de Natã, filho de Davi e irmão de Salomão (Lc.3:31). Natã não era Rei, pois o Rei, filho de DAVI era Salomão.
      O interessante e cômico aqui é que a posteridade deste Zorobabel de Lucas vai dar em José, Pai de Jesus. José filho de Eli (Lucas 3:23), descendente de Natã, irmão do Rei Salomão. Temos aqui outro problema sério:
      A profecia diz claramente, que o Messias deve ser descendente do Rei Salomão (e nós encontramos estas profecias em I Reis 9:4-5, II Crônicas 7:18, Isaías 11:1, Jer.33:15).

      CONCLUSÃO ÓBVIA:"O Jesus de Lucas também não é de Descendência Real".

      Ou seja, os próprios "Evangelistas" Mateus e Lucas "Desqualificam" JESUS como o MESSIAS de Israel.

      Ainda mais com a idéia de que este não teve um pai humano, mas foi "Gerado milagrosamente" (Invenção de ROMA); logo contraria a Promessa de Deus de que o Messias seria um descendente legítimo da linhagem Davi/Salomão.

      Não há como "Argumentar" contrariamente às Profecias e Soberania do Eterno.


      Fiquem na paz do Altíssimo.

      Excluir
    37. Vejo que os textos mexeram com o amigo a ponto de disparar observações como "uma metralhadora". Entretanto, será que podemos voltar aos estudos?

      Atenciosamente.

      Excluir
    38. Como, Sr.Adventista? Que textos mexeram comigo? Estas coisinhas "Fracas" fora de contexto que você postou meu Amigo? Você considera isto um argumento plausível?

      Se o amigo considera as provas Bíblicas a respeito do verdadeiro Messias que eu te apresentei, como um "Disparar de Metralhadora", isto significa que você não conhece NADA ou IGNORA as Profecias Escriturísticas para que nós "Identifiquemos" o que é Verdadeiro !

      Você, como sempre, "Dissimulado" !

      Não tem argumento consistente e parte p/ perguntas como esta: (Disfarce)

      "Entretanto, será que podemos voltar aos estudos"?

      Sr.Adventista, não se trata de "Voltar aos Estudos" como você "Mentirosamente" colocou. Até porque eu não saí do assunto. Mas trata-se de você REFUTAR o que foi colocado por mim. Seja coerente meu amigo, e comente o que foi questionado. Não seja COVARDE !

      É uma vergonha, por exemplo, eu receber duas ou três páginas, e simplesmente "Disfarçar", como você acaba de fazer.

      Cadê os argumentos fundamentados em defesa de tua fé?
      Cadê a Consideração pelo que os outros escrevem?

      Estou decepcionado, Sr.Adventista !
      Porque não busca ajuda com os teus Gurus "Gilson Medeiros ou Leandro Quadros"? Quem sabe eles tenham alguma coisa útil que você possa usar nos teus argumentos.

      Ou então, não se envergonhe; pode jogar a "Toalha" !

      BOM SÁBADO !

      Excluir
    39. Não estou vendo o amigo contradizer os versos que apresentei. Sugiro que o amigo se acalme para que então dialoguemos com calma sobre os versos. Quando estiver pronto me avise.

      Atenciosamente.

      Excluir
    40. Qualquer criança de 5 aninhos apresentaria argumentos bém melhores do que você apresentou. E o pior, é que ainda costuma reclamar do Editor do Blog Ex-Adventista; mas a tua "Atitude" não é nada louvável.

      Deixe de ser hipócrita rapaz! Quem primeiro apresentou provas Bíblicas de que JESUS está reprovado "Definitivamente" como o Messias (Verdadeiro), fui eu. E então, cadê os teus argumentos? Não consegue Refutar nada, não é?

      Mas é claro, como é que uma Invenção Romana (Um deus/homem nascido de uma Virgem) pode encontrar provas ao seu favor, nos Escritos Sagrados? JAMAIS !

      E aí, quem sabe você se habilita a "tentar Explicar" pelo menos a Genealogia falha e "Fraudada" dos Evangelistas Mateus e Lucas? Que o fizerem com o propósito de "forçar" a situação de uma Messianidade de Jesus.

      É como bém escreveu um Mestre da TORAH: "Os Autores do Novo Testamento não conheciam o Tanack, porque do contrário não teriam cometido tantos furos". Uma TRAMA tão mal Arquitetada, que ao colocar Jeconias como Ancestral de Jesus, eles próprios se Encarregaram de Reprovar Jesus como o Messias; bém como, desacreditar o "novo testamento" como um todo, por causa de outras FRAUDES exacerbadas.

      Fraudes estas, que os "pastores" omitem para não "abalar" a fé desses NEÓFITOS. Pobres Coitados !

      A Palavra VERDADE do hebraico é "EMETH"; e significa verdade do "COMEÇO, MEIO e FIM". Mas... o "N.T" já começa com FRAUDES. E isto é um indicativo que os seus escritos não são em hipótese alguma, de Inspiração Divina.

      Se quiserem continuar na cegueira e acreditando, o problema é de cada um. Continue dando ouvido e "promovendo" os seus Mestres.

      Misericórdia SENHOR !

      Excluir
  6. Irmão Joel fique sempre à vontade.

    No caso da questão dos adornos, entre outros, o que mais acontece é a deturpação do que está escrito para impor costumes!

    Os versos usados são descontextualizados social e culturalmente e só são utilizados aqueles que dão ênfase às proibições.

    Em nenhum momento tenho estado preocupado em defender ou censurar o uso de brincos, cordões etc.

    Mas é que a IASD sequer batiza pessoas que usam brincos e cordões. Daí que José do Egito e o profeta Daniel, jamais seriam membros da IASD!

    Enquanto o ser humano deturpar as coisas e seguir preceitos humanos criados por homens, mais e mais as pessoas continuarão a ser mentalizadas.

    Um abraço.


    Anônimo X.

    ResponderExcluir
  7. Ok Anônimo X, é verdade; você está coberto de razão. A Escritura Sagrada só é boa e Eficaz, se for usada "Legitimamente"; ou seja, sem interpretações "tendenciosas", e claro, considerando o Contexto histórico e cultural.

    Mas, eu não quis entrar no Debate de vocês.

    Somente fiz um pequeno Comentário em cima daquele último parágrafo que o Sr.Adventista colocou, insinuando que o "Pai da Vaidade" seria um suposto Anjo caído (Um Querubim). Interpretação totalmente equivocada da passagem de EZEQUIEL 28.

    É claro que ele não colocou claramente, mas ficou "Subentendido" que se referiu a EZEQ. 28:13.

    Foi só isso.

    Fique na paz.




    ResponderExcluir
  8. Agora que conheço um pouco sobre a opinião do amigo Joel, faço-lhe outra pergunta:

    Quem é Satanás?

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr.Adventista, vou repetir novamente, e tentar ser mais claro, pra ver se o amigo me entende desta vez. Porque acho que não está entendendo o meu raciocínio, quanto a minha afirmativa do Satanás "Ser Mitológico".

      Pois bém; o amigo perguntou: Quem é Satanás?

      Ok. Só que, antes da pergunta, você citou alguns textos demonstrando que realmente está fazendo confusão sobre a minha opinião; Veja (Tuas palavras):

      E veja mais sobre o suposto ser mitológico:

      Jó 2:1;
      Jó 2:6;
      Zacarias 3:1;
      Jó 1:8;
      Jó 2:7;
      Jó 2:3;
      Salmos 109:6;

      AÍ VOCÊ ESCREVEU:

      "Perceba que se eu fosse adotar o mesmo tom com o amigo, também conseguiria fazer com que vossas crenças parecessem ridículas e acredite, eu era realmente muito bom nisto".

      É, realmente você está misturando as coisas. E também não fez sentido algum o teu comentário acima. Sabe porque? É porque o amigo apenas fez citações Bíblicas, mas não argumentou nada.
      Na realidade quem teceu comentários (mais uma vez), foi a Maria Gonçalves. E com relação ao Livro de Jó; é isso mesmo que ela expôs.

      Bem, "Quem é Satanás?

      No Ant.Testamento (Tanack) a figura do SATAN ou Ha'Satan é bém diferente do Satanás crido pelo Cristianismo. Ele é apresentado como um Ser não que se "Opõe" a Deus, ao contrário, ele é um Ser Celeste que está à serviço dos propósitos de DEUS. É desta maneira que os Mestres da TORAH ensinam (E isso é coerente c/ as Escrituras). Ha'Satan significa:O Opositor ou Inibidor, mas apenas do homem; jamais ele se opõe a Deus.

      Em relação ao livro de Jó, eu creio que é uma narrativa "Alegórica", que, conforme muitos grandes "Intérpretes", ela representa a situação dos seres humanos em relação a DEUS. Alí não se vê um Ser Mau se opondo a Deus, muito menos ainda, um "Anjo caído" como Adversário do Altíssimo. Senão, vejamos então:

      1) Ele se apresenta várias vêzes à presença de DEUS.

      2) Tem intimidade com DEUS a ponto de "propor" uma prova à fidelidade do Jó.

      3) Deus concede a ele total liberdade de ação sobre Jó; com apenas uma "Restrição" (Não tocar na vida de Jó).

      -Que Inimigo ou Adversário de Deus é este, que a ele é permitido fazer todas essas coisas na vida desse "Servo Fiel" e também em sua família e seus bens?

      Nesse caso, aqueles que crêem em um Satanás "Arqui-inimigo" de DEUS, e que provoca um Grande Conflito no Universo, terá que analisar as situações (1, 2 3), e dar uma explicação coerente, sem entrar em Contradição.

      Repito mais uma vez: "O Ha'Satan das Escrituras (Hebraicas e dos Profetas), não é este propagado pelo Cristianismo. Porque este sim, é "Mitológico" (Crença popular).

      É simplesmente "Inadmissível" a idéia de uma Criatura que se opõe ao Supremo Criadore. Se houvesse um outro ser no Universo capaz de desafiar a Soberania do Eterno, então Ele não seria o Único e Todo-Poderoso.

      A Crença em dois Poderes no Universo e que se opõem um ao outro (Mal X Bém), é oriunda do Zoroastrismo PERSA. É o "Dualismo".

      Cont. depois..

      Excluir
    2. Contextualizemos:

      http://www.youtube.com/watch?v=u6ZiiJ3e4MM

      http://www.chamada.com.br/mensagens/queda_satanas.html

      Creio então que entendi em parte o raciocínio do amigo.

      O amigo toma o livro de Jó como uma alegoria onde se fala de satanás. Rejeita também que Isaías e Ezequiel tenham se referido a satanás. Então o amigo conclui que Satanás estaria à serviço de Deus e não representaria uma oposição.

      Além disto o amigo atribui um erro de tradução à expressão "Jardim de Deus" que em vossa visão significaria "Jardim de deuses", no qual apóia a visão de que Éden, neste contexto, se referiria à uma cidade e não ao jardim de Deus, o jardim do Éden.

      Correto?

      Excluir
    3. Sim. É isso Sr.Adventista. Eu vou "postar" parte de um Artigo de um Grande Mestre do Hebraico, Grego e Aramaico; para tua apreciação:

      Prof. Fábio Sabino (Um entre muitos Grandes Exegetas)

      ESCREVEU: (Só um resumo)

      -Edén mencionado em Ezequiel 28 era uma cidade:

      "Harã, e Cane e Éden, os mercadores de Sabá, Assur e Quilmade negociavam contigo" Ez.27,23

      A palavra querubim em hebraico significa parcerias. As pedras mencionadas em Ezequiel 28 são as pedras que o príncipe de Tiro costumava se vestir. E o jardim de Deus é um "erro de tradução"; no original em hebraico diz "jardim dos deuses". E o contexto é claro ao mostrar que era um homem:

      "Filho do homem, dize ao príncipe de Tiro: Assim diz o Senhor DEUS: Porquanto o teu coração se elevou e disseste: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no meio dos mares; e não passas de HOMEM, e não és DEUS, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus" Ez.28,2

      Agora veja Sr.Adventista, algumas informações ao seu respeito:

      -Poucos estudiosos brasileiros fizeram uma análise tão completa e profunda de um trecho do texto bíblico hebraico quanto Fábio Sabino da Silva. A presente obra apresenta uma análise crítica completa de Ezequiel, capítulo 28, tendo por base principalmente as anotações do aparato crítico e da massorá da Bíblia Hebraica Stuttgartensia. O leitor se beneficiará com o estudo deste rigoroso trabalho.”

      Edson de Faria Francisco.

      Prof. de Hebraico Bíblico e de Grego Bíblico.

      Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).
      ----------------
      “O Prof. Fábio Sabino, de maneira brilhante e num estilo culto, no contexto da inteligência de quem cultiva intimidade com Deus e com as línguas originais das Escrituras Sagradas, hebraico, aramaico, grego e outras, apresenta, de modo renovador e com riquezas de detalhes, não só uma visão panorâmica e sucinta do Livro de Ezequiel mas também uma análise profunda e segura do Capítulo 28 do Profeta Ezequiel mostrando, objetivamente, o real conteúdo do citado capítulo.”

      Dr. Agnaldo Leite do Sacramento.

      Membro da Academia de Letras da Grande São Paulo.

      -Percebe Sr.Adventista, que não sou eu quem estou inventando "Novas Traduções" para textos Bíblicos como o "senhor" sempre me acusa (Injustamente) e isso não é legal.

      Percebe também que o referido Professor não é pouco coisa, como nós, que ainda estamos "Engatinhando".

      Mas, eu vou ser bem franco com você. O amigo continua "Pecando" na interpretação porque:

      1) Parece que se "Recusa" a considerar TODO o Contexto, e continua fazendo interrogações em cima de apenas um verso isolado.

      2) Está tomando textos Simbólicos (com figuras de linguagem, Metáforas), como se fosse "Literal".

      Portanto, antes de criticar, Examine, investigue se há fundamento ou não.

      Abraços, e fique em paz.

      Excluir
    4. Mostre as citações:

      Atenciosamente.

      Excluir
  9. Bem me perdoem pela falta de tempo, estive muito ocupado esses dias.

    Bem Joel, a sua pessoa vai continuar desmerecendo o relato Bíblico quanto à divindade de Jesus?

    Reflita com mais carinho o relato de Salmos 45.

    Desculpe - me Maria Gonçalves, mas não pude deixar de observar o vosso 1º comentário do dia 5 de novembro, a vossa pessoa relata que vários aspectos foram abolidos até mesmo pela lei civil.

    Gostaria de lhe perguntar quanto aos dez mandamentos, para a sua pessoa eles também foram abolidos?


    Bem quanto a sua pessoa Anônimo x vejo que não aceitou o desafio que lancei a sua pessoa, eu o lancei tanto á você, quanto também a pessoa da soufelizassim.

    Querem a resposta a suas indagações quanto ao dia de sábado, é fácil é só se identificarem.

    Gentilmente:

    Gênes Soares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gênes Soares!

      Olha se você quiser falar sobre o sábado você fale, se não , pra mim tudo bem. A minha decisão está tomada, não vou me identificar, e não vou voltar para a iasd.

      Que Deus lhe abençoe, sempre!!!

      Excluir
    2. Bem querida soufelizassim, entenderei se á vossa pessoa não queira se identificar, pensei que fosse uma pessoa que não tivesse receio de se identificar.

      Agora quanto a sua decisão fico triste por toma-la dessa forma, sem mesmo antes poder coloca-la á prova, leva-la á teste.

      Não quero que a vossa pessoa se sinta pressionada a tomar uma decisão, o meu desejo mais intenso é que a vossa pessoa siga o que realmente esta na palavra de Deus, a onde estiver seja verdadeira e fiel a verdade, coloque-a em prática na sua vida, pois ela é a única realmente capaz de te libertar, do erro, do engano e da dúvida que o inimigo de Deus tem colocado na vida do ser humano.

      João 8:32
      “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará".

      Eis a verdade na palavra de Deus:

      1. Jeremias 10:10 - Mas o SENHOR Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.

      2. João 14:6 – Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

      3. I João 5:6 - [...] E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.

      4. João 17:17 - Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.

      5. Salmos 119:142 e 119:151-152 – A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade. Tu estás perto, ó SENHOR, e todos os teus mandamentos são a verdade. Acerca dos teus testemunhos soube, desde a antiguidade, que tu os fundaste para sempre.

      Pena que os Judeus continuam no erro melhor dizendo na MENTIRA, pois não aceita a verdade encarnada.

      Portanto soufeliassim, o texto de Apocalipse 3:19 ainda persiste sobre as pessoas que não aceitam essa verdade.

      "Eu corrijo e castigo todos os que amo. Portanto, levem as coisas a sério e se arrependam".

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
  10. Sr. Gênes, boa noite. Não me referia aos dez mandamentos mas à poligamia relacionada com a igreja mórmon. Joseph Smith, no séc. XIX, teve a ousadia de implementar o casamento plural baseado na prática do Velho Testamento. A maioria dos dez mandamentos já está abrangida pela lei civil menos o 1º porque não é obrigatório ter religião.Mas pode escrever-me os dez mandamentos, por favor? Às vezes, falha-me um ou outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem Maria, os dez mandamentos juntamente com a lei civil foram abolidos? seja mais explicita.
      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    2. Permita-me acompanhar vossos comentários que me causou interesse, procurarei não interferir "muito".

      Creio que a amiga está se referindo à aparente "permissão" bíblica sobre ter várias mulheres, à exemplo de Salomão que tinha concubinas.

      Segundo o que entendi os mórmos deveriam se basear neste equívoco para apoiar o tal casamento plural.

      Em seguida a amiga teria exposto que a leis civil abrangeria punitivamente todos os mandamentos a exemplo de ser crime matar e roubar, excetuando-se o primeiro mandamento..

      Estou correto, é este o entendimento da amiga Maria Gonçalves?

      (humor) Intrometidamente,

      Sr. Adventista.

      Excluir
    3. Claro que está correto, sr.adventista.Há quem teime ir rebuscar no passado bíblico ideias que possam aplicar nas suas igrejas para se considerarem os melhores seguidores.Tudo teve o seu tempo e há coisas que não podem regressar como o apedrejamento dos adúlteros,dos filhos desobedientes, o uso do véu na cabeça, a mulher não poder falar na igreja, etc. A poligamia foi outro costume obsoleto que um charlatão utilizou em seu próprio proveito. Quanto aos mandamentos a sociedade aceita-os quase na sua totalidade. Há punições para quem não os cumpre. Eu pedi ao sr. Gênes para os descrever porque eu não sei se houve alguma alteração ao não cobices a mulher do próximo. Como o senhor adventista interpreta tudo literalmente, este mandamento é só para homens.

      Excluir
    4. Na parte que me toca este mandamento de não cobiçarás é tanto para homem, quanto para mulher:

      A mulher não deve cobiçar a mulher do próximo! Entende?

      (humor) Estou brincando! O mandamento diz que homens não devem cobiçar a mulher do próximo e a mulher não deve cobiçar o homem da "próxima", qualquer forma de cobiça é errado. Portanto vale para ambos os gêneros.

      Atenciosamente.

      Excluir
    5. Bem, me perdoe Maria Gonçalves por não ter compreendido a vossa colocação inicialmente, pois fiz uma leitura superficial devido à falta de tempo.

      (humor) hora de almoço entende...

      Obrigado também irmão Sr. Adventista (humor) por vosso intrometimento.

      Ainda bem que a irmã acredita na validade dos dez mandamentos, pois esse ensinamento é bíblico.

      Salmos 119:152
      "Conheço os teus mandamentos há muito tempo, porque os firmaste para sempre".

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    6. Não tem importância, sr. Gênes Soares. A humanidade não eliminou os mandamentos da sua consciência, estão entranhados nas diversas culturas há milhares de anos.Há transgressão aos mandamentos mas isso não significa que o Homem não se importe com eles, somente há alguns homens que o fazem.

      Excluir
  11. Cont..

    Zacarias 3:1 (outro texto citado pelo Sr.Adventista), foi uma VISÃO do Profeta, que também "não corrobora" com a tese de alí estar presente um Ser Maligno e Adversário de DEUS.

    É como ensinam os grandes "Exegetas da Torah":

    "Assim como em uma Côrte humana deve existir além do Juíz, um Promotor (Acusador, Opositor); na Côrte Celeste também não é diferente".

    Nessa Visão mostrada a Zacarias, podemos perceber um "Senário" de um Juízo. Ou seja: O Acusado (Josué), o Defensor (O Anjo do Senhor) e o Opositor (Ha'Satan). Porque?

    Porque a função do Satan é de Inibir ou Opor-se. E nesse caso, as vestes sujas de Josué simbolizava as transgressões de Israel, que eram nele refletidas; Já que ele era o Sumo Sacerdote e representante do povo.

    A repreensão de DEUS sobre Satan, significou apenas a Sua recusa em aceitar a acusação; tanto é que Ele (DEUS) reveste a Josué de finos Trajes, além de não imputar a ele nenhum pecado.

    Então, mais uma vez está claro a existência de um Personagem (Acusador, Opositor), que se posiciona à direita de Josué (Mas no sentido legal). Sem esquecer que a narrativa é parte de uma "Visão".

    Abraços, e até mais.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.