Temos um relato romano que fala que amarravam os crucificados?
Rodrigo Silvo usou uma base, a ausência de relato romano, faltou com a verdade ao dizer que não havia? Ou seja, temos realmente um relato romano (não uma opinião), mas um registro antigo romano que fala de que amarravam os crucificados?
Segunda pergunta: Esta questão de amarrar os crucificado, está sendo hoje questionado? Amigo disse "a maioria dos especialistas acredita".
E Rodrigo Silva no vídeo não disse que a ideia de que os crucificados eram amarrado "estava mudando". O que Rodrigo Silva disse é que "a questão do amarrar, hoje está sendo questionado".
Então, independente de estar mudando ou não, volto à pergunta: Esta questão do amarrar, hoje está sendo questionada? O amigo disse "a maioria dos especialistas acredita". Não são todos? Há quem questione? Ou não?
Os demais detalhes ditos por Rodrigo Silva também parecem estar de acordo aos 5:50.
E Rodrigo Silva não disse que os ossos das mãos e do braço não foram encontrados, mas sim de que estavam fragmentados. Pergunto: Estavam ou não fragmentados? Jô soares perguntou "Esse negócio de cravo na mão não tem?" Rodrigo Silva respondeu: "Não, não, não porque o osso dele estava muito fragmentado, então os ossos da mão não estavam todos inteiros".
O amigo ainda argumentou "mas que evidentemente era comum o uso de cordas para amarrar crucificados", pergunto, evidentemente? O vídeo mostrou que era evidente o uso de cravos, porque acharam um exemplar contendo um cravo preso ao calcanhar.
E se a questão do uso de cordas não é baseado em relato romano, nem em achado arqueológico, como foi o achado do cravo, por que se afirma que usavam cordas? E por que cordas?
E a argumentação de Rodrigo Silva é de que não foi possível constatar de que os pregos foram utilizados na mão, porque estavam muito fragmentados, mas o amigo disse de que segundo os estudiosos de que "não nenhuma evidência de que os pregos perfuraram os braços e as mãos da vítima". O amigo então argumenta de que isto "parece indicar de que ele foi amarrado". Então pergunto:
Rodrigo Silva mentiu ao dizer de que os ossos estavam fragmentados? Porque o amigo deu a entender que foi possível checar se os tais foram perfurados ou não.
Percebo então de que na explicação de Rodrigo Silva não parece haver incorretude:
1) A questão do amarrar está sendo questionado; Rodrigo Silva disse "A questão do amarrar está sendo questionado" e não que "a idéia de que os crucificados eram amarrados estava mudando";
2) Não temos nenhum relato romano de que amarravam os crucificados;
3) Que as reconstruções renascentistas é que falavam isto;
4) No achado do crucificado constava um cravo fixado ao calcanhar;
5) os ossos das mãos do achado estavam fragmentados demais para se comprovar se foram ou não fixado com cravos;
Creio que o amigo não interpretou direito a afirmação de Rodrigo Silva uma vez que:
1) Mudou o sentido da afirmação de Rodrigo Silva sobre a questão de o amarrar estar sendo "questionado" o qual o amigo trocou por "a idéia estaria mudando";
2) O amigo afirmou "Portanto Rodrigo não deveria ter usado justamente este caso como evidência de que as mãos dos crucificados eram pregadas" sendo que, pelo achado, menos ainda poderia ser usado como evidência para uso de cordas. E o amigo apoiou fortemente o uso de cordas, ao passo que mostrou, atravé do próprio vídeo a possibilidade de que usassem cravos nas mãos além das cordas. Ainda mais a frente aos 9: 55 o amigo afirma "mas é impossível que Jesus tenha sido sustentado APENAS pelos pregos".
O que percebo é que Rodrigo Silva estaria evidenciando o uso de cravos e contradizendo o uso "somente de cordas".
Quanto a questão do uso do cravo COM cordas, ou cravo SEM cordas, não deu para extrair do diálogo. Creio que o amigo se equivocou na interpretação do diálogo.
RÉPLICA
Cada dia mais me aproximo dos adventista por esse evangelho maravilhoso sem falta de nada, tudo se completa perfeitamente, enfim encontrei a Bíblia para os meus questionamentos.. Os adventista real estão de parabéns...dos judeus da vontade até de rir da insanidade desse povo...
ResponderExcluirCada dia mais me aproximo dos adventista por esse evangelho maravilhoso sem falta de nada, tudo se completa perfeitamente, enfim encontrei a Bíblia para os meus questionamentos.. Os adventista real estão de parabéns...dos judeus da vontade até de rir da insanidade desse povo...
ResponderExcluirOlha só... Que legal! Obrigado, por dizer que eu sou educado e solícito. :D
ResponderExcluirOlá, irmão, é uma honra tê-lo aqui.
ResponderExcluir