sábado, 8 de outubro de 2016

Colossenses 2:14

O problema, irmão Julio, é estarmos cheios de problemas e queremos apontar o problema dos outros. Veja, poderia argumentar ao mesmo nível, com o irmão,l dizendo que o amigo postula de acordo com o entendimento da patrística, pois lá sim, encontramos: páscoa semanal, oitavo dia, dia da recriação, que são as bases para a santificação do domingo. Existem estas doutrinas na Bíblia? Não, não existe, irmão. Bem sabemos que quando se inicia o estudo da Bíblia, após ler as passagens que falam acerca do primeiro dia da semana, a Bíblia é então deixada de lado e abre-se os ensinos tradicionais patrísticos. Velho testamento tem que ser interpretado a luz do novo testamento? Acaso existia o cânon neo-testamentário quando Paulo disse "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; 2 Timóteo 3:16"? Qual era a atitude dos bereanos em Atos 17:11? Os escritos do velho testamento foram escritos sobre a base do novo testamento? Qual veio primeiro? Quem é a base de quem? Qual o exemplo de Cristo? (Lucas 24:27) O que Jesus ensinou em Lucas 16:29-31? Qual Bíblia Cristo usava quando levantava-se para ler e pregar nas sinagogas aos sábados? (Lucas 4:16, Lucas 6:6) O que disse Paulo? "Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei." (Romanos 3:31) Leia também Romanos 10:7. Quanto Colossenses 2:16-17, devemos analisar este verso por meio de Gálatas 4:9-11 na parte que diz "Guardais dias, e meses, e tempos, e anos". A expressão "Guardais dias, e meses, e tempos, e anos", comparada com "dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados" de Colossenses 2:16, coloca os sábados na condição anual: Dias = festas; Meses = lua nova; Tempos/Anos = Sábado; Logo estes sábados se referem aos solenes, anuais, como o do dia da expiação, que não era festivo, mas de aflição, segundo Levítico 23:29. Então o problema ali não era o sábado semanal, irmão. Leia agora Colossenses 2:20 junto com Gálatas 4:9. Leia então todo o Colossenses 2 depois leia todo o Gálatas 4, então vire a página em Gálatas 5, onde ali, encontramos a razão do problema, no verso 2! Quem eram estes e como se resolveu este problema? Leia Atos 15:1-21 e especialmente Atos 15:1 e Atos 15:5. Da boca de Tiago veio a solução do problema, conforme Atos 15:13-21, repare no verso 21, irmão. Agora vá para Atos 13:42-44. Então leia todo o capítulo de Atos 13, onde vemos Paulo e Barnabé, agora unidos, confrontando os prosélitos. E a investida prossegue em Atos 14. A maior força tradicional, especialmente dos fariseus, eram as sombras, rituais e cerimônias, sobre as quais colocavam o seu fermento (Mateus 16:6). Este fermento e este rudimento, era a própria tradição exemplo: Marcos 7:4, Marcos 7:8, Marcos 7:2, Marcos 7:3, Lucas 11:39. Sendo que a lei, em seu aspecto condenatório e em seu aspecto cerimonial, as cerimônias e sacrifícios, não mais praticamos hoje eram sombras que alcançaram o seu cumprimento em Cristo, não havia por que voltar novamente à estas práticas, muito menos às tradições, que como Paulo disse, tinha até algum valor (Colossenses 2:23) mas não serviam para a perfeiçoar a ninguém, que era o ensinamento que Paulo. Paulo então direciona nossa atenção para algo superior, e começa falando disto no livro de Hebreus, a exemplo de Hebreus 11:4, onde desenvolve a doutrina da fé (Hebreus 11:1) enquanto nossa atenção para um outro santuário e um outro sacerdócio e que está contido em toda a carta aos Hebreus. Este é o cumprimento das sombras ditas em Colossenses 2! Quando olhamos para Cristo e seu sacerdócio, percebemos que a realização daquelas sombras, no santuário terrestre, não têm mais sentido. O seu significado se cumpre nos trabalhos de Cristo realiza em nosso favor no Santuário que está no céu (Hebreus 9:24). Assim, por que oferecer-se-ia ofertas, libações e sacrifícios, pelo pecado, sendo que Cristo realiza isto por nós hoje, junto ao Pai, no santuário que está no céu? Então entendemos finalmente por que Paulo disse: "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo." (Colossenses 2:16,17) O irmão, tendo agora este conhecimento, leia agora todo o capítulo de Colossenses 2 e irá entender o que, por meio de Paulo, ali é dito. E ao passar para o capítulo 3 terá uma surpresa já no primeiro verso, verá como as coisas se tornam claras. Um abraço.

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