sábado, 19 de outubro de 2013

O adventismo e a ortodoxia

Ortodoxia como pilar do cristianismo

Os Adventistas do Sétimo Dia provém de um movimento denominado 'Adventista' que surgiu após o desapontamento de 1844, em uma época onde ocorria um movimento maior chamado de 'Reavivamento'.

Fato é que certo grupo de cristãos, provindos das mais diversas religiões, incluindo as católicas e protestantes, reuniram-se nesta época a fim de criar uma nova ingreja fundamentada inteiramente na Bíblia.

Embora o Movimento Adventista, surgido em meados de 1844 tenha sido um movimento plurireligioso, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, desde sua fundação (em 21 de Maio de 1863), possui um corpo de doutrinas muito bem definidas e que se conservam até os dias de hoje.

De lá para cá, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, possui um conjunto de doutrinas ortodoxa, mas também, pelo menos duas doutrinas heterodoxas.

Um erro grave dos críticos:

Um erro grave da alguns críticos mal estudados e mal informados sobre o assunto, é o de acreditar de que para uma denominação se considerada ortodoxa, precise fazer uma espécie de confissão de fé nas doutrinas ortodoxas já estabelecidas. O que é um erro, pois a ortodoxia proveio de um alinhamento doutrinário e não de uma herança entre denominações!

Ocorre que dentro do protestantismo, constatou-se certo alinhamento de doutrinas, estas doutrinas então foram aclamadas como 'Doutrinas ortodoxas', pelo único e simples fato de várias religiões terem chegado em denominadores comuns em suas doutrinas, considerando-as então como indicativos da chamada 'fé correta'.


Em relação aos adventistas:

Com a Igreja Adventista do Sétimo Dia não foi nada diferente do que aconteceu às denominações protestantes. Tendo seu conjunto de doutrinas formadas, a maior parte delas se alinharam às crenças ortodoxas comum da cristandade. Por outro lado, algumas doutrinas heterodoxas foram percebidas, algo comum que ocorre em muitas denominações.

Como ocorre este alinhamento?

Sendo que a Bíblia deve ser a regra de fé de todas as denominações distas cristãs, é mais do que natural de que apresentem as mesmas doutrinas, mesmo que com algumas particularidades. A Igreja Adventista em Especial, não apenas utilizou a Bíblia como regra de fé, como também a Bíblia como ÚNICA regra de fé e também de prática. Além disto a Igreja Adventista do Sétimo Dia utiliza TODA a Bíblia como fonte de suas doutrinas, o que explica a existência de doutrinas heterodoxas, uma vez que poucas denominações se aventuram em firmar-se, doutrinariamente, em toda a Bíblia desde o Gênesis até o Apocalipse.


Conclusão:

Muitos críticos tem errado feio, por utilizarem o pressuposto de que novas denominações surgidas em meio ao protestantismo, devam fazer confissão de fé nas doutrinas ortodoxas já "estabelecidas". Quando na verdade a única exigência para que as doutrinas sejam consideradas ortodoxas é de que suas crenças doutrinárias se alinhem com as crenças comuns cristãs, ditas como fundamentais.

Utilizar, mesmo que seja a ortodoxia como regra de fé ou fonte de doutrinas, equivale a firmar-se em algo que proveio de tradição, contrariando o ensinamento Bíblico de que unicamente a Bíblia deve ser nossa regra de fé e fonte de nossas doutrinas.

Não seria algo diferente do exigido pelo Judaísmo aos novos cristãos conversos da época apostólica.

Deste modo a Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma genuína religião cristã que contém um corpo de doutrinas que contém tanto doutrinas ortodoxas quanto doutrinas heterodoxas, que podem ser lidas aqui:

http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/12/igreja-adventista-do-setimo-dia-crencas.html


Apêndice - O que leva alguns críticos a acreditarem que algumas crenças ortodoxas adventistas não sejam de fato ortodoxas?

O motivo é bem simples: Porque afogados em orgulho quanto à ortodoxia, pretendem impor uma nova regra, não Bíblica, de que novas denominações que surgirem em meio protestante devam professar fé diretamente na ortodoxia. Alegando que uma doutrina extraída diretamente da Bíblia, não deva mais ser considerada ortodoxa, mesmo que esteja alinhada com as crenças ortodoxas da cristandade atual.

Isto representa uma exigência não Bíblica e inaceitável, pois priva novas denominações que surgirem de estabelecerem seu próprio corpo doutrinário, utilizando como fonte, unicamente a Bíblia, tão somente a Bíblia e toda a Bíblia.

 Os ortodoxos, por mais bem intencionados que sejam, por algumas atitudes radicais, tem sido vistos, por alguns, como arcaicos e também como obstáculos à revelação progressiva das verdades Bíblicas. A ortodoxia deve ser sim valorizada e respeitada, mas jamais deve substituir o espírito da busca da verdade e da própria revelação das verdades bíblica que são superiores inclusive à ortodoxia.

Deste modo, atém mesmo a ortodoxia deve ser testada pelos padrões Bíblicos e jamais poderá ser colocada em patamar superior ou de igualdade à esta autoridade máxima (a Bíblia), e não deve, portanto, ser adotada como regra de fé.


Dicionário:

Ortodoxa - A palavra "Ortodoxa" é derivada de duas pequenas palavras gregas: "orthos" que significa correta e "doxa" significando fé ou glorificação.

http://www.ecclesia.com.br/biblioteca/igreja_ortodoxa/a_igreja_greco-ortodoxa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.