quinta-feira, 28 de março de 2013

Debate - É pecado utilizar energia elétrica no dia de sábado?


"Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais. Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo. (1 Coríntios 5:9-13)

"Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas." (Êxodo 20:10)

Além de Deus nos colocar responsabilidade apenas pelos estrangeiros que estiverem dentro das nossas portas, a Palavra de Deus nos instrui a não nos preocuparmos em julgar os que estão fora, cabendo isto a Deus. A responsabilidade que nos é confiada é a de cuidar dos que estão dentro da igreja e que evitemos qualquer coisa que provenha de um irmão que conscientemente e deliberadamente transgrida algum mandamento sem dor alguma na consciência. Não devemos incentivar a má conduta deste irmão, a bíblia então recomenda que, com este, nem comamos.

Mas será que a mesma atitude deva ser adotada para com os que estão fora da igreja?

Nisto entra a questão daquilo que é produzida no dia de sábado. Afinal de contas, devemos julgar ou não os que estão fora? E mais, devemos recusar as coisas que estes produzem no dia de sábado? E se eu aceitar estes produtos como a energia elétrica, estarei pecando?

A Bíblia diz que a questão dos que estão fora, cabe a Deus julgar. Mas será que é isto mesmo?

Em clima de Na Mira da Verdade, você acompanha agora, este debate.
 (Sr. Adventista) 

73 comentários:

  1. Sr. Adventista, boa tarde!

    A divisão da lei em moral e cerimonial não é ideia da IASD, ela já era adotada e entendida por estudiosos antes mesmo da IASD existir, vide os seguintes documentos e declarações de fé, inclusive em alguns livros que li, os quais agora não me lembro as fontes, são feitas as seguintes menções:

    A SEGUNDA CONFISSÃO HELVÉTICA, redigida em 1566, expressando crenças de séculos anteriores, faz clara distinção entre a "lei moral de Dez Mandamentos" e a "lei," a saber, "lei cerimonial." Cap. 12, 4º. parágrafo.

    OS 39 ARTIGOS DE RELIGIÃO DA IGREJA DA INGLATERRA, redigidos em 1571, no seu artigo VII aponta as leis da Bíblia, classificando-as em cerimoniais (cerimônias e ritos), civis (preceitos para uma comunidade, a de Israel) e lei moral.

    REVISÃO AMERICANA DOS ARTIGOS pela Igreja Protestante Episcopal, feita em 1801, reafirma a distinção de leis moral, cerimonial e civil, no seu artigo VI.

    ARTIGOS DE RELIGIÃO DA IRLANDA, elaborados no ano de 1615, fazem idêntica distinção, como também o faz a DECLARAÇÃO DE SAVOYA DA IGREJA CONGREGACIONAL formulada em 1658.

    CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER, proclamada em 1647, no seu capítulo 19, incisos de I a VII, faz, com detalhes, a enumeração das leis bíblicas, distinguindo-as em moral, cerimonial e civil.

    CONFISSÃO BATISTA DE 1688 (confissão de Filadélfia) reproduz ipsis verbis os termos da Confissão de Westminster na parte atinente à lei. Interessante!

    OS 25 ARTIGOS DA IGREJA METODISTA, formulados em 1784, em seu inciso VI, distingue leis civis, cerimoniais e morais.

    Obs: Há ainda as leis de saúde

    Daí se é válido para fins didáticos, a validade da divisão das leis em: moral, cerimonial e civil!, é válido utilizar tal uso didático para formar doutrina sobre o sábado? Estou fortemente convencido que não!

    Há algum tipo de documento, salvo engano, dos judeus na época do Antigo Testamento afirmando ou comprovando que os antigos judeus faziam este tipo de divisão das leis? Não! Uma vez que os judeus não faziam tal tipo de divisão das leis e desconheciam tais conceitos que são explicações surgidas muito, mas muito tempo depois!

    Não creio ser correto fazer doutrina sobre o sábado utilizando tal recurso, o qual se é justo para fim didático, é frágil como base para se defender uma posição rígida sobre o sábado judaico.

    É aí que agora quero entrar, pois quando cito diversos versos do Antigo Testamento em que o próprio Deus determina apedrejar os que praticassem adultério, transgredissem o sábado etc., estas determinações são relativizadas para os tempos atuais. São explicados por alguns serem elas mandamentos judiciais que deixaram de existir. Mas onde na Bíblia está esta determinação que os ditos "mandamentos judiciais" de Deus deixaram de existir?

    Após minhas observações, vamos ao tema do artigo que trada do uso da energia elétrica ser pecado ou não!

    Pois bem, é claro que não há nenhum erro em usar energia elétrica; do mesmo modo que não há erro em trabalhar neste dia se necessário for. Entretanto quero seguir a lógica da IASD que atribui que determinadas atividades não ligadas à espiritualidade ou a fazer o bem que sejam realizadas no sábado é pecado!

    Quem quer usar a Bíblia querendo com base nela apoiar uma determinação impositiva para não se trabalhar no sábado, domingo ou qualquer outro dia comete grave erro e certamente entrará em contradição. Por quê? Porque se beneficiará dos serviços de terceiros que estão trabalhando para si, haja vista que estará consumindo e pagando por serviços de terceiros realizados em suas casas, com fazem os adventistas!

    Continua

    ResponderExcluir
  2. Continua

    Há uma explicação muito utilizada de que não somos responsáveis pelas atitudes dos outros. Tudo bem! Mas e quando estamos relacionados diretamente com o fato pagando por serviços que estamos usando no sábado, quando podemos evitar usá-los e quando não estão vinculados à espiritualidade e a fazer o bem ao próximo?.

    Será que é necessário que uma boa parte dos que foram adventistas trabalhem no sábado para que o consumo e pagamento da energia elétrica, gás de rua, telefone, neste dia realizado por terceiros na residência dos adventistas seja considerada uma ilicitude? Não há lógica nenhuma nisso e nem coerência!

    Do ponto de vista bíblico não vejo tal importância no contexto da Nova Aliança, em relação ao sábado, tanto assim que os que tentam ser radicais quanto ao sábado, nada mais farão do que entrar em contradição.

    O erro não está em alguém guardar o sábado. Se quer guardá-lo bem. Mas o erro dos adventistas está em querer julgar alguém por causa do sábado ou fazer de sua guarda um critério para a salvação; ao mesmo tempo em que não se conseguem viver sem deixar usufruir e pagar do serviços de terceiros realizados em suas casas no sábado que nada têm em fazer o bem ao próximo ou com a espiritualidade.

    Um abraço fraternal.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo

    O erro não está em alguém guardar o sábado, domingo, 6ª feira. Se alguém quer guardar algum dia, tudo bem! Contudo jamais deve querer impor qualquer dia a alguém! Se fizer isso estará ferindo o que está na Bíblia!

    O erro dos adventistas está em querer julgar alguém por causa do sábado ou a fazer de sua guarda um critério para a salvação, ao mesmo tempo em que estes não conseguem viver sem deixar de usufruir e pagar do serviços de terceiros realizados em suas casas no sábado. Ressalto o fato de que, ainda mais quando os serviços que usam e pagam no sábado em suas casas seguramente nada têm a ver com fazer o bem ao próximo ou com a espiritualidade.


    Um abraço fraternal.


    Anônimo X.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Anônimo X, o amigo não deve fazer de si uma doutrina.

      Tudo o que o amigo disse, estaria embasado em vossa própria opinião.

      Digo estaria, pois esta sequer é a opinião do amigo, mas opiniões copiadas de terceiros.

      Não é lícito distorcer a bíblia apenas para justificar uma transgressão de algum mandamento.

      Vamos voltar no início:

      Tipos de leis:

      Leis morais, Preceitos judiciais e Leis cerimoniais.

      O amigo disse que são uma coisa só! Deseja que eu lhe explique cada um destes tipos, sua essência e aplicação e suas diferenças?

      Excluir
    2. Quando eu fui à igreja adventista havia um computador ligado, a projeção dos vídeos dos cânticos na parede e um microfone ligado. Era possível prestarem um culto utilizando tecnologia avançada se não houvesse pecadores trabalhando ao sábado?
      E nem sequer havia necessidade de usar um computador. Era para os membros lerem a letra dos cânticos. Um simples hinário não fazia o mesmo serviço? Um microfone para quê? A salinha era pequenina e os membros eram talvez uns vinte. Ouvia-se perfeitamente. Luxos desnecessários só para gastarem o dinheiro arduamente poupado por algumas pessoas idosas que eu lá vi.

      Excluir
    3. E ainda por cima o senhor que estava a fazer o sermão apregoou:« Quem está com Deus levante-se!» Eu, ingénua, deixei-me estar sentada pensando que, como visitante pela primeira vez, podia comportar-me como uma verdadeira ateia. Não é que o senhor (membro ativíssimo) põe-se a gritar:« Não estejam a brincar!». Olhei para os lados, tudo em pé, tive vergonha de olhar para trás porque devia ser o mesmo panorama e concluí que aquela frase era-me dirigida. Quando começaram a cantar lá me levantei para ser igual ao resto do rebanho.
      Não acho correto o membro ou visitante provar que crê em Deus só porque o mandam levantar-se e ele obedece. E se a pessoa não se levantar não deve ser pressionada para tal. Além disso, uma pessoa tem que ir a uma igreja já portadora da crença em Deus? Não é lá que pode vir a transformar-se? Não pode entrar descrente e após vários meses de integração ficar crente? No primeiro dia tenho que mostrar que sou crente senão estou a brincar com o pessoal?
      Tenho razões para estar mal impressionada. Não significa que na mesma igreja mas noutro local fosse igual.

      Excluir
    4. Ouvi uma pregação hoje de um obreiro da associação. Ele deu uma ordem, para se desligar qualquer aparelho que não tenha como objetivo Lucas 19:10, buscar e salvar os perdidos.

      Você era o motivo daquelas coisas estarem ali. O microfone não tem outra serventia a não ser a pregação e o louvor, as caixas não tem outra função senão projetar o amor de Cristo através de palavras e o amor.

      Um pregador poderia almentar a voz e sacrificar suas cordas vocais, mas creio que Jesus não iria querer isto, já que deu ao homem tantatas tecnologias.

      E se o homem usa a tecnologia para tantos fins, por que não podemos usar um bem que Deus nos deu para SUA obra?

      E conforto nunca foi sinal de luxo, Jesus deseja que todos tenham uma boa cadeira para se sentar, um bom som para ouvir claramente o que ELE tem a nos revelar. Deus também se preocupa com a beleza, senão não teria criado as flores, nem jardins tão belos.

      E Deus deseja o melhor para o ser humano.

      Tudo que há na igreja serve a nós mesmos e servem somente aos cultos. Deus não abençoa as empresas dos filhos fiéis para que tenham conforto e toda aparelhagem e equipamento que precisam para trabalharem?

      Por que então justo na igreja deveríamos deixar a desejar? Não é muito mais agradável ouvir a palavra de Deus sentindo uma brisa suave, do que suportanto um calor intenso, desviando nossa atenção do que Deus nos está falando e preocupando com os desconfortos em nossa carne?

      A questão de se levantar na igreja na hora do louvor é uma questão pessoal. Querendo ou não, quem entra na igreja está com Deus, pois ELE se faz presente e a amiga não foi na igreja por acaso, é Cristo quem atuou em seu coração e levou àquela igreja.

      Quando um pregador fala, isto as vezes nos soa como uma pergunta:

      Você está com Deus?

      A amiga pode crer que não está, mas está com Deus. Então estaria em uma igreja onde Deus está presente em todo lugar, mas você sente que não está com Deus?

      A amiga pode não ter aceito a Deus ainda, mas isto não a impede de buscá-lo. Isto se faz levantando, orando, ou cantando, ou reverenciando, ou lendo a Palavra de Deus. A amiga não estará assumindo que aceitou a Deus, mas sim que está disposta a aceitá-lo.

      Todos estamos com Deus, querendo ou não eles nos protege, nos guarda, nos abençoa, nos dirige, por toda a nossa vida, mesmo que o rejeitemos. Cristo nunca desiste de nós e sempre haverá de lhe chamar, para se levantar, para olhar para o céu, ou para se ajoelhar e orar, ou tão somente elevar seu pensamento a ELE em reverência.

      Este mesmo convite também é feito a nós cristãos em várias pregações.

      - Quem está disposto a deixar o conforto pessoal e se dedicar à uma dupla missionária e ir para as periferias?

      Ouvi isto no final de uma pregação, e várias outras nas quais não tive coragem de me levantar. Era Deus chamando, alguns atenderão, outros não. Porém quando ouvi um chamado que tocou no meu coração, logo atendi, percebi que alquele era o plano de Deus para a minha vida.

      Portanto não é que eu não tivesse fé, apenas não era a minha hora.

      Mas aquilo abriu a minha mente e orei para que Deus me indicasse aquilo que ele queria que eu fizesse.

      Quando Deus chama ele já tem muitas bênçãos para nos conceder, bênçãos que muitas vezes não podemos dirigir, nem trocar por mercadorias, mas sabedoria, bom caráter, paz, saúde, entendimento e destreza para lidar com as coisas da vida.

      Portanto quando Deus lhe chamar novamente, não se acanhe, converse com ELE na sua mente, seja sincera, com Deus você não recisa esconder o que sente. Diga que não acredita mas quer acreditar, que está se levantando não porque tenha alcançado a fé que esperam de você, mas porque está disposta a dar uma chance, ao menos uma única chance, para o Deus que te conhece desde que estava no ventre de sua mãe.

      Excluir
    5. Gostaria que acompanhasse comigo esta música:

      http://www.youtube.com/watch?v=KJckxThIwSo

      Excluir
  4. Prezado irmão Sr. Adventista, bom dia.

    O irmão escreveu o seguinte:

    "Amigo Anônimo X, o amigo não deve fazer de si uma doutrina.

    Tudo o que o amigo disse, estaria embasado em vossa própria opinião.

    Digo estaria, pois esta sequer é a opinião do amigo, mas opiniões copiadas de terceiros."

    RESPOSTA: Muito estranha sua afirmação. Saiba que não há nenhum erro em citar fontes históricas, aliás as citações feitas são de um livro adventista, o qual quando digitei não me lembrava o autor.

    Por outro lado, o Sr. é quem mais cita a explicação de terceiros, vide as explicações do Rodrigo Silva e várias outras que o Sr. coloca neste blog. Entretanto não há também nada de errado nisso!

    Em relação à minha opinião, ela existe porque Deus nos deu o dom de refletir e está cada vez mais firme devido à ausência de respostas às questões que levantei de sua parte.

    'Não é lícito distorcer a bíblia apenas para justificar uma transgressão de algum mandamento."

    RESPOSTA: É isso que estou esperando tanto do Sr. ou do irmão Gênes a explicação dos quatro exemplos que dei. Pois o que vejo, e digo fraternalmente, é os Srs. a transgredirem todo o sábado!


    "Vamos voltar no início:

    Tipos de leis:

    Leis morais, Preceitos judiciais e Leis cerimoniais.

    O amigo disse que são uma coisa só! Deseja que eu lhe explique cada um destes tipos, sua essência e aplicação e suas diferenças?"


    RESPOSTA: Eu não disse que as leis são tudo uma coisa só, haja vista que é notório os aspectos cerimoniais, higiênicos, Civis, morais, judiciais etc.

    O que afirmei foi que os antigos judeus não usavam os conceitos lei moral, cerimonial, judicial, civil, judicial.

    Os conceitos acima (lei moral, cerimonial, civil,judicial, higiênicas0 são construções teóricas que surgiram muito tempo depois e são válidas como um meio didático, mas não para formar doutrina sobre um dia. Foi isso o que afirmei.

    O que a IASD explica sobre as leis não é ideia original dela. Daí as menções históricas que digitei.

    Do mesmo modo, o que o Sr. ou a minha pessoa viermos a explicar e escrever sobre leis não serão idéias nossas. Afirmar o contrário é faltar com a verdade e querer demostrar uma falsa erudição.

    Inclusive achei algo que havia escrito sobre a questão, aspectos das leis, mas que tomei como fonte de dicionários bíblicos e teológicos.

    Outro aspecto é que há várias passagens bíblicas em que também os judeus antigos aplicam indistintamente os termos Lei de Moisés e Lei de Deus misturando inclusive os referidos termos e aplicando-os às questões diferenciadas e similares. Se o Sr. achar necessário faço todas as citações.

    Ressalto que explicar os aspectos das leis não muda, a ausência de respostas às perguntas que dirigi ao irmão.

    O importante é que as perguntas centrais levantadas por mim precisam ser respondidas pelo irmão para que possamos avançar.

    Um abraço fraternal.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir
  5. Sr. Adventista, bom dia.

    Há necessidade do irmão responder às perguntas que lhe fiz, já faz algum tempo, de forma objetiva. Creio que ficaria melhor respondê-las por partes.

    Vamos novamente às questões:

    1ª Certa vez ia com minha esposa e filhos à IASD no sábado, quando percebi que um dos pneus de meu carro havia furado e fui ao borracheiro que o consertou. Veja bem que esta pessoa estava trabalhando no sábado. Paguei o serviço no sábado! Pergunto ao Sr. e mesmo aos adventistas: Fiz certo ou errado? Transgredi a lei ou não? E o borracheiro está certo ou errado em trabalhar no sábado?

    RESPOSTA: ?????????????????? ( Por favor responda!)

    2ª Em outra ocasião sendo adventista fiz um concurso que caía num sábado, mas por meio de liminar realizei a prova no domingo, depois do pôr do sol do sábado. Fiquei aguardando o término do sábado numa sala à parte juntamente com outros dezesseis irmãos para poder fazer a prova no domingo!.

    Obs: a) A maioria dos adventistas foi de ônibus, assim como eu; b) Aguardamos o término do sábado, tratando do nosso interesse, para fazer a prova no domingo; c) Ficamos aguardando o término do sábado numa sala em que havia iluminação e ar condicionado. Fizemos certo ou errado em pegar ônibus no sábado para fazer a prova ? Os motoristas de ônibus pecaram por trabalhar no sábado? E as pessoas da Cia Elétrica? E na ocasião, nos adventistas transgredimos a lei ou não quando pegamos ônibus para nos dirigir ao local da prova? Quando ficamos aguardando no sábado – tratando de nosso interesse – para fazer a prova? Quando ficamos desfrutando da energia elétrica (ventilador e luz)? E o fiscal da prova pecou ou não por trabalhar no sábado?

    RESPOSTA: ??????????????????? (Por favor responda!)

    3º Certa vez ao final do culto da IASD no sábado por descuido, não providenciamos o almoço para o grupo musical adventista. Daí que tivemos que comprar alimentos no sábado para fazer o almoço. O que fizemos? Fomos ao supermercado no sábado e compramos o que era necessário e preparamos rapidamente o almoço. Perguntas: A) Nós pecamos? B) As pessoas que trabalham no mercado pecaram? C) O pessoal que trabalha na Cia elétrica pecou?

    RESPOSTA: ???????????????? (Por favor responda!

    4ª Se morasse perto do Sr. e tendo amizade e liberdade para debater, ao passar em frente a sua casa lhe perguntasse: Sr. Adventista, hoje é sábado e o irmão não está fazendo nenhuma atividade espiritual em sua casa neste momento. Pois bem, será que o irmão deixará as lâmpadas acesas, ou ao dormir ou chegar à noite ligará o ventilador, ou chuveiro elétrico sabendo que neste momento as pessoas estão trabalhando para servi-lo? Sabendo que deverá pagar por estes serviços? Estes usos nada têm a ver com a espiritualidade irmão! Por que o Sr. não desliga a chave elétrica de sua casa? O que o irmão me diria? Será que por conveniência preferiria transgredir a lei?

    RESPOSTA: ????????????????????? (Por favor responda!)

    Obs: Lembrando que na conta de luz há um contrato feito entre o contratante (cliente) e o fornecedor (empresa que fornece a luz).

    Obs 2: Ratificando que basta ao Sr. desligar a chave elétrica em sua residência para não consumir a energia elétrica no sábado, a fim de não pagar a energia que está sendo produzida por aqueles que estão "pecando" segundo os adventistas por trabalharem neste dia.

    Note bem que citei questões bem concretas. Espero que o irmão não se omita e responda as perguntas feitas, pois até aqui tenho perguntado e todos os que defendem o sábado judaico mantêm silêncio, desconversam e jamais respondem às problematizações de forma concreta!

    Desde já agradeço por sua atenção e pela resposta que acredito não se omitirá desta vez em me dar.

    Um abraço fraternal ao irmão e que Deus nos abençoe, em nome de Jesus.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estivesse em seu lugar, o que o amigo acha que Jesus faria?

      Excluir
    2. NOTO UM CERTO PROCEDER FARISAICO NAS PERGUNTAS DO ANONIMO DESCONHECE O SIGNIFICADO DO SABADO. SE TIVER QUE ANDAR 50 KMS PARA ADORAR NA IGREJA A DEUS, SE TIVER QUE USAR OS TRANSPORTES, IREI USA-LOS E NAO VEJO NISSO PECADO, COMO DAVI NAO PECOU QUANDO USOU O QUE POR LEI LHE ESTA IMPEDIDO, O OBJETIVO MAIOR E A ADORAÇAO E O LOUVOR A DEUS.OS SACERDOTES TAMBEM TRABALHAVAM AO SABADO MAIS E ERAM SEM CULPA O FIM ULTIMO ERA ADORAÇAO A DEUS E A SALVAÇAO DO SEU SEMELHANTE, E FICAVAM SEM PECADO. MAS QUANDO BUSCO OS MEUS INTERESSES SEM O OBJECTIVO DE CULTUAR A DEUS ENTAO CUIDADO! O SABADO FOI FEITO PARA O HOMEM E NAO O HOMEM PARA O SABADO! APRENDA COM JESUS!

      Excluir
  6. Querido irmão Sr. Adventista, boa tarde.

    Viu só. O Sr. não quer responder.

    A sua pergunta nada tem a ver com o que lhe perguntei. É mero subterfúgio para desviar-se do assunto, da indagação que lhe fiz!

    O que Jesus faria eu sei e seguramente seria um comportamento e procedimento totalmente diferente do seu.

    Porém, não se desvie do assunto. O Sr. em vez de responder, não o faz! Isso é feio!

    Perguntar do jeito como faz, não é diálogo; não é responder. Isso que o Sr. faz chama-se enrolação. SERÁ QUE É POR AÍ?

    Se o irmão não está interessado em dar a resposta é só me avisar!
    Contudo, como o irmão não respondeu as perguntas que lhe fiz pela quarta ou quinta vez, como tenho paciência irei mais uma vez repeti-las.

    1ª Certa vez ia com minha esposa e filhos à IASD no sábado, quando percebi que um dos pneus de meu carro havia furado e fui ao borracheiro que o consertou. Veja bem que esta pessoa estava trabalhando no sábado. Paguei o serviço no sábado! Pergunto ao Sr. e mesmo aos adventistas: Fiz certo ou errado? Transgredi a lei ou não? E o borracheiro está certo ou errado em trabalhar no sábado?

    RESPOSTA: ?????????????????? ( Por favor, responda Sr. Adventista)

    2ª Em outra ocasião sendo adventista fiz um concurso que caía num sábado, mas por meio de liminar realizei a prova no domingo, depois do pôr do sol do sábado. Fiquei aguardando o término do sábado numa sala à parte juntamente com outros dezesseis irmãos para poder fazer a prova no domingo!.

    Obs: a) A maioria dos adventistas foi de ônibus, assim como eu; b) Aguardamos o término do sábado, tratando do nosso interesse, para fazer a prova no domingo; c) Ficamos aguardando o término do sábado numa sala em que havia iluminação e ar condicionado. Fizemos certo ou errado em pegar ônibus no sábado para fazer a prova ? Os motoristas de ônibus pecaram por trabalhar no sábado? E as pessoas da Cia Elétrica? E na ocasião, nos adventistas transgredimos a lei ou não quando pegamos ônibus para nos dirigir ao local da prova? Quando ficamos aguardando no sábado – tratando de nosso interesse – para fazer a prova? Quando ficamos desfrutando da energia elétrica (ventilador e luz)? E o fiscal da prova pecou ou não por trabalhar no sábado?

    RESPOSTA: ??????????????????? (Por favor, responda Sr. Adventista)

    Continua

    ResponderExcluir
  7. Continua

    3º Certa vez ao final do culto da IASD no sábado por descuido, não providenciamos o almoço para o grupo musical adventista. Daí que tivemos que comprar alimentos no sábado para fazer o almoço. O que fizemos? Fomos ao supermercado no sábado e compramos o que era necessário e preparamos rapidamente o almoço. Perguntas: A) Nós pecamos? B) As pessoas que trabalham no mercado pecaram? C) O pessoal que trabalha na Cia elétrica pecou?

    RESPOSTA: ???????????????? (Por favor, responda Sr. Adventista)

    4ª Se morasse perto do Sr. e tendo amizade e liberdade para debater, ao passar em frente a sua casa lhe perguntasse: Sr. Adventista, hoje é sábado e o irmão não está fazendo nenhuma atividade espiritual em sua casa neste momento. Pois bem, será que o irmão deixará as lâmpadas acesas, ou ao dormir ou chegar à noite ligará o ventilador, ou chuveiro elétrico sabendo que neste momento as pessoas estão trabalhando para servi-lo? Sabendo que deverá pagar por estes serviços? Estes usos nada têm a ver com a espiritualidade irmão! Por que o Sr. não desliga a chave elétrica de sua casa? O que o irmão me diria? Será que por conveniência preferiria transgredir a lei?

    RESPOSTA: ????????????????????? (Por favor, responda Sr.Adventista)

    Obs: Lembrando que na conta de luz há um contrato feito entre o contratante (cliente) e o fornecedor (empresa que fornece a luz).

    Obs 2: Ratifico que basta ao Sr. desligar a chave elétrica em sua residência para não consumir a energia elétrica no sábado, a fim de não pagar a energia que está sendo produzida por aqueles que estão "pecando" segundo os adventistas por trabalharem neste dia.
    Note bem que citei questões bem concretas. Espero que o irmão não se omita e responda as perguntas feitas, pois até aqui tenho perguntado e todos os que defendem o sábado judaico mantêm silêncio, desconversam e jamais respondem às problematizações de forma concreta!

    Desde já agradeço por sua atenção e pela resposta que acredito não se omitirá desta vez em me dar.

    Um abraço fraternal ao irmão e que Deus nos abençoe, em nome de Jesus.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir
  8. Convido ainda qualquer irmão adventista a responder as indagações direcionadas ao Sr. Adventista.

    Fiquem à vontade irmãos adventistas para ajudar o Sr. Adventista e e o irmão Gênes nas indagações levantadas, tendo em vista que estou percebendo grande dificuldade deles em responder as perguntas que lhes fiz.

    Na realidade, persistindo da parte deles a omissão em responder, isso acabará mostrando a brutal incoerência deles relativa ao sábado judaico.


    Um abraço fraternal a todos.


    Anônimo X.

    ResponderExcluir
  9. Corrigindo:

    Convido ainda qualquer irmão adventista a responder as indagações direcionadas ao Sr. Adventista.

    Fiquem à vontade irmãos adventistas para ajudar o Sr. Adventista e, do mesmo modo, o irmão Gênes nas indagações levantadas, tendo em vista que estou percebendo grande dificuldade deste irmãos em responder as perguntas que lhes fiz.

    Na realidade, persistindo da parte deles a omissão em responder, isso acabará mostrando a brutal incoerência dos mesmos relativa ao sábado judaico.


    Um abraço fraternal a todos.


    Anônimo X.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pergunta foi séria e não exigirá do amigo muito texto para responder! Apenas preguntei:

      Se estivesse em seu lugar, o que o amigo acha que Jesus faria?

      Responda. Não quero lhe enrolar, quero apenas mostrar para você e para os demais leitores que o amigo não consegue responder minhas perguntas por mais simples que sejam.

      Se não consegue responder minhas perguntas, como espera que responda as suas? Já havia lhe dito que as vossas perguntas não são do tipo que se respondem sem questionar o amigo.

      Mais uma vez digo, que preciso ouvir as respostas do amigo, para usá-las na resposta às vossas perguntas.

      Se houvesse utilizado pelo menos 1 seus últimos 12 blocos de comentários para responder àquelas questões, já teria recebido sua resposta.

      Mas o amigo não quer uma resposta, apenas se faz convencer de que quer. Mas eu posso ajudar o amigo a quebrar esta "realidade" que o amigo montou, basta permitir.

      Excluir
    2. Sr.adventista, o senhor quer que o seu interlocutor responda às suas próprias perguntas para o senhor não parar de fazer mais perguntas até à eternidade. A resposta a estas perguntas do irmão Anónimo X não se encontra nos livros adventistas que o senhor possui na sua secretária, ao lado do computador. O senhor não se quer comprometer com as respostas porque algum adventista honesto poderá ter acesso ao blog. Mas o senhor já se compromete e muito ao utilizar a energia elétrica no sábado para pôr o seu computador a funcionar. Não é um serviço espiritual que o senhor presta aqui. O senhor gosta é de conversar e manipular a mente sã das pessoas a favor de TODA a bíblia porque esta é santa e sobrenatural, segundo as suas próprias palavras. Produto humano, relatos humanos, alguns belíssimos pela mensagem de esperança que nos traz, é a minha opinião e não vou mudar. Estou exausta de o ver fugir às perguntas do nosso irmão Anónimo X. Mas nós, os comentadores habituais, reivindicamos honestidade e amor ao próximo. As suas palavras às vezes pingam pena é de si próprio quando se rotula trapo de imundície. Para depois adquirirem malícia ao lidarem com pessoas puras e inocentes como o sr. Anónimo X (a sua alma é refletida através das suas palavras). Também não é capaz de responder sem azedume e sede de vingança ao sr.Joel que ataca com dureza a instituição adventista e às vezes a sua pessoa (é mais radical). Mas o senhor tinha a obrigação de dar a outra face e não de lhe dar o troco com palavras semelhantes. Porque o senhor está a aplicar a pena de talião. Não dá o exemplo de um cristão convertido (pelo menos, aqui no blog). Estou bastante zangada por esta fuga às questões do nosso irmão Anónimo X e solidária para com este.

      Excluir
    3. Sra. Maria Gonçalves, boa noite.

      Fico feliz que tenha percebido a forma como o Sr. Adventista está conduzindo o debate.

      Já faz algum tempo que tenho denunciado o procedimento dele, haja vista que o mesmo não está disposto a responder e usa todos os meios para criar confusão e fugir do assunto.

      A tática dele é como corretamente a irmã apontou, redirecionar perguntas à eternidade – sem refutar ou comentar as questões levantadas – para desviar-se do assunto e das questões centrais!

      O Sr. Adventista quer que lhe dê uma resposta, a fim de que dentro do que escrever apenas diga: - É esta a minha resposta; ou: Penso do mesmo modo que o irmão.

      Esse procedimento dele é o mesmo de alguns adventistas, como o Gênes, que na realidade não querem esclarecer ou debater o assunto com objetividade. Entretanto estou tendo o cuidado de não deixá-lo sair do assunto.

      A conduta errada do Sr. Adventista no debate foi sabiamente exposto pela irmã quando a Sra. escreveu o seguinte:

      “Sr.adventista, o senhor quer que o seu interlocutor responda às suas próprias perguntas para o senhor não parar de fazer mais perguntas até à eternidade. A resposta a estas perguntas do irmão Anónimo X não se encontra nos livros adventistas que o senhor possui na sua secretária, ao lado do computador. O senhor não se quer comprometer com as respostas porque algum adventista honesto poderá ter acesso ao blog.”

      Observação: A irmã escreveu com muita sabedoria: a) haja vista que ele quer fugir dos assuntos e das perguntas que dirigi ao Sr. Adventista e b) as respostas a serem dadas não estão no dicionário bíblico, teológico ou nos estudos da IASD.
      Daí a dificuldade dele (Sr. Adventista) em redarquir às problematizações dirigidas por mim, uma vez que não há nada decorado. O Sr. Adventista terá de pensar para responder e para escrever!

      A querida irmã com bom senso de análise escreveu ainda o seguinte:

      “Estou bastante zangada por esta fuga às questões do nosso irmão Anónimo X e solidária para com este.”

      Observação: Esta sua indignação é a mesma, acredito, de muitos leitores que acessam o blog, que ao lerem este artigo estão percebendo a recusa sistemática do Sr. Adventista em responder ao que é indagado.

      Prezada irmã saiba que o Sr. Adventista poderia já ter respondido sua indagação. Por que não fez ainda? É porque está esperando a minha manifestação!

      Quero dizer à irmã que responderei à problematização do Sr. Adventista, mas que ainda assim estou fortemente convencido que ele não responderá as perguntas que já lhe fiz.

      Tanto assim que depois de respondê-lo, colocarei pela 5ª ou 6ª vez as mesmas problematizações.

      Tomara que o Sr. Adventista deixe de enrolar e responda as perguntas!

      Por fim, quero parabenizá-la pelas sinceras palavras e por ter pensamento próprio.

      Um abraço fraternal e que Deus continue a abençoá-la ricamente.

      Anônimo X.

      Excluir
    4. Sr. Adventista, boa noite..

      Fraternalmente lhe digo que o irmão insiste em continuar enrolando, uma vez que se recusa a responder as indagações.


      Por outro lado do que adianta dar-lhe uma resposta, se ao final o Sr. irá dizer: - Eu também agiria do mesmo modo.

      Estou fortemente convencido que fará isso para fugir de dar as respostas, como tem feito até agora.

      Quero mostrar aos leitores que os adventistas pregam um sábado que não praticam! Daí as perguntas que dirigi ao irmão! Se acha o contrário, basta só responder! Mostre-me que estou errado! Porém para isso precisa responder de forma objetiva ao que lhe foi indagado!

      Contudo, voltando às perguntas, se responder a simples pergunta que me fez, será que irmão responderia às indagações que lhe fiz item por item? Sinceramente não estou certo disso!

      O irmão afirmou o seguinte: - Não quero lhe enrolar, quero apenas mostrar para você e para os demais leitores que o amigo não consegue responder minhas perguntas por mais simples que sejam.

      Sabe irmão a questão não é essa! Pois até o presente seguidas vezes, 4 ou 5, lhe fiz as mesmas indagações e nada do Sr. responder de forma objetiva ao que foi levantado!

      A omissão do irmão em responder, acaba condenando-o. Acredite que é esta a verdade que está passando para os leitores que acessam este blog.

      Portanto, embora o Sr. não esteja em condições de exigir alguma resposta minha, devido a seu triste procedimento de não responder as minhas indagações -, dentro do contexto de nosso debate, ainda assim, responderei à simples pergunta que me fez.

      Quero deixar claro que diferentemente do Sr. e mesmo do irmão Gênes, não me furto a responder ao que é perguntado e nem fico enrolando.

      Pois bem, a sua pergunta foi a seguinte:

      "Se estivesse em seu lugar, o que o amigo acha que Jesus faria?"

      RESPOSTA: Jesus não condenaria quem quer que fosse por causa do sábado, domingo ou qualquer outro dia, contudo condenaria a hipocrisia das pessoas que pregam a guarda do sábado e não a cumprem aproveitando-se dos erviços de terceiros a quem condenam. Sabe o por quê? Porque Jesus não gosta de hipocrisia!

      Acredito ainda que Jesus ficaria chateado com a sua falta de sinceridade em responder as simples perguntas que estou lhe dirigindo.

      SATISFEITO? Agora por favor responda as perguntas que repetindo na postagem a seguir pela 5ª ou 6ª vez.


      Obs. 1: Se o irmão está tendo dificuldades ou não sabe ou não quer dar as respostas admita e encerramos o debate.

      Obs. 2: Peça se julgar necessário ajuda ao pastor de sua Igreja

      Um abraço fraternal.


      Anônimo X.

      Excluir
    5. Sr. Adventista, boa noite.

      Seguem abaixo as perguntas que lhe faço pela 5ª ou 6ª vez.

      Agora não tem desculpa, responda-as:

      1ª Certa vez ia com minha esposa e filhos à IASD no sábado, quando percebi que um dos pneus de meu carro havia furado e fui ao borracheiro que o consertou. Veja bem que esta pessoa estava trabalhando no sábado. Paguei o serviço no sábado! Pergunto ao Sr. e mesmo aos adventistas: Fiz certo ou errado? Transgredi a lei ou não? E o borracheiro está certo ou errado em trabalhar no sábado?

      RESPOSTA: ?????????????????? ( Por favor, responda Sr. Adventista)

      2ª Em outra ocasião sendo adventista fiz um concurso que caía num sábado, mas por meio de liminar realizei a prova no domingo, depois do pôr do sol do sábado. Fiquei aguardando o término do sábado numa sala à parte juntamente com outros dezesseis irmãos para poder fazer a prova no domingo!.

      Obs: a) A maioria dos adventistas foi de ônibus, assim como eu; b) Aguardamos o término do sábado, tratando do nosso interesse, para fazer a prova no domingo; c) Ficamos aguardando o término do sábado numa sala em que havia iluminação e ar condicionado. Fizemos certo ou errado em pegar ônibus no sábado para fazer a prova ? Os motoristas de ônibus pecaram por trabalhar no sábado? E as pessoas da Cia Elétrica? E na ocasião, nos adventistas transgredimos a lei ou não quando pegamos ônibus para nos dirigir ao local da prova? Quando ficamos aguardando no sábado – tratando de nosso interesse – para fazer a prova? Quando ficamos desfrutando da energia elétrica (ventilador e luz)? E o fiscal da prova pecou ou não por trabalhar no sábado?

      RESPOSTA: ??????????????????? (Por favor, responda Sr. Adventista)

      3º Certa vez ao final do culto da IASD no sábado por descuido, não providenciamos o almoço para o grupo musical adventista. Daí que tivemos que comprar alimentos no sábado para fazer o almoço. O que fizemos? Fomos ao supermercado no sábado e compramos o que era necessário e preparamos rapidamente o almoço. Perguntas: A) Nós pecamos? B) As pessoas que trabalham no mercado pecaram? C) O pessoal que trabalha na Cia elétrica pecou?

      RESPOSTA: ???????????????? (Por favor, responda Sr. Adventista)

      4ª Se morasse perto do Sr. e tendo amizade e liberdade para debater, ao passar em frente a sua casa lhe perguntasse: Sr. Adventista, hoje é sábado e o irmão não está fazendo nenhuma atividade espiritual em sua casa neste momento. Pois bem, será que o irmão deixará as lâmpadas acesas, ou ao dormir ou chegar à noite ligará o ventilador, ou chuveiro elétrico sabendo que neste momento as pessoas estão trabalhando para servi-lo? Sabendo que deverá pagar por estes serviços? Estes usos nada têm a ver com a espiritualidade irmão! Por que o Sr. não desliga a chave elétrica de sua casa? O que o irmão me diria? Será que por conveniência preferiria transgredir a lei?

      RESPOSTA: ????????????????????? (Por favor, responda Sr.Adventista)

      Obs. 1: Lembrando que na conta de luz há um contrato feito entre o contratante (cliente) e o fornecedor (empresa que fornece a luz).

      Obs 2: Ratifico que basta ao Sr. desligar a chave elétrica em sua residência para não consumir a energia elétrica no sábado, a fim de não pagar a energia que está sendo produzida por aqueles que estão "pecando" segundo os adventistas por trabalharem neste dia.
      Note bem que citei questões bem concretas. Espero que o irmão não se omita e responda as perguntas feitas, pois até aqui tenho perguntado e todos os que defendem o sábado judaico mantêm silêncio, desconversam e jamais respondem às problematizações de forma concreta!

      Desde já agradeço por sua atenção e pela resposta que acredito não se omitirá desta vez em me dar.

      Um abraço fraternal ao irmão..

      Anônimo X.

      Excluir
    6. Amiga Maria Gonçalves e amigo Anônimo X. Sei que não hão de responder minhas indagações. Isto também não se torna completamente necessário. Tais perguntas são, como já havia dito para o amigo Anônimo X, como jogar uma pedrinha por sobre a superfície da água.

      Ao dizer:

      "O senhor gosta é de conversar e manipular a mente sã das pessoas a favor de TODA a bíblia porque esta é santa e sobrenatural, segundo as suas próprias palavras"

      Fico feliz que a amiga Maria Gonçalves tenha encontrado a resposta. Creio que o Joel lendo isto, também chega à mesma conclusão, mas e quanto ao nosso amigo Anônimo X, que é mais devagar?

      Este acertou alguma coisa ao apoiar o que a amiga escreveu:

      "A resposta a estas perguntas do irmão Anónimo X não se encontra nos livros adventistas que o senhor possui na sua secretária, ao lado do computador"

      Mas quanto à pergunta do Anônimo X, vamos ao que interessa:

      Sua resposta foi:

      "Jesus não condenaria quem quer que fosse por causa do sábado, domingo ou qualquer outro dia, contudo condenaria a hipocrisia das pessoas que pregam a guarda do sábado e não a cumprem aproveitando-se dos erviços de terceiros a quem condenam. Sabe o por quê? Porque Jesus não gosta de hipocrisia!"

      Pois esta é a resposta que dou ao amigo!

      Quem tem pregado a guarda do sábado daquela forma que o amigo tem exposto, é o próprio amigo, que ao final das contas, não guarda o sábado. Tu és o hipócrita!

      Respondendo à simulação:

      1ª - Um adventista aceitaria o serviço, pagaria pelo serviço, daria um estudo bíblico sobre as leis de Deus e se despediria com um abraço e um convite.

      2º - Um adventista pegaria o ônibus, faria uma oração na hora da saída, cantaria a maior parte da viagem, interagiriam tanto dentro do ônibus como na sala onde esperariam. Fariam uma oração antes da hora do exame e mais uma na hora da viagem de retorno.

      3º- Um adventista compraria os alimentos, se fossem necessário. Pagaria e prepararia o almoço.

      4º - Um adventista utilizaria os bens de sua casa normalmente no dia de sábado, como o faz nos demais dias se abstando de algumas coisas, como, canais de TV seculares, filmes seculares, músicas seculares e outras atividades de lazer seculares.

      (...)

      Excluir
    7. Não nos preocupamos tanto assim com o sábado, pois a lei não é primordial. Pecamos quando cortamos nossa comunhão com Cristo. Ou quando permitimos que as coisas seculares, interfiram nesta comunhão.

      Porque o primeiro efeito do pecado é que este lhe afasta de Deus. Ninguém peca enquanto está na presença e sintonia com Deus.

      A vontade de Deus não é que sigamos a lei, mas que vivamos em comunhão entre nós, assim como o Pai o Filho e o Espírito santo vivem. ESTES vivem em um relacinamento tão íntimo que chegam a ser UM. Da mesma foram a vontade de Cristo é que os membros da igreja sejam tão unidos que sejam como se fossem UM.

      Deus deseja desesperadamente que primeiro nos relacionemos, que os irmãos passem a ser amadaos como a nós mesmos, que os semelhantes sejam amados como irmãos, e que chamemos a nossos inimigos de semelhantes.

      Este é o Verdadeiro sentido do sábado que Jesus veio para nos ensinar. O sábado não deve ser um dia de separação, mas de união. Se nos demais dias da semana interagimos e fazemos o bem uns para os outros, quanto mais no dia de sábado.

      Alguns pensam que o sábado é um dia em que não se deve levar cargas. Mas o sábado é um dia onde devemos levar as cargas uns dos outros.

      Deus nunca proibiu o cozihar, o acender fogo, o levar cargas, nem coisa alguma do tipo. Deus proibiu que nos prestemos à trabalhos egoístas, em prol de nós mesmos, pois quando fazemos isto e não dedicamos sequer um tempo para Deus, então estamos apenas trabalhando para este mundo, e para aquele a quem pertence este mundo, satanás.

      Quem há de levar gratuitamente a carga do seu patrão no dia de sábado? A fim de ensinar-lhe o amor e o fazer o bem sem querer nada em troca? Portanto se não há de levar gratuitamente as cargas de seu patrão, ou a de seu irmão, ou se irá carregar uma carga apenas para seu interesse, melhor que descanse no sábado e o dedique à Deus.

      Se o sábado não servir para ensinar que devemos cuidar de nossos irmãos e servi-los com toda a boa vontade, então o sábado estaria abolido da lei, pois perderia seu sentido.

      Sábado é um dia de alegria, confraternização, interação. Dia de botarmos em prática todos os ensinamentos bíblicos, inclusive pagar justamente àquele que trabalhou.

      O pecado não está em pagar por um produto ou serviço no dia de sábado, o pecado está em cobrar. Os adventistas evitam de comprar produtos no sábado, não pelo medo de estarem pecando, mas para não colocar aquele que está nos cobrar de transgredir a lei do amor que manda que não atendamos à nossos interesses pessoais neste dia Isaías 58:13.

      Não é que não haveira mais feiras no dia de sábado, com frutas e verduras frescas, mas que sim haveriam, gratuitamente para aqueles que não podem comprar.

      (...)

      Excluir
    8. Não é que não haveria mais mecânicos para atender exclusivamente à emergências, mas que haveriam e não visaria lucro, mas cobraria apenas o custo do qual é digno receber para que não lhe seja dado prejuízo.

      A ordem de Deus foi para que déssemos do que nos sobra aos pobres, Deus abdicaria com muito gosto de um tempo contigo, para que você dedicasse àqueles por quem Jesus Cristo morreu.

      Sábado é o dia de atender aos interesses de Deus, consertar o carro dos irmãos que precisam pregar ou levar à família à igreja, fazer obras missionárias, levar estudos bíblicos sobre o evangelho e a sua lei.

      Deus julgará a todos segundo o seu propósito e o seu coração. Aquele que atendeu apenas a seu próprio lucro e seu próprio interesse, este será condenado. Mas aquele que atendeu os interesses do irmão, este será salvo.

      Mas ai e maldito daquele que negou socorro ou ajuda àquele que necessitava.

      Cristo vem como um mendigo e todo aquele que faz o bem para seus filhos, à ELE faz o bem.

      Pior não é o que trabalha no dia de sábado, atendendo aos interesses dos outros, mas atendendo também aos seus próprios interesses.

      Mas quele preguiçoso que fica deitado na rede e não faz coisa alguma do que Deus ordenou no dia de sábado.

      A lei burra nos condenava pelas coisas ruins que fazíamos. A lei de Cristo condena a cada um por não ter feito coisa alguma do que ele ordenou. A lei do não fazer coisa alguma, deu lugar à lei do fazer o bem. Não que fossem duas leis diferentes, mas que Cristo deu o novo sentido e ampliou a lei.

      Julgaremos então aqueles que nos fazem o bem no dia de sábado, mesmo atendendo também aos seus próprios interesses? É claro que não.

      Mas ai daquele que conhece o sábado e que nele não faz bem algum, nem que seja atendendo também aos seus interesses.

      Portanto a resposta é esta amigo Anônimo X.

      Finalizarei com uma pergunta direta ao amigo?

      Em qual grupo o amigo está? Dos que conhecem o sábado e procura obedecer a lei de Deus sobre a guarda deste dia? Dos que não conhecem o sábado e que atendem aos seus interesses mas que é útil para os demais quando estes precisam?

      O amigo não está nem em uma nem em outra realidade.

      Entende agora por que tem repetido estas perguntas? Então deus faz-lhe a mesma pergunta que um dia fez à Adão quando se afastou de Deus:

      - Onde estais?

      Tu estais perdido amigo Anônimo X, não está nem em uma nem na outra realidade que apresenta. Nem dos sabatistas, nem dos que não conhecem o sábado e trabalham com boas intenções.

      Por isto não podia responder à minha pergunta invertida, porque qualquer resposta que desse, prontamente apontaria quem está errado nesta vossa simulação, no qual é:

      O próprio amigo. Aqueles que não conhecem o sábado e que trabalham podem até se salvar, mas não há salvação para aquele que transgride conscientemente o sábado, atendendo aos seus próprios interesses.

      Excluir
    9. A ESPERANÇA:

      Não há na bíblia uma garantia de salvação para aquele que transgride consciente o sábado. Para um transgressor consciente da lei ser salvo terá que ser muito dependente da graça e do perdão de Cristo.

      Isto constitui um risco pois ao ser pesada na balança de Cristo, a pessoa pode ser achada em falta.

      A única garantia que temos de Salvação é aceitar a graça de Cristo e permanecer fiéis a Todos os seus mandamentos.

      Melhor é estar em dia com a lei de Deus e dizer aleluia, do que estar debaixo dela e suplicar por misericórdia.

      A lei não salva, mas é necessária, para mostrar nossos pecados a fim de que nos limpemos nas vestes de Cristo, antes que venha o dia da nossa morte, ou da volta de Cristo.

      Excluir
    10. Sr. Adventista, boa dia.

      Depois de ter denunciado seu comportamento, o qual não passou despercebido dos leitores deste blog, finalmente o Sr. respondeu as perguntas.

      O Sr. escreveu muita coisa errada e creio que para muitas delas, o irmão poderia abrir um artigo à parte, porque senão sairemos do assunto.

      Apenas quero dizer que quando apoiei a Sra. Maria Gonçalves quando ela escreveu:

      "A resposta a estas perguntas do irmão Anónimo X não se encontra nos livros adventistas que o senhor possui na sua secretária, ao lado do computador"

      Apenas concordei, porque seguramente o Sr. copia as ideias decoradas da IASD. Foi este o sentido do meu apoio, haja vista que este é o seu comportamento. pois muitas das ideias que escreve não suas!

      Tanto assim que o Sr. ao precisar usar a lógica cometeu: vários erros bíblicos, condenou, julgou, subliminarmente se julga justo e merecedor das bênçãos, se colocou no lugar de Deus e faltou com a verdade!

      Por outro lado levantou questões para criar confusão e para sair do tema, mas não entrarei em sua forma de argumentar, uma vez que me centrarei nas questões centrais.

      Vamos para as questões respondias pelo Sr.


      1ª - Um adventista aceitaria o serviço, pagaria pelo serviço, daria um estudo bíblico sobre as leis de Deus e se despediria com um abraço e um convite.

      RESPOSTA: Conta outra Sr. Adventista! Fica feio faltar com a verdade. O motivo da minha ida foi para consertar o pneu do carro furado. Portanto está relação foi puramente profissional. Agora se este adventista encontrasse um cristão conhecedor da palavra com certeza passaria vergonha ao pregar um sábado que não pratica e por ir contra o que a Bíblia determina!

      2º - Um adventista pegaria o ônibus, faria uma oração na hora da saída, cantaria a maior parte da viagem, interagiriam tanto dentro do ônibus como na sala onde esperariam. Fariam uma oração antes da hora do exame e mais uma na hora da viagem de retorno.

      RESPOSTA: Novamente o Sr. está faltando com a verdade. O motivo da minha ida e dos outros adventistas ao local foi com outro objetivo. O objetivo foi tratar do nosso próprio interesse com uma questão que nada tinha a ver com a espiritualidade. Na realidade fomos fazer uma prova de concurso. Já no sábado nos dirigimos ao local de ônibus, pagando pelo uso de transporte. E lá ficamos no local, em pleno sábado, aguardando o momento de fazer a prova. FICA FEIO DISSIMULAR!

      3º- Um adventista compraria os alimentos, se fosse necessário. Pagaria e prepararia o almoço.

      RESPOSTA: Pois é, todavia pessoas pecadoras estão trabalhando para o Sr. que teria usado ônibus, o Serviço de eletricidade e o serviço das pessoas que estavam no mercado. O pior é que o sr. condena os que trabalham no sábado!


      Continue

      Excluir
    11. Continua

      4º - Um adventista utilizaria os bens de sua casa normalmente no dia de sábado, como o faz nos demais dias se abstando de algumas coisas, como, canais de TV seculares, filmes seculares, músicas seculares e outras atividades de lazer seculares.

      RESPOSTA: Pelo menos aqui o Sr. não teve como fugir, não foi hipócrita ao admitir que usa todos os serviços e paga pelo uso dos mesmos pelo consumo do sábado: Luz acesa, chuveiro elétrico, fogão aceso etc.
      Contudo a sua hipocrisia é grande quando diz que guarda o sábado judaico e julga os outros por não guardá-lo! Portanto, novamente o Sr. mente porque não guarda o sábado judaico coisíssima nenhuma. Pois paga pelo serviço que consome no sábado oriundo dos serviços de terceiros que trabalham para o Sr.

      Depois de ler o que o Sr. escreveu, desculpe a verdade, quero dizer que V.Sa. mente de forma descarada quando prega e afirma que guarda o sábado! Meu Deus a que ponto chega a sua incoerência e a sua cegueira espiritual!

      Reflita irmão, ore, use o raciocínio, a bela faculdade que Deus lhe deu e perceberá que guarda um sábado de conveniência, condenando os que trabalham neste dia, sábado, ao mesmo tempo que consome e paga por serviços realizados por esses terceiros a quem tanto condena!

      Some-se a isso o fato de julgar os outros por um sábado que não pratica e que nem a Bíblia condena.

      O que tem a ver com a espiritualidade: usar o ventilador ou ar condicionado no sábado para dormir? Acender as lâmpadas no sábado quando não se está evangelizando ou estudando a Bíblia?

      Deixar a geladeira ligada no sábado? Ligar o fogão e acender o fogo no sábado? Usar o chuveiro elétrico no sábado para aquecer a água? Usar gás de rua no sábado?

      Nada tenho contra os que guardam o sábado e nem a Bíblia. Contudo é lamentável o Sr. condenar alguém por causa de algum dia, ao mesmo tempo em que não consegue se desvencilhar dos serviços de terceiros, e isso quando a Bíblia dá toda a orientação.


      Romanos 14: 5 e 6

      Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo, aquele que faz caso do dia, para o senhor o faz.

      Colossenses 2:16 e 17

      "Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo”.

      Portanto, prefiro ficar com o que está escrito na Bíblia do que com as suas falsas palavras e com o seu falso testemunho!

      Que Deus o oriente e ilumine!

      Att.

      Anônimo X

      Excluir
    12. Esta é a diferença entre ti e um verdadeiro adventista, o motivo pelo qual faz as coisas! Sei que não entenderá, pois a muito tempo se afastou da lei e esqueceu os sábios coselhos de Salomão e dos provérbios.

      Não se encontra mais entre os adventistas, nem entre aqueles que desconhecem a lei. Tu conheces a lei e a transgride deliberadamente.

      O adventismo surgiu para estar ao lado dos que não guardam os mandamentos, a fim de trazê-los para o lado da graça e por consequência, da lei. Ao entrar em contato com a mensagem adventista, as pessoas mudam sua forma de pensar e mudam sua vida.

      Isto é o que incomoda o amigo, esta aproximação. O relacionamento que os adventistas tem com as pessoas seculares é algo elogiado bastante por nossos irmãos de outras religiões, mas odiado por aqueles que um dia deixou seu lugar dentre aqueles que pregam o amor a Deus e ao próximo como um resumo dos 10 mandamentos.

      Toda vez que amamos aqueles que nos servem e aqueles a quem servimos estamos cumprindo a lei do amor.

      Todo adventista trabalha no dia de sábado, estudando, ensinando, caminhando várias distâncias, levando cargas, colhendo. Aquele que se afasta das coisas espirituais, não mais vê as coisas espirituais. Sua perspectiva se torna inteiramente carnal e manifesta o mesmo ponto de vista daquele que também nos acusa de dia e de noite.

      Não procura ver o bem, mas buscam encontrar falhas a fim de condená-los.

      O amigo não vê nada de errado em aceitar benefícios daquele que trabalha no sábado. O adventismo também não.

      Porém a diferença é que os adventistas fazem isto sem abolir a lei, sendo isto que o incomoda.

      Propondo para si que guardar a lei e ao mesmo tempo manter relações com pessoas do mundo são duas coisas impossíveis de serem realizadas ao mesmo tempo, o amigo consegue desculpa para sua transgressão da lei.

      É nisto que o amigo se apóia para aliviar a sua consciência e dar explicação a ele de o porquê não guardar o sábado.

      Não é o adventismo que está errado, mas sim o amigo.

      Quem pecou? Aquele que guardou a lei ou aquele que a transgrediu?

      Mesmo que fosse possível ao amigo provar que é impossível guardar o sábado e manter relações com as pessoas do mundo, isto apenas significaria, que o amigo teria que guardar o sábado nos moldes como acredita e nunca, jamais revogá-lo, pois você não tem este poder.

      O adventismo temo todo o direito, bem como o dever de lhe alertar constantemente de que não é correto transgredir o sábado.

      O amigo deseja ficar quieto em seu canto, sem ter que ouvir, parentes ou amigos lhe dizendo que transgredir o sábado é errado? Pretende "barganhar" como o adventismo, dizendo que não se incomodará destes guardarem o sábado desde que parem de "julgar" aqueles que não guardam?

      Substitua o julgar do seu conceito por alertar. O adventismo, bem como minha pessoa, tem alertado ao amigo e aos perdidos quanto à guarda do sábado.

      Este alerta é o que lhe incomoda e o motivo pelo qual se apóia tanto naquele pensamento apologético que por várias vezes manifestou, não somente aqui mas em outros blogs pela internet.

      Este conceito faz parte daquele capítulo? Intitulado "Como calar um adventista"?

      (...)

      Excluir
    13. O amigo sente prazer nestas perguntas porque pensa que tem calados os adventistas com questionamentos de cunho filosófico.

      Este tipo de questionamento é como um labirinto, que procura dar falsas possibilidades de saída, tanto para frente, como para trás, como para a esquerda, bem como para a direita. Mas são todas falsas e as únicas saídas são aquelas que não se vê e que está por cima e por baixo.

      A pessoa que cria tais questões se diverte em tentar colocar um adventista neste labirinto só para ver este correr de um lado a outro, tentando responder ao questionamento sem conseguir ir a nenhum lugar.

      Esta é uma forma satânica de aprisionar a mente das pessoas e brincar com elas. O amigo entendeu isto, testou e provou do gosto e agora procura se divertir com as pessoas, colocando-as neste labirinto.

      Se o amigo lesse completamente pelo menos o restante das orientações de tal escrito apologético, perceberia outras técnicas mais sutis e eficazes para dar mais consistência à esta arapuca.

      Este princípio é largamente utilizado no submundo, em áreas onde se orienta por exemplo "Como induzir uma pessoa a fazer exatamente aquilo que você quer".

      Sei que o amigo utiliza tal técnica de forma leiga e sem muito conhecimento, com o propósito de aliviar um estresse moral, como o qual o amigo precisa lidar constantemente em uma família onde há pessoas guardando o sábado. Esta necessidade de dar um satisfação, não dando a satisfação explicitamente, mas questionando aqueles cujas atitudes lhe incomodam. Uma forma de dar uma satisfação com o sentimento de ter "saído por cima", saindo da posição de aflito para a posição daquele que aflige.

      Nada do que o amigo disse se apóia na bíblia como afirmou no final de seu comentário, pois tudo que a Bíblia diz sobre esta questão é para que se guarde o sábado.

      A bíblia, não lhe apóia. Neste quesito o apoio é dado aos adventistas e demais sabatistas. TODA - PESSOA - TEM - QUE - GUARDAR - O SÁBADO.

      Por mais que pareça consistente, uma arapuca não consegue fugir desta verdade. Apenas apresenta argumentos que pareça com que esta verdade seja impraticável.

      Então chegamos ao âmago da questão. Com o vosso questionamento o amigo quer apenas demonstrar que o sábado seja impraticável nos dias de hoje! Estou mentindo?!

      E o objetivo é puramente egoísta: Trazer a razão para si na questão de não guardar o sábado.

      Estão aí em cima as duas verdades que o amigo precisava ouvir. Se, como resultado, quiser me odiar, que odeie, se quiser fingir que não se importa, que finja, mas se quiser se arrepender e voltar a guardar a lei de Deus, que volte, Deus o está esperando de braços abertos.

      Excluir
    14. Prezado irmão Sr. Adventista, boa tarde.

      O irmão escreveu o seguinte:

      "Então chegamos ao âmago da questão. Com o vosso questionamento o amigo quer apenas demonstrar que o sábado seja impraticável nos dias de hoje! Estou mentindo?!"

      RESPOSTA: Não afirmei que é impossível guardar o sábado, mas apenas deixei claro que a Bíblia na Nova Aliança não obriga quem quer seja a guardar ou deixar de guardar o sábado. Isso para Deus é irrelevante!

      Romanos 14: 5 e 6

      Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo, aquele que faz caso do dia, para o senhor o faz.

      Colossenses 2:16 e 17

      "Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo”.

      Portanto, prefiro ficar com o que está escrito na Bíblia.

      Se alguém quer guardar o sábado que o guarde, mas o que não pode é condenar alguém por causa disso.

      Obs: a) principalmente quando se quer impor uma norma que a Bíblia desobriga!

      Obs.2: Por outro lado o Sr. se contrapõe de forma absurda ao que preconiza, por não viver o que prega, como demostrou através do que respondeu, relativo às minhas problematizações sobre o sábado!

      Se o sábado salvasse alguém, infelizmente o Sr. ficaria encrencado, viraria cinzas Rs Rs Rs. Ainda bem que o sábado é irrelevante para a salvação.

      Pelo menos o Sr. está livre deste tipo de condenação. É verdade! Vide os versos bíblicos abaixo que mais uma vez vou repetir:

      Romanos 14: 5 e 6

      Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo, aquele que faz caso do dia, para o senhor o faz.

      Colossenses 2:16 e 17

      "Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo”.


      Atenciosamente.

      Anônimo X.

      Excluir
    15. NÃO! O amigo prefere ficar com versículos fora do contexto, apoiando uma interpretação apologética que o amigo conhece não ser verdadeira, tudo para não seguir TODA a Bíblia e o exemplo de Jesus, dos apóstolos e do próprio Deus sobre a guarda do sábado.

      Não é o adventismo que está condenando os trangressores do sábado, mas a própria bíblia. Aquele que pecar morrerá, assim diz o Senhor. Quem transgride o sábado está pecando.

      A lei é santa e o mandamento santo, justo e bom, o amigo apenas escolheu o que tormar como verdade. Pois vossa interpretação sobre tais versículos apresentados logo é contradito posteriormente pelo próprio apóstolo que os escreveu.

      Segundo o homem interior, Paulo tinha prazer na lei de Deus e por isto era chamado de Sectário. Mas eis a verdade que une Paulo e os adventistas.

      ...assim sirvo ao Deus de nossos Pais, crendo em TUDO quanto está escrito na Lei e nos Profetas.

      Vossa doutrina não é de Paulo, pois o amigo não tem prazer na lei de Deus e não crê no que está escrito na lei, nem em profetas.

      Acredita mesmo que estas mentiras apresentadas pelo amigo podem sucumbir as verdades das Escrituras? Estais apenas condenando a ti próprio!

      Se o amigo deseja continuar transgredindo a lei, pois que continue, mas saiba que está apostando a própria salvação, para apoiar interpretações de textos apologéticos de terceiros, que fazem o favor de apoiarem seu errôneo estilo de vida.

      É uma troca de favores, ao qual o amigo ttem pago com a sua própria salvação.

      O amigo busca alívio em textos apologéticos e não na bíblia, porque a bíblia contém apenas duas coisas, Leis e Profetas. Tire a lei e já não é mais a bíblia pela qual o amigo fala. Rejeite os profetas, então não será pela opinião de profetas que o amigo se regulará, mas de falsos profetas de alcunha "apologetas arco de barril".

      O amigo fez a sua escolha! Crer no que os apologetas dizem ao invés do que Jesus demonstrou em seu exemplo, e dos apóstolos e dos demais personagens Bíblicos e do próprio Deus, a condenação está posta sobre ti, colocando-o debaixo da lei. Arrepende-te enquanto é tempo ou esteja seguro de si.

      No dia do Juízo haverá guardadores da lei e transgressores da lei. Quem será condenado? Os que segundo os apologetas "tentaram se justificar pelas obras" ou os que segundo os apologetas "aceitaram a graça e rejeitaram a lei"?

      (...)

      Excluir
    16. Se o amigo disser que ambos se salvarão, então és hipócrita, pois bem sabe que guardadores da lei e transgressores da lei não poderão herdar juntos o reino do céu. Um será levado e o outro rejeitado.

      Fique lá, junto de seus amigos do "bog exadventistas", seguro da salvação, se acredita que são eles quem estão em conformidade com as escrituras. Participe de seu estilo de vida, faça as coisas que estes fazem, ou deixe de fazer as coisas que estes não fazem.

      Ou então venha para o lado da luz, dos cristãos religiosos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. É lhe proposto estes dois caminhos e não há como se ajuntarem. O amigo terá que fazer uma escolha e o Espirito Santo será testemunha de sua escolha. Já fiz a minha e estou seguro de receber as promessas de Deus e a bênção da salvação.

      Portanto seguiremos por caminhos diferentes e não há garantia de chegarmos ao mesmo lugar. Deus diz que quem não anda no caminho da luz, já está no caminho das trevas.

      Analise sua vida e os bons frutos que tem produzido depois que deixou a Igreja. Pense no que poderia estar fazendo se não houvesse destruído a lei em sua vida. Levaremos adiante a pregação do evangelho, o amigo indo conosco ou não. O amigo pode ficar sentado aí esperando para ver o que acontece, mas depois não poderá justifcar que não recebeu avisos, nem alertas e que Deus não procurou abrir seus olhos novamente para a verdade.

      O homem sábio adequa seu estilo da vida à consciência enquanto que o imprudente adequa sua consciência ao seu estilo de vida.

      Mas até para o imprudente há salvação, pois se seu estilo de vida for bom, ao adequar sua consciência ao estilo de vida, obteve a transformação que precisava em sua vida. Mas feliz daquele cujas obras é fruto de sua consciência.

      Da mesma forma há adventistas que não possuem plena consciência das escrituras mas seguem o estilo de vida que lhes foi apresentado. Mas há também os que têm consciência das escrituras e tem em seu estilo de vida o resultado.

      Por que existe blogs como o "ex-adventistas"? Porque algum dia, os administradores destes que assediavam os pequeninos na fé tiveram que prestar contas ao segundo grupo e não puderam contra estes (Canright que o diga).

      Excluir
    17. Sr. Adventista, boa tarde

      Esqueça o Blog Ex adventista quem está conversando com o amigo sou eu.
      Não sou mentalizado por eles, nem pela IASD, uma vez que tenho pensamento próprio.

      O Sr. citou Canright, não deveria citar pois nunca o leu!

      Só devemos comentar sobre as ideias de um autor se o lermos. Comentar sobre um autor que não se leu é feio! É falta de ética e de seriedade intelectual e só leva os que assim procedem ao descrédito!

      Por outro lado volto a afirmar que o Sr. não guarda o sábado coisíssima nenhuma! Deixe de enganar a si próprio e aos outros!

      Se o Sr. depender do sábado ficará totalmente torrado, pois não o guarda mesmo! Rs Rs Rs!

      Afinal pelo que já escreveu, usufrui contraditoriamente dos serviços de terceiros no sábado, aos quais condena! Será que vai continuar insistindo nesta farsa consigo mesmo?

      Até quando vai insistir de brincar que guarda o sábado? Até quando vai insistir em condenar os outros de algo que a Bíblia não condena ninguém? Até quando vai insistir em bancar o falso moralista de uma escravidão que Jesus já nos libertou? Será que gosta e se sente bem em viver de forma hipócrita? Pregando o que não vive, mas criticando os outros e exigindo deles algo que não vive?

      Em relação ao sábado, ressalto mais uma vez que a sua guarda é totalmente irrelevante para a salvação! Se fosse o Sr. já estaria condenado, viraria cinzas. Rs Rs Rs.

      Vide os versos bíblicos abaixo que mais uma vez vou repetir:

      Romanos 14: 5 e 6

      Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo, aquele que faz caso do dia, para o senhor o faz.

      Colossenses 2:16 e 17

      "Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo”.

      Os versos são claros irmão! Pare de seguir a doutrina decorada da IASD!

      Pare de julgar os outros por causa de um sábado que sequer o Sr. o guarda, pois estará condenando a si mesmo!

      Deixa de ser fanático, pois isto não te levará a nada! Só te levará ao falso moralismo e a viver de forma hipócrita!

      Que Deus o ilumine e o liberte da cegueira espiritual.

      Atenciosamente.

      Anônimo X.

      Excluir
    18. Ora! Do que está falando? O adventismo guarda o sábado da mesma forma com que o povo de Israel guardava. O amigo insiste em transformar versos isolado em doutrinas. Se não acredita, pode pegar um avião e viajar até Israel para ver como é a guarda do sábado.

      Como meio de informação lhe digo que em Israel hoje, não vivem somente judeus, hoje Israel é definido como um arco íris de culturas e tradições. Dê uma olhada neste vídeo:

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/09/venha-conhecer-israel.html

      Não estou dizendo para o amigo acreditar no que eu digo ou no que a IASD diz, estou dizendo para o amigo ir lá e conferir com seus próprios olhos. Ah e não se incomode com aquelas luzes, Israel também utiliza a energia elétrica no dia de sábado.

      Deveria então mudar seu discurso, dizendo que os adventistas e os israelitas não sabem guardar o sábado. Talvez o amigo queira se dispor a ensinar o sábado para aqueles rabinos.

      Faça uma outra coisa por mim, se puder, leve estes versiculos que me mostrou juntamente com os argumentos que o amigo copiou da opinião apologética e apresente para qualquer teólogo que o amigo puder entrar em contato. Vejaem seguida o que ele diz. O amigo pode também apresentar para um padre ou um rabino logo em seguida, para ver o que acham.

      A verdade é que quando estas "teorias" apologéticas são apresentadas à pessoas sérias, geralmente estas ou ficam de queixo caído ou se esforçam para não caírem na risada.

      Faça um outro teste, no meio de uma multidão diga: - Eu sou um cristão!

      E complete: Mas não guardo os mandamentos. Ouvirá aplausos? Ou risos?

      Aborde uma pessoa, pode ser uma que não seja cristã. Apresente-se com piercing por todo o corpo, tatuagem, um cabelo pintado de vermelho, bem espetado. Um cordão de ouro bem grosso com uma cruz bem grande e tente convencer a pessoa que você abordou de que você é um cristão.

      Se você for chamado à um programa de entrevista na televisão, tente explicar como é esse negócio de ser cristão, sem religião, sem guardar lei nem mandamentos, nem ter um estilo de vida parecido com o de um religioso.

      Não adianta o amigo dizer que não é nem como os adventistas nem como os do "blog exadventistas". O amigo segue as mesmas teorias que eles, acredita na abolição da lei tanto quanto eles, utiliza os mesmos versículos de apoio que eles e sua vida está mais em conformidade com a deles. Ou o amigo é um religioso ou é um irreligioso, ou então o amigo pode se definir como um deísta ou outra coisa do tipo.

      Mas não se engane! Aqueles versículos isolados e fora do contexto, salgado com a opinião apologética vergonhosa que infelizmente temos hoje no Brasil, jamais poderá esconder a verdade das escrituras. O exemplo de Jesus é claro e Israel também está aí para quem quiser ver como é a guarda do sábado daquele povo que tanto lemos na bíblia. Por sorte não está extinto e ao contrário do que dizem os apologetas arco de barril de plantão, não vêem problema algum em acender fogo no dia de sábado, nem usar energia elétrica, nem coiasas do tipo.

      Tais coisas só existem na cabeça de quem não tem mais o que fazer.

      E viu lá no vídeo? Israelitas correndo pela cidade assim como os adventistas fazem especialmente nas "blu zones"? Notou o quanto apreciam as frutas e verduras e um estilo de vida mais saudável? Como praticam esportes? Como possuem uma vida bastante ativa assim como os adventistas?

      Na época em que não existia energia elétrica, pesquise na história de Israel sobre as pessoas que cuidavam dos aquedutos, na época de Jesus.

      E se o amigo crêsse no que disse sobre Canright, não se atreveria a questionar a vida de Ellen White, cujos livros não leu. Isto foi hipocrisia de sua parte.

      Excluir
    19. Bem sei que o amigo pensa que em Israel só haviam judeus. Se estudasse a história saberia que um Israelita não precisa ser necessáriamente um judeu. Além dos judeus e suas variadas denominações, existiam Israelitas simples que apenas se preocupavam em guardar a lei de Deus. Jesus esteve do lado destas pessoas bem como dos judeus sinceros e nós adventistas estamos com Jesus e com estes que procuravam praticar o sábado da forma correta, mas a banda dos Fariseus (banda de judeus) os obrigavam a guardar um sábado inchado, bem no estilo que o amigo tem proposto.

      Se houvesse energia elétrica naquela época bem que os fariseus diriam para não utilizarem a energia, nem aceitarem produtos provindo de transgressores. Os apóstolos de Jesus eram da parte que não seguiam o fermento dos fariseus (que inchava a lei), por isto nem pestanejaram em colher alimento no dia de sábado. O paralítico também nem questionou sobre levar carga sobre si e andar pela cidade.

      Nem todo judeu era fariseu e nem todo israelita era judeu. Especialmente na época de jesus haviam até romanos entre o povo e cobradores de impostos e aqueles chamados de ladrões e prostitutas e leprosos. Saulo era um cidadão romano, acha mesmo que na época que tinha simpatia, guardava o sábado como exigia a banda dos fariseus?

      No adventismo quando se quer, se aprende muitas coisas, principalmente sobre a história. Entramos em contato com os veradeiros estudos teológicos! Não estes materiais de pessoas que sequer possuem a capacitação necessária para se pronunciarem sobre os assuntos.

      Um político, como o diretor do CACP que um dia achou que seu entendimento sobre a bíblia era o suficiente para atacar todas as religiões contrárias às suas crenças, com a prerrogativa de que suas crenças pessoais, em seu pouco conhecimento sobre qualquer área relevante para o estudo da bíblia, seria o suficiente para dizer o que é ou não correto de se guardar na bíblia nos dias de hoje e quais doutrinas são ou não heresias.

      Na imprensa existe uma parte sensacionalista, mas em se tratando de teologia também tem, mas veja! Sequer são teólogos!

      O que são então? Ora apenas apologetas sem estrutura, seguindo aquilo que criaram como verdade e procurando conseguir um bom lucro com seus materiais de péssima qualidade, enquanto angariam pessoas desavisadas, para propagarem sua apologética que não se baseiam em estudos de especialistas, mas em achismos e toda sorte de mitos e boatos.

      Amigo Anônimo X, são estes materiais de apologetas que apoiam a opinião do amigo, mas se o amigo pegar qualquer material teológico sobre o sábado, verá que estes apoiam a opinião que lhe tenho demonstrado.

      São os materiais teológicos e de especialistas religioss de várias áreas como a arqueologia do Professor Rodrigo, segundo séculos de pesquisas e estudos, contra os materiais apologéticos que o amigo aceita com tanto gosto.

      Quem são os estudiosos neste dilema? Os teólogos e especialistas religiosos? Ou estes que têm se prestado à apologética e que fazem sucesso com um pequeno número de pessoas apostatadas da fé religiosa?

      Excluir
    20. Sr. Adventista, boa tarde.

      Colocarei algumas de suas falas e farei alguns comentários.

      “Ora! Do que está falando? O adventismo guarda o sábado da mesma forma com que o povo de Israel guardava. O amigo insiste em transformar versos isolado em doutrinas. Se não acredita, pode pegar um avião e viajar até Israel para ver como é a guarda do sábado.”

      R: Mentira sua, pois no Antigo Testamento Deus determinou apedrejar quem trabalhasse neste dia. O Sr. é do tipo de guardador de sábado que condena um pai ou uma mãe que trabalha no sábado para sustentar os filhos e paga passagem de ônibus e vai fazer concurso neste dia cuidando de seus interesses. Vai enganar outra pessoa Sr. Adventista. Pare de mentir! Pare de hipocrisia!

      Como não sou mentalizado nem pela IASD, digo e reafirmo que nem os adventistas, e nem os judeus religiosos guardam o sábado como Deus determinou no Antigo Testamento.

      Veja uma outra pérola que o Sr. escreveu:

      “A verdade é que quando estas "teorias" apologéticas são apresentadas à pessoas sérias, geralmente estas ou ficam de queixo caído ou se esforçam para não caírem na risada.”

      R: Séria como quem? O Sr.? Rs Rs Rs. é estranho o tipo de pessoas que o Sr. gosta de seguir! E o tipo de argumento que usa!


      O Sr. em desespero, por falta de argumento, exagera quanto ao vestir e proceder das pessoas. Conheço agnósticos e ateus que são pessoas virtuosas e honestas que não usam brincos e nem pintam o corpo todo como o Sr. sugeriu!

      Enquanto o irmão tiver em seus coração que V.Sa.. e os adventistas são pessoas mais honestas que as outras, continuará afundado na hipocrisia e na auto-justificação. Se isso lhe faz bem. Fazer o quê? Entretanto aviso que estais a cavar sua perdição!


      “E se o amigo crêsse no que disse sobre Canright, não se atreveria a questionar a vida de Ellen White, cujos livros não leu. Isto foi hipocrisia de sua parte.”

      Outra mentira sua! Apenas disse que o Sr. não deve criticar quem não leu. Isso me foi afirmado pelo Sr. em outro debate. Que não leu Canright e que não o leria. Não disse nada que não sido dito pelo irmão. Logo se vê que tipo de crítico é o Sr. Afirmo que a sua credibilidade é zero! Pois se fia no que lê de terceiros!
      Contudo ao contrário, o Sr. não pode afirmar o que afirmou, sobre se li ou não li determinado autor. Sabe por quê? Porque senão será um grande mentiroso!

      ‘Bem sei que o amigo pensa que em Israel só haviam judeus.’

      R: Outra mentira escancarada do Sr. Não afirmei isso! É feio mentir Sr. Adventista. Pare de mentir porque senão isto virará um hábito em sua vida!


      “Quem são os estudiosos neste dilema? Os teólogos e especialistas religiosos? Ou estes que têm se prestado à apologética e que fazem sucesso com um pequeno número de pessoas apostatadas da fé religiosa?”

      R: Tenho pensamento próprio e não sou mentalizado por ninguém! Contudo lamento profundamente a mania de grandeza do Sr., que sequer tem o perfil de intelectual, pois critica autores que nunca leu baseando-se na opinião de terceiros.

      Existem muito e muitos exegetas que discordam da IASD. Daí se vê o quanto o Sr. é desinformado e gosta de depreciar estudiosos que não conhece, fora do círculo da IASD.

      Que Deus o ilumine e o livre do fanatismo e da cegueira espiritual

      Atenciosamente.

      Anônimo X.

      Excluir
  10. Srª Maria Gonçalves, permita-me comentar um pouquinho sobre a tua opinião acima. Bom, primeiro vossa pessoa está de parabéns mais uma vez pela sinceridade com que coloca as tuas palavras e expõe o teu pensamento. E é óbvio que estás com toda a razão em usar do teu "Livre Arbítrio".

    Só gostaria de fazer o seguinte esclarecimento: Eu não ataco a Instituição Adventista, mas os "equívocos doutrinários" que foram criados para favorecer esta mesma Instituição, em detrimento da Verdade. E pior, esses "equívocos" impedem que muitos dos seus adeptos enxerguem a Verdade plena; já que são condicionados desde cedo a crer que esta é a única Igreja Verdadeira.

    Ou seja, não percebem que são "preparados" para NÃO questionar. Compreende o que estou falando ?

    E em segundo lugar, quero discordar com você apenas de um pequeno ponto, onde diz que:
    "O sr.Adventista gosta de manipular a mente sã das pessoas a favor de TODA a bíblia porque esta é santa e sobrenatural..."

    Na realidade, a Manipulação dele, não é de maneira nenhuma em favor de "Toda a Bíblia", e sim em favor do Estilo de "Interpretação" Adventista. O que é muito diferente.
    A opinião dele é só teórica, porque na prática mesmo, os ensinos Teológicos Adventistas são fundamentados em versos isolados do seu Contexto; isto é, são distorções veladas do real sentido de cada passagem da Bíblia. Não importa, se no Novo ou no Antigo Testamento.

    Abraços e fique em paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a minha má interpretação, sr.Joel, mas isto é defeito de quem anda por longe de igrejas e doutrinas. Também quero dar-lhe os parabéns pela forma como se expressa: é direto e diz o que tem a dizer sem subterfúgios.

      Excluir
    2. E finalmente voltando à amiga Maria Gonçalves, em sua resposta:

      "O senhor gosta é de conversar e manipular a mente sã das pessoas a favor de TODA a bíblia porque esta é santa e sobrenatural, segundo as suas próprias palavras"

      A amiga está certa no ponto central de que estou a favor de TODA a bíblia e que creito fielmente como um livro sobrenatrual.

      Mas será que estou a conversar e manipular a mente "sã?"?

      Excluir
    3. Evidentemente que está a manipular. A sua forma de escrever ultimamente é uma imitação e mistura de escritor pseudo-cristão, profeta da desgraça, pastor adventista e padre retrógado em simultâneo. Desconfunda-se. Não faça sermões à padre católico do final do séc.XIX e princípio do séc.XX. Foram estes que deram origem às aparições de Fátima em Portugal e aos livrinhos escritos pela irmã Lúcia cujo menino Jesus lhe aparecia de vez em quando quando ela já estava no convento muito zangado com ela porque ainda não tinha cumprido a missão de que tinha sido incumbida. Foram estes sermões que assustaram o povo iletrado e o conduziu a uma religiosidade vazia impregnada do medo do fogo do inferno. O senhor gosta de assustar com o sábado e já o fez novamente em resposta ao nosso irmão Anónimo X. Deve ter reparado na bíblia que há textos no Novo Testamento que se releem com satisfação e foram escritos há dois mil anos. Esses textos dão esperança, fazem o nosso coração amar e não assustam continuamente como o senhor gosta de fazer. Esses textos permanecem atuais ao invés dos textos do senhor cuja mente retrocedeu até ao séc.XIX. Por isso, eu separo a insanidade dos acontecimentos históricos da bíblia declarando-os não inspirados, nem sobrenaturais, embora verdadeiros, quando demonstram a visão retorcida que os líderes dos povos tinham de Deus e a sua influência sobre a população.
      Sempre com a mania de sermos pesados na balança de Cristo no momento da nossa morte. Como se Cristo ou Deus não nos estivesse a observar continuamente, a dar-nos força, apesar das nossas fraquezas, até ao último dia. Deus olha para os nossos pecados agora de um jeito, dá-nos a mão e quando chega o fim, abre o livro e diz: tenho pena, ias a cair para um precipício, agarrei-te, salvei-te; estavas prestes a perder o emprego, agarrei-te, salvei-te; estiveste doente, com fome, sozinha, agarrei-te, salvei-te. Mas agora vais ser pesada na balança e o que vejo não me agrada. Vais ser atirada para a fornalha! Sinceramente, sr.Adventista! Já sei que o que eu estou a dizer não é bíblico. Mas nem tudo o que lá está escrito é santo e sobrenatural. Estou aborrecida consigo e nos primeiros tempos de participação no blog não era assim. O que foi que mudou?

      Excluir
    4. Quanto a mim, não me referia a estar "manipulando" ou não a mente do Anônimo X, questionei se estaria manipulando mentes sãs!

      Segundo adverti o próprio amigo, entrei em uma área perigosa que poderia, como resultado, até causar mais mal do que bem.

      Não me considero são, e quanto aos amigos? (Não! Não perguntei se me considram são, mas sim se consideram a si mesmos sãos).

      Quanto ao assunto:

      A bíblia apresenta vários atributos de Deus.

      Amor;
      Justiça;
      Perdão;

      E vários atributos do pecado:

      Falta de amor;
      Injustiça;
      Condenação.

      A bíblia NUNCA nos apresentou só o amor e o perdão, mas também a justiça de Deus e a amiga consegue lê-la bem no antigo testamento segundo a forma como Deus lidou com seu povo desobediente e os povos que rejeitaram os seus apelos.

      O salário do pecado é a morte, aquele que pecar, este morrerá. Esta é a promessa de Deus para aquels que andam longe de seus caminhos.

      A bíblia apresenta outra face neste contexto, o do perdão, da salvação e do amor. Porém estes estão ligados e dependentes de Cristo. Não há como separar.

      Se você aceita a Cristo, tem acesso ao perdão, à salvação e ao amor que Jesus derrama em seu coração e lhe torna nova criatura. Mas se você rejeita, acaba rejeitando todas estas coisas e lhe sobra apenas, os frutos do pecado, onde não há nada de bom.

      Não existe outro plano de Salvação, Cristo é o único caminho. A mensagem bíblica só é terrível àqueles que não aceitam a Jesus. Para quem aceita, este anda debaixo da graça, sendo protegido e amparado por Deus. Nenhuma condenação há para aqueles que andam nos retos caminhos do Senhor.

      Se eu lhe dissesse que quem anda no caminho do mundo, rejeitando a Cristo como seu Senhor também herdará o reino dos céus eu estaria mentindo.

      A amiga deseja que eu minta para você?

      Pois então aceite a verdade. Do pó viemos, ao pó retornaremos e sem cristo não há nada que possa nos trazer de volta do pó e nos dar uma vida digna, sem dor nem sofrimento, nem morte nem desamor.

      A bíblia é a Palavra, o pronunciamento oficial de Deus sobre a SUA vontade.

      Não existe outro Deus, nem outros testamentos. A nossa herança está na bíblia e não há outro meio de tomarmos posse de tudo que Jesus nos deixou em testamento após a SUA morte, senão aceitando SEU sacrifício, como Deus que desceu à terra para pagar as nossas próprias dívidas para com SUA lei.

      Queira Deus que morrerei pregando esta verdade e crendo Neste livro sobrenatural, capaz de mudar vidas e que possui o mesmo poder que criou o universo.

      A Palavra de Deus é poderosa, pois é o testemunho Daquele que também era Verbo e se fez carne. Testemunho de amor ilimitado e incondicional que provê graça para TODO aquele que crê e aceita a Jesus como seu único SENHOR e Salvador.

      Fora de Cristo, não há salvação. Somente dor e tormento que de tão duradouro dizem ser eterno que é o pagamento pelo pecado.

      Pecado, algo tão terrível que obriga a Deus a destruir suas próprias criaturas.

      É algo que Deus odeia, mas que nós amamos.

      Somos isto, trapos de imundície apaixonados pelo pecado e detestamos as coisas Divinas, pois não nos agradamos nelas mas no pecado e nos prazeres que este nos proporciona.

      Este prazer será convertido em Dor, e a dor que sentimos ao nos separarmos do pecado será convertido em bênção. Aquilo que amamos hoje, o pecado, odiaremos e aquilo que odiamos, a santidade, amaremos.

      Foi para isto que Cristo veio à terra, para que através de sua graça, alcancemos o favor do senhor e nos agrademos nas coisas que Deus preparou desde a fundação do mundo, no qual é a justiça, paz, amor, santidade e fidelidade.


      Excluir
    5. Portanto não adianta pregar justiça, paz e amor, sem pregar também, santidade e fidelidade para com Deus.

      Excluir
    6. Creio eu irmão Adventista que esse é um dos fatores que incomoda muita gente.

      Gentilmente:

      Gênes Soares.

      Excluir
    7. O que incomoda é constatar um falso moralismo de quem não pratica aquilo que prega.

      Pregar o sábado judaico, ao mesmo tempo em que vocês condenam quem trabalha no sábadoç usufruindo do trabalho de terceiros é demais! É UMA INCOERÊNCIA BRUTAL!

      Excluir
    8. INCOERÊNCIA BRUTAL é quando não se compreende a fonte, levando a mesma a se contradizer.

      Portanto a reversão psicológica incomoda muito mais, pois além de quebrar tal incoerência, leva também o individuo a se confrontar novamente com a realidade dos fatos.

      Excluir
    9. O Interessante é que o Sr. não respondeu as perguntas que lhe fiz sobre o sábado.

      Pelo menos o Sr. Adventista, diferentemente do irmão, manifestou o que pensa e respondeu, depois de lhe dirigir a pergunta 5 ou 6 vezes.

      Portanto a sua observação, INCOERÊNCIA BRUTAL, encaixa-se direitinho para o Sr. mesmo.

      Ocupe o espaço para responder o que lhe perguntei irmão.

      Prometeu responder as perguntas que lhe fiz e até agora nada!

      Deixe de enrolar e de fugir do tema do artigo irmão Gênes!


      Att.

      Anônimo X.

      Excluir
  11. Anônimo x, não tenho dificuldade alguma em responder
    as suas inquietudes com relação ao ensinamento BÍBLICO do SÁBADO.

    Pois deixei isso bem claro ao irmão, o que eu lhe peço novamente é que o irmão tenha cuidado ao analisar algo para que o mesmo não venha á cometer equívoco novamente, pois quem abandona determinado debate e não responde o que lhe é indagado é o irmão, claro pelo simples motivo já mencionado por mim, a questão da ANÁLISE.

    Gentilmente:

    Gênes Soares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O irmão Gênes também é um bocado rebuscado nas respostas. Ínfluências do doutouramento que anda a tirar?

      Excluir
    2. Sra. Maria Gonçalves, boa tarde!

      Não se impressione com o que tem lido, pois muitas vezes o que ocorre é a cópia de um dicionário de teologia ou de um estudo já pronto!

      Gosto muito mais de suas colocações ou do Joel porque usam mais o raciocínio e por não ficarem copiando textos já elaborados!

      Um abraço fraternal.

      Anônimo X.

      Excluir
    3. Sr.Anónimo X, eu estava na brincadeira com o sr. Gênes. Espero que ele não leve a mal. O facto é que o irmão Anónimo X se expressa claramente assim como o irmão Joel. Obrigado por alguém ler as «miudezas» que aqui ponho.

      Excluir
    4. Amigos, não entremos em contendas, pois Jesus não gosta! O irmão Gênes é mesmo rebuscado em suas palavras e se expressa muito bem. Não deveria se envergonhar daquele elogio estimada amiga Maria Gonçalves. Também acho o amigo Anônimo X bastante rebuscado. Ele busca, rebusca, e rebusca, e rebusca...

      Brincadeiras à parte, elogiemos mais! Particularmente gosto dos comentários da amiga, principalmente os bem "temperados". (COM PIMENTA BRAVA!)

      Mas não é porque os debates sejam calorosos (COMO UMA PANELA DE PRESSÃO JOGADA DENTRO DE UM VULCÃO), que tenhamos que torná-los motivos de deboche. Afinal em um debate vence primeiramente aquele que demonstra melhor educação e que, além de criticar, não tenha medo de, também, elogiar.

      Tomemos esta troca de farpas, como intimidade, já que estamos há várias horas debatendo (debatendo como peixes fora d'água tentando respirar).

      Saúde e paz para todos!

      Excluir
    5. O sr.adventista quer tréguas! Por mim, agito já a bandeira da paz!

      Excluir
    6. Irmã Maria Gonçalves, bom dia.

      O Sr. Adventista é gente boa e tenho certeza que seria incapaz de fazer mal no dia a dia a seu próximo!

      Aceito a bandeira da paz! Rs Rs Rs.

      Um abraço e que Deus abençoe a todos nós!

      Anônimo X.

      Excluir
  12. Sr. Gênes, comentário sem sentido o seu, uma vez que não abandonei o debate - expliquei o que ocorreu - e estou lá no outro artigo debatendo com o irmão.

    Obs: É mais do que inquietude, desculpe-me, é a denúncia da incoerência e da hipocrisia!

    Att.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir
  13. Sr. Anônimo x, de novo o irmão peca na Análise, estava me referindo ao seu equívoco em não olhar a data do comentário do dia 19 de Dezembro de 2012.

    O sentido é do jeito que se encontra ali mesmo. Agora quanto á interpretação que o irmão deu ao mesmo de forma equivocada, eu já o alertei, pois o mesmo aconteceu por falta de cuidado de vossa parte.

    Portanto o irmão comete aqui mesmo.

    Gentilmente:

    Gênes Soares.

    ResponderExcluir
  14. Sr. Gênes, bom dia!

    Sua afirmação ficou fora de contexto, daí a minha observação para que os leitores que acessam o blog não viessem a ter uma ideia errada.

    Quanto ao meu equívoco está é a sua opinião, embora já tenha lhe explicado no outro tópico o que ocorreu.

    Por outro lado creio que o equívoco foi todo seu.

    De todo modo isto é um detalhe, a minha opinião ou a sua sobre quem se equivocou, que em nada contribui para o tema do artigo, na realidade é um mero desvio do assunto.

    Irmão, aproveite o espaço para debater sobre o tema do artigo!


    Atenciosamente.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir
  15. Sr. Anônimo x, se o irmão não consegue ver o seu próprio equivoco paciência, mas o leitor atento perceberá que a sua própria "explicação" e enfatizarão da mesma, se constitui em um equívoco reforçado pelo mesmo ato.

    Portanto no que o irmão chama de detalhe, se constitui um ponto importante, pois mostra o descuidado em se analisar algo, e o mesmo continua a permear por vossos comentários.

    Cada coisa por vez, isso não é um desvio, mas se o irmão assim o considera, pode utilizar do mesmo para voltar novamente ao que aviamos começado, somente depois de terminar por completo, o irmão fique a vontade em fazer o retorno.

    Gentilmente:

    Gênes soares.

    ResponderExcluir
  16. Sr. Gênes, boa tarde!

    O irmão escreveu o seguinte:

    "Cada coisa por vez, isso não é um desvio, mas se o irmão assim o considera, pode utilizar do mesmo para voltar novamente ao que aviamos começado, somente depois de terminar por completo, o irmão fique a vontade em fazer o retorno."

    Se não percebeu, o meu comentário já está lá aguardando-o!

    Por outro lado, chamo atenção para o fato de que foi o Sr. que se deslocou para este artigo, sem esperar terminar o assunto no outro tópico, com observações que nada tinham a ver com o assunto relativo ao sábado.

    O que postou até agora, aqui neste tópico, foi mero desvio do assunto que trata do tema: "É pecado usar energia elétrica no sábado?"

    Att.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir
  17. Sr. Anônimo x, pode ficar tranquilo que já havia percebi, creio também que o irmão deve ter percebido que o meu primeiro comentário aqui foi para realçar o que o irmão Sr. Adventista havia colocado, o irmão lembra "santidade e fidelidade" para com Deus.

    Repito novamente, isso não é desvio irmão, apenas gosto de esclarecer o máximo possível sobre um tema primeiro, para somente depois partir para o outro.
    E o tema sobre o sábado não vai ser diferente.

    Gentilmente:

    Gênes Soares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem irmão Sr. Adventista, para lidar com algo escorregadio muitas das vezes tem que se ser rebuscado.

      Excluir
    2. Sr. Gênes, bom dia.

      O irmão realçou algo que sequer respondeu!

      É assim que gosta de encerrar os assuntos em outros artigos?

      Creio que não seja por aí, tendo em vista que isto não é esclarecer e em nada contribui para o debate.

      Fica parecendo mais como por lenha na fogueira e sair fora do comentário.

      Na realidade ratifico que em nada o Sr. contribuiu para o tema, como tem feito até agora neste artigo.

      Para se ter uma ideia foram 7 comentários do Sr. até aqui e nenhum relacionado ao tema do artigo e que gerou comentários meus alguns inclusive saindo do assunto!

      É um blá blá da sua parte que cansa.

      E depois o Sr. vem falar de vãs repetições.


      Fazer o quê?

      Excluir
  18. Sr.Anônimo x, boa tarde.

    Bem irmão, não há perigo algum em se realçar algo.

    Pois santidade e fidelidade se aplica á vários temas, e o mesmo se dá com a fonte citada por mim.

    Não é questão de encerrar, mas sim de rebuscar.

    E essa prática já é bem conhecida pelo irmão, pois o irmão faz uso quase que continuo.

    Bem, já estou cansado da rebusca, rebusca. O irmão começou com tal prática e veja no que eu estou me tornando um Rebuscador.

    Não irei fazer o mesmo, já que foi o irmão que começou com tal prática.

    Irei alerta-lo dentro do tema proposto.

    Gentilmente:

    Gênes Soares.

    ResponderExcluir
  19. De que se queixa o homem senão de seus próprios pecados!

    ResponderExcluir
  20. Rebuscar a verdade não é o mesmo que rebuscar a mentira.

    " Quem vive diariamente obedecendo ao Senhor será muito feliz; quem prefere fazer sua própria vontade viverá cercado de problemas".

    Gentilmente:

    Gênes Soares.

    ResponderExcluir
  21. A conclusão de tudo que li aqui...

    O adventismo vive uma crise de hipocrisia de fé, porque:

    - Ensina guarda de sábado, mas a verdade é que os membros não fazem guarda de sábado;

    - Ensina a não julgar quem não faz guarda, mas a verdade é que os membros procurando se justificar, acabam julgando todos que não fazem guarda de sábado;

    - Ensina a promover o amor ao próximo, mas a verdade é que os membros não medem esforços para mentir, ocultar ou enrolar nos sermões longos e infrutíferos;

    - Ensina que a bíblia tem todo o propósito, mas a verdade é que os membros e simpatizantes exageram ao rebuscar nos conceitos que não são bíblicos, mas meramente filosóficos;

    As perguntas formuladas são muito claras, mas as declarações dos tais "adventista" fogem completamente do objetivo, caindo naquilo que chamamos de "desonestidade intelectual".

    Resultando: O adventismo perdeu a identidade original, haja vista que os seus membros não vivem segundo o propósito, antes tentam inutilmente esconder a sua sujeira para baixo do tapete.

    Quanto ao tema: "É pecado utilizar energia elétrica no dia de sábado?", os adventistas já nos deram a compreender que sim, é pecado, mas não medem esforços para evitar, provando uma completa futilidade de quem TENTA guardar o sábado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Harari, faça-se-lhe algumas perguntas, o amigo é livre para responder ou não:

      a) O amigo acredita que sua pessoa é hipócrita? Pessoalmente lhe digo que sou hipócrita.

      b) O amigo julga seus semelhantes? Pessoalmente lhe digo que tenho o mal hábito de julgar meus semelhantes.

      c) O amigo mente? Oculta suas falhas? Pessoalmente lhe digo que minto e escondo minhas falhas.

      d) O amigo adota filosofias extra-bíblicas? Pessoalmente lhe digo que adoto filosofias extra bíblicas.

      e) O amigo comete desonestidade? Pessoalmente lhe digo que este que vos fala comete desonestidades.

      f) O amigo esconde sua sujeira para debaixo do tapete? Pessoalmente lhe digo que escondo minhas sujeiras debaixo do tapete.

      Se o amigo respondeu sim para todas estas perguntas, o que teria a dizer em sua defesa?

      Excluir
  22. Concordo plenamente com o comentário acima.

    A hipocrisia no "meio" Adventista é exacerbada. Mas isso é só para quem realmente consegue ver um pouco mais além; e para que isto aconteça, é imprescindível "por de parte", todos os ensinos "assimilados" (aceitos cegamente) e/ou começar a olhar as coisas de outro "Angulo". Não há outra Receita.

    Os que fazem "parte" dessas Instituições Religiosas, são aqueles que se deixaram vencer pela Emoção ao invés de fazerem uso da Razão, e continuam tal qual como entraram. Ou seja, é um total dependente de "terceiros". Não conseguem mais fazer o uso da Capacidade do raciocínio dados por DEUS. Esses, dificilmente irão questionar, pois os Dogmas, As Crendices e até mesmo a IDOLATRIA, já está "Impregnado" em suas mentes.

    São as maiores vítimas da famosa "Lavagem Cerebral".

    O CRIADOR criou o Homem com uma mente capaz de Investigar, Conhecer e decidir por si só. Mas incrivelmente esse mesmo homem se deixa dominar por outro da mesma espécie para a sua própria "escravidão" e conseqüente perdição.

    Se colocarmos paralelamente, a Verdade Escriturística (Palavra de DEUS) com as Crenças do Cristianismo como um TODO, e a Igreja Adventista não é exceção; então fatalmente "aperceberemos" o grande ABISMO que os separam desta Verdade. E com maior ênfase sobre a IASD, é claro; afinal é esta Instituição que, mais do que as outras, tem reclamado para si o título de "Única Verdadeira", ou Remanescente; ou ainda, a Igreja da Profecia (desde a sua fundação).

    As perguntas são: "Qual Profecia lhes confere esses Títulos ?" e... "Com que Autoridade a sua Liderança se posiciona desta forma ?"

    Paz do Altíssimo a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As perguntas acima também valem para o amigo.

      Excluir
    2. Sr.Adventista, eu particularmente não creio que você tenha sido "feliz" nestas perguntas um tanto quanto "capciosas". Ademais, apesar de não fazer muito tempo em que comento aqui, e também acompanho boa parte dos teus comentários, mesmo assim tenho a impressão, pela noção que tenho do teu "Perfil", que mais uma vez você está agindo dissimulada e ironicamente para tentar "captar" algo, para depois "entrar de sola". Se isto for o caso, não foi nada racional.

      Agora, se você realmente pratica deliberadamente TUDO isso que afirmou, logo, a credibilidade sobre teus argumentos (que não era tanto assim), foi por água abaixo.

      Mas respondendo teus questionamentos, te digo o seguinte:
      Ninguém é perfeito. Todos cometemos algum tipo de falha; em maior ou em menor intensidade; mas...uma coisa é ERRAR O ALVO, outra é dar a entender que o faz de forma deliberada. Foi exatamente o que você deixou "transparecer".

      Conclusão: Caso tenha sido sincero sobre as as questões de: a) à f) , então não é tão hipócrita assim, pois o conteúdo da questão "b" por exemplo, sempre foi "detectado" em teus comentários, quando pré-julga ou acusa de Apóstatas aqueles que, embora não mais professem a "fé" Adventista, mesmo assim manifestam sua crença no DEUS verdadeiro.

      NOTA: Neste caso, fica difícil sustentar até mesmo que és um seguidor de Cristo. Do contrário, como justificar a questão do: "Não Julgueis" para não serdes julgados ? Em um Tribunal, por exemplo, mesmo em casos de Réu confesso, a sua condenação se dá mesmo assim, sendo beneficiado apenas com a redução da pena prevista. E quanto a Justiça de Deus ?

      Tenha um bom Sábado.

      Excluir
    3. O amigo ainda está me devendo a respostas sobre quais seriam as leis citadas em Gênesis 26:5 sobre Abraão.

      Excluir
    4. O SR. JOEL DIZ UM INVERDADE AO DIZER QUE OS QUE ESTAO NA IASD VAO POR EMOÇAO. PODE SER QUE ALGUNS SEJAM OPORTUNISTAS E SE ACOLHAM A SUA SOMBRA. OS QUE SAO REAIS VAO PELOS PRINCIPIOS DA PALAVRA DE DEUS, A EMOÇAO E PASSAGEIRA OS PRINCIPIOS SAO ETERNOS. NAO ENGLOBE TODOS NO MESMO BARCO PODE TER SIDO ESSE O SEU CASO MAS NAO O MEU E DE MUITOS MILHARES. QUEM SE LIMITA A OUVIR E NAO A ESTUDAR NEM RELACIONAR-SE COM DEUS NAO TEM PRINCIPIOS E PREFERE O CAMINHO LARGO PORQUE NO CAMINHO ESTREITO NAO CABE O LARGO.

      Excluir
  23. O SR. ANONIMO E MESMO UM PROVOCADOR! GOSTA CONDUZIR O DEBATE SEGUNDO AS SUAS REGRAS E QUANDO NAO AS RESPEITAM INSURGE! O OBJECTIVO DELE E CONDENAR A IASD, PORQUE O SEU CORAÇAO TEM ODIO. ESQUECE QUEM ORIGINADOR DO ODIO?O QUAL ESTA MUITO SATISFEITO COM A SUA ATITUDE. AS DUVIDAS TIRAM-SE PELO ESTUDO DA PALAVRA DE DEUS E INFLUENCIA DO SEU ESPIRITO, ACONTECE QUE ELE NAO E INFLUENCIADO PELO ESPIRITO SANTO PORQUE SO PRETENDE DENEGRIR A IGREJA DE DEUS, E JESUS DISSE QUEM COMIGO NAO JUNTA ESPALHA. SE TEM DUVIDAS ESTUDE A PALAVRA DE DEUS E ACONSELHE-SE COM O ESPIRITO SANTO! PARECE UM INQUISIDOR QUE DETURPA PARA CONDENAR. S.PAULO DISSE: AO HEREGE ADVERTE UMA OU OUTRA VEZ DEPOIS DEIXA-O. OU OUTRA PASSAGEM BIBLICA NAO DEIS PEROLAS A PORCOS! E O CUIDADO DE DEUS, CONSTANTE, QUE PERMITE CADA PULSAÇAO DO CORAÇAO HUMANO, SAO OS SEUS ANJOS QUE VIGIAM OS QUE O TEMEM QUER SEJA SABADO OU NAO. SERÃ QUANDO ELE TRABALHA AO SABADO PARA NOS MANTER A VIDA ESTA A PECAR SR. ANONIMO?QUANDO OS ANJOS NOS PROTEGEM AO SABADO ESTAO A PECAR? A LEI DE DEUS E ETERNA E UNIVERSAL E APLICA-SE A TODA A CRIATURA DE DEUS.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.