terça-feira, 29 de maio de 2012

Por que Deus atende algumas orações feitas a santos?







Cuidado!

" Veneração dos santos descreve uma especial devoção aos santos, que são considerados modelos de vida cristã que gozam no Céu da vida eterna, podendo interceder pelos fiéis" ( Grifo nosso. http://pt.wikipedia.org/wiki/Veneração)

Embora possamos nos lembrar e nos admirarmos dos exemplos de irmãos santos de várias épocas, devemos tomar o cuidado de não colocá-los no papel de intercessor. Nem tampouco devemos prestar cultos a estes santos.

O que é a devoção no contexto católico?

"Segundo a doutrina católica, a devoção é um "culto privado" (Grifo nosso)

"Este acto de entrega é exprimida através de "práticas piedosas exercidas, privada ou publicamente, como regra aprovadas pela Igreja. Em geral, estão ligadas a formas de espiritualidade, por exemplo, a Deus (consagração do dia), a Jesus (visita ao Santíssimo Sacramento, a “via-sacra”), ao Espírito Santo (invocação), a Nossa Senhora" (Santo Rosário, Angelus, etc.), "ao Anjo da Guarda e aos Santos" (novenas, trezenas). Além das muitas "fórmulas de orações", esta espiritualidade pode, por exemplo, ser expressa também através de "peregrinações aos lugares sagrados"; de medalhas, relíquias, estátuas e imagens sagradas e bentas; de procissões; ou ainda de outros "costumes populares"."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Devoção

"Adorarás o Senhor, teu Deus, e só a ele prestarás culto.” (Mt 14,10)"

"Mas o que significa “adorar” a Deus? É uma atitude que só podemos ter para com Ele.
Adorar significa dizer a Deus: “Tu és tudo”, ou seja: “És aquele que é”; e eu tenho o privilégio imenso do dom da vida para reconhecer isto.
Adorar significa também acrescentar “eu sou nada”, dizendo isso não só com as palavras: pois, para adorar a Deus, precisamos anular a nós mesmos e fazer com que Ele triunfe em nós e no mundo. Isso implica uma constante demolição dos falsos ídolos que somos tentados a construir na nossa vida." (Grifo nosso. http://www.santaluzia.org.br/?page_id=858)

Lembrando que o contexto de falsos ídolos no dito texto se referem a "culto da astrologia, da magia etc. (http://www.santaluzia.org.br/?page_id=858)" portanto se cultuarmos imagens de santos, também estaremos construindo falsos ídolos em nossa vida.

Os irmãos católicos realmente estão mudando, para melhor, procurando colocar as coisas em seu devido lugar. Realmente há pessoas sinceras em diversas religiões.

"No entanto, a atitude mais segura para chegar à proclamação existencial do nada que somos e do tudo que é Deus é inteiramente positiva: para anular os nossos pensamentos, basta pensar em Deus e ter os seus pensamentos, que nos são revelados pelo Evangelho; para anular a nossa vontade, basta cumprir a sua vontade que nos é indicada no momento presente; para anular os nossos afetos desordenados, basta ter no coração o amor para com Ele e amar os nossos próximos, compartilhando seus anseios, sofrimentos, problemas, alegrias."  (Grifo nosso. http://www.santaluzia.org.br/?page_id=858)

"Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” (João 15:10)

“Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” (Romanos 13:9)

Assim amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo é um resumo dos dez mandamentos e este nos manda não ter para nós imagens de escultura.

Lembremos dos santos, porém não necessitamos de suas imagens em esculturas de barro, os exemplos de tais santos em nossa mente é mais do que o suficiente.

(Sr. Adventista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.