quarta-feira, 2 de maio de 2012

Indícios de que dois testemunhos do blog exadventistas.blogspot.com.br foram fabricados, sendo isto feito por uma mesma pessoa.

Como não obtive resposta à uma mensagem enviada ao blog exadventistas.blogspot.com.br, nem qualquer tipo de pronunciamento sobre o assunto, escrevo este artigo, como alerta aos que acompanharam os supostos testemunhos.


Evidência nº1

Ambos os textos utilizam a mesma forma de introdução, uma forma que aparece também no meio do texto.

Prezados; peço a gentileza de não ter meu nome mencionado. Sinto-me triste por fazer isso, mas tenho adventistas na família de meu marido e sei que pesquisam o assunto na internet em busca dos “divergentes” e também porque fujo de guerras teológicas com eles por amor ao meu  esposo e não quero magoá-lo.” (TESTEMUNHOS: "NOSSO RELACIONAMENTO MELHOROU 100% DEPOIS QUE SAÍMOS DESSA IGREJA")

Bom; desde o dia que entramos para esta igreja tenho me sentido mal... Sinto como se estivesse carregando um peso enorme nas costas; esforço-me para continuar, mas tem algo estranho. Eu não me sinto bem! Sinto-me pressionada... Como se estivesse sendo obrigada a freqüentar...” (TESTEMUNHOS: UM PEDIDO DE SOCORRO!)

“Na igreja nós respeitamos, não dá pra se vestir a padrão; mas fazemos o que podemos, porém acho que para eles nunca está bom...” (TESTEMUNHOS: UM PEDIDO DE SOCORRO!)

Note o uso de ponto e vírgula “;” após uma palavra introdutória no início de um parágrafo, note também que em ambos os casos, após a pontuação o texto é iniciado com palavra minúscula (peço, desde).


Evidência nº 2.

Prezados; peço a gentileza de não ter meu nome mencionado. Sinto-me triste por fazer isso, mas tenho adventistas na família de meu marido e sei que pesquisam o assunto na internet em busca dos “divergentes” e também porque fujo de guerras teológicas com eles por amor ao meu  esposo e não quero magoá-lo. (TESTEMUNHOS: "NOSSO RELACIONAMENTO MELHOROU 100% DEPOIS QUE SAÍMOS DESSA IGREJA".)

Por favor, me ajudem! Leiam esta mensagem até o final e respondam! Infelizmente tenho que ficar no anonimato, porém preciso muito da ajuda de todos.

Quanto ao anonimato os textos fazem questão de demonstrar uma tristeza ou infelicidade.


Evidência nº 3.

Ambos os textos se referem à instituição como “IASD” e nunca como “Igreja Adventista”.


Evidência nº4

Ambos os textos descrevem uma mesma experiência, definidas da mesma forma:

“Bom; desde o dia que entramos para esta igreja tenho me sentido mal... Sinto como se estivesse carregando um peso enorme nas costas; esforço-me para continuar, mas tem algo estranho. Eu não me sinto bem! Sinto-me pressionada... Como se estivesse sendo obrigada a freqüentar...” (TESTEMUNHOS: UM PEDIDO DE SOCORRO!)

“Começamos os primeiros estudos e passamos a guardar o sábado, estudar na escola sabatina, etc. Mas alguma coisa muito estranha acontecia por lá. Eles não estudavam nada na bíblia além dos seus próprios preceitos, sentia que as pregações eram vazias, as pessoas que via no púlpito me pareciam tristes, não sentia a presença de Deus ali e, mesmo sem um motivo aparente, comecei a me sentir angustiada de ter que ir todos os sábados àquele lugar.” (TESTEMUNHOS: "NOSSO RELACIONAMENTO MELHOROU 100% DEPOIS QUE SAÍMOS DESSA IGREJA".)


Evidência nº5

Uso de uma forma de pontuação não muito comum de se observar.

“O homem quis saber o porquê e eu disse que tinha várias discordâncias do que tinha aprendido, que respeitava suas crenças, mas que eu não me tornaria uma adventista. Ele marcou um encontro em minha casa para tirar minhas “dúvidas” (senti arrogância na voz dele). Afinal, a verdade absoluta de Deus estava lá, eu é que não tinha sido inteligente para aprender, certo?!?” (TESTEMUNHOS: "NOSSO RELACIONAMENTO MELHOROU 100% DEPOIS QUE SAÍMOS DESSA IGREJA".)

“Nós queríamos fazer parte de uma igreja, servir a Deus, e também queríamos dar uma boa estrutura com base numa religião para nossos filhos, que são bastantes pequenos ainda, e também por nós mesmos, afinal o que somos sem Deus?! Conhecíamos um amigo que acabou nos levando para esta igreja.” (TESTEMUNHOS: UM PEDIDO DE SOCORRO!)


Evidência nº 6

Uso abusivo e vicioso de uma forma de pontuação (...)


(TESTEMUNHOS: "NOSSO RELACIONAMENTO MELHOROU 100% DEPOIS QUE SAÍMOS DESSA

“Apesar de não ter me batizado efetivamente, sinto que também não posso me calar diante do que vivi naquela igreja...”

“O mundo é feito de judeus, muçulmanos, budistas, cada um pensando à sua maneira e julgando ter a verdade absoluta...

“Hoje acredito que Deus me conduziu até lá e me capacitou para as coisas que viriam...


“Notei muitas diferenças, ali as pessoas não pareciam alegres, não se aplaudia, não havia fervor na exaltação ou adoração...”

“Comecei a pesquisar na internet sobre as verdades absolutas da IASD e então percebi que precisaria...

“Pedia a Deus por auto-controle, para ouvir ele me instigando e não abrir espaço para contendas, mas não conseguia...

“Ia para o banheiro no meio do culto e começava a chorar...
“Tantas pessoas para serem alcançadas pelo evangelho, até mesmo lá dentro eu sabia de pessoas fumantes e que bebiam, pessoas passando necessidades físicas e espirituais e aquele povo lá, caçando perseguições...

“Na verdade, trabalhava mais aos sábados do que antes de entrar para a igreja...

“Estou há 4 anos esperando pelo tal pastor e até agora NADA...


(TESTEMUNHOS: UM PEDIDO DE SOCORRO!)


“Sinto-me pressionada...

“Como se estivesse sendo obrigada a freqüentar...

“Estamos cheios de contas para pagar, dívidas com banco, com terceiros...

“Ou comemos, ou pagamos as dívidas; ou arcamos com as despesas de casa ou compramos o que vestir, já vendemos até o carro...

“Na comissão para eleição dos novos cargos de 2012, fui eleita como diretora dos aventureiros, porém simplesmente fui rejeitada pelas pessoas que trabalhavam no clube...

“Não aceitaram de forma alguma que eu fosse diretora, me desprezaram e se manifestaram ao pastor. Eles simplesmente achavam que eram os donos dos cargos...

“Nós somos dizimistas, mas, que Deus me perdoe, nos faz uma falta tão grande, fazemos por obrigação; por pura pressão. Queria que fosse por amor, com prazer; por gratidão...

“Sobre a alimentação; se eles queriam acabar comigo conseguiram...

“Eu não sei mais o que comer!!! Por favor, me ajudem...

“Não digo que vou ouvir músicas vulgares, pois nunca gostei, mas gosto de músicas românticas...

“O que vou fazer meus irmãos? Estou sofrendo...


Evidência 7º

Uso excessivo do ponto de exclamação (!!!).

“Pegava ônibus com uma moça do grupo de jovens que todos os dias fingia que não me conhecia, até sentei umas duas vezes do lado dela!!!” (TESTEMUNHOS: "NOSSO RELACIONAMENTO MELHOROU 100% DEPOIS QUE SAÍMOS DESSA IGREJA".)

“E tem mais esse negócio de alimentação que me deixa totalmente desnorteada!!!” (TESTEMUNHOS: UM PEDIDO DE SOCORRO!)

“Sobre a alimentação; se eles queriam acabar comigo conseguiram... Eu não sei mais o que comer!!!” (TESTEMUNHOS: UM PEDIDO DE SOCORRO!)

Ah!! Posso ou não posso comer carne de porco, tomar café,” (TESTEMUNHOS: UM PEDIDO DE SOCORRO!)

“Misericórdia meu Deus!!!” (TESTEMUNHOS: UM PEDIDO DE SOCORRO!)

“Meu marido e eu somos caseiros, vivemos para nossa família, não bebemos, não fumamos, temos CARÁTER!!” (TESTEMUNHOS: UM PEDIDO DE SOCORRO!)

“POR FAVOR, ME AJUDEM!!!!!!!!” (TESTEMUNHOS: UM PEDIDO DE SOCORRO!)


Evidência nº 8

Ambos os textos passam uma idéia de sobre pressionamento em circunstância similares.

“Na outra parte, cada sábado da minha vida se tornou uma tortura. Ele me pressionava para ir à igreja,” (TESTEMUNHOS: "NOSSO RELACIONAMENTO MELHOROU 100% DEPOIS QUE SAÍMOS DESSA IGREJA".)

“Há um ano e seis meses freqüento a IASD, sendo que já sou batizada há 1 ano (não preciso nem dizer o quanto fui precipitada para este batismo e o quanto fui pressionada),” (TESTEMUNHOS: UM PEDIDO DE SOCORRO!)



Evidência nº 9

O autor exibe uma preocupação de dar explicação sobre esse pressionamento, evidenciando uma suposta dependência de outrem quanto ao autor, e isto aparece no mesmo tempo de leitura o que demonstra um caráter narrativo dos fatos e não um relato.

“Há um ano e seis meses freqüento a IASD, sendo que já sou batizada há 1 ano (não preciso nem dizer o quanto fui precipitada para este batismo e o quanto fui pressionada), meu marido também freqüenta a igreja no mesmo período que eu e também foi batizado no mesmo dia...

Nós queríamos fazer parte de uma igreja, servir a Deus, e também queríamos dar uma boa estrutura com base numa religião para nossos filhos, que são bastantes pequenos ainda, e também por nós mesmos, afinal o que somos sem Deus?! Conhecíamos um amigo que acabou nos levando para esta igreja.” (TESTEMUNHOS: UM PEDIDO DE SOCORRO!)

“Na outra parte, cada sábado da minha vida se tornou uma tortura. Ele me pressionava para ir à igreja, pois os irmãos contavam com a gente e eu não deveria decepcioná-los.” (TESTEMUNHOS: "NOSSO RELACIONAMENTO MELHOROU 100% DEPOIS QUE SAÍMOS DESSA IGREJA".)


Evidência nº 10

Ambos os textos se referem à igreja da mesma forma em tom reprovativo como se estivesse apontando para a mesma. Também nunca utilizam o termo “Igreja adventista”.

“DEPOIS QUE SAÍMOS DESSA IGREJA

“Apesar de não ter me batizado efetivamente, sinto que também não posso me calar diante do que vivi naquela igreja

Conhecíamos um amigo que acabou nos levando para esta igreja

“Bom; desde o dia que entramos para esta igreja tenho me sentido mal”

“Confesso que não tenho alegria nenhuma em participar desta igreja:”

Essa igreja também crê nessas tais “mensagens subliminares”:”

“Ah!! Posso ou não posso comer carne de porco, tomar café, comer camarão e outras coisas mais nesta lista absurda que esta igreja faz?!”


Evidência nº 11

Ambos os textos descrevem uma mesma experiência de estar triste na instituição IASD enquanto os demais de outras denominações supostamente estão felizes.

“Confesso que não tenho alegria nenhuma em participar desta igreja: Quando vejo outros cristãos, vejo alegria em seus rostos; mas comigo não, só sinto cansaço, desânimo, muito mau humor, falta de paciência... Sem contar que minha vida financeira está cada vez pior! Estamos cheios de contas para pagar, dívidas com banco, com terceiros...” (TESTEMUNHOS: UM PEDIDO DE SOCORRO!)

“Eu chorava de alegria na presença dele, queria aprender mais e mais sobre as coisas espirituais, recebi o batismo com o Espírito Santo, falava em línguas.” (TESTEMUNHOS: "NOSSO RELACIONAMENTO MELHOROU 100% DEPOIS QUE SAÍMOS DESSA IGREJA".)


Me sinto realmente triste porque eles são extremamente orgulhosos por serem adventistas, mas é freqüente vê-los deprimidos, maldizendo a vida e os outros, blasfemando contra o Espírito Santo, doentes fisicamente e carentes da verdadeira alegria que excede todo o entendimento.” (TESTEMUNHOS: "NOSSO RELACIONAMENTO MELHOROU 100% DEPOIS QUE SAÍMOS DESSA IGREJA".)


Evidência nº 12

Blocos semelhantes de idéias na mesma forma narrativa e em contextos semelhantes:

“Já faz tempo que vejo coisas muitos desagradáveis dentro da IASD, tais como: Hipocrisia, prepotência, pessoas querendo fazer as coisas só para aparecerem, pessoas apegadas a seus cargos e querendo muitos cargos, porém no final, não fazem absolutamente nada!” ...” (TESTEMUNHOS: UM PEDIDO DE SOCORRO!)

“Me sinto realmente triste porque eles são extremamente orgulhosos por serem adventistas, mas é freqüente vê-los deprimidos, maldizendo a vida e os outros, blasfemando contra o Espírito Santo, doentes fisicamente e carentes da verdadeira alegria que excede todo o entendimento.” (TESTEMUNHOS: "NOSSO RELACIONAMENTO MELHOROU 100% DEPOIS QUE SAÍMOS DESSA IGREJA".)


Evidências gerais

O uso dos artefatos gramaticais são quase idênticos, bem como a forma de narrativa e a perspectiva apresentada pelo autor. O estilo narrativo também se mostram semelhantes demais para serem mera coincidência.

O nível de corretude em contrapartida aos vícios de expressão são notoriamente equivalentes em ambos os textos.

O ambiente, bem como características dos personagens demonstram a introdução de um parceiro (esposo) à autora que desaparece no resto do texto e o drama se torna algo solitário.

Um exemplo de extrema semelhança dos itens abordados no tempo narrativo:

“Ah!! Posso ou não posso comer carne de porco, tomar café, comer camarão e outras coisas mais nesta lista absurda que esta igreja faz?”

“Ainda tem resistência a comer carne de porco, mas toma café e adora passear e cuidar da casa aos sábados.”


Outras evidências

Creio que com tais evidências não se mostra necessária a criação de um dicionário gramatical comparando as palavras utilizadas. Nem um dicionário de construção gramatical. Coisas mais profissionais que demonstrariam com certeza que tais textos teriam sido escritos pela mesma pessoa.


Quanto aos outros relatos

Tais semelhanças podem ser encontradas também em outro relato  intitulado “TESTEMUNHOS: LUIZ HENRIQUE”. Notará no primeiro instante o uso vicioso dos três pontos (...) em todo o texto, procurando pelo uso do ponto e vírgula (;) precedido de palavras com inicial minúscula, constatamos a mesma coisa dos outros dois textos, juntamente com a forma de construção narrativa que evidencia também ter sido feita pela mesma pessoa. Cada um analise com olhos críticos e tirem suas conclusões, por enquanto me limitarei à análise feita até este ponto.


Ao Editor do site “exadventistas.blogspot.com.br”

Prefiro acreditar que o caro amigo Editor tenha sido também vítima da pessoa que elaborou tais testemunhos falsos. Isto, contudo, não lhe isenta da responsabilidade de divulgar tais relatos sem um mínimo de pesquisa sobre a veracidade de tais contos. Devo lembrar ao amigo que legalmente é vedada a uma pessoa divulgar críticas e acusações sem provas em ANONIMATO. Pois a liberdade de expressão é protegida por lei, desde que a pessoa se identifique.  Portanto é bom que o caro amigo Editor tenha o conhecimento das pessoas que criaram tais relatos, caso contrário, o caro amigo será o único responsabilizável sobre seu conteúdo. Peço ao amigo que pondere e decida se vale a pena ou não continuar com a postagem destes “testemunhos” no mínimo duvidosos do qual não se pode comprovar coisa alguma de veracidade e que nos dá evidências mais que suficiente de falsidade.


Evidências de fraude

Outro blog onde consegui encontrar tais relatos correspondem a:


Ao analisar o webcache de tal blog percebemos que os supostos testemunhos tratados aqui, um dia foram publicados no dito blog, basta digitar no Google a seguinte frase por exemplo:

“Leiam esta mensagem até o final e respondam"

Porém, ao procurar, percebemos que tais relatos não se encontram mais no dito site. Isto pode ser um indício de que o responsável pelo site tenha percebido a falta de veracidade em tais testemunhos e por isto os tenham excluídos.

O mesmo acontece quando buscamos no Google por:

“peço a gentileza de não ter meu nome mencionado"

Percebe-se então que tais relatos consistentes em:


e


Possuem indícios mais do que suficiente de se tratar de uma fraude.

E ficarão surpreso onde um outro conto que também batem com as características dos dois tratados aqui, se encontra.

Digite no Google por:

"tudo começou na minha cidade quando eu tinha 15 anos"

Relativo ao suposto relato de


Acompanhe também este outro relato:


Notará a constância do vício de se digitar os três pontos (...) e demais características citadas nas evidências encontradas.

Agora deixo aos leitores o seguinte link, para que saibam o tipo de apologeta que fabrica testemunhos deste tipo:


Verifiquem por si mesmos:


Notará a presença do tal texto de três pontos (...).

Para que entendam o caráter das pregações utilizadas neste meio:


Analisem o comportamento e nível moral dos apologetas que escrevem nestes sites:

“Então, seu Ed,nem tem mais o que fazer! seu nivel de conhecimento é pior, que merda de rapariga de puteiro.

 E, o resto do seu Email,não passa de coisa de menino.   Você é mais um incompetente e despreparado da lavra de  adventista, que acham que são alguma coisa. Você, não passa de um caga prá dentro, baba eggs de pastor.Tenha vergonha na cara e aprenda a refutar com argumentos e não mandar um email, sem conteúdo e que revela um perfil  de uma mente  imbécil e carcomida pela seita. (grifo nosso)

Fonte: http://adventista1844.webnode.com.br/ em (02/05/12) * página salva para documentação

Pergunto então ao caro amigo Editor se o caro amigo faz parte deste meio? Torço para que não, então peço que cuide melhor do que permite ser postado em seu blog.

Para mais informações visite:



Atenciosamente,

(Sr. Adventista)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.