sábado, 26 de maio de 2012

Premissas de um novo debate

Propûs ao amigo anônimo X, um novo debate, onde passaremos inicialmente pela fase de troca de idéias e argumentos provavelmente por e-mail para enfim construirmos o debate em si da forma como fora feita enteriormente, porém desta vez o que vos escreve é quem será o questionador, e ao contrário do amigo, apresentarei, fontes primárias, pesquisas, estudos científicos e documentos da época. Cabe ao amigo Anônimo X aceitar ou não o convite. De antemão colocarei aqui algumas destas fontes para que os caros leitores já se iterem sobre os assuntos:


Sobre Doutrina

http://pt.scribd.com/doc/51034149/126/Namoro-e-Casamento


Sobre Ellen White

http://www.adventistbiblicalresearch.org/documents/plagiarist.pdf



http://text.egwwritings.org/publication.php?pubtype=Book&bookCode=ME3&lang=pt&collection=65&section=all&pagenumber=452&QUERY=amalgama&resultId=1&originalQuery=|||amalgama

http://text.egwwritings.org/publication.php?pubtype=Book&bookCode=ME2&lang=pt&collection=65&section=all&pagenumber=288&QUERY=am%C3%A1lgama&resultId=2&isLastResult=1&originalQuery=|||am%C3%A1lgama

http://text.egwwritings.org/publication.php?pubtype=Book&bookCode=ME2&lang=pt&collection=65&section=all&pagenumber=289&QUERY=am%C3%A1lgama&resultId=2&isLastResult=1&originalQuery=|||am%C3%A1lgama

Como de praxe utilizarei testemunho identificados, em áudio e vídeo, além de escritos comprováveis da pessoa que escreveu. Documentários também serão utilizados, assim como documentos oficiais adventistas e opiniões de porta-vozes em áudio e vídeo inclusive. Escritos originais de Ellen White também serão apresentados nos casos que tocarem em seu nome.

Deixo de antemão uma informação bastante útil:

Sabiam que na época houveram testemunhos e comprovações que demonstram que Ellen White recebia as inspirações e não as copiava de outros autores ao contrário do que alguns desinformados dizem?

http://www.youtube.com/watch?v=_7keXT4uP6Y
http://www.youtube.com/watch?v=d89czZfCu9U
http://www.youtube.com/watch?v=H29KuPoIhpA
http://www.youtube.com/watch?v=PmuDiT86JUw

Deixo outra pergunta, se em alguns de seus livros a "POSSIBILIDADE" segundo estudos minuciosos sequer puderam comprovar um valor significatório de 2% de empréstimos literários, conforme análise dos livros da época, de onde vieram os então 98%?




22 comentários:

  1. Sr.Adventista, a pergunta que faço não tem a ver com o seu artigo mas gostava que me respondesse. A IASD estabelece metas numéricas para batismos? Com que finalidade?

    ResponderExcluir
  2. Depende da campanha, o de pequeno grupo visa o estabelecimento de novos pequenos grupos, que são estudos caseiros com famílias de todos os bairros. Assim a meta visa o crescimento do número de pequenos grupos para que haja um pequeno grupo em cada bairro e assim não fique nenhum sequer sem assistência. As metas são para alcançarem este objetivo.

    Campanhas em determinadas cidades, visa a criação de novas igrejas em cidades onde não exista uma igreja adventistas. Neste caso além de batizados são também considerados os que tem interesse em frequentar e receber estudos bíblicos na igreja.

    Tudo isto tem por objetivo o cumprimento bíblico de que todo o evangelho será um dia pregado em todas as nações, então virá o fim.

    Tais metas não são obrigatórias, mas há um cuidado a se ter com vossa pergunta. Porque o que é estabelecido é metas e não obrigação.

    Um exemplo foi a meta de entregar um livro intitulado "A Grande Esperança" cuja meta é evangelizar TODAS as famílias. Bem esta é a meta, entretanto sabemos que isto raramente irá acontecer. Porém os adventistas se comprometeram em todo o mundo a pelo menos tentar fazer com que isto fosse possível.

    O que a igreja tem combatido é a igreja infrutífera. Aquela que se estabelece em uma cidade e não cuida de evangelizar, mas apenas reter para si tudo que é ensinado. A figueira improdutiva.

    As metas de batismo tomadas mais seriamente surgem de desafio em palestras. Onde os próprios ouvintes levantam a mão e se dispõem a tentar levar um determinado número de pessoas ao batismo. A soma do proposto por cada um é tido como uma meta. Eu fiz para mim uma meta diferente, ao invés de me comprometer levar um número X de pessoas ao batismo, darei a 10 vezes X a OPORTUNIDADE de se batizarem.

    Portanto se a estimada amiga ouviu em algum lugar rumores de que os Adventistas estão se organizando e tentando batizar todo mundo que vê pelo caminho, pode está certa de que isto não passa de uma VERDADE. Sim verdade mesmo, há metas e submetas para levar o evangelho a todo mundo, trabalhos coordenados, empenhos pessoais, desafios pessoais. Projetos de novas igrejas, novos grupos de estudos e orações e livros adventistas em todo o mundo. Conforme a estimada amiga pode notar nos programas da rede Novo Tempo de TV.

    Portanto sim existem metas numéricas de batismo, com a finalidade de trazer mais irmãos ao cristianismo. E sim estamos desesperados, queremos católicos, protestantes, espíritas e até ubandistas. Quanto mais gente melhor! Não rejeitamos ninguém, se alguém disser que aceita a Jesus como único e suficiente salvador e se dispõe a guardar os mandamentos, mergulhamos ele na água e damos certificado de batismo (isto após um extenso estudo bíblico).

    Portanto é assim mesmo que está acontecendo, estamos correndo atrás de gente, dando nossos estudos e batizando que nem loucos (no bom sentido). Nada de tão somente 10, 100 batizandos, mas 1.000, 10.000, 50.000, 100.000.

    A meta é clara, não poupar ninguém, estabelecemos inclusive números mínimos e não estamos de brincadeira. Se não quiserem correr o risco de serem batizados, melhor saírem da frente. Porque estamos em uma geração jovem e comprometida que não tem medo de dizer que levará 5, 10, ou 15 pessoas cada um para os pés de cristo. Bem eu tenho um pouco de receio, portanto só me comprometi a dar os estudos, espero que compreenda.

    Gostei da pergunta, espero que tenha esclarecido no ponto de que sim estabelecemos metas, inclusive numéricas e que alguns de nossos irmãos são até exagerados na quantidade, outros humildes, porém é a alma de pessoas que está em risco e não podemos nos dar ao luxo de fazer as coisas sem metas, comprometimento, objetivos, nem demais coisas estratégicas do exército dos filhos de Deus, que pode parecer crueldade ao inimigo, mas não estamos aqui para brincar de evangelizar.

    (desculpe o tom meio cômico, é que hoje estou de bom humor)

    Bom fim de semana,

    Cordialmente.

    ResponderExcluir
  3. Querido irmão Sr. Adventista, esgotemos o assunto anterior.

    Não pretendo sair do outro tópico sem esgotar os assuntos que estão lá.

    Entretanto algumas observações:

    Sobre a questão do namoro e casamento, esta questão foi levantada por mim no outro tópico. Basta um não ou sim oficial da IASD.

    Daí que em relação à IASD basta somente duas respostas oficiais:

    a) Um casamento entre um adventista e uma pessoa cristã pode ser realizado num templo da IASD?

    b) Se um pastor ou ancião casar-se com pessoa cristã de outra denominação será afastada, não da IASD, mas de suas funções sacerdotais ou de direção? VIU IRMÃO, É TÃO SIMPLES!

    Quero informar que mesmo esse chamado "empréstimo literário" usado pela IASD é um eufemismo referente à Sra. Ellen White Pelas leis de hoje é considerado plágio. Uso indevido das ideias alheias.

    Para as questões podem ser abertos tópicos específicos e posso vir a mudar minha opinião.
    Creio que misturar várias questões como o irmão fez, com a melhor das intenções, não é didaticamente recomendável

    Mas acho positivo seu convite.

    Um abraço fraternal.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao amigo Anônimo X,

      Está enganado, hoje por exemplo é permitido a cópia inclusive de trechos de outras obras literárias, bastando colocar a referência. De modo algum isto é considerado plágio. Empréstimos, como por exemplo ir a uma biblioteca, ler um livro e adicionar idéias em seus livros também é permitido, bastando declarar a fonte bibliográfica. Também existem as citações que são bastante utilizadas.

      Portanto não é um eufemismo. A porcentagem encontrada nos livros de Ellen White sequer são de referências. Seriam no máximo empréstimos. Devo lembrar que um dos pesquisadores era um Católico, daqueles nada satisfeito com o conteúdo dos livros analisado e mesmo assim em sua conclusão, não encontrou de forma alguma qualquer grau de plágio. E dizer que 2% de alguma obra tenha alguma leve semelhança com algum outro livro da época seria o mesmo que dizer que Ellen White se lembrou de palavras da cartilha do prezinho que estudou na infância.
      Também há um entendido de leis que se posicionou e todos eles foram unânimes em afirmar sem sombra de dúvida que não havia a mínima possibilidade de Ellen White ter cometido algum tipo de plágio.

      Quanto a a) e b) eu já tenho as respostas, entretanto se o amigo não aceita, "fazer o que né"?

      Atenciosamente.

      Excluir
    2. Querido irmão Sr. Adventista, bom dia.

      Não estou enganado não irmão. Seu argumento é que não procede.

      É evidente que citar as fontes e mencioná-las é legal. As monografias e e teses de mestrado e doutorados feitas pela ABNT, por exemplo, estão aí para comprovar isso.

      Mas veja bem que usar as fontes e não citá-las ou pelo indicar que fez isso é considerado crime. Daí que pelas leis atuais, a Sra. Ellen White seria sim enquadrada em plágio, tendo em vista que não fez a citação das fontes.

      A Sra. Ellen White Ficou isenta pelas leis da época em que viveu, quando utilizou ideia de terceiros conforme afirmou Veltman em seu relatório, mas hoje não escaparia da lei, caso agisse do mesmo modo.

      Em relação as suas respostas, desculpe-me, elas são opiniões pessoais e não têm valor comprovatório de nada.

      Sejamos objetivos irmão. Já está ficando repetitivo. Basta unicamente um posicionamento oficial da IASD às perguntas feitas. Só isso. Uma resposta com um Sim ou um Não resolve tudo. Não vejo necessidade de escrever páginas e páginas sobre algo tão fácil de responder! O Sr. não precisa ter medo de saber a resposta oficial da IASD.

      Por outro lado, não se baseie somente na opinião atual da IASD. Isso é um péssimo procedimento acadêmico. Isso não é pesquisar.

      Em relação à sua declarada intenção de por à disposição fontes primárias ainda não assisti e acessei tudo que sugeriu. Mas por enquanto ainda não encontrei as fontes primárias que o Sr. mencionou e disse que disponibilizaria.

      Embora bem intencionado, o Sr. pode estar fazendo propaganda enganosa. Por quê? Porque somente será fonte primária os manuscritos escritos do próprio punho da Sr. Ellen White em inglês. Assim, se o Sr. os tiver, muito feliz ficaria se o Sr. os colocasse em seu blog.

      Contudo como ainda não acessei tudo o que o Sr. indicou, ainda não posso dar meu parecer.

      De qualquer forma fica o alerta.


      Um abraço fraternal.

      Anônimo X.

      Excluir
    3. Apenas corrigindo:

      É evidente que citar as fontes e mencioná-las é legal. As monografias e as teses de mestrado e doutorados feitas, seguindo as normas da ABNT, por exemplo, estão aí para comprovar isso.

      Att.

      Anônimo X

      Excluir
    4. Não falo de minhas palavras, conforme pode comprovar através do documento:

      http://www.adventistbiblicalresearch.org/documents/plagiarist.pdf

      "Mas veja bem que usar as fontes e não citá-las ou pelo indicar que fez isso é considerado crime."

      De onde o amigo tirou que Ellen White teria feito isto?

      Ellen White não citou as fontes utilizadas em seus livros?

      E de onde o estimado amigo tirou esta conclusão:

      "A Sra. Ellen White Ficou isenta pelas leis da época em que viveu, quando utilizou ideia de terceiros conforme afirmou Veltman em seu relatório"

      Usando idéias de terceiros? Onde no relatório de Veltman está escrito isto?

      Esclareça. Porque tais afirmações não tem comprovação alguma e contradizem e muito as informações que tenho inclusive documentadas.

      Atenciosamente.

      Excluir
    5. Sr. Adventista, boa noite.

      Vamos lá:


      Não falo de minhas palavras, conforme pode comprovar através do documento:

      http://www.adventistbiblicalresearch.org/documents/plagiarist.pdf

      "Mas veja bem que usar as fontes e não citá-las ou pelo indicar que fez isso é considerado crime."
      De onde o amigo tirou que Ellen White teria feito isto?
      Ellen White não citou as fontes utilizadas em seus livros?

      E de onde o estimado amigo tirou esta conclusão:


      RESPOSTA: Apesar do levantamento da IASD ser extremamente tendencioso e não ser fonte primária aí vai o que me pediu:

      •A maior porcentagem dos empréstimos literários foi encontrada no livro O Grande Conflito – 20.16%.
      •No livro Sketches From de Life of Paul (Relatos da Vida de Paulo)foi encontrado 12,23% de empréstimos literários.
      •No restante dos livros incluídos neste estudo foram encontrados 2% ou menos em seu total de empréstimos literários.

      Fonte:http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/com912009.html

      Obs 1: "Empréstimo Literário" é um eufemismo e requer solicitação e devolução. Ou pelo menos citar os autores.

      Obs 2. Certa vez na Faculdade a professora de Literatura pediu à turma que rescrevesse um conto de Machado de Assis mantendo as personagens. Toda a turma reescreveu e todos os contos ficaram diferentes. É mais ou menos isso que a Sra. Ellen White fez irmão. Só que atribuindo as Mensagens ao Espírito Santo". Acorda irmão!

      Obs 3: Por que os autores que serviram de “inspiração” (plágio, ou “empréstimo literário” ) para que fosse escrito o livro Desejado de Todas as Nações, não são citados? Estou com um exemplar em minhas mãos e não há uma citação!

      Continua

      Excluir
    6. Continua


      "A Sra. Ellen White Ficou isenta pelas leis da época em que viveu, quando utilizou ideia de terceiros conforme afirmou Veltman em seu relatório"

      Usando idéias de terceiros? Onde no relatório de Veltman está escrito isto?

      Esclareça. Porque tais afirmações não tem comprovação alguma e contradizem e muito as informações que tenho inclusive documentadas.

      Atenciosamente.

      RESPOSTA: O Sr tem razão, quando escrevi isso, até rapidamente. troquei o nome, na realidade estava me referindo a Vicente Ramik. Todavia foi o que interpretei das respostas do Sr. Vincente Ramik sobre a pesquisa que fez sobre Ellen White. Respostas muito suspeitas por sinal. Vide abaixo:
      Fonte:http://www.centrowhite.org.br/textos.pdf/02/refer%C3%AAncia_8d.pdf

      Pergunta: Não lhe causou certa preocupação o que algumas pessoas disseram quanto
      ao fato de ela haver tomado muito material literário emprestado de outros escritores?

      Dr. Ramik: Dizer quarenta ou quatrocentos,- (GRIFOS MEUS: VEJA QUE ABSURDO FOI DITO PELO Sr. RAMIK. ISTO O DESACREDITA TOTALMENTE) - francamente, é algo muito imaterial. Não faria nenhuma diferença para mim ainda que ela tivesse tomado tudo emprestado a
      outros autores. (GRIFOS MEUS OUTRA AFIRMAÇÃO TENDENCIOSA)

      Continua

      Excluir
    7. Continua


      Pergunta: Não lhe causou certa preocupação o que algumas pessoas disseram quanto
      ao fato de ela haver tomado muito material literário emprestado de outros escritores?

      Dr. Ramik: Dizer quarenta ou quatrocentos,- (GRIFOS MEUS VEJA QUE ABSURDO FOI DITO PELO Sr. RAMIK. ISTO O DESACREDITA TOTALMENTE) - francamente, é algo muito imaterial. Não faria nenhuma diferença para mim ainda que ela tivesse tomado tudo emprestado a
      outros autores. (GRIFOS MEUS OUTRA AFIRMAÇÃO TENDENCIOSA)
      Pergunta: Que dizer então do plágio? Ele de fato não existe neste caso?
      Dr. Ramik: O "plágio" não consta das leis. Os delitos literários referem-se à infração dos
      direitos autorais. O roubo literário não é algo que possa ser provado facilmente. Não se
      pode, ao ler os escritos de alguém, encontrar uma palavra, uma frase, um período, e
      dizer: "Aqui está! Encontrei. Isto pertence a outro escritor."
      Permita-me explicar melhor: Na noite passada reli o meu parecer legal sobre este caso,
      e descobri que havia utilizado o adjetivo "prodigiosa" ao me referir à Sra. White como
      escritora. Por coincidência, li também ontem à noite um livro que me foi emprestado,
      chamado The Vision Bold. Esse livro falava da Sra. White como "prodigiosa" escritora.
      Quando cheguei aqui hoje à tarde, alguém referiu-se a ela como "prodigiosa" escritora.
      Bem, eu não usei esse termo porque outros o usaram; utilizei-o porque é uma palavra
      que emprego normalmente. Entretanto, os críticos tomam esse tipo de coisas e os
      transformam em verdadeiras montanhas que são, porém, inconsistentes.
      Outro aspecto que geralmente os críticos ignoram é: as declarações supostamente
      plagiadas de outro escritor eram originalmente deste, ou teria também este se utilizado
      consciente ou inconscientemente de matérias de um outro autor?
      Falemos agora de Walter Rea. Ele leu as obras de Ellen G. White e afirmou: encontrei
      uma frase aqui, um parágrafo ali, que pertenceram a outros escritores. Bem, isso não
      prova nada; é apenas uma suposição. Creio que o primeiro passo para se fazer uma
      crítica correta e consciente é através do exame da obra original - que pode ser Virgílio,
      Homero, ou mesmo a Bíblia. Porém, como saber se esta é realmente original, ou se o
      seu autor também não se valeu de outras fontes mais antigas? Não afirmou Salomão
      que "não há nada novo debaixo do Sol"? ( OUTRA AFIRMAÇÃO TENDENCIOSA DO AUTOR)

      Continua

      Excluir
    8. Continua

      Pergunta: Em seu parecer jurídico, o senhor assinala que muitas das obras, as quais a Sra. White foi acusada de ter plagiado ou transcrito trechos das mesmas, em verdade,
      nem estavam sob a proteção dos direitos autorais, sendo portanto de domínio público.

      Assegura também, que ainda que tais obras tivessem os seus direitos autorais devidamente registrados, o emprego que Ellen G. White fez do material nelas contido está cuidadosamente limitado dentro de parâmetros "honestos", como definiam as leis da época. Um crítico contemporâneo, entretanto, levanta a questão da ética e propriedade. Foi moral e ético o fato de Ellen G. White ter se utilizado abundantemente de outras fontes literárias sem ao menos fazer menção das mesmas? Poderia falar um pouco sobre a ética?

      Dr. Ramik: Certamente. Walter Rea disse publicamente (ouvi uma gravação de sua exposição do assunto e li cuidadosamente o texto transcrito) que o aspecto "moral" não pode ser apontado dentro de uma definição puramente legal de plágio. Por outro lado, ele ataca a Sra. White no terreno moral, ao referir-se à questão ética do uso de materiais alheios. Pois bem, em primeiro lugar ele está totalmente equivocado ao dizer que não há
      elementos morais em questões de plágio. H. N. Paull, autor de Literary Ethics, escrito por volta de 1928, é ainda hoje reconhecido como autoridade no assunto. A propósito,
      embora ele nunca tenha definido o "plágio" em seu livro (porque, como disse antes, o plágio em si não constitui um delito), contrasta o plágio com a pirataria. Ao pirata literário PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com 4 não importa que o identifiquem; porém, aquele que comete plágio se preocupa com a
      possibilidade de vir a ser descoberto. (E ainda se fala que não há elementos morais envolvidos no plágio!) Ora, acusar Ellen G. White de ter plagiado Life of Paul de
      Conybeare & Howson, livro não protegido por direitos autorais, é um absurdo, pela simples razão de haver ela recomendado publicamente que os seus leitores - (GRIFOS MEUS QUE AFIRMAÇÃO ESCANDALOSA. É UMA VERGONHA) -
      adquirissem o referido livro e o lessem por si mesmos.( E DAÍ, MAS SE COPIOU, COPIOU E PONTO FINAL)
      http://www.centrowhite.org.br/textos.pdf/02/refer%C3%AAncia_8d.pdf

      Obs 1: O Centrowhite não é fonte primária, nem as respostas tendenciosas do Sr. Vincent Ramik.

      Obs 2: Irmão Sr. Adventista, V.Sa. deixou de responder a várias perguntas anteriores que lhe fiz, não relacionados as respostas que agora estou lhe dando que está em outro tópico

      Obs 2: Antes de tratar do assunto anterior, cujos questionamentos não foram respondidos pelo Sr., não debaterei a questão do plágio ou qualquer outro. Sabe por quê? Porque senão fica cômodo para o irmão e vai dar a impressão que o Sr. está fugindo.

      RESPONDA AS QUESTÕES do outro tópico e os questionamento que indagações que levantei. E AÍ SIM PODEREMOS INICIAR UM NOVO DEBATE.CREIO SER RAZOÁVEL O QUE ESTOU LHE PEDINDO!

      Obs: fazer perguntas, sem responder as que lhe fiz fica feio. Contudo ainda assim lhe dei as respostas.

      Um barço.

      Anônimo X.

      Excluir
    9. Responderei primeiro a:

      "Pergunta: Não lhe causou certa preocupação o que algumas pessoas disseram quanto
      ao fato de ela haver tomado muito material literário emprestado de outros escritores?"

      Pelo contrário, me pergunto se Ellen White havia tido o cuidado de analisar outros livros que corroborassem com suas expectativas, pois seria muito mais fácil apresentar uma obra corroborada pelas idéias de outros escritores do que puramente um livro incomum onde tudo que está escrito não tem fonte alguma de embasamento em outras opiniões senão novas entregues a Ellen White.

      Hoje qualquer obra literária acadêmica é fortemente rejeitada se não houver fontes bibliográficas ou sustentações mesmo que sejam por citações que sustentem as teses apresentadas. No caso de Ellen White era mais difícil porque profecias e revelações não são coisas que se encontram em outros livros.

      Ao invés de escritos puramente proféticos, Ellen White se preocupou em dar um caráter realmente literário às suas obras.
      Procurar informações históricas para melhor detalhar uma obra, através de empréstimos (pesquisas literárias) não é algo que poderíamos considerar um delito. A própria bíblia assimilou conteúdos que não são puramente proféticos, como o livro de salmos que são em sua essência uma cópia de cânticos e outros escritos inspirados que Deus em sua oniciência decidiu incorporar à bíblia.

      Outro exemplo são as carta dos apóstolos que também foram incorporados à bíblia. Mas o exemplo mais clássico é este:

      http://www.youtube.com/watch?v=Rx46D8SDKJI

      Então pergunto ao amigo, se aquelas seriam as porcentagem dos empréstimos literários, de onde proveio so outros 80% 88% e 98% dos conteúdos dos livros de Ellen White que nem de longe tem semelhança alguma com qualquer livro que houvesse existido? Ou seja se o máximo que os estudos rigorosos puderam encontrar sequer forma de plágio mas de empréstimos literários, como o amigo explica a origem do restante dos escritos que passaram pela "prova de fogo"?

      Porque plágio é tomar como sendo sua uma obra que não lhe pertence. Então o amigo teria que mostrar de onde veio o restante de todos os escritos, para dizer que seus livros não sejam obra pertencente a Ellen White, ou seja, que suas obras não passem de plágio. Veja que segundo o documento sequer puderam comprovar cópia. O tal da mudança sutil que o amigo propôs então se aplicaria apenas a 2% de uma das obras. De onde então veio todo o resto da inspiração para o restante da obra?

      Da genialidade de Ellen White? Creio que não! Então de onde senão de inspiração divina?

      Excluir
    10. Outra pergunta! O estimado amigo conseguiria escrever hoje um livro de modo que nenhuma de suas expressões ou idéias haja contida em algum livro que se encontre atualmente?

      Foi justamente isto que alegou o Dr. Ramik.

      Se Ellen White quisesse escrever uma obra que não houvesse porcentagem alguma de possibilidade de empréstimos literários, teria que ler todos os livros existentes na época e memorizá-lo a fim de ter o cuidado de não escrever nada que se parecesse com algum escrito já existente.

      Creio que a própria surpresa dos pesquisadores (surpresa esta que o amigo prefere tomar como tendência) confirma que ao contrário do que esperavam o conteúdo é de uma particularidade impressionante. Creio que o caro amigo não possa chamar o resultado da pesquisa de um estudioso Católico, cético de crenças adventistas de "tendencioso", portanto ao se levar em conta todos os pesquisadores e a unanimidade de suas conclusões não há razões para ainda afirmarmos que Ellen White ao invés de ter tido inspiração, tenha de fato copiado livros para compor sua obra. Isto é o que caracterizaria plágio. Portanto possibilidade de cópias foi descartada veementemente.

      A questão então é: Ellen White haveria feito pesquisas em outros livros por inspiração divina durante a composição de seus livros? A própria Ellen White fazia questão de tornar isto conhecido.

      (a) Plágio – Na concepção do Dr. Roger Coon(5), o plágio se caracteriza quando um escritor conscienciosamente e propositalmente toma o material literário de outro escritor e intencionalmente o transforma para seu próprio uso (um tipo de “apropriação” literária). Tal atitude visa persuadir o leitor de que ele – o “copiador” – é na verdade o criador original dessas palavras e ideias. Em suma, plágio é uma literatura mascarada no que diz respeito à identificação do verdadeiro autor.

      (b) Empréstimo literário – O empréstimo literário se caracteriza quando um escritor utiliza e emprega as ideias – e algumas vezes até usa a fraseologia – de outro escritor, para reforçar um ponto a fim de sobressaltar uma ideia em seu texto. Sendo assim, de acordo com as leis literárias a prática do empréstimo literário não constitui plágio.

      Creio que as palavras chave são as palavrar "REFORÇAR" e "SEU" contidas em "para reforçar um ponto a fim de sobressaltar uma ideia em SEU texto"

      Fonte: http://www.cpb.com.br/htdocs/periodicos/licoes/adultos/2009/com912009.html

      Destaco este trecho:

      "Ao fim do processo, ele deu seu testemunho pessoal sem nem mesmo ter sido solicitado. No que tange a sua leitura dos livros de Ellen White: “Sou um homem mudado. Nunca mais serei o mesmo. (Vincent Ramik)”"

      Faço minhas as palavras de Ramik em resposta a sua pergunta:

      "Pergunta: Não lhe causou certa preocupação o que algumas pessoas disseram quanto
      ao fato de ela haver tomado muito material literário emprestado de outros escritores?"

      Como vê ao se analisar as obras de Ellen White diante das acusações de plágio, muitos sentem outra coisa ao invés de preocupação.

      Enfim, Ellen White não era apenas uma profetiza, mas também uma escritora.

      Um abraço,

      Atenciosamente.

      Excluir
    11. Querido irmão Sr. Adventista, bom dia.

      O irmão precisa primeiro responder as perguntas do outro tópico, como tenho seguidamente sinalizado. Lá há muitas, muitas indagações mesmo que foram desprezadas pelo irmão.

      Depois sim, poderemos iniciar um novo debate.

      Entretanto posso lhe dizer de antemão que a Sra. Ellen White cometeu muitos erros, inclusive científicos.

      Daí que a interpretação que o Sr. faz de que ela teria sido inspirada é opinião pessoal sua e não condiz com a realidade dos fatos.

      Porém, ratifico que primeiro devemos esgotar as questões que ficaram em aberto no outro tópico para em seguida, aí sim, tratarmos dos assuntos aqui levantados.

      Caso isso não seja feito, vai dar a impressão - desculpe-me pela sinceridade - que o Sr. fugiu e preferiu "AS PREMISSAS DE UM NOVO DEBATE" para esquecer por conveniência, as indagações que lhe foram feitas.

      Um abraço fraternal

      Anônimo X.

      Excluir
  4. Sr.Adventista, o mergulhar na água é o menos, todos sabemos que isso é um ritual.Na época de Jesus, os rituais tinham uma força que agora já não existe.A Eucaristia também é um ritual. Posso tomar a hóstia que não fico melhor pessoa por isso.Eu tenho que fazer um compromisso comigo própria para aceitar Jesus dentro de mim e agir de acordo com os seus padrões de conduta.Conheci duas pessoas que se batizaram numa igreja(não digo qual)e na semana seguinte ao batismo tiveram tantas dúvidas que não compareceram no culto. Que me diz a isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente há um só batismo que é pelo espírito santo, porém, Jesus não precisava descer às águas, mas desceu para dar o exemplo. Lembre-se que o ministério de Jesus só começou de fato após nosso Salvador descer às águas do batismo, quando Deus revelou o prazer que tinha em seu filho amado. Assim descer às águas é necessário como forma de demonstrar publicamente a aceitação de Jesus. Uma forma de dar o exemplo aos demais e também serve de testemunho pessoal de sua transformação. Certos rituais são necessários, a exemplo do casamento. Tal qual é necessário uma cerimônia de aceitação de um noivo ou noiva, também é necessária uma cerimônia de aceitação de Jesus como Salvador. Esta é uma forma que Deus escolheu, uma forma que o agrada, portanto devemos obedecer.

      Quanto às pessoas que se batizaram e tiveram dúvidas, é necessário saber se as dúvidas são referentes a Cristo ou ao Espírito Santo. É normal que a pessoa ainda tenha muitas dúvidas sobre questões bíblicas, só não pode ter dúvidas quanto a sua escolha, quanto ao papel de Cristo como salvador, quanto ao papel do Espírito Santo na transformação de sua vida e também conhecimento sobre os mandamentos de Deus. Se a pessoa sentir que não houve nenhuma transformação, que não passou a sentir o Espírito Santo de uma forma mais íntima, então realmente é necessário que a pessoa procure respostas para as dúvidas e tente firmar sua comunhão com o Espírito Santo através da oração e experiência na companhia de Jesus Cristo.

      É um pouco difícil explicar, porém um cristão realmente transformado começa a sentir coisas que nunca sentiu, ver coisas que nunca viu e manifestar pouco a pouco um caráter semelhante ao de Jesus. Isto não vem da pessoa, mas do trabalho do Espírito Santo. Então a pessoa morre para sua antiga índole e passa a ter uma nova vida, um novo caráter, sujeito à tentação da carne ainda, porém com capacidade de combater tais tentações mediante comunhão diária com Deus.

      Todo cristão recém batizado entra em um novo mundo, de novas experiências, é natural que tenha muitas dúvidas, só não pode ter dúvida quanto a escolha de seguir a Jesus Cristo. É possível sim que uma pessoa se batize nas águas sem ter de fato recebido o batismo pelo Espírito Santo, neste caso o batismo na água é como uma autorização a Deus para agir com mais força e liberdade na vida da pessoa a fim de transformá-la gradativamente, pois a pessoa demonstrou publicamente, perante os homens e perante o céu sua vontade de deixar o pecado e se tornar semelhante a Cristo, assim prosseguirá em seus estudos, melhorando sua comunhão com Deus até que um dia se torne nova criatura em Cristo.

      Excluir
  5. Às vezes passo por um sem-abrigo, quando o destino me conduz para esses lados. Esse homem instala-se ao pé de um lugar que serve refeições. Não faço ideia se os donos desse restaurante lhe dão de comer.Perto há uma igreja batista onde nunca entrei. Se ele continua na rua, é porque a igreja não cumpriu com o seu papel social. Mas também não sei se tentaram fazer alguma coisa e ele recusou. Porque há pessoas que chegaram a um ponto de desgraça que já não têm saúde mental.No entanto, existe uma igreja adventista nessa cidade, por sinal nem sei em que rua fica. Que fez a igreja adventista por esse homem? Ele está na rua e há duas igrejas de denominações diferentes.Há a igreja católica, e ele continua na rua. Há as Testemunhas de Jeová e ele continua na rua. O grupo em si não tem mais força que a pessoa individual?Eu sozinha não consigo resolver os problemas daquele homem mas o grupo não poderá? Isto é cristianismo? De que serve batizar-me e frequentar um grupo que nada faz por um homem que dorme ao relento, tem o nariz com feridas, passa fome e sabe-se lá se não é uma vítima de alcoolismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neste caso, não se trata de um papel apenas da igreja, mas dos cristãos. É dever de todo cristão assistir aos necessitados, seguindo o bom exemplo de Jesus. A estimada amiga não imagina o quanto um gesto simples de cuidado pode mudar a vida dessas pessoas. Um saquinho de pão de queijo que se ofereça para um morador de rua é o suficiente para criar dentro dele uma esperança que poucas pessoas podem compreender. Jesus poderia ter dado a nós permissão para transformar pedras em pães, assim acabaríamos com a fome do mundo, porém não é este pão que solucionará o problema do mundo. Devemos alimentar sim aos famintos e não apenas de pão mas de esperança. Jamais conseguiremos acabar com a fome no país, porque o problema é muito maior do que parece. Estas pessoas que acostumaram a viver na rua são difíceis de se socializarem. Drogas, falta de instrução social, revolta e complexos internos tornam tais pessoas não apenas necessitadas mas muitas vezes perigosas. Infelizmente o pecado faz isto com as pessoas, hoje não se recomenda levar tais pessoas para casa ou lugar próximo sem que esta pessoa tenha aceitado a Jesus e se convertido. Porque a realidade das ruas deixa as pessoas em um estado lastimável não apenas físicamente, mas mentalmente e moralmente. Muitos cristãos que insistiram em fazer tal coisa tiveram amarga recompensa. Portanto não devemos tentar dirigir a vida da pessoa, mas dar condições para que ela se reestruture gradativamente e isto é um processo demorado e dependerá muito mais de Deus do que de nós propriamente dito. Devemos seguir o exemplo de Jesus, procurar curá-las onde estão a fim de que tenham condições de com as próprias pernas, se levantarem, tomarem seu leito e seguirem um novo caminho. Isto dependerá muito mais de uma alimento espiritual do que alimento para o corpo. A amiga não deve tentar fazer isto sozinha, deve estar sempre na companhia de vários cristãos para tentar ajudar estas pessoas. Raramente me aventuro em ajudar tais pessoas sozinho, a menos que seja apenas uma e eu perceba que seja seguro me aproximar, daí então me aproximo e faço apenas aquilo que Deus disser em minha consciência que se deva fazer. Entregar alimentos, ou dar um pouco de atenção, abrir uma porta para que Deus possa agir, mas jamais tentar evangelizar a pessoa abruptamente porque não se pode prever a reação destas pessoas que são como cervos feridos, sozinhos e temerosos, às vezes culpando a Deus e o mundo por seu estado lastimável.
      Outro problema é que raramente ficam em um local por muito tempo pois as vezes as forças policiais e comerciantes afastam estas pessoas do local. Assim é muito difícil terminar um trabalho de evangelização iniciado. Creio então que nosso trabalho deve ser, de alimentar, curar e testemunhar que estamos fazendo aquilo em nome de Jesus. Se alguma igreja decidisse criar uma abrigo para tais pessoas seria uma boa idéia, porém isto gera um custo muito alto e não é toda igreja que possui irmãos com poder aquisitivo suficiente para manter um lugar assim. Porque as igrejas sobrevivem a partir dos dízimos. Creio então que a inciativa para mudar esta realidade deva partir dos membros das igrejas, de um comprometimento, e aí que o "caldo entorna", porque como seres humanos, desistimos muito facilmente porque o desafio é imenso.
      A igreja que frequento, trabalha com o família por família, neste projeto há assistência para famílias necessitada em suas casas, doação de roupas, alimentos e principalmente cultos e evangelização. Porém realmente não temos um projetos para os moradores de rua além dos trabalhos voluntários ocasionais de irmãos que se dispõem a prestar tal assistência. Portanto precisaríamos do apoio do estado para a criação de um projeto eficiente.
      Assim digo que o que a estimada amiga propõe é algo necessário mas que deve ser feito com cuidado e com planejamento e por segurança jamais deverá tentar fazer sozinha.

      Excluir
  6. A preocupação da igreja adventista é batizar todas as pessoas em todos os lugares do mundo e quando o fizer Jesus virá, disse o senhor Adventista.Acho que não vai vir porque, como dizia alguém no blog ex-adventistas,os adventistas não vão pregar para os países muçulmanos. Ninguém quer ser mártir.Eu também não e não condeno quem tem medo. Agora, não mintam dizendo que apascentam as ovelhas todas.Não estou zangada consigo, sr. Adventista, estou cansada do que as igrejas não fazem, eu já tenho tantas omissões e falhas na minha vida e ir enganar-me para dentro de uma igreja em que tentariam dar-me um cargo sem saber se eu estaria preparada para ele para me sentir falsamente ocupada com os outros enquanto há gente morrendo de fome e doença na rua,seria o mesmo que ludibriar Jesus e a sua memória.Quem diz que ser ativo é ir para o púlpito fazer sermões, cantar, ser tesoureiro, dar as aulas da escola sabatina ou dominical?Há quem goste de se exibir, ter ambições de gravar CDs para subir na vida, dar aulas sem ter ido para a universidade, influenciar as opiniões dos outros com o seu poder de argumentação.Onde está o Amor nisto tudo?Há imensas atividades dentro de uma igreja, dirigidas a quem?Aos próprios membros. E as pessoas lá fora, os desgraçados?Com tanto dízimo que dão, as pessoas já nem conseguem tirar umas moedas para ajudar uma pessoa na degradação total.Estou irritada, profundamente irritada com a minha incapacidade de fazer o bem porque também tenho medo do dia de amanhã. E se eu precisar de dinheiro e não o tiver? Como posso dá-lo todo se eu também posso ir parar à rua como indigente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se para alívio ou desespero, mas a verdade é que não podemos fazer absolutamente nada. Não há igreja ou homem nenhum neste mundo que seja capaz de mudar sequer um minuto da história. Se não deixarmos Jesus agir em nossa vida, coisa alguma será feita. A amiga deseja ajudar os desgraçados, mas a amiga não pode, igreja alguma pode, somente Cristo foi encarregado de fazer tal coisa. Já viu alguma ovelha perdida deixar o rebanho e ir em busca de outra ovelha perdida? Sabe o que acontece? Ambas se perdem. Jesus nos ordenou para que entregássemos nossa vida totalmente a Ele, que buscássemos conhecimento em SUA palavra, que congreguemos com os irmãos a fim de fortalecer os laços familiares na casa de nosso Pai Deus todo poderoso. Nosso dever é nos alimentarmos da palavra, nos tornarmos fortes espiritualmente e então abdicarmos de nós mesmos e nos tornarmos aquilo que Jesus deseja que sejamos.

      Pessoa alguma é capacitada a fazer o bem a menos que se entregue a Jesus para que ele coloque além da vontade, a sabedoria e o poder necessário para mudar a vida de outras pessoas. Acredite em mim ser humano algum tem poder contra o mal, contra o pecado ou contra a injustiça. Quem é cristão está também a todo momento sujeito a cair na desgraça do mundo, por isto precisa orar, estudar, congregar e fortalecer os laços com os irmãos.

      Poderíamos gastar milhões para tentar evangelizar um grupo de pessoas, e no entanto fracassaríamos. Porque Jesus evangelizou o mundo, sem dinheiro e sem transformar pedras em pães para alimentar a todos, porque demonstrou que ELE é o suficiente para salvar qualquer pessoa da miséria, da doença e da escravidão no pecado. Jesus é também a solução para a fome que é resultado do coração de pedra dos homens.

      Jesus se fortalecia indo a sinagoga todos os sábados, congregava também em Sua igreja ao ar livre juntamente com aqueles a quem chamava de irmãos. Pagou os tributos com corretude, entretanto também conheceu a fome, conheceu a sede, a solidão e o vazio. Jesus sofreu, mas foi fiel, pois sabia que Deus nunca o iria desamparar. Depois da provação veio a recompensa.

      Fé estimada amiga, tudo que precisa é ter fé e permitir que Jesus tome as rédeas e faça de vossa pessoa um instrumento capaz de transformar o mundo ao seu redor, como fez com Lutero, Madre Teresa e tantas outras pessoas que não tiveram nada senão uma confiança inabalável naquele que os fortalecia e nunca os abandonou.

      Assista estes vídeos:

      http://www.youtube.com/watch?v=19Eml0-dA_Y

      E adventista é um "bicho custoso":

      http://www.youtube.com/watch?v=yk2b1YrveHk

      Não sabemos o que teremos de enfrentar, não sabemos se é possível mas cremos que nada é impossível quando somos instrumentos na mão de Jesus. Quando a estimada amiga receber Jesus dentro de si a ponto de transformá-la completamente, de forma que não mais se reconheça, não terá mais estes temores e entenderá o poder que Deus tem em transformar a vida de qualquer pessoa por mais miserável ou pecadora que seja.

      Atenciosamente.

      Excluir
    2. A estimada amiga pensa nos pobres e famintos assim como eu também pensava, porém percebi que a menos que mudemos os homens com o coração de pedra, jamais eliminaremos o problema da miséria. Isto deve ser feito do maior até o menor, do mais rico até o mais pobre. Não podemos obrigar os abastados a dividirem com os mais pobres, porém podemos mostrar-lhes que podem abdicar um pouco de suas riquezas em prol de ajudar o semelhante, com a garantia de que Deus jamais deixará faltar coisa alguma. Pois o medo que a estimada amiga sente é o mesmo que sentem os comerciantes e todos aqueles que passam pelos pobres dia após dia a caminho do trabalho.

      Percebe que a estimada amiga não pode garantir nem uma segurança para si mesma? Que neste mundo não há garantia alguma de que nunca ficará desamparada? Percebe que cada vez que doa, também fica cada vez mais pobre? Jesus sabe disto e o que Ele nos diz é:

      - Deixe comigo eu resolvo.

      Deus tem um plano mesmo para as pessoas desamparadas na rua, no dia em que aceitarem a Jesus suas vidas serão mudadas, da água para o vinho. Quem disse que com a estimada amiga é diferente? É mais do que natural ter medo e se sentir impotente, porque um dia também fui assim, e na verdade ainda sou e como sou, porém sei que nada de mau me acontecerá porque agora, tenho Deus por Pai. Ele tem poder ilimitado e coisa alguma deste mundo é maior que Seu poder nada acontecerá comigo se não for para meu bem e segundo a SUA vontade. Como eu gostaria que a estimada amiga sentisse isto.

      Estando com cristo, ao dividir não empobrecemos, porque Jesus faz milagres em nossa vida, como a multiplicação dos pães e peixes. Assim, cada vez que dividimos, o que temos se multiplica e ninguém empobrece. O mesmo acontece com o dízimo, de modo que não empobrecemos ao devolver o dízimo todo mês, pelo contrário Deus derrama ainda mais bênçãos pela confiança depositada Nele unicamente conforme a Sua vontade.

      Basta fazer o teste:

      "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente
      para a recolherdes." (Malaquias 3:10)

      Deus permite que o testemos neste quesito, porque sua promessa é reial.

      http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/04/guarda-do-sabado-testemunho.html

      Cordialmente.

      Excluir
  7. Foi muito reconfortante ler as suas palavras. Que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.