segunda-feira, 7 de maio de 2012

O sábado e as leis morais


Quero deixar apenas um raciocínio para os amigos, apenas para que entendam o pensamento dos adventistas quanto a isto:

"E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera." (Gênesis 2:3)

Como comprovamos que é o mesmo sábado de Êxodo:

"Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou." (Êxodo 20:11)

Deus guardou o sábado. Mas será que os homens também guardaram? Ou Adão e Eva trabalharam neste dia?

"E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado." (Marcos 2:27)

Ou seja aquele sábado de gênesis foi feito por causa do homem, para que descansasse. Assim como Deus fez os animais, as plantas, a separação entre dia e noite, o sábado foi uma das criações.

Não era "comum" nos primórdios da história da humanidade, matar, furtar, adulterar, dizer falso testemunho, assim julgamos que os homens no princípio ainda obedeciam as leis morais, não porque estavam em duas tábuas de pedra, mas porque ainda não estavam tão emergidos no pecado e por isto mantinham alguma semelhança ainda com Jesus.

Prova de que o mandamento de matar existia é que Deus repreendeu o irmão de Abel que o matou. A bíblia diz que o pecado é a transgressão da lei. Então se o irmão de Abel pecou, então transgrediu uma lei moral que embora não estivesse em tábua estava escrita "NO CORAÇÃO E NA MENTE".

"Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade."  1 João 3:4

Iniquidade é a negação da lei. Ou seja, o homem depois do pecado passou a se entregar a iniquidade, sem aquilo que antes os regulavam a praticar sempre o bem. Tais regulamentos eram as leis morais, senso moral por assim dizer, que com o tempo foram sendo desgastados por causa do pecado.

Outra evidência é que Adão e Eva haviam comido do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mau. Portanto, sabiam distinguir o que era pecado. Senão o fruto não teria serventia alguma. Assim perceberam que tudo que era mau, era contra as leis morais de Deus.

Pelo homem ter se desviado destas leis naturais, tiveram que ser escritas em tábuas. E o sábado não é uma simples ordenança, além de ser uma das criações de Deus nos 7 primeiros dias, também é um mandamento, não nos esqueçamos disto.

Mas Deus e Jesus prometem transformar o homem de forma a voltar a guardar as leis morais de uma forma natural.

"Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo." (Jeremias 31:33)

"Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;" (Hebreus 8:10)


Um exemplo sobre leis morais.

O pai de família não precisa escrever em um papel que chutar o cachorrinho da família é algo mau e ruim. Quando um de seus filhos vê outro irmão chutando o animal de estimação, sabe que isto é mau, ruim e portanto pecado. O que chuta também sabe disto, porque procura praticar tal ato longe das vistas da família.
Porém dependendo da cultura de um povo isto com o passar do tempo pode ser visto como algo natural, inclusive para as famílias, então neste caso é necessário se escrever para que todos saibam que isto é errado, porque a “pecinha” que regulava a mente e o coração destas pessoas se quebrou, assim precisam de um papel escrito no lugar desta pecinha, para que se não pelo coração, sigam pelo entendimento, para que saibam que o que estão fazendo é errado.

O pecado, estimados amigos, é também a transgressão da lei moral que Deus implanta dentro de nós. Se sentimos que fazer determinada coisa é errada e, no entanto, fazemos, mesmo que isto não esteja categoricamente contido nos dez mandamentos, isto é pecado. Entretanto Deus sabe quando a pessoa tem a “pecinha” estragada e não é capaz de regular seus próprios atos, e sem conhecimento da lei escrita comete o pecado. Deus não leva em consideração tal ato ignorante até que a pessoa seja advertida e esclarecida de que determinada atitude é pecado.

Outro exemplo eram os rituais pagãos em que a família sacrificava seus próprios filhos a falsos deuses. Isto era visto como algo natural e necessário. Uma clara demonstração de que a "pecinha", lei moral, que regulava tais pessoas estava quebrada.

Deixo aos amigos uma pergunta:

Podemos quebrar as leis morais de Deus que estão escritas em tábuas de pedras dentro da arca da aliança, sem enfrentar as consequências disto? Na época da entrega dos mandamentos a Moisés, se os homens tivesse subido ao monte, desobedecendo a vontade de Deus, teriam escapado da punição de morte?


(Sr. Adventista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.