terça-feira, 15 de julho de 2014

Resposta - A Lei - sábado, domingo: os reformados, os dispensacionalistas e os adventistas

"Colossenses 2.16 continuará sendo o grande problema. E curiosamente, um problema mesmo para os que entendem o domingo como substituição do sábado, se manterem a mesma linha de interpretação a respeito desse texto que alguns apresentam. Que o sábado ali não é o mesmo do quarto mandamento, o que para mim pessoalmente, parece que sim.
Acredito que esse texto está dizendo exatamente o que ele diz – o sábado do sétimo dia foi abolido, mas abolido pela substituição (Ap. 1.10)."

É realmente triste quando um cristão deixa de lado o "assim diz o senhor" para seguir mandamentos subjetivos que não se encontram na Bíblia.

Em toda a Bíblia, desde o Gênesis ao apocalipse não se encontra uma única passagem contendo um mandamento que ordene a guarda do domingo.

Por outro lado encontramos até mesmo no livro de apocalipse que fala acerca do final dos tempos, um convite para adoração a Deus através do sábado:

Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. Apocalipse 14:7

Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou. Êxodo 20:11


Em uma profecia de Jesus, que se cumpriria várias décadas no futuro, quando da invasão de Jerusalém, Cristo mais uma vez lembra aos ouvintes acerca do sábado:

E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado; Mateus 24:20

Paulo faz um convite para um repouso especial sob a certeza da salvação, usando como esboço o sétimo dia, o sábado, e não o primeiro dia.

Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia. Hebreus 4:4

Jesus incentivou a guardar o sábado fazendo nele boas obras.

Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados. Mateus 12:12

E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se. Marcos 3:4


Cristo dedicou boa parte de seu tempo de pregação a fim de ensinar a forma correta de guardar o sábado. Cristo jamais ensinou a guardar o domingo.

Após a morte de Cristo, as discípulas continuaram a guardar o sábado normalmente:

E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento. Lucas 23:56

O livro de Atos dos Apóstolos está repleto de exemplos de como os cultos continuaram a serem feitos normalmente no dia de sábado, onde se reuniam judeus e gentios:

E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. Atos 13:44

E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos. Atos 18:4

E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se; Atos 13:14

E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas. Atos 13:42

Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado. Atos 1:12


E isto ocorria também em solo gentio:

E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram. Atos 16:13

O sábado está contido nos 10 mandamentos, e não o domingo!

Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Êxodo 20:10

Cristo afirmou que não veio para abolir a lei ou os profetas:

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido. Mateus 5:17-18

E fez uma séria advertência para não se mudar os mandamentos:

Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Mateus 5:19


Por que não há razão para se guardar o domingo?

Cristo nunca fez um convite a fim de comemorar um dia especial em homenagem à SUA ressurreição e os apóstolos também, jamais o fizeram. Porém Cristo e os apóstolos por diversas vezes fizeram convites para guardarmos os mandamentos de Deus, que são aqueles 10 que lemos em Êxodo 20.

A Bíblia afirma de capa-a-capa que o sábado é o sétimo dia e não o primeiro e não consta em versículo algum, autorização para se fazer mudança no dia de adoração.

A questão do domingo jamais foi discutida na Bíblia Sagrada, nem por Jesus nem pelos Apóstolos.

A palavra sábado é Bíblica, porém a Palavra domingo, não é.

A Bíblia diz que Jesus é Senhor do sábado e não do domingo.

Cristo instituiu a Santa Ceia como memorial:

“E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.” (Lc 22. 19-20).

Jesus não pediu para guardarem um domingo como forma de comemoração.

"A Santa Ceia for ordenada por Jesus para que acontecesse por toda a posteridade como uma lembrança viva de Sua morte e sacrifício na cruz pelos nossos pecados. Por isso, até hoje a realizamos como um memorial, lembrando da obra de amor de Jesus por nós."

http://www.esbocandoideias.com/2011/08/santa-ceia-ou-ceia-do-senhor.html

A Bíblia jamais instituiu uma páscoa semanal e o primeiro dia nunca foi referenciado na Bíblia como tendo um significado ou propósito especial.
O sábado porém foi instituído com o propósito de servir como dia de guarda desde a fundação do mundo.

E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.
Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus, Gênesis 2:2-4


O sábado existe desde antes da entrada do pecado no mundo, antes mesmo da entrega das tábuas contendo os 10 mandamentos. Instituir o domingo no lugar do sábado, significa abolir o memorial da Criação em prol de um memorial não exigido por Deus e que causaria uma mudança nos 10 mandamentos, mandamentos estes, sobre os quais o homem não tem autoridade.

E ocorreu que o homem mudou o sábado para o domingo, sem autorização.

(Sr. Adventista)

3 comentários:

  1. O tema do sábado está obsoleto, não constitui um mandamento na boca de Jesus, quanto muito uma prática comum na época. Os judeus arreigados à tradição é que induziam os seus conterrâneos a uma observância coerciva. Jesus dá liberdade para utilizar o sábado e é isso que temos que ter em vista; não nos desviemos do verdadeiro sentido que ele lhe atribuiu.
    Êxodo 20:10 está ultrapassado, não temos servos quase escravizados. Se formos a consultar o Êxodo temos também que consultar o Deuteronómio. As nossas filhas não virgens poderão ser apedrejadas até à morte, os filhos desobedientes e muito rebeldes terão igual tratamento; no acampamento de guerra terão que se enterrar os dejetos por uma questão de «santidade» e não pelos motivos óbvios: saúde, higiene...
    Com amizade, sr.adventista. Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  2. A Bíblia apresenta uma aplicação dos mandamentos no contexto Israelita.

    No contexto celeste onde impera a santidade, os mandamentos são guardado da forma devida.

    Deus jamais se aliará ao pecado, nem o tornará permissivo aos homens. Pecado é tudo aquilo que nos leva a transgredir a lei moral de Deus.

    Prova disto é que Jesus não pecou e guardou a lei.

    Deus não usará de dois pesos e duas medidas, uma impossibilitando as criaturas celestes de pecar e na outra, fazendo vistas grossas para com a humanidade.

    Pecado é pecado e Deus haverá de destruir o pecado.

    Deus aplica de TOLERÂNCIA para com a humanidade no processo de santificação. Inclusive quanto às práticas punitivas e as ideias equivocadas, humanas, acerca de santidade e justiça.

    As punições de morte eram o padrão de justiça naquela época para muitos crimes e isto provinha dos homens e não de Deus.

    O padrão de Deus encontramos em Caim que foi protegido contra a vingança após matar seu próprio irmão. E também em Jesus quando tratou da questão da adúltera que havia sido levada a ELE.

    E pecado, mesmo o dito mais "leve" é punido com a morte, se não aqui nesta terra, com certeza no porvir.

    Deus virá destruir o pecado e aplicar a pena do pecado, que é a morte, a todos os que rejeitaram a oportunidade de salvação. Esse é o nosso Deus e veja, não é um israelita, mas o próprio Deus aplicando a pena da perdição eterna a qual chamamos, morte definitiva.

    Deus não abrirá uma exceção para o pecado em nosso mundo, seu plano é restaurar este mundo à perfeição do Éden. Quanto à punição dos crimes, Deus dá liberdade a cada nação de construir suas leis civis e suas punições. A cada instituição inclusive a militar de definir suas regras, quer seja por motivo de higiene ou uma suposta "santificação".

    Deus, também permite que o ser humano se equivoque, ao passo que vai reeducando gradativamente, pois a verdade é progressiva e carece de especial entendimento.

    Então não convém atribuir a Deus as punições e as crenças tradicionais de cada nação! Deus sempre irá apoiar o cumprimento da lei, em qualquer país ou nação, segundo o rigor que cada contexto social exige.

    E Deus tem uma lei que é eterna e imutável em 10 preceitos que não são facultativos. Qualquer que transgrida algum daqueles preceitos, levanta-se contra Deus e a SUA Justiça.

    Muitos esquecem-se de que Deus é soberano e de que no universo será feita a SUA vontade e não a humana. O ser humano é uma criatura e não os seu próprio Senhor.

    O Senhor da humanidade já foi definido, no qual é Cristo, o mesmo que pagou a dívida que tínhamos para com a Lei de Deus. Diante de Deus o homem não é coisa alguma.

    Do pó viemos e ao pó retornaremos e não há motivo algum para Deus salvar nossa alma senão o seu infinito amor pelas suas criaturas.

    Ao homem não cabe questionar as leis de Deus, mas cumprir. Deus foi preciso e perfeito na criação deste mundo e jamais errou. Até mesmo nossos sentimentos, nosso raciocínio e a nossa moralidade são criações SUAS e ninguém conhece acerca de tais coisas mais do que Deus.

    E Deus jamais deixou a humanidade em trevas, a Bíblia nos diz claramente o que devemos e o que não devemos fazer, se devemos ou não apedrejar.

    Portanto, não convém usar tais questionamentos a fim de deturpar os ensinamentos bíblicos sendo que lemos claramente a posição de Jesus nestes aspectos punitivos da lei.

    (...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não entendemos, devemos buscar entender, porque o problema não está na Bíblia, mas em nós que não conseguimos compreender.

      E mesmo recebendo uma explicação, recusamos a aceitá-la e isto vem da conveniência.

      Jesus realmente nos deu liberdade para guardar o sábado, a mesma liberdade que Adão e Eva tinha, mas que os judeus debaixo da tradição dos anciãos não tinham. Mas Jesus não nos deu liberdade para deixar de guardar os mandamentos de Deus!

      Os mandamentos não são dos Israelitas, mas foram entregues aos Israelitas, pois os mandamentos são de Deus. O sábado pertence à humanidade pois foi dado antes a Adão e Eva e não a Moisés.

      O sétimo dia é um dia extra criado com o propósito de servir de dia de descanso e adoração, não fosse isto não haveria porque haverem 7 dias, mas tão somente 6.

      E a particularidade do sábado é que se trata de um dia abençoado e santificado e que permanecerá assim para todo o sempre. Vivemos em um mundo de pecados, onde continua vigente um dia santo, separado para dedicação à Deus. O sábado não deixou de ser santo, nem sagrado por conta da entrada do pecado no mundo e nem mesmo pela incapacidade humana em seguir os mandamentos.

      A solução de Deus é retirar o pecado do mundo para que o homem possa voltar a guardar os mandamentos inclusive o sábado naturalmente.

      Mesmo que o homem queira, Deus não mudará seus planos, virá dar cabo do pecado e retribuir cada um segundo suas obras. Nenhuma transgressão aos mandamentos passará em branco. O amor de Deus pela humanidade, não influirá no julgamento final dos ímpios. A oportunidade de viver em fidelidade a Deus inclusive a seus mandamentos se resume ao agora.

      Portanto, ou escolhemos amar a Deus e ser obediente a seus mandamentos ou escolhemos a morte. É a mesma escolha dada a Adão e Eva no paraíso do Éden.

      O pecado não poderá subsistir no universo, terá que desaparecer, deste modo, temos que aceitar a santificação oferecida por Deus através de Cristo, a fim de voltarmos à santidade original.

      Agora por que será que é tão difícil aceitar esta santificação? Por que é tão difícil guardar os mandamentos sendo que é para nosso próprio bem? Por que temos que reservar a nós mesmos o direito de pecar?

      E por que insistimos, cada um em definir quais pecados devem e quais pecados não devem ser cometidos?

      Não fomos nós quem criamos este mundo e portanto não somos nós quem define o que é e o quer não é certo ou errado. O mesmo Deus que criou este mundo definiu o que é certo e o que é errado, o que é permitido e o que não é permitido, o que é tolerável e o que não é mais tolerável, segundo o contexto histórico de cada sociedade.

      E Deus sabe exatamente por que razões deixamos de guardar algum de seus mandamentos, inclusive o sábado.

      Não o amamos suficiente para guardar 10 preceitos que ELE nos exigiu. Mas ele nos amou a ponto de dar seu único filho para morrer em dor e humilhação em nosso lugar!

      Preferimos nossas convenções, nossos prazeres e nossa comodidade. Queremos ser sempre servidos por Deus ao invés de, como criaturas, nos colocar a servi-lo.

      Somos egoístas.

      Um abraço.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.