quinta-feira, 31 de julho de 2014

A visão trinitariana adventista é a mesma da mórmon?

A resposta é um uníssono NÃO!

Os Adventistas do Sétimo Dia, a despeito do que alguns propõe, possuem o mesmo credo protestante ortodoxo crendo que o Pai o Filho e o Espírito Santo, compartilham da mesma Natureza, Essência e Propósito.

Deste modo, embora todas as religiões trinitarianas ditas ortodoxas tenham uma mesma definição de trindade, os detalhes no que se referem à natureza das pessoas da Divindade, pode variar segundo a concepção histórica de cada um.

O catolicismo, por exemplo possui uma visão muito ligada à concepção grega acerca da natureza espiritual do ser humano, o que influencia também na concepção acerca da natureza espiritual de Deus, porque é dito na Bíblia que Deus é Espírito.

A concepção adventista é aquela apresentada em Gênesis, onde apresenta Deus como tendo uma imagem, que se possa assemelhar ao ser humano. Pois é dito que o homem foi feito à sua imagem e semelhança.

Os adventistas, assim como diz a crença ortodoxa, diz que Pai, Filho e Espírito santo, são seres pessoais.

Desta forma os adventistas NÃO associam as pessoas da trindade à um mero poder, ou a seres de aparência amorfa e de natureza ethérea, como sugere o pensamento grego acerca da natureza de um espírito.

Pelo contrário, crêem em um Deus pessoal, ou seja, Pai, Filho e Espírito Santo, não são menos que uma pessoa.

Cremos em Deus na forma como diversas vezes se revelou através da Bíblia, como na passagem, onde passou diante de Moisés, cobrindo-o com sua mão para que não visse a sua glória.

Sim, quando a Bíblia se refere à mão de Deus, e de que o homem foi feito à SUA imagem e semelhança, não tomamos isto como uma metáfora.

Quanto à natureza do corpo de Deus, que é espiritual, isto já não faz parte da revelação, nem mesmos os escritos de Ellen White se propõem a tratar deste assunto. Portanto, diferente do conteúdo do texto mórmon que Luciano Sena apresentou, os adventistas NÃO creem que as pessoas da trindade sejam de carne e osso.

Embora não tenham a mesma visão amorfa e etherea da filosofia grega acerca da natureza de um espírito, os adventistas creem em Deus como sendo Espírito, cuja natureza não é possível de explicar através daquilo que temos revelado na Bíblia Sagrada. E neste quesito, como foi dito anteriormente, Ellen White não apresenta qualquer perspectiva acerca deste assunto, até porque o silêncio tanto de Ellen White como das Escrituras, parecem demonstrar que a natureza de Deus seja algo que jamais possamos compreender.

Tudo que sabemos é que, a visão espiritual grega, além de não se encaixar com a natureza humana, que biblicamente é holística, muito menos pode ser utilizada como base para uma concepção acerca da natureza de Deus, a ponto de se afirmar, por exemplo, de que Deus por ser espírito possa não ter forma nem partes ou até que poderia se tratar de um ser não pessoal, mas uma espécie de força da natureza.

A conclusão adventista de que as pessoas da trindade (de mesma natureza, essência e propósito) SÃO seres PESSOAIS, e de que o homem realmente representa uma imagem e semelhança em relação à Deus, não teve muitos problemas em ser aceito integralmente, ou em partes, por parte de muitos, antes, anti-trinitarianos.

Quanto à natureza das pessoas da trindade, NÃO cremos obviamente que seja de carne e osso, mas também não cremos que sejam da natureza espiritual proposta pelo pensamento grego (etérea).

Deus possui uma Natureza própria, diferente da do homem e da dos anjos e que não pode ser comparada a nenhuma de SUAS criaturas, portanto não há neste mundo nem na revelação bíblica, nem no Espírito de Profecia, algo que possamos usar como referência, pois a natureza de Deus estaria muito acima da SUA criação. De modo que, tudo que temos hoje relacionado à isto, no meio cristão, se resumem à especulações e observações tradicionais e não propriamente uma revelação da Bíblia Sagrada.

Portanto a concepção adventista acerca das PESSOAS da trindade, não são nem mórmon, nem grega, mas Bíblica, segundo aquilo que encontramos ali revelado. Em relação à concepção acerca da Divindade ou seja a Trindade, a teologia adventista apresenta a mesma concepção ortodoxa, Pai, Filho e Espírito Santo, igualmente Divinos, Eternos, sendo um um único Deus, possuindo a mesma Natureza, Essência e Propósito. Um Deus onisciente, onipresente e onipotente, que não teve princípio e que é santo e eterno. Algo que é muito bem explicado e detalhado ATRAVÉS BÍBLIA, e que consta, também, dos escritos de Ellen G. White bem como em nossos variado acervo de material teológicos.

Recomendo a todos a lerem o livro intitulado "A trindade" do onde inclusive foi extraída uma citação para o assunto em questão:



Com este livro não ficará dúvida alguma acerca da concepção adventista no que tange à Trindade Bíblica.

O problema é que tradicionalmente o Brasileiro tem preguiça de ler, preferindo ficar por aí fuçando na internet por especulações e boatos, ao invés de ir direto às fontes primárias. E sinceramente creio que permaneceremos nesta situação ainda por muito tempo.

Sendo que estamos entre os países de qualidade apologética mais precárias de todo o mundo, isto deveria ser algo com que os verdadeiros interessados em passar um real conhecimento deveriam se preocupar.

Estudemos, portanto, o adventismo em fontes primárias e deixemos de lado as especulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.