domingo, 6 de julho de 2014

A abolição do cerimonialismo

Arca contida no santuário celeste e que serviu de modelo
para a arca do santuário terrestre.

Farei uma pergunta a teólogos das mais variadas denominações cristãs:

O sacrifício de Cristo foi abolido?

Esta pergunta, nos  trará de imediato uma reflexão para muitas coisas nos cerimonialismo e que antes não considerávamos:

Partindo do pressuposto de que as coisas cerimoniais tão somente tiveram seu cumprimento em Cristo (no sentido de perder a validade), teríamos uma representação do sacrifício do cordeirinho em desconexo com o seu cumprimento no verdadeiro Sacrifício de Crito.

Partindo deste mesmo pressuposto, teríamos então um santuário terrestre em desconexo com um santuário celeste.

Teríamos também um sacerdócio terrestre em desconexo com um sacerdócio celeste.

Mas se as coisas cerimoniais eram realmente sombras refletidas de um santuário que há no céu e dos trabalhos que seriam ali realizados, consta que o sacrifício do cordeirinho aqui na terra também era uma sombra refletida do sacrifício de Cristo em favor de cada um de nós.

Então, da mesma forma como a abolição do sacrifício do cordeirinho aqui na terra não aboliu o sacrifício de Cristo em favor de todos nós, a abolição dos trabalhos sacerdotais aqui na terra também não aboliu os trabalhos sacerdotais de Cristo no céu.

Sendo que o santuário era uma sombra que repetia os trabalhos que cristo realizaria no céu, não há sentido em assumir de que 'sombra', seja tão somente algo que tenha perdido a validade.

Pelo contrário, sombra, significaria algo que teria alcançado o seu real significado. Ou seja, abolir-se-ia a sua sombra, mas permaneceria a verdadeira imagem.

Deste modo os cumprimentos cerimoniais em Cristo adotaria um novo significado, não de que foram tão somente abolidos mas que cumpriram seu papel, até que as imagens, a que o cerimonialismo refletia, viessem de fato.

Mas e quanto a estas imagens? Quando viessem, seriam abolidas juntamente com a sua sombra?

Negativo! Este pressuposto tornaria inválido, em primeira instância o sacrifício feito por Cristo em favor de nós e que era representado pelo sacrifício do cordeirinho.

Deste modo, assim como o sacrifício de Cristo em nosso favor permanece, também permanece SEU sacerdócio e sumo-sacerdócio no santuário celeste.

A abolição das sombras que prefiguravam estas imagens, não anulam os trabalhos realizados por Cristo hoje e que constitui a IMAGEM daquilo que lemos em todo o cerimonialismo.

Em termos práticos:

Santuário terrestre  = (sombra do) = Santuário que há no céu, feito não por mãos humanas (Hebreus 9:11).
Sacrifício do corderinho = (sombra do) = Sacrifício de Cristo aqui na terra (João 1:29).
Sacerdócio levítico = (sombra do) = Sacerdócio de Cristo (Hebreus 7:11, Hebreus 10:21).
Sumo-sacerdócio levítico = (sombra do) = Sumo-sacerdócio de Cristo (Hebreus 4:14-15, Hebreus 7:15).

"Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,
Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.
Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer.
Ora, se ele estivesse na terra, nem tão pouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,
Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou".

Hebreus 8:1-5

(Sr. Adventista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.