domingo, 27 de julho de 2014

O CONSPIRACIONISMO

Chegamos à uma parte importante do blog:

Tendo nestes últimos anos, tido contato direto com o meio anti-adventismo, temos base suficiente para então entender o que anda ocorrendo no meio apologético e que tem envolvido a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Certos nichos como CAPC, MCA, Blog Exadventistas, Nitroglicerinapura, Adventistas 1844 como bem sabemos, estiveram ou ainda tem espalhado mitos e boatos em torno da IASD, seus fundadores e sua história. Leia:

Conspiracionistas, os verdadeiros acobertadores da verdade

O que tem ocorrido é que pessoas dadas ao mercado do sensacionalismo especialmente aqueles feitos hoje em cima da religião alheia, tem aderido cada vez mais à uma nova moda de "conspiracionismo" de cunho religioso. Como bem acompanhamos neste blog, a quase totalidade deste meio não se trata de religiosos de fato, os chamados cristãos praticantes.

Os Testemunhas de Jeová, foram início o alvo principal, à algum tempo, mas não fora o primeiro, haja vista que a Maçonaria é, ainda hoje, a religião que continua servindo como a maior das bases das teorias conspiracionista, sendo a teoria dos Illuminatis, talvez, uma das maiores, concorrendo diretamente com as teorias alienígenas.

Antes que este artigo comece a parecer uma artigo sobre ficção científica, devemos lembrar que embora, tais histórias se mostrem, de fato, surreais, há pessoas reais que realmente acreditam nestas histórias e dedicam boa parte de seu tempo a se envolverem em tais assuntos E claro, como sempre, existe um mercado que se aproveita deste nicho, para obter algum lucro.

Mas afinal o que seria uma teoria da conspiração?

“Teorias da conspiração normalmente dizem mais respeito a desacreditar a história oficial do que a acreditar em uma alternativa, e isso se reflete em como muitas dessas discussões online ocorrem”, explica o psicólogo Michael Wood, um dos responsáveis pela análise."

Psicólogos analisam a retórica de “conspiracionistas”
Antes que teóricos da conspiração e simpatizantes se mexam aí na cadeira, trazendo supostos argumentos que mostrem "inequivocamente" que as teorias da conspirações sejam de fato reais, permita-me dizer que, embora não confie que teorias sejam de fato reais, acredito que nem sempre a história oficial que temos, de fato, nem sempre constitui-se da mais pura verdade, ou uma verdade completa.

Mas veja, que isto não abre oportunidade para se criar teorias e especulações em torno de um determinado assunto, pois senão, estaríamos caindo no perigo de estar agindo como oportunistas.

Ainda mais quando nos propomos a tratar de um assunto ao qual não estamos devidamente preparados ou informados. O mais razoável nestes casos é deixar a investigação nas mãos de especialistas.

Mas existem aqueles conspiracionistas que vêem conspiração em tudo e que supõem que até mesmo possa haver uma conspiração nacional sobre certos especialistas ou uma  pressão para que estes não tragam a público, resultados de suas análises que contradigam a posição oficial de um país em torno, por exemplo, de uma catástrofe de nível nacional.

E acredite, existem pessoas assim

Cuidado com pensamentos conspiracionistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.