sexta-feira, 25 de julho de 2014

Algumas perguntas à comentaristas do blog MCA

Ide e anunciai a todo mundo as coisas que hão de vir
(as três mensagens angélicas)
Missão Adventista

Tenho lido uma discussão infundada, a respeito de um assunto comum e de fácil entendimento.

Gostaria de perguntar a irmãos como odair vieira, se este tem costume de ler livros e materiais sobre Calvino!

Pois se não tem costume de ler, deveria, porque a IPB é uma igreja de base calvinista.

Da mesma forma, os Adventistas do Sétimo Dia leem os livros de Ellen White, assim como todo o protestantismo deveria ler as obras de Lutero!

Portanto, particularmente, considero, também, juntamente com o irmão Alexandre Dietrich, as críticas dirigidas à leitura de materiais teológicos e históricos escritos por adventistas uma infantilidade.

Apoio a ideia de que a leitura da Bíblia Sagrada é algo intrínseco à todo aquele que professa ser cristão, e que cada um segundo cada ramo, ou linha teológica, recorre à algum material teológico que apoie a sua visão em torno das Escrituras Sagradas.

Portanto longe dos Adventistas do Sétimo Dia estarem procedendo errado na leitura dos materiais de Ellen G. White, ou os Presbiterianos, de igual modo, estarem procedendo na leitura dos materiais de Calvino, os cristãos que não o fazem é que consistem na razão errada do contexto e deviam, no mínimo, começar a ler alguns livros de Lutero.

E não apenas adventistas, mas calvinistas e luteranos devem igualmente se atentarem para os materiais de Ellen White e o que ela tem a dizer, assim como adventistas devem estudar a fundo e compreender as diferentes linhas teológicas existentes neste mar de crença religiosa que supostamente deveria se harmonizar, mas que no final se contradizem em vários pontos relacionados à Bíblia Sagrad.

Ocorre porém que a IPB admite historicamente, e jamais negou, que os escritos de Calvinos serviram de BASE para a formulação da própria Igreja Presbiteriana, porém não admitem que Calvino tenha sido um genuíno profeta.

Quanto à igreja adventista, ocorre o inverso, pois a igreja foi fundada segundo a Doutrina do Santuário que proveio do movimento adventista, um movimento que surgiu após o desapontamento millerita. Portanto a base da IASD são as doutrinas estabelecidas pós-desapontamento, mas aceitamos oficialmente a Ellen G. White como uma profetiza VERDADEIRA.

Então temos

IP = Fundada em cima do calvinismo mas que não acetia Calvino como profeta.
IASD = Fundada em cima do adventismo, mas que aceita Ellen G. White como profeta.

Desta forma, os escritos de Ellen White são separados de nossa teologia, tanto que seus livros só começaram a serem escritos e publicados, DEPOIS da formulação da IASD, com todas as suas doutrinas fundamentais e que nunca mudaram.

Isto se difere da IPB, que foi fundada em cima do pensamento calvinista o que serviu para seu alicerce!

Deste modo, as doutrinas fundamentais adventista não necessitam dos escritos de Ellen G. White para serem compreendidas, necessitando unicamente da Bíblia que foi o único livro consultado para formulação de nossas doutrinas fundamentais, lembrando mais uma vez que nesta época, os livros de Ellen White não existiram.

A base da estruturação da Igreja Adventista do Sétimo Dia é o próprio livro de DANIEL, assim como a base da estruturação da Igreja Presbiteriana eram a Bíblia segundo a visão de Lutero, Calvino, dentre outros.

Destes reformadores a única coisa que a IASD utilizou foi a METODOLOGIA  de estudo.

O invés de utilizar as idéias prontas destes reformadores, os adventistas optaram por utilizar as ferramentas destes reformadores a fim de extrair, da Bíblia, a sua teologia. Na mesa adventista, não haviam livros nem de Calvino, nem de Lutero e muito menos de Ellen White, mas tão somente a Bíblia Sagrada.

Hoje existe uma religião que utiliza os escritos de Ellen White como parte do fundamento de suas igrejas, no que conhecemos como os dissidentes da reforma!

Ao invés de se apropriarem das ferramentas dos reformadores e repetirem a experiência, dando continuidade ao estudo e investigação da Bíblia Sagrada, muitos preferem estacionar no conhecimento que já tem de forma parcial e dali formular suas doutrinas.

Luciano Sena tem chamado muitos à uma teologia reformada, mas tais "teologias reformadas" sugerem abraçar algo pronto, ou seja, conclusões de reformistas, no caso de Luciano Sena, a teologia Calvinista.

Agora, o amigo irá seguir Lutero ou Calvino?

Com outras igrejas ocorre a mesma coisa porém com outras personalidades a exemplo dos Irmãos Wesley, de fundamental importância para a teologia metodista, dentre outros reformadores.

Nossa fé, porem, não pode ser estruturada em cima das concepções de pais da Igreja e então ficar estacionada ali!

Então mais do que nunca, Calvinistas devem investigar as concepções de Calvino e repetir as investigações deste fundador reformista a fim de atestar e verificar a validade de suas doutrinas. Devem fazer isto utilizando as mesmas ferramentas, não apenas para validar seus ensinamentos, mas também para extrair novos e mais profundos ensinamentos da Bíblia Sagrada.

Nossos reformadores não nos deram idéias prontas a fim de serem seguidas cegamente! Assim sendo, devemos REPETIR as atitudes de tais reformadores no que tange à uma profunda investigação na Bíblia Sagrada e cada um de nós sermos, também, um profundo investigador da Bíblia Sagrada utilizando metodologias e recursos até mais avançados do que estes tinham até então, dando então continuidade à reforma.

As igrejas hoje no geral, acreditam que a reforma haveria sido concluída e as verdadeiras doutrinas Bíblicas haveriam sido, enfim esclarecidas! Ledo Engano!

Engano este, que percebemos ao analisar as religiões que se dizem reformadas, onde cada uma prega doutrinas diferentes! Ou seja, não chegaram à um denominador comum, não chegaram a concluir a reforma de fato!

Os Adventistas pós milleritas, não fizeram mais do que reestudar as doutrinas Bíblicas, utilizando as mesmas ferramentas dos reformadores. O diferencial é que os Adventistas, de então, incluíram no estudo os livros proféticos, especialmente o livro de Daniel.

Hoje os adventistas compreendem quase que completamente o livro de Daniel e os demais livros proféticos relacionados! Sendo a única porque, infelizmente, a reforma, deixou de lado o estudo profético da Bíblia Sagrada!

Mas a Bíblia e suas verdeiras doutrinas, só podem ser compreendida corretamente quando damos ouvidos à estes livros de profetas Bíblicos!

Então pegunto: Que igreja, hoje, tem coragem e abrir tais livros de Daniel, Isaías e todos os demais profetas, a fim de explicarem, em suas igrejas, as suas doutrinas?

De forma que as doutrinas que temos hoje, na maioria das religiões não levam em conta, de fato, os livros proféticos da Bíblia!

E os profetas são essenciais, a fim de que alcancemos o verdadeiro entendimento das escrituras pois é justamente tais profetas que nos explicam as coisas que estão contidas na Bíblia!

Não é isto que Jesus fez à seus apóstolos? Não é isto que João Batista fez aos seguidores de seu batismo?

E não era este o trabalho dos profetas antigos? Levar o correto entendimento das escrituras à um povo que se desviara das verdades?

Pois não houve na era moderna um profeta sequer que se propusessea a explicar a Bíblia e toda ela, senão Ellen G. White, com suas mais de 100 mil páginas de manuscritos!

Agora o interessante é que os livros e os escritos de Ellen White, só vieram a existir muito tempo depois que a Igreja Adventista do Sétimo Dia havia sido fundada com todas as suas doutrinas bíblicas extraídas de um profundo estudo. Estudo este que incluiu não apenas as partes estudadas pelos nossos reformadores, mas também das profecias!

Por isto o dom profético e as profecias Bíblicas e seus profetas são tão importantes para a Igreja Adventista do Sétimo Dia, pois foi à partir do estudo destas profecias, especialmente a de Daniel, que propiciaram a formulação de todas as nossas crenças fundamentais.

De modo que os adventistas hoje estudam os livros de Ellen White, sempre atentos para ver se ela não contradiz alguma de nossas doutrinas, sendo este o fato mais importante que nos levam a crer de que se tratava realmente de uma verdadeira profetiza.

Pelo fato de Ellen White não contradizer nossas doutrinas fundamentais e pelo contrário, apoiá-las dando detalhes e um significado mais profundo é que Ellen White foi aceita como uma profetiza oficial dos Adventistas do Sétimo Dia.

As doutrinas adventistas não foram fundadas em cima dos escritos de Ellen White, como muitos desinformados e de má fé afirmam! Basta consultar as informações históricas para perceber que os livros de Ellen White só foram escritos e publicados anos e anos depois.

Então qual é a base de estudo da Igreja Adventista do Sétimo Dia?

A resposta é, os livros proféticos da Bíblia Sagrada, especialmente o livro de Daniel em conjuunto com apocalipse!

Mas peguntemos qual é a base e a origem das igrejas cristãs de hoje? A resposta é, os reformadores! Mas quais reformadores? A resposta é todos eles, juntamente com as divergências teológicas de cada um e que favoreceram o surgimento de várias religiões, cada uma com um conjunto de crenças diferentes.

Devemos nos concientizar, de que, mais importante do que os ensinamentos prontos destes reformadores, as ferramentas utilizadas por tais reformadores são ainda mais valiosos para o estudo da Bíblia Sagrada.

Neste contexto, os adventistas pós-desapontamentos não estavam muito interessados em pegar respostas prontas que em nada explicavam o que aconteceu e decidiram por si mesmos fazer um estudo completo da Bíblia Sagrada. Nisto, os adventistas foram agraciados por receber, em primeira mão, revelações acerca do livro de Daniel.

Isto abriu caminho para a compreensão das três mensagens angélicas de apocalipse, da qual a IASD hoje é portadora e encarregada de levar à todo o mundo. O penúltimo selo foi aberto, mas por enquanto, apenas a IASD detêm este conhecimento acerca das três mensagens angélicas.

A ampliação do conhecimento Bíblico, trazida pela compreensão do livro de Daniel e das palavras de outros profetas e em especial o livro de Apocalipse que apresentam muitos paralelos com Daniel, nos permitiu não apenas chegar à conclusão acerca das verdadeiras doutrinas bíblicas, mas descobrir, na Bíblia, uma luz que esteve ali o tempo todo mas que ninguém podia decifrar, pelo fato de não compreenderem inteiramente o significado das profecias.

Hoje, os adventistas dão um completo estudo acerca do livro de Daniel, e nisto, os críticos adventistas, engolem seco!

Acaso já leu por aí algum artigo se atrevendo a contradizer toda a interpretação que temos trazido hoje ao publico acerca do livro inteiro de Daniel?

Já vil algum dispensacionalista se aventurar em "desmentir" aquilo que temos dito?

Pois é neste ritmo em que, aqueles que nos acusam, se calam, que propagamos o entendimento de todo o livro de Daniel, bem como todo o livro de Apocalipse!

Portanto, a IASD é hoje uma igreja pura, que extraiu suas doutrinas diretamente da Bíblia, utilizando as mesmas ferramentas dos reformadores e que pôde ir mais longe, entendendo o livro de Daniel, que nos permitiu fechar o cânon de entendimento geral das escrituras, formulando doutrinas indubitavelmente e totalmente Bíblicas.

Por que os adventistas seguem as leis de saúde de Levíticos? - Porque o livro de Daniel nos diz que devemos segui-las!

Por que os adventistas guardam o sábado ao invés do domingo? - Porque o livro de Daniel nos diz que no final dos tempos haveria um poder que trataria de mudar os tempos e a lei.

Ellen White não fez mais do que repetir aquilo que Daniel havia escrito e que de fato ocorreu!

De modo que os livros de Ellen White, nos propõem um detalhamento, através de revelações acerca daquilo que há escrito na Bíblia Sagrada.

E não apenas Ellen White, mas muitos estudiosos, como Isaac Newton e vários historiadores e escritores, já haviam chegado à conclusões acerca de acontecimentos históricos tomando como base a Bíblia Sagrada.

Ellen White não contradiz nem mesmo tais estudiosos e historiadores e quando analisamos a história, percebemos que seus livros, até em matéria de história, estão em perfeita harmonia.

Ellen White nos conta até mesmo detalhes da vida dos reformadores, Calvino e Lutero! E nenhum calvinista ou luterano se atreveu a propor que ela estivesse errada em suas observações!

Até mesmo a ICAR e o papado, jamais se atreveram a construir alguma obra contra aquilo que Ellen White, historicamente havia revelado!

Todas as subjeções se dão em cima de doutrinas! Porque históricamente nenhuma das afirmações de Ellen White puderam ser contestadas, pelo menos não que eu tenha conhecimento.

Agora veja que as afirmações de Ellen White são feitas como base em uma perspectiva que propõe o cumprimento das profecias Bíblicas na história!

De forma que Ellen G. White aponta, na história, o cumprimento de cada profecia que lemos na Bíblia Sagrada e ainda nos aponta na história, no futuro, as que haverão de se cumprir e como haverão de se cumprir.

Portanto a Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma igreja voltada ao entendimento não apenas da lei, mas também das profecias.

Portanto, trata-se da igreja profética prometida e que ajudaria a cristandade do tempo do fim a alcançar o entendimento mais completo da Bíblia Sagrada.

A própria abertura do livro de Daniel ao entendimento é parte da profecia! Antes dos eventos de 1844 ninguém jamais poderia compreender inteiramente o que havia sido escrito naquele livro!

Foi a curiosidade e a investigação de Miller que deu pontapé inicial para o povo de uma época voltar sua atenção de volta à Bíblia e em especial às profecias.

Não fosse o grande desapontamento, os adventistas jamais poderiam compreender o livro de Daniel!

Somente um desapontamento de tão grande proporção convenceria a cristãos das mais variadas denominações a deixar suas crenças tradicionais de lado, a fim de buscar, na Bíblia Sagrada, a verdade, a fim de que nunca mais caíssem no engano por falta da compreensão da ordem dos eventos que haveriam de ocorrer por ocasião da vinda de Cristo.

Foi de um povo sincero e realmente interessado em entender as profecias Bíblicas que surgiram as primeiras fagulhas de luz que permitiram iluminar as profecias como um todo, abrindo as profecias para compreensão de uma igreja inteira que se formou naquela época.

Desapontamento, tem sido a marca registrada na história para o descobrimento de novas verdades!

Esperar a vinda de um salvador que não veio, não é deveras pior do que esperar a salvação de um Deus que não compareceu para livrar irmãos da garras de leões famintos em um coliseu romano!

Em todos estes casos fica um: - Por que Deus?

E isto ocorre porque não estudamos a fundo e não levamos a sério o estudo da palavra de Deus! Esperamos algo, em vista de nossas concepções tradicionais e pessoias e nos decepcionamos!

O único meio e livrar-se de tais enganos é estudar a inteira vontade e propósito de Deus e seus desígnios principalmente no que tange à história especialmente relacionada com a vinda de Cristo e o sinais que antecedem a sua vinda, por isto devemos estudar a fundo as profecias.

Miller era apenas mais um personagem nas história trazendo um fragmento da luz da verdade no qual, assim como se fizeram com os demais reformadores, os ouvintes creram piamente no pouco que havia sido revelado e se acomodaram, não procurando, por si mesmo, entender toda a verdade.

O entendimento parcial da verdade sempre trará desapontamento!

Este desapontamento está presente hoje na vida de vários cristãos que hora descobrem que o domingo não é o verdadeiro dia de guarda, que não há um inferno e céu presentes onde seríamos mandados imediatamente após a morte! Que a alma não é imortal, que a reencarnação não existe e que os espíritos a que muitos procuram para alento e muitos milagres provindos de ações espiritualistas são obras demoníacas.

Desapontamento tem sempre acompanhado os cristãos na descoberta de novas verdades! Estar na mentira e no engano não é nada agradável e tem costume de nos deixar totalmente despreparados, momento que, então a verdade vem à tona, nos pegando de surpresa.

E o maior desapontamento será quando muitos cristãos, no dia do juízo, perceberem de que foram enganados, e de que boa parte daquilo que criam era mentira, a exemplo do arrebatamento secreto que fará com que muitos se percam, por estarem despreparados, acreditando de que terão uma segunda chance, depois da vinda de Cristo!

É sempre para poupar SEU povo de novos e futuros sofrimentos que Deus em sua misericórdia, no tempo certo, abre nossos olhos para verdades que, então, possamos compreender!

Isto ocorreu na época dos apóstolos, que desapontados também com o reino prometido que não veio naquela época, ainda foram penalizados em ter que observar o seu próprio Messias ser morto e crucificado, sem nada entender!

Nenhum dos discípulos próximos esperavam por isto, pelo fato de não terem estudado a fundo as profecias, mas até mesmo a autoridade romana já sabia e compreendia que havia uma profecia que falava acerca da ressurreição do messias ao terceiro dia, enviando assim guardas a fim de guardarem o tumulo, por precaução!

O reino de cristo não veio naquela época, Cristo morreu e  tudo que tinham eram promessas que aos seus olhos pareciam  que não se cumpririam!

Mas são estes desapontamentos que nos levam à retornar à Bíblia em busca de respostas e a entender os eventos que ocorreram e que haverão de vir, antes que Cristo possa enfim estabelecer seu reino eterno.

Hoje, as coisas que ocorreram e que haverão de ocorrer antes que Cristo volte estão devidamente reveladas e as respostas à muitos porquês encontramos em escritos nos livros proféticos bíblicos e que antes sempre lemos mas nunca compreendemos.

A IASD possui uma série de estudos da parte profética da Bíblia, tanto de Daniel, quanto de Apocalipse. Estejam todos convidados a entender as coisas que ocorreram e as que haverão de ocorrer, baseados unicamente na revelação que a Bíblia nos oferece.

http://novotempo.com/tv/aovivo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.