quarta-feira, 23 de julho de 2014

Conspiracionistas, o que são?

O administrador do blog MCA, fizera recentemente um caloroso convite para que seus leitores, se tornem juntamente com ele um conspiracionista.

Para quem não sabe, um conspiracionista é aquele dado à teorias da conspiração.

A teoria mais conhecida que se tem notícia é aquela que trata dos illuminatis, feitos em cima da religião maçom. Este assunto esteve dando ibope já a algumas décadas propondo um suposto plano para dominar o mundo. De fato muitas pessoas já ganharam inclusive muito dinheiro vendendo materiais, divulgando teorias e mais teorias em torno deste assunto.

Outra teoria conspiracionista que foi bastante difundida foi na questão de OVNIS com invasões extraterrestres que também pretendiam tomar nosso planeta e que perduraram por muito tempo e que influenciaram várias mídias, como revistas e vários filmes.

Ainda temos teorias acerca de monstros, como o do Pé-Grande, Monstro do Lago Ness, dentre outros mas que só emplacaram em regiões específicas do mundo.

Hoje, tem surgido novas teorias e o alvo é adivinha quem? A certou quem disse a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Falar mal da Igreja Adventista, propondo mitos, boatos e distorções de suas verdadeiras crenças, tem sido meios de se conseguir ibope com certo número de pessoas dadas à especulações. A desinformação e má fé de pessoas deste nicho "apologético", porém, tem sido combatida desde sempre através de fontes primárias adventistas, como A Voz da Profecia e a Rede Novo Tempo de rádio e TV.

O meio mais conhecido e que pratica tal "apologética" não apenas com a Igreja Adventista, mas também outras religiões é o CACP ("Centro Apologético de Críticas sem Pesquisa").

Utilizar-se de afirmações isoladas, tirando-as de seu contexto tem sido a forma preferida deste meio, a fim de criar boatos e toda sorte de observações maldosas acerca das crenças alheias e no "andar da carroça", estes não demonstram estarem nem um pouco preocupado em serem evidenciados em suas falácias e invenções. A opinião oficial da igreja nunca é consultada em suas "entrevistas", pelo contrário, procuram sempre religiões discordantes, em membros de religião X que tenham algo a dizer contra religião Y.

Jamais pedem para um Adventista por exemplo falar de suas crenças e jamais pedem para um pastor oficial interpretar algum material. Ao falar sobre algum livro de Alberto Timm, por exemplo, consultam a opinião de um Calvinista acerca de tal livro, ao invés de consultar a própria opinião do escritor, acerca de seu próprio livro e sua posição acerca do que ele próprio escreveu.

Com Ellen G. White, Leandro Quadros, Rodrigo Silva, Luiz Gonçalves e vários outros estudiosos adventistas tem sido a mesma coisa. Ao invés de procurar nos próprios materiais destes autores, acerca da opinião pessoal de cada um, recorrem à opinião pessoal de "apologetas" da internet de plantão, que sequer são adventistas, a fim de fazerem uma interpretação destes materiais alheios.

Não é a toa que o Brasil está ente os países mais precários em termos de apologética, apresentando os ditos "apologetas" mais despreparados de todo o mundo, o que não é algo para se orgulhar.

Luciano Sena, adotando o mesmo exemplo deste meio, oferece hoje suas conjecturas, repletas de teorias acerca da Igreja Adventista do Sétimo Dia e sua história. Fato é que tal "evangelista" que não evangeliza de fato (tomando por base uma de suas palestras), não viveu a época de fundação da IASD, nem teve acesso aos documentos da época que falam acerca deste evento.

Percebemos que pessoas deste meio se propõem a falar mal da religião alheia a fim de defender, de forma egoísta, seu ponto de vista, princípios e idéias ao passo que angariam alguma popularidade, terminando, em muitos casos,  em lucro através da venda de seus materiais à um público bem específico.

Todas as informações acerca da origem da Igreja Adventista do Sétimo Dia e os movimentos precursores estão devidamente guardados em um centro, através de documentos da época, reportagens da mídia corrente, cartas, biografia acerca dos fundadores e co-fundadores e acerca do movimento de reavivamento, que deu origem à várias igrejas na época, sendo a IASD a maior e a mais expressiva dentre as igrejas surgidas neste período.

Resta então, aos teóricos, recorrer a boatos e especulações, uma vez que não foram testemunhas de fato da época e nem se importam em fazer, hoje, uma pesquisa nos materiais da época a fim de escreverem suas observações e seus artigos. As principais fontes destes apologetas são as limitadas e também repletas de mitos e boatos, fontes de terceiros, antigos críticos e opositores do adventismo como Walter Rea e Canright. Dali copiam e reformatam acusações, conjecturas, usando as opiniões pessoais destes autores.

Tais materiais tem sido a bíblia de tais apologetas "arco de barril" totalmente por fora e redondamente enganados. Qualquer porta-voz oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia prontamente nega e desmente acusações deste meio, apresentando fontes primárias provindas de nosso riquíssimo acervo doutrinário e histórico disponíveis à todos através da CPB (Casa Publicadora Brasileira) e do Centro White de Pesquisas. Tais porta-vozes oficiais e fontes primárias oficiais, juntamente com as fontes históricas, servem de prova sobre aquilo que os Adventistas do Sétimo Dia realmente crêem e no que os precursores do adventismo realmente criam e no que a igreja sempre creu e defendeu desde que foi fundada e no passar dos anos.

Com tal abundante e rico acervo, portanto, não convém recorrer à materiais de críticos desinformados a fim de conhecer sobre a real história dos adventistas. Os materiais de imprensa da época não mentem, bem como os manuscritos originais escritos pelas próprias pessoas que hoje são tanto pronunciadas pela boca de críticos desinformados e insescrupulosos.

Cada fundador e co-fundador contribuiu com sua parcela de escritos e informações acerca de sua opinião e posição pessoal e também no que tange à mudança de opinião com o passar dos anos, além de suas experiências nos movimentos pelos quais passaram e o testemunho da transformação que obtiveram.

Percebemos então que a questão destes ditos "apologetas", em matéria de adventismo, é falar mal mesmo, inventar teorias, acusar, levantar dúvidas, enfim, como diz a moçada hoje "tocar o rebu"! Não estão realmente interessado naquilo que os precursores do adventismo criam, nem na posição oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

O que notamos de fato é que, toda esta especulação em torno do adventismo, tem rendido ibope com um público alvo dado ao sensacionalismo, ao passo que tem causado ânsia no estômago de verdadeiros estudiosos acadêmicos que se preocupam, especialmente, com a fidelidade às fontes primarias e seu correto manuseio. E porque não dizer aos irmãos sinceros nas mais variadas denominações que hora ou outra tem que presenciar mentiras e boatos serem levantados em torno de uma igreja a qual muitos admiram.

Vários pesquisadores já estudaram a IASD, a exemplo de Walter Martin e deram seu parecer, e temos opiniões de estudiosos acadêmicos até mesmo sobre os materiais de Ellen White que passaram por rigoroso estudo e os resultados, trazidos à publico, destes pesquisadores sérios sempre foram favoráveis de que a Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma igreja cristã genuína e que as obras de Ellen White são de notável valor.

Deste modo, creio que as opiniões sérias destes pesquisadores, dados à fatos e pesquisa profunda e abundante em fontes primárias, em minha humilde opinião,  até que se prove o contrário, suplantam as teorias conspiracionistas que temos lidos por aí, acerca da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Portanto, se quer realmente conhecer os adventistas, suas crenças, doutrinas e história, procure fontes séria primárias ou imparciais, e não materiais de um nicho que procura apenas angariar lucro e popularidade, defendendo suas próprias crenças enquanto trabalham falando mal da igreja alheia e até da própria igreja, não é mesmo Luciano Sena?

2 comentários:

  1. Excelentes comentários irmão, Sr. Adventista!

    Graças ao Eterno Pai que temos este seu blog, a Rede Novo Tempo, e servos do SENHOR, Brasil e mundo a fora, que alertam às comunidades nacional e mundial sobre as ações desses conspiracionistas maldosos, desinformados e deturpadores da mensagem do breve advento do SENHOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim irmão Josinaldo Costa, é tempo oportuno de os irmãos em cristo conhecerem as pregações deste meio e suas reais intenções, que no final das contas, tomando como exemplo o MCA, não é defender uma religião ou uma crença. Neste caso específico, o doutrinariamento e a opinião presbiteriana e calvinista muitas vezes são deixados de lado.

      A opinião de Luciano Sena, não representa necessariamente a opinião oficial de sua igreja ou expressão fiel do calvinismo. Tratam-se de crenças pessoais que Luciano Sena pretende empurrar à todo custo, mesmo sem apoio oficial.

      Luciano Sena não aplica o calvinismo de fato ao tratar da Igreja Adventista do Sétimo Dia e, tampouco, o doutrinariamento presbiteriano. Nem mesmo o próprio doutrinariamento adventista através de seus materiais primários são consultados ou incluídos em suas exposições.

      Em se tratando de ataques, as teorias, mitos, boatos, distorções tem sido o conjunto de matéria prima através da qual Luciano Sena tem desenvolvido suas pregações.

      Luciano Sena não apresenta algum livro oficial Presbiteriano, ou algum livro de alguma autoridade calvinista, ou livro oficial adventista em suas exposições.

      Neste quesito, Luciano Sena deixa as fontes primárias de lado a fim de defender seus próprios interesses pessoais, tão somente porque não há, em fontes sérias, materiais que sirvam para seus ataques à religião alheia.

      E nisto entram fontes de terceiros, opiniões de terceiros, observações de terceiros recheadas de mitos, boatos, distorções, e informações equivocadas e mal intencionadas.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.