quinta-feira, 31 de julho de 2014

A suposta prova de Luciano Sena acerca do envolvimento de Ellen White com o Mormonismo

Nosso crítico, insistindo em especulações:

"Não de é agora que existe especulações em torno de alguma influência mórmon sobre Ellen White," (Luciano Sena)

Recentemente alegou que as citações isoladas que apresentou, como supostas provas de que Ellen White seria sim dada ao mormonismo, sem no entanto apresentar qualquer base que possa fundamentar tal especulação (como este próprio definiu).

Creio que Luciano Sena não tenha ideia do que seria uma 'prova' neste sentido.

Luciano Sena precisa portanto esclarecer se o que tem trazido, em sua opinião, tratam-se de provas ou de especulações.

Analisemos:

"O Pai tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem; o Filho também; mas o Espírito Santo não tem um corpo de carne e ossos, mas é um personagem de Espírito. Se assim não fora, o Espírito Santo não poderia habitar em nós.” (Pensamento Mórmon).


“Santo, Santo Deus; cremos que és Deus e cremos que és santo; e cremos que eras um espírito e que és um espírito, e que serás um espírito para sempre.” (Pensamento Mórmon).

“Vi um trono, e assentados nele estavam o Pai e o Filho. Contemplei o semblante de Jesus e admirei Sua adorável pessoa. Não pude contemplar a pessoa do Pai, pois uma nuvem de gloriosa luz O cobria. Perguntei a Jesus se Seu Pai tinha a mesma aparência que Ele. Jesus disse que sim, mas eu não poderia contemplá-Lo, pois disse: "Se uma vez contemplares a glória de Sua pessoa, deixarás de existir." (Ellen White)

“Tenho visto muitas vezes o amorável Jesus, que é uma pessoa. Perguntei-Lhe se Seu Pai era uma pessoa e tinha a mesma forma que Ele. Disse Jesus: "Eu sou a expressa imagem da pessoa de Meu Pai." (Ellen White).



Os primeiros adventistas rejeitavam corretamente a Trindade dos credos, que apresenta um Deus “sem corpo ou partes” e não distingue claramente as pessoas da Divindade.”(Teologia Adventista  )

“Os pioneiros apresentavam basicamente duas razões para rejeitar essa doutrina. A primeira é o fato de que muitos credos protestantes definem a Trindade como uma essência “sem corpo ou partes”. Em outras palavras, Deus não era entendido como um ser pessoal, mas abstrato e fantasmagórico.” (Teologia Adventista)


“[...] os três membros da Divindade como indivíduos tangíveis e pessoais, vivendo desde a eternidade em união de natureza, caráter, propósito e amor, mais ainda assim tendo cada uma Sua identidade pessoal. Este é um ponto de vista simples e bíblico da Trindade, em contraste com os pontos de vista tradicionais, baseado nas pressuposições da filosofia grega.” (Teologia Adventista).

Veja a conclusão do próprio Luciano Sena:

"A Profetisa Adventista Ellen White, curiosamente faz uma alusão um pouco semelhante"

Em suma, Luciano Sena pretende apresentar algo como fonte de certeza ao mesmo passo que se refere à elas como especulações, pouco semelhantes.

Então vem a pergunta: Especulações servem como prova? E 'poucas semelhanças', podem se tomadas como prova de algo?

Faltou Luciano Sena apresentar a base que, como este nosso amigo tem se referido:

"Mas Josinaldo, o fato é que as provas estão aí."

Seriam estas as provas? Uma especulação e uma comparação entre versos isolados que na opinião pessoal de Luciano Sena pareceriam 'um pouco semelhante'?

Pergunto, se juridicamente os juízes decidissem aceitar especulações e supostas semelhanças provindas de opiniões pessoais como provas, no trâmite legal, o que aconteceria?

Portanto, creio que nosso amigo Luciano Sena não tenha consciência sobre O QUE possa ser considerado como uma prova.

Opiniões pessoais e especulações jamais podem ser tomados como prova, de forma alguma, pois tratam-se de análises subjetivas que representam, em sua essência, o TOTAL OPOSTO de uma prova, concreta ou até mesmo circunstancial.

Portanto, em vista da própria construção do texto, seria muita imprudência dizer que tal especulação baseada nalguma semelhança, possa ser considerada como uma prova de que Ellen White tivesse uma visão mórmon acerca da trindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.