Como o editor do blog "exadeventistas" não permitiu a postagem da resposta em seu blog, como é de costume, coloco aqui tais respostas.
Observações do Anônimo X
Anônimo19 de maio de 2012 16:09
RESPOSTA AO Sr.ADVENTISTA
Sr. Adventista, boa noite.
Queira me desculpar, mas as suas informações não retratam o nosso debate de forma verídica.
Portanto irei comentar o que postou.
“Resultado do debate como o amigo Anônimo X:
Conforme dito que seria feito anteriormente posto aqui o resultado do referido debate
http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/03/respostas-parciais-ao-anonimo-x.html
1º Não foi possível comprovar a exigência de crença em Ellen White em específico durante o batismo.
RESPOSTA: Isto é falso. Fiz a pergunta ao portal da IASD, ao blog “na Mira da Verdade” e diretamente ao Sr. Leandro Quadros e perguntei o seguinte:
Prezado(s) Pastor(es), bom dia.
Gostaria de fazer duas perguntas.
Primeiramente gostaria de saber, se um futuro batizando, após ter estudado minuciosamente a doutrina adventista, não crer de forma convicta e sem ter quaisquer dúvidas, na doutrina fundamental de nº 18 da IASD, somente e unicamente no que diz respeito ao dom profético da Sra. Ellen White, poderá batizar-se na IASD?
Esta pessoa acredita na existência de profetas durante a história da humanidade, fato demonstrado biblicamente, e que pessoas possam ser abençoadas com o dom de profecia, conforme a vontade de Deus.
Porém tendo lido e conhecido bastante sobre Ellen White e seus livros, e após ter pesquisado, refletido e analisado minuciosamente, lendo tudo contra e a favor da Sra. Ellen White, não crê que tais livros escritos por ela tenham sido inspirados pelo Espírito de Profecia, ou seja, não acredita que Ellen White tenha recebido o dom profético, por considerá-la não ter sido uma verdadeira profetiza e está convicto disto.
Contudo, mesmo descrendo de forma convicta no dom profético da Sra. Ellen White e considerando-a uma falsa profetiza, se essa pessoa comprometer-se a respeitar os demais membros da IASD que crêem no dom profético da escritora, fazendo completo silêncio e omitindo tudo o que pensa sobre a Sra. Ellen White, haveria possibilidade dele ser batizado na IASD e vir a tornar-se um Adventista do Sétimo Dia?
Obs: Pessoalmente penso que não. Todavia gostaria de saber se estou certo ou errado, quanto ao fato desta pessoa não poder se batizar na IASD, por não crer de forma convicta - sem ter quaisquer dúvidas - no dom profético da Sra. Ellen White e considerá-la não ser uma profetiza verdadeira?
A pergunta seguinte refere-se ao casamento de um membro da IASD com uma pessoa cristã de outra denominação. Tal casamento é jugo desigual? Este casamento pode ser ou não realizado no templo da IASD? Isto leva ou não o membro da IASD, por norma doutrinária, seja ele pastor, ancião, membro da comissão etc., a - apesar de continuar sendo membro da IASD -, ser afastado de suas funções?
Obs: Entendo, tomando por base o Manual Adventista, que o irmão ou irmão da IASD deve sim ser afastado de suas funções, seja ele pastor, ancião etc. caso se case com pessoa cristã de outra denominação. Estou certo ou errado?
Desde já, agradeço pelas respostas e esclarecimentos a serem dados da primeira e da segunda pergunta.
Já está perto de completar um mês Sr. Adventista. Será que responderão?
PORTANTO NADA RESPONDERAM E NEM TÊM INTERESSE NA VERDADE. A VERDADE É ESSA IRMÃOS!
2º A exigência de abstenção de brincos ou cordão não foi criada, mas adotada pela IASD através de bases bíblicas e tal proibição de fato existe.
RESPOSTA: Este item está correto. Somente está errado, porque não há base bíblica para negar o batismo a quem usa brinco ou cordão. Vide que Raquel usou brincos e cordões, e José do Egito e o profeta Daniel cordões.
CONTINUA
Responder
Anônimo19 de maio de 2012 16:13
CONTINUANDO
Por outro lado a gravata é pagã, tendo sido descoberta por arqueólogos a sua associação aos rituais religiosos egípcios antigos e mais modernamente da forma como é usada hoje por meio dos soldados croatas que estiveram na França, país que difundiu a gravata por pura vaidade. Portanto a gravata atual ou é pagã ou surgiu da vaidade. Daí que os homens e mulheres de Deus usaram cordão e brincos. Porém nenhum deles usou gravata. ( TODA a explicação sobre o assunto dei em meu debate com o Sr. Adventista no blog novamenteadventistas embasando biblicamente meus argumentos.)
3º Não foi possível comprovar a proibição de casamento de adventistas com membros de outras denominação, embora este tipo de casamento não seja incentivado, e algumas vezes sejam até desencorajados.
RESPOSTA: Isto não é verdade. Na minha família que é toda adventista dizem-me isso.
Por outro lado, pus minha certeza de lado fazendo a pergunta diretamente à IASD. Porém infelizmente O portal oficial da IASD , o blog “na Mira da Verdade e o Sr. Leandro Quadros não responderam minhas perguntas feitas por e-mail, que encaminhei a cada um deles de duas; a três vezes.
4º Não foi possível comprovar plágios em obras de Ellen White.
RESPOSTA: Outra afirmação falsa do Sr. Adventista. Por quê? A) Por que tanto Gordan Shiley como oDirk Anderson citam várias fontes e nenhuma autoridade adventista, Inclusive, o Dr. Herbert Douglas, autor do livro “Mensageira do Senhor” ousou dizer que as fontes citadas por ambos autores são falsas.
B) Porque a IASD considera Gordan Shigley, ao contrário do Sr. Adventista que não é um pesquisador, um autor sério.
5º Não se comprovou supressões de livros ou parágrafos escritos por Ellen White pelo motivo de conterem erros proféticos ou científicos.
RESPOSTA: Esta é demais Sr. Adventista. E a supressão dos dois parágrafos sobre a amálgama? E os livros “ A vida de Paulo”? e "Apelo às Mães".
6º Não se comprovou alteração dos escritos de Ellen White por parte da IASD, ou que teriam sido por motivo de esconder ou apagar erros.
RESPOSTA: Fiz as perguntas às maiores autoridades adventistas que conhecia citando as fontes mencionadas por Dirk Anderson da “Nuvem Branca” e de Gordan Shigley “ Amálgama de Homem e besta: o que Ellen White quis dizer? E até hoje estou esperando as respostas.
7º Não houve como comprovar que Ellen White tenha dito que houvesse cruzamento de homens com animais e que isto resultaria em seres diferentes.
ERRADO: Outra afirmação inverídica do Sr. Adventista. Por quê? Basta que acessem e leiam neste mesmo blog o debate QUE TIVE COM ELE, se é que devemos chamá-lo de debate, em que o Sr. Adventista deixou várias questões sem responder, cometeu vários erros conceituais, não levou em conta a gramática, e foi desmentido numa pergunta que fiz a Academia Brasileira de Letras, que tenho em meu e-mail, que explica que a frase: “amálgama de homem e besta”, refere-se ao cruzamento de homem com besta mesmo. ESTÁ TUDO JÁ EXPLICADO.
CONTINUA
Responder
Anônimo19 de maio de 2012 16:14
CONTINUANDO
8º Não foi possível comprovar que Ellen White houvesse profetizado a volta de Jesus em seus dias.
RESPOSTA: Aqui o Sr. Adventista discorda até do posicionamento oficial da IASD, do Leandro Quadros, do Pr. Alberto Timm, de que a Sra. Ellen White realmente profetizou sobre a volta de Jesus, mas que tal profecia não se cumpriu por ser ela uma profecia condicional.Daí que não vejo necessidade de dizr mais nada a esse respeito, tendo em vista que o Sr. Adventista parece sequer não conhecer o posicionamento oficial da IASD.
9º Ficou absolutamente claro que a doutrina da IASD onde se afirma que amar a Deus e amar ao próximo é um resumo dos dez mandamentos, está além de correta, devidamente embasada biblicamente conforme, inclusive, (Romanos 13:9)
RESPOSTA: Outra inverdade do Sr. Adventista, tendo em vista que amar a Deus e ao próximo de modo algum é o resumo dos Dez Mandamentos.ACHAR ISSO É QUERER FORÇAR A BARRA. É QUERER VIOLENTAR A PALAVRA DE DEUS. Por quê?
Porque os Dez Mandamentos não apontam o pecado: de quem não perdoa, de quem não é generoso, de quem é racista, de quem não gosta de crianças, de quem não gosta dos pobres etc.
“Todo o debate está online no referido endereço, convido-os a lerem e tirarem vossas próprias conclusões. A opinião de que cada um tenha a oportunidade de tirar suas conclusões é apoiada também pelo amigo Anônimo X”.
RESPOSTA: ISTO É VERDADE. SÓ QUE AS MINHAS CONCLUSÕES SÃO TOTALMENTE DIFERENTES DAS DO Sr. ADVENTISTA.
CONTUDO, CADA UM DEVE LER E TIRAR SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES.
Um abraço a todos e que Deus nos abençoe, em nome de Jesus.
Anônimo X.
Fonte: http://exadventistas.blogspot.com.br/2012/05/recordar-e-viver-primeiro-artigo-do.html
Resposta
Novamente o caro amigo apresentou apenas argumentos, sem comprovação alguma, sem documentação, nem respostas oficiais. Tudo o que vossa pessoa demonstrou são questionamentos, opiniões pessoais e de terceiros. O objetivo do debate foi o de criar uma reflexão. Creio que o caro amigo deve ter percebido que toda informação que têm não provém de livros, documentos nem de testemunhos. Nunca leu os livros doutrinários adventistas, nem as ditas obras de Ellen White, nem presenciou pessoalmente algum dos fatos que vossa pessoa acredita. Tudo o que o caro amigo tem provêm de opiniões. E vou lhe demonstrar.
1º Se houvesse exigência de crença em Ellen White durante o batismo, haveria evidência disto em algum dos inúmeros vídeos, documentos e reportagens sobre batismos adventistas. Alguém tem algum aí para mostrar? Porque até hoje não encontrei. Há vários batismos em sites como do youtube, procurem para ver se há algum em que é exigido crença em Ellen White durante o batismo.
2º Jesus não usou brincos nem cordões. Raquel e José além de brincos e cordões cometeram muitos pecados. Então devemos pecar também porque eles foram abençoados mesmo tendo praticando o pecado? A bênção de Deus não é um sinal de aceitação de tudo que a pessoa faz ou usa.
3º Qual adventista foi mesmo proibido de se casar com membro de outra igreja? Procurem na internet por algum caso! Façam uma pesquisa nas igrejas! Não encontram nenhum caso que sirva de exemplo? Por que?
4º Toda vez que se fala dos supostos plágios de Ellen White, recorrem a quem? Aos documentos da época? Ou opinião de apologetas? Sabe que as obras de Ellen White inclusive passaram por um estudo para verificar tal acusação? Tendo como resultado que a acusação era falsa? Alguns apologetas não aceitam o resultado! Mas não seria isto um problema exclusivamente deles?
5º Dizer que houve supressão de parágrafos é aceitável, porém dizer que houve supressão de livros inteiros e que o motivo não era outro senão "esconder erros" é de uma desonestidade grosseira.
6º Com todo respeito, mas o estimado amigo vai continuar esperando sentando, porque a IASD não tem interesse algum em solucionar boatos. Quer saber a verdade? Vai a fontes primárias. Com base em quê vossa pessoa afirma que houve tais supressões ou que teria sido a IASD quem teria feito tais supressões e não a própria Ellen White? Novamente a opinião de terceiros?
7º Sinto muito mais o caro amigo está extrapolando os limites da razão ao dizer que exista algum professor, quanto mais da ABL que afirme categoricamente que amálgama equivalha a cruzamento. Mostre-me algum documento científico ou outro qualquer que não seja de apologetas que afirme que a palavra amálgama signifique cruzamento entre espécies. Que base tais professores utilizaram para dizer que tal passagem "refere-se ao cruzamento de homem com besta mesmo"? Duvidoso!
8º Meu caro amigo, até mesmo a opinião do Prof. Leandro Quadros ou do Pr. Alberto Timm não equivalem a opinião de Ellen White, tais comentaristas em seus estudos concluem tal coisa porém Ellen White jamais disse explicitamente que Jesus voltaria em seus dias. Sendo profecia condicional ou não, tal como a questão de amálgama, tratam-se de hipóteses, hipóteses não são certezas e variam de opinião para opinião. De modo que isto é uma hipótese criada para explicar uma profecia. Portanto não se pode dizer que Ellen White tenha dito categoricamente isto, porque tal afirmação não se encontra em seus escritos e tratam-se apenas de suposições com base em interpretações.
Portanto se o caro amigo houvesse dito que há uma hipótese ou que alguns comentaristas acreditam que Ellen White havia profetizado a volta de Jesus em seus dias eu me calaria. Porém dizer que a própria Ellen White haveria dito que Jesus voltaria em seus dias é uma inverdade. Pois ela jamais disse explicitamente tal coisa.
9º Então que o caro amigo questione ao escritor do livro de Romanos, porque foi o próprio que disse tal coisa em (Romanos 13:9)! Veja o quanto vossa cegueira está afetando vosso entendimento a ponto de dar mais crédito ao que se costuma ler de opiniões de apologetas, do que dar crédito ao que está categoricamente escrito na bíblia. Vou colocar o que está escrito para que vossa pessoa leia novamente:
"Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." (Romanos 13:9)
Envio o trecho seguinte:
"O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor."
Sinceramente aconselho ao amigo a deixar de lado os livros apologetas e a começar a ler as tais obras de Ellen White, juntamente com os livros doutrinários adventistas. Procurar por documentos históricos da época e melhor embasar vossa opinão. Porque o caro amigo demonstra que vossa opinião foi construída basicamente em cima da opiniões de apologetas, fontes de terceiros e boatos que não podem, de maneira alguma, ser tomados como certeza.
Quer uma prova?
Sobre todas as afirmações que o caro amigo escreveu eu lhe desafio:
- Mostre-me.
Então o que o caro amigo me mostraria? Livros oficiais? Fontes primárias? Documentos? Vídeos? Relatos?
Ou tudo o que o amigo poderia me mostrar se resumiria a longos textos de opiniões, opiniões e mais opiniões de terceiros?
Espero que o caro amigo entenda o objetivo do debate e passe a não confiar exclusivamente nas opiniões alheias.
Atenciosamente.