sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Jesus - A luz do mundo que representa a figura do Pai

Jesus nos espera de braços abertos para nos levar à morada celestial


Deus é um nome que une as três pessoas divinas, pois são a mesma essência, o mesmo caráter, o mesmo objetivo, o mesmo amor.

Jesus representa a natureza amorosa de Deus que os judeus no AT, não conheceram plenamente. Rejeitar a Jesus portanto é rejeitar o amor de Deus e seu imenso sacrifício de amor pela humanidade.

A bíblia afirma que Deus é amor. Portanto se rejeitarmos o amor de Deus manifestado em cristo estamos rejeitando o próprio Deus.

Quando rejeitamos a Jesus, voltamos à idéia de um Deus severo e punitivo ao qual o povo de Israel antes via as atuações de Deus entre a humanidade. As pessoa acabam seguindo a Deus por termor ou com as esperança de que fazendo boas obras possam agradar a Deus e obter a salvação.

Jesus é a quebra de tudo isto, mostrando que o pecado é algo tão terrível que somente o próprio filho do Pai é que tem poder para combatê-lo.

Se a humanidade preferir adotar como Deus aquela figura que os fariseus tinham ao invés da figura que Paulo e João tiveram, estarão rejeitando o Deus amoroso que os esperam de braços abertos.

Nossa relação com as Divindades no céu será uma relação íntima e pessoal, poderemos abraçar o próprio Deus, seremos seus filhoes e Ele nosso pai.Portanto se não nos tornarmos como crianças, jamais veremos o reino do céu.

Quando pequenas as crianças acreditam nos adultos, até mesmo em papai noel, porém quando crescem se tornam incrédulas, deixamos de acreditar no papai noel (o que é uma atitude boa) mas passam a descrer também que haja um Deus que as criou e que as ama.

Não por ações ou obras, mas amando a Deus como um pai é que conseguiremos voltar ao estado que Adão e Eva tinham em seu relacionamento com Deus.

Deus era como um pai e não havia qualquer temor. A reação de Deus porém diante do pecado, afugentou a inocência de Adão e Eva que já havia sido comprometida pela sensação de culpa por ter desobedecido a Deus, e mais, por terem trazido a morte sobre si, dando ouvidos à satanás.

O conhecimento do bem e do mau fez com que Adão e Eva contemplacem a natureza poderosa e Santa de Deus e por isto tiveram imenso temor.

Aquele Deus parecia poder ferir-lhes porque neles havial então algo que O desagradava e não havia como Deus separar o pecado do homem e fazer as coisas voltarem ao normal. Somente com a morte é que se pode dar fim ao pecado, pois o homem sempre pecaria enquanto vivesse.

O que fazer então?

O único meio seria transferir simbolicamente todo aquele pecado para um cordeiro. Esta transferencia simbólica representaria a realidade que era a de Jesus de fato servir de recipiente para todos os pecados cometidos pela humanidade.

Não podemos em nossa limitada percepção da realidade entender como Deus de fato coloca os pecados de toda humanidade sobre Cristo a fim de extingui-lo com a morte do Cordeiro.

O que sabemos é que fazendo isto, é restaurada em nós a confiança de Deus e passamos a entender melhor sua razão amorosa. Deixamos de ter medo e passamos a amá-lo.

Antes, tudo o que a humanidade pensava era em se esconder e fugir da face santa e do julgamente de Deus quando Ele se manifestava. Hoje tudo que queremos é correr para os braços de Jesus, nos jogar a seus pés e pedir perdão pelos nossos pecados, independente de estarmos limpos ou imundos.

Porque Cristo mostrou que Ele nos ama tanto que não pede que nos lavemos antes de nos achegarmos à Ele, mas que nos aproximemos e limpemos toda nossa sujeira em suas vestes limpas e imaculadas.

Rejeitar a Jesus portanto é rejeitar a Deus como Ele é. Significa então preferir a figura medonha de Deus que temos em nossa mente e continuar vivendo com medo de estar em Sua santa presença.

Após o batismo pelo Espírito Santo a pessoa é transformada em nova criatura e passa então a querer cada vez mais viver ao lado de Deus. Um homem então que temia estar na presença de Deus, gradativamente passa a não querer outra coisa, porque conhecemos Seu verdadeiro caráter através de Cristo.

Deus é tão Santo que sua face se altera diante da presença do pecado, embora nos ame, o pecado é algo tão abominável para Deus que é como se fóssemos filhos recém nascidos envoltos em excrementos. Deus precisa limpar-nos de tudo que lhe desagrada, porque Ele além de Pai é Deus. Longe de sentir nojo da humanidade, Deus ofereceu suas próprias vestes para nos limpar, nos aquecer e nos dar um novo nome.

Ele nos lava, nos enxuga, nos coloca roupas limpas, mostra uma rosto manso para nos alegrar e nos devolve a verdadeira natureza perfeita que o homem tinha antes do pecado. Nos dará corpos perfeitos onde a doença não habita, mentes sãs e tranquilas, em um paraíso onde a felicidade é imensa.

Deus não deseja nada inferior a isto para Seus filhos. Portanto não somos apenas uma criatura feita por Deus, mas filhos e filhas, amados desde o princípio, de valor tão imenso para Deus que uma das divindades se dispôs a morrer em nosso lugar.

Como homem Jesus não se preocupou em deixar sua vida totalmente nas mãos do Deus Pai, pois confia Nele plenamente. Jesus Deus, se fez filho de Deus para ensinar a humanidade que podemos confiar em Deus totalmente.

Vê, enquanto Jesus se tornou homem, o pai manteve todas as suas promessas, o Filho confiou totalmente no Pai, mesmo quanto à algo desconhecido que era a morte. De alguma forma o Filho confiou no Pai, em sua onipotência, crente de que a morte não poderia vencer a Deus.

Quão grande confiança Jesus demonstrou e habitou entre nós como um amigo, de face serena, cativante e dizia ele: Vê, quem vê a mim vê aquele que me enviou.

Quanta diferença entre as criancinhas que se achegavam a Jesus e não o temiam, para aqueles orgulhosos que de longe não se dispunham a aproximar. Assim são os que não confiam em Deus e não acreditam que Jesus tem tanto poder quanto o Pai para cumprir as promessas que Ele fez a nós.

E suas promessas são a de que Ele está preparando morada para nós, com seu próprio poder, pois Ele mesmo contruiu todo o universo, sendo o arquiteto de todas as coisas e o verbo dito pela boca do Pai, não por mãos apenas humanas, mas mãos divina nos têm preparado morada.

Portanto não há outro caminho para se conhecer a Deus, Jesus é o próprio Deus manifestado na limitação humana. Se fez um de nós para que pudéssemos crer e permitir que Deus fizesse tudo por nós, para que fôssemos salvos.

A questão é se aceitaremos esta salvação pelos méritos exclusivos de Cristo ou se continuaremos tentando nos salvar através de boas obras e bons comportamentos. Só um destes caminhnos leva à salvação e nos permite entrar na cidade pela porta da frente.

(Sr. Adventista)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.