segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Ellen White era milionária?

Uma mulher que financiava trabalhos missionários


Mais de uma vez em seu ministério, Ellen White foi confrontada por acusações de que ela estava acumulando uma grande riqueza por causa dos direitos autorais de seus livros. Eis sua resposta direta a um difamador, escrita em 1897 enquanto ela morava na Austrália:

"Você fez denúncias de que eu era rica. Como sabia que eu era? Por cerca de dez anos tenho trabalhado com base em propriedades que não me pertenciam. Se vendesse tudo o que tenho em minha posse, não teria dinheiro suficiente para saldar todas as minhas despesas.

"Onde tenho investido o dinheiro? Você bem sabe onde. Eu tenho sido o banco de onde são extraídos os recursos para levar avante o trabalho neste país...

"Eu tenho tomado dinheiro emprestado para fazer a obra que precisa ser feita. Nem um xelim das doações que me são enviadas, desde a menor quantia até as maiores, foi usado em meu próprio favor. Nossa boa irmã Wessels presenteou-me um vestido de seda, e fez-me prometer que não o venderia. Mas eu acho que se ela tivesse colocado em minhas mãos o valor correspondente ao vestido, ele teria sido usado na causa de Deus.

"Vejo dívidas em nossas casas de culto e isso me faz doer o coração. Não posso deixar de me afligir com o assunto. Tenho investido dinheiro nas igrejas de Parramatta, Prospect, Napier, Ormondville, Gisborne, e na educação de estudantes. Tenho enviado pessoas para a América a fim de serem preparadas para voltar e trabalhar neste país. Se esta é a maneira de alguém se tornar rico, eu acho que outros deviam experimentá-la.

"Todos os direitos autorais sobre meus livros estrangeiros vendidos na América são sagradamente dedicados a Deus para a educação de estudantes, a fim de que possam ser preparados para o ministério. Milhares de dólares têm sido gastos assim. É esta a maneira de se acumular dinheiro? A velha história que Canright e outros fizeram circular, de que eu valia 30 mil dólares, é tudo ficção. E fiquei sabendo que esse valor já aumentou para 30 mil libras, desde que eu vim para a Autrália.

"Não sei onde está esse dinheiro. Estou usando todos os meus recursos, tão rápido quanto eles me chegam às mãos, para fazer avançar a obra neste país. Se eu tivesse 30 mil libras, não teria mandado buscar na África o empréstimo de mil libras pelo qual estou pagando juros. Se pudesse, teria feito outro empréstimo de mil libras, para que pudéssemos construir o edifício escolar principal.

"Eu não tenho 30 mil libras. Eu só queria ter um milhão de dólares. Eu faria o que fiz em Sidney. Colocaria homens no campo de trabalho, custeando suas despesas com meus próprios recursos. Precisamos de cem homens onde agora só temos um no campo." (Carta 98 a, 1897).

Seis anos mais tarde, em uma carta pessoal datada de 19 de outubro de 1903, Ellen White escreveu: "Fiz tudo o que pude para ajudar a causa de Deus com meus recursos. Estou pagando juros sobre 20 mil dólares, utilizados inteiramente na causa de Deus. E continuarei a fazer tudo que estiver em meu poder para auxiliar no avanço da Sua obra." (Carta 218, 1903).

3 comentários:

  1. Sr. Advetnista, boa tarde.

    Só uma pergunta.

    É verdade que parte da renda dos livros foram escritas pela Sra. Ellen White, após sua morte passou a ser destinada para seus filhos?

    obs; Estou apenas perguntando.:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho informações sobre isto, o que sei é que um dos filhos foi para a áfrica se dedicar ao trabalho missionário e o outro, também pregador, não sei de seu paradeiro.

      O que conheço quanto a isto é que era uma família de missionários haja vista que Ellen White também foi para Austrália se dedicar à trabalhos missionários por vários anos.

      Não tenho detalhes de como os filhos eram sustentandos em suas missões após a morte de sua mãe, sei apenas que quanto à Ellen white, ela financiava os trabalhos com sua própria renda.

      Atenciosamente.

      Excluir
  2. Sr. Adventista, boa tarde.

    Só uma pergunta.

    É verdade que parte da renda dos livros que foram escritos pela Sra. Ellen White, após sua morte, passaram a ser destinadas para seus filhos?

    obs: Estou apenas perguntando.


    Atenciosamente.

    Anônimo X.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.