domingo, 8 de julho de 2012

Resposta a Felipe sobre comentarios do dia 7 de julho de 2012


Mais uma vez tive meus comentários apagados do blog "http://exadventistas.blogspot.com.br". Nada menos que 7 blocos de comentários, resultados de 8 páginas de argumentos elaborados para responder à um comentário que manifestaram pretender transformar em um artigo.

Relativo aos comentários:


http://exadventistas.blogspot.com/2012/07/curtas-justica-condena-pastor-e-membro.html?showComment=1341671528048#c6899516435499044339
http://exadventistas.blogspot.com/2012/07/curtas-justica-condena-pastor-e-membro.html?showComment=1341671643481#c8314757150177413792
http://exadventistas.blogspot.com/2012/07/curtas-justica-condena-pastor-e-membro.html?showComment=1341671701837#c6406234636250917272
http://exadventistas.blogspot.com/2012/07/curtas-justica-condena-pastor-e-membro.html?showComment=1341671753030#c2644705847856133950



Seguem abaixo as respostas:


“Agora veja bem, vamos pensar no contexto de vida de Paulo naquela época. Como que Paulo poderia afirmar que a circuncisão não era mais necessária?”

Dê uma olhada neste versículo:

“Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.” (Gálatas 5:2-4)

E veja que está se falando do mesmo assunto, a fé:

“Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça”. (Gálatas 5:5)

Logos percebemos que a circuncisão não era mais necessária, porque “Cristo de nada vos aproveitará”. Ou seja a circuncisão perdeu a necessidade, porque veio a fé (cortar o prepúcio não é algo necessário e o sentido tribal se estendeu a todos os povos, portanto não há necessidade de se marcar o povo escolhido, porque todos fazem parte deste povo). O que então difere um cristão dos demais?

Repetirei aqueles versículos:

A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus. (1 Coríntios 7:19)
Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.(Gálatas 6:15)

Percebe como a circuncisão (ritual de cortar o prepúcio) não é mais necessária? E o amigo explicou bem o papel dos mandamentos em relação a fé, especialmente nestes dois versículos que lhe mostrei, porém farei, (mais a frente), uma ressalva sobre vosso pensamento em relação ao sábado, que concordo em partes, porém há coisas que não é de vosso conhecimento.

Veja novamente como a lei sobrepuja a circuncisão segundo o próprio amigo:

“Porque a circuncisão É, NA VERDADE, PROVEITOSA, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão.”

“A minha diferença para vc é que nada da lei depende de mim, já para vc a lei depende de vc, principalmente guardar o sábado, mas vc diz essas coisas pq vc ainda não teve entendimento sobre o assunto.”

Vossa pessoa está incorreta, sendo fácil demonstrar isto.

Nós adventistas acreditamos que os mandamentos existiam desde o Éden. Então se acreditamos nisto, como pode dizer que acreditamos que a lei depende de nós? O amigo é que está demonstrando conhecer pouco sobre as doutrinas adventistas. Nós acreditamos que no Éden Adão e Eva tinham a lei implantadas dentro de si, tanto que não precisavam de taboas de pedras para deixar de fazer o errado. O sábado porém, não era um mandamento intuitivo, assim como o batismo também não é. Porém Adão e Eva reconheciam o sábado porque Deus lhe apresentou tal dia e deu exemplo de sua guarda. Assim como Jesus também deu um mandamento do batismo e deu o exemplo de sua guarda. Adão e Eva obedeciam assim o sábado naturalmente não por causa deles, e não porque havia uma lei que Deus ordenara que guardassem este dia, mas porque Deus visitava Adão e Eva todos os sábados, por isto suas condutas eram naturalmente de santificação e adoração. Percebe?

Assim o sábado é uma santificação e adoração à Deus e que embora não os possamos ver, nem sentir plenamente por causa do pecado, ELE não deixa de estar conosco, mesmo que não em plena presença porque isto nos aniquilaria.

Percebe vosso equívoco? Toda a interpretação que o amigo expõe sobre fé, é compartilhada pelos adventistas (claro que tem exceções). Portanto novamente digo que o amigo demonstra conhecer pouco das doutrinas adventistas.

“É isso, o que importa é a observância dos mandamentos de Deus, e só observa os mandamentos de Deus os que nasceram de novo, não tem nada de contradição com o que eu digo, vc acha que uma pessoa que nasceu de novo pratica as obras da carne? certamente que não! e se a carne foi crucificada a pessoa observa os mandamentos de Deus naturalmente pois tem a lei escrita no coração e serve a Deus em espírito e não na velhice da letra.”

Exatamente, o amigo acertou no ponto, nisto também cremos. Porém creio que muitos leitores do blog não perceberam este ponto de vista que é também meu ponto de vista. De modo que coloquei tal proposição de versículos, para que se esclarecesse o que os demais leitores que não entenderam, pois não tiveram oportunidade de conversar com o amigo como eu tive. Para que percebessem que o amigo não está justificando uma abolição de mandamentos, mas dando aos mandamentos o verdadeiro sentido e a forma correta de “segui-lo” porque na verdade não seguimos, mas o Espírito nos guia a praticá-lo naturalmente.

“Vc ao ler meu texto acha que eu sou contra a lei e contra o sábado, mas isso não é verdade.”

Sei que não é, porque o amigo demonstra saber o exato lugar dos mandamentos na vida de um cristão transformado.

Os mandamentos não são a causa da fé cristã, mas a conseqüência desta fé.

“Porque, quando os gentios, que não têm lei ( como os judeus ), FAZEM NATURALMENTE as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
Os quais MOSTRAM A OBRA DE LEI ESCRITA EM SEUS CORAÇÕES, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;
Romanos 2:13-15”

O amigo não poderia ter escolhido um versículo melhor. Um versículo que demonstra o exato lugar onde a lei deve estar, um versículo que estende a fé e a observância natural da lei para todo e qualquer homem sobre a terra.

“Vc entende isso? os judeus tinham a lei, Paulo pregou aos gentios em um contexto em que as pessoas não tinham acesso as escrituras, nem tinham entendimento dela, mas Deus que purifica os corações pela fé escrevendo suas leis no coração do homem faz com que nós pratiquemos naturalmente a lei, servido-o em espírito e não na velhice da letra.”

Perfeitamente!

“Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; ***para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra***.
Romanos 7:6”

Honra e glória a Deus por isto. Porque somos agora criaturas segundo o entendimento e não segundo a letra. A fé amplia nosso entendimento, nos compatibiliza a entender as coisas espirituais e passamos a discernir as coisas espiritualmente e a bíblia deixa de ser um livro apenas de instruções para ser um livro de orientação espiritual.

“E em gálatas 6 Paulo disse que os judaizantes da época estavam querendo que os novos convertidos entre os gentios passassem pela circuncisão e consequentemente guardassem a lei, não pense que os judaizantes estavam querendo apenas a circuncisão e mais nada, os judaizantes diziam que era necessário guardar toda a lei como se não tivesse nascido de novo”

Exatamente isto, inclusive perceberam que não haviam dado mandamento algum para aquele povo.

“Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,” ( Atos 15:24)

“Ou seja, os que se circuncidam não GUARDAM A LEI, esta tudo ligado. Primeiro circuncisão para depois passar a guardar a lei. Mas a guarda da lei não vem de nós, a observância dos mandamentos de Deus não vem de nós, pois se vc tentar guardar a lei por si só vc estará tentando dominar a sua carne, o que é impossível, e os mandamentos serão um fardo para vc e além de não conseguir dominar a carne vc ainda permanecerá como um Adão para Deus, condenado.”

Claro como a água.

“Como eu já disse, se vc fala que Paulo estava só combatendo a circuncisão e outros aspectos da lei que não fosse os 10 mandamentos, significa que o pecado ainda domina o Cristão, e esse portanto não nasceu de novo, não foi gerado de Deus, não está sendo guiado pelo Espírito e quem não é guiado pelo Espírito não é filho de Deus, e quem não é guiado pelo Espírito esta sendo guiado pela carne, e quem esta sendo guiado pela carne esta debaixo da lei e não da graça e se está debaixo da lei está condenado, e se esta debaixo de lei, se faz necessário sacrifício pelo seu pecado, pois o sacrifício de Cristo derruba tudo o que é contrário a Deus, e nos santifica pelo seu Espírito.”

Corretíssimo, inclusive guardarei vosso raciocínio, porque eu não conseguiria expressar isto de melhor maneira.

“Vc me perguntou se os mandamentos são para entrar no céu e eu respondo que sim!!!

Mas a observância dos mandamentos não depende de nós, e sim do Espírito de Deus que nos é enviado ao crermos em Jesus como o Messias de Israel.”

Vosso raciocínio está mais do que correto!

“Vc crê na justificação unicamente pela fé? sim? eu também acredito!! e vc faz bem de pensar assim, mas me explique esse versículo:

Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.
Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.
Mateus 12:36-37”

O amigo pegou no ponto, isto nos mostra que a fé não é algo apenas passivo, mas também ativo. E esta parte ativa também é o próprio Deus quem nos dá, não provêm de nós, e testifica que somos nova criatura.

“Seremos justificados ou condenados pelas nossas palavras. Aquele que vive segundo a carne é maldizente naturalmente, e aquele que vive segundo o Espírito não é maldizente naturalmente.”

Isto está perfeitamente claro.

“E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos." (Mateus 19:17)

Se alguém perguntar para vc: '' Sr. Adventista o que devo fazer para entrar na vida eterna?''

o que vc responde? guarda os mandamentos?”

Eu responderia: Crê em Jesus cristo, deixe o Espírito te guiar e o mais ELE fará.

Entretanto se a pessoa disser, que não entende, e que deseja fazer a vontade de Deus de imediato mas não sabe como fazê-lo, então eu diria:

Guarda os mandamentos!

Pelo esforço? Sim, até que este seja batizado pelo Espírito. Que mal há nisto?

Creio que este seja o ponto de divergência entre nossas opiniões, ou seja, sobre a necessidade de um cristão não transformado seguir os mandamentos.

Porque os mandamentos servirá de aio até que ele encontre com Cristo, então não dependerá mais da letra e não precisará mais se esforçar para guardar tais mandamentos.

Portanto quem esquece de buscar a fé e se esforça em guardar os mandamentos está errado, antes é necessário buscar ser nova criatura, para que Jesus o capacite a guardar os mandamentos de uma forma tão natural e suave quanto uma caminhada matinal por um belo bosque.

Porém alguns esquecem da fé e permanecem como cristãos não transformados, seguindo todos os mandamentos. Porém não naturalmente, mas por esforço e alguns se acomodam por toda a vida e não se permitem fazer novas criaturas e fazem dos mandamentos seu meio de salvação. Eis aí o “circuncidado”, tentando guardar a lei como meio de salvação. Mesmo que este corte o prepúcio, permanecerá ainda na incircuncisão do espírito.

Têm pessoas assim na Igreja Adventista do Sétimo Dia? Sim tem, mas não são a regra, nem o objetivo doutrinário.

Percebe onde está vosso equívoco em relação à imagem que o amigo tem sobre a IASD?

“mas vcs dizem que as pessoas estão erradas por não guardar o sábado, ou seja, tudo vem do Espírito Santo menos a guarda do sábado, nós temos que ter um dia de comunhão com Deus como se Cristo não tivesse restabelecido a comunhão perdida no Éden.”

Nisto o amigo se engana, e lhe mostrarei porque:

De fato o sábado não é visto como uma lei natural! Todos percebemos isto, pois um cristão transformado sente que é errado matar, furtar, ter outros deuses, porém como saberia ele que é necessário guardar o sábado sem haver uma lei escrita nos dias de hoje? Como poderia ser o sábado um mandamento natural?

Devemos buscar a resposta lá no início da criação do mundo, onde a guarda, santificação do sábado e a  companhia de Deus era algo literal. Lembra da comparação que fiz sobre o sábado e o batismo? Ambos apresentam aspectos em comum, onde uma Divindade dá o exemplo para que SUAS criaturas saibam da importância destas cosias.

Lhe pergunto: Como Adão e Eva deixariam de guardar o sábado se o próprio DEUS estava, em presença, com eles naquele dia? Como poderiam fazer outra coisa e deixar de voltar sua atenção àquele que os visitava? Quem de nós no dia de visita deixamos nossos parentes de lado e os ignoramos? Não há como se ignorar a Deus, portanto, a adoração era presencial no sábado, a comunhão com o Criador, a cessação das tarefas para conversar com o Criador e maravilhar-se com ELE.

Nisto o sábado era uma lei natural, seguida naturalmente, por causa da presença do próprio Deus. Assim como será na nova Jerusalém.

Agora, e quanto a nós hoje em relação ao sábado? Ainda estamos debaixo do aio? Infelizmente, muitos sim porque embora tenham recebido o Espírito, na questão do sábado que é uma mandamento de OBSERVÂNCIA muitos ainda sentem o fardo do aio.

Mas isto acontece porque não se acostumaram com a companhia de Deus no sábado, porque não fazem a oração do por do sol e início de louvor e adoração. Porque Deus mesmo depois de sermos convertidos em nova criatura, não invade nossa casa, nem pula pela janela. Quando o convidamos, este comparece em presença e passa um dia inteiro conosco e podemos senti-lo. Assim também a guarda do sábado se torna um mandamento seguido naturalmente, porque a própria presença de Deus faz com que deixemos as coisas seculares de lado e nos regozijemos da companhia do bondoso Deus.

“E em Hebreus 4 diz claramente que nós o que temos crido entramos no descanso do sétimo dia, pois quem entra no seu repouso descansa das suas obras COMO DEUS DESCANSOU DAS SUAS.”

“Como eu ja disse; pensar diferente disso é querer tapar o sol com a peneira.”

Concordo em “gênero, número e grau”.

E lhe pergunto! Deus se cansa? Claro que não, a própria bíblia diz que Deus não se cansa nem se fadiga.

“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.” ( Isaías 40:28)

Deus portanto guardou o sábado, além de por um exemplo como uma forma de auto-recompensa pelo trabalho dos outros 6 dias. Esta recompensa é compartilhada com o homem e em verdade o sábado foi feito por causa do homem, um laço de comunhão.

Acaso Adão e Eva nasceram sabendo de todas as coisas? Quem os ensinou? Acaso Deus não lhes ensinou sobre a vida, assim como aprendemos na escritura? Acaso Deus não fazia isto no mesmo dia em que eram feitos nas sinagogas do antigo testamento e como deveria ser na igreja nos dias de hoje?

“Não pense que o Espírito Santo falhou, e que depende de algum lugar ou alguma instituição para ensinar, pois isso contradiz a Bíblia. Deus não depende de homens, Deus não depende de denominações, Deus não depende nem das escrituras para santificar as pessoas.”

O amigo está correto, Deus não depende nem das escrituras para santificar as pessoas, nem da igreja. Mas há um lado que o amigo não cuidou de observar:

Quem levará a palavra à todos os povos? Porque eu nem você, nem demais cristãos fazemos este papel. Portanto antes que as pedras se movam daqui, atravessando mares para pregar o evangelho, a igreja tem feito isto, utilizando pessoas, cristãs. Porque realmente não precisamos de igreja, mas precisamos de quem fale sobre Cristo e pregue as boas novas da salvação. Mas se nós não nos movemos quem fará isto por nós?

Os pequenos grupos dos adventistas trabalham levando em consideração estes dois lados, saímos das igrejas e vamos à todos os bairros levando a palavra. Precisamos de igreja para isto? Para isto não, mas precisamos dela para preparar aqueles que sairão a pregar a palavra, porque a igreja é também um lugar de estudo.

A igreja deve ser usada da mesma forma com que Jesus usava a sinagoga. Indo todos os sábado para aprender mais sobre a palavra, então se batizar e ir pregar o evangelho a todos os povos. Igreja não salva ninguém, quem salva é Cristo. Mas se ninguém o pregar, quem se salvará?

“Se vc diz que devemos olhar para Jesus e reproduzir o que Ele fez, vc diz que devemos com nosso esforço fazer tais coisas,”

Equivocado, porque não disse que seríamos guiados pelo esforço, mas pelo exemplo. Porque o exemplo de Jesus nos indica o caminho pelo qual andar. Sequer precisamos olhar para os mandamentos para saber se estamos na direção certa, porque temos a vida de Cristo, e seu testemunho é o que nos conduz. Claro que não devemos nos esforçar em imitar a Jesus, mas buscá-lo de todo coração para que ELE através da fé faça de nós sua imitação.

“E agora nós os que temos crido somos guiados pelo Espírito de Deus, somos templo do Espírito Santo, somos filhos de Deus igualzinho como Jesus foi!”

Sim, mas sujeitos ainda à carne pecaminosa, porque não foi ainda glorificada e se não fixarmos nossos olhos em Cristo, que foi sujeito também às tentações da carne, acabaríamos nos confundindo e seguindo aquilo que não preferimos. De modo que olhando para Cristo sabemos o caminho em que devemos andar. Claro que é o Espírito que nos guiará a dar cada passo, porém tendo conhecimento dos passos de Jesus, sabemos perfeitamente distinguir o certo do errado, quando aparecerem questões de divergência entre os que andam segundo o Espírito, mas se enganam pela carne.

“E sobre o sábado, Jesus fez coisas e mandou que outras pessoas fizessem pois o sábado era um dia para se ter comunhão com Deus e não um dia de não pode isso não pode aquilo, e digo mais! que a forma dos adventistas de guardar ao sábado se assemelha e muito a forma dos judeus.”

Concordo que alguns adventistas façam isto, porém, isto não é uma regra, porque conheço um grande número de adventistas que entenderam bem o exemplo de Jesus e permitiram se guiar pelo Espírito Santo e o sábado para eles é um dia realmente de comunhão com Deus e a família. Um dia de poder fazer tudo aquilo que o Espírito nos guia a fazer. Assim o adventista que anda segundo o Espírito poderá fazer qualquer coisa, porque tais coisas não serão em desconformidade com a vontade de Deus, farão o certo naturalmente. Entretanto existem ainda muitos adventistas não convertidos, que não se tornaram ainda novas criaturas, que não andam segundo o Espírito, estes então só podem contar com o aio, até que venha para eles a fé inabalável. Muitos aceitaram a Cristo, mas não se converteram ainda.

“Mas tudo bem, vc diz essas coisas pq vc ainda não teve o entendimento sobre esse assunto, alias muitas pessoas ainda não tiveram esse entendimento.”

Creio que o amigo também tem muita coisa para entender, uma destas coisas é que, até que a fé chegue na vida de cada um, todo Cristão está ainda sujeito aos mandamentos na forma escrita. Porque Cristão não é apenas aquele transformado em nova criatura, mas também aquele que deseja ser transformado e busca a Cristo de todo coração. Por esta a razão dos versos que lhe passei.

Porque a circuncisão e a incircuncisão não é nada, não são estas coisas que expressam o desejo de ser um Cristão e se tornar nova criatura e participar das promessas, mas sim a observância dos mandamentos. A diferença é que um Cristão não transformado segue segundo a letra, e o Cristão transformado, segundo o espírito. O não transformado pelo esforço de alcançar a fé e por conseqüência, esforço em guardar a lei. O transformado porém busca ainda mais fé para ser santificado, sendo GUIADO na conformidade da vontade de Deus.

E quem nos guiará?

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse VOS ENSINARÁ TODAS AS COISAS, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
João 14:26-27”

Perceba que vosso entendimento é semelhante ao meu, porém o amigo ainda não entendeu que existe um povo que ainda busca encontrar a fé, muitas das cartas do apóstolo trata justamente destas pessoas e das contendas surgidas entre estes e os Cristãos verdadeiramente transformados. Analise as cartas de Paulo tendo em mente este conhecimento e verá o que estou dizendo.


“Entenda sem Jesus vc nada pode fazer!!!!

Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; PORQUE SEM MIM NADA PODEIS FAZER.
João 15:4-5”

Sim, este verso deixa claro como tudo é obra de Jesus, inclusive nossas próprias obras, assim como o amor, a observância dos mandamentos, a obediência e até mesmo a fé.

Atenciosamente.

5 comentários:

  1. Esses filhos da puta desses ex adventistas não entendem porra nenhuma de bíblia e ainda fica querendo dar aulas para nós adventistas que sabemos tudo mais do que qualquer um...
    Como é que pode Sr. Adventista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estais falando de tu mesmo. Que se passa por adventista. Que sequer é o que possamos chamar de cristão.

      Pois estes mesmos a quem vossa pessoa critica demonstram mais caráter cristão do que vossa pessoa.

      Sugiro que faça um tratamento psiquiátrico, convide também os amigos do vosso grupinho. Quando estiver em melhores condições, voltaremos a discutir.

      Atenciosamente.

      Excluir
    2. Se for assim todos nós Adventistas precisamos de tratamento psiquiátrico devido a nossa soberba.
      Pensarei a respeito mas que esses ex adventistas não entendem porra nenhuma de bíblia não entendem mesmo. Não sei porque os defende e não a mim que sou seu irmão de igreja.

      Excluir
    3. Manoel,

      Saudações Cristãs!

      Não fique indignado por as pessoas não concordarem com o ponto de vista de sua organização religiosa? Deus é quem vai dizer quem estava com a razão!

      Portanto, FAZENDO UMA APLICAÇÃO PARA NÓS, pense no que Jesus disse: "NÃO SE TURBE O VOSSO CORAÇÃO! ACALMA-TE E AQUIETA-TE".

      Não fique tão preocupado em defender as denominações, pois tudo vem ao seu tempo e quem decide e julga tudo é DEUS.

      Não adianta queremos resolver tudo na hora e no grito; Portanto, aguardemos pacientemente pelo Senhor!

      Cordialmente!

      Cristão livre

      Excluir
    4. Manoel,

      Alguns dizem ser Napoleão, outros dizem ser adventistas. Outros não passam de pobres infelizes. Outros, idólatras de videntes, acham que são cristãos.

      Em qual destes vossa pessoa se vê, amigo? Charlatão? Porque todos testemunham que tu não és adventista.

      Troll?

      Não! Tu já fostes descoberto.

      Atenciosamente.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.