Em resposta ao artigo: http://exadventistas.blogspot.com.br/2012/07/estatisticas-de-crescimento-da-iasd-e-o.html
“Já os evangélicos de
missão – grupo que inclui batistas, luteranos, presbiterianos, metodistas e
adventistas – tiveram uma queda de 13% em São Paulo.”
E por que acham que aumentaram o número de pessoas dadas ao
cristianismo, porém sem denominação específica? Lhes pergunto, quem tem levado
a eles o conhecimento sobre a Palavra?
“e adventistas –
tiveram uma queda de 13% em
São Paulo ”
Nada que não estivesse previsto, porque é justamente este o
efeito da criação dos pequenos grupos e transferência de parte do evangelismo
para a TV, o rádio e a Internet.
Estes 13% representariam bem o contingente de pastores,
pregadores e colaboradores que deixaram suas igrejas para o trabalho de
pregação global.
“Segundo novos dados
do Censo, o número de evangélicos sem laços com uma igreja determinada aumentou
mais de quatro vezes entre 2000 e 2010”
Por que será? Basta dar uma olhada nos testemunho em meu
blog e verão a razão do surgimento de tantas pessoas dadas ao cristianismo sem
denominação.
“Se no começo ela era
a “igreja verdadeira”, hoje não é mais. Se é verdadeira hoje, não pode negar
que seu início foi uma grande mentira e “nenhuma verdade subsiste fundada em
cima duma mentira.”
Mentira? Só porque os amigos querem? Não há mentira alguma.
Porque tais acusações falsas já foram há muito tempo desmascaradas.
“A IASD está
atravessando sua maior crise existencial”
Eis aí uma grande mentira. Nunca a IASD esteve trabalhando
tanto e adquirindo novos membros, e nunca na história a IASD alcançou tanta
gente por todo o mundo. Sucesso no rádio, na TV, na internet, no evangelismo
através de livros e cursos bíblicos. É isto que os amigos chamam de “crise
existencial”?
“face às descobertas
que cada vez mais membros têm feito; não só sobre sua antiquada e pesada
estrutura burocrático-empresarial, onde o nepotismo é política dominante; como
também no campo doutrinário. Este último, de cunho muito mais grave, por
adentrar em questões indiscutivelmente anti-bíblicas.”
Mais uma suposição falsa. Isto em verdade é no que os caros
amigos desejam acreditar. Porque nunca
os adventistas estiveram tão empenhados em divulgar a palavra e combater
mentiras postas ao cristianismo e às doutrinas adventistas. Isto soa mais como
a agonia de quem tenta trocar a realidade por fantasias.
“Tem muita gente
neste mundo que é especialista em usar técnicas de persuasão sobre as massas”
Exemplo disto, os administradores do blog “exadventistas”
“Adolf Hitler foi um
grande orador; ele simplesmente usava de seu carisma e boa oratória para
persuadir as multidões a apoiarem seus planos loucos”
Sim os administradores do blog “exadventistas” também são
bons “oradores”.
“Não nos esqueçamos
dos fanáticos Jim Jones e David Coresh que levaram seus fiéis ao sacrifício de
suas próprias vidas”
Tem também os que levam as pessoas a sacrificarem suas
próprias doutrinas.
“Aí vem à tona a
máxima de que "em terra de cego, quem tem um olho é rei". Pois o
problema é que, mesmo tendo acesso a informação; existe muita gente
"cega", sendo cruelmente manipulada por essa corja de espertalhões;
verdadeiros “parasitas humanos”, os quais utilizam o dom da oratória – vulgo
“lábia” - para proveito próprio, desviando o rebanho para as águas turvas da
mentira.”
Isto cabe perfeitamente ao blog “exadventistas”.
“Com relação à
doutrina adventista, os seus mentores espirituais lançam mão de diversos
sofismas ou falácias para "inculcar na mente" dos membros a doutrina
e manter o rebanho quieto. Felizmente (ou infelizmente, depende de quem está
lendo) para um grupo crescente de membros adventistas, tem ficado cada vez mais
claro, pelo simples uso da Lógica, que a liderança adventista se encontra num
verdadeiro atoleiro de areia movediça: Quando mais esperneiam, quanto mais se
debatem, mais afundam...”
Falácia? Ué, o que tenho visto são uso de livros, cursos
bíblicos, programas de rádio e TV. Esperneiam? Afundam? Não é isto que mostra
os índices de aceitação do evangelho feito pelos adventistas através dos meios
de comunicação. Cadê esta tal crise da igreja e das lideranças adventistas?
Só porque o amigo deseja tal coisa, não significa que a
realidade mudará e se ajustará para atender vossa vontade.
“1 - Se a Igreja
Adventista foi um movimento originado e estabelecido por Deus, o qual teria
escolhido uma voz autorizada na pessoa de Ellen G. White para orientar seu povo
remanescente na igreja verdadeira; ao adotar a doutrina da trindade em 1980, em
Dallas, essa Igreja se desviou da verdade, pois os pioneiros fundadores da
igreja, juntamente com Ellen White, não eram trinitarianos e taxavam tal crença
de grave heresia – “doutrina de demônios” - advinda do catolicismo.”
Manipulação e distorção de fatos! Que vergonha caro amigo
Editor! Veja vossa mentira ao misturar os fatos.
- Ellen White depois da fundação do adventismo nunca foi
anti-trinitariana.
E pergunto aos leitores: Ellen White era anti-trinitariana
em sua antiga denominação antes de receber as visões e antes de adotar o sábado
e as doutrinas adventistas?
Agora o amigo mistura as coisas para nos levar a crer que
Ellen White após receber o dom de profecia e se converter em uma Cristã nos caminhos
da verdade, tenha sido contra a trindade. Desonestidade intelectual deveria ter
limites!
E mais os adventistas são contra a tríade, que consiste em
atribuir aos três papeis da trindade, valores diferentes. Somos contra a tríade
e não a trindade. Porque trindade é atribuir o mesmo valor de Divindade às três
PESSOAS, Pai, Filho e Espírito Santo.
“2 - Se a Igreja
Adventista de hoje estiver correta ao professar uma doutrina que não era aceita
como verdadeira, nem pelos fundadores desse movimento, nem pela suposta
mensageira do Senhor; o “castelo de cartas” desmorona, levando-nos
inevitavelmente à conclusão de que tudo não passou de uma articulação humana: A
doutrina adventista desmente Ellen White ao mesmo tempo em que prega ter sido
tal mulher a “representante” de Deus, usada para criar os alicerces do
adventismo”
Não temos nada a ver com isto, o amigo é quem inventou esta
mentira sobre Ellen White, então que o amigo preste contas sobre isto.
“Vamos repetir mais
uma vez para que fique bem claro - Este é o duro dilema a ser esclarecido pela
IASD: Se no começo ela era a igreja verdadeira, hoje não é mais. Se é
verdadeira hoje, seu início foi uma grande mentira e nenhuma verdade subsiste
fundada em uma mentira...”
Isto chega a ser hilário, o caro amigo Editor, primeiramente
cria uma farsa sobre as crenças de Ellen White, atribui isto ao período após
esta ter se convertido para o verdadeiro cristianismo. Atribuindo-lhe
responsabilidade pelas crenças de outrem antes mesmo de sequer pensarem em
criar o adventismo. Em seguida usa sua própria mentira como argumento para
dizer que a igreja está desmoronando como um castelo de cartas. Onde está este
desmoronamento? Alguém viu?
“Não há meio termo:
Ou é verdade ou é mentira!”
Exatamente e quando não há mentira, a necessidade move
indivíduos desonestos a criar algumas para atacar a verdade não é mesmo?
“Ou a IASD admite ter
se desviado de sua doutrina original; pedindo milhões de desculpas aos seus
enganados membros e tenta reparar a brecha que ela própria abriu, ou a crise se
avolumará cada vez mais; ao ponto de vermos nos gráficos um número cada vez
maior de membros deixando”
Lembra do que o Editor escreveu sobre falácia? Vou
exemplificar:
Primeiro escolhe-se uma denominação que se deseja atacar. Em
seguida, pega-se fatos e muda seu contexto e sua ordem histórica, criando uma mentira
que é vista como meia verdade. Em seguida atribui opinião de terceiros à pessoa
que deseja usar como âncora para seus argumentos (Ellen White no Caso). Em
seguida utiliza-se destas mentiras para atacar a denominação que pretende
“destruir”, usando como âncora a pessoa a quem se atribuiu falsas opiniões,
então procura subjugar uma doutrina, exigindo reconhecimento de “culpa” como
compensação.
Mas aquilo que começou como uma mentira do Editor, progrediu
como mentira e terminou como mentira.
"Muitos Dentre
Os Fundadores Do Adventismo Não Se Uniriam À Igreja Hoje, Se Eles Tivessem Que
Subscrever As Crenças Fundamentais Da Denominação... Não Concordariam Com A
Crença Nº 2, a
qual trata da doutrina da trindade." George Knight, Professor de história
da igreja na Andrews University ver. Ministério, jan. E fev. De 1994, pág. 15.”
Notamos primeira mente uma conveniente supressão de texto
(...) e também uma supressão do resto da informação. Veja a tática do Editor ao
querer enganar seus leitores, retirando o trecho que apóie suas mentiras e
omitindo aqueles que comprometem toda a “arquitetura” feita por ele mesmo, veja
o texto na íntegra:
“Muitos dentre os fundadores do adventismo não se uniriam à
Igreja hoje, se eles tivessem que subscrever as crenças fundamentais da
denominação.
Mais especificamente, muitos deles não concordariam com a
crença nº 2, a
qual trata da doutrina da Trindade. Para José Bates, essa era uma doutrina
espúria. Tiago White a classificava como ‘o velho absurdo trinitariano. E para
M. E. Cornell tratava-se de um fruto da grande apostasia, tal como os falsos
ensinamentos da guarda do domingo e da imortalidade da alma’”. (KNIGHT, George. Revista Ministério. As
Mudanças do Adventismo. Edição única. Tatuí – SP, CPB, janeiro/fevereiro 1994.
p. 15.).”
Ele sequer deu a fonte para que demais pudessem pesquisar e
tirar suas próprias conclusões.
O texto mostra claramente aquilo que eu já havia elucidado,
o Editor estava manipulando os fatos e pregando uma mentira ao nos induzir que
Ellen White fazia parte dos que eram contrários à doutrina da Trindade. O texto
na íntegra mostra claramente que os próprios fundadores que eram contra esta
doutrina ficariam de fora.
Portanto não há como se sustentar sequer que a igreja tenha
sido comprometida. E mais, mostra claramente que as doutrinas adventistas não
absorveu as “preferências” de seus fundadores, sendo firmada sobretudo em cima
de doutrinas verdadeiras, sacrificando se preciso, inclusive, aqueles que
contribuíram para a formulação das doutrinas.
Portanto o amigo Editor manipulou de maneira desleal fatos e
informações e nos transmitiu algo que não condiz em nada com a verdade.
“"A grande falta
da Reforma foi que os reformadores pararam de reformar. Se tivessem levado
avante, não teriam deixado nenhum vestígio do papado atrás, tal como a
imortalidade da alma, o batismo por aspersão, a trindade, a guarda do domingo,
e a igreja agora estaria livre de erros escriturísticos." Review and
Herald, 1856.”
E o amigo Editor “caridosamente” tenta atribuir
responsabilidade à Ellen White através da introdução:
“Thiago White, filho
da auto intitulada “mensageira do Senhor” disse:”
Mas se olharem de perto, perceberão que os REFORMADORES a
que o suposto "filho de Ellen White" se referiu não eram os que se propunham a criar o
adventismo, mas os da REFORMA PROTESTANTE de Martinho Lutero, de tempos atrás.
Se os amigos pensaram que o suposto "filho de Ellen White" estava
criticando os fundadores do adventismo, foram enganados. Veja o documento
histórico original: (http://www.alvorada.us/aa.htm)
E digo suposto "filho de Ellen White" porque Tiago White (sem o 'h') não era o nome de um de seus filhos mas sim o nome de seu marido, mais conhecido por este nome em língua portuguesa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/James_White
Os nomes dos filhos de Ellen White e Tiago White eram: Henry Nichols (1847-1863), James Edson (1849-1928), William Clarence (1854-1937) e John Herbert (1860).
http://www.centrowhite.org.br/interna.asp?id=041
Veja como o Editor sorrateiramente liga esta afirmação com
Ellen White para nos induzir ainda mais a pensar que Tiago White estava
criticando uma suposta “reforma dos adventistas”:
"Os pontos fundamentais de nossa fé da forma como
cremos hoje foram firmemente estabelecidos. Ponto após ponto foi claramente
definido, e toda a irmandade está em harmonia. Todos os crentes foram unidos na
verdade. Existem aqueles que vem com doutrinas estranhas, mas nós nunca
estaríamos com medo de enfrentá-los." MS 135, 1903. (Ellen G. White, The
Early Years Volume 1 - 1827-1862, pág. 145)
Agora que sabemos que Tiago White não estava se referindo
ao movimento adventista, podemos contemplar a pura verdade dos fatos:
a) Os pontos fundamentais de nossa fé da forma como cremos
hoje foram firmemente estabelecidos.
b) Ponto após ponto foi claramente definido, e toda a
irmandade está em harmonia
c) Todos os crentes foram unidos na verdade
d) Existem aqueles que vem com doutrinas estranhas, mas nós
nunca estaríamos com medo de enfrentá-los
Veja a coragem firmeza e convicção da irmã White. Que
resumiu todos os acontecimentos em uma só passagem.
Agora analisemos o resto do desenvolvimento dos argumentos
do Editor em sua falácia:
“Considerando os
textos acima e aplicando os princípios da Lógica contra qualquer tipo de
falácias temos: As duas proposições (que demonstramos a alguns parágrafos
atrás) se excluem, não podem ao mesmo tempo, serem verdadeiras e falsas. Uma
elimina a outra.”
Isto se acreditarmos e aceitarmos as mentiras que o amigo
havia criado. Porém suas falsas verdades já foram desmascaradas e sabemos que
Ellen White não era contra as doutrinas criadas e que os contrários,
simplesmente não se uniram aos adventistas.
“A igreja está numa
situação que “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!” Condição estranha
pra uma igreja que se intitula “a única verdadeira” não?.”
Veja como o Editor se deleita em zombar do adventismo
através de sua própria falácia. E o mais cômico é que diz ser o adventismo quem
está cometendo falácia.
Conclusões finais
E assim amigos é como funciona o raciocínio dos críticos:
1) Primeiro inventam uma mentira, utilizam-se de falácia e
outras técnicas persuasivas;
2) Seguidamente incorporam, à mentira, fatos fora do
contexto, fora da ordem cronológica e fora da ordem histórica;
3) Atribuem opiniões de terceiros à pessoa que deseja
utilizar como âncora para seu ataque;
4) Iniciam o ataque à uma doutrina utilizando as mentiras
que ele mesmo criou, apoiandos-se na âncora ao qual previamente atribuíram
falsas opiniões;
5) Critica e debocha da instituição, atribuindo a ela a
mentira que ele cuidadosamente elaborou;
6) Exige reconhecimento e subjugação da denominação diante
de seus argumentos, que são falsos;
7) Utilizam-se da ciência, sociologia e outros embasamentos
(verdadeiros) para firmar suas idéias (mentirosas).
8) Conclui sua idéia e se considera triunfante.
Mas isto só funciona depois de prepararem o terreno onde:
a) Colocam a instituição em uma visão de decadência;
b) Atribuem à instituição que pretende atacar algumas das
artimanhas que utilizarão na composição de seus próprios argumentos;
c) Criam algumas gamas de suposições;
d) Iniciam o ataque seguindo os passos de ( 1 a 8 ) conforme descritos
anteriormente.
Que vergonha caro amigo Editor!
Quanto aos gráficos ao final da página, nem perderei meu tempo comentando, apenas darei aos leitores uma ferramenta para analizarem estatísticas:
Aumento de 1 para 2 membros, embora seja ganho de 1 membro representa crescimento de 100%;
Aumento de 100 para 150, embora seja ganho de 50 membros representa um crescimento menor de 50%;
Aumento de 2.000 para 2.200 embora seja ganho de 200 membros representa um crescimento ainda menor de 20%;
Aproveitando-se de vossos conhecimentos estatísticos para passar uma falsa imagem de decadência aos que não conhecem tanto de estatísticas Editor?
Mas veja só na estatística mundial que o número de membros passou de 9 milhões (em 1997) para mais de 15 milhões (em 2007) um aumento de mais de 70%, um ganho de mais de 6 milhões de membros.
Como a IASD pode estar em decadência?
Vejam as estatísticas:
IASD na américa do sul
Igrejas em 1997: 5.447
Igrejas em 2007: 9.251
Membros em 1997: 1.433.612
Membros em 2007: 2.617.706
IASD no mundo
Total de IGREJAS:
1997: 43.270
2007: 64.017
Total de MEMBROS:
1997: 9.296.127
(Nove milhões, duzentos e noventa e seis mil e cento e vinte e sete)
2007: 15.660.347
(Quinze Milhões, seiscentos sessenta mil e trezentos e quarenta e sete)
Vejam estatísticas de 2011:
"Quase 17 Milhões de Membros
Cerca de 2.900 pessoas unem-se às Igreja Adventista do Sétimo Dia cada dia, segundo as estatísticas denominacionais, o que revela que a Igreja possui agora 16,6 milhões de membros adultos batizados e um índice de crescimento ligeiramente maior do que no ano passado." (http://www.crescimentoadventista.blogspot.com.br/)
Para dar uma falsa idoneidade à seus gráficos o Editor cita um site sobre estatísticas, porém tal página como está não revela dado algum vejam:
"http://www.adventiststatistics.org/"
E a página que o Editor utilizou para formular seus argumentos, claro, como sempre, não foram fontes primárias oficiais, mas um de seus costumeiros sites apologéticos mentirosos de terceiros.
Para terem acesso às estatísticas verdadeiras visitem:
http://adventismoemfoco.wordpress.com/2009/04/20/estatisticas-mundiais-da-igreja-adventista-do-setimo-dia-entre-1997-e-2007/
http://www.portal.netium.com.br/iasdsf/estatist.html
E vejam como se faz uma pesquisa com resultado para o site que o Editor citou como "fonte":
http://www.adventiststatistics.org/view_Summary.asp?FieldID=G10001&Year=2011&submit=Change
Agora dêem uma olhada no gráfico que aparece no final da página!
Viram os resultados entre 2008 e 2010? Por que será que o Editor ocultou os resultados de 2010? Compare com o gráfico que ele demonstrou:
E perceba que a quantidade de membros "Membership" nunca diminuiu, sempre aumentando. Observe o gráfico do "Annual Charts and Statistics" contido na mesma página.
Tendo em vista que é natural a taxa de crescimento ser sempre menor a cada ano (porque trata de porcentagem, progredindo a unidade para dezenas, centenas, milhares e milhões) e visto que nos últimos anos de 2008 e 2009 e no pico de 2006 a igreja cresceu mais do que o esperado, percebemos que embora nos próximos anos a taxa tenda a diminuir, incrivelmente está aumentado, saltando de 9 milhões para quase 17 milhões. Esperem só até verem o resultado da última entrega de livros que visou colocar 1 livro "A Grande Esperança" nas mãos de cada família.
Como percebemos não há decadência nenhuma, pelo contrário, notamos extraordinário crescimento principalmente nos últimos anos.
http://adventismoemfoco.wordpress.com/2009/04/20/estatisticas-mundiais-da-igreja-adventista-do-setimo-dia-entre-1997-e-2007/
http://www.portal.netium.com.br/iasdsf/estatist.html
E vejam como se faz uma pesquisa com resultado para o site que o Editor citou como "fonte":
http://www.adventiststatistics.org/view_Summary.asp?FieldID=G10001&Year=2011&submit=Change
Agora dêem uma olhada no gráfico que aparece no final da página!
Viram os resultados entre 2008 e 2010? Por que será que o Editor ocultou os resultados de 2010? Compare com o gráfico que ele demonstrou:
E perceba que a quantidade de membros "Membership" nunca diminuiu, sempre aumentando. Observe o gráfico do "Annual Charts and Statistics" contido na mesma página.
Tendo em vista que é natural a taxa de crescimento ser sempre menor a cada ano (porque trata de porcentagem, progredindo a unidade para dezenas, centenas, milhares e milhões) e visto que nos últimos anos de 2008 e 2009 e no pico de 2006 a igreja cresceu mais do que o esperado, percebemos que embora nos próximos anos a taxa tenda a diminuir, incrivelmente está aumentado, saltando de 9 milhões para quase 17 milhões. Esperem só até verem o resultado da última entrega de livros que visou colocar 1 livro "A Grande Esperança" nas mãos de cada família.
Como percebemos não há decadência nenhuma, pelo contrário, notamos extraordinário crescimento principalmente nos últimos anos.
(Sr. Adventista)
Sr.Adventista, eu dei uma "lida" na sua resposta ao Blog Ex-Adventista. Eu não vou comentar sobre "Crenças" da IASD antes e depois de E.White. É perca de tempo discutir sobre esse assunto, já que está muito claro que a "Liderança" Atual desta Instituição está igual ou mais perdida ainda do aquela que originou essa Denominação.
ResponderExcluirEu vou te dizer pouquíssimas palavras, como por exemplo:"O FANATISMO RELIGIOSO GERA CEGUEIRA". Vou tentar "Clarear" pra você. Por ex.:Ao citar os DEZ MANDAMENTOS, você simplesmente "ofusca" o PRIMEIRO (que diz respeito ao Criador), quando coloca em destaque o "4º Mand. (Sábado), em letras Graúdas e em Negrito; ignorando até o SHEMÁ YSRAEL (O PRIMEIRO E MAIOR). Isto é que é Cegueira !!
É por isso que os Adventistas e outros, não enxergam a simplicidade do DEUS UNO de Israel, e trocam por um "deus Trindade" inventado por ROMA. Ou seja, priorisa um Mandamento em Prejuízo de outro muito maior.
Não sou contra o Sábado, mas sou contra a TRINDADE DE ORIGEM PAGÃ, que Contradiz o Primeiro Mandamento. Inclusive já disse exatamente isto para um Pastor aqui da Igreja Central de C. Grande - MS.
Fique na Paz do Deus Verdadeiro.
Joel M. Santos.
Obrigado Joel pela participação,
ExcluirProcuro não olhar a igreja pelo aspecto da liderança. Prefiro olhar o aspecto da satisfação dos membros, creio que isto seja o que devemos utilizar para medir o sucesso de uma igreja.
De fato exaltamos o 4º mandamento, porque é o mandamento que está esquecido. Em verdade gostaríamos de não ter que falar tanto deste mandamento, mas só poderemos fazer tal coisa quando todos tiverem pleno conhecimento de que guardar este mandamento é tão importante quanto guardar os demais.
E também somos contra a "trindade de origem pagã" cuja designação correta é "tríade". Nesta tríade, cada divindade tem um valor diferente, sendo um superior ao outro.
Na trindade em que acreditamos tanto o Pai, o Filho e o Espírito santo, são equivalente em poder, caráter, glória e divindade. O que os diferem é apenas o papel de cada Divindade que na essência são um só (triuno), três unidos em um só. Jesus é chamado filho no papel que teve no plano de salvação quando veio em carne. Mas sempre foi tão Deus quanto o Pai, bem como o Espírito Santo é tão Deus como o próprio Deus. São a perfeita unidade de três pessoas, que definiram para si papéis diferentes na salvação da humanidade.
Se o amigo leu que a trindade que acreditamos é aquela de origem pagã (tríade), a informação que o amigo utilizou como fonte está muito equivocada.
O DEUS UNO, considerado pelo amigo, para nós é triUNO, não perdendo o caráter de unificação, ou seja, os três são UM.
Cordialmente.
Meu amigo, a Trindade Inventada em Concílios Romanos/Católicos, ou a Trindade ou Tríade defendida pela IASD, é tudo a mesma coisa. São somente idéias Filosóficas Humanas; mas que não tem nenhuma base Bíblica, e pior, contraria a Verdade revelada de Um Único Deus.
ResponderExcluir1º) Em que texto das Escrituras você se baseia pra afirmar que o Filho é "igual em poder com Deus, o Pai"?
2º) Qual é o fundamento Bíblico quando você diz que Jesus é chamado de Filho por causa do "papel", ou função no plano da Salvação, que sempre fora igual ao Pai?
Meu caro, eu percebo que você simplesmente repete palavras de "pastores" que por suas vezes repetem HERESIAS criadas pelos "Mestres" da Associação Geral, contidas no Livro THE TRINIT (A Trindade). Se você não sabe, o único texto que está na Bíblia e que dá a idéia de uma "trindade", é 1ª João 5:7-8, mas FELIZMENTE é um texto FALSO que foi introduzido na Bíblia exatamente por homens que DETURPAM a Palavra de Deus para tentar apoiar suas MENTIRAS. Homens dos quais, a IASD apóia e você também.
Se acaso Jesus fosse menor apenas no seu Ministério Terrestre, então me responda as seguintes perguntas Biblicamente se puder (Se não puder, peça ajuda p/ o pastor da Igreja que vc congrega): cont...
Continuando...
ResponderExcluir1) Em Apoc. Cap. "1", já após a ascensão de Jesus, consta que foi Deus (O Pai) quem o deu tal Revelação. Logo ele não é Onisciente. Então como você justifica isso?
2) Em Apoc. 3:21 está escrito que a ele (Jesus), foi concedido que se assentasse à direita do Pai no Seu Trono. Primeiro:Jesus obteve um lugar de HONRA por sua vitória. SEGUNDO: Se o Trono pertence ao Pai, onde está o Trono do Filho, já que ele assumiu a sua posição original de Deus, como você afirmou?
3) O Apóst.Paulo escreveu em 1ª Cor.15:24-28, que após Cristo Reinar (e aqui c/ certeza Paulo está se referindo ao seu Reino Messiânico ou Milenar), ele irá entregar o Reino ao Pai. Então será um Reinado provisório do filho concedido por Deus (O Pai), e isso claramente prova que o Eterno sempre foi e sempre será SOBERANO de Todo o Universo. Quem não enxerga, são aqueles que usam a "Venda" da Trindade.
Pra encerrar, vou lhe dizer algo importante pra você refletir. É o seguinte:Os Teólogos Adventistas quando desacreditar a doutrina da "Imortalidade da Alma", afirmam Categoricamente que não há base Bíblica para crer que ESPÍRITO (Gr.Pneuma, Heb.Ruach) pode ser uma pessoa; mas sim que se traduz como: FORÇA, PODER, VENTO, SOPRO e isso está correto; então porque afirmam o contrário em defesa da TRINDADE, afirmando que Espírito Santo é uma Outra pessoa?? Pergunte isto ao seu pastor. Já ouviu aquele ditado:A Mentira tem perna Curta? Então...eles sempre se CONTRADIZEM. A Definição da Trindade, já é uma grande Contradição.
Amigo, a nossa regra de FÉ deve ser só e exclusivamente a Bíblia, mesmo assim, temos que nos guardar dos Acréscimos feitos por Àqueles que a Profecia de Daniel "7" já pré-dizia.
Cordialmente, Joel.
Ah! Mais uma coisinha, quem elevou a Jesus à posição de Deus/homem, foi o Bispo Atanazio apoiado por Constantino no Concílio de Nicéia. Tá lembrado da "Ponta" pequena de Daniel 7, pois é, são eles mesmos que Deturparam todo Conceito sobre Deus e Sua Palavra; além de perseguir e matar aqueles que se opusesse. Só que os "pastores" Adventistas omitem essa triste realidade. Só sabem falar da mudança do Sábado p/ o Domingo. Porque será? Já pensou nisso? Fique na Paz do Eterno Deus (Pai). Joel.
ResponderExcluirAmigo Joel, vossa visão bíblica sobre o caráter de Jesus está muito deturpada e vossos argumentos se mostram muito inconsistentes. Mas respeitarei vossa crença. Atualmente estou dando prioridade para estudos, assim se quiser fazer um estudo bíblico comigo, para que arrazoemos sobre a questão, me coloco à vossa disposição. Pense nisto, depois me dê uma resposta.
ExcluirAtenciosamente.
Sr,Adventista, que engraçado heim?! você não comentou absolutamente NADA do que eu escreví, e ainda depois, me convida pra um Estudo Bíblico? Fala sério heim?!
ResponderExcluirA impressão que você quer passar, é que você é o "Dono da Verdade", e que os demais deve aprender com "V.Sª". Amigo, você não foi capaz de comentar nenhuma "Vírgula" do que foi postado por mim. Nesse aspecto, eu concordo com o DÉCIO e o EDITOR do Blog Ex-Adventista, que sempre dizem que você não responde NADA. Você simplesmente Desconsidera o que as pessoas escrevem. Isso é uma total falta de respeito meu jovem!! Porque você não COMENTOU dentro da Bíblia o que te perguntei? Será que foi porque te Sugerí que perguntasse ao seu pastor, caso não soubesse??
Só uma pergunta, e desta vez vamos ver se você responde e principalmente PROVE, que a minha visão sobre o "CARÁTER" de Jesus está DETURPADA, como você afirmou?? Prove isso Biblicamente meu amigo. Você com este seu BLOG, simplesmente está levando alguns ao ERRO; porque você apenas repete o que houve, mas não prova Biblicamente. COMO PODE UM CEGO GUIAR OUTRO??
Eu deixo aqui um desafio a Você: HONRE O DEUS QUE VOCÊ CRÊ; RELEIA O QUE POSTEI EM SEU BLOG, E REFUTE PELOS MENOS "UM" ÍTEM DO QUE ESCREVÍ,Mas claro, com provas BÍBLICAS, OK? Meu amigo, demonstre algum respeito pelos outros, no sentido de pelo menos dar alguma satisfação, manifestada através de palavras; ou seja, RESPONDENDO. Ou então: Qual o propósito do deste BLOG? Será que consegue pensar nisso???????
Até mais. Joel
Acaso o amigo tem dúvida de algo? O amigo apenas despejou vossas crenças! A mim cabe apenas respeitar.
ExcluirAcaso o amigo está disposto a mudar vossa visão? Vossos conceitos? Está disposto a pelo menos estudar doutrinas daventistas para conhecimento, para ter fundamentos de comparação?
Então embora sejam perguntas, não representam dúvidas.
Mudei minha postura e estou dando ênfase para estudos, e estimulo os leitores a fazerem o mesmo, por exemplo a amiga Maria Gonçalves que me passará algum conhecimento do que está aprendendo em seu livro que é fundamentado no catoicismo, porém sem cobranças, cada um esteja livre para compartilhar seus conhecimentos da forma que julgar mais confortável.
Porque me interesso bastante pelas doutrinas católicas.
Quando me referi a estudo bíblico é justamente isto, estudar a bíblia. E não vasculhar nossas opiniões que sempre são adotadas das instituições a qual pertencemos. Deixemos que os teólogos e estuidosos defendam suas póprias teses.
Infelizmente não tenho encontrado um protestante disposto a estudar a bíblia ou argumentar, de forma que eu possa tirar algum conhecimento proveitoso.
Algumas pessoas se mostram curiosas sobre as doutrinas adventistas, dediquei bastante tempo à esta fase. Hoje porém estou focando em estudos. Mas se o amigo realmente estiver interessado. Poderei responder à vossas perguntas, desde que esteja disposto a levar o diálogo à sério no espírito de quem deseja pesquisar mais a bíblia para defender seus ponto de vista.
O amigo é quem decide,
Atenciosamente.
Joel, deixe as coisas fluirem com o tempo.Pelo que percebi, Atanásio dizia que se Cristo era inferior a Deus, então não podia ser nosso Salvador.E contrapunha este seu pensamento às teorias dos arianos que defendiam que Cristo era um ser criado por Deus antes do tempo.Foi por isso que ele assumiu a posição no Concílio de Niceia em que considerou que Cristo era da mesma substância que o Pai.Então, o senhor apoia o sacerdote Ario ( estou a tentar raciocinar)numa questão já muito antiga e daí a sua crença num Deus Uno, não é? O concílio de Niceia foi em 325. Se não fosse o senhor, eu não estaria a tentar entender este assunto nem a pesquisar. Por acaso, tenho um livro aqui à mão que se debruça sobre a história do Cristianismo. Sinceramente, isto são questões que em nada abalam a fé dos crentes. Era necessário, nos primeiros séculos, formar uma teologia em que se acabassem com todas as dissenções para unificar o pensamento cristão.Ario pode não ter vencido nesse debate mas de certeza que teve os seus adeptos.As diferenças de opinião nunca irão acabar, sr. Joel, têm uma longa tradição.O senhor pode correr a maratona, se esfalfar todo, dar o seu melhor e não ganhar.A verdade está por aí, entre uns e outros. A mensagem de Cristo é muito mais importante do que saber se é divino, se é inferior ao Pai, se o Filho é Deus, etc.O senhor vai-me dizer que isso é bíblico.Pode ser mas eu ainda estou numa fase muito imatura e vou levar tempo a compreender séculos de teologia imposta, heresias( não concordo com esta palavra, faz lembrar a inquisição), a Reforma, a Contra-Reforma e os movimentos religiosos todos que já existiram até ao dia de hoje.O senhor há-de me perguntar: então, porque é que está a escrever? Para clarificar as minhas ideias e para retirar o essncial do spérfluo. Também gosto de comunicar e tomar conhecimento de ideias diferentes, muitas das quais nunca ouvi falar. Descanse e deixe que o senhor adventista há-de se pronunciar.Leve estes temas com muita calma. O essencial é o Amor ao Próximo.
ResponderExcluirOlá Maria Gonçalves, que a paz do Eterno esteja com você e sua família. Quero dizer que foram muito sábias estas tuas palavras; demonstrando muito equilíbrio também. Você tem razão, é melhor esperar em Deus, do que tentar mostrar o "Sol do Meio-dia" para quem não quer ver.
ExcluirSobre a questão de NICÉIA, já era previsto na Profecia de Daniel "7"; a partir do Verso 8 está dito que aquele poder (a ponta pequena/Roma Religiosa) destruiria três poderes (Povos) para se estabelecer no Poder. Se você conhece a história, logo sabe que o Bispo de Roma recebeu apôio do Império Romano através de Constantino e extinguiu três povos Bárbaros, detre eles, os ARIANOS, além de perseguir e matar Milhares de pessoas que opunham a ele, por meio da Inquisição, Cruzadas e outros. o Verso 25 diz o mesmo poder iría proferir palavras contra o Altíssimo e perseguir seus Santos.
De acordo com as palavras de JESUS em Mateus 12:26 onde ele diz:"Se, Satanás expulsa a Satanás, está divido contra sim mesmo; como subsistirá, pois, o seus Reino?". Isto significa que o Presbítero ÁRIO estava no Caminho certo a respeito da Natureza de Cristo; e certamente seria uma "Pedra de tropeço" para o Bispo de Roma (Hoje Igreja Católica).
A Igreja Adventista, na qual fui batizado, parece ignorar esta TREMENDA Profecia. Mas antes não era assim; e isso é um dos motivos de eu não estar mais lá. Também Afirmam que são os maiores conhecedores de Profecias Bíblias, mas fazem "Vista Grossa" com relação ao Cap.7 de DANIEL. O povo de Israel também não ouviam as advertências de DEUS, quando faziam ALIANÇAS com os povos que o Eterno proibia.
Fique na paz Maria Gonçalves,
Joel M.Santos.
Sr. Joel, então, segundo seus estudos, Jesus é um mediador entre o Homem e Deus, é isso? É um mensageiro, por assim dizer? Mas Jesus resgatou os pecados dos homens.É possivel conciliar essa visão com a natureza não divina de Jesus? Se para si Jesus é o Messias, qual a razão dos judeus( a religião oficial) não o terem aceitado como tal?
ExcluirMaria Gonçalves, veja você mesma que é uma afirmação Bíblica do Apóstolo Paulo. Não estou afirmando nada que não esteja na Bíblia, certo?
ExcluirDe acordo com os escritos chamado novo Testamento (que é outra Contradição), porque o termo correto seria NOVA ALIANÇA; Jesus é apresentado como o Messias, mas se realmente examinar as Profecias a respeito de sua vinda; vai perceber uma Contradição após a outra. Porque a primeira profecia de sua vinda está em Gênesis 3:15, e lá não diz que desceria um SER CELESTIAL e se "encarnaria", aliás, esta é uma crença similar a dos Espíritas. Mas que ele seria uma "Semente/Descendência" da mulher. Ou seja, um homem. Veja Deuteronômio 18:15-19. Os Judeus (Ortodoxos) não crêem no Noto Testamento, por causa das muitas Contradições.
Abraços e até mais.
Desculpe amigo Joel, mas tenho que lhe alertar de que está levando em consideração Gênesis 3:15, e ignorando Mateus 1:18.
Excluir"Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo."
Diferente de nós que somos concebidos à partir de um pai, Jesus foi concebido à partir do Espírito Santo. O próprio Deus o colocou ali no ventre de Maria. Portanto Jesus seria filho meramente humano? Logicamente não!
E quando o próprio Deus apareceu para Abraão e Jacó na forma de homem, teria se tornado meramente humano? E quanto aos anjos que se esconderam na cidade de Sodomoa? Se tornaram menos anjos por causa disto?
A única coisa que difere tais fatos é que Jesus realmente encarnou, mas o fato de ter se tornado homem de forma alguma aboliu SEUS atributos de divindade. Da mesma forma que o fato de Deus ter lutado com Jacó uma noite inteira, não significa que naquele momento Deus tenha se tornado inferior ao que ELE é.
E não confunda encarnação (bíblica) com reencarnação (espírita).
E veja um alerta bíblico para pessoas que põem em dúvida a encarnação de Cristo:
"Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;" (1 João 4:2)
"Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo." (2 João 1:7)
"E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo." (1 João 4:3)
E os versículos falam que Jesus VEIO em carne e não que se ORIGINOU em carne. Tal afirmação de que Jesus se originou da carne o amigo não encontrará em parte alguma da bíblia.
Atenciosamente.
Sr.Adventista você usou os textos de I João 4:2-3 e 2 João verso 7 contra você mesmo. Caso não saiba, "CARNE" neste Contexto significa exatamente NATUREZA HUMANA, e não uma mesclagem de Homem/Deus. Isso significa que os Trinitarianos estão professando o espírito do "Anti-Cristo", porque não pregam que ele veio em Carne somente, mas pregam um Jesus Divino/Humano, que o Apóstolo João ensinou.
ExcluirJá que você citou Mateus 1:18 e quê em uma Trindade, então me responda:Se o Espírito é uma Terceira Pessoa, como quer os Trinitarianos, então o Pai de Jesus não é a Primeira pessoa (O Pai).Porque o verso "18" diz:que Maria se achou Grávida pelo "Espírito Santo" e o verso "20" Diz:O que está gerado "É DO ESPÍRITO SANTO". e ENTÃO?
Outra coisa: Não existe "Encarnação Bíblica" e nem "Trindade Bíblica" como você diz. Tudo isso não passa de uma Interpretação errônea de João 1:1, além do que este texto chamado Prólogo de João, distôa do resto do livro, inclusive contradiz do final do cap. 20:33, onde João afirmou:"ESTES PORÉM, FORAM REGISTRADOS PARA QUE CREIAIS QUE JESUS É O "CRISTO", O FILHO DE DEUS..." Cristo ou Messias, significa UNGIDO da mesma forma como era os Reis de Israel e os Profetas. Se ele era um Deus/Homem ao mesmo tempo, porque precisou ser Ungindo pelo TODO-PODEROSO??
É ou não uma grande Contradição?
Até mais. Joel.
Ah, depois falarei um pouco a respeito de suas respostas anteriores.
Houve uma evolução de pensamento desde os apóstolos, passando por Paulo até chegar aos evangelistas, sobre a natureza de Jesus.Eu agora não tenho aqui a bíblia para ir verificar mas quando Jesus entrou em Jerusalém algumas pessoas do povo aclamaram-no como o Messias. Na História do Cristianismo que possuo diz que Pedro foi o primeiro a reconhecer publicamente, em Cesareia de Filipe, que Jesus era o Messias. Segundo o livro «O Deus de Jesus» os apóstolos tiveram muita dificuldade em reconhecer Jesus como Deus pois estava muito enraizada a crença num Deus único como é de se compreender sendo eles judeus.Paulo também partilhava a mesma concepção de que Cristo era subordinado a Deus numa sua frase:«o chefe de todo o homem é Cristo...o chefe de Cristo é Deus».Nos Atos dos Apóstolos, quando o Espírito Santo faz os homens falarem em todas as línguas não se apresenta como uma pessoa mas antes como um dom de Deus.Houve muita hesitação até se promulgar o dogma da Trindade.Para o bem ou para o mal(opinião minha) este assunto está encerrado pois se não o estiver arrastar-se-à até à morte do planeta.Por mais que se debata, não se chega a uma conclusão definitiva pois a bíblia apresenta provas ou a favor ou contra a Trindade.Cada um assume a sua posição individual ou a da sua igreja.
ExcluirSegundo Jacques Duquesne, que é a favor da trindade,«se Deus não é senão amor, não poderá estar fechado numa unidade monolítica, não pode ser uno. Caso contrário Ele amar-se-ia a si próprio, tal como já dissemos ao invocar o narcisismo, que é a antítese do amor».
Caro amigo e colega de estudos Joel,
Excluir“Sr.Adventista você usou os textos de I João 4:2-3 e 2 João verso 7 contra você mesmo. Caso não saiba, "CARNE" neste Contexto significa exatamente NATUREZA HUMANA, e não uma mesclagem de Homem/Deus. Isso significa que os Trinitarianos estão professando o espírito do "Anti-Cristo", porque não pregam que ele veio em Carne somente, mas pregam um Jesus Divino/Humano, que o Apóstolo João ensinou.”
Tal interpretação proposta pelo amigo se mostra distorcida. A origem do termo “veio em carne” é definido em:
“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1:14)
Este versículo não deixa dúvida sobre a natureza da encarnação de Cristo. E veja este verso:
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” (João 1:1)
O verso afirma claramente que Jesus era Deus. E mais, afirma que Jesus estava com Deus:
Portanto Jesus era o verbo contido em:
Haja luz; Haja uma expansão no meio das águas; Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
Ou seja, Jesus era quem executava a vontade do Pai, o verbo (ação).
“Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;” (Provérbios 8:30)
“Já que você citou Mateus 1:18 e quê em uma Trindade, então me responda:Se o Espírito é uma Terceira Pessoa, como quer os Trinitarianos, então o Pai de Jesus não é a Primeira pessoa (O Pai).Porque o verso "18" diz:que Maria se achou Grávida pelo "Espírito Santo" e o verso "20" Diz:O que está gerado "É DO ESPÍRITO SANTO". e ENTÃO?”
Segundo o que lhe falei anteriormente sobre “Papel no plano de salvação”. A função do Espírito Santo é a de atuar diretamente no ser humano, promovendo transformações.
“Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.” (Salmos 51:11)
(continua...)
“Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.” (Atos 8:17)
Excluir“Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.” (Atos 19:2)
Lembre-se que Jesus existia antes mesmo de ir para o ventre de Maria. O Espírito Santo atuou apenas no papel de colocá-lo lá. Logicamente podemos dizer que Jesus é nascido do espírito, mas diferente de nós que fomos criados homens, Jesus era Deus conforme (João 1:1), e se fez carne conforme (João 1:14);
“Outra coisa: Não existe "Encarnação Bíblica" e nem "Trindade Bíblica" como você diz. Tudo isso não passa de uma Interpretação errônea de João 1:1, além do que este texto chamado Prólogo de João, distôa do resto do livro, inclusive contradiz do final do cap. 20:33, onde João afirmou:"ESTES PORÉM, FORAM REGISTRADOS PARA QUE CREIAIS QUE JESUS É O "CRISTO", O FILHO DE DEUS..." Cristo ou Messias, significa UNGIDO da mesma forma como era os Reis de Israel e os Profetas. Se ele era um Deus/Homem ao mesmo tempo, porque precisou ser Ungindo pelo TODO-PODEROSO??”
Estas afirmações só podem ser feita, se ignorarmos uma extensa gama de versículos bíblicos que lhe mostrei anteriormente. Não são interpretações errôneas, porque cada verso que citei está ligado e confirmados por outros versos bíblicos. E a bíblia nunca se contradiz, porque se fizesse isto não seria um livro inspirado. A infabilidade bíblia ocorre justamente na questão de não poder se contradizer. Veja o contexto do versículo que o amigo citou:
“Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” (João 20:30-31)
Não vejo coisa alguma de contradição, estes versículos apenas diz que Jesus operou muitos sinais que comprovaram que Jesus era o Filho de Deus.
E a pergunta de o porque de Jesus “precisar” ser ungido, se dá em muitas outras ações de SUA vida, como por exemplo, por que Jesus “precisou se batizar”?
“Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.” (Mateus 3:13)
Mas veja que respostas Jesus dá para estas questões:
“Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos. E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado.” (Mateus 20:22-23)
Humildade e submissão. Tais coisas faziam parte do plano de salvação, Jesus tinha que dar o exemplo em todos os sentidos, não poderia ter privilégios enquanto humano. Tinha que ser apenas uma ovelha muda e obediente indo rumo ao matadouro, segundo a vontade do Pai e não a sua própria vontade:
(continua...)
“Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.” (Isaías 53:7)
ExcluirAo assumir a forma humana, Jesus renunciou aos seus privilégios, mas permaneceu com poder, conforme nos mostra o texto que o amigo demonstrou de João 20:31. A vitória ou derrota de Cristo definiria se ELE retomaria ou não tais privilégios junto ao Pai. Se Jesus houvesse pecado e, portanto, falhado em sua missão, não poderia ressuscitar, nem retornar ao céu.
Desta forma Jesus teve de seguir todos os protocolos e se submeter às leis, à vontade e às formalidades criadas por Deus. Até porque o próprio Jesus, como arquiteto, conforme (Provérbios 8:30), trabalhou junto com Deus na criação destas coisas. Como poderia, Jesus, então pregar algo que ELE mesmo desobedecia? Portanto teve que se batizar e ser ungido, mesmo sendo tais coisas, no caso de Cristo, desnecessárias. Porém a unção de Jesus ocorreu antes mesmo deste encarnar. Ungido significa separado (para uma obra especial divina). No caso de Jesus sua separação para atender a vontade de Deus se deu antes mesmo DELE vir ao mundo.
Portanto não há contradição. A bíblia não se contradiz.
Quando encontramos estas supostas contradições, não significa que a bíblia esteja incorreta, mas sim nossos estudos, porque nós é que somos falhos, e não a bíblia que provém de inspiração divina.
De uma olhada em todo capítulo de João. E contraponha vossas dúvidas com outros textos do antigo e novo testamento, assim o amigo evitará ser pego em aparentes contradições.
Atenciosamente.
Respostas a Joel:
ResponderExcluir“Meu amigo, a Trindade Inventada em Concílios Romanos/Católicos, ou a Trindade ou Tríade defendida pela IASD, é tudo a mesma coisa. São somente idéias Filosóficas Humanas; mas que não tem nenhuma base Bíblica, e pior, contraria a Verdade revelada de Um Único Deus.”
O amigo demonstra não se interessar pelo conhecimento dos fatos:
Os concílios visavam justamente reafirmar a bíblia como regra de fé. Representando justamente o combate à mornidão da conveniência. Até mesmo os Católicos estudam a bíblia e muitas de suas doutrinas são com base na palavra. Generalizar a ponto de dizer que tudo que provém dos concílios é “inventado” é uma demonstração de desconhecimento de vossa parte quanto ao assunto. Ao qual demonstra uma visão periférica e preconceituosa dos fatos. Principalmente ao afirmar:
“São somente idéias Filosóficas Humanas; mas que não tem nenhuma base Bíblica”
1º) Em que texto das Escrituras você se baseia pra afirmar que o Filho é "igual em poder com Deus, o Pai"?
2º) Qual é o fundamento Bíblico quando você diz que Jesus é chamado de Filho por causa do "papel", ou função no plano da Salvação, que sempre fora igual ao Pai?
“Meu caro, eu percebo que você simplesmente repete palavras de "pastores" que por suas vezes repetem HERESIAS”
Veja então por si mesmo:
Introdução:
http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/07/a-trindade-biblica.html
Outros:
Glória, Majestade e Poder:
“Mas, do Filho, diz: O Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.” (Hebreus 1:8)
“O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;” (Hebreus 1:3)
(continua...)
Glória e Divindade:
ResponderExcluir“Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;” (Tito 2:13)
“A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.” (1 Coríntios 2:8)
“Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (2 Coríntios 4:4)
“Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.” (Tiago 2:1)
“E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.” (João 17:5)
Testemunhos da glória de Jesus:
“E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.” ( Mateus 17:2)
“E as suas vestes tornaram-se resplandecentes, extremamente brancas como a neve, tais como nenhum lavadeiro sobre a terra os poderia branquear.” (Marcos 9:3)
“E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente.” ( Lucas 9:29)
“E seis dias depois Jesus tomou consigo a Pedro, a Tiago, e a João, e os levou sós, em particular, a um alto monte; e transfigurou-se diante deles;” (Marcos 9:2)
Jesus recebe adoração:
“E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.” (Apocalipse 5:13)
“E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.” (Atos 7:59)
“Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema. Maranata!” (1 Coríntios 16:22)
“Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.” (Mateus 2:2)
“Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus.” (Mateus 14:33)
“E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.” (Marcos 5:6)
“Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.” (João 9:38)
“E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.” (Mateus 28:17)
“E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém.” (Lucas 24:52)
“E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.” (Apocalipse 5:11-12)
(continua...)
Jesus perdoa pecados:
ResponderExcluir“E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?” (Marcos 2:6-7)
Jesus é equivalente ao Pai.
“Eu e o Pai somos um.” (João 10:30)
“No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.” (Romanos 2:16)
Respondendo à outras perguntas:
“1) Em Apoc. Cap. "1", já após a ascensão de Jesus, consta que foi Deus (O Pai) quem o deu tal Revelação. Logo ele não é Onisciente. Então como você justifica isso?”
“Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;” (Apocalipse 1:1)
Bata contrapor com:
“Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.” (Mateus 24:36)
Portanto, enquanto homem na terra, Jesus não tinha tal conhecimento, porém ao ascender de volta aos céus e assumir sua plena Divindade, tomou conhecimento de todas as coisas, e quem lhe deu tal conhecimento? Ora o Pai! Que devolveu a Jesus toda o onisciência.
“a qual Deus lhe deu”
E o vosso argumento se dá em base em um “pedaço de frase” que por si só não serve como embasamento doutrinário. Assim, sem se apoiar em outros versículos e se prendendo tão somente á uma interpretação de 5 palavras fora do contexto, o amigo está cometendo o mesmo erro de muitos ao se criar deduções à partir de pedaços de versículos isolados.
“2) Em Apoc. 3:21 está escrito que a ele (Jesus), foi concedido que se assentasse à direita do Pai no Seu Trono. Primeiro:Jesus obteve um lugar de HONRA por sua vitória. SEGUNDO: Se o Trono pertence ao Pai, onde está o Trono do Filho, já que ele assumiu a sua posição original de Deus, como você afirmou?”
Vejamos o versículo:
“Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” (Apocalipse 3)
O amigo não está levando em consideração todos os fatos.
Se Jesus tivesse falhado em sua missão, não poderia se assentar com o Pai no trono. Mas isto seria devido ao fracasso e não porque tal coisa lhe fosse inacessível antes de vir como homem!
(continua...)
Outro fato:
ResponderExcluirJesus então era também humano. A nenhum homem jamais havia sido dado o privilégio de se assentar com Deus em SEU trono. Mesmo sendo agora também homem, a Jesus foi permitido se assentar ao lado de Deus. Prova disto:
“Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono”
Percebemos que a outros homens será dado também o privilégio de se assentar no trono juntamente com Deus e Cristo. Que honra! Este ato de “assentar ao trono” quer dizer que o homem também participará do novo governo de Deus.
Prova de que Jesus sempre esteve ao lado do Pai no trono:
“A destra do SENHOR se exalta; a destra do SENHOR faz proezas.” (Salmos 118:16)
“A minha alma te segue de perto; a tua destra me sustenta.” (Salmos 63:8)
“Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.” ( Salmos 139:10)
“A tua destra, ó SENHOR, se tem glorificado em poder, a tua destra, ó SENHOR, tem despedaçado o inimigo;” ( Êxodo 15:6)
“Para que os teus amados sejam livres, salva-nos com a tua destra, e ouve-nos;” (Salmos 60:5)
“Seja a tua mão sobre o homem da tua destra, sobre o filho do homem, que fortificaste para ti.” ( Salmos 80:17)
“3) O Apóst.Paulo escreveu em 1ª Cor.15:24-28, que após Cristo Reinar (e aqui c/ certeza Paulo está se referindo ao seu Reino Messiânico ou Milenar), ele irá entregar o Reino ao Pai. Então será um Reinado provisório do filho concedido por Deus (O Pai), e isso claramente prova que o Eterno sempre foi e sempre será SOBERANO de Todo o Universo. Quem não enxerga, são aqueles que usam a "Venda" da Trindade.”
O amigo está fazendo confusão do tempo da profecia veja:
“Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força.”
Haverá esta entrega do reino a Deus e então virá o fim:
“Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus”
Melhor traduzindo:
O fim virá assim que o reino for entregue a Deus.
Isto se refere ao ato do fim, e não depois do fim, quando Jesus será coroado Rei. Ou seja, se refere antes da volta de Jesus:
1) Jesus entrega o reino conseguido por seu sacrifício a Deus;
2) Imediatamente após esta entrega vem o fim;
3) Jesus volta triunfante para receber o reino das mãos de Deus;
Assim como na cruz, primeiro Jesus entrega seu espírito, depois vem seu “fim”, a morte. Em seguida Deus devolve a vida à Jesus. Assim também será na vinda de Jesus.
(continua...)
“Espírito Santo é uma Outra pessoa”
ResponderExcluirNós muitas vezes tentamos colocar Deus em nossos próprios conceitos. Esta idéia de que, Pai, Filho e Espírito Santo não possam ser uma unidade é baseada em nossa fraca compreensão da realidade. Que os enxergamos à partir de nossas próprias limitações. A bíblia não prega esta visão:
“Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.” (Efésios 5:31)
“E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Mateus 19:5-6)
“Eu e o Pai somos um.” (João 10:30)
Provas científicas de que isto ocorre também na nossa realidade:
http://novamenteadventistas.blogspot.com.br/2012/07/a-ciencia-esta-voltando-fazer-as-pazes.html
Espero que estas informações ajudem em vosso estudo,
Atenciosamente.
Olá Sr.Adventista, que o Eterno Deus nos Ilumine cada vêz mais as nossas mentes para compreensão de Sua Palavra.
ExcluirJá que sua prioridade é o estudo, então vamos analisar juntos os textos/respostas que o irmão postou.
De início você afirmou que minha pessoa demonstra "Desinteresse a respeito dos fatos, nesse caso, as posições adotadas nos Concílios a partir de Nicéia em 325dC. Será?
Depois você escreveu:
"Os concílios visavam justamente reafirmar a bíblia como regra de fé. Representando justamente o combate à mornidão da conveniência. Até mesmo os Católicos estudam a bíblia e muitas de suas doutrinas são com base na palavra. Generalizar a ponto de dizer que tudo que provém dos concílios é “inventado” é uma demonstração de desconhecimento de vossa parte quanto ao assunto. Ao qual demonstra uma visão periférica e preconceituosa dos fatos. Principalmente ao afirmar":
Agora vou tentar novamente, pela última vêz refrescar a tua memória: Antes desses "FATOS", você está ignorando um outro mais importante; aliás, este sim que é importante, porque é uma das mais maiores Revelação do Eterno para o Seu povo. E estou falando da Profecia de Daniel "7", em que, a "Ponta pequena" que nasceu do ANIMAL TERRÍVEL, iría destruir os Santos do Altíssimo, jogar a Sua Verdade por terra (A Lei), além de proferir palavras blasfêmicas contra Deus.
Agora, vamos raciocinar juntos: É sabido por todos (até pelos que não conhecem a Bíblia), que a Ponta pequena nada mais é que o Bispo de ROMA que surgiu do ANIMAL (Império Romano/Constantino), e que a referida Profecia se cumpriu com exatidão a partir de NICÉIA; então fundamentado na Verdade Bíblica e nos fatos históricos, eu te pergunto: Como você pode afirmar que esses Concílios "VISAVAM REAFIRMAR A BÍBLIA"? Se o próprio Deus revelou a Daniel que esse Poder iría jogar as Verdades por terra?
Outra coisa: Você disse que em "Tal" Denominação também ensina algumas verdades Bíblicas...Ué, não foi sempre ensinado pela IASD que 90% de verdade é igual a Mentira?? quanto mais 1 ou 2%!.
Quanto a Hebreus 1:8 é o seguinte:Esta é uma citação do SALMOS 45:6-7 que é um Cântico do filhos de Coré dirigidos ao Eterno por Sua Justiça, bém como, uma Reverência ao Seu Ungido (O Rei Davi).
O que ocorre é que os próprios Eruditos reconhecem que o livro de Hebreus é de Autoria desconhecida. Nesse caso, ele pegou palavras dirigidas a Deus e ao Rei, e aplicou a JESUS, como se fosse uma Profecia Messiânica.
Vejamos: Salm. 45:6-7, Verso 6:"O teu trono, ó Deus, é eterno e perpétuo... e Verso 7 "Tu amas a Justiça e aborrece a impiedade, por Deus, o teu Deus de ungiu com óleo de alegria, mais do que a "TEUS COMPANHEIROS" (estes versos está sendo dirigido ao Rei Davi). Ele é chamado de "Deus"
e no verso 7 está dizendo que Deus (O Eterno), ou seja, o Deus de Davi, o Ungiu "Mais" que a seus companheiros.
Se fosse referência a Jesus, então como explicar o verso "7"? Ele tería companheiros (Co-iguais a ele)? A Verdade é que os Reis, os Juízes e os Sacerdotes de Israel eram intitulados de Deus (Deuses).
Então qual é o problema? Resposta: SÃO AS CONTRADIÇÕES DO CHAMADO "NOVO TESTAMENTO", meu irmão. Acredite se quizer. E não são só estes.
Cont...
O amigo está fazendo uma confusão. O fato do catolicismo ter dado origem à primeira besta, não indica que os concílios tenham objetivo de deturpar a bíblia. Até mesmo os adventistas são da opinião de que não se deve radicalizar. Concílios ocorrem quando começam a existir idéias divergentes e o propósito é sempre unificar. Existem concílios na irformática, nos idiomas e em diversas outras áreas, embora adotem outro nome. O fato de alguns concílios terem gerados adversidades fora da bíblia não indica que o objetivo de concílios seja "tentar burlar a bíblia", se o que sairá de um concílio serão verdades bíblicas ou tradição humana depende das pessoas que fazem parte do concílio. Portanto não tenhamos uma visão periférica e altamente preconceituosa baseado apenas nos erros, ou seja, ignorando os acertos.
ExcluirQuanto a "que 90% de verdade é igual a Mentira?? quanto mais 1 ou 2%!.".
Isto só é válido quando se há verdades misturadas com mentiras, como por exemplo se dizer que há uma instituição bíblica de um dia de guarda (verdade) e este dia seria o domingo (mentira).
Entretanto se o catolicismo afirma que o dia de guarda bíblicamente é o sábado, mas que por ELA mesma decidiu mudar o dia de guarda para o domingo, sem base bíblica. Diremos que é mentira?
Os concílios têm este propósito, e por isto são importante, porque nos indicam, na história mudanças que afetaram o cristianismo em cada época. Por isto temos que estudar os concílios para saber o que de fato ocorreu. Por isto são importantes.
Se não houvessem os concílios pouco saberíamos das razões que levaram à certas modificações sociais em relação ao cristianismo. Em verdade tais coisas poderiam ocorrer de forma que sequer perceberíamos.
Portanto não estou defendendo os erros surgidos dos concílios, estou apenas defendendo que os concílios são essenciais para que justamente percebamos estes erros. Portanto para os estudiosos, tais concílios são aliados na busca da verdade e não inimigos.
Espero que entenda.
(continua...)
Quanto a vossa observação sobre Hebreus e Salmos, lhe dou os parabéns, tal relação está correta. Porém o amigo se engana com o texto de salomão veja:
Excluir"Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros." (Salmos 45:7)
Tenho duas interpretações possíveis para esta passagem:
1º) Interpretação.
O primeiro Deus contido em "por isso Deus" se refere ao próprio Deus, e não a Davi, porque chamar Davi, com todos os seus defeitos de Deus, seria uma heresia. Note que Davi matou um homem para tomar sua mulher. E há uma irregularidade em vossa citação, porque o verso não diz "por Deus" e sim "por isso Deus".
Assim quando Salomão diz “por isso Deus, o teu Deus”, está se referindo duas vezes à Deus, veja “por isto Deus, (que) é o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.”
2º) Interpretação:
O primeiro Deus contido em "por isso Deus" se refere a Jesus, e não a Davi, porque chamar Davi, com todos os seus defeitos de Deus, seria uma heresia. Note que Davi matou um homem para tomar sua mulher. Assim, tanto no verso 6 como no verso 7 está se referindo à Jesus veja:
6 - “O teu trono, ó Deus (Filho), é eterno e perpétuo; o cetro do teu reino é um cetro de eqüidade.”
7 – “Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus (Filho), o teu Deus (Pai), te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros (Davi, Salomão...).”
Veja inclusive que isto entra em harmonia com vossa afirmação:
"Cristo ou Messias, significa UNGIDO da mesma forma como era os Reis de Israel e os Profetas."
SAINDO DAS INTERPRETAÇÕES
Leia primeira mente todo o capítulo 44 de Salmos, isto é imprescindível.
Porque o capítulo que colocarei a seguir resumirá tudo que o amigo irá ler em Salmos 44:
“Faze-me justiça, ó Deus, e pleiteia a minha causa contra a nação ímpia. Livra-me do homem fraudulento e injusto.
Pois tu és o Deus da minha fortaleza; por que me rejeitas? Por que ando lamentando por causa da opressão do inimigo?
Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos.
Então irei ao altar de Deus, a Deus, que é a minha grande alegria, e com harpa te louvarei, ó Deus, Deus meu.
Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu.”
(Salmos 43)
O contexto nos mostra claramente que não se trata de uma súplica à Davi, mas à Deus.
Agora lendo do capítulo 43 ao 45 tudo se torna mais claro.
(continua...)
CONSIDERAÇÕES
ExcluirVossa observação sobre Hebreus e Salmos, realmente está correta, no sentido de se relacionarem. Em verdade o amigo está indo no caminho certo em vossos estudos, realmente Jesus foi ungido e o texto referido de hebreus se refere ao texto de salomão. Porém vosso equívoco se deu na interpretação de que a referência "Deus" no verso 6 de salomão 45 se referia a Davi, quando na verdade se referia a uma Divindade, sendo Jesus na interpretação mais provável, ou ao próprio Deus segundo outra interpretação possível. E também no contexto que nos dá a entender que se referia a Davi, e também não discordo disto, pois Salomão poderia estar fazendo uma contraposição do reino de Davi, com o reino de Deus e a majestade de Davi com a majestade de Jesus. Isto ocorre em outras partes bíblicas.
Mas adotando que o verso 6 de Salmos 45 não se refira a Jesus, isto revoga a interpretação de que Hebreus estivesse se referindo a Jesus?
De modo algum, justamente pelo contrário. O próprio fato de hebreus colocar Jesus no mesmo lugar em que Salomão colocou a Deus, prova que Jesus é tão divino quanto o próprio Deus. Segundo a 1ª interpretação.
Por outro lado, o próprio texto de hebreus demonstra que Salomão jamais poderia estar se referindo a Davi e que muito provavelmente estaria se referindo à Jesus. Segundo a 2º interpretação.
Portanto, independente de qualquer interpretação adotada o para Salmos 45, esta confirmará a divindade de Jesus em Hebreus 1:8. Portanto não há contradição entre os versos.
Sugiro que abandone a interpretação de que os versos de Salomão se refira estritamente a Davi. Qualquer outra possível interpretação do amigo que se mostrar coerente, será bem vinda.
Espero que estas informações o ajudem em seus estudos.
Atenciosamente.
A visão da amiga Maria gonçalves:
ResponderExcluir"os apóstolos tiveram muita dificuldade em reconhecer Jesus como Deus pois estava muito enraizada a crença num Deus único como é de se compreender sendo eles judeus"
Faz todo sentido, eu ainda não tinha olhado por esta perspectiva. Imaginem judeus, acotumados com a idéia de um Deus UNO, ali diante de Jesus, o adorando. Se Jesus fosse meramente humano, jamais fariam tal coisa. Isto nos faz pensar o que levou tais pessoas a reverenciarem Jesus.
Parabéns amiga Maria Maria gonçalves. Adicionarei isto às minhas perspectivas. Assim como adicionarei a perspectiva de unção de Jesus conforme os estudos do Joel.
Cordialmente.
Estava à espera há que tempos pelo seu comentário.Tive que ler tudo o que escreveu ao senhor Joel enquanto esperava... eu sei que o senhor demora porque tem outras coisas para fazer. Eu estou no período de férias e por isso tenho mais predisposição para refletir e consultar outros livros. A «visão» de que o senhor fala e que não se deve à minha pessoa foi um assunto abordado no tal livro «O Deus de Jesus». Lê-lo-ia mais depressa se não fossem os tremendos erros ortográficos!Imagine, uma página conter três erros! Só me dá vontade de mandar um e-mail para a editora!Mas, está a ver a confusão que se gerou naquelas mentes que, muitas vezes, não compreendiam o verdadeiro sentido das parábolas de Jesus? Mas, para mim, eles só se aperceberam de algo transcendente quando Jesus ressuscitou e, talvez, nem todos ao mesmo tempo.Eu estou a pôr-me numa posição de espetadora dos acontecimentos porque, o senhor sabe, eu ainda não tenho fé.Ando muitas vezes para trás e depois dou um passo à frente, a seguir, recuo novamente uma meia dúzia de passos.Preciso de um milagre...Pronto, estamos a perceber que os apóstolos não poderiam considerar imediatamente (devem-se ter passado uma série de anos) a possibilidade da divindade de Jesus já que acreditavam num único Deus e o apóstolo João, se o evangelho for dele, é que se aproximou mais dessa ideia. Realmente, não há como ler um pouco de tudo sem preconceitos.E agora tenho que ir estudar mais um pouco senão custo a acompanhar os seus argumentos juntamente com o NOSSO colega de estudos Joel.
ResponderExcluirUma oração antes dos estudos ajuda bastante. Ela traz o poder de Deus a nosso favor e também fortalece a nossa fé. Além destas coisa, permite a realização de milagres.
ExcluirE está disponível gratuitamente. Façamos uso.
Atenciosamente.