sexta-feira, 20 de julho de 2012

Na Mira da Verdade - O que é a Nova Aliança?

Respotas à muitas dúvidas e questionamentos contemporâneos.

Um vídeo que fala sobre temas e dúvidas que observei analizando os últimos textos de vários comentaristas como o amigo Décio, Felipe, Anônimo X e Rodrigo Oliveira (com quem ainda não conversei). Espero que com isto, entendam um pouco melhor o pensamento adventista quanto à temas polêmicos dos dias de hoje e a real posição das doutrinas adventistas quanto à certos textos bíblicos de difícil interpretação.

Há também algumas explicações que podem ajudar a reforçar as respostas que comentei com a amiga  Maria Gonçalves nos últimos dias.


Perguntas:

O que é a nova aliança?
Quem são e onde estão os santos que ressuscitaram por ocasião da ressurreição de Jesus?
Ainda devemos deixar a terra descansar no sétimo ano?
O que acontece com uma pessoa que recebe o espírito?
Há salvação para quem conheceu a verdade mas se apostatou?
As mulheres podem usar calça e cortar os cabelos?
Por que no livro 'seitas e heresias' a Igreja Adventista aparece como uma seita?


12 comentários:

  1. Boa tarde, caro sr. adventista.Espero que esteja tudo bem consigo, cheio de bom ânimo.
    Hoje bati com os olhos em Neemias 13, por puro acaso.Li, nos versículos 15 a 22, que Neemias admoestou com grande severidade os judeus que viviam em Judá por não guardarem o sábado.Eles pisavam lagares, carregavam mercadorias, vendiam mantimentos, compravam peixe aos tírios e outra mercadoria.Ora, se eles não cumpriam numa época em que havia a pena de morte e temos o registo de que o não faziam, a sua declaração de que os gentios guardavam o sábado porque não podiam esconder as suas atividades aos olhos de toda a gente, cai por terra.Os judeus também prevaricavam diante do povo todo.É claro que Neemias pôs logo fim a esta desgraça. Como era possível Paulo não se referir também ao não cumprimento da guarda do sábado se ele fosse obrigatório? Acha mesmo que 100% dos gentios cristãos conseguiam guardar o sábado, num território que estava sob a alçada do Império Romano, em que as leis que vigoravam eram romanas e não judaicas? Gostaria que me contradissesse mais uma vez.

    ResponderExcluir
  2. "Ora, se eles não cumpriam numa época em que havia a pena de morte e temos o registo de que o não faziam, a sua declaração de que os gentios guardavam o sábado porque não podiam esconder as suas atividades aos olhos de toda a gente, cai por terra"

    A amiga tem razão, ralmente o fato de serem vistos (neste capítulo bíblio) não impediam tais pessoas de transgredir o sábado e devo concordar.

    Porém:

    "mas uma pessoa que trabalha no sábado dificilmente conseguiria esconder suas atividades"

    Percebe que não conseguiram esconder suas transgressões de Neemias? O fato é que embora o adultério possa passar despercebido, com o sábado é muito difícil fazer tal coisa.

    Veja como não conseguiriam esconder suas atividades, uma vez que:

    "Eles pisavam lagares, carregavam mercadorias, vendiam mantimentos, compravam peixe aos tírios e outra mercadoria"

    Portano aos que quisessem manter uma aparência de fidelidade quanto ao sábado, ao passo que o transgredia, teriam muita dificuldade para não serem apanhados.

    Por isto é muito difícil um transgressor do sábado, se manter camuflado dentre os cristãos que guardam o sábado da mesma forma que os adúlteros, porque olhando para a bíblia, quanto às recomendações quanto ao sábado, são descobertos.

    O que tem acontecido é uma quebra gradual da "rigidez" do sábado. Porque se de um lado não dá para esconder as transgressões do sábado, quebrantando-se a lei, determinadas coisas passariam a não serem vistas mais como transgressões.

    Ou seja, já que não dá para se esconder as transgressões, façamos com que as regras quanto ao sábado sejam vistas como antiquadas, desnecessárias, supérfluas, como que perdendo o sentido, como que tendo um sentido menos intransigente.

    E isto durou até terem sido descobertos e terem suas transgressões antes ignoradas, exaltadas.

    Sobre:

    "Ora, se eles não cumpriam numa época em que havia a pena de morte"

    Isto é verdade, lembremos que Jesus teve que expulsar comerciantes que praticavam comércio de dentro do templo e fez isto a chibatadas.

    Isto nos mostra o desrespeito do homem para com as leis de Deus.

    "Gostaria que me contradissesse mais uma vez."

    Farei diferente, deixarei que a amiga faça um estudo de Neemias ao qual ainda não fiz, para que me explique tais passagens.

    " Acha mesmo que 100% dos gentios cristãos conseguiam guardar o sábado, num território que estava sob a alçada do Império Romano, em que as leis que vigoravam eram romanas e não judaicas?"

    A pergunta é pertinente aos dias de hoje!

    Conseguiríamos guardar o sábado, no império atual, onde as leis que vigoram não são judaicas?

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sr. adventista. Receio não conseguir fazer um estudo de Neemias. Nem sei situar no tempo a época em que ele viveu.Dá é para perceber que Neemias tem receio de invasões e se os judeus não forem fiéis a Deus,não guardarem a Lei de Moisés e os seus mandamentos, a ira de Deus far-se-à sentir. Ele próprio, no seu desespero, recorre à violência para incutir nos judeus a ideia que não podem casar com mulheres de outros povos.Na mente deste homem, Deus é exclusivo do povo de Israel, os outros povos são inimigos, tudo o que levar à mistura é motivo para Deus descarregar a sua vingança (provavelmente serem invadidos, exterminados ou escravizados). Ele influencia os judeus com este pensamento «fundamentalista». Antes de ele regressar a Jerusalém, os judeus conviviam com todo o à-vontade com asdoditas, amonitas e moabitas.Não tinham regras rígidas quanto ao sábado e eram certamente mais felizes.Mas Neemias impôs a ordem, bem intencionado. O pavor de perder os favores de Deus era demasiado grande para este homem que se julgava encarregado de uma missão.Ele até tinha razão. Aquela época era terrível, fazia-se a guerra por dá cá aquela palha.Agora, depois desta visão simplex, o senhor vai-me fornecer um resumo do Livro de Neemias, faz um bocadinho todos os dias, até eu perceber o seu papel na história de Israel. Concorda?

      Excluir
    2. Estimada amiga Maria Gonçalves,

      Concordo. Façamos o estudo juntos.

      Atenciosamente.

      Excluir
    3. O livro de Neemias, inicia-se relatando uma invasão à Jerusalém.

      “E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.” (Neemias 1:3)

      O próprio Neemias cai em arrependimento e percebe que todo o povo era responsável:

      “E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.” (Neemias 1:4)

      “De todo nos corrompemos contra ti, e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a Moisés, teu servo.” (Neemias 1:7)

      Clama-se então para que Deus volte a protejer o SEU povo:

      “Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu copeiro do rei.” (Neemias 1:11)

      Percebendo a tristeza de Neemias ao saber que sua cidade haverá sido assolada, o Rei permitiu que este viajasse para restabelecer o lugar. Deu-lhe cartas que garantiriam sua livre passagem e recursos para completar seu intento.


      Isto já nos dá alguma base para contextualizar os versículos 15 a 22 de Neemias 13.

      O que percebemos é uma preocupação de Neemias quanto a contínua desobediência do povo. Por causa desta desobediência, afastando-se de Deus e por conseqüência, de sua proteção, a cidade de Jerusalém foi tomada e quase destruída. O sábado é visto como um sinal de conciliação entre Deus e SEU povo. Desprezar o sábado equivale a desprezar a Deus. De modo que quanto mais as pessoas ignoram o sábado, mais estariam ignorando a Deus, envolvendo-se apenas nas coisas do mundo.


      CONTEXTO DO CONFLITO ENTRE O BEM E O MAU

      Um fato que a amiga deve conhecer é que Deus é extremamente ciumento. Não aceita que as pessoas amem também a outros deuses. Como um marido que não aceita que a esposa se relacione amorosamente com outro homem. O fato é que o mundo agora tem dois senhores, Deus e Satanás. Satanás é adúltero e não se importa de ter seus servos servindo também parcialmente à Deus. Deus porém não tolera tal coisa e exige que seus servos tenham a ELE como único senhor.

      Isto faz parte do caráter de Deus. Então quando Deus percebe que o povo já não o ama, que seguem mais a vontade do mundo do que a sua vontade. Que se tornam mais parecidos com o mundo que satanás criou do que com o reino e as criaturas do céu. Este se afasta, como um marido que não suporta ver sua mulher se entregar a outros homens.

      “Não adulterarás”
      “Não terás outros deuses diante de ti”
      “Não farás para ti imagens de escultura”

      (continua...)

      Excluir
    4. O fato é que o povo de Deus sempre esteve em perigo por causa de Satanás. Se satanás não conseguir corrompê-los, tratará de destruí-los, para que não levem outros para o lado de Deus.

      Deus também procura destruir aqueles que tentam corromper o seu povo, ou que representem um risco muito grande.

      Porém quando o próprio povo que Deus ama, a si mesmo se corrompe ou se permite corromper, Deus fica em um dilema.

      Era justamente o caso que Neemias encontrou. Se um afastamento parcial de Deus resultou na quase destruição da cidade, seu afastamento total significaria a total destruição. Porque Deus não pode habitar onde existe o pecado. E o inimigo não deixaria passar a oportunidade de destruir aquele povo que ameaçava seu reino.


      VOLTANDO À NEEMIAS

      Os alertas de Neemias então, era devido à este saber o que aconteceria ao povo se afastassem totalmente de Deus, portanto eram apelos desesperados, na tentativa de poder salvar ainda seu povo.

      “Vi também naqueles dias judeus que tinham casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas.”

      Podemos ler este versículo e pensar que seja algo bom, várias nações se unindo, sem preconceitos, racismo e outras coisas ruins dos dias atuais.

      Mas até o racismo é obra de satanás, para que atitudes de proteção divina de SEU povo seja vista, da mesma forma que o racismo que o próprio satanás implanta nas nações.

      Se como resultado destes casamentos os filhos e os pais passassem a seguir o Deus único, não haveria problema. Mas veja o que acontecia:

      “E seus filhos falavam meio asdodita, e não podiam falar judaico, senão segundo a língua de cada povo.” (Neemias 13)

      Havia um preconceito contra os judeus e sua língua.

      Se fosse somente isto não haveria razões para haverem arrancamentos de cabelos. Porém a rebeldia, desobediência, idolatria e todas as outras coisas que corrompiam o povo provinham justamente da união de seus filhos e filhas com filhos e filhas destes outros povos. Ou seja, eram justamente estas uniões que estavam levando o povo à ruína, separando-os de Deus e da salvação.

      “E contendi com eles, e os amaldiçoei e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os fiz jurar por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos, e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos.” (Neemias 13:25)

      (continua...)

      Excluir
    5. O fato é que o povo do jeito que estava, jamais poderia um dia ser salvo e viver em harmonia com os seres celestiais, com o mundo perfeito que Deus estava construindo. Simplesmente não dava para Deus aceitar aquele povo e salvá-los, porque sua rebeldia e transgressões perpetuariam por toda eternidade.

      Assim quando olhamos apenas o contexto terrestre, não levando em conta, que o povo estava sendo preparado para viver sem pecado, preparados para a salvação. Pode até parecer que o profeta era um fundamentalista, racista, legalista e tudo mais.

      Porém quando vemos o que acontece com o povo que se afasta de Deus em contraste com o que Deus promete nos dar ao nos aproximarmos DELE, percebemos que as atitudes de Neemias são mais do que compreensíveis.

      O inimigo é mestre das aparências, consegue muito bem corromper o povo de Deus ao passo que suas ações são vistas como louváveis. O povo de Deus aparentemente se dando bem com outros povos, unindo-se e constituindo famílias. Porém o futuro era que em algumas gerações, se teriam pessoas totalmente afastadas dos princípios de Deus, cultuando a outros deuses e então as coisas se tornariam mais pesadas. Como exemplo temos na história o sacrifício de filhos à deuses.

      Adultério, assassinatos, furtos, falsos testemunhos, cobiça. Todas estas coisas eram praticadas pelos asdoditas, amonitas e moabitas

      Olhemos o background da história e tudo ficará claro:

      http://pt.wikipedia.org/wiki/Moabitas
      http://pt.wikipedia.org/wiki/Amonitas

      “No livro de Juízes, os amonitas se uniram com Eglon, rei dos moabitas, contra Israel. Ataques feitos pelos amonitas nas comunidades israelitas do leste do Jordão foram o impulso atrás da unificação das tribos sob o comando de Saul.”

      Percebe a enrascada em que o povo de Deus estava se metendo? Aqueles a quem procuravam amar eram justamente os que queriam destruí-los. Ao passo que desprezavam AQUELE que tudo conhecia e buscava salvar SEU povo ignorante.

      Atenciosamente.

      Excluir
    6. Já viu que fez o estudo completo muito melhor do que eu? À primeira vista é para se ficar indignado contra Neemias.Nos nossos dias, ele tem a aparência de um fundamentalista árabe.É difícil situarmo-nos num tempo em que não vivemos.Mas imagine se não tivessem existido relatos da mensagem de Jesus, ou que ele não tivesse tido impacto na sua sociedade, ainda viveríamos num mundo dividido: de um lado, o povo de Deus, do outro, todos os que seguiam preceitos diferentes, culturais e religiosos. Não haveria misturas, não haveria interculturalidade, seríamos inimigos perpétuos.Você não poderia viajar para a Índia, China, Japão.Ou se fosse temerário seria o mesmo que ir tirar umas férias no Iraque.Já de lá não voltava.

      Excluir
    7. Este é o duro caminho dos enviados de Deus, serem taxados de intransigentes demais como no caso dos profetas antigos, ou permissivos demais, como no caso de Jesus. Porque o homem não sabe manter a temperança.

      E o caminho dos mensageiros geralmente não é nada bom: Espada, cruz e morte. Alguns de pé, outros de cabeça para baixo.

      Se por um lado no tempo de Neemias as pessoas erravam pela falta de zelo pelos mandamentos, no tempo de João Batista e Jesus, erravam pelo excesso.

      Jesus foi a temperança, o ponto exato. Seus caminhos foram perfeitos e seus ensinamentos inigualáveis. E imaginar que basta buscar a Jesus para que acertemos o ponto naturalmente.

      Atenciosamente.

      Excluir
  3. resumidamente o que mudou da antiga para a nova aliança não foram os mandamentos pois quando a bíblia usa a expressão novo vem do grego kainos que significa um novo que já existe. na antiga aliança a lei foi escrita em tabuas de pedra (Deute 4:13)já no novo testamento e escrita no coração (HB 8:10) OU SEJA A ETERNA ALIANÇA NÃO E ANULADA E SIM CONFIRMADA.

    ResponderExcluir
  4. resumidamente o que mudou da antiga para a nova aliança não foram os mandamentos pois quando a bíblia usa a expressão novo vem do grego kainos que significa um novo que já existe. na antiga aliança a lei foi escrita em tabuas de pedra (Deute 4:13)já no novo testamento e escrita no coração (HB 8:10) OU SEJA A ETERNA ALIANÇA NÃO E ANULADA E SIM CONFIRMADA.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.