domingo, 19 de março de 2017

O risco de quem crê na abolição da lei

Não, irmão, Paulo não está dizendo isto. Não há nenhum verso na Bíblia dizendo que o sábado foi abolido

Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei. Romanos 3:31

Se o irmão acha isto, temos o primeiro verso contraditório de Paulo. O irmão consegue harmonizar sua interpretação daquele verso de Paulo, com a afirmação de Paulo logo acima?

E tem como alguém ter prazer em uma lei que já não mais existe, que foi abolida e que não é mais guardada?

"Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;' Romanos 7:22

Paulo diz que a lei era? Ou que continua sendo?

"E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom." Romanos 7:12

Paulo diz que o Descanso no senhor em todos os dias substitui o mandamento? Ou que é uma descanso a mais?

"Portanto, RESTA AINDA um repouso para o povo de Deus." Hebreus 4:9

O que o irmão está dizendo é totalmente contraditório ao restante das cartas de Paulo.

O que ficou definido aos gentios, no primeiro concilio em Atos?

"Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue.Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas."
Atos 15:19-21


O costume dos gentios era segundo o que ficou definido no concílio?

"E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas...E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus." Atos 13:42, 44


"Quando te enviar Ártemas, ou Tíquico, procura vir ter comigo a Nicópolis; porque deliberei invernar ali.
Acompanha com muito cuidado Zenas, doutor da lei, e Apolo, para que nada lhes falte." Tito 3:12,13

Doutor da lei, para que irmão?

Costume de Paulo:

"achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles, E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.
E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos." Atos 18:2-4

A interpretação que o irmão dá aqueles verso não correspondem com os exemplos e os ensinos do restante das Escrituras. Isto atenta contra a infabilidade das escrituras, porque mostraria ensinamentos contraditórios. Paulo seria então um doido varrido que não falava coisa-com-coisa?

"E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras," Atos 17:2


Não haveria sentido, irmão, em seguir cartas de um homem que se contradiz a todo tempo.

"E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram." Atos 16:13

O Dr. Lucas escreveu seu livro várias décadas depois da morte de Cristo e olha como ele define a atitude das mulheres que visitaram o túmulo de jesus:

"E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento." Lucas 23:56

Como se pode definir tal atitude conforme sendo o mandamento, se na época de Lucas já estava plenamente esclarecido de que o sábado já não era um mandamento?

E teríamos problema com uma profecia de Cristo:

"E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;" Mateus 24:20

Por que Jesus mencionou se preocupar com o sábado? Jesus não sabia que na invasão de Jerusalém o sábado já não seria mais um mandamento?

E Paulo nos manda abolir o sábado, mas Cristo diz o contrário:

"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir." Mateus 5:17

Cumprir significa descartar depois de usar? Mas daí, cristo se contradiz no próximo verso:

"Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido." Mateus 5:18

Se é até que céus e terra passem, então haverá de ser nunca! E no próximo verso continua a se contradizer:

"Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus." Mateus 5:19

Daí vem Tiago e fala da lei, como estando vigente:

"Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores.Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei." Tiago 2:9-11

E ainda por cima condena qualquer que questione a lei:

"Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. Ao homem hereje, depois de uma e outra admoestação, evita-o, Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado." Tito 3:9-11

Fica parecendo, irmão, que os personagens ficam contradizendo uns aos outros e a si mesmos! E a Bíblia fica parecendo que foi escrita por pessoas loucas ao invés de inspiradas porque hora diz que a lei foi abolida e hora diz que não, hora condena quem guarda a lei e hora condena quem não guarda a lei.

Daí vem Cristo, depois de sua morte e subida ao céu, aparecendo a João, e diz:

"Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas." Apocalipse 22:14

Como assim!? Paulo manda abolir os mandamentos?  Enquanto em profecias para o fim dos dias, Jesus diz para guardar os  mandamentos?

"Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus." Apocalipse 14:12

Ué, mas não era só a fé em Jesus?

Assim, irmão, se formos interpretar aqueles versos de Paulo como abolindo a lei, o sábado ou qualquer outro mandamento é melhor ser ateu, do que crer em um livro cheio de contradição.

Particularmente não consigo, irmão, escolher uma crença e ignorar os versos da Bíblia contraditórios a esta crença.

O que creio irmão é que os versos NUBLADOS de Paulo devem ser interpretados sem contrariar o restante das Escrituras. Paulo não pode contradizer Jesus, Tito, Titago, João e demais escritores Bíblicos.

Assim, creio que o irmão esteja interpretando equivocadamente as palavras de Paulo, supondo uma abolição, porque Paulo não diz claramente algo como "o sábado foi abolido"!

E faz sentido crer assim, porque Pedro nos dias de Paulo já alertava de que, por serem difíceis de entender, já naquele tempo indoutos (que não eram doutores ou profundos conhecedores da lei) e inconstantes (pessoas sem bom senso) torciam não apenas as cartas de Paulo mas também as demais escrituras:

"Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição." 2 Pedro 3:16

O que entendi acerca do sábado é que temos que guardar da forma como Cristo guardou, fazendo o bem e não de forma legalista como os fariseus eram acostumados. O que entendi acerca da lei é que devemos guardar no sentido de amar a Deus e ao próximo e não de forma legalista e ferrenha seguindo a letra, ignorando o sentido e o objetivo de cada recomendação. O que entendi dos ensinos de Paulo é que não devemos fazer da lei um meio de salvação mas colocá-la no seu devido lugar, como um estilo de vida para o povo de Deus.

E Cristo disse a um jovem rico judeu, salvo em Deus, que para entrar na vida, bastava continuar guardando os mandamentos de Deus:

"E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos." Mateus 19:17

Cristo considera a guarda dos mandamentos como uma demonstração de amor a Deus:

"Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados." 1 João 5:3

E Jesus diz em seus ensinos que quem não guarda os mandamentos de Deus não ama nem mesmo aos irmãos:

"Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos." 1 João 5:2

E por consequência quem não guarda os mandamentos de Deus, conforme Jesus ordenou, não ama nem mesmo a Ele, o próprio Jesus:

"Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade." 1 João 2:4

Um dos mandamentos insistentes de Jesus foi o de guardar os mandamentos de Deus, no que diz acerca de guardar também este mandamento:

"Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor." João 15:10

"Se me amais, guardai os meus mandamentos." João 14:15

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." João 14:21

Cristo é claro em seus ensinos de que devemos permanecer nos mandamentos de Deus e relaciona ista a amar ou não a Deus. E o mesmo Cristo relaciona o guardar os seus mandamentos, inclusive este de permanecer nos mandamentos do Pai, como o amar a Ele próprio.

Então, sei não, irmão! Vai ver que o capeta pegou Paulo e fez ele falar contra o sábado e os mandamentos de Deus! Mas o que creio é que o irmão, assim como os demais estão é interpretando equivocadamente os versos de Paulo, onde Paulo nunca, jamais, intencionou ensinar uma revogação dos mandamentos de Deus, como ele próprio esclarece para não se ter dúvidas:

"Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei." Romanos 3:31

Há dezenas de livros teológicos explicando estas passagens de Paulo, sem entretanto supor uma bolição da lei. Até mesmo bíblias de estudos evangélicas possuem nas notas de rodapé, comentários de que Paulo não está abolindo a lei nestes versos.

E pelo que lemos nas palavras fortes de Cristo, Tito, Tiago, João, dentre outros, quem crê de que a lei foi abolida pode acabar em maus lençóis!

Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.