segunda-feira, 20 de março de 2017
Abolimos a lei pela fé?
Moisés era judeu, irmão Cezar?
E Abraão, irmão, estava sob o regime da lei? (Gênesis 26:5)
Adão, Eva, Abel e Jacó serão salvos por meio de que, irmão? Da lei ou da graça?
As pessoas eram salvas pela graça desde antes, ou somente depois da morte de Cristo?
Antes da morte de Jesus todos eram salvos pela lei, irmão?
Naturalmente como todo bom adventista procuro guardar os mandamentos como os apóstolos e discípulos guardaram! Não é este o proceder que é mostrado nas Escrituras? (Atos 2:46)
Agora se há um OUTRO evangelho para os gentios, isto a Bíblia não mostra, pelo contrário, Paulo nos diz para rejeitar qualquer tipo de "novo evangelho" diferente daquele ensinado e praticado por Cristo!
Quanto à lei e ao sábado, ficou definido, aos gentios, no primeiro concílio que continuariam com o costume de aprender da lei de Moisés todos os sábados nas sinagogas:
"Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue. Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas." Atos 15:20,21
E não vejo na Bíblia, irmão, nenhum apóstolo, discípulo, ou mesmo gentio transgredindo o sábado. Então não sei de onde o irmão tirou este exemplo!
Até mesmo Paulo continuou com o costume de guardar o sábado, se reunindo inclusive com os gentios nas sinagogas. Então não vejo, na Bíblia, esta fábula de que os mandamentos ou o sábado tenham sido abolidos.
O dispensacionalismo, irmão, é quem ensina:
Lei vs Graça;
Novo Testamento vs Antigo Testamento;
Nova Aliança vs Antiga Aliança;
Paulo vs Tito e Tiago;
Gentio vs Judeu;
Descanso no Senhor vs Sábado.
Assim, sigo o exemplo daqueles gentios que se encontravam com Paulo todos os sábados nas sinagogas, ou dos judeus-cristãos e que era o mesmo. Sendo gentio, provavelmente eu não poderia adorar no templo, pelo menos não na parte mais interna, onde eram permitidos apenas judeus circuncisos, mas não teria problema, porque os ritos do santuário já haviam alcançado seu propósito, tendo algo melhor que é o verdadeiro Sumo-sacerdote, Cristo, no verdadeiro santuário que está no céu, onde posso me chegar junto aos irmãos, judeus ou gentios e participar de todas as bênçãos conquistadas por Cristo na cruz;
"Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio" Efésios 2:14
Eu poderia até ficar triste, irmão de não poder ir com os demais irmãos cristãos-judeus circuncisos, adorar no magnífico templo e comemorar as festas, as luas novas e os sábados solenes, mas não teria problema, porque depois da cruz aqueles rituais não eram mais essenciais à salvação(pela manifestação de fé por meio do sacrifício do cordeiro que simbolizava a cristo). E mesmo que algum judeu viesse me menosprezar por isto não teria problema, porque conheceria a recomendação de Paulo:
"Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo." Colossenses 2:16,17
E quanto a não ser circunciso, isto em nada iria me desmerecer, pois como Paulo ensinou:
"A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus." 1 Coríntios 7:19
(mandamentos que os gentios aprendiam na leitura de Moisés aos sábados nas sinagogas)
"No qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo dos pecados da carne, pela circuncisão de Cristo;" Colossenses 2:11
E se sentisse vontade de ser zeloso pela lei como eram alguns judeus, a exemplo de Paulo, haveria este conforto:
"Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus." Romanos 2:29
Segundo o que escrevi, irmão, estou Interpretando a Bíblia em seu contexto histórico (historicismo) ao invés de tentar dar explicação aos verso de minha própria cabeça (dispensacionalismo). Interpretando os versos Bíblicos segundo relatos e exemplos contido na história narrada pelas próprias Escrituras, com pelo menos um pouquinho de conhecimento sobre a cultura e os costumes judaicos e o contexto histórico e cultural da época.
Sem dividir a Bíblia em dispensação, causando dissenção entre ensinamentos.
Para mim, irmão Paulo pregava a mesma coisa que Cristo, a mesma coisa que Tiago e a mesma coisa que Tito. Paulo tinha lá sua divergência de opinião acerca de "tornar os gentios em judeus", mas resolveram bem isto em concilio. Os gentios não se circuncidariam mas continuariam aprendendo da lei de Moisés todos os sábados nas sinagogas que haviam em cada cidade.
O qual vemos a bíblia relatando o encontro destes cristãos-gentios com Paulo, por todos os sábados. E Paulo, irmão, continuou trabalhando normalmente fazendo suas tendas, junto com vários outros irmãos e no sábado, naturalmente, como de costume se dirigiam à sinagoga onde aproveitavam a oportunidade na saída dos cultos para pregar sobre Jesus. E olha que Paulo participava de todo o culto!
E as mulheres incluindo a mãe de Jesus assim como os irmãos de Jesus (Atos 1:14), continuaram vivendo sua vida pacata, indo adorar no templo, guardando o costumeiro sábado, segundo o mandamento (Lucas 23:56), conforme Lucas descreve vários anos depois já tendo sido plenamente esclarecido acerca da vigência, ou não, sábado.
Por fim, irmão! O ensino de que as pessoas eram salvos PELAS OBRAS da lei no antigo testamento é a maior aberração teológica existente no meio que prega a abolição da lei. A salvação nunca foi por meio das obras da lei!
Adão conhecia a salvação pelo messias (Gênesis 3:15), jó também conhecia a salvação por meio de um salvador, igualmente a Abraão ( João 8:56). Moisés viu o salvador em sua frente (João 8:58).
E o ritual de sacrifício de animais, desde os filhos de Adão e Eva, ensinavam a forma como todo fiel em Deus era salvo.
É por este dentre outros motivos que não creio no ensino de que a lei foi abolida porque a salvação nunca foi por obras, mesmo assim, todos estes respeitavam conceitos morais e receberam de Deus leis e mandamentos (Gênesis 26:5).
Então este ensino de que a graça "VEIO" - > DEPOIS DA MORTE DE CRISTO, para tomar o lugar da lei é totalmente ABSURDO!
A salvação sempre foi unicamente pela graça de Deus e mesmo assim, todos que eram chamados por Deus guardavam as Suas leis:
"De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem." Eclesiastes 12:13
Desde Caim e lameque e toda a descendência ímpia, estes eram chamados de malfeitores sobre a terra:
"Apartai-vos de mim, malfeitores, pois guardarei os mandamentos do meu Deus." Salmos 119:115
Caim foi considerado um malfeitor e um bandido, por ter transgredido uma lei que não devia violar, um princípio sagrado de que não deveria matar a um semelhante, quanto menos um irmão. Igualmente Lameque que conhecia de que aquilo era uma violação contra Deus:
"E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras; porque eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar. Porque sete vezes Caim será castigado; mas Lameque setenta vezes sete." Gênesis 4:23,24
Também quando o rei tentou tomar a esposa de Abraão, mesmo sem saber, temeu a mão pesada de Deus, porque as nações já conheciam o que era reprovável aos olhos de Deus!
Esta é a lei, irmão Cezar, e que jamais pode ser abolida. Enquanto Deus existir, estes conceitos morais haverão de existir e toda criatura e reino deve se render a estes conceitos, de todos aqueles que O ama e o aceita como Senhor e Salvador.
A marca de autoridade de Deus sobre toda a terra está no Sábado, promulgado na Criação!
"Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou." Êxodo 20:11
"Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas." Apocalipse 4:11
E no tempo do fim, Deus nos manda adorá-lo, parafraseando aquilo que há contido no Seu Santo Dia e que Deus aponta unicamente como sendo o sábado, não o domingo, nem outro dia:
"Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas." Apocalipse 14:7
O sábado que procede desde a criação (Gênesis 2:2-3)
A algo que Deus instituiu, quem pode revogar?
Cristo disse que não veio revogar:
"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir." Mateus 5:17
E explicou bem sua afirmação:
"Porque em verdade vos digo que, ATÉ QUE O CÉU E A TERRA passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido." Mateus 5:18
E foi ainda mais específico quanto aos cristãos:
"Qualquer, pois, que VIOLAR um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os CUMPRIR e ensinar será chamado grande no reino dos céus." Mateus 5:19
Cumprir, definitivamente não significa revogar a lei, como o mundo dispensacionalista ensina.
E assim irmão, posso dizer que sigo o exemplo de Jesus, incluindo guardar o sábado e se abster de alimentos proibidos por Deus. Considerando válidos todos os seus ensinos e recomendações e assim como Paulo posso dizer que sigo procurando crer em TUDO que está escrito na Lei e nos profetas.
O irmão é como Paulo? Crê em tudo que está escrito na Lei e nos Profetas? Alguém já lhe chamou de sectário por causa disto irmão? (Atos 24:14)
Nos tempos de Paulo, irmão, quem não guardava os mandamentos de Deus, incluindo o quarto mandamento, era gentio que não abraçou nenhuma das alianças:
"Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;" Hebreus 8:10
E Paulo deixou bastante claro se transgredia ou não a lei de Deus em seu julgamento:
"Mas ele, em sua defesa, disse: Eu não pequei em coisa alguma contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César." Atos 25:8
Paulo, assim como demais Cristãos, continuaram honrando a Deus, quer no templo, os judeus-cristãos, quer frequentando as sinagogas todos os sábados, aprendendo da lei de Moisés e dos profetas (Atos 13:27).
Cristãos sem lei irmão? Cristãos sem sábado? Quem ensinou isto? Cristo, a quem o irmão diz seguir, é quem não foi, irmão!
O evangelho é totalmente condenatório àqueles que transgridem abertamente os mandamentos de Deus (Mateus 19:17).
Aos que torcer os escritos de Paulo, igualmente (2 Pedro 3:16).
Aos que questionam a validade da lei, igualmente (Tito 3:9-11). Quem há de dizer que Tito era a favor da abolição da lei? (Tiago 12:10-14)
Conforme Paulo nos avisa de antemão ("Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei." Romanos 3:31)
ESTA é a Bíblia falando explicitamente por meio de seus versos! É toda a Bíblia concordando consigo mesma e todos os escritores bíblicos concordando uns com os outros, irmão.
Um abraço.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.