quarta-feira, 22 de março de 2017

As festas israelitas

Olá, irmão Douglas, não há problema nenhum em comemorar as festas israelitas. Em sinagogas mistas, onde judeus-cristãos e adventistas participam, é comum comemorarem algumas festas e até realizarem as danças tradicionais litúrgicas bem como cantar as músicas em hebraico. Israel perpetuou alguns destes costumes e problema algum há em comemorar estas festas. O problema entre os judeus foi o de não aceitar a Cristo o qual é representado naquelas festas e solenidades. Hoje o povo de Israel não faz mais sacrifícios mas guarda suas festas e seus costumes e o que lhes resta, ainda hoje, é aceitar a Cristo. Cristo cessou os sacrifícios, mas as festas continuaram fazendo parte dos costumes e tradições daquele povo.

"E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar." Atos 2:46,47

"Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos." Atos 1:14

Houvessem aceito a cristo, estariam hoje os cristãos comemorando estas festas com eles, num outro sentido (de que o messias ao qual estas festas apontavam já ter vindo e cumprido seu papel). Abrindo o pátio interno templo à entrada também dos gentios para adorarem a Deus. Neste tempo, os sacerdotes então ensinariam e o Sumo Sacerdote julgaria e administraria o templo. O próprio templo seria uma igreja, irmão. Este templo se conservaria como mais glorioso por ter nele pisado o Cristo.

Mas a rebeldia do povo em não aceitar o messias prometido levou à destruição do templo, da cidade e o espalhar do povo pelo mundo.

Cerimonialmente todas as festas e solenidades foram abolidas, não sendo mais essenciais. O sacrifício do cordeiro, cessado, mas as demais práticas do sumo-sacerdote em julgar o povo, dar orientações e dos demais sacerdotes em administrar o templo, para culto e adoração, permaneceriam. Ao invés de degolarem animais, levantariam honras e homenagens ao verdadeiro cordeiro, Cristo. Seria algo magnífico de se ver! E todas as nações se reuniriam ali, para ver as belezas do templo e adorar ao Deus Criador. E ali estas nações também ouviriam dos apóstolos que tiveram contato com o Cristo, como lemos nos relatos em Atos.

Tudo que o templo carecia (naqueles que se reuniam nele) era terem aceito a Cristo no tempo de oportunidade. Assim fizessem, perpetuariam as reuniões todos os dias no tempo, para discutirem, pregarem, ensinarem, enquanto o evangelho era espalhado pelo mundo sendo pregado dentro e fora das sinagogas.

Um abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.